Caldense 150

12
ANO XXIV Nº 150 - Fundado em 1986 www.jornalcaldense.com.br Engenheiro Caldas-MG Julho /2010 E-mail: [email protected] DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Festa do Divino foi um show Carta aberta Opinião Ronaldo Jordão Pag. 5 Pag. 2 Espanha é a campeã da Copa do Mundo N o último dia 11, o mundo pa- rou para ver a decisão da Copa do Mundo de 2010, a partir das 15h30 (horário de Brasília). Espanha e Holanda foram as duas equipes finalistas. O jogo foi muito difícil para os dois times, e o resultado magro – porém definitivo – de 1 x 0, veio apenas no final do segundo tempo da prorrogação. Foi um jogo dramático. A Holanda che- gara à final sem ter perdido uma só parti- da – com 100% de aproveitamento. Era a temida Laranja Mecânica, já conhecida de outras copas, e o resultado era tido como imprevisível por todo mundo – menos para um polvo alemão chamado Paul, que acer- tou todos os prognósticos. O único gol da partida aconteceu aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, com um chute do meia Andrés Iniesta, do Barcelona, que acabou sendo eleito o melhor em campo, em votação pelo site da Fifa. A torcida espanhola comemorou seu primeiro título na Copa do Mundo, com muita cerveja e cantoria. N o mês de junho e julho todas as escolas do município se en- feitaram para realizar suas festas típicas. A escola Luiza Gonçalves Lessa, do Divino do Traíra, deu um show de beleza. A Espanha lutou bravamente pelo título de “Campeona del Mundo” Direção da Escola Luiza Gonçalves Lessa (Divino) Copa do Mundo 2010 Angélica e Paulinho Pag.6 África do Sul

description

jornal Caldense 150

Transcript of Caldense 150

Page 1: Caldense 150

ANO XXIV Nº 150 - Fundado em 1986

www.jornalcaldense.com.br

Engenheiro Caldas-MG Julho /2010E-mail: [email protected]

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

Festa do Divino foi um show Carta

aberta

Opinião

Ronaldo JordãoPag. 5 Pag. 2

Espanha é a campeã da Copa do Mundo

No último dia 11, o mundo pa-rou para ver a decisão da Copa

do Mundo de 2010, a partir das 15h30 (horário de Brasília). Espanha e Holanda foram as duas equipes finalistas. O jogo foi muito difícil para os dois times, e o resultado magro – porém definitivo – de 1 x 0, veio apenas no final do segundo tempo da prorrogação.

Foi um jogo dramático. A Holanda che-gara à final sem ter perdido uma só parti-da – com 100% de aproveitamento. Era a temida Laranja Mecânica, já conhecida de outras copas, e o resultado era tido como imprevisível por todo mundo – menos para um polvo alemão chamado Paul, que acer-tou todos os prognósticos.

O único gol da partida aconteceu aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, com um chute do meia Andrés Iniesta, do Barcelona, que acabou sendo eleito o melhor em campo, em votação pelo site da Fifa.

A torcida espanhola comemorou seu primeiro título na Copa do Mundo, com muita cerveja e cantoria.

No mês de junho e julho todas as escolas do município se en-

feitaram para realizar suas festas típicas.A escola Luiza Gonçalves

Lessa, do Divino do Traíra, deu um show de beleza.

Social A Espanha lutou bravamente pelo título de “Campeona del Mundo”

Direção da Escola Luiza Gonçalves Lessa (Divino)

Cop

a do

Mun

do 2

010

Angélica e Paulinho

Bodas de pérola

Pag.6

Áfric

a do

Sul

Page 2: Caldense 150

2 Julho/2010

por * Ronaldo Jordão

CaldenseFundado em 1986

www.jornalcaldense.com.brEscreva para:

[email protected]: 8405-0007 / 3225-1920

Editorial Opinião Regional Ltda

O Jornal Caldense não se responsabiliza por matérias assinadas.

Diretor e redator: Jornalista José Matias /MTb 10846Revisore: Tarciso Alves /MTb 8422 Diagramação: José Matias - Fone:(33) 8405 0007 Colaboração: Gleiciane, Jussara Fernandes, Edileila

Impressão: Gráfica Dominante

Todos têm o direito de resposta e de opina

Data base: Todo dia 15 de cada mês

Envio de matéria : até o dia 5 de cada mês

A verdade absolutapor * José Matias

Opinião Carta aberta

João e Divino

Vivenciando o cotidiano de nossa comunidade, às vezes, deparamos com situações que, por desinteresse ou comodismo, deixamos “pra lá”.

Acho bom se você puder compreender que estamos vendo, sem nada fazer, uma situação de desconforto e incompreensível, pelo menos para mim.

Todos conhecem em nossa comunidade um grande homem, lutador, que diariamente faz com muito carinho um trabalho acima de suas obri-gações, como vereador.

Por outro lado, outro grande homem que, como policial aposen-tado, faz um maravilhoso trabalho com algumas crianças e outros adolescentes.

Vereador é um legislador, um fiscal da administração pública, que o povo elege e nele confia. Tem de ser muito especial para se conseguir ser eleito.

Por outro lado, fazer um trabalho de manutenção diária de pessoas sem experiência de vida, buscando um ideal, buscando o que é melhor no dia a dia e no futuro, procurando ficar longe das desonestidades, fora das drogas, achando um esporte, um trabalho digno é, sem dúvida, muito des-gastante, pois são criações inteiramente diferentes, que precisam manter uma disciplina bem rígida.

Unindo estes dois talentos teremos na comunidade uma grande e ne-cessária solução para muitos problemas, ainda mais que temos tantos.

Não podemos ficar alheios, não deveríamos vaiar, desacatar e nem tentar humilhar. Em vez disso, por que não trabalharmos para unir tanto talento e tanta garra, em uma comunidade carente e tão amada pelos seus munícipes?

A desunião e o rancor trazem somente problemas e ódio; a união e a inteligência trazem conforto e, no caso, o progresso e paz.

João e Divino repensem suas posições. Voltem atrás, busquem o enten-dimento e unam as suas forças em favor do bem comum. Não desgastem as capacidades que possuem, com pequenos ou grandes desentendimen-tos. É para a frente que se anda.

Unir seria uma soma de valores para o bem de milhares de pessoas.A honra e a dignidade de vocês estão acima de qualquer desentendimento.

