Canal Aberto 20

32
Cuidado integral para peles bonitas e saudáveis Beleza Publicação destinada exclusivamente ao farmacêutico magistral Ano 6 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Edição nº 20 | Jan/Fev 2011 | Performance para atletas extra PeptoPro ® ISS OU ICMS? CUSTA CARO UMA DÚVIDA QUE Mercado

description

Revista Canal Aberto, desenvolvida para a Pharma Nostra na agência TAG Comunicação. Diagramação e projeto gráfico: Larissa Borges. Material voltado para o mercado magistral, com distribuição gratuita. Os anúncios Apotek foram desenvolvidos por outra agência.

Transcript of Canal Aberto 20

Page 1: Canal Aberto 20

Cuidado integral para pelesbonitas e saudáveisBe

leza

Publicação destinada exclusivamente ao farmacêutico magistral

Ano 6 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITAEdição nº 20 | Jan/Fev 2011 |

Performancepara atletas

extraPeptoPro®

ISS OU ICMS?

CUSTA CAROUMA DÚVIDA QUE

Mercado

Page 2: Canal Aberto 20
Page 3: Canal Aberto 20
Page 4: Canal Aberto 20

44

Toda correspondência deve ser encaminhada para:

Rua Estácio de Sá, 530Campinas-SPCEP 13080-010A/C Departamento de MarketingFone (19) [email protected]@pharmanostra.com.br

Canal Aberto é uma publicação bimestral gratuita da Pharma Nostra, distribuída exclusivamente ao farmacêutico magistral.

O conteúdo desta publicação trata de assuntos relacionados ao mercado farmacêutico e a ativos comercializados pela empresa.

ASSInATURA GRÁTIS www.pharmanostra.com.br

MATRIZRua Aquidabã, 1.144 - Méier Rio de Janeiro-RJ

FILIAL GO Via Primária 5-D Qd. 10 Mód. 01 S/N DAIA Anápolis-GO

FILIAL SP Rua Estácio de Sá, 530 - Sta. Genebra Campinas-SP

Ano 6 - Edição nº 20 - Jan/Fev 2011

EditorMarcos Garcia de Oliveira MTb 17.751

Coordenação Editorial Roberta Matos

DireçãoPaulo Leal

ColaboraçãoAna Cecília Pires Santoro Ana Paula Fidélis Giovana Reni Barbosa

ProduçãoTAG Comunicação de Tendência

Projeto Gráfico e Diagramação Larissa Beltrame Borges

RevisãoAgnes Miyashiro Pereira

ImpressãoPersonal Grafik

Tiragem10 mil exemplaresAs

mar

cas e

pro

duto

s cita

dos n

a re

vista

são

de to

tal p

ropr

ieda

de e

resp

onsa

bilid

ade

de se

us fa

brica

ntes

.

6

5

CoExpediente Conteúdo

30SATEC

10Aconteceu

Canal Expresso

Editorial

artigo de primeira necessidade

Marketing, 24Gestão

Ex

12Beleza Cuidado integral para peles

bonitas e saudáveis

18Mercado ISS ou ICMS? Uma dúvida que custa caro

21Meio Ambiente tesouro ainda desconhecido

Entre as árvores, um

26Capa Performancepara atletas

extra

Page 5: Canal Aberto 20

5

Leitura atentaNesta primeira edição de 2011, a revista

Canal Aberto inicia a discussão sobre um

assunto que vem afligindo muitos pro-

prietários de farmácias magistrais. Trata-

se da questão da cobrança de ICMS/ISS

nas assim chamadas “operações mistas”,

em que são envolvidos tanto produtos

como serviços. As idas e vindas de nossa

legislação, assim como as intrincadas re-

gras estabelecidas por nossas autorida-

des fiscais, têm levado algumas empre-

sas a recolher de forma incorreta esses

tributos, gerando problemas e prejuízos

que precisam ser estancados.

Dentro do propósito que vem nortean-

do seu trabalho desde o primeiro núme-

ro, a Canal Aberto publica este mês um

artigo em que a tributarista Ana Cecília

Pires Santoro explica alguns aspectos da

questão e abre a possibilidade de que os leitores encaminhem suas dúvidas sobre o tema. As respostas da especialista se-rão publicadas na próxima edição.

