Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e...

20
Calços de Segurança Calços de Segurança

Transcript of Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e...

Page 1: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Calços de SegurançaCalços de Segurança

Page 2: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Calços de SegurançaCalços de Segurança

Page 3: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Calços de SegurançaCalços de Segurança

Page 4: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Estrutura do PPRPSEstrutura do PPRPS

6.1-Elaborar e manter à disposição da 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentescipa e autoridades competentes

6.1.1-procedimento escrito para definir 6.1.1-procedimento escrito para definir a seqüência lógica e segura das a seqüência lógica e segura das atividades c/ prensa e similaresatividades c/ prensa e similares

6.2-planta baixa e/ou relação com 6.2-planta baixa e/ou relação com todos os equipamentos, identificados e todos os equipamentos, identificados e descritos individualmente, constando:descritos individualmente, constando:

Page 5: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Estrutura - cont.1Estrutura - cont.1

A) Tipo de prensa ou similarA) Tipo de prensa ou similar B) modeloB) modelo C) fabricanteC) fabricante D) ano de fabricaçãoD) ano de fabricação E) capacidadeE) capacidade

Page 6: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Estrutura- cont.2Estrutura- cont.2

6.3. Definição o sistema de proteção 6.3. Definição o sistema de proteção para cada prensa, devendo conter para cada prensa, devendo conter seu princípio de funcionamentoseu princípio de funcionamento

6.3.1. Para os casos de implantação 6.3.1. Para os casos de implantação do sistema de proteção deve ter um do sistema de proteção deve ter um cronograma com etapas e prazos cronograma com etapas e prazos para cada prensapara cada prensa

Page 7: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Estrutura- cont.3Estrutura- cont.3

6.3.2 . Nos casos de conversão de 6.3.2 . Nos casos de conversão de engate por chaveta para engate por chaveta para freio/fricção, fazer cronograma freio/fricção, fazer cronograma conforme item anteriorconforme item anterior

6.3.3. Para trabalhos a frio, as 6.3.3. Para trabalhos a frio, as proteções para evitar o acesso do proteções para evitar o acesso do operador devem estar instaladas operador devem estar instaladas antes do seu funcionamentoantes do seu funcionamento

Page 8: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Estrutura- cont.4Estrutura- cont.4

6.4 plano de manutenção de cada 6.4 plano de manutenção de cada prensa deve ser registrado em prensa deve ser registrado em livro próprio, ficha ou livro próprio, ficha ou informatizadoinformatizado

6.4.1 selo de adequação, conforme 6.4.1 selo de adequação, conforme o padrão de segurança exigido, o padrão de segurança exigido, conforme definição ????conforme definição ????

Page 9: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

6.5. Treinamento p/ 6.5. Treinamento p/ operadores - currículo:operadores - currículo:

A) tipos de prensa ou similarA) tipos de prensa ou similar B) princípio de funcionamentoB) princípio de funcionamento C) sistemas de proteçãoC) sistemas de proteção D) possibilidades de falhas do D) possibilidades de falhas do

equipamentoequipamento E) responsabilidade do operadorE) responsabilidade do operador F) responsabilidade da chefia F) responsabilidade da chefia

imediataimediata

Page 10: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

6.5. Treinamento p/ 6.5. Treinamento p/ operadores - currículo:operadores - currículo:

G) riscos na movimentação e troca G) riscos na movimentação e troca de estamposde estampos

H) calços de proteçãoH) calços de proteção I) outrosI) outros

Page 11: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

6.5.1. Treinamento p/ - 6.5.1. Treinamento p/ - movimentação e troca de movimentação e troca de

estampos -currículo:estampos -currículo:

A) tipos de estampos e matrizesA) tipos de estampos e matrizes B) movimentação/transporteB) movimentação/transporte C) responsabilidade na supervisão e C) responsabilidade na supervisão e

operação de troca dos estampos e operação de troca dos estampos e matrizesmatrizes

D) meios de fixá-los à máquinaD) meios de fixá-los à máquina E) calços de segurançaE) calços de segurança F) check-list de montagemF) check-list de montagem

Page 12: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Treinamento Treinamento

6.5.2. O treinamento para 6.5.2. O treinamento para operadores (6.5) terá validade de 1 operadores (6.5) terá validade de 1 (um) ano, devendo passar por (um) ano, devendo passar por reciclagem após esse período . reciclagem após esse período . (capacitação continuada)(capacitação continuada)

Page 13: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

7. Responsabilidades7. Responsabilidades

7.1. O responsável pelo PPRPS é a 7.1. O responsável pelo PPRPS é a pessoa jurídica (empregador) pessoa jurídica (empregador)

