campanha da fraternidade - 2010

11
1. Hino CF 2010 Jesus cristo anunciava por primeiro Um novo reino de justiça e seus valores: (mt 4,17) “vós não podeis servir a deus e ao dinheiro E muito menos agradar a dois senhores”. (mt 6,24) Voz de um profeta contra o ídolo e a cobiça: “endireitai hoje os caminhos do senhor!” (mt 3,3) Produzi frutos de partilha e de justiça! (lc 3,8.11) Chegou o reino: convertei-vos ao amor! (mt 3,2) Não é a riqueza nem o lucro sem medida Que geram paz e laços de fraternidade; Mas todo o gesto de partilha em nossa vida (mc 12,42-44) Que faz a fé se transformar em caridade. (gl 5,6) No evangelho encontrareis a luz divina, Não no supérfluo, na ganância e na ambição. Ide e vivei a boa-nova que ilumina (mt 7,21) E a palavra da fraterna comunhão. (mt 18,20) 2. Neste tempo queremos viver 1. Neste tempo queremos viver E seguir-te, ó Senhor, Deus da Vida No amor aos irmãos responder Tua resposta em nós assumida. Quem portanto à margem se encontra, O dinheiro escraviza e machuca, Não querendo a partilha, o amor, Eis o fruto de quem muito lucra. Não se vive na exploração

description

Não se vive na exploração Sonegando os direitos de quem Sob penas de leis tão injustas Não sobrou­lhes acesso aos bens. Deus não quer este culto, esta oferta Se ela é fruto da infelicidade Que desvia o desejo divino De vivermos o amor, a verdade. E seguir­te, ó Senhor, Deus da Vida No amor aos irmãos responder 1. Hino CF 2010 1. Neste tempo queremos viver

Transcript of campanha da fraternidade - 2010

Page 1: campanha da fraternidade - 2010

1. Hino CF 2010

Jesus cristo anunciava por primeiroUm novo reino de justiça e seus valores: (mt 4,17)“vós não podeis servir a deus e ao dinheiroE muito menos agradar a dois senhores”. (mt 6,24)

Voz de um profeta contra o ídolo e a cobiça:“endireitai hoje os caminhos do senhor!” (mt 3,3)Produzi frutos de partilha e de justiça! (lc 3,8.11)Chegou o reino: convertei-vos ao amor! (mt 3,2)

Não é a riqueza nem o lucro sem medidaQue geram paz e laços de fraternidade; Mas todo o gesto de partilha em nossa vida (mc 12,42-44)Que faz a fé se transformar em caridade. (gl 5,6)

No evangelho encontrareis a luz divina,Não no supérfluo, na ganância e na ambição.Ide e vivei a boa-nova que ilumina (mt 7,21)E a palavra da fraterna comunhão. (mt 18,20)

2. Neste tempo queremos viver

1. Neste tempo queremos viver E seguir-te, ó Senhor, Deus da Vida No amor aos irmãos responder Tua resposta em nós assumida. Quem portanto à margem se encontra, O dinheiro escraviza e machuca, Não querendo a partilha, o amor, Eis o fruto de quem muito lucra.

Não se vive na exploração Sonegando os direitos de quem Sob penas de leis tão injustas Não sobrou-lhes acesso aos bens. Deus não quer este culto, esta oferta Se ela é fruto da infelicidade Que desvia o desejo divino De vivermos o amor, a verdade.

Refrão: Nossa vida e compromisso Em favor da unidade Colocamos a serviço Do bem, da fraternidade.

Page 2: campanha da fraternidade - 2010

Neste luta pela vida Somos todos companheiros

Sem deixar-nos dividir Entre Deus e o dinheiro.

2. Estruturas humanas queremos Dando a todos valor, terno bem Da missão, compromisso faremos Que não seja explorado ninguém. E educar na igualdade é o sonho Que nos leva a viver a justiça Acolhendo a todos que sofrem Sob as garras do mal, da cobiça.

Já sentimos saudades do Céu, Neste terra que nosso jardim Cultivá-la, guardá-la queremos Aguardando o Reino sem fim. Eis que portas se encontram abertas No feliz ressurgir, Reino novo Sem ganância a partilha é certa,

Deus não quer sofrimento ao seu povo.

3. Da justiça direito dos fracos Todos devem atentos cuidar Aprendendo a buscar o concreto Dando ao pobre o oprimindo um lugar. O tesouro na terra ajuntando Tem seu fim na ferrugem e na traça Mas aquele do céu almejado Este sim, seu valor nunca passa.

Ninguém pode servir dois patrões Nem servir de uma vez dois senhores Nossa meta é romper divisões Neste mundo de falsos valores. Mas aquele que a Deus bem servir Vai cumprir já do Pai a vontade Dando exemplo de fraternidade.3. Anunciamos tuas grandes riquezas

Page 3: campanha da fraternidade - 2010

1. Anunciamos tuas grandes riquezasOs teus bens dados na criação.Preservar - isto a nós foi pedidoNa partilha, na paz, comunhão!

