Caldense 153

12
ANO XXIV Nº 153 - Fundado em 1986 www.jornalcaldense.com.br Engenheiro Caldas - MG Outubro /2010 E-mail: [email protected] DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 12 de outubro Dia das Crianças Para a criança, nada é mais importante que a liberdade e o exercício de sua curiosidade primitiva: ser caçador, como o homem sempre o foi. Felizes são as crianças. Foto da semana

description

noticias de Engenheiro Caldas

Transcript of Caldense 153

Page 1: Caldense 153

ANO XXIV Nº 153 - Fundado em 1986

www.jornalcaldense.com.br

Engenheiro Caldas - MG Outubro /2010E-mail: [email protected]

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

Os caçadores de cigarras

12 de outubroDia das Crianças

Para a criança, nada é mais importante que a liberdade e

o exercício de sua curiosidade primitiva: ser caçador, como o

homem sempre o foi.Felizes são as crianças.

Foto da semana

Page 2: Caldense 153

2 Outubro/2010

Obrigado

CaldenseFundado em 1986

www.jornalcaldense.com.brEscreva para:

[email protected]: 8405-0007 / 3225-1920

Distribuição Gratuita

O Jornal Caldense não se responsabiliza por matérias assinadas.

Diretor e redator: Jornalista José Matias /MTb 10846Revisor: Tarciso Alves /MTb 8422

Diagramação: José Matias - Fone:(33) 8405 0007 Impressão: Gráfica DominanteColaboradores: Gleiciane, Jussara Fernandes

Todos têm o direito de resposta e de opinar

Data base: Todo dia 15 de cada mês

Envio de matéria : até o dia 5 de cada mês

Ajude-nos a fazer um bom jornal.

“Descendentes de Pilatos sem água”

por * José Matias

Artigo

Naquela época, como hoje, os homens do poder tinham muito dinheiro e várias mulheres, como símbolo da fertilidade e da lu-xuria. Há relatos de que Salomão tinha 500 mulheres, e há quem ache isso correto. Naquele tempo, os poderosos tinham muitas mu-lheres, podiam ficar com a empregada e ter escravos, mas Ele, em sua infinita sabedoria, mudou de idéia. Hoje não pode mais. Mas o assunto não é esse.

Assim como Salomão, Pilatos também teve várias amantes e vários filhos que se espalharam pelo mundo, levando o seu inteli-gentíssimo gene: lavar as mãos na hora crucial, ou seja: “Vocês que não entendem nada, decidam!”. E todos passaram a deixar tudo nas mãos da maioria, criando um sistema chamado Democracia.

Esse sistema elege um para ser o culpado pela desordem social, ou para ser crucificado, literalmente. E, para isso, paga se bem.

Mas o prazer humano é às vezes mórbido. O teatro romano, que elegia alguém para ser atirado aos leões e alegrar as galeras, com a luta ferrenha pela vida, não saiu de dentro de nós: ainda que-remos ver alguém sofrendo e morrendo. Depois de martirizado, o entronizamos, colocando-o em um belo pedestal na praça, ou numa foto com belos dizeres: “Tiradentes, o mártir dos Inconfidentes”, “Joana Darc, a Santa Francesa”, “Martin Luter King, o libertador do negros”, “Osama Bin Laden, o filho querido de Alá, defensor contra o império ianque”, etc.

Com essa fraqueza democrática, o povo vota em qualquer um, e por diversos motivos, exceto o de governar corretamente. Em épocas passadas, quando a votação era por cédulas de papel, o povo elegeu o Macaco Tião, e um hipopótamo do Zoológico. Quem esses bichos iriam representar? Agora não podemos votar em bichos diferentes dos humanos, mas estão elegendo pessoas que não sabem governar e não têm visão do futuro.

Essas são as grandes decisões que unem o país, mas nos esquecemos das pequenas coisas que estão acontecendo ao redor de nossas casas, e que em breve estarão dentro delas. Ficamos in-dignados com o que está acontecendo, porém, por não confiamos plenamente nas instituições detentoras do poder, nos calamos e nos recolhemos à nossa insignificância diante dos fatos.

Os mais céticos põem nas mãos de Deus e esperam uma providência divina, sem se manifestarem. Isso equivale ao mesmo que Pilatos fez, lavando as mãos e deixando o barco rolar para ver o que vai dar. Hoje fazemos o mesmo, sabendo que pagaremos tão caro quanto o outro que está pagando agora.