7.2 a coordenação do PPRPS : 7.2 a coordenação do PPRPS : engenheiro de segurança do engenheiro de segurança do trabalhotrabalho

7.3 quando o SESMT não comporta 7.3 quando o SESMT não comporta Engº, a coordenação poderá ser do Engº, a coordenação poderá ser do técnico de segurança técnico de segurança

Page 14: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

7. Responsabilidades- 7. Responsabilidades- cont.cont.

7.4. Onde não há SESMT o PPRPS 7.4. Onde não há SESMT o PPRPS será coordenado por Engº de será coordenado por Engº de Segurança do TrabalhoSegurança do Trabalho

7.5 A montagem dos estampos é 7.5 A montagem dos estampos é momento crítico, o responsável pela momento crítico, o responsável pela supervisão da troca de estampos supervisão da troca de estampos deve acompanhar a montagem, e deve acompanhar a montagem, e conferir que todos os procedimentos conferir que todos os procedimentos específicos foram cumpridos, para específicos foram cumpridos, para liberar a máquina para operação.liberar a máquina para operação.

Page 15: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

InjetorasInjetoras

ABNT - NBR13536 - ABNT - NBR13536 - Máquinas Máquinas injetoras para plásticos e elastômeros - injetoras para plásticos e elastômeros - Requisitos Técnicos de segurança para Requisitos Técnicos de segurança para projeto, construção e utilização.projeto, construção e utilização.

Convenção Coletiva sobre Convenção Coletiva sobre prevenção de acidentes em prevenção de acidentes em máquinas injetoras de plástico.máquinas injetoras de plástico.

NR12 - Portaria 9 de 30/3/2000NR12 - Portaria 9 de 30/3/2000

Page 16: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Injetoras - NR12Injetoras - NR12

12.3.11 Os fabricantes e importadores de 12.3.11 Os fabricantes e importadores de máquinas injetoras de plástico, devem máquinas injetoras de plástico, devem atender ao disposto na norma NBR 13536/95.atender ao disposto na norma NBR 13536/95.

12.3.1.1 Os fabricantes e importadores 12.3.1.1 Os fabricantes e importadores devem afixar em lugar visível, uma devem afixar em lugar visível, uma identificação com as seguintes identificação com as seguintes características:características:

ESTE EQUIPAMENTOESTE EQUIPAMENTO

ATENDE AOS REQUISITOS ATENDE AOS REQUISITOS

DE SEGURANÇA DA NR-12DE SEGURANÇA DA NR-12

Page 17: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

INJETORAS de PlásticoINJETORAS de Plástico

Riscos Mecânicos:Riscos Mecânicos: mecanismo de fechamentomecanismo de fechamento área do moldeárea do molde unidade de injeçãounidade de injeção área da descarga de peçasárea da descarga de peças

Page 18: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Injetoras: Outros RiscosInjetoras: Outros Riscos

ElétricosElétricos TérmicosTérmicos QuímicosQuímicos RuídoRuído QuedaQueda

Page 19: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Injetoras - SegurançaInjetoras - Segurança

MecânicaMecânica: dispositivo que quando acionado : dispositivo que quando acionado pela abertura de uma proteção, impede pela abertura de uma proteção, impede mecanicamente o movimento de mecanicamente o movimento de fechamento fechamento

ElétricaElétrica: dispositivo que detecta a posição : dispositivo que detecta a posição de uma proteção e produz um sinal que é de uma proteção e produz um sinal que é usado no circuito de comando. Pode ser de usado no circuito de comando. Pode ser de 1 ou 2 sensores, com especificação de 1 ou 2 sensores, com especificação de segurança (contra acionamento acidental ou segurança (contra acionamento acidental ou neutralização voluntária, ruptura positiva)neutralização voluntária, ruptura positiva)

Page 20: Calços de Segurança. Estrutura do PPRPS n 6.1-Elaborar e manter à disposição da cipa e autoridades competentes n 6.1.1-procedimento escrito para definir.

Injetoras - SegurançaInjetoras - Segurança

HidráulicaHidráulica: sistema que deve atuar : sistema que deve atuar sobre a unidade de potência,impedindo sobre a unidade de potência,impedindo o movimento de fechamento da o movimento de fechamento da máquina injetora, quando a proteção máquina injetora, quando a proteção que o comanda estiver aberta, através que o comanda estiver aberta, através do desvio do fluxo de óleo para tanque.( do desvio do fluxo de óleo para tanque.( máquinas novas)máquinas novas)