Camada de ozônio e tal

8
Integrantes do Grupo Fernanda Rohen Jéssica Tavares Kleisson Costa Larissa Neves Matheus Massapust Rayssa Santos CAMADA DE OZÔNIO

Transcript of Camada de ozônio e tal

Integrantes do GrupoFernanda RohenJéssica TavaresKleisson CostaLarissa NevesMatheus MassapustRayssa Santos

CAMADA DE OZÔNIO

A Camada de OzônioA camada de ozônio, ozonosfera é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3) que fica na estratosfera, sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.

A Destruição da Camada de Ozônio

Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. Em 1977, cientistas britânicos detectaram pela primeira vez a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. Desde então, têm se acumulado registros de que a camada está se tornando mais fina em várias partes do mundo, especialmente nas regiões próximas do Pólo Sul e, recentemente, do Pólo Norte.

Diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. Em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado CLOROFLUORCABONOS, os CFCs.

O Buraco na Camada de Ozônio

Uma série de fatores climáticos faz da estratosfera sobre a Antártida uma região especialmente suscetível à destruição do ozônio. Toda primavera, no Hemisfério Sul, aparece um buraco na camada de ozônio sobre o continente. Os cientistas observaram que o buraco vem crescendo e que seus efeitos têm se tornado mais evidentes. Médicos da região têm relatado uma ocorrência anormal de pessoas com alergias e problemas de pele e visão.

Protocolo de Montreal

O Protocolo de Montreal foi um tratado feito internacionalmente, com o objetivo de fazer os países se comprometerem a acabar e substituir o uso do CFCs e de outras substâncias que contribuem para a destruição da camada de ozônio.

Fenomenos GeradosAlém da destruição da camada de ozônio, os gases poluentes tem ocasionado muitos outros fenômenos, conheça um pouco de cada um: Efeito Estufa - O efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a vida no planeta, pois o mantém aquecido.

Chuva Ácida - Toda chuva é ácida, o que muda é apenas o nível de acidez de cada uma. As famosas “chuvas ácidas” apresentam pH entre 5,6 e 5,7, valores abaixo da chuva “normal”, que tem pH7.

Ilhas de Calor - A ilha de calor é um fenômeno climático caracterizado pela temperatura mais elevada nos centros urbanos, do que nas regiões periféricas. 

Problemas que podem causarApesar de a camada de ozônio absorver a maior parte da radiação ultravioleta, uma pequena porção atinge a superfície da Terra. É essa radiação que acaba provocando o câncer de pele, que mata milhares de pessoas por ano em todo o mundo. A radiação ultravioleta afeta também o sistema imunológico, minando a resistência humana a doenças como herpes.

Fontes Usadas na Apresentação

http://www.brasilescola.com/geografia/camada-de-ozonio.htm http://camada-de-ozonio.info/ http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/

Imagens e Fotografias http://2.bp.blogspot.com/X2bdlxOn9kU/TwWjXNGIlYI/AAAAAAAACLk/j7ANeD9feiY/s1600/coceira+2.jpg http://utechpu.com.br/wp-content/uploads/2014/01/Figura-12.jpg http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRWUUf8Z3j82kBKJTLHtD3krIQ9z6SxQbC4VDHO4aQ83biPRNUh