O silêncio social não é entendido pelas autoridades, já en-fraquecidas pelas leis, ou pelo jogo do poder e suas regalias. O silêncio social é um suicídio coletivo diante do perigo – é o ato do escorpião. Mas quem vai entender isso? E como resolver, se muitos estão calados e/ou tentando tirar proveitos do caos que se aproxima, ou apenas lutam para salvar a própria pele?

Essa é a tempestade que irá arrastar a maioria, mas o gene de Pilatos sobreviverá. Estão todos lavando as mãos, e não haverá água suficiente para todos. Nem sabão.

Saúde Ficção

Programa Vale Mais Saúde-Novartis no BiocellO Vale Mais Saúde (VMS) é um

programa de adesão ao trata-mento, desenhado especificamente para pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e asma. Presente em mais de 1.250 cidades brasileiras, ele pode ser usado por qualquer pessoa que tenha recebido uma prescrição de um produto Novartis, participante do programa. O VMS já beneficiou mais de 1,5 milhão de pessoas, através de uma rede de 8 mil farmácias cadastra-das no país.

Criado em 2004, o programa Vale Mais Saúde tem como objetivo auxi-liar pacientes com doenças crônicas a seguir as recomendações médicas relacionadas ao tratamento medica-mentoso, e às melhorias na dieta e no estilo de vida. O programa atinge este objetivo atuando em duas fren-tes: (1) envio de informações e (2) fornecimento de descontos em medi-camentos. O VMS provê:

1. Informações sobre a doença - materiais educativos sobre a do-ença, fatores de risco, prevenção e controle. - Hábitos de vida saudáveis – dicas de alimentação, acompanha-mento nutricional, comportamento e atividade física.

2.Desconto em medicamentos - Diferentes estudos mostram a im-portância do desconto para a adesão ao tratamento medicamentoso que contribui para maiores níveis de ade-são, por mais tempo.

A adesão ao tratamento é um fa-tor importante para o gerenciamento

de doenças crônicas. Programas de adesão ao tratamento, como o VMS, podem aumentar a motivação dos pacientes a seguir as orientações mé-dicas, contribuindo para o sucesso da terapia e a melhoria da qualidade de vida e bem-estar do paciente.

Dessa forma, o paciente passa a ter à sua disposição uma ferramenta útil para auxiliá-lo no gerenciamento da sua doença.

Em cinco anos de existência, o VMS já possibilitou a 61 mil médi-cos melhorar a adesão ao tratamento de 1,5 milhão de pacientes, presentes em 900 cidades brasileiras, e conta com uma rede de mais de 8.000 far-mácias credenciadas.

A Farmácia Biocell de Engenhei-ro Caldas faz parte desses 8 mil esta-belecimentos credenciados a usar o Carão Novartis, oferecendo descon-tos especiais ao usuários de medica-mentos contínuos.

Para melhores informações so-bre o Programa Vale Mais Saúde vá até a Farmácia Biocell e informe-se. Vale a pena.

Page 3: Caldense 153

3Outubro/2010

Obrigado

Roubo na igreja da Reta do Onça

Ônibus bate em outro na BR-386

Motociclista morre esmagado por uma carreta na BR-116

Agentes Comunitários de Defesa Social também vão atuar no município de Sobrália

O ônibus da Categoria Turismo, de Governa-

dor Valadares, voltava de Belo Horizonte quando foi atingido na traseira, por um outro ôni-bus, da empresa Gontijo.

O motorista parou na cidade de João Moleva-de, para fazer o boletim de ocorrência com a Polícia Rodoviária Federal. Entre os 40 passageiros que vi-nham das compras em Belo Horizonte estava Adessandra Jordão, de Engenheiro Caldas, que não sofreu

nenhuma lesão. Para ela, foi só susto.

“O acidente foi de pequeno porte, e por muita perícia do moto-rista não aconteceu o pior”, disse Adessan-dra. O impacto só que-brou a vidraça traseira, dando um enorme susto nos passageiros.

O acidente aconteceu próximo a João Moleva-

de, por volta das 4 horas da madrugada. Não houve vítimas.

Adessandra estava no ônibus

Um grave acidente de trânsito deixou mais uma vítima fa-

tal, no último dia .... Ele aconteceu num trecho da BR-116 entre as ci-dades de Alpercata e Engenheiro Caldas, a 25 quilômetros de Vala-dares, onde o tráfego ficou prejudi-cado por mais de uma hora.

