Caminho de Luz e de Jesus

download Caminho de Luz e de Jesus

of 4

Transcript of Caminho de Luz e de Jesus

  • 8/18/2019 Caminho de Luz e de Jesus

    1/4

    CAMINHO DE LUZ E DE JESUS

    Fevereiro 20, 2016 

    1. Baptizado no Jordão enquanto estava em oração (nota típica de Lucas), tentado, mas

    Vitorioso, Jesus começou a executar o seu programa filial baptismal que tem por meta aCruz Gloriosa (Baptismo consumado!) em que nós somos por Ele baptizados com ofogo e com o Espírito Santo (ainda o luminoso texto de Lucas 12,49-50). Entre o Jordãoe a Cruz Gloriosa aí está, no Evangelho deste Domingo II da Quaresma (Lucas 9,28-36), a Transfiguração, Luz incriada e inacessível (Lucas 9,29; cf. Salmo 104,2; 1Timóteo 6,16) que investe a Humanidade de Jesus, experiência momentânea daRessurreição, mediante a qual o Pai confirma o Filho na sua missão filial baptismal, jáiniciada, mas ainda não consumada. Também aqui temos a nota típica de Lucas de queJesus subiu ao monte para orar , acontecendo a Transfiguração do Rosto e das vestesenquanto orava (9,28).

    2. Baptizado para a Cruz Gloriosa, Confirmado  para a Cruz Gloriosa. As mesmaspalavras do Pai no Baptismo e na Transfiguração / Confirmação: «o Filho Meu», «oAmado» – «o Eleito» (Lucas 3,22; 9,35), agora seguidas pelo imperativo «Escutai-o!»,dirigido a todos os discípulos: Jesus é também o «Profeta novo», como Moisés,prometido em Deuteronómio 18,15-18. Como dispunha a Lei antiga, que requeria duasou três testemunhas (Deuteronómio 17,6), testemunham  a cena grandiosa daTransfiguração / Confirmação três discípulos, os quais são igualmente transfigurados /confirmados, não no Rosto e nas vestes, mas no coração, para a sua missão futura (apósa Ressurreição com a dádiva do Espírito) de dar testemunho d’Ele.

    3. Aparecem Moisés e Elias que falam com Jesus Transfigurado / Ressuscitado. É paraEle que aponta todo o Antigo Testamento! As «Escrituras», Moisés, todos os profetas eos Salmos falam acerca d’Ele! (Lucas 24,27 e 44; João 5,39 e 46; Actos 10,43). É o«segundo as Escrituras» que os discípulos também devem testemunhar. Só em Lucastemos o assunto falado: «falavam do Êxodo  d’Ele que se consumaria em Jerusalém!»(9,31). Passagem deste mundo para o Pai, Liberdade definitiva, cumprimento do Êxodoantigo!

    4. Pedro, sempre ele, em nome dos discípulos de então e de sempre, tenta impedir Jesusde prosseguir a sua missão filial baptismal até à Cruz: «Mestre, belo é estarmos aqui efazermos aqui  três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias» (Lucas

    9,33).  Aqui  significa deter-se no penúltimo e provisório e recusar caminhar para oúltimo e definitivo! Lucas 9,33 (e Marcos 9,6) anotam correctamente que «não sabia oque dizia». Não sabia, porque ainda não tinha sido baptizado com o Espírito Santo ecom o fogo; quando o for, saberá também ele, discípulo fiel, baptizado / confirmado,levar por diante a missão filial baptismal em que foi investido, e dará testemunho até aosangue.

    5. A Ressurreição é a Transfiguração tornada permanente, eterna. Todos os baptizados /confirmados estão destinados à mesma Ressurreição / Transfiguração da Humanidadedo Senhor, a divinização por graça.