“DA OBSERVAÇÃO”Não te irrites, por mais que te fizerem... Estuda, a frio, o coração

alheio.Farás, assim, do mal que eles te querem, teu mais amável e sutil re-

creio.Mário Quintana

A filosofia condena veementemente a verdade, muito mais a ver-dade absoluta, pois o homem não chegará a ela. Porém, em cada

sociedade aparece um aqui, outro ali e acolá, que se intitula o dono da verdade e acaba convencendo alguns poucos desavisados e formam verdadeiros exércitos.

A verdade vai mudando conforme o tempo, e muitos perdem toda a vida seguindo-a como o único caminho para chegar a algum lugar.

Para os protestantes recém-convertidos, procedentes do catolicismo, todos os santos, e Maria, mãe de Jesus, não têm nenhuma eficácia na ajuda para chegar às benesses divinas. Nesse caso, a verdade anterior foi mudada – o que era verdade, já não é mais. A pergunta crucial seria: será que o que você faz hoje não está errado também?

Isso é visível em partidos políticos, associações e clubes de futebol. O que é melhor? O que é verdade, ou o que é mito?

Para isso, entram em cena os líderes de tempo integral, para que os novos adeptos não mudem de idéia novamente. Aí, o que seria apenas verdade vira neurose e fanatismo, pois não há nenhum ser humano que suporte uma lavagem cerebral constante. E há quem goste dessa lava-gem, e até leva um CD para casa com as constantes palavras de ordem.

Essas verdades absolutas têm levado muita gente boa à loucu-ra, ou ao túmulo. Os néscios se agarram a ela com mais voraci-dade, e não olham a seu redor. Não param para refletir que o ser humano é uma imensa diversidade de pensamentos e de atitudes, bem como de crenças e valores morais.

Os mais observadores olham de cima para baixo e veem a socieda-de mudando a cada dia, e hoje com uma velocidade ainda maior. Os valores mudam a cada instante. Os criminosos estão ganhando tanto poder, dentro da lei dos “justos”, que em breve não saberemos o que é e o que não é crime. Um exemplo simples é um menor de 17 anos ter discernimento para escolher o presidente do país, mas não saber o que é destruir a sociedade. Por outro lado o governo gasta um bilhão de reais para construir um estádio de futebol, para abrigar por um mês a Copa do Mundo, mas não gasta um centavo para construir casas a cem metros dali, para tirar o povo da favela e da miséria.

Há fatos mais próximos de nós. A prefeitura faz gastos exorbitantes com festas, rodeio, cavalgadas, mas não tem dinheiro para consertar uma rede de esgoto que causa danos à vida. Essas coisas são valores e neuroses.

Veja o que deu a neurose da paternidade do filho do goleiro do Fla-mengo. A exigência desenfreada, a intolerância, o amor excessivo ao dinheiro, o falso poder que o dinheiro traz, as injúrias e as más compa-nhias levaram todos para o fundo de uma cela e para uma vida miserá-vel. Era isso que eles queriam? Se era, conseguiram.

Amanhã a verdade será outra.

Page 3: Caldense 150

3Julho/2010

Casa cheia de crianças pega fogo

Acidente entre Itanhomi e Capitão Andrade deixa um morto e três feridosUm caminhão, vindo de Enge-

nheiro Caldas, carregado de argamassa, tombou no quilômetro 38 da estrada estadual LMG-766, entre a cidade de Capitão Andrade e Itanhomi, deixando um morto e três feridos.

A frente do caminhão ficou toda des-truída e o motorista Manuel de Paula, 56 anos, ficou preso às ferragens. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os demais parentes do motorista, Marcus Túlio, 19 anos, filho de Manuel de Paula, Támerson Vasconcelos, 19 anos, e Sebastião de Souza, 27 anos, tiveram pequenas escoriações e foram liberados.

O acidente aconteceu no dia 30 de junho, por volta das 7 horas da manhã, quando iam entregar o produto na ci-

dade de Itanhomi. O motorista perdeu a direção no quilômetro 38, que é con-siderado um trecho de alto risco, devi-do às curvas fechadas e à existência de muito morro.

Segundo a polícia, o motorista per-deu o controle da direção em uma curva e jogou o veículo no barranco, na tenta-tiva de evitar a pista contrária, para não haver maiores danos e perda de vidas.

O Corpo de Bombeiros e o Samu de Governador Valadares socorreram as vítimas e as levaram para o Pronto So-corro do Hospital Municipal de Gover-nador Valadares.

O corpo de Manuel foi enterrado no dia 3 de julho, às 16 horas, no ce-mitério do Divino do Traíra, distrito de Engenheiro Caldas.

Morador perde toda mobília em acidente

Um caminhão, placa MPX-7712, de Enge-

nheiro Caldas (MG), que se-guia de Congonhas, região cen-tral de Minas, para a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, saiu da pista e tombou próximo ao presídio de Itabira, na rodovia MG-120, na manhã do dia 26 de junho, aproximadamente às 3h30 da madrugada.

O motorista Edson Gon-çalves da Silveira, conhecido como Nêgo, e seus ajudantes, An-dersandro Rocha Almeida, de 27 anos, e Otávio Santos Melo, 18, não se feriram. No momento do acidente havia forte ne-blina no trecho, que estava sem a devida sinalização. Isso pode ter provocado o acidente. Todos os ocupantes do veículo são de Engenheiro Caldas-MG.

A Polícia Rodoviária Estadu-al esteve no local e fechou uma das

pistas da rodovia até a retirada do ca-minhão.

A mudança de Antônio Laurindo de Almeida, 56 anos, residente na Rua Roberto Bocca, em Engenheiro Caldas, que estava no caminhão, ficou toda des-troçada, e se perdeu toda. Ele informou que perdeu uma geladeira, dois fogões, colchão, um guarda-roupa de sucupira, uma estante e outros mobiliários.

O tombo foi feio, mas ninguém ficou ferido

Antônio Laurindo ficou sem sua mudança

Uma casa na Rua Frei Roberto Bocca, 91,

próxima ao Hospital Samuel Dutra, (desativado), pegou fogo na noite do dia 20 de junho, por volta das 3 horas da madrugada, quando todos dormiam.

Conforme o morador Otá-vio de Melo dos Santos, 18 anos, estavam dormindo na casa 8 crianças e suas respec-tivas mães, Patrícia de Melo dos Santos, 21 anos, e Laíde de Melo dos Santos, 20 anos.

Ele contou que todos estavam dormindo quando o fogo queimou o pé de uma das crianças. Ela acor-dou chorando e acabou acordando os adultos, que se depararam com o fogo já pegando nas roupas.