O motociclista Delclese Gomes Neves, de 23 anos, seguia na direção de Valadares e bateu contra uma carreta que vinha em sentido con-trário, quando tentava cortar uma ambulância, num local de ultra-

passagem proibida. Ele morreu na hora e teve o seu corpo esmagado pela carreta, que seguia no sentido Alpercata-Engenheiro Caldas. Seu corpo foi arrastado por uma exten-são de 60 metros.

O motorista José Luiz Vilela Ro-drigues, que conduzia a carreta, plac-as DTB-7009 e CHR-0654, ambas de São Paulo, disse que o motociclista entrou de repente na sua pista, para ultrapassar a ambulância, e não ele pôde fazer nada. Apesar de ter freado a carreta, a batida foi inevitável.

A Polícia Militar/MG realizou o curso de Agentes Comunitários

de Defesa Social em Sobrália, nos dias 25 e 26 de setembro, como vem fazendo em todas as cidades abrangidas pelo 43º Batalhão da Polícia Militar, situado em Governador Valadares.

São convidadas pessoas de destaque social para que contribuam para ame-nizar e até evitar o aumento da crimi-

nalidade, buscando a harmonia e a paz familiar e social. Esse é um trabalho de conscientização do papel do cidadão na construção de uma sociedade mais justa e sem violência.

Nesse curso, participaram o prefei-to de Sobrália, Timbal, e seu vice, João Cazassa, bem como secretários, verea-dores e representantes da sociedade ci-vil sobralense.

Ladrões entraram na Igreja Sa-grado Coração de Jesus, na Reta

do Onça, distrito de Tarumirim, próxi-mo a Engenheiro Caldas. A ação dos meliantes aconteceu na madrugada do dia 30 de setembro. Eles entraram pelo telhado, destruindo o forro.

Conforme informou a coordenado-ra da igreja, Lúcia de Moura, ela foi comunicada por crianças, que viram a janela aberta e o teto quebrado. Ao chegar ao local, constatou que alguém havia entrado na igreja, e comunicou o

fato à polícia de Tarumirim, mas quem apareceu por lá foram os policias de Engenheiro Caldas, que pertencem à mesma Companhia.

“Desta vez”, diz Lúcia, “os ladrões não levaram nada. Mas no ano 2008, eles ladrões entraram na igreja e leva-ram vários aparelhos de som e instru-mentos musicais, que nunca foram re-cuperados”.

A maior preocupação foi com o sacrário recém-adquirido pela comunidade. Mas ele foi apenas mexido, pois não o levaram.

Page 4: Caldense 153

4 Outubro/2010

Obrigado

Disk Remédio: 3234 1326Engenheiro Caldas - Centro

Perfumaria e MedicamentosLider em atendimento, qualidade e preços baixos

EntrEgamos Em qualquEr

cidadE da rEgião

CERÂMICA PORTELATodos os tipos de Tijolos

Fone: (33) 3234-1115 - FAX: 3234-1190Córrego das Pedras, s/n - Engenheiro Caldas/MG

Proerd de Tarumirim diploma 360 crianças No dia 18 de setembro, a Po-

lícia Militar /MG de Taru-mirim realizou a entrega de diploma a 360 alunos formados pelo PRO-ERD- Programa Educacional de Re-sistência às Drogas e a Violência.

As aulas do programa são oferecidas aos alunos da primei-ra à quarta série do ensino funda-mental. Elas são ministradas por policiais capacitados com técni-cas de ensino, e oferecem conhe-cimento básico para as crianças rejeitarem as ofertas de drogas e evitarem a violência entre com-panheiros.

Estiveram presente ao evento o prefeito de Tarumirim, Mirico, o presidente da Câmara, José Geral-do, o major Casotti, Cmte da 45ª Cia de Tarumirim, Cap. Everton, sargento Edinalter, policiais mili-tares, representantes de entidades civis e diretoras das escolas envol-vidas no projeto.

O Proerd é um programa de suma importância social. Ele é confiado a Polícia Militar de Mi-nas Gerais, para atender às co-munidades mineiras. Foi funda-do no Brasil em 1992 e tem sua origem no programa americano

DARE (Drug Abuse Restence Education)

Dare também pode ser traduzido como “atreva-se”.

Recentemente, a Polícia Mili-tar também formou mais de du-zentos alunos em Engenheiro Cal-das, num esforço para retirar as crianças da influência das drogas, e tudo indica está dando certo. Porém, corre uma notícia oficiosa de que o cabo Rocha, instrutor do Proerd da cidade, será transferido para Governador Valadares. Se isso ocorrer, a cidade vai perder um excelente profissional.