    6. Em consonância com a manifestação de Luz do Evangelho da Transfiguração (Lucas9,28-36), aí está o Lume Aceso, que é Deus, a passar pelo nosso mundo (Génesis 15,5-

  • 8/18/2019 Caminho de Luz e de Jesus

    2/4

    12 e 17-18). Abraão representa-nos. Tem dúvidas. Deus dissipa-lhas, comprometendo-se com ele e connosco. O ritual que sela este compromisso é antigo, mas ainda hoje sepratica entre os beduínos. Cortam-se ao meio animais puros, e põe-se uma metadediante da outra. A seguir os contraentes passam entre as carnes divididas dos animais,proferindo uma auto-maldição, do género: «Suceda-me o que sucedeu a estes animais,

    se eu não for fiel à palavra dada!». Note-se que, no texto de hoje, caiu sobre Abraão (enós com ele) um sono profundo, dom de Deus. Sim, Deus também dá sono e faz sonhar!Há, nas páginas da Escritura Santa, um sono dado por Deus ao homem, um sono quenão dormimos porque temos sono, mas um sono milagroso, que só Deus pode e sabefazer dormir ao homem. A Escritura Santa chama a este sono tardemah. É o sono/sonhode Deus. É o sono que, por amor, Deus deu a Abraão (Génesis 15,12) e a Pedro, Tiago eJoão (Lucas 9,32), para só citar dois grandes textos Hoje lidos. Deus dá um sono e umsonho. Transfiguração. Transfigura a nossa desfiguração, e, por amor, a si nosconfigura. Configuração. Toda a figura está aberta à sua realização. Mas a realizaçãonão sucede à figura: enche-a! Jesus Cristo não aparece depois do Antigo Testamento:está no meio dele: enche-o! Transborda dele!

    7. Este sono/sonho a nós dado e dado a Abraão é importante. Enquanto isso, é só Deusque passa, no fogo, por entre as carnes divididas dos animais. Só Ele, portanto, secompromete. Nós, ensonados e ensonhados, somos apenas beneficiários destecompromisso de Deus de levar a nossa história em direcção a Cristo, que é a verdadeiradescendência de Abraão (Gálatas 3,16), que Abraão vê e saúda de longe (Hebreus11,13), cheio de alegria (João 8,56). A meta de Abraão torna-se clara e define e alumia aestrada que segue. Por isso, Abraão não se despede do passado, e faz ao futuro umaceno de esperança e de alegria. É tão simples, tão novo e tão decidido este sono/sonhodado a Abraão, a Pedro, João e Tiago! Talvez devamos mesmo seguir o conselho deIsaías, o profeta: «Olhai para Abraão, vosso Pai» (Isaías 51,2). E partir com ele daqui,do penúltimo e provisório, ao encontro de Cristo Transfigurado / Ressuscitado.

    8. A Carta de Paulo aos Filipenses (3,17-4,1) põe outra vez tudo às claras: ou agarradosaqui ao penúltimo e provisório, ou a caminho do último, da cidade dada por Deus aosseus filhos e filhas, vida nova e transfigurada e conformada à Humanidade glorificadade Jesus.

    9. O Salmo 27 é belo e expressivo. Pode deixar-nos nos braços de Deus, cantando edecantando a luz e a confiança que de d’Ele recebemos. Mas também a suavidade, abondade e a beleza nos encantam. Corolário normal, ainda que sempre de excecional

    elevação, para este dia e para esta liturgia, que nos deixa sempre tranquilos a brincar àporta da Casa de Deus.

    10. A Quaresma é esta estrada de Luz e de Jesus.

    A quaresma é uma estrada

    Entrecortada

    Por estações de serviço de paz e de perdão,

  • 8/18/2019 Caminho de Luz e de Jesus

    3/4

    Uma avenida

    Florida

    De oração,

    Uma praça

    De graça

    E contemplação.

    A quaresma é uma escada,

    Que do céu desce,

    Trazendo até nós a mão de Deus,

    E ao céu se eleva,

    Levando até Deus a nossa prece.

    A quaresma é um caminho

    Direitinho

    Ao coração.

    É preciso limpá-lo

    De todo o lixo ali acumulado.

    É preciso entregá-lo a Deus,

    Limpo e cultivado.

    Senhor desta estrada deserta,

    Que vai de Jerusalém a Gaza,

    Conduz os meus passos

    Até ao limiar da tua casa.

  • 8/18/2019 Caminho de Luz e de Jesus

    4/4

     

    António Couto