caiFM e JornalESS - A informação acontece!

1

Click here to load reader

description

Resumo da comunicação apresentada no TIC@Portugal'13 - Encontro de Professores sobre a Utilização Educativa das TIC, na ESE-IPS, em Setúbal.

Transcript of caiFM e JornalESS - A informação acontece!

Page 1: caiFM e JornalESS - A informação acontece!

c@iFM E JornalESS, A INFORMAÇÃO ACONTECE!

Vânia Ramos e Viriato Rodrigues

[email protected]; [email protected] http://jornaless.esec-sampaio.net e http://caifm.blogspot.pt

Agrupamento de Escolas de Sampaio

Resumo

No início do presente ano letivo, a criação administrativa da Unidade Orgânica do Agrupamento de Escolas de Sampaio constituiu uma oportunidade para aproximar sinergias já geradas no âmbito dos projetos c@iFM - Rádio Escolar da Escola Básica do Castelo - e JornalESS - Jornal da Escola Secundária de Sampaio.

O projeto da rádio escolar surgiu através do Programa Escolhas, projeto “No trilho do desafio”, do Centro de Animação para a Infância da Cercizimbra. Em alguns dos intervalos, os técnicos do Escolhas animavam o recinto escolar com o objetivo de envolver os alunos em risco de abandono, procurando o estreitar de laços e a aquisição de uma identidade escolar. A ideia assentou no princípio de que na escola também existem atividades que dão prazer, prosseguindo, aos poucos, a integração dos alunos em atividades de caráter formal, por forma a que estes criassem o seu vínculo com a comunidade educativa. O transporte para a sala de aula deu-se há dois anos numa das turmas de percurso curricular alternativo, o atual 9º PCA, por se tratar de um grupo que, pelas suas características, poderia estar em risco de abandono. O Escolhas desafiou os alunos a tornar o núcleo de rádio um projeto da turma e, desta forma, ampliar a sua relação com o espaço escola. Por outro lado, procurou criar, junto da comunidade educativa, uma outra imagem destes jovens, tantas vezes marginalizados, reconhecendo-lhes capacidades e potencialidades, apostando no desenvolvimento das suas competências ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação. Assim, nasce a c@iFM! Hoje é notória a evolução dos jovens na leitura, na escrita, no relacionamento com os pares, na autonomia, segurança, responsabilidade, compromisso e sensibilidade face às questões sociais.

Quanto ao Jornaless, volvidos três anos de atividade, o projeto mantém a sua vocação inicial para a experimentação quanto à origem e publicação dos seus conteúdos: no formato da narrativa multiplataforma (digital e analógica); nos vasos comunicantes que se criam na construção da sua rede de colaboradores (alunos, professores e funcionários da escola); na colaboração com as estruturas e projetos em curso no Agrupamento, assim como nas parcerias estabelecidas com a comunicação social local. Em suma, na sua propensão para se desenvolver como um elo de informação, comunicação e interatividade entre os diversos elementos da comunidade educativa. Para tal, foi fundamental a prioridade dada às Tecnologias de Informação e Comunicação, como veículo de edição e difusão da informação que tem sido (des)materializada e divulgada com recurso a diversas plataformas digitais: Site; Facebook; Youtube e Picasa.

Ainda a dar os primeiros passos, o trabalho colaborativo e complementar de ambos os projetos visa a divulgação conjunta de iniciativas e atividades de interesse escolar e da comunidade local, mantendo-se uma matriz comum de reconhecimento da importância destas iniciativas como espaços de partilha, liberdade e responsabilidade.

Em tempo de balanço do trabalho desenvolvido, a presente comunicação tem como objetivo fundamental, a par da apresentação do percurso trilhado e dos resultados alcançados, no âmbito desta parceria, a promoção da partilha de experiências, dificuldades e sugestões entre os seus destinatários.