Campanha de controle - corumbatai.sp.gov.br · provocando a inflamação das meninges...

2
Campanha de controle do Caramujo-gigante Africano Você é nosso parceiro nesta causa. “Juntos pela nossa Saúde” Recomendações a População Não utilizar os caramujos gigantes africanos como alimentos ou isca para pescar; Não tentar cria-los, pois há legislação proibindo; Não utilizar agro-químicos para exterminá-los, pois pode provocar intoxicações nas pessoas e a contaminação do meio ambiente; Não deixar crianças brincarem com os caramujos ou efetuar catação manual; Não jogar os caramujos vivos no lixo, terrenos baldios ou qualquer outro local; Manter o quintal e terrenos de sua propriedade em boas condições de limpeza retirando entulhos, vasilhames velhos, madeiras, matos e fezes de animais domésticos, evitando assim a criação e infestação por caramujos. Nunca toque no caramujo sem proteção!!! Prefeitura Municipal de Corumbataí SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Vigilância Sanitária Vigilância Epidemiológica

Transcript of Campanha de controle - corumbatai.sp.gov.br · provocando a inflamação das meninges...

Campanhade controle

do

Caramujo-giganteAfricano

Você é nossoparceiro nestacausa.“Juntos pela nossa Saúde”

Recomendações a

População

Não utilizar os caramujos gigantesafricanos como alimentos ou isca parapescar;

Não tentar cria-los, pois há legislaçãoproibindo;

Não uti l izar agro-químicos paraexterminá-los, pois pode provocari n t o x i c a ç õ e s n a s p e s s o a s e acontaminação do meio ambiente;

Não deixar crianças brincarem com oscaramujos ou efetuar catação manual;

Não jogar os caramujos vivos no lixo,terrenos baldios ou qualquer outro local;

Manter o quintal e terrenos de suapropriedade em boas condições delimpeza retirando entulhos, vasilhamesvelhos, madeiras, matos e fezes deanimais domésticos, evitando assim acriação e infestação por caramujos.

Nunca toque

no caramujo

sem proteção!!!

Prefeitura Municipal de

CorumbataíSECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

Vigilância Sanitária

Vigilância Epidemiológica

APRESENTAÇÃO

O caramujo africano, segundoIBAMA, está presente em todas as regiõesbrasileiras. No Brasil, transmite uma gravedoença – a angiostrongilose que ataca ointestino de homens e animais, comsintomas parecidos com os da apendicite,dor abdominal, febre prolongada, náuseas,vômitos, diarréia, dor de cabeça e atémeningite.

Esta de espécie de molusco éaltamente voraz, exótico, terrestre e tropical,originário do continente africano, trazidopara o Brasil em 1988 como iguaria poralguns empresários, com objetivo de sercultivado para substituir o escargot nosrestaurantes especializados em comidasexóticas. Como o objetivo não foi alcançadoe, principalmente por falta de informação,criadores soltaram os caramujos no meioambiente, o que gerou uma exponencialproliferação no território brasileiro e setransformou em um molusco invasor queameaça seriamente o meio ambiente.

N o s u d e s t easiático, outra espéciedeste caramujo provocagraves complicaçõesneurológicas inclusive acegueira e a morte.

O jeito mais segurode identificar o caramujogigante africano é atravésda sua concha. Observeque ela é, geralmente, decor marrom-escuro, comlistras esbranquiçadasdesiguais.

Observe, também,que a abertura da concha(a “boca” da concha) possui uma borda afiada,bem diferente da abertura do caramujo-da-boca-rosada ou aruá-do-mato (Megalobulimussp). Este último é um tipo de caramujo nativobrasileiro que não deve ser eliminado.

COMO RECONHECER O

CARAMUJO

GIGANTE AFRICANO?

QUE CUIDADOS

DEVEMOS TER?

QUE DOENÇAS O CARAMUJO

AFRICANO PODE

TRANSMITIR ?

GIGANTE

É um hospedeiro intermediário de dois vermesque podem causar as seguintes doenças:

causador daangiostrongilíase abdominal, doença queprovoca fortes dores abdominais, febre, perdado apetite e vômitos, podendo culminar com aperfuração do intestino, hemorragias e emalguns casos, levar à morte.

causador deum tipo de meningite denominada meningiteeosinofílica.

1.Angiostrongylus costaricensis,

2.Angiostrongylus cantonensis,

Essa doença ocorre quando o verme se aloja nosistema nervoso central do paciente,provocando a inflamação das meninges(membranas que recobrem o cérebro).

1. N ã o p e g a r ocaramujo sem protegeras mãos com luvas ousacos plásticos;

2. Não comer, nãobeber, não fumar e nãolevar a mão à boca durante o manuseio docaramujo.

3. Higienizar frutas, verduras e hortaliçasantes de ingeri-las, deixando-as mergulhadas emuma mistura contendo 01 colher (sopa) de águasanitária para 01 litro de água, durante trintaminutos e enxaguar muito bem antes de comê-las;

1 - INCINERAÇÃO:

2 - SAL GROSSO:

3 - CLORO:

Ponha os caramujos e seusovos, Em uma lata ou tambor metálico e queima-os utilizando álcool, querosene ou gasolina ougasolina. Faça a incineração com muito cuidadopara evitar acidentes.

Coloque os caramujoscapturados num recipiente com água e sal paramatá-los. (6 colheres de sopa para cada litro deágua) Em seguida, quebre suas conchas antesde colocar no lixo. O uso de sal grosso direto nosolo não deve ser praticado para evitar asalinização do solo. Utilize-o apenas em barreiraseventuais.

Coloque os caramujos em soluçãoformada com uma parte de cloro para três deágua e deixe-os submersos por cerca de 24horas, antes de descartá-los no lixo com asconchas quebradas.

O QUE FAZER SE ENCONTRAR O

CARAMUJO-AFRICANO EM SUA

RESIDÊNCIA.