Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o...

17

Transcript of Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o...

Page 1: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.
Page 2: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

Calma, não se trata de nenhuma alface com perna-de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos (animais e vegetais) por indivíduos ou empresas que se acham no direito de ter o controle exclusivo sobre esses bens da natureza.

QUÊÊ ???

Page 3: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

O problema da biopirataria é que as pessoas e empresas que se apoderam dos animais, plantas, sementes, flores, frutos e tudo o mais criam uma patente para elas, sobre esses bens naturais. Assim, o nome "cupuaçu", por exemplo, vira uma marca e não pode ser usado por outras pessoas, e o mesmo acontece com as técnicas tradicionais.

...

Page 4: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.
Page 5: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.
Page 6: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

Quando não é natural, a chuva ácida é provocada principalmente por fábricas e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo

Page 7: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.
Page 8: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

Lagos:

Antes; Depois;       

•podem ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida.        

Page 9: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

Desmatamento:

Antes; Depois;

A chuva ácida faz clareiras, matando duas ou três árvores. Essas reações podem destruir florestas.A chuva ácida afeta também as plantações.

Page 10: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

SAÚDE:

A chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.

Page 11: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

Como evitar a Chuva Ácida:

-Conservar energia-Transporte coletivo-Utilização do metrô-Utilizar fontes de energia menos poluentes-Purificação dos escapamentos dos veículos-Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre

Page 12: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

A água é um mineral. Bastante abundante em nosso planeta, ele é raro no sistema solar e no universo conhecido.

É condição essencial para a existência da vida.

Ela é também um importante insumo dos mais variados processos produtivos. A água representa sempre mais da metade da composição dos viventes.

Ao contrário de outros minerais, como a areia, as pedras, o ferro e o petróleo, a água está tão associada à vida que é comum a expressão "águas vivas".

Sem água, não pode haver vida. Como a certeza da morte, os humanos esquecem disso com freqüência.

Page 13: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

AROEIRA "Schinus Terebinthifolius" 

Balsâmico e adstringente empregada nas doenças de vias

urinárias, como cistite. Nas bronquites, gripes e resfriados, combate a febre e secreções.

ALHO "Allium sativum"  Poderoso depurativo do sangue, é expectorante, anti-séptico pulmonar, antiinflamatório, antibacteriano, tônico, vermífugo, hipoglicemiante, antiplaquetártio, antioxidante, diminui o colesterol e a viscosi-dade sanguínea. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes.

Page 14: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

NÓZ MOSCADA "Myristica fragans"  Digestiva e anti-reumática,

muito utilizada contra pressão alta.

SETE SANGRIAS "Cuphea ingrata" Tem efeito sedativo do sistema nervoso central . É

indicado no tratamento da arteriosclerose, hipertensão e palpitações no coração. Não é

aconselhado uso para crianças.

Page 15: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

Remédios

Um dos produtos, o digestivo Q-assia®, começou a ser comercializado em março de 2004. O princípio ativo do produto deriva da árvore nativa quássia (Quassia amara). O amargor intenso da casca do tronco dessa árvore sugere a potência de seus componentes químicos.

Os outros três produtos – Encigel®, CS® e Estilo® – também registrados no Ministério da Saúde, estarão à venda para os consumidores ainda este ano.

Page 16: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.
Page 17: Calma, não se trata de nenhuma alface com perna- de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos biológicos.

Escrevemos esta carta com a finalidade de prestar nossa solidariedade

as pessoas carentes da Amazônia. Pois muitas pessoas sofrem com isso.

Crianças estão morrendo desnutridas, porque a Amazônia está perdendo

suas riquezas, principalmente com o desmatamento que está atingindo

toda a sua população, tirando todas as chances do povo de trabalhar e

conseguir sustentar sua família.

A Amazônia hoje sofre com muitos problemas ocasionados pelo homem,

como o desmatamento, as queimadas, a biopirataria e etc ...

Isso tudo ocasionou hoje um grande problema o aquecimento global.

E por todos esses problemas temos que ter consciência de que tudo o que

ocorre na Amazônia pode vira um grande problema para o mundo.

Atenciosamente alunos do CENSA.