CADÊ A ÁGUA QUE ESTAVA AQUI? - Universidade Federal de ...

1
31 | 3586 2511 www.teiadetextos.com.br www.ufmg.br/ciencianoar [email protected] Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu. teia de textos Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site. 17 CADÊ A ÁGUA QUE ESTAVA AQUI? Você já pensou se um dia chegar em casa, abrir a torneira da pia ou o chuveiro e não sair nenhuma gonha de água? Não dá nem para imaginar, não é mesmo? Mas, infelizmente, a ameaça de falta de água, num futuro próximo, é uma realidade. A previsão é de que em 2025 apenas 25% da humanidade terá água disponível. E você sabe quais são as avidades que mais consomem e degradam a água do planeta? Sabe-se que 70% de toda água é usada na agricultura, 22% nas indústrias e os 8% restantes são para uso domésco como limpeza, higiene pessoal, preparo de alimentos e consumo. Na agricultura, a água é ulizada principalmente na irrigação das plantações e em algumas avidades industriais a água é usada em quase todas as etapas de produção. A mineração, por exemplo, avidade importante para Minas Gerais, gasta enormes volumes de água, tanto na extração quanto no transporte e beneficiamento do minério. Depois, a água é devolvida aos corpos d’água, porém com a qualidade alterada, ou seja, com maior quandade de material em suspensão e mais turva. Além disso, as águas do subsolo também são afetadas pela mineração, que altera sua disponibilidade e qualidade. Sendo assim, o que podemos fazer para cuidar das nossas águas? Podemos reivindicar às autoridades e grandes empresas medidas como a redução de impactos, o licenciamento ambiental, a adequação dos projetos das minas e melhorias tecnológicas. Essas atudes certamente contribuem para reduzir os danos da mineração e de outras avidades sobre o meio ambiente. Texto escrito por Luiza Neves Guimarães e Paulina Maia Barbosa para o projeto Viajando com o meio ambiente, da UFMG.

Transcript of CADÊ A ÁGUA QUE ESTAVA AQUI? - Universidade Federal de ...

31 | 3586 2511www.teiadetextos.com.brwww.ufmg.br/[email protected] realizado com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu.

teia de textos

Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site.

17

CADÊ A ÁGUA QUE ESTAVA AQUI?

Você já pensou se um dia chegar em casa, abrir a torneira da pia ou o chuveiro e não sair nenhuma gotinha de água? Não dá nem para imaginar, não é mesmo? Mas, infelizmente, a ameaça de falta de água, num futuro próximo, é uma realidade.

A previsão é de que em 2025 apenas 25% da humanidade terá água disponível. E você sabe quais são as atividades que mais consomem e degradam a água do planeta?

Sabe-se que 70% de toda água é usada na agricultura, 22% nas indústrias e os 8% restantes são para uso doméstico como limpeza, higiene pessoal, preparo de alimentos e consumo.

Na agricultura, a água é utilizada principalmente na irrigação das plantações e em algumas atividades industriais a água é usada em quase todas as etapas de produção. A mineração, por exemplo, atividade importante para Minas Gerais, gasta enormes volumes de água, tanto na extração quanto no transporte e beneficiamento do minério. Depois, a água é devolvida aos corpos d’água, porém com a qualidade alterada, ou seja, com maior quantidade de material em suspensão e mais turva. Além disso, as águas do subsolo também são afetadas pela mineração, que altera sua disponibilidade e qualidade.

Sendo assim, o que podemos fazer para cuidar das nossas águas? Podemos reivindicar às autoridades e grandes empresas medidas como a redução de impactos, o licenciamento ambiental, a adequação dos projetos das minas e melhorias tecnológicas. Essas atitudes certamente contribuem para reduzir os danos da mineração e de outras atividades sobre o meio ambiente.

Texto escrito por Luiza Neves Guimarães e Paulina Maia Barbosa para o projeto Viajando com o meio ambiente, da UFMG.