Também vale a leitura atenta a reporta-gens como a que trata da importância do marketing para o sucesso de uma empre-sa e as outras que ilustram a nossa capa, destacando a cosmiatria in & out, uma tendência em crescimento no mercado, com potencial para gerar bons negócios para as farmácias de manipulação e o lançamento de mais uma exclusividade na linha Pharma Nostra, o PeptoPro®. Com isso e muito mais, a Canal Aberto espera, mais uma vez, contribuir para o desenvolvimento do mercado magistral e para um atendimento cada vez melhor de nossos consumidores.

Boa leitura.

A DIRETORIA

Ed Editorial

Page 6: Canal Aberto 20

6

Ce Canal Expresso

Soja, um aliado no combate ao diabetes

Novas pesquisas indicam que o papel da soja contra a obesidade, o diabetes e o câncer pode ser mais importante do que se pensava. Hoje em dia, a soja é destaque em qualquer evento que reúna experts em alimentação. No Congresso Latino-Americano de Nutrição, realizado no fim de 2010 em Santiago, no Chile, especialistas discutiram novos conhecimentos sobre os potenciais da leguminosa, que congrega proteína de primeira linha, gorduras do bem, fibras, vitaminas e minerais. A proteína corresponde a

Obesidade é uma bomba-relógioA epidemia de obesidade é uma bomba- -relógio que vai explodir dentro de 20 anos. O alerta é do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que defendeu em dezembro passado, pouco antes de deixar o governo, um plano de enfrentamento do problema.

Para ele, a questão do aumento do número de obesos na população brasileira precisa ser tratada com seriedade. O ex-ministro destacou que o País enfrenta uma transição de padrão alimentar, com alto consumo de alimentos ricos em gordura e

sedentarismo, o que leva ao aumento da obesidade e do sobrepeso.

Para contra-atacar a tendência, o Ministério da Saúde encomendou um plano focado em ações de prevenção e de promoção da atividade física e da alimentação saudável. “É um plano bastante abrangente, com um conjunto de ações para conseguir impacto e redução. A responsabilidade das ações não vai se restringir ao Ministério da Saúde”, disse Temporão, explicando que a ideia é envolver diversas pastas, como as do Esporte e da Educação.

40% da sua composição e protagoniza boa parte de seus efeitos protetores.

De acordo com a revista Saúde, uma pesquisa apresentada no encontro mostra que, além de aliar-se à fibra para espantar o diabetes tipo 2, ela previne complicações como a insuficiência dos rins. “Notamos que a proteína da soja ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue, diminuindo o risco da doença renal”, disse a autora, Alison Duncan, professora de nutrição da Universidade de Guelph, no Canadá.

A estudiosa Ratna Mukherjea, líder de ciências clínicas da Solae, uma das maiores empresas de pesquisa e comércio de ingredientes à base de soja, expôs o poder da proteína frente à obesidade. “Ela induz a saciedade, ajuda a perder gordura e a preservar a massa magra”, disse. “E, como qualquer proteína de alta qualidade, dá mais trabalho para ser digerida”, explica ainda o nutrólogo gaúcho Carlos Alberto Werutsky, da Associação Brasileira de Nutrologia.

Page 7: Canal Aberto 20

7

Ce Canal Expresso

Reforço na prevenção de infecçõesNovas regras da Anvisa entraram em vigor em 2011. Uma delas é a obrigatoriedade de que os serviços de saúde brasileiros disponibilizem solução alcoólica para a higienização das mãos dos profissionais de saúde em todos os pontos de atendimento aos pacientes.

Conforme estabelece a Resolução RDC 42, publicada em outubro, nas preparações alcoólicas em forma líquida, a concentração de álcool na fórmula poderá variar de 60% a 80%. Já nas formas gel, espuma e outras, a concentração mínima

do álcool deve ser de 70%, com atividade bacteriana comprovada por testes de laboratório específicos.

Nas duas formas de apresentação, recomenda-se o uso de emolientes na fórmula, para evitar o ressecamento da pele. No entanto, segundo a resolução, o uso de preparação alcoólica não é indicado quando as mãos tiverem sujidade visível. Nesse caso, é preciso fazer a higienização com água e sabonete antes de se utilizar o produto.

