CALHAS - FABRICAÇÃO

3
Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT -http://www.respostatecnica.org.br 1 RESPOSTA TÉCNICA Título Fabricação de calhas e rufos Resumo Informação sobre máquinas necessárias para fabricação calhas e rufos. Palavras-chave Alumínio; calandragem; fornecedor; máquina Assunto Produção de artefatos estampados de metal Demanda Maquinários específicos para fabricação de calhas e rufos e as exigências para a abertura de uma empresa. Solução apresentada Introdução: As calhas poderão ser em modelos e medidas específicas: Para fabricação de calhas e rufos de metal alumínio faz-se necessário o uso de chapas de alumínio. Para obter essas chapas é necessário trabalhar o alumínio pelo processo de calandragem. Calandragem O processo de calandragem consiste na alimentação das bobinas de alumínio entre dois cilindros de alimentação que o comprimem para a formação de um filme ou chapa de espessura desejada, obtida por meio da passagem posterior do composto pela abertura de uma seqüência de cilindros. A espessura do filme é controlada pela abertura dos rolos finais da calandra, e seu acabamento superficial é determinado pelo acabamento da superfície do último cilindro de passagem. O filme, após deixar a calandra, pode simplesmente ser embobinado ou cortado no tamanho desejado. A calandra A calandra compreende um arranjo de cilindros, também conhecidos por rolos, montados sobre blocos suportados por estruturas laterais equipadas com guias para os rolo se engrenagem de ajuste fino da abertura. Dependendo da tecnologia utilizada as calandras podem ter números diferentes de cilindros. Normalmente, a calandra tem quatro rolos de tamanhos distintos, que giram a velocidades ligeiramente diferentes para formar os filmes, chapas ou laminados.

description

Fabricação de calhas

Transcript of CALHAS - FABRICAÇÃO

Page 1: CALHAS - FABRICAÇÃO

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT -http://www.respostatecnica.org.br

1

RESPOSTA TÉCNICA

Título Fabricação de calhas e rufos Resumo Informação sobre máquinas necessárias para fabricação calhas e rufos. Palavras-chave Alumínio; calandragem; fornecedor; máquina Assunto Produção de artefatos estampados de metal Demanda Maquinários específicos para fabricação de calhas e rufos e as exigências para a abertura de uma empresa. Solução apresentada Introdução: As calhas poderão ser em modelos e medidas específicas:

Para fabricação de calhas e rufos de metal alumínio faz-se necessário o uso de chapas de alumínio. Para obter essas chapas é necessário trabalhar o alumínio pelo processo de calandragem. Calandragem O processo de calandragem consiste na alimentação das bobinas de alumínio entre dois cilindros de alimentação que o comprimem para a formação de um filme ou chapa de espessura desejada, obtida por meio da passagem posterior do composto pela abertura de uma seqüência de cilindros. A espessura do filme é controlada pela abertura dos rolos finais da calandra, e seu acabamento superficial é determinado pelo acabamento da superfície do último cilindro de passagem. O filme, após deixar a calandra, pode simplesmente ser embobinado ou cortado no tamanho desejado. A calandra A calandra compreende um arranjo de cilindros, também conhecidos por rolos, montados sobre blocos suportados por estruturas laterais equipadas com guias para os rolo se engrenagem de ajuste fino da abertura. Dependendo da tecnologia utilizada as calandras podem ter números diferentes de cilindros. Normalmente, a calandra tem quatro rolos de tamanhos distintos, que giram a velocidades ligeiramente diferentes para formar os filmes, chapas ou laminados.

Page 2: CALHAS - FABRICAÇÃO

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT -http://www.respostatecnica.org.br

2

O processo de calandragem Uma vez que a bobina de alumínio é alimentada na calandra, a função desta é conformá-lo na forma de um laminado de espessura uniforme e definida. A conformação é obtida gradualmente pela passagem consecutiva por diversas aberturas entre rolos. Duas condições de operação atuam na passagem do material pelos rolos, determinando assim seu caminho: a aderência do composto à superfície dos rolos e o diferencial de velocidades entre rolos na abertura. Corte de aparas As bordas do laminado são aparadas para eliminar as desigualdades que normalmente surgem na calandragem. O corte é normalmente feito no final da linha de calandragem. Embobinamento A grande maioria dos laminados calandrados é embobinada em rolos para subseqüente armazenamento, manuseio em operações de pós-calandragem como impressão e laminação, ou ainda para transporte. O laminado pode ocasionalmente ser cortado longitudinalmente (refilado) em linha antes do embobinamento, quando larguras menores são desejadas. O arranjo mais comum de uma unidade de embobinamento consiste em um tubo central, de madeira ou papelão, montado em um mandril sincronizado com a velocidade de produção, de forma a evitar a introdução de tensões no laminado. Depois de obtidas as chapas, e cortadas segundo a necessidade do empreendedor, as chapas vão para a máquina curvadeira que as converterá em calhas e ou rufos.

Viradeira hidráulica Conclusões e recomendações Para fabricar calhas e rufos serão necessários calandras, serras de alumínio e curvadeiras segundo as necessidades do empreendedor. Para saber informações sobre as especificações dos maquinários sugere-se o acesso ao site da ABIMAQ - Associação Brasileira da Industria de Maquinas e Equipamentos. Disponível em: < http://www.abimaq.org.br > Acesso em 08 maio 2008 No portal do SBRT (http://www.respostatecnica.org.br) existem algumas respostas técnicas sobre o assunto. Para acessar coloque as palavras-chave: calandra; alumínio e clique em buscar. Fontes consultadas

Page 3: CALHAS - FABRICAÇÃO

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT -http://www.respostatecnica.org.br

3

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS. Disponível em: <http://www.abimaq.org.br > Acesso em: 08 maio 2008 SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS. Banco de respostas. Disponível em: <http://www.respostatecnica.org.br> Acesso em: 08 maio 2008. Elaborado por Fábio Barbosa Venâncio Nome da Instituição respondente USP/DT (Agência USP de Inovação / Disque-Tecnologia) Data de finalização 08 maio 2008