Caderneta do espírito santo

14

description

livrinho com 21 mensagens

Transcript of Caderneta do espírito santo

Page 1: Caderneta do espírito santo
Page 2: Caderneta do espírito santo

Daniel dedicou três semanas (21 dias) ao jejum e à ora-ção, que culminaram na visitação do Espírito do Senhor com uma revelação para este escolhido de Deus. O jejum é pessoal e tem um objectivo em si mesmo, para nós, estes 21 dias representam a morte do homem natu-ral (carnal) e o ressurgimento do homem espiritual.O tempo dedicado ao jejum é reservado para intensifi-car a nossa comunhão com Deus, mesmo imersos nas actividades quotidianas, porque em alguns momentos de decisão somos convidados a tomar esta atitude. Este jejum, porém, não será de comida, mas de qualquer tipo de informação secular. TV, Rádio, Revistas, Jornais, In-ternet, enfim, serão 21 dias de abstinência de informações fora do contexto bíblico.Todavia, se o seu trabalho depende de informações secu-lares, poderá optar pelo jejum diário de comida, durante 6 horas ou mais.Aproxime-se mais de Deus, por meio do jejum, faça 3 orações diárias: de manhã, à tarde e à noite e medite nas Promessas de Deus.

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Co 2.14-15)

Espírito Santo “Ah! Que Dia!”

Tocai a trombeta em Sião,santificai um jejum, convocai

uma assembleia soleneJoel 2:15

Page 3: Caderneta do espírito santo

1º dia

João Batista disse aos seus discípulos:“Eu vos tenho batizado com água; Jesus, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” Marcos 1.8

Meditação

28 de Março

Apontamentos

2 º dia

“Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” Lucas 1.35

Meditação

29 de Março

Apontamentos

Entendimento: O participante deve entender essa promessa como sendo pessoal. Ou seja, deve lê-la como: Jesus, porém, me batizará com o Espírito Santo.

Entendimento: Descerá sobre mim o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo me envolverá com a Sua sombra; por isso, também eu serei chamado de Filho de Deus.

Page 4: Caderneta do espírito santo

3 º dia

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto…” Lucas 4.1

Meditação

30 de Março

4 º dia

“… mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que Vos tenho dito.” Lucas 14.26.

Meditação

31 de Março

Apontamentos Apontamentos

Entendimento: O recebimento do Espírito Santo não significa dizer que a vida do servo será um ‘mar de rosas’. Antes, Ele vai conduzi-lo a experiências para ensinar duas coisas básicas: a) conservar a sua salvação e b) ser um instrumento na mão de Deus.

Entendimento: As palavras-chave do versículo acima são: ensinará e fará lembrar. Ou seja, a partir do recebimento do Espírito de Deus, a pessoa é capacitada para viver pela própria fé.

Page 5: Caderneta do espírito santo

5 º dia

“… mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Atos 1.8

Meditação

1 de Abril

6 º dia

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passa-ram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” Atos 2.4

Meditação

2 de Abril

Apontamentos

Apontamentos

Entendimento: O Espírito Santo dá poder para ser. Ser o quê? Testemunha viva do Filho d’Ele. Aqui não se trata apenas do testemunho de um milagre de cura, libertação, prosperidade, etc. Mas, sim, de transformação de carácter. A pessoa passa a reflectir a imagem espiritual de Deus.

Entendimento: O grande impedimento para o baptismo com o Espírito Santo tem sido a pre-ocupação com falar em línguas. Ao invés disso, o candidato ao baptismo deve louvar, adorar, glorificar ao Senhor Jesus sem pensar em mais nada. Ao esgotarem-se as palavras, o Espírito Santo encarregar-se-á do resto.

Page 6: Caderneta do espírito santo

7 º dia

“e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo…” Atos 6.5

Meditação

3 de Abril

8 º dia

“Porque o Reino de Deus não é comida nem bebi-da, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14.17

Meditação

4 de Abril

Apontamentos Apontamentos

Entendimento: O obreiro Estêvão não era só um homem de fé, mas também do Espírito Santo. Não bastam os dons (fé), mas também os frutos (carácter).

Entendimento: Justiça, paz e alegria sãocaracterísticas no íntimo dos selados como Espírito de Deus.

Page 7: Caderneta do espírito santo

9 º dia

“E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é d’Ele.” Romanos 8.9

Meditação

5 de Abril

10 º dia

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mes-mos?” I Coríntios 6.19

Meditação

6 de Abril

Apontamentos Apontamentos

Entendimento: O recebimento do Espírito Santo não é uma opção, mas, uma imposição da própria vida cristã.

Entendimento: Como templo do Espírito Santo, o corpo exige cuidado especial. Não no que diz respeito aos excessos de vaidade. Mas, no zelo de conduta moral e espiritual. Afinal de contas, ele deixa de ser propriedade pessoal, para servir de habitação de Deus em Espírito.