O leite faz bem ao seu coraçãoAo incluir leite na dieta, fica mais fácil controlar a pressão arterial, perder quilos em excesso e reduzir o risco de um infarto. Apesar de tudo que já se falou negativamente sobre o leite nos últimos anos, os especialistas começam a reconhecer a qualidade e a complexidade nutritiva dos alimentos lácteos, especialmente quando o assunto é a proteção do coração.

Segundo a revista Saúde, um trabalho recente da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostrou que esses produtos ajudam a equilibrar a pressão arterial. Um dos responsáveis pelo benefício seria um peptídeo, um pedaço da proteína do leite, capaz de anular uma enzima que provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos — o estopim para a hipertensão. Com isso, as artérias se dilatam e liberam a circulação. “Os peptídeos presentes na caseína — que representa 80% das proteínas do leite — e também nas outras proteínas do soro do produto têm um potente efeito de inibição dessa

enzima”, diz o nutrólogo paulista Edson Credídio, autor do livro “Leite, o Elixir da Vida” (Editora Ottoni).

Já uma revisão conduzida por estudiosos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo constata que o consumo constante de produtos lácteos como o leite desnatado e o queijo branco está ligado a uma queda na incidência de hipertensão e diabetes tipo 2. Isso graças ao cálcio presente nesses produtos. O mineral contribui com a vasodilatação, melhora o aproveitamento da glicose e favorece o equilíbrio do peso corporal.

Embora alimentos como couve e feijão também forneçam o nutriente, os lácteos são os que proporcionam sua melhor absorção. O leite desnatado e o queijo branco contêm volume de cálcio ligeiramente menor que os tipos integrais, mas, ao priorizá-los na dieta, estamos excluindo a gordura saturada, que não é bem-vinda porque eleva o risco cardiovascular e colabora com os quilos extras.

Page 8: Canal Aberto 20

8

Ce Canal Expresso

Estudo mostra novas aplicações para a creatina

A creatina, que teve sua comercialização liberada pela Anvisa em maio de 2010, volta a ser foco das atenções dos pesquisadores como um possível coadjuvante no tratamento da diabetes tipo 2. Usada como suplemento por atletas que pretendem melhorar o rendimento em provas de curta duração, a substância tem se mostrado também capaz de reduzir a glicemia de portadores de doença.

Havia a suspeita de que a substância poderia causar problemas aos rins – o que afastou os potenciais consumidores –, mas um estudo da Universidade de São Paulo, feito na Escola de Educação Física e Esporte, mostrou que o problema não existe.

“O uso da substância não provoca nenhum dano à saúde”, disse à

revista Saúde o autor do trabalho, Bruno Gualano, que é professor de metabologia do exercício na USP. O cientista garante que a creatina não provocou alterações nem mesmo em indivíduos com problemas renais prévios. “Monitoramos diabéticos tipo 2 por três meses e acrescentamos, além de exercícios físicos, doses de creatina à dieta de metade deles. Nesse grupo, o resultado foi uma melhor sensibilidade à insulina e o controle da glicemia”, diz.

O segredo, segundo Gualano, estaria em uma proteína conhecida como GLUT-4, encontrada dentro dos músculos. Em pessoas saudáveis, ela se desloca continuamente do interior para a superfície celular e vice-versa, transportando, nesse caminho, a glicose presente no sangue para dentro dos tecidos. Nos diabéticos tipo 2, em que

a insulina não cumpre direito o seu papel, essa outra proteína, a GLUT--4, também deixa de fazer suas idas e vindas como deveria. E a creatina parece agir exatamente sobre essa segunda substância.

Para ter outros efeitos positivos — existe a suspeita levantada por trabalho da Universidade de Sydney, na Austrália, de que a creatina poderia melhorar a cognição —, estima-se que seria preciso uma quantidade ainda maior da substância. Isso porque 95% da creatina dirige-se a células musculares e, em números absolutos, o que sobra para outras regiões do corpo é muito pouco.

Mais cuidado na venda de antibióticos

Para combater as infecções hospitalares provocadas por microrganismos resistentes a antibióticos, a partir deste ano as farmácias e drogarias devem reter a receita médica na venda dos antibióticos. Os recentes casos de infecção hospitalar registrados no Brasil trouxeram à tona um problema de amplitude mundial: a resistência natural que microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, adquirem ao longo do tempo e que pode ser acelerada por ações humanas, como o uso irracional de antibióticos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. Só no Brasil, o comércio de antibióticos movimentou, em 2009, cerca de R$ 1,6 bilhão, segundo relatório do instituto IMS Health.

