Caminhemos para a Páscoa · 2019. 3. 11. · Caminhemos para a Páscoa Olhando para a Páscoa de...

4
BOLETIM INFORMATIVO DAS PARÓQUIAS DE GAULA E LOMBADA n.º 103 - 10 de março de 2019 - 1.ª semana da Quaresma - ano C Caminhemos para a Páscoa Olhando para a Páscoa de Jesus, o Homem novo, percebe- mos melhor a necessidade de tomar mais a sério a nossa vida de cristãos: olhando para a luz, percebemos as sombras que ainda habitam a nossa vida. A santidade que (como recordou recentemente o Papa Francisco) nos foi oferecida no batis- mo, deixámo-la tantas vezes de lado; esquecemos tantas vezes que somos cristãos! Tratámos mal a Deus, substituindo -O por pequenos deuses: o poder, o dinheiro, o prazer, a fa- ma. Tratámos mal o próximo, cada um julgando que é o cen- tro do mundo: esquecemos a dignidade do outro, aceitámos que viva na pobreza, que seja espezinhado; tratámo-lo como se fosse uma coisa e não uma pessoa. Tratámos mal até a nós próprios e à vida que Deus nos deu! A Quaresma é o tempo que nos é proposto em cada ano para uma profunda renovação na nossa vida de cristãos. So- mos convidados a rezar mais e melhor e a deixar que Deus seja o Único Senhor da nossa existência; a dar esmola e a olhar para o outro que necessita da nossa ajuda; a jejuar para mostrar que não queremos que a nossa vida esteja sujeita ao pecado. Para além destas três atitudes, proponho-vos que meditemos mais assidua- mente na palavra de Deus. Peço ainda que todos se confessem nesta Quaresma: que procurem um sacerdote, que reconheçam os seus pecados e que acolham o perdão de Deus. E peço aos sacerdotes que se disponham a escutar a confissão individual dos cristãos que os procurarem e a dar-lhes uma palavra de alento e o perdão de Deus. Na sua mensagem, o Papa Francisco diz-nos que a criação tem urgente necessidade que se revelem os filhos de Deus”: o mundo tem necessida- de que os cristãos sejam mais cristãos; cada um de nós tem necessidade de cris- tãos que sejam mais cristãos, que vivam como verdadeiros filhos de Deus. Como é habitual, a nossa diocese fará também este ano um gesto comunitário de renúncia. O dinheiro que oferecermos será para ajudar os nossos irmãos da Venezuela que passam necessidades. Nesta Quaresma, olhemos mais para Jesus. É a Ele que queremos seguir cada vez melhor. É como Ele que queremos ser. É nele que queremos viver. É a Ele que queremos mostrar cada vez mais claramen- te. Sempre. Não tenhamos medo da conversão que Ele nos propõe, que Ele nos pede. Convosco, com todos os cristãos desta diocese do Funchal, vamos fazer cami- nho até à Páscoa. Saúda-vos em Cristo o + Nuno, Bispo do Funchal 24 horas para o Senhor dias 29 e 30 de março início às 18:00h, na Igreja de Gaula e às 19:30h, na Capela de São Pedro.

Transcript of Caminhemos para a Páscoa · 2019. 3. 11. · Caminhemos para a Páscoa Olhando para a Páscoa de...

Page 1: Caminhemos para a Páscoa · 2019. 3. 11. · Caminhemos para a Páscoa Olhando para a Páscoa de Jesus, o Homem novo, percebe-mos melhor a necessidade de tomar mais a sério a nossa

BOLETIM INFORMATIVO DAS PARÓQUIAS DE GAULA E LOMBADA

n.º 103 - 10 de março de 2019 - 1.ª semana da Quaresma - ano C

Caminhemos para a Páscoa

Olhando para a Páscoa de Jesus, o Homem novo, percebe-mos melhor a necessidade de tomar mais a sério a nossa vida de cristãos: olhando para a luz, percebemos as sombras que ainda habitam a nossa vida. A santidade que (como recordou recentemente o Papa Francisco) nos foi oferecida no batis-mo, deixámo-la tantas vezes de lado; esquecemos tantas vezes que somos cristãos! Tratámos mal a Deus, substituindo-O por pequenos deuses: o poder, o dinheiro, o prazer, a fa-ma. Tratámos mal o próximo, cada um julgando que é o cen-tro do mundo: esquecemos a dignidade do outro, aceitámos que viva na pobreza, que seja espezinhado; tratámo-lo como se fosse uma coisa e não uma pessoa. Tratámos mal até a nós próprios e à vida que Deus nos deu!

A Quaresma é o tempo que nos é proposto em cada ano para uma profunda renovação na nossa vida de cristãos. So-mos convidados a rezar mais e melhor e a deixar que Deus seja o Único Senhor da nossa existência; a dar esmola e a olhar para o outro que necessita da nossa ajuda; a jejuar para mostrar que não queremos que a nossa vida esteja sujeita ao pecado.