O prefeito Mirico esteve presente a festiva

Os mascotes do Proerd alegraram a criançadaPais e familiares participaram da diplomação que é sempre festiva

Page 5: Caldense 153

5Outubro/2010

Obrigado

A margem esquerda da BR-116 foi roçada com o fogo e a erosão é visível ( Saída da cidade)

Morador que cuidava da área verde tentando apagar o fogo da árvore

Funcionários do DENIT atirando o entulho da obra no jardim plantado por Marlete.O meio ambiente em Engenheiro Caldas e a beleza da cidade não tem a quem recorrer

Funcionárias da limpeza pública ateando fogo em vários montes de folhas

Fogo na única área verde da cidadeNo dia 23 de setembro, na

parte da manhã, funcio-nários da prefeitura atearam fogo na única área verde da cidade, no local onde estão as árvores na beira da BR-116, no períme-tro urbano. O encarregado não estava no local para responder pelo ato. Funcionários, que não se identificaram, disseram que foram os funcionários do Dnit, que trabalhavam restaurando a entrada da cidade, atirando o en-tulho no jardim da casa ao lado, destruindo o que já está pronto.

Dias depois, o funcionário en-carregado ameaçou abrir um pro-cesso contra o jornalista José Ma-tias, que fotografou e gritou para as funcionárias da limpeza não atearem fogo na área.

Disse ainda que o jornalista teria que arcar com as conse-qüências, caso colocasse as fo-tos no jornal.

Um morador da rua, que vem cuidando da área ver-de, tentou em vão apagar o fogo com latas de água, en-quanto outros apenas obser-

vavam, sem nada dizer. As áreas de encostas, ou

morros, assim como margens de rios, ou de estradas, não po-dem ser desmatadas. Sem a co-bertura vegetal que protege o solo contra erosão, pode acon-tecer deslizamentos de terra. Porém a Prefeitura de Enge-nheiro Caldas desconhece esse e qualquer outro meio de pro-teger a natureza.

A prefeitura é o órgão des-tinado a zelar pelo bem pú-blico, isto é, o bem comum,

as praças, os rios, as áreas verdes, as árvores. Tudo isso são bens de todos e o prefei-to é pago para zelar por essas áreas, para fazê-las ficar mais bonitas, e não para destruí-las, como vem fazendo.

O Rio das Pedras é um es-goto a céu aberto e se encontra muito lixo em suas margens.

O meio ambiente em Enge-nheiro Caldas só é bonito no desfile de Sete de Setembro e nos elogios do locutor da pre-feitura, infelizmente.

Page 6: Caldense 153

6 Outubro/2010

Obrigado

Farmácia de Manipulação

Av. Pe. João Pina do Amaral, 271 - Centro Engenheiro Caldas

PaPelaria TaliTa Materiais escolares em geral

Revistas - Informática - Perfumarias - Presentes - Brinquedos

tele-mensagem: (33) 3234-4080Compartilhando momentos felizes com você!

Av. Padre João Pina do Amaral, 70 - Eng. Caldas/MG

Fone: (33) 3234-1531

Galera caldense em festa e seus titi titi titi

Andréia, Fernando, J. Marcelino, Danilo e Bráulio

Muita gente bonita apareceu por lá. Vê se você está entre elas? Élcio e Paula curtiram a boa música

Cleonice, Sgt. Divino Clementino e Marcus

Gié, Rogerinho e Gisseliene - pertinhos de Bagdá

Até a Aurélia está nessa turma

Vicente (Pref. F. T.) e a Primeira Dama Sônia

Gabriela, Ricardo e Eliezer Grossi

Foram servidos coquetéis finos

No Coquetel de lançamento da mega festa de Fernandes Tou-

rinho, realizada nos dias 17,18 e 19 de setembro, vários caldenses prestigia-ram o evento e se procuram nas páginas do jornal e não si encontraram, recla-maram com o jornalista.

O prefeito de Fernandes Tourinho, Vicente Germano, agradeceu a presen-ça dos caldenses e dos visitantes de ou-tras cidades pelo sucesso da festa.

Veja alguns clicks dos caldenses.

O salão ficou lotado com os convidados

Page 7: Caldense 153

7Outubro/2010

Obrigado

Galera caldense em festa e seus titi titi titi

Ailton e Branca - O que é isso? Dois?

Edileila, Larissa, Edmirna, Kissila e Josmar - Eta mulherada bo..

Esse locutor (E) tem um vozerão

O Divino do Traíra tem muita gente bonita, Olha só!Manoel Fonseca e os amigos na maior...