Os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do País só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita de controle especial em duas vias. A primeira via ficará retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deverá ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento.

A retenção das receitas dos antibióticos é obrigatória desde o dia 28 de novembro passado. Agora, os prescritores devem atentar-se para a necessidade de entregar, de forma legível e sem rasuras, duas vias do receituário aos pacientes.

As embalagens e bulas também terão que mudar e incluir a seguinte frase: “Venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção da receita”. As empresas têm 180 dias, a contar

daquela data, para fazer as adequações de rotulagem.

A nova norma definiu, também, novo prazo de validade para as receitas, que passa a ser de 10 dias, devido às especificidades dos mecanismos de ação dos antimicrobianos. Todas as prescrições deverão, ainda, ser escrituradas, ou seja, ter suas movimentações registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

As medidas valem para mais de 90 substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos com registro no País, com exceção dos que têm uso exclusivo no ambiente hospitalar.

Page 9: Canal Aberto 20
Page 10: Canal Aberto 20

10

AconteceuAc

Em parceria com a Farmácia Lantana, a Pharma Nostra participou do Encontro Lantana de Suplementação, realizado em Belo Horizonte no início de novembro de 2010. O evento, voltado para médi-cos, nutricionistas e farmacêuticos, reuniu mais de 200 profissionais e teve como pa-lestrante o farmacêutico Henry Okigami, especialista no desenvolvimento de novos produtos para a indústria farmacêutica e de alimentos.

Durante o evento, a Lantana divulgou entre os participantes as características inovadoras do Fabuless™, distribuído com exclusividade pela Pharma Nostra. O Fabuless™ é um pó emulsionável natu-ral que aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a fome. Com propriedades comprovadas, pode ser consumido in-corporado em iogurtes, sucos ou refres-co instantâneo, por exemplo, e facilita o controle alimentar, evitando a alimentação em excesso.

Encontro de suplementação

Cosmiatria In & Out – Summer Trends 2011

Dezenas de especialistas participaram, no final de novembro passado, no Hospi-tal Sírio-Libanês, em São Paulo, do even-to Cosmiatria In & Out – Summer Trends 2011, organizado pela Pharma Nostra em parceria com a Tave Pharma. Volta-do para profissionais do setor, teve por objetivo mostrar, através de palestras de médicos de várias especialidades, os me-lhores cuidados para garantir a saúde e a beleza da pele durante os meses de calor, associando ativos de uso oral e tópico, conforme tendência que vem se conso-lidando a cada dia.

Dermatologistas como os doutores Mar-cos Martinez e Mirella Dobgenski, assim como a farmacêutica Anelise Taleb, fi-zeram palestras sobre cuidados com a pele no período do verão e tratamentos antienvelhecimento. A tônica do evento foram os tratamentos in & out, em que são combinados ativos de uso oral e tó-pico para um melhor resultado (veja mais informações na página 12).

Page 11: Canal Aberto 20

11

AconteceuAc

FabulessTM, Epicor® e eXselen® em evento especializadoA Pharma Nostra esteve presente no II Congresso Internacional em Anti-Aging e Medicina Regenerativa, realizado em São Paulo em novembro de 2010. Diversos médicos estrangeiros participaram do evento, que teve como destaque o pro-fessor coreano Dr. Paul Ling Tai, espe-cialista em medicina antienvelhecimento.

O Dr. Paul Ling Tai, representante Ofi-cial na América Latina para o “WAAAM” – World Anti-Aging Academy of Medicine (Academia Mundial de Medicina Antien-velhecimento) –, falou sobre uma nova tecnologia para perda de peso, que ge-rou grande interesse dos participantes.

Junto com as farmácias Almofariz e Bifór-mula, a Pharma Nostra divulgou na opor-tunidade os ativos FabulessTM, Epicor® e eXselen®. FabulessTM é um pó emulsio-nável natural que aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a fome. Epicor® é um protetor do sistema imunológico e eXselen®, um potente antioxidante.