O Corpo de Bombeiros de Go-

vernador Valadares chegou a tempo de apagar o fogo, mas tudo dentro de casa se perdeu. A casa ficou toda chamuscada, devido às chamas.

Ninguém se feriu, apenas a menor que queimou o pé, mas não precisou de internação. Há suspeitas de que o incêndio tenha se iniciado com um curto na fiação elétrica.

O guarda-roupa ficou todo destruido pelo fogo

Page 4: Caldense 150

4 Julho/2010

Disk Remédio: 3234 1326Engenheiro Caldas - Centro

Perfumaria e MedicamentosLider em atendimento, qualidade e preços baixos

Esgoto a céu aberto no centro da cidade

Acidente de moto deixa um morto e uma jovem ferida

O morador da Ave-nida Padre João

Pina do Amaral, 566, próxi-mo a uma padaria, Ronildo Gomes Sampaio, 44 anos, solicitou aos funcionários da Prefeitura de Engenhei-ro Caldas que tomassem providências e consertas-sem a rede de esgoto que está quebrada e passa em seu quintal, formando uma lagoa de fezes na porta de sua cozinha, exalando um cheiro insuportável.

O reclamante disse que o prefeito, bem como alguns vereadores es-teveram no local, e constataram o problema, mas não definiram o que iriam fazer. Disse-ram que é preciso fazer uma galeria no local, mas a prefeitura não tem verba para isso.

“O problema não irá se resolver por si”, disse Ronildo. É preciso que o chefe do Depar-tamento de Obras da prefeitura tome providên-cias urgentes e retire a rede de esgoto de sua propriedade, levando-a para rua, ou então que a conserte adequadamente. “Isso é um problema de saúde pública”, afirmou o morador.

As fezes do esgoto rompido formaram uma poça no quintal, e ele não tem como escoá-la. Isso somente é possível quando chove, pois o local tem várias galerias que passam debaixo das casas e lotes e, para

aproveitar a queda natural, a rede de esgoto de 250 mm passa junto, porém sem a manu-tenção adequada.

Um caso parecido com este aconteceu na Vila São José, onde uma moradora teve que fechar a rede de esgoto, fazendo com que os dejetos voltassem para as casas dos vizinhos, quando dessem a descarga. Só as-sim a prefeitura tomou as providências.

“O esgoto a céu aberto, no centro, está apenas escondido por um muro, porém o problema já se arrasta há mais de um ano e vários pedidos já foram feitos ao prefeito”, disse Ronildo. Mas, até agora, nada. O mora-dor reforça o pedido ao prefeito e à Secretaria de Obras do município, para que consertem ou retirem a rede de esgoto de seu quintal.

Ronildo tem o esgoto debaixo de sua janela

Na noite do último dia 2, o motociclista Fabrício Ja-

nuário Lúcio, de 23 anos, bateu sua moto Honda Titan cinza de placa HJY-1231 (de Valadares) contra o caminhão Mercedes-Benz 1318, placa GXS-0936 (de Ipatin-ga), no quilômetro 435 da BR-116, no trevo que dá entrada à cidade de Alpercata, a 20 quilômetros de Valadares.

Até o último dia 6, a Polícia Ci-vil estava investigando as causas do acidente, mas não havia informações oficiais de como ele teria acontecido. Testemunhas disseram que a moto e o caminhão bateram de frente, mas a Polícia Rodoviária Federal não soube informar qual dos dois veículos teria invadido a contramão.

O motorista do caminhão, Rogis-mar Franklin Valério, de 31 anos, nada sofreu. O corpo de Fabrício foi sepul-tado no cemitério Memorial Park, no último dia 3. Ele chegou a ser socorri-do com vida por uma equipe do Cor-po de Bombeiros, de Governador Va-

ladares, e foi levado para o Hospital Municipal da mesma cidade, aon-de veio a fa-lecer.

Di r lene Leite de Souza, 22 anos, afir-ma que ela estava na garupa da moto, por volta das 18h30, quando ocorreu o acidente, e foi socorri-da pelo CB. Ela havia perdido o ônibus e voltava para Engenheiro Caldas com o motociclista. Ela foi levada para o Pronto Socorro de Governador Valadares, onde foi internada apresentando algumas fraturas, mas sem risco de morte. Conforme a própria paciente, ela se encontra melhor de saúde e será transferida para Belo Horizonte, onde se submeterá a mais uma ci-rurgia no joelho.

Dirlene estava na garupa da moto e não se lembra de nada

A cidade foi agraciada pela bela es-trutura de rodeio e shows com bons

artistas, mas nos primeiros dois dias o pú-blico não compareceu e o local ficou vazio. Não se sabe ao certo se o fracasso deveu-se ao absurdo preço da entrada de R$ 20 (vinte reais), ou ao intenso frio de 10 °C.

As arquibancadas estavam vazias, mas houve o show como prometido e as quei-mas de fogos de artificios. Isso ninguém pode negar. Porém, no domingo, o portão foi aberto ao público e a população encheu a arquibancada.

Rodeio foi um fracasso de público

Primeira Cavalgada do Beija Flor

Estamos iguais à China, no “ano do Cavalo”. Todo final de semana tem

rodeio, cavalgada, corrida de argolinha e outras atividades envolvendo cavalos.

No dia 4 de julho houve a primeira Cavalgada do Beija Flor. Os cavaleiros saíram do Beija Flor e chegaram ao Moledo às 15 horas, onde aconteceu o bingo de uma bezerra, conforme a radialista Maria da Glória, e mais de 200 cavalos de diversas raças fizeram a alegria dos participantes.

Page 5: Caldense 150

5Julho/2010

Engenheiro Caldas- MG

Disk-Pizza 3234 4086

Rua Duque de Caxias, 34 - Centro

PizzarazziPizzas - Massas Italianas Aperitivos e Coquetéis

Pizzaria e Restaurante

8411 1567

Laboratório Vitalisa em Sobrália

Festa julina do Divino do Traíra foi um sucesso

EntrEgaMos EM qualquEr

CiDaDE Da rEgião

CERÂMICA PORTELATodos os tipos de Tijolos

Fone: (33) 3234-1115 - FAX: 3234-1190Córrego das Pedras, s/n - Engenheiro Caldas/MG

O fogão a lenha na entrada, bem como um pequeno

curral com vaca, cabritos e ga-linhas ornamentaram a fazenda de Dona Luiza Gonçalves. A festa contou com uma belíssi-ma fogueira, e três ambientes: a entrada com barracas e comidas típicas; o segundo com música

nacional de forró e mesas, e o terceiro com uma bela discote-ca. A decoração ficou muito bo-nita. A festa do Divino foi um show de ornamentação.