A Galera “Teen” agitou e animou a festa - mais juntos! - feche a boca!

Essa foi a mais original das alas, catadores de lixo. Sem nenhum protesto.

Olha quem estava lá? - Só gente bonita! - “ Será que vai dá prá eu sair? “ vai - Não precisa fazer bico.

Page 8: Caldense 153

8 Outubro/2010

Obrigado

câmara municipal de engenheiro caldas

InForMATIvo Do LEGIsLATIvo

Rua Joaquim Manoel Ribeiro, 28 - 1ª andar - CEP:35130-000 - Fone: (33) 3234 1103

A Câmara Municipal de Engenheiro Caldas é a casa do povo, onde são discutidos os problemas sociais, e lá se buscam as so-luções.

Esse ato livre reforça a democracia e promove a segurança.Participe!

Brasileiros voltam às urnas no próximodia 31, para eleger presidente e governadores

Editorial Opinião Regional Ltda Engenheiro Caldas- MG

disk-Pizza 3234 4086

Rua Duque de Caxias, 34 - Centro

PizzarazziPizzas - Massas Italianas Aperitivos e Coquetéis

Pizzaria e Restaurante

8411 1567

A Câmara Municipal de Engenheiro Caldas, realizou no dia 07 de outubro de 2010 às 19h00min, a 7ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa para a deliberação das matérias constantes na ordem do dia, são elas:

Projeto de Lei nº. 21/2010 – DISPÕE SOBRE O EMPLACA-MENTO OBRIGATÓRIO DE BICICLETAS NO ÂMBITO DO MU-NICÍPIO DE ENGENHEIRO CALDAS, EM OBSERVÂNCIA ÀS LEIS DE TRÂNSITO NACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊN-CIAS; Projeto de Lei nº. 28/2010 – DÁ DENOMINAÇÃO ÀS FU-TURAS INSTALAÇÕES DO CONJUNTO HABITACIONAL DO DISTRITO DE SÃO JOSÉ DO ACÁCIO, “CONJUNTO HABITA-CIONAL MARIA DELFINA DE OLIVEIRA; Projeto de Lei nº. 29/2010 – DÁ DENOMINAÇÃO ÀS FU-TURAS INSTALAÇÕES DO PRÉDIO PÚBLICO QUE ABRIGA-RÁ O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMILIA DO DISTRITO DE SÃO JOSÉ DO ACÁCIO, “PSF JANDIR VIEIRA DE SOUZA”; Projeto de Lei nº. 30/2010 – DÁ DENOMINAÇÃO À QUA-DRA POLIESPORTIVA NO DISTRITO DE DIVINO DO TRAIRA, “QUADRA POLIESPORTIVA WALTER JOSÉ SALES”; Projeto de Lei nº. 31/2010 – DA DENOMINAÇÃO A LOGRA-DOURO PÚBLICO NO DISTRITO DE DIVINO DO TRAÍRA; Projeto de Lei nº. 32/2010 – DÁ DENOMINAÇÃO ÀS FU-TURAS INSTALAÇÕES DO PRÉDIO PÚBLICO QUE ABRIGA-RÁ A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE APOIO DO DISTRITO DE DIVINO DO TRAÍRA, “UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE APOIO JOSÉ GUILHERME” ; Requerimento nº. 13/2010 – requer que sejam uniformizados os trabalhadores Garis da Prefeitura Municipal. Requerimento nº. 15/2010 – requer que sejam retirados os tam-bores de lixo domiciliares da sede do município; Requerimento nº. 16/2010 – requer que sejam feitos estudos quando ao trânsito no Beco Belarmino Freire.

Na oportunidade, esteve presente o Dr. Célio Rodrigues de Souza, para receber Moção Póstuma de Aplausos e Congra-tulações ao Exmo Sr. Wander Rodrigues de Souza, pelos serviços prestados à Comunidade de Engenheiro Caldas.

Eleição 2010

As eleições deste ano ainda não terminaram. No próximo dia

31, todos os brasileiros aptos a vo-tar devem comparecer novamente às suas seções eleitorais, para escolher o próximo presidente da República, e também governadores de estados em que a eleição não foi definida no primeiro turno. Os candidatos a pres-idente são a petista Dilma Roussef e o ex-governador de São Paulo, José Serra, do PSDB. Até o fechamento desta edição, a candidata Dilma es-tava à frente de José Serra, porém sua campanha estava em declínio na intenção de votos. Dois principais

fatores desencadearam o processo de declínio da candidatura petista: o es-cândalo envolvendo e ministra chefe da Casa Civil Erenice Guerra, e a questão da liberalização do aborto anteriormente defendida por Dilma, que agora nega essa isso.