Presidente da A4M, American Academy of Anti-Aging Medicine no Brasil, o Dr. Paul Tai define os tratamentos anti-aging como uma ciência democrática que pode ser praticada por todos os profis-sionais de saúde. “A medicina anti-aging pode ser interpretada como um conjun-to de conhecimentos e práticas, que po-dem contribuir com uma atenção à saú-de mais adequada aos desafios impostos pela sociedade moderna, atendendo di-

versas áreas como nutrição, dermatolo-gia, geriatria, endocrinologia e educação física”, explica.

Na prática, ele orienta as pessoas a con-quistarem o rejuvenescimento por meio da alimentação saudável e exercícios. “En-quanto a medicina comum focaliza a doen-ça, a anti-aging é uma medicina regenerati-va embasada na qualidade de vida”, explica Dr. Paul. “Hoje, o que percebemos é que depois de terem conquistado a aposen-tadoria, a formação dos filhos e uma vida mais tranquila, as pessoas estão chegando aos cinquenta anos de idade e querem vi-ver a vida.”

É a second life, ou segunda chance, como define o professor. Para ele, as pessoas que chegam nessa faixa etária querem buscar o tempo perdido e resgatar a vitalidade. “Po-demos ajudar alguém de sessenta anos a se sentir com idade biológica de quarenta. E o resultado já pode ser percebido no primei-ro mês”, ressalta.

Além de exercícios e dieta alimentar, a fórmula da juventude defendida por ele é baseada também em bio-hormônios. Eles têm a mesma estrutura molecular dos hormônios produzidos pelo organis-mo e não provocam efeitos colaterais, ao contrário do que acontece na terapia de reposição hormonal tradicional, que uti-liza os chamados hormônios sintéticos, possuidores de uma estrutura molecular diferente dos hormônios.

“A melhor fase da vida é entre vinte e trin-ta anos. Nessa faixa etária, as pessoas não têm rugas, ainda não acumularam gordura, não sofrem de fadiga e outros sintomas de envelhecimento. Depois dessa idade, elas perdem, em média, a cada dez anos, 20% do seu bio-hormônio. Isso significa que uma pessoa de sessenta anos já perdeu cerca de 60 a 80% desses hormônios pro-duzidos pelo próprio organismo, por isso a importância dessa reposição”, explica.

Anvisa abre espaço para os insumos

Os insumos farmacêuticos têm agora um espaço especial no portal da Anvisa. No endereço http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home/insumosfarmaceuticos, quem quer informações sobre o assunto ou precisa adotar algum procedimento junto à agência de controle sanitário tem à disposição um conjunto de caminhos e dados que devem agilizar bastante o traba-lho. Lá é possível encontrar a relação das

empresas autorizadas a trabalhar com in-sumos, as que estão suspensas, a legisla-ção do setor e muito mais. Tem também informações sobre os passos necessários para se obter a AE e a AFE. A criação do espaço para os insumos, que repre-sentam o início da cadeia produtiva da indústria farmacêutica, mostra a impor-tância que esse segmento do mercado vem assumindo.

Page 12: Canal Aberto 20

12

Be Beleza

Durante o verão, sol, calor e férias cos-tumam se juntar para expor a pele a si-tuações críticas. De um lado, as visitas à praia, à piscina ou a própria necessidade de usar pouca roupa, para enfrentar as altas temperaturas, deixam à vista par-tes maiores de nosso corpo, expondo eventuais imperfeições ou problemas dermatológicos. De outro, a exposição excessiva ao sol, que pode trazer sérios danos para peles mal cuidadas, como envelhecimento precoce, manchas e até algum tipo de câncer de pele, como o melanoma, que pode ser letal.

Foi pensando nisso que a Pharma Nos-tra organizou, em novembro passado, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o evento Cosmiatria In & Out – Summer Trends 2011. Voltado para profissionais do setor, teve por objetivo mostrar, atra-vés de palestras de médicos de várias especialidades, os melhores cuidados

Ativos de uso interno e externo, combinados, podem potencializar seus efeitos e trazer resultados mais rápidos e duradouros para quem deseja enfrentar o verão sem problemas dermatológicos

para garantir a saúde e a beleza da pele durante os meses de calor, associando ativos de uso oral e tópico, conforme tendência que vem se consolidando a cada dia.

Já na abertura, o dermatologista Marcos Martinez discorreu com profundidade so-bre os insumos cosméticos disponíveis no mercado, destacando a necessidade de uma boa avaliação de sua qualidade por parte dos profissionais. Para ele, “bons produtos, quando bem associados, fazem muita diferença no tratamento”