A festa teve início as 19h do dia 3 de julho e contou com presença de vá-rias autoridades e populares do local e da sede, numa bela confraternização.

O Laboratório Vi-talisa inaugu-

rou um posto de coleta em Sobrália, no dia 6 de junho, e contou com a presença de pessoas da sociedade sobralense. O evento teve início às 17h. Depois de apresen-tadas as dependências, onde irá funcionar o posto, foram servidos salgadinhos e refrige-rantes aos convidados.

O posto de coleta Vi-talisa, situado à praça São Geraldo, será de grande importância, afirma a Dra. Monalisa, o município de So-brália ganhará agilidade nos resulta-dos, além de economia de tempo com viagens a outras cidades.

O Laboratório Vitalisa está credenciado a fazer todos os ti-pos de exames e conta com a far-mácia de manipulação, cuja qua-lidade já é conhecida.

Mais informações pelo telefone 3234 4422 ou 3232 1515.

Márcio, Monalisa, Dr. Rafael, Aline, com Izabel no colo, e Sônia

Os funcionários Danielle, Maria, Monalisa e Alírio

Márcia, Raimundo, Monalisa e José Antônio

Gabriela, Monalisa e Pastor Gilberto

Dr. Rafael, Mª. Marlene, Ariely,Dra. Monalisa e Danielle

Vereadores Creuza, João Damasceno, Helder Honório esposa Elizeth e a filha Náira

Professores merecem parabéns pela decoração

Zulmira, Edileila, Edirna e Gleide

Adriana( isnpetora), Josmar (Diretor) Marilza (Vice-diretora)

As belas professoras fizeram um excelente trabalho

Diretora Marta (C) e suas belas filhasDr. Junior, Dra. Letícia e Natan

Rosilene eAlice Vers. Zizito e Creuza Mônica, Eduardo, Jr,

Fernando e Paula Bianca e Claudio André

Page 6: Caldense 150

6 Julho/2010

Farmácia de Manipulação

Av. Pe. João Pina do Amaral, 271 - Centro Engenheiro Caldas

PaPelaria TaliTa Materiais escolares em geral

Revistas - Informática - Perfumarias - Presentes - Brinquedos

tele-mensagem: (33) 3234-4080Compartilhando momentos felizes com você!

Av. Padre João Pina do Amaral, 70 - Eng. Caldas/MG

Fone: (33) 3234-1531

Ana Paula e Tiago Jordão se casaram no dia 17 de julho, às 20 horas, na Capela

do Colégio Angélica, em Coronel Fabri-ciano. Parabéns!

Daniela e João Luiz se casaram no dia 3 de julho, às 17 horas, na Matriz de Santa Bárbara, onde receberam os cumprimen-

tos dos amigos. Parabéns!

Paulinho e Angélica comemoram Bodas de Pérola

O ex-prefeito Paulo Cesar de Miranda

e Maria Angélica comemo-ram no dia 19 de julho, 30 anos de casados, “Bodas de Pérola”.

Eles se casaram no ano de 1980, na Igreja Católica de Plautino Soares, distrito de Sobrália.

Parabéns!

Kathia Reivilli An-drade Azevedo, es-

posa do psicólogo e pastor Neudelon Azevedo (foto), graduou-se em Pedagogia pela Universidade de Ube-raba, no dia 18 de junho. Parabéns!

Essa gatinha é Kaillany de Carvalho Jordão, filha de Elsinho e Ana Paula. Ela

completa mais ano de vida no dia 15 de julho, para a alegria

e felicidade de seus pais. Parabéns!

Leonardo Reis completa mais um ano de vida, no dia 8 de julho.

Parabéns!Alícia Vicente Silva, filha do Cb. Glei-dson e Aparecida Vicente, completou seu primeiro ano no dia 30/6 para a

alegria de seus pais. Parabéns!

Page 7: Caldense 150

7Julho/2010

Maria da Consolação Lemos 01/07Jeisiane Soares 01/07Patrícia Faria 01/07Caetano Elzi F. Cunha 01/07Sarah Brandão A. Fernandez 01/07Hillary Batista Dutra 02/07José Tarcisio Mendes 02/07Jair Vilas Novas 04/07Eloísio Lopes 04/07Antônio Olício 04/07Maria Jacinta de Castro 05/07Gislene Reginaldo F. Matos 05/07João Vitor dos Santos Mendes 05/07Renata Viana 05/07 Leonardo dos Reis 08/07Eva Pereira de Sousa 08/07Maria Aparecida Ferrarez 08/07Fábio Junior de Souza 08/07Gleiciane A. Gonçalves 08/07Genival Siqueira de Souza 08/07Penha Lomar 09/07Izabel Cristina Barbosa 09/07Matilde Martins 09/07Gleicy Rodrigues de Souza 10/07 Oscimar Rosa Peixoto 10/07Renata Silva Ribeiro 11/07Lourenço do Carmo 11/07Tamiris Goulart Lopes 11/07Carlos Mello 12/07Herik Faria Gitirana 12/07Adair Roberto Vieira 13/07 Angel Fernandez Martinez 13/07Larissa Lima Diamantino 13/07Sônia Marta Jordão 14/07Craildes Dorvina Vieira 14/07Fernanda Barbosa Gianórdole 14/07Kasyane Magalhães Lima 15/07 Kaillany de Carvalho Jordão 15/07Gilmara Alves dos Santos 15/07Angélica Silva 15/07Afonso Junior. Lopes 15/07Jully Mendes da Silva 15/07Solange Cândido 16/07Maria Simone Badaró 16/07