Além da escolha do presidente da República, em oito estados brasileiros e no Distrito Federal também haverá votação no segundo turno, para a es-colha dos governadores que vão as-sumir o cargo no ano que vem. São eles: o Distrito Federal, e os estados de Goiás, Paraíba, Piauí, Rondônia, Pará, Roraima, Alagoas e Amapá.

José Serra PSDB Dilma Russef - PT

A liberdade da democracia é uma luta constante.Por isso, cada um deve fazer sua parte, reclamando.

Isso é mínimo que você pode fazer para melhorar!

Page 9: Caldense 153

9Outubro/2010

Obrigado

Organizadoras : Carol, Celeste e Aparecida

Dia das Crianças foi comemorado com festaO dia 12 de outubro é o Dia

das Crianças e o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa senho-ra Aparecida. Nessa data, os fiéis soltam muitos foguetes e há muita movimentação em romarias para as cidades de turismo religioso.

Em Engenheiro Caldas, o Dia das Crianças é sempre lembrado pelos moradores, que compram presentes e os doam às crianças. A moradora da Rua 2, Vila Rainha, Celeste C. Santos, há 6 anos faz uma bela festa, com dis-tribuição de brinquedos, guloseimas e lanches para as crianças presentes.

No ano passado, além do palhaço que animava a criançada, ela se fan-tasiou de Mine,um personagem da Disney, e fez o maior sucesso entre a garotada. Neste ano só teve palhaços, mas a festa teve a mesma emoção.

A Creche Vovó Diolinda, da Vila Martins, também recolheu presen-

tes e doações para alegrar as suas crianças, e a comemoração da data foi um sucesso.

Outras pessoas fazem o mesmo tipo de festa. O vereador Careca também faz uma belíssima festa no campo da Vila, com distribuição de algodão doce, cachorro quente e muitas guloseimas.

O ato de dar alegria aos outros é muito saudável. Assim se criam os vínculos de confiança e amizade en-tre os membros da sociedade.

Foram distribuidos presentes, lanches e balas

Escolinha e Guarda- Mirim foram à praia

No dia 12 de outubro, dia das Crianças, a Escolinha de Fu-

tebol e a Guarda Mirim lotaram dois ônibus e foram para a o litoral capi-xaba, muitos foram pela primeira vez conhecer o mar.

O evento está sendo organizado há muito tempo pelo treinador das crian-

ças, Sgt. Divino Clementino e Sgt. Altair Dutra e seus assistentes.

Os dois ônibus saíram da Praça Tiradentes às 22 horas sob os cuida-dos de vários pais de alunos e Guar-da - Mirins, rumo a uma grande aventura. O retorno estava marcado para domingo, dia.

Rainha da Primavera no Divino do Traíra

No dia 9 de outubro, os

membros da pas-toral da Igreja do Divino do Traíra fizeram uma be-líssima festa para eleger a Rainha da Primavera.

A programação deste ano contou com a presença do cantor sertanejo Jo-simar, com a apre-sentação do grupo teatral Caldense, sob a direção de José Antônio, mais a participação

do grupo Clave de Sol, dirigido por Vandelson, e do desfile da Rainha da Primavera, além das barracas com comidas típicas.

O evento teve como objetivo principal an-gariar dinheiro para as obras da Igreja Católica e alegrar as pessoas do local e os visitantes. A festa acontece todo ano, sendo um sucesso de pú-blico e de organização.

A Rainha Primavera eleita foi a bela Scarlett Evelyn, 16 anos.

Scarlett Evelyn, 16 anos

Page 10: Caldense 153

10 Outubro/2010

Obrigado

Quando a empresa de publicidade estava

fazendo as placas indicativas das ruas de Engenheiro Caldas cometeram vários desleixos. Al-guns já foram ditos em edições anteriores, entre elas estão: Pla-cas mal feitas, fincadas em terra solta, e sem nomes. O descaso com dinheiro público chegou a ponto de se ver uma rua fazer esquina com ela mesma. Av. I com Av. I .

Isso tá certo?