Para além destas três atitudes, proponho-vos que meditemos mais assidua-mente na palavra de Deus. Peço ainda que todos se confessem nesta Quaresma: que procurem um sacerdote, que reconheçam os seus pecados e que acolham o perdão de Deus. E peço aos sacerdotes que se disponham a escutar a confissão individual dos cristãos que os procurarem e a dar-lhes uma palavra de alento e o perdão de Deus. Na sua mensagem, o Papa Francisco diz-nos que “a criação tem urgente necessidade que se revelem os filhos de Deus”: o mundo tem necessida-de que os cristãos sejam mais cristãos; cada um de nós tem necessidade de cris-tãos que sejam mais cristãos, que vivam como verdadeiros filhos de Deus.

Como é habitual, a nossa diocese fará também este ano um gesto comunitário de renúncia. O dinheiro que oferecermos será para ajudar os nossos irmãos da Venezuela que passam necessidades. Nesta Quaresma, olhemos mais para Jesus. É a Ele que queremos seguir cada vez melhor. É como Ele que queremos ser. É nele que queremos viver. É a Ele que queremos mostrar cada vez mais claramen-te. Sempre. Não tenhamos medo da conversão que Ele nos propõe, que Ele nos pede.

Convosco, com todos os cristãos desta diocese do Funchal, vamos fazer cami-nho até à Páscoa. Saúda-vos em Cristo o

+ Nuno, Bispo do Funchal

24 horas para o Senhor dias 29 e 30 de março

início às 18:00h, na Igreja de Gaula e às 19:30h, na Capela de São Pedro.

Page 2: Caminhemos para a Páscoa · 2019. 3. 11. · Caminhemos para a Páscoa Olhando para a Páscoa de Jesus, o Homem novo, percebe-mos melhor a necessidade de tomar mais a sério a nossa

2

1.º domingo da Quaresma

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas Lc 4, 1-13

Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo Diabo. Nesses dias não comeu nada e, passa-do esse tempo, sentiu fome. O Diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pe-dra que se transforme em pão». Jesus res-pondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’». O Diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-Lhe num instante todos os reinos da terra e disse-Lhe: «Eu Te darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu qui-ser. Se Te prostrares diante de mim, tudo será teu». Jesus respondeu-lhe: «Está es-

crito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’». En-tão o Diabo levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, atira-Te daqui abaixo, por-que está escrito: ‘Ele dará ordens aos seus Anjos a teu respeito, pa-ra que Te guardem’; e ainda: ‘Na palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra’». Jesus respondeu-lhe: «Está mandado: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». Então o Diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo.

Frente a frente estão, hoje, a lógica de Deus e a lógica dos homens.

A catequese que o Evangelho nos apresenta neste primeiro Domingo da Quaresma ensina que Jesus pautou cada uma das suas escolhas pe-la lógica de Deus. E nós, cristãos, seguidores de Jesus? É essa a nossa lógica, também?

Deixar-se conduzir pela tentação dos bens materiais, do acumular mais e mais, do olhar apenas para o seu próprio conforto e comodida-de, do fechar-se à partilha e às necessidades dos outros, é seguir o ca-minho de Jesus? Pagar salários de miséria aos operários e malbaratar fortunas em noitadas de jogo ou em coisas supérfluas (enquanto os irmãos, ao lado, gemem a sua miséria), é seguir o caminho de Jesus?

Dentro de cada pessoa, existe o impulso de dominar, de ter autori-dade, de prevalecer sobre os outros. Por isso – às vezes na Igreja – os pobres, os débeis, os humildes têm de suportar atitudes de prepotên-cia, de autoritarismo, de intolerância, de abuso. A catequese de hoje sugere que este “caminho” é diabólico e não tem nada a ver com o serviço simples e humilde que Jesus propôs nas suas palavras e nos seus gestos. Podemos, também, ceder à tentação de usar Deus ou os dons de Deus para brilhar, para dar espectáculo, para levar os outros a admirar-nos e a bater-nos palmas. A isto Jesus responde de forma de-terminada: não utilizarás Deus em proveito da tua vaidade e do teu êxito pessoal.

in www.dehonianos.org

Page 3: Caminhemos para a Páscoa · 2019. 3. 11. · Caminhemos para a Páscoa Olhando para a Páscoa de Jesus, o Homem novo, percebe-mos melhor a necessidade de tomar mais a sério a nossa

3

103 - Qual é a raiz mais profunda da solidariedade na fé?

Ninguém foi mais solidário do que Jesus. Ele é o endereço da solidariedade de Deus para com uma humanidade que a si mesma não se con-segue ajudar. O Fi-lho de Deus não Se

revela apenas solidário com toda a hu-manidade, Ele entrega mesmo a sua vida por ela. Esta entrega definitiva pe-los outros representa a forma mais ele-vada possível do amor e da solidarieda-de e deve tornar-se a medida do agir cristão.