Itelvina Esther Q. Correia 18/07Bianca de Oliveira 18/07 Vanderlei Felix Machado 18/07Bruno Martins Ferrarez 19/07Bruna Martins Ferrarez 19/07Dorinha Pereira da Silva 20/07Matheus da Silva Dias 20/07Diogo Vieira Portuense 21/07Claudinei Dorvino Vieira 22/07Maria Aparecida do Rosário 22/07José Ferreira Lima 22/07Ulisses Marques Mansur 23/07Adriana Martins Pires 23/07Maria Izabel Martins 23/07Carla Gonzaga Alves 24/07Altamira dos Santos 24/07Ednéia Rocha da Fonseca 24/07Amanda Cristina Rodrigues 25/07Adriana Aparecida Costa 25/07Vanessa Gonzaga Loxe 25/07Ismail Pereira da Cruz 26/07Maria Cristina Luciana 26/07Laudicéia A. de M. da Silva 26/07Mª. do Carmo Gonçalves 27/07Sirlene Tiago C. Cunha 28/07Apolinária C. L. de Oliveira 28/07Nalzira das Graças F. de Brito 28/07Sandra Helena 28/07Amanda Lemos 28/07Arlinda Maria das Graças 29/07Natália Barbosa Santos 29/07Eleonora Fernandez 29/07Rafaela Matos de Laia 29/07Jorge Luiz de Sá 29/07Francisca G. Soares (Xixica) 29/07José Teodoro da Silva 30/07Maria Aparecida de Almeida 30/07Marta de Souza 30/07Antônio José Barbosa 31/07Vanilda Seles Pereira 31/07

A belíssima Keysiane Magalhães Lima, filha de Elaine Rocha Magalhães e Adailton Lima comemo-

rou seus 15 anos, no dia 15 de julho. Desejamos a ela muitas felicidades. Parabéns!

O empresário Carlos Júnior Gatto aniversariou no dia 8 de

junho e recebeu os cumpri-mentos de famíliares e amigos.

Parabéns!

Roney Malta aniversariou no dia 6 de julho. Congra-

tulações!

A gatinha Nycolle Assis Gatto, fi-lha de Juninho Gatto e Marinalva Pio, completou 4 anos no dia 13 de julho. Desejamos a ela muita

felicidade. Parabéns!

Gleiciane A. Gonçalves ani-versariou no dia 8 de julho.

Congratulações!

Dágma A. da Silva Teixeira comemorou

seu aniversário no dia 1/7.

Parabéns!

Valtinho Barbosa completou 64 anos,

no dia 4 de julho. Parabéns!

Eloísio Lopes comple-tou 70 anos no dia 4 de julho. Parabéns!

Craildes Dorvina Vieira comemorou seu aniver-sário no dia 14 de julho.

Parabéns!

Jussandro José Miran-da aniversariou no dia

3/7. Muito sucesso. Parabéns!

Jorge Luiz de Sá, conta-dor da Câmara, aniver-saria no dia 29 de julho.

Parabéns!

Cristiani Oliveira completa mais uma primavera no dia 28/7. Parabéns!

Debut

Page 8: Caldense 150

8 Julho/2010

Censo 2010,

Vai começar a contagemO IBGE (Insti-

tuto Brasileiro de Geografia e Estatís-tica) realizará esse ano a contagem da popula-ção em todo o território nacional. Neste ano o censo retratará ques-tões como saneamento básico, escolaridade e migração para outros países.

Engenheiro Caldas será o centro de pes-quisa regional.

O agente censitário regional Geison Batista Dias coordenará os trabalhos nas cidades da região, entre Alpercata e Dom Cavati.

Neste ano, o censo se dividiu em duas etapas: Pré-Coleta e Coleta. A Pré-Coleta já teve início, e consis-te no cadastramento de endereços, casas e características do entorno, especificando se as ruas possuem calçadas, meio-fio, bueiro, boca-de-lobo, luz, arborização e rampa para cadeirantes.

A coleta terá início em agosto.

Para tal, aguarda-se a contratação dos recenseadores. Serão quatorze vagas para Engenheiro Caldas. A prova objetiva foi no dia 30/05, sendo 5,4 pessoas por vaga, já inscritas.

A população deve receber e res-ponder corretamente as perguntas dos recenseadores. Esse trabalho ajudará nossos governantes a co-nhecer melhor as necessidades e a realidade da população, podendo assim, criar programas, e melhorar as políticas públicas.

Essa é a equipe que irá bater em sua porta

Curso de legislação e direção veicular Aulas em Multimídia, aprovadas pelo Detran/MG Novo material didático, incluindo DVD com todas as aulas ministradas do curso

Sala climatizada, Simulador veicular eStático

TIJOLOS 9X19X29 - 14X19X29 - 9X19X29Tijolos feiTos com o maisalTo padrão de qualidade

(33) 3234-1140

CerâmiCa Fernandez

BR-116, km 459 - Engenheiro Caldas

Transtorno Bipolar do Humor

PsicologiaPsicólogo Neudelon Azevedo

[email protected]

O Transtorno Bipolar, antes co-nhecido como Psicose Maníaco

Depressivo(PMD) em função de seus dois sintomas mais marcantes:

a) Mania, manifesta-se através da agitação, impulsividade. A pessoa algumas vezes fala ou toma atitudes que em condições normais não tomaria, tem descontrole financeiro, descontro-le sexual, às vezes agindo inconvenientemente. Na fase da mania, o paciente não perde obriga-toriamente a capacidade de discernimento entre o certo e o errado, apenas não consegue con-trolar os seus impulsos. Caso apresente a fase depressiva, poderá ser agravada pela lembrança dos exageros cometidos durante a mania.

b) Depressão geralmente apresenta humor rebaixado, auto-estima diminuída, alterações do apetite, sono e desejo sexual, perda de peso e desesperança. Nem todos os sintomas apare-cem obrigatoriamente. Hoje se sabe que uma pessoa pode ser bipolar sem necessariamente apresentar mania e depressão alternadas su-cessivamente.

Divide-se em dois tipos:Tipo I – É a forma que antes era conhe-

cida como PMD. As fases maníacas não precisam ser obrigatoriamente seguidas de uma fase depressiva e nem a depressiva ser seguida de uma fase maníaca. O termo mania, no sentido popular, não se aplica ao Transtorno Bipolar. É considerada a exal-tação do humor, um estado patológico de alegria e exaltação injustificada. O mais comum é o paciente passar por várias fases de um tipo e poucas do outro.

Tipo II não apresenta episódios de ma-nia, mas de hipomania com depressão. Não é possível determinar as causas. Geralmente o transtorno apresenta a primeira crise que leva a um diagnóstico após ter passado por algum acontecimento marcante, como a perda d emprego, divórcio, morte de pessoa

querida, traumas, etc. Em aproximadamente 80% a 90% existe algum histórico de in-cidência do transtorno em algum familiar. Algumas pessoas diagnosticadas como Bi-polar buscam tratamento e vivem normal-mente, outras apresentam leves sintomas entre as fases e uma minoria não se recupe-ra, apresentando dificuldades de levar uma vida independente.