Pescadores de doenças

Rua de Fernandes Tourinho está sem receber água

Congresso Educacional InclusivoDireito à diversidade

Curso de legislação e direção veicular Aulas em Multimídia, aprovadas pelo Detran/MG Novo material didático, incluindo DVD com todas as aulas ministradas do curso

Sala climatizada, Simulador veicular eStático

TIJOLOS 9X19X29 - 14X19X29 - 9X19X29Tijolos feiTos com o maisalTo padrão de qualidade

(33) 3234-1140

CerâmiCa Fernandez

BR-116, km 459 - Engenheiro Caldas

Professores e coor-denadores de esco-

las municipais do médio Rio Doce participaram do Curso de Formação de Dirigentes e Educação Inclusiva, do dia 27/09 a 1/10, no salão de con-venções do Hotel Pedra Negra, em Governador Valadares.

Os municípios de En-genheiro Caldas, Fernan-des Tourinho, Sobrália e Tarumirim e outras cida-des da região enviaram re-presentantes para cumprir uma jornada de palestras diárias, duran-te todo o dia com profissionais da área.

O encontro, organizado pelo CRA-EDI, (Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva) com apoio do MEC, contou com um grupo de profis-sionais das áreas de psicologia, psiquia-tria, terapeutas, fonoaudiólogas e outros profissionais da área educacional.

O objetivo do Congresso é apresen-tar a necessidade da inclusão educa-

cional aos portadores de necessidades especiais, dando-lhes o direito à diver-sidade, e incentivando as autoridades municipais a criar Centros de Referên-cias que apóiem as crianças com essas necessidades.

O prefeito de Fernandes Tourinho, Vicente de Paulo Germano, por tele-fone, disse que é de grande interes-se do município incentivar qualquer tipo de inclusão que seja para o bem da comunidade.

O carro-pipa da Copasa está recolhendo água em Engen-

heiro Caldas para abastecer Fernandes Tourinho, conforme informou um fun-cionário, que não quis se identificar. O problema é só na Rua Nova, onde a água não consegue chegar. Porém, com essa seca prolongada, o problema tende a se agravar, se não chover.

O Rio das Pedras está com o seu menor nível, e por ele ainda corre o es-goto da cidade, mesmo sendo a fonte de onde é extraída a água para abastecer a cidade. A Copasa ainda não deu sinais

de falta de água, mas a população, que esbanja água lavando calçadas, deve ficar atenta, pois o problema é sério, e com o baixo nível dos rios a próxima cidade onde poderá faltar água será En-genheiro Caldas.

Na eleição passada foi distribuído um panfleto mostrando a liberação da verba para a construção de um aquedu-to, para trazer água do Rio Doce para abastecer a cidade. Mas, pelo visto, essa idéia ficou só no papel e a água será alvo de outras promessas futuras.

Uma senhora busca seu alimento pes-

cando no Rio das Pedras que é na verdade um es-goto a céu aberto. Nessa foto, a água parece 20 cm por que choveu no dia, mas logo acima dela, há uma tubulação despejando todo o esgoto do bairro Vila Martins. Ela entra na água e nem sabe que pode se contaminar e se comer do peixe também. O rio é um esgoto e é preciso receber tratamento

Vânia, Ester, Elaine e Sandra participaram do curso

Dinheiro público jogado no lixo

Page 11: Caldense 153

11Outubro/2010

Obrigado

12º Enduro do tijolo anima a cidadeO Clube Pó e Barro de motoqueiros

de Engenheiro Caldas realizou, no dia 26 de setembro, o 12º Enduro do Tijolo, valendo como a 6ª etapa da Copa dos Vales.

A largada aconteceu às 10 h da manhã, em frente à Praça Tiradentes, e contou com vários motociclistas da região.O primeiro lugar, na categoria Master, foi para Marce-lo Duarte, de Cel. Fabriciano. Os pilotos de Tarumirim, na Categoria Estreante, se clas-sificaram todos. O único representante de Engenheiro Caldas, Tito Jacó, ficou em 5º lugar, também na Categoria Estreante.

A prova teve dois lugares de difícil acesso. O primeiro foi o morro do Joel Fernandes que deu trabalho para os pilotos subirem e até descer. O segundo foi a velha pedreira do Cruzeiro que já esta fácil para os pilotos, mas dá medo nos novatos.A ga-lera jovem prestigiou o evento e foi para os morros prestigiar os capotes e a poeira deixada pelos pilotos.Os pilotos caldenses, Dinin, Fernando, Américo, Benito partici-param somente da organização, porém fi-zeram os mesmos percursos e receberam a pontuação das provas anteriores

