Caderno Especial O Globo - Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

8
O GLOBO - PROJETOS DE MARKETING Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 Os princípios da sustentabilidade da ONU. PÁGINA 2 O Prêmio de sustentabilidade da CNseg. PÁGINA 3 A comemoração dos vencedores da 3ª edição. PÁGINAS 4, 5 e 6 Todos os projetos inscritos em 2013 e seus autores. PÁGINAS 7 e 8 SUSTENTABILIDADE EM SEGUROS

description

Encarte especial, publicado na edição do Jornal O Globo do dia 26 de dezembro

Transcript of Caderno Especial O Globo - Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

Page 1: Caderno Especial O Globo - Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

O GLOBO - PROJETOS DE MARKETING

Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Os princípios da sustentabilidade da ONU.

PÁGINA 2

O Prêmio de sustentabilidade da CNseg.

PÁGINA 3

A comemoração dos vencedores da 3ª edição.

PÁGINAS 4, 5 e 6

Todos os projetos inscritos em 2013 e seus autores.

PÁGINAS 7 e 8

SUSTENTABILIDADE EM SEGUROS

Page 2: Caderno Especial O Globo - Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

2 SUSTENTABILIDADE EM SEGUROS O GLOBO - PROJETOS DE MARKETING Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Os PSI são:

1Incluiremos em nosso processo de tomada de decisão questões ambientais, sociais e de governança que sejam relevantes para nossa atividade em seguros.

2Trabalharemos em conjunto com nossos clientes e parceiros comerciais para aumento da conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança, gerenciamento de riscos e desenvolvimento de soluções.

3Trabalharemos em conjunto com governos, órgãos reguladores e outros públicos estratégicos para promover ações amplas na sociedade sobre questões ambientais, sociais e de governança.

4Demonstraremos responsabilidade e transparência divulgando com regularidade, publicamente, nossos avanços na implementação dos Princípios.

Durante a Rio + 20, em 2012, o Programa da ONU para o Meio Am-biente lançou os “ Princípios para Sus-tentabilidade em Seguros” (PSI), que são uma estrutura para o mercado global de seguros tratar de riscos e oportunidades ambientais, sociais e de governança.

Nas palavras de Ban Ki-moon, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, durante anos, as se-guradoras estiveram na vanguarda do mundo corporativo alertando a sociedade dos riscos da mudança climática e, mais recentemente, de ameaças tais como os prejuízos à di-versidade biológica e as crescentes pressões sobre florestas, rios e demais ecossistemas essenciais.

As seguradoras também reco-nhecem, cada vez mais, a necessidade de desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades de um mundo em rápida mudança, incluindo seguro inclusivo para comunidades de baixa renda, pessoas portadoras de HIV/AIDS ou de necessidades especiais e populações idosas.

Segundo o Secretário Geral, os PSI fornecem um plano de ação glo-

CNseg apoia as diretrizes da ONU

Em junho de 2012, 33 seguradoras internacionais – entre elas oito brasileiras – e a CNseg assinaram o ter-mo de adesão aos PSI durante o 48º Seminário Anual da International Insurance Society no hotel Sofitel, o Rio de Janeiro. Representantes das maiores empresas mundiais de seguro estiveram no Rio para a assinatu-ra do compromisso, o que revela a importância que o assunto vem tomando para o mercado segurador.

O compromisso com os PSI

O sub-secretário geral da ONU, Achim Steiner, afirmou na cerimônia que a indústria de seguros já representa 8% do PIB mundial e pode ser a mola propulsora para a sustentabilidade. “A cada dia há mais empresas interessadas em ser signatária do do-cumento”, revelou.

A partir da assinatura do compromisso, a CNseg, segundo a diretora-executiva Solange Beatriz Palhei-ro Mendes começou a fazer parcerias com universi-dades e institutos de pesquisa para oferecer à po-pulação informações sobre os riscos que afetam seu cotidiano. “Sustentabilidade é um valor do século

XXI que as empresas não podem deixar de incorpo-rar em suas estratégias. A CNseg está comprometida em participar dessa caminhada decisiva, promoven-do os PSI, apoiando eventos e sediando a troca de ideias e divulgação dos exemplos bem sucedidos.”

Empresas do Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Espanha, Holanda, França, Noruega, Grécia, África do Sul, Canadá, Austrália e Brasil – além da CNseg, Itau Unibanco Seguros, Terra Brasis Resseguros, Monge-ral Aegon Seguros e Previdência, Seguradora Líder, Sul América, BBMapfre, Porto Seguro e Bradesco Se-guros aderiram aos PSI .