O tratamento geralmente passa pelo uso da medicação, que deve ser indicada por um médico experiente no tratamento de transtorno bipolar. São várias as opções de medicamen-tos à disposição, e a indicação leva em consi-deração as particularidades de cada paciente.

A psicoterapia de apoio é indicada. A Psi-coterapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem da psicologia, que apresenta o maior número de estudos sobre sua eficiência no tratamento de Transtorno Bipolar.

Segundo os médicos psiquiatras Paulo Knapp e Luciano Isolan, os objetivos da Te-rapia Cognitiva Comportamental são:

1) educar pacientes e familiares sobre o transtorno bipolar, seu tratamento e suas di-ficuldades associadas à doença;

2) ensinar métodos para monitorar a ocor-rência, a gravidade e o curso dos sintomas;

3) facilitar a aceitação e a cooperação no tratamento;

4) oferecer técnicas não-farmacológicas para lidar com sintomas e problemas;

5) ajudar o paciente a enfrentar fatores estressantes que estejam interferindo no tra-tamento;

6) estimular a aceitação da doença;7) aumentar o efeito protetor da família; 8) diminuir o trauma e o estigma asso-

ciado à doença. Serve como apoio e orien-tação ao paciente para lidar com o trans-torno. Quanto mais rápido o diagnóstico e início do tratamento, maiores serão os benefícios para o paciente.

Page 9: Caldense 150

9Julho/2010

No dia 26 de junho, os alunos do 2º e 3º

ano do ensino médio, acom-panhados pelas professoras Marlete Gonçalves e Isabel Morais, Alicimar e Marlene da Glória, fizeram um pas-seio ecoeducativo no Par-que Estadual do Rio Doce, próximo a Timóteo-MG.

Os alunos aproveitaram o contato com a natureza para estudar um pouco mais sobre o mundo em que vi-vem, aprendendo a cuidar me-lhor de suas belezas naturais.

O Parque Estadual do Rio Doce tem 36 mil hectares de área pre-servada e é a maior reserva de

Mata Atlântica em Minas Gerais. Ele conta com trilhas especiais entre as matas, para passeios eco-lógicos, e lagos para passeios de barcos, banho e pesca.

Divulgue sua empresa noCaldense

ligue 8405 0007 É barato!

Biocell agora tem Farmácia PopularA Farmácia Bio-

cell foi creden-ciada pelo Ministério da Saúde a operar como posto da Farmácia Po-pular, criada pelo Go-verno Federal, que dá des-contos de 50% a 90% em medicamentos da farmá-cia básica, que incluem os medicamentos de hiper-tensão, anticoncepcionais, e outros.

Para adquirir seu medicamento na farmácia participante do progra-ma, o paciente deve levar a receita assinada pelo médico e com o nú-

mero do CPF em mãos.Dra. Christiane Eller disse que

para alguns medicamentos a recei-ta tem a validade estendida até um ano. Mais informações pelo telefone 3234 1111 ou visite a farmácia.

Biocell dá prêmios relâmpagos no plantão

A Farmácia Biocell está com uma nova modalidade de agra-dar e agradecer a preferência de seus clientes. Em todo plantão são sorteados prêmios para os clientes. No último, dia 4 de junho, foram sorteados 15 in-gressos para o Show de Fer-nandinho e Aline Barros, para 41ª Exposição Agropecuária de Governador Valadares que teve início no dia 9 de julho.

Se você é cliente da Biocell, fique atento aos sorteios de plantão. Informe-se.

Alunos da Escola Ondina fazem visita ecológica

Os alunos receberam informações sobre ecologia

Júri simulado na Escola Ondina foi um sucessoA professora de geografia

Marlete Gonçalves fez um júri simulado com os alunos do 2º ano (Vinícius de Morais) com o tema biotecnologia, onde debateram com profundidade os polêmicos casos dos transgêni-cos e agrotóxicos.

O júri simulado aconteceu no dia 24 junho, durante a aula regu-lar, e teve uma aceitação expres-siva por parte dos alunos que es-tudaram o assunto mais a fundo.

Os alunos-advogados, promo-tores, juiz e réu se vestiram a cará-ter e debateram com muita proprie-dade, ganhando toda a atenção da platéia, até o veredicto final.

A professora Marlete disse que é preciso inovar, apresentando trabalhos que levam os alunos a investigarem e debater sobre certos assuntos. Essa é a chance de acontecer o aprendizado.

Os alunos se vestiram a carater para o simulado

Page 10: Caldense 150

10 Julho/2010

Você sabia dessa?

PF e Anvisa apreendem vacinas falsas contra gripe A em Dom Cavati e Fernandes TourinhoEssa notícia circulou em vários

jornais do país, no dia 14/4/2010, e nós, da região, não ficamos sabendo dos detalhes, ou pelo menos alguns des-conhecem a nota. Leia o que saiu na Agência Estado, matéria posta por So-lange Spigliatti

São Paulo - Agentes da Agência Na-cional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal (PF) apreenderam na sexta-feira vacinas falsificadas, entre elas contra Influenza A (H1N1), em uma drogaria do município de Dom Cavati, na região da cidade mineira de Gover-nador Valadares (MG). O proprietário e a farmacêutica responsável do estabele-cimento foram presos.

Foram apreendidas também a vacina Tetavax, contra tétano, proibida desde 2006, e vacinas contra gripe sazonal de origem desconhecida. Também foi

constatada a venda de medicamentos controlados sem escrituração. Os pro-dutos imitavam vacinas registradas do laboratório Sanofi-Pasteur.

Ao saber da ação dos fiscais, outra drogaria, no município vizinho de Fer-nandes Tourinho, procurou a PF porque suspeitava da qualidade das vacinas contra a gripe suína que tinha adquiri-do. Essas vacinas também foram iden-tificadas como produtos falsificados. Os números dos lotes impressos nas em-balagens também simulavam produtos registrados.

Os dois casos levaram a equipe de fiscalização à Soros e Vacinas Spardini, uma distribuidora fan-tasma que funciona numa residên-cia em Governador Valadares. O proprietário está desaparecido.

AlertaPor conta da

apreensão das va-cinas falsificadas, a Anvisa alerta que a venda de quais-quer vacinas em farmácia e droga-rias é proibida. As vacinas vendidas nesses estabeleci-mentos são prova-velmente falsifica-das ou de produção clandestina.