Page 8: Caderneta do espírito santo

11 º dia

“É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento…”Hebreus 6.4-6

Meditação

7 de Abril

12 º dia

“… porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo…”Romanos 5.5

Meditação

8 de Abril

Apontamentos

Apontamentos

Entendimento: Se, após ter recebido o Selo de Deus, ainda assim, houver queda proposital, fica impossível haver outro arrependimento. Nesse caso, a perdição é um facto.

Entendimento: Como templo do Espírito Santo, o corpo exige cuidado especial. Não no que diz respeito aos excessos de vaidade. Mas, no zelo de conduta moral e espiritual. Afinal de contas, ele deixa de ser propriedade pessoal, para servir de habitação de Deus em Espírito.

Page 9: Caderneta do espírito santo

13 º dia

“Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.” I João 5.7

Meditação

9 de Abril

14 º dia

“Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.”João 17.11

Meditação

10 de Abril

Apontamentos Apontamentos

Entendimento: Onde há o Espírito Santo aí há unidade no Espírito. Como na Igreja Primitiva, todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. (Atos 2.44). Nessa unidade de ideais da fé, o Espírito tinha liberdade de agir nos Seus servos. Mas, na ausência do Espírito, há falta de união e, sobretudo, de Deus.

Entendimento: Nessa oração de Jesus vê-se claramente o Seu interesse na unidade de Espí-rito. Este é o motivo principal do derramamento do Espírito Santo. Pois, assim como o Deus-Pai, Deus-Filho e o Deus-Espírito Santo são Um, também os cristãos têm de o ser. Se não o são, então, não pertencem ao Senhor Jesus Cristo.

Page 10: Caderneta do espírito santo

15 º dia

“Repousará sobre Ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria, o Espírito de entendimento, o Espírito de conselho, o Espírito de fortaleza, o Espírito de co-nhecimento e Espírito de temor do Senhor.” Isaías 11.2

Meditação

11 de Abril

16º dia

“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.” João 6.27

Meditação

12 de Abril

Apontamentos Apontamentos

Entendimento: A plenitude de Deus éderramada quando há o baptismo como Espírito Santo.

Entendimento: Hoje em dia, é a assinatura. Mas, nos tempos antigos, os reis fixavam leis com o selo do anel. O baptismo no Espírito Santo é o Selo, a marca do anel de Deus nos servos. O inferno inteiro vê tal marca nos fiéis.

Page 11: Caderneta do espírito santo

17 º dia

“Se, porém, Eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vós.” Mateus 12.28

Meditação

13 de Abril

18 º dia

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” Romanos 8.14

Meditação

14 de Abril

Apontamentos Apontamentos

Entendimento: Para o Reino de Deus chegar, primeiro, é necessário expelir o reino dastrevas. O Selo do Espírito é sinal da chegadado Reino de Deus.

Entendimento: Por outras palavras – filhos de Deus são apenas os guiados pelo Seu Espírito. O versículo não deixa nenhuma margem para discussão. Ou é, ou não é filho de Deus.

Page 12: Caderneta do espírito santo

19 º dia

“Respondeu Jesus: em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” João 3.5

Meditação

15 de Abril

20 º dia

“O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” João 3.6

Meditação

16 de Abril

Apontamentos

Entendimento: Para ser filho de Deus é necessário nascer do Seu Espírito. Aqui não se trata de baptismo com o Espírito Santo, mas de uma experiência pessoal entre o ser humano e Deus: o Espírito Santo convence do pecado; o pecador reconhece que a sua alma está eternamente perdida e, então, clama desesperado pelo perdão; daí, o Espírito Santo aponta o Único que pode salvá-lo: Jesus. Finalmente, ele rende-se ao Senhor Jesus de forma sincera e incondicional. Então, o Espírito de Deus o faz nascer de novo.

Entendimento: O nascidos da carne são os que abraçam a religião evangélica e não obedecem à Palavra de Deus. A sua natureza permanece a mesma. Os nascidos do Espírito são espirituais.A sua natureza humana é transformada em natu-reza Divina. São capazes de ouvir e de entender a Voz do Espírito de Deus.

Page 13: Caderneta do espírito santo

21 º dia

“O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.”I Coríntios 15.45

Meditação

17 de Abril

iurd.pt

Quando nos santificamos nos preparamos para estar junto a tudo aquilo que traz o nosso bem, quando nos separamos de Deus, nosjuntamos a tudo aquiloque traz o nosso mal.

Entendimento: O primeiro Adão, alma viven-te, refere-se ao ser sujeito à natureza carnal e pecaminosa. O último Adão, Jesus Cristo, diz respeito à Pessoa gerada pelo Espírito Santo. Ou seja, o Ser Divino que, apesar de Homem, não esteve sujeito à natureza carnal e pecami-nosa. Antes, Ele manteve-Se sujeito à Voz do Espírito e nunca a desobedeceu.Conclui-se que, enquanto o dito cristão não tiver a sua natureza humana transformada em natureza espiritual, jamais será um nascido do Espírito. Somente quem é nascido do Espírito Santo é espírito. Ou seja, é de Deus.

Page 14: Caderneta do espírito santo