Refrão:Neste tempo favorávelDe unidade e conversãoDeixo a todos minha herança:Vida plena no meu Reino.Minha lei, minha justiça,Aprendei de coração:"Não podeis servir a Deuse ao dinheiro". (Mt 6,24)

2. O que torna o homem seguroNão é ter muitos bens, ambição!Mas os que buscam em ti o refúgio"Lá nos céus o tesouro terão". (Mt 6,20)

3. Muito acima do lucro que oprimeTu nos dás um valor a viver:Teu amor a nós todos redime!Nesta fé nós possamos crescer.

4. Tua Palavra - a lei justa e fielAbomina a exploração.Ai daqueles que a cobrem com véus

Impedindo a justiça ao irmão.

5. Teu altar nos revela o abrigoDa justiça que faz construirE na eterna Aliança contigoAprendemos os bens repartir.

4. Hoje a salvação

Hoje a salvação entrou em tua casaDesce bem depressa, vou nela ficar!Se voltas a mim, recebes perdão.Não olho tua culpa, só o teu coração.

E servirás somente ao Senhor,Progredirás junto ao teu irmãoInstaura na terra nova economiaEm que se busque justiça e uniãoPartilha e alegria verás todo diaFrutos de paz e real conversão.

Olhai para as aves e os lírios do campoValeis muito mais. Muito mais vós valeis.Buscai, pois, o reino em primeiro lugare tudo então se acrescentará.

Page 4: campanha da fraternidade - 2010

Então, povo meu, atento ouvi."A Deus e o dinheiro, não podes servir"Dispõe tua vida somente ao Senhore rompes com os males desse falso amor.

5. O pão nosso

Refrão:O pão nosso de cada diaRecebemos de tua mãoPara podermos com alegriaRepartí-lo com nosso irmão.

1. Ó Senhor, nós te pedimosQue não falte a nós o pão.Quantas vezes reperimos esta oração,Poucas vezes nos lembramos de nosso irmãoE nem sempre agradecemos de coração.

2. Ó Senhor, nós te buscamos,Procurando o teu perdão.Tantas vezes demonstramos ingratidão!Paz, saúde e alegria, vida e fervorNos renovamos cada dia, por teu amor!

3. Ó Senhor, nós te rogamos:Piedade e compaixão!Vem, desperta o teu povo para a missão.

Que assim como nos amas, sem condições,Se derrame vida plena sobre as nações.

6. Canção da Chegada

1. Estamos aqui, Senhor,Viemos de todo lugar.Trazemos um pouco do que somos,Pra nossa fé partilhar.

Refrão:Trazendo o nosso louvor,Um canto de alegria;Trazendo a nossa vontadeDe ver raiar um novo dia.

2. Estamos aqui, Senhor,Cercando esta mesa comum.Trazendo idéias diferentes,Mas em Cristo somos um.

E quando sairmos daqui,Nós vamos para voltar.Na força da esperançaE na coragem de lutar.

7. Oração de São Francisco

Senhor, fazei-me um instrumento de Vossa paz.Onde houver ódio, que eu leve o amor.Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.Onde houver discórdia, que eu leve a união.Onde houver dúvida, que eu leve a fé.

Page 5: campanha da fraternidade - 2010

Onde houver erro, que eu leve a verdade.Onde houver desespero, que eu leve a esperança.Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.E onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó mestre, que eu não busque tantoSer consolado, mas consolar.Ser compreendido, mas compreender.Ser amado, mas amar.Porque é dando que se recebe.É esquecendo que se encontra.E é perdoando que se encontra o perdão.E é morrendo que se ressuscita para a Vida Eterna, a, a, a...

8. Somos gente da esperança

1. Somos gente da esperançaQue caminha rumo ao Pai.Somos povo da AliançaQue já sabe aonde vai.

Refrão:De mãos dadas a caminhoPorque juntos somos mais,Pra cantar o novo hinoDe unidade, amor e paz.

2. Para que o mundo creiaNa justiça e no amor,Formaremos um só povo,Num só Deus, um só Pastor.

3. Todo irmão é convidadoPara a festa em comum:Celebrar a nova vidaOnde todos sejam um.

9. Adoração

1. Pai de amor, aqui estamosCelebrando a unidade.Somos teus filhos amadosNesta mesa da igualdade.Somos uma só família,Somos um só coração.Eis que a graça da partilhaEntre nós faz-se oração!

Refrão:No raiar de um novo tempoVida nova então se faz.A esperança do teu povoÉ justiça, amor e paz!

2. Ó Jesus, Senhor da vidaVem trazer libertação!Desta gente tão sofridaVem mostrar-te Deus-Irmão.Tua cruz é rumo certoJunto a ti vamos seguirPois teu Reino está bem perto:As sementes vão florir!

3. Santo Espírito de AmorFaz em nós tua morada.E na luta contra a dor

Page 6: campanha da fraternidade - 2010

Guia nossa caminhada!És a fonte da VerdadeVem mostrar a direção:Vida plena, dignidade,Povo livre, mundo irmão!

10. Amanhecer

1. Vibra uma cançãoDe esperança e alegria.Surge no horizonteO raiar de um novo dia.

Refrão:Canta, dança, entra na festa,Sente a alegria de viver.Olha o céu sorrindo,Vê a beleza deste renascer.