A vacina con-tra a Influenza A (H1N1) está sendo distribuída gratuitamente nos postos de saúde. Já os cidadãos de faixas etárias não cobertas pela campanha pública de

vacinação do Ministério da Saúde po-dem adquirir a vacina, mas somente em hospitais e clínicas privadas autorizadas pela vigilância sanitária.

BRASÍLIA - O setor de cartões de crédito entra hoje em uma nova fase no Brasil. As máquinas de cartões nas lojas passam a aceitar, a partir de agora, cartões de qualquer ban-deira. A mudança era aguardada há anos pelo mercado. "Daremos início à Lei Áurea do varejo", disse o presi-dente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior. Ainda que esse seja apenas o primeiro passo no caminho de desenvolvimento do setor, lojistas e consumidores devem sair ganhan-do, segundo especialistas. O lojista vai economizar porque poderá ter um só terminal - até agora, para aceitar cartões da Mastercard e da Visa, teria de pagar duas máquinas.

A expectativa de Pellizzaro é a de que a taxa de desconto paga pelos

comerciantes às empresas credencia-doras de cartões deve cair entre 30% e 35% em um ou dois anos. Atual-mente, de acordo com o presidente da CNDL, esta taxa varia entre 3,5% e 5% por compra, excluindo-se des-sa conta os 100 maiores varejistas e os postos de gasolina, que possuem contratos diferenciados. "Já estamos fazendo um alerta aos lojistas para que, os que conseguirem redução dessa taxa, a repassem logo para o consumidor", disse.

O executivo salientou, no entanto, que o comerciante precisa estar aten-to para não se deixar influenciar por descontos em aluguéis das máquinas (POS, de point of sale, na sigla em inglês). "O aluguel é a ponta do ice-berg e aceitar apenas esse desconto é cair no conto do vigário", disse.

A p e s a r de consi-derar o fim da exclusi-vidade um avanço para o setor, o presidente da CNDL m o s t r o u -se preocu-pado com o esforço das gran-des empre-sas em tentar fidelizar seus clientes. Algumas das ofertas para os lojistas consistem em reduzir - ou até zerar - a cobrança do aluguel das POS desde que o comerciante permaneça com a máquina por um tempo determinado

(geralmente, um ou dois anos). "Uma das empresas está fazendo promo-ções e sorteios para reter o lojista em sua base. Vão sortear automóveis, televisores, viagens, periquito, papa-gaio... tudo", ironizou.

Novas regras para Cartões de Crédito entram em vigor

Page 11: Caldense 150

11Julho/2010

Vacas e cavalos nas ruas embelezam a cidade

É possível encontrar va-cas transitando calma-

mente no centro de Engenhei-ro Caldas. Isso mostra a vida interiorana e pacífica que te-mos. As vacas nos remetem a um tempo que pode não voltar mais. Por isso nos trazem uma nostalgia. O único problema é que elas fazem suas necessida-des fisiológicas nas ruas, e an-dando, o que pode ser pior. Se os cavalos podem cruzar toda a rua defecando. Porque não as vacas? Direitos iguais.

Juninho Dutra participa de Curso de Planejamento Estratégico da Adesg

Luiz Matias, Heládio, Dra.Ana Angélica, Élcio Andrade, Marcos Mendes, Nilton Concellos, Moisés, Dra. Fabíola, Flávio, Estevam, Dutra Jr., Humberto, Guimarães e Dênis Ribeiro.

Samuel Dutra Júnior, empre-sário, e Luiz Carlos Matias,

funcionário da Arrecadação Fa-zendária, ambos naturais de Enge-nheiro Caldas, estão participando do Curso de Planejamento Estraté-gico, oferecido pela Adesg- Asso-ciação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com ênfase no desenvolvendo regional.

Esse curso de pós-graduação é oferecido às pessoas de nível su-perior com destaque na sociedade, visando discussões e tomadas de decisões nos problemas sociais, buscando caminhos para o desen-volvimento.

Segundo o presidente da Adesg local, o engenheiro Dênis Ribeiro Leite, o objetivo do curso de Pla-

nejamento Estratégico é ministrar conhecimento voltado para o de-senvolvimento e crescimento da região, com foco em dar uma vida melhor para a população do Leste de Minas.

Fazem parte da rotina dos novos membros da Adesg visitas periódi-cas a áreas de segurança nacional e de desenvolvimento regional, bem como contribuir em setores que fomentam o desenvolvimento.

No último dia 6 de julho, o gru-po adesguiano visitou a fábrica de laticínio Barbosa e Marques por ser uma empresa de projeção na-cional, estabelecida na cidade . Ela foi criada em 1915 e conta com mais de 600 funcionários e prima pela qualidade de seus produtos.

Estatal do trem-bala terá poder de veto no projeto

BRASÍLIA - A Empresa de Transpor-te Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), estatal que será criada pelo governo para ser sócia do trem-bala que ligará São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, terá poder de veto para algumas ques-tões dentro da Sociedade de Propósito Específico (SPE) que será criada pelos vencedores da licitação. A empresa terá participação de 33% na SPE.

Segundo o diretor-geral da Agên-cia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o veto não significa que a Etav terá poderes na gestão da SPE. "O veto é apenas para questões que preservem o objetivo da SPE, que é construir e operar o trem-bala", disse Figueiredo. Segundo ele, o veto valerá, por exemplo, para eventuais tentativas de mudança de foco, como a abertura de negócios paralelos.

Figueiredo explicou que os enve-lopes com as ofertas dos interessados no leilão deverão ser entregues no dia 29 de novembro e a abertura deles, ou seja, o leilão propriamente dito, ocor-rerá no dia 16 de dezembro, na Bolsa de Valores de São Paulo.

A Etav terá um capital de R$ 3,4 bi-lhões. A capitalização dela ocorrerá por meio de dois processos: um total de R$ 1,135 bilhão serão integralizados dire-tamente pelo Tesouro Nacional; outros R$ 2,265 bilhões serão desembolsados pelo governo para a desapropriação de imóveis necessária à implantação do projeto. Segundo Figueiredo, essa es-timativa para as desapropriações leva em conta o traçado referencial aprova-do pela ANTT. Mas, caso o valor seja superior a esse, o governo arcará com a diferença e o valor adicional não será usado para capitalizar a empresa.

Figueiredo ressaltou que é de fato possível que a obra esteja concluída

antes da Olimpíada de 2016, mas disse que isso depende do investidor. A obri-gação prevista em contrato é de que a linha esteja pronta em, no máximo, seis anos. Assim, como a estimativa é de que os trabalhos de construção comecem até o final de 2011, a obrigação legal do empreendedor é entregar o trem-bala até 2017, depois, portanto, dos jogos olímpicos. "Mas os investidores têm interesse em construir o projeto para a Olimpíada", disse.