O pilto Juninho Gatto 3E participou só na fiscalização

Maguinho desceu a pé e fez poeira A familia Portela sempre apoiando o esporte

Cada um de Tarumirim levou um troféu

Belas garotas sobiram a Serra para ver os pilotos

Fernando ( E) organizador e familiares

Os pilotos , Gideoni ,Américo, Dinin Portela

Antônio Marcus 2º , Marcelo Duarte 1º lugar

Page 12: Caldense 153

12 Outubro/2010

Obrigado

CórrEGo DAs PEDrAs, s/n - EnGEnhEIro CALDAs - F.: (33) 3234-1147

LAMINATEXC E R Â M I C A

de alta qualidade

VOCê EnCOnTRA nAs MELhOREs LOJAs DE MATERiAis DE COnsTRuçãO

Blocos de cimento 010 - 020 - 030 - Bloquetes p/ calçamento e meio-fio

LAMINATEX

Kewlly Felício Oliveira 13Jussara Fontes de Miranda 14Lucimar Soares Barroso 14Jesus Coelho de Sales 15Penha Teodoro de Oliveira 16Denílson Felício Candido 17Alciomara Jordão de Carvalho 17Juliana Reginalda de Matos 18Juliene Reginalda de Matos 18Francisco Moreira Louzada 20Juslei Elias Domingos 20Henrique Fontes Goulart 21Ilta Leal de Sales 21Luzdivina de Barros 21Nadir Souza de Paula 22Wambaster Oliveira Gonçalves 22Thaylerson Rodrigues Cruz 24José Pereira Goulart 26Cláudio Ferraz 26Samuel Dutra Junior 26Jorge de Carvalho 27Rita de Cássia A. de S. Lopes 29Isaura Pereira Barbosa 29Maria da Luz S. S. de Melo 30Sebastião Frederico Rosa 30Cleonice Miranda S. Veríssimo 31

Aceno Rosa de Oliveira 02 Millena Martins 02

Jesus Coelho de Sales Jr. 02Lívio Alves da Silva 03Luciano Antônio do Carmo 03Paloma Oliveira Gonçalves 03Terezinha de A. Moura Vicente 03Geraldo Blaine Barreto Machado 05Walquíria Agostinho 05Ronaldo Freire de Melo 07Eloísa Vieira Fraga 08Fabiano Lopes Vidal 09Ferrarine Martins Ferrarêz 09Maria Aparecida Damasceno 09Valdelene Brito Barbosa 09Alfredo Beltrame Lopes 10José Ricardo F. Alves 10Marilza Malta S. Martins 10Mônica Rodrigues C. Heringer 10Aligiane Jordão 10

Geraldo Magela Pinto 12Maria da Luz Ferreira ( Pipi) 12Maria Soares Cardoso Matias 12Maria Aparecida Dutra 13 Devair Domingos de Oliveira 13Imaculada Conceição de A. Nalon 13

Social

Samuel Dutra Junior completa mais um ano de vida no dia 26 de outubro. Felicidades.

Parabéns!

José Pereira Goulart come-mora seu dia aniversário no

26 de outubro. Parabéns!

Maria da Luz Ferreira (Pipi) completou mais uma

primavera no dia 12 de outubro. Parabéns!

Maria Soares Cardoso completou mais um ano de vida no dia 12 de outubro.

Felicidades.

Essa Gatinha é Majory Assis, filha de Cristina e Mateus.

Ela completa 5 anos no dia 28 de out. Parabéns!

Fernanda Pires de Oliveira completou 16 anos no dia 6 de out. Desejemo-la muitas

felicidades!

Rafaella Paula GonçalvesFilha de Aparecida e Paulo, ElaCompleta 15 anos no dia 11 de

outubro. Parabéns!

Maria Aparecida Dutra completa mais um ano

dia 13 de out. Parabéns!

A jovem Patrícia S. Gon-çalves aniversariou no

dia 21 de out.Parabéns

1- O que o advogado do frango foi fazer na delegacia?

2- Qual é a parte do carro que se origi-nou no Antigo

Egito? 3- Como se fala top-less em chinês? 4 - Você sabe qual a diferença entre a

lagoa e a padaria?

R- 1-Foi soltar a franga. 2- Os faraóis. 3- Xem-xu-tian. 4- Na lagoa há sapinho, e na padaria, assa

pão.

Charadas

O marido chega preocupado em casa e diz:– Meu bem, tenho um problema no

serviço.A esposa corrige o marido:–Não diga tenho um problema. Temos

um problema no serviço. Porque seus prob-lemas são meus também.

–Tá bem, Temos um problema no serviço. A nossa secretária vai ter um filho nosso.

Rir é um santo remédio

Mas ria com moderação.