Canta, dança nesta ciranda,Sonha de novo sem temer.Vai à cidade,Leva a notícia deste amanhecer.

2. No olhar do povoBrincam risos de criança.Mãos se entrelaçam,Recriando a confiança.

3. Livre canta o ventoBoa nova de amizade.Brilha a paz na terra,Nasce nova humanidade.

11. Anúncio da Palavra

Refrão:Fala, Senhor! Fala, Senhor!Palavra de fraternidade!

Fala, Senhor! Fala, Senhor!És luz da humanidade!

1. A tua PalavraÉ fonte que corre,Penetra e não morre,Não seca jamais.

2. A tua PalavraQue a terra alcançaÉ luz, esperançaQue faz caminhar.

3. A tua Palavra,Farol de justiça,Que vence a cobiça,É bênção e paz.

12. Que estou fazendo

Que estou fazendo se sou cristão,Se Cristo dau-me o seu perdão?Há muitos pobres sem lar, sem pão,Há muitas vidas sem salvação.Mas Cristo veio pra nos remir,O homem todo, sem dividir:Não só a alma do mal salvar,Também o corpo ressuscitar.

Há muita fome no meu país,Há tanta gente que é infeliz,Há criancinhas que vão morrer,

Page 7: campanha da fraternidade - 2010

Há tantos velhos a padecer.Milhões não sabem como escrever,Milhões de pobres não sabem ler:Nas trevas vivem sem perceberQue são escravos de um outro ser.

Que estou fazendo se sou cristão,Se Cristo deu-me o seu perdão?Há muitos pobres sem lar, sem pão,Há muitas vidas sem salvação.Aos poderosos eu vou pregar,Aos homens ricos vou proclamarQue a injustiça é contra DeusE a vil miséria insulta os céus.

13. Orai sem cessar

Nossos pés se movemA partir das tradiçõesAs mãos estendemosNa mesma direçãoGuiados pela luzQue brilha sem cessarRemovemos pedrasNão cansamos de sonharPela união, orai sem cessarEm comunhão, orai sem cessarCom pleno coração

E intensa gratidãoCelebrai, orai sem cessar.

A missão é árduaNós temos que convirCristo é quem nos guardaPodemos discernirTodas as vitóriasSão dele que é SenhorMerecedor da glóriaDedicamos-lhe louvorLouvando, orai sem cessarCom confissão, orai sem cessarCom fé e comunhãoCelebrai, orai sem cessar.

14. Semeando a unidade

Semeando a unidadePara que o mundo creiaSejamos todos umSejamos todos umPara que o mundo creiaSementes de comunhão(Colheita de comunhão)

15. Filho do dono

Não sou profetaNem tão pouco visionárioMas o diário desse mundoTá na caraUm viajante na boleia do destinoSou mais um fioDa tesoura e da navalha

Levando a vidaTiro versos da cartolaChora violaNesse mundo sem amor

Page 8: campanha da fraternidade - 2010

DesigualdadeRima com hipocrisiaNão tem verso nem poesiaQue console o cantadorA natureza na fumaça se misturaMorre a criaturaE o planeta sente a dor

O desesperoNo olhar de uma criançaA humanidadeFecha os olhos pra não verTelevisão: fantasia e violênciaaumenta o crime e cresce a fome do poder

Boi com sede (bis)Bebe lamaBarriga secaNão da sonoEu não sou dono do mundoMas tenho culpaPorque sou filho do dono

16. Pelas dores deste mundo

Pelas dores deste mundo,Ó Senhor, imploramos piedadeA um só tempo geme a criaçãoTeus ouvidos se inclinem ao clamorDesta gente oprimida.Apressa-te com a tua salvação!

A tua paz, benditaE irmanada co'a justiçaAbraça o mundo inteiro.

Tem compaixão!O teu poder sustenteO testemunho do teu povo.Teu Reino venha a nós!Kyrie eleison!

17. Paz

Sob a figueira e o parreiralDescansaremos, afinal.Não mais iremos nos lembrarDo antigo tempo militar.

Transformaremos canhões e espadasEm podadeiras, em pás e enxadas.E em vez de guerras entre irmãosTodos os povos vão dar-se as mãos.

18. Diaconia

1. Aprendamos de Maria a ouvir com devoçãoTer de Marta a energia, pressa e dedicação.

Page 9: campanha da fraternidade - 2010

Acontece deaconia na ação em oraçãoSer uma Marta Maria: que bonita vocação!

Refrão:Vamos juntos trabalharNa seara do Senhor,Pois o povo está a vagarQual ovelhas sem pastorLibertados pela graçaNos dispomos a servirSirvamos com alegriaExaltando o Deus do amor.

2. Do pequeno ser amigo, ao faminto dar o pão,Com o nu buscar abrigo, com o doente comunhão.Acolher o forasteiro, ao sedento saciar.Libertar o prisioneiro e os mortos sepultar.

3. Todos nós somos chamados para este mutirãoVenham, pois, muito animados, integrar a comunhão!Vivenciar diaconia com os mais pobres deste chão;Resgatar a cidadania, superar a escravidão!