Financiamento

O diretor-geral da ANTT disse que os bancos de fomento internacionais, como os Eximbanks, deverão financiar um total de até R$ 5,7 bilhões a título de importação de equipamentos para a construção do trem-bala brasileiro. Ele ressaltou que isso é apenas uma estima-tiva e que o valor efetivo dependerá dos países que vencerem a licitação.

Desses R$ 5,7 bilhões, a estimativa é de que R$ 3,2 bilhões sejam equiva-lentes a financiamentos para compra de sistemas e equipamentos e outros R$ 2,5 bilhões para material rodante, como os vagões e o trem propriamente dito. A projeção mais recente para o total de gastos do trem-bala é de R$ 33,1 bi-lhões, feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Desse total, o Banco Na-cional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá financiar até R$ 19,9 bilhões.

Ao falar sobre a importação de equi-pamentos, o assessor da presidência do BNDES, Paulo Lins, ressaltou que o edital do trem-bala tem alguns índices de nacionalização obrigatórios para o projeto. No caso do material rodante, por exemplo, pelo menos 25% deverão ser produzidos no país.

Vacas caminham lentamente pela Av. Pe. João Pina do Amaral

Page 12: Caldense 150

12 Julho/2010

Charadas

Respostas

CórrEGo DAs PEDrAs, s/n - EnGEnhEiro CAlDAs - F.: (33) 3234-1147

LAMINATEXC E R Â M I C A

de alta qualidade

VOCê EnCOnTRA nAs MELhOREs LOJAs DE MATERiAis DE COnsTRuçãO

Blocos de cimento 010 - 020 - 030 - Bloquetes p/ calçamento e meio-fio

LAMINATEX

Um homem muito míope vai a seu

oculista: – Bom dia! Eu vim aqui porque es-

tou com problema de vista.–Certamente, meu amigo, mas aqui

é um banco.

Dois amigos conversam num bar:– Minha mulher me pede 100 reais

todas as manhãs.–Puxa vida, 100 reais! E o que você

faz?– Não dou.

Duas loiras conversam:–Eu me casei 3 vezes.– Com crianças?– Não, com adultos.

Um homem entra em uma papelaria:–Eu desejo oferecer uma bela caneta

a minha mulher, é seu aniversário, disse o homem.

– Oh! Claro!- Disse a vendedora. O o senhor deseja fazer-lhe uma pequena surpresa?

– Será, na verdade, uma grande sur-presa. Ela espera ganhar uma BMW.

Um senhor, portando um pinguim na rua, é interpelado por um policial:

–Aonde o senhor vai com esse pin-guim?

–Vou levá-lo ao zoológico.No outro dia o policial o encontra

com o mesmo pinguim.– Mas o senhor não disse que iria

levá-lo ao zoológico?– Foi o que fiz, disse o homem. - Ele

ficou muito contente, agora nós vamos ao cinema.

A política é a arte suave de obter votos dos pobres e fundos dos ricos, prometendo a cada grupo

defende-lo contra o outro. (Oscar Ameringer).

Eu como camarão, o presidente Lula.Eu uso faca, o José Serra.Eu prefiro a quina, o Ayrton Senna.Eu faço o que o PC FariaEu mando ele, o Nelson Mandela.Eu disse credo, o Oswaldo Cruz.O Steve Vai onde a Adriana Esteves. Eu pinto retratos, o Jânio Quadros.Eu quero guerra, a Juliana Paz.Eu domo tigre, a Nara Leão.Eu prefiro ônibus. O James Bond.Eu bebo café, a Cláudia Leitte.Prefiro vinho tinto, a Déborah Secco.Eu prefiro ciclone, a Hilda Furacão e o Tony Tornado.Vou vender xícaras, a Glória Pires.Todos só morrem uma vez, mas a Alanis Morissette.Eu fumo. O Celso Pitta.Traga um cavalo para que a Marisa Monte.

Trocadilhos infames

O problema é que a maioria dos homens prefere um elogio que o prejudique, a

uma crítica que o beneficia. . (Norman Vincent Paele)

1-Como se diferencia um pirata português de outros piratas?

2-Qual o animal que come com o rabo?

3-Qual o animal atravessa o rio com um boi na boca?

4-O que é que quanto mais se au-menta menos se vê?

5-O que a formiga tem maior do que o boi?

1-O pirata português é aquele que tem tapa olho nos dois olhos. 2 Todos, ele não tiram o rabo para

comer. 3 O carrapato. 4 A Escuridão. 5 O nome.

Se você está se sentindo sozinho, abandonado, achando que ninguém liga para você...

"Atrase um pagamento"

Tzar russo instituiu imposto sobre barbas

Pedro, o Grande, o tzar que modernizou a Rússia no século 18, instituiu imposto so-bre barbas, na tentativa de melhorar a higie-ne pessoal dos súditos. O tributo era anual e o contribuinte recebia um "cartão" como comprovante de quitação. Os fiscais raspa-vam a cara dos sonegadores.

.Lei ainda regulamenta profissões antigas

Desejando reduzir as 12.666 leis muni-cipais em vigor na cidade de São Paulo, os vereadores descobriram que ainda vigora uma legislação de 1927, regulamentando as profissões de motorneiro de bonde e de cocheiro de carruagens, ambas já extintas. Daqui a 70 anos, muitas profissões atuais terão o mesmo destino.

"Não há mal que sempre dure nem bem que nunca termine"Anônimo "Para o triunfo do mal basta que os bons fiquem de braços cruzados"Edmund Burke "O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, e o realista ajusta as velas"Anônimo

Frases para refletirProjetos políticos no mínimo diferentes

Proposições excêntricas de deputados e senadores fazem o anedotário dos par-lamentos de todos os países. No Brasil, há coisas tão extraordinárias como o projeto de um ex-deputado gaúcho que desejava “fazer justiça aos perus”, denominando também de presunto as coxas e sobrecoxas dessas aves porque sua carne era tão saudá-vel quanto a do porco e portanto merecia o mesmo status. Para não ficar atrás, um de-putado paulista propôs a criação do Dia da Refrigeração, argumento que seria de justi-ça “reconhecer a inegável importância do ar-condicionado e o papel da refrigeração como elemento chave do progresso e de-senvolvimento da humanidade".

Origem: site Terra