D. Nuno Brás visitou o Externato São Francisco de Sales

D. Nuno Brás visitou na sexta-feira, dia 1 de março, o Externato de São Francisco de Sales, em Gaula. O bispo do Funchal cumpriu assim a promessa que fez no dia da sua che-gada à Madeira quando, ainda no aeroporto, tomou conhecimento de que as crianças que o aguardavam frequentavam aquele estabe-lecimento de ensino, gerido pelas irmãs da Apresentação de Maria.

“Eu tinha prometido às crianças que me foram acolher no aeroporto que iria visitar a

escola e pronto cá estou, a honrar a palavra”, disse ao nosso jornal D. Nuno Brás, para quem o facto da visita ter tido lugar numa sexta-feira de Carnaval tornou-a ainda mais especial e bem mais divertida.

Para além da interação com as crianças, e da “entrevista” que deu a um grupo de alunas do 4º ano com “queda para o jornalismo”, esta visi-ta serviu também para o prelado confirmar algo que, de certa forma, já havia referido num outro evento num colégio: o facto de ter sido “a Igreja, através de várias congregações religiosas, que se interessou pela educação aqui na Madeira, que se interessou pela alfabetização, que deu apoio, não apenas educativo, mas em todo o âmbito de ajuda às famílias”. Essa é, de resto, “uma página muito bonita que a Igreja es-creveu aqui na Madeira e é digna que registemos e guardemos na me-mória”, frisou.

Eram instituições de ensino que “funcionavam de acordo com o mo-delo educativo de então”, mas que souberam adaptar-se ao passar do tempo e ao surgimento de novas realidades e exigências. Algo que D. Nuno diz ver “com muito agrado”, porque fazem com que se enqua-drem no “modelo educativo contemporâneo” e estejam “a par daquilo que são as linhas da Educação actual”.

No fundo as irmãs, que já ali estão há mais de 91 anos, “são um pon-to de referência” para a comunidade que continuam a ajudar, não ape-nas no que toca “à função educadora”, mas “de acompanhar os casos mais difíceis e os casos mais fáceis, no fundo a vida e o pulsar da comu-nidade”.

in www.jornaldamadeira.com

Page 4: Caminhemos para a Páscoa · 2019. 3. 11. · Caminhemos para a Páscoa Olhando para a Páscoa de Jesus, o Homem novo, percebe-mos melhor a necessidade de tomar mais a sério a nossa

10 a 17 de março de 2019

Gaula Lombada

DOMINGO | 10 mar. 1º domingo da Quaresma

Eucaristia às 10:30h Festa dos Mandamentos

Eucaristia às 09:15h Festa da Palavra

Segunda-feira | 11 mar. ———————— ————————

Terça-feira | 12 mar. ———————— Eucaristia às 19:00h cartório até às 20:00h

Quarta-feira | 13 mar. Eucaristia às 19:00h cartório até às 20:00h ————————

Quinta-feira | 14 mar. Eucaristia às 15:00h

na capela do Lar ————————

Sexta-feira | 15 mar. Via Sacra e Eucaristia

às 18:00h ————————

Sábado | 16 mar. Eucaristia às 18:30h Via Sacra e Eucaristia

às 19:30h no Centro de Oração

DOMINGO | 17 mar. 2º domingo da Quaresma

Eucaristia às 10:30h Festa da Palavra

Eucaristia às 09:15h Festa dos Mandamentos

Responsável: Pároco; Colaboradores: Leigos das paróquias de Gaula e Lombada Morada: Sítio do Povo, 9100-070, Gaula

Telefone: 291 651 972 e-mail: [email protected] Blog da PARÓQUIA DA LOMBADA: https://paroquiadalombada.wordpress.com

Também temos páginas no FACEBOOK: procurar por PARÓQUIA DE GAULA ou por PARÓQUIA DA LOMBADA.

Tiragem de 250 exemplares / Distribuição Gratuita

- Dia de São José e dia do Pai, 19 de março, terça-feira: eucaristias, às 18:00h na Igreja de Gaula e às 19:30h na Capela de São Pedro. - Visita aos doentes e idosos da Paróquia da Lombada, de 12 a 14 de março a partir das 10:00h. Paróquia de Gaula, dias 20, 26 e 27 de março, a partir das 10:00h. - Aviso: Os horários das eucaristias semanais, poderão ser alterados, devi-do à solicitação do pároco, para confissões nas paróquias do arciprestado. - Mudança para o horário de verão: à 01:00h do domingo, dia 31 de março, avança uma hora. - Confissões: segunda-feira, 01 de abril, das 19:00h às 20:00h. - Renúncia da Quaresma: Ajuda aos nossos irmãos venezuelanos que passsam necesidades. - Viagem paroquial à Irlanda, de 19 a 26 de agosto de 2019. Inscrições com o pároco até 15 de maio de 2019 com o pagamento de um sinal de 300,00€. Preço por pessoa em quarto duplo: 1865,00€ e em single: +268,00€.