Produção: Básica Press Comunicação — Coordenação e Edição: Ester Lima Projeto Gráfico: Maraca Design — Textos: Patricia Kappen — Imagens: acervo CNseg e RB 2 Fotografia

Caderno Especial CNsegSUSTENTABILIDADE EM SEGUROS

bal para desenvolver e expandir o gerenciamento de risco e soluções em seguros inovadores que neces-sitamos para garantir energia reno-vável, água limpa, alimento seguro, cidades sustentáveis e comunidades resilientes a catástrofes. Com um vo-lume mundial de prêmio de mais de 4 trilhões de dólares e mais de 24 tri-lhões de dólares em recursos sob sua administração, as seguradoras que incluem o conceito de sustentabili-dade em suas operações comerciais podem catalisar os tipos de fluxos financeiros e de investimento e pers-pectivas de longo prazo necessárias ao desenvolvimento sustentável.

No Brasil, em 2009, a CNseg, o Sindicato das Seguradoras RJ/ES e o Ministério do Meio Ambiente haviam assinado um Protocolo de Intenções do Seguro Verde, com o objetivo de traçar diretrizes para a implementação de ações de responsabilidade socio-ambiental. E em setembro de 2012, os PSI foram adequados ao Protocolo de Intenções por meio da assinatura de um termo aditivo, que também incluiu a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.

Page 3: Caderno Especial O Globo - Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

3SUSTENTABILIDADE EM SEGUROSO GLOBO - PROJETOS DE MARKETINGQuinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Um prêmio para as práticas sustentáveis

Lenda viva do seguro dá nome ao prêmio

ARTIGO

Projetos de alto nível

O sistema representativo do setor segura-dor do Brasil, constituído em 1951, tem como órgão máximo a CNseg – Confederação Nacio-nal das Empresas de Seguros Gerais, Previdên-cia Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capita-lização, criada em agosto de 2008 – em substituição à Fenaseg –, como uma associação civil sem fins lucrativos, que abriga as federações que represen-tam as empresas integran-tes de todos os segmentos de seguros no Brasil – Se-guros Gerais, de Pessoas, Previdência Aberta Com-plementar, Capitalização e Saúde Suplementar.

A CNseg tem como missão congregar as principais lideranças, coordenar ações políticas, elaborar o planejamento estratégico do setor e representar o segmento perante o governo, a so-ciedade e as entidades nacionais e internacionais.

Sempre em busca de melhores procedimen-tos na gestão do mercado segurador e preocu-

Antônio Carlos

de Almeida Braga

O Prêmio Ant nio Carlos de Al-meida Braga de Inovação em Seguros para o Desenvolvimento Sustentável possui um significado muito especial para nós da CNseg. A começar, pela homenagem a essa importante e querida figura da indústria de seguros que dá nome ao Prêmio. Em seguida, porque entendemos que faz parte de nossa missão estimular a adoção de práticas inovadoras no mercado, particularmente em um mundo que enfrenta profundas transformações demográficas, tecnológicas e, sobre-tudo, climáticas, que afetam direta-mente a atividade seguradora.

Atividade que apresenta rela-ção direta com a prática da susten-tabilidade, uma vez que atuamos na prevenção e no gerenciamento

de riscos, com a missão de proteger vidas e patrimônios. Prática susten-tável que, frente ao aumento da frequência dos desastres naturais e da amplitude de seus impactos, torna-se presença imprescindível em todos os processos.

Em sua terceira edição, con-tando com projetos de altíssimo nível, em quantidade maior que o dobro dos apresentados na edição anterior, o Prêmio da CNseg conso-lida-se como um dos mais repre-sentativos do setor, reforçando a convicção de que nossa atuação contribui para um mundo mais sustentável, justo e seguro.

Solange Beatriz Palheiro MendesDiretora-executiva da CNseg

pada em facilitar a relação com o consumidor de seguro, a CNseg criou em 2011 o Prêmio An-tônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, para incentivar ideias, posturas e com-portamentos inovadores referentes a serviços e

procedimentos que visem garantir a continuidade das operações a longo prazo, em um mercado cada vez mais competitivo e em constante mutação.

Em 2012, com a agenda mundial voltada para a sus-tentabilidade devido à rea-lização da Rio + 20, ela foi o foco da segunda edição do

Prêmio. E agora, na edição de 2013, foi definitiva-mente incorporada ao nome da premiação.

Em seus três anos de existência, o Prêmio ga-nhou importância considerável dentro do setor, que pode ser avaliada pelo número de trabalhos inscritos; de 19 no primeiro ano, para 21 no segun-do e 58 agora na terceira edição.

Participam da premiação colaboradores de

empresas de seguros, resseguros, corretoras e corretores de seguros e resseguros pessoas física e jurídica que tenham projetos implementados a partir de 2009.

A Comissão Julgadora, mudada a cada edição, é composta por profissionais de destaque em di-versas áreas de conhecimento.

Nesta terceira edição, os projetos concorren-tes, divididos em três categorias – Comunicação, Produtos e Serviços e Processos - deveriam pos-suir identificação com pelo menos um dos Prin-cípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI), que representam as três dimensões (ambiental, social e de governança) do Programa da ONU para o Meio Ambiente.

Outros quesitos considerados foram a rele-vância para o setor e a sociedade, os resultados esperados ou já alcançados, a abrangência, o cronograma, o monitoramento e a apresenta-ção do projeto.

Os vencedores de cada categoria receberam R$ 20 mil e os segundos colocados, R$ 10 mil, além de terem seus trabalhos divulgados em uma publica-ção produzida pela CNseg.

“Em 2013, a sustentabilidade foi

definitivamente incorporada ao premio, pois ela é inerente

ao mercado segurador.”Solange Beatriz Palheiro Mendes

Nascido em 1926, filho de enge-nheiro português dos setores imobi-liário e de seguros, Antônio Carlos de Almeida Braga, conhecido como Bra-guinha, é uma lenda viva do seguro brasileiro. Fez da Companhia Atlân-tica uma das maiores seguradoras da América Latina, vendida para o Bradesco em 1984, fundando, posteriormente, a Icatu Seguros.

Amante dos esportes, tor-nou-se mecenas e amigo de alguns dos principais atletas brasileiros como Ayrton Sen-na e Gustavo Kuerten. Nos anos 80, criou a primeira equipe de vôlei profissional do país, a Atlântica Boavista. Comparece a todas as competi-ções internacionais como Copa do Mundo, Olimpíadas, AVP de tênis há mais de 50 anos.

Page 4: Caderno Especial O Globo - Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

4 SUSTENTABILIDADE EM SEGUROS O GLOBO - PROJETOS DE MARKETING Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Numa confraternização que reu-niu todo o mercado segurador, a CNseg premiou, na última quinta--feira, dia 19, os trabalhos que con-correram na terceira edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros para o desenvolvimento sustentável. As cerca de 500 pessoas presentes no salão do hotel Copacabana Palace, no Rio, conheceram os projetos vence-dores nas três categorias - Comuni-cação, Processos, Produtos e Serviços. Dos quatro selecionados pela Co-missão Julgadora em cada categoria, dois foram premiados. Embora não estivesse no regulamento, diante da grande quantidade e da excelente qualidade dos projetos inscritos, a Comissão Executiva decidiu premiar também os segundos colocados. Os primeiros lugares receberam R$ 20 mil e os segundos, R$ 10 mil.

“Acessibilidade digital quebra bar-reiras de comunicação com os sur-dos” de Luciflavio Gomes e Maurício Barbieri, da Bradesco Seguros, foi o vencedor na categoria Comunicação e “Terra Report”, de Rodrigo Botti, Kei-

A festa dos vencedores

ty Pacheco, Priscila Grossi e Rodolfo Clark, da Terra Brasis Resseguros S/A ficou com o segundo lugar

Em Processos, o “Programa Auto Reciclagem”, de Simoni Aguiar, Ales-sandra Franco e Eliane Goulart, da Bradesco Auto/Re Companhia de Se-guros ficou em primeiro lugar; “Cuidar do cliente- Atendimento Emergencial de Sinistros”, de José Carlos da Silva, da

Ant nio Carlos de A. Braga, Paulo Marraccini, da FenSeg, Armando Vergílio, da Fenacor, Marco Antonio Rossi,

presidente da CNseg, Luciano Portal, da Susep, Bruno Sobral, da ANS; Marcio Coriolano, da Fenasaúde, João

L. Barroca, da ANS, Solange Beatriz, diretora-Executiva da CNseg, Marco Antonio Barros, da FenaCap.

Marco Antonio Rossi discursa na abertura da cerimônia de premiação

Zurich Santander Brasil Seguros e Pre-vidência S/A ficou com o segundo. E em Produtos e Serviços, o vencedor foi o “ Projeto Correios”, de Noé Vaz, Cas-siano Guimarães e Vera Catando, da Seguradora Líder dos Consórcios dos Seguros DPVAT; o segundo lugar ficou com “Título de Capitalização Socio-Ambiental”, de Renato Luiz Arena dos Santos, da Bradesco Capitalização S/A.

Em seu discurso de abertura da premiação, o presidente da CN-seg, Marco Antonio Rossi, afirmou que o mercado segurador brasileiro vive um momento especial, de mui-tas realizações e grandes números. “Crescemos em ritmo chinês este ano, perto de 15%. É fruto do traba-lho que vem sendo realizado, que demonstra nosso esforço para levar proteção para toda a sociedade. Te-mos hoje uma participação no PIB de 6%, o que é uma grande conquista. Há 15 anos, jamais poderíamos imagi-nar que chegaríamos a esses números tão grandes” lembrou, acrescentando que em valores administrados o mer-cado segurador brasileiro atingiu em

torno de R$ 500 bilhões.Ele também ressaltou a impor-

tância do diálogo e da parceria com a SUSEP e a ANS para a evolução da regulação dos seguros no Brasil, e as conversas e a interação coma Fenacor.

Mas o presidente afirmou que não é saudável ficar satisfeito e que o tra-balho precisa continuar sempre. “Se compararmos com outros países, o número de brasileiros que possuem seguros ainda é muito pequeno. Preci-samos investir na educação e mostrar o que é o seguro e a sua importância. Temos o compromisso de agir pen-sando sempre mais alto. 15% é bom, mas é pouco. Podemos fazer mais”.

Para o presidente da CNseg, o Prê-

mio mostra o caminho que o merca-do deve seguir para ter mais eficiência, mais qualidade e mais acesso ao con-sumidor, que são os grandes desafios do mercado. “Inovação, nos dias de

Rossi: Inovação, hoje, é fundamental

hoje, é fundamental. O mundo a cada dia é mais rápido, mais ágil e o merca-do segurador tem de acompanha-lo, sempre buscando a sustentabilidade. Daí a importância desta premiação.”

A presença do patrono do Prêmio, Antônio Carlos de Almeida Braga foi saudada pelo presidente da CNseg, Marco Antônio Rossi. “ Ele é o nosso professor”, disse.

A cerimônia reuniu presidentes das federações, de sindicatos, executivos do mercado, empresários e corretores.

Para o superintendente da SUSEP, Luciano Portal, o ano de 2013 pode ser considerado um dos mais positivos na história recente do seguro brasilei-ro, pois foram aprovados importantes projetos que darão impulso ao mer-cado. Entre os mais importantes, ele citou a disciplina da venda de seguros nas redes de varejo, as ações contra os seguros ilegais e o acordo com a Cai-xa Econômica Federal para investir em educação financeira como termo de ajustamento de conduta. Portal come-morou o acerto com a Caixa Econômica Federal para fazer, nos próximos meses, uma campanha publicitária de cons-cientização do consumidor de seguro. O presidente da ANS, Bruno Sobral, tam-bém saudou os progressos feitos duran-te o ano pelas seguradoras de saúde e pelo diálogo mantido com a entidade.

Page 5: Caderno Especial O Globo - Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

5SUSTENTABILIDADE EM SEGUROSO GLOBO - PROJETOS DE MARKETINGQuinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Campeão na categoria Comuni-cação, o projeto “Acessibilidade digi-tal quebra barreiras de comunicação com o surdo”, da Bradesco Seguros S/A, tem como principal objetivo transmitir todas as informações ne-cessárias ao entendimento sobre produtos e serviços para as pessoas surdas. Segundo o IBGE, 5,1% da po-pulação brasileira tem algum tipo de deficiência auditiva e 2,7 milhões des-se universo não sabem ler português e utilizam a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua.

A solução elaborada por Luciflá-vio Gomes e Maurício Barbieri via-biliza a tradução em tempo real do português para Libras das páginas do site da Bradesco Seguros, por meio de um personagem em 3D.

O projeto teve recomendações dos funcionários surdos da Brades-co Seguros. Com ele, o cliente tem acesso ao conteúdo dos portais da Bradesco Seguros, Bradesco Auto/Re, da Bradesco Saúde e da Bradesco Vida e Previdência.

O que motivou os autores do projeto foi o difícil acesso à infor-mação em linguagem adaptada para contratação de produtos e

Na linguagem dos surdosserviços adequados.

De acordo com o Instituto Bra-sileiro de Geografia - IBGE -, 5,1% da população brasileira tem algum tipo de deficiência auditiva. Desses, cerca de 2,7 milhões utilizam a Libra como primeira língua.

“Estamos aprimorando cada vez mais os processos desses pro-jeto, com o propósito de valorizar a acessibilidade da comunidade sur-da. O objetivo é atender melhor os nossos clientes, e ao mesmo tempo inovando o mercado segurador”, afirmou Luciflávio.

O segundo colocado na catego-ria, “Terra Report”, de Rodrigo Botti, Keity Pacheco, Priscilla Grossi e Rodol-fo Clark, da Terra Brasis Resseguros, é uma contribuição aos investimentos públicos e privados no sentido de prevenir, reduzir e transferir riscos ca-tastróficos do mercado interno, levan-do soluções não só para o mercado segurador, como para toda a socie-dade. Terra Report são estudos sobre a exposição do Brasil a catástrofes naturais, onde são listados aspectos como El Niño, La Niña e uma análise dos gastos da União com prevenção e preparação dos desastres.

No palco do Copacabana Palace, os vencedores da terceira edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros para o desenvolvimento Sustentável

Luciflávio Goes recebe seu troféu das mãos de

Marcio Coriolano, presidente da Fenasaúde

Solange Beatriz, diretora executiva da CNseg

entrega o prêmio a Rodrigo Botti

Texturas de vegetação, raios de sol, penas de ararinha azul e imagens que retratavam a tecno-logia foram os temas usados pela produção do almoço de confra-ternização. As imagens remetiam à temática do símbolo no prêmio (exposta na capa deste caderno).

Segundo Beth Barbosa, da Bethe B Produções, as toalhas de mesa, feitas para o evento em teci-do plotado, também reproduziam as texturas da campanha, que da-vam cor e movimento ao espaço.

“O contemporâneo da comu-nicação visual, da decoração e dos recursos tecnológicoscontrasta-vam de forma harmônica com a arquitetura tradicional do Copa-cabana Palace, valorizando o que cada uma das partes tinha de mais interessante “, explica Bethe.

As telas de LED de alta tecno-logia nosquatro telões espalha-dos nos salões proporcionaram imagens com a maior fidelidade das cores e nitidez das imagens projetadas.

Os materiais usados serão reutilizados em outros eventos da CNseg e poderão ser reciclados, atendendo aos princípios do de-senvolvimento sustentável.

Os grandes painéis que arre-mataram as estruturas dos salões camuflaram as portas divisórias dos três ambientes do evento, dando imponência e unidade ao espaço.

Sustentabilidade também na decoração

Page 6: Caderno Especial O Globo - Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

6 SUSTENTABILIDADE EM SEGUROS O GLOBO - PROJETOS DE MARKETING Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Primeiro colocado na categoria Processos, o “Programa Auto Recicla-gem”, da Bradesco Auto/Re Companhia de Seguros foi criado em 2009 com o objetivo de minimizar os impactos ambientais decorrentes da geração de resíduos provenientes de descartes de peças de automóveis sinistrados de seus segurados.

O projeto de autoria de Simoni Aguiar, Alessandra Franco e Elaine Gou-lart consiste em fazer a mediação da relação entre oficina e recicladoras, pro-movendo a coleta para recicladoras do material descartado pelas oficinas, bem como a destinação final correta destes resíduos. Desde 2009, já foram recicla-das mais de oito mil toneladas de ma-terial, além de mais de seis mil baterias.

“Em função até de a própria com-panhia estar muito ligada à sustenta-bilidade, era um projeto que a gente gostaria de dar encaminhamento, por conta de trazer não só benefícios para a empresa, para ter uma destinação correta da sucata, das peças que de-

A sucata reciclada

veriam ser trocadas, como também ter uma destinação correta desses re-síduos para que o nosso planeta fique melhor. É uma pequena contribuição para que o planeta também possa so-breviver para as próximas gerações”, disse Simoni Aguiar.

Além da diminuição do impacto ambiental, o programa possibilita a geração de empregos com o incen-tivo de atividades envolvidas com a reciclagem, maior controle nas peças utilizadas no conserto de automó-veis. “O pneu vira asfalto, o plástico

vira vassoura, balde, etc. e aí se forma uma cadeia de serviços.

“Cuidar do cliente – atendimen-to emergencial de sinistros”, de José Carlos Silva, da Zurich Santander Bra-sil Seguros e Previdência S/A, “case” que ganhou o segundo lugar em Processos, localiza segurados atingi-dos por grandes catástrofes naturais e, em menos de 24 horas, adiantar a indenização para reconstrução do patrimônio.

Paulo Marracini entrega troféu a José Carlos Silva

Oswaldo do Nascimento, presidente da FenaPrevi, entrega o prêmio a Simoni Aguiar

Marco Antonio

da S. Barros,

presidente da

FenaCap e Renato

Luiz Arena,

segundo colocado

Marco Antonio

Rossi, presidente

da CNseg entrega

o prêmio aos

vencedores

da categoria

Produtos e

Serviços

O “Projeto Correios - Acesso mais fácil ao seguro DPVAT”, ficou com o prê-mio mais importante da categoria Pro-dutos. De autoria de Antonio Filho, Noé Vaz, Cassiano Guimaraes e Vera Cataldo, da Seguradora Líder dos Consórcios dos Seguros DPVAT, o projeto facilita a vida de quem precisa recorrer ao bene-fício - que cobre danos pessoais causa-dos por veículos automotores de vias terrestres, ou por suas cargas.

Em uma parceria com os Correios, a iniciativa foi pensada para garantir que as informações sobre o seguro DPVAT pudessem chegar à sociedade e facili-tar a vida de quem precisa recorrer ao benefício.

Além da capacitação de seus pro-

Acesso facilitado ao DPVAT

fissionais, todas as agências dos Cor-reios receberam um kit de atendimen-to: formulários, declarações, material informativo do Seguro DPVAT e carta-zes que ficam expostos nas agências. Um panfleto para informar o beneficiá-rio sobre o que é o seguro e folhetos de cada cobertura com os procedimentos necessários para dar entrada no seguro, com detalhes do processo de solicita-ção, também foram distribuídos.

Num país de dimensões continen-tais, o nosso grande desafio era conse-guir abranger e aumentar nossa capi-laridade, cobrindo basicamente todo o país. E com esse projeto, nós conse-guimos levar o nosso ponto de atendi-mento para próximo da sociedade, em 94% dos municípios do Brasil, conside-rando 98% da frota nacional”, disse um dos autores, Cassiano Guimarães.

O segundo colocado – “Título

de Capitalização Socioambiental”, de Renato Luiz Arena dos Santos, da Bra-desco Capitalização S/A, torna cada adquirinte de título de capitalização um coparticipante do projeto socio-ambiental. Fundação Mata Atlântica, Instituto Ayrton Senna, Fundação Amazonas Sustentável, Instituto Brasi-leiro de Controle do Câncer e Projeto Tamar são as entidades que mantem parceria com a empresa.

Page 7: Caderno Especial O Globo - Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

7SUSTENTABILIDADE EM SEGUROSO GLOBO - PROJETOS DE MARKETINGQuinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Comunicação Processo Produtos e ServiçosTodos os projetos inscritos

A terceira edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros para o Desenvolvimento Sustentável teve um número recorde de inscrições. Confira aqui os temas e os autores dos 58 projetos inscritos nas três categorias: Comunicação, Processo e Produtos e Serviços. De acordo com o re-gulamento, eles deveriam ter pelo menos um dos princípios do PSI da ONU.

Membro da Comissão Julgadora da terceira edi-ção do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros Para o desenvolvimento Sus-tentável, com grande experiência de trabalho no mercado segurador, Julio Bierrenbach ficou impres-sionado com o alto nível dos projetos apresentados e com a organização do tra-balho. “O nível foi muito alto, os projetos estão muito bem articulados. Impressionou--me como as empresas es-tão abrindo sua maneira de trabalhar e pensar, coisa que até pouco era impensável. Está tudo ali descrito.”

Ex-presidente da Real Seguros e da Iochpe Segu-radora, ex-vice-presidente de Pessoas da Bradesco Se-

Julio Bierrenbach: projetos são incríveis

Julio Bierrenbach ao lado de Jayme Garfinkel

guros, ex-vice-presidente executivo da Sul América Aetna Seguros e Previdência, entre outros cargos importantes, Julio Bierrenbach conta que se assus-tou ao receber em casa o “pacote” com os proje-tos que teria de ler. Mas o trabalho acabou sendo tranquilo, segundo ele, por causa da excelente or-

ganização do material. “Tudo perfeito, bem explicado. Fa-cilitou muito.”

Participaram da Comis-são Julgadora, além de Ju-lio Bierrenbach, o consultor jurídico Bruno Miragem, o professor Sergio Besserman Vianna e a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Mi-nistério do Meio Ambiente, Mariana Meirelles.

y Painel de Indicadores de Relacionamento com o ClienteBradesco Seguros S/AMaryse Cunha e Jose Langone

q Comunicação como vetor de sustentabilidade no mercado seguradorAmil Assistência Médica Internacional S/AAlfieri Virgilio Casalecchi

w Acessibilidade digital quebra barreiras de comunicação com o surdo Bradesco Seguros S/ALuciflavio Gomes e Mauricio Barbieri

e Estratégia de Engajamento da Missão, Visão e ValoresBradesco Seguros S/AMelina Fortes e Rafael Guilhon

r Implementação de Tecnologias de Acessibilidade WebBradesco Saúde S/AAlexandre Bastos e Margarida Pinho

u Resgate do Vínculo Médico-PacienteBradesco Saúde S/AAna Ester Cardinot e Marcio Cristiano Soares

o Vivendo e Aprendendo – Jogo On-line de Educação FinanceiraIcatu Seguros S/ARodrigo Moreira Padova e Elisa Portugal

i Aplicativo Target – Simulador mobile de AposentadoriaIcatu Seguros S/ABruno Thales e Rodrigo Padova

t Linha Direta CorretorBradesco Auto/RE Companhia de SegurosAntonio Liberato e Cristian Moore

s Ferramentas de Comunicação em CatástrofesItaú Seguros S/AVanessa Bezerra

d Reposicionamento do PIC ItaúCompanhia Itaú de CapitalizaçãoFabiola Lobato e equipe

a Disseminação dos conceitos do PSI na Itaú SegurosItaú Seguros S/AIsabella S. Pereira e equipe

f TV Mongeral Aegon: Instrumento de conscientizaçãoMongeral Aegon Seguros e Previdência S/ARicardo Malta

g Kit EficiênciaOmint Serviços de Saúde Ltda. Kelly Costabile

j Terra Report Edições EspeciaisTerra Brasis Resseguros S/ARodrigo Botti e equipe

q A Contribuição da Avaliação externa para a sustentabilidade no setor de operadoras de planos de saúde Bradesco Saúde S/ARafael Guilhon e equipe

w Aumento da Produtividade no Processo de Análise de Aviso de SinistroBradesco Seguros S/AClaudio de Brito e Matheus L.Leme

h O Facebook como canal de comunicação e engajamentoSul América Companhia de Seguro SaúdeFilipe Bueno e Luciana Froenliche

“O nível foi muito alto, os projetos estão muito bem articulados. Impressionou-

me como as empresas estão abrindo sua maneira de

trabalhar e pensar, coisa que até pouco era impensável.”

Julio Bierrenbach

Page 8: Caderno Especial O Globo - Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

8 SUSTENTABILIDADE EM SEGUROS O GLOBO - PROJETOS DE MARKETING Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

r SMS CenterBradesco Seguros S/AAlessandro R. Rebello e Matheus L. Leme

l Gestão de Impressões e Sustentabilidade Bradesco Seguros S/ALuis Fernando V. de Figueiredo e Horst Anton Voss

y Eficiência no Cadastro e Gerenciamento dos Dados dos PrestadoresBradesco Saúde S/AMarcio Cristiano Soares e Flavia Uchoa

i Título de Capitalização SocioambientalBradesco Capitalização S/ARenato Luiz A. dos Santos

2@ Programa Auto ReciclagemBradesco Auto/RE Companhia de SegurosSimoni Aguiar, Alessandra Franco e Eliane Goulart

a Enquadramento Automático pelo CNAEItaú Seguros S/AAnne Akemi Higuchi e equipe

g Cuidar do Cliente - Atendimento Emergencial de SinistrosZurich Santander Brasil Seguros e Previdência S/AJosé Carlos Silva

3) Sustentabilidade a Serviço da SociedadeMapfre Seguros GeraisFlavia Varga, Andre L.Mangolin e Fátima Lima

2 ̂ SIS DPVAT SinistrosSeguradora Líder dos Consórcios dos Seguros DPVATMagno Guanaes e equipe

d Guia do Uso ConscienteSul América Companhia de Seguro SaúdeGislaine Ribas Munhoz

e Arquitetura Corporativa – Preparando a Seguradora para o FuturoBradesco Seguros S/AWashington Dantas e equipe

2# Programa de Inclusão ProfissionalBradesco Seguros S/AErica Nissen e Rosana de Rosa

q Disponibilização de órteses, próteses e materiais especiaisBradesco Saúde S/ARenata Merat e Gisele Couto

u Envio de documentação em formato digital ao seguradosBradesco Auto/RE Companhia de SegurosMario Cesar M. dos Santos e Fernando P.L.Zanfagnini

t Avaliação de ítens poluidores dos veículos seguradosBradesco Auto/Re Companhia de SegurosAndre Hirszberg

s Ferramenta para medir a aderência dos Produtos da Itaú Seguros aos PSIItaú Seguros S/AAndre Ferreira S. Russo e equipe

h ProtectorArgoFernando Figueiró Cantreras

1( Gestão de papelaria para otimização de recursosBradesco Vida e Previdência S/ACarlos Henrique S. Braum e Martinho Escórcio

o Troco Premiado – Produto com Doação de Reserva para Instituições FilantrópicasIcatu Capitalização S/AAna Paula Cavalcante

2& Imprimir pra quê?SulAmérica Companhia Nacional de SegurosAndre Motta de Morais e equipe

i Aprimoramento da Governança do Corretor de SegurosCorretor autônomoJosafá Ferreira Pinto

r Automatização do processo de implantação de propostas de produtos de capitalização nas agênciasBradesco Capitalização S/ARogério Felix da Silva

2) Indicadores para Acompanhamento do Processo de Pré AutorizaçãoBradesco Saúde S/AThais Jorge de O. e Silva e Simone T. Kokkinovrachos

y Qualidade Assistencial através do diagnóstico preciso e tratamento adequado das afecções da Coluna VertebralBradesco Saúde S/A Gisele Couto e Raimundo Albergaria

d Formalização RemotaItaú Seguros S/AVanessa Baldini e Amanda da S. Souza

a Seguro Viagem ItaúItaú Seguros S/AMarcelo Sampaio Pinto e equipe

j Gestão eficiente de projetos socioculturaisGrupo Segurador BB e MapfreMaria de Fátima M. de Lima e equipe

w Um serviço especializado para uma operação de pesoBB Mapfre Assistência S/APaulo Rogério Orestes

2$ Gestão Sustentável do Processo de Pagamento de Resgate de CapitalizaçãoIcatu Seguros S/ABruno Zeth M. de Sá Gélio e equipe

2* Índice de Qualidade no Atendimento Domiciliar (IQAD)Sul América Companhia de Seguro SaúdeDaniela Karabolad M. Paulo

k Gestão Corporativa de Informações traz segurançaBradesco Seguros S/ADaniel Lourenço e equipe

2! O uso da tecnologia de virtualização: fortalecendo o compromisso com valores e iniciativas sustentáveisBradesco Seguros S/ALuis Fernando Alves e Eugênio Pinheiro

e Plataforma online confere maior transparência e segurança na comercialização de produtosBradesco Seguros S/AJosé Carlos Castro e Antonio Paulon

t Automatização dos processos de emissão de apólices Bradesco Saúde S/AFlavia Goulart e Mauricio Quintella

u Telemática para SegurosBradesco Auto/RE Companhia. de SegurosWilliam Ribeiro Garcia e equipe

o Eficiência no processo de materiais pós-venda de seguros em cartões Itaú Seguros S/ASilvia Oliveira T. Franco e Edélcio P. Morelli

2% Pasta EletrônicaItaú Seguros S/ACylmey Nunes de Oliveira

f AggenciaMaisMapfre Seguros S/AJacqueline Izabel G. Silva e João Rafael Puttini

s Projeto Correios - Acesso mais fácil ao seguro DPVATSeguradora Líder dos Consórcios dos Seguros DPVATNoé Vaz, Cassiano Guimarães e Vera Cataldo

2( Refresh Notebook SulAmérica Companhia Nacional de SegurosAlex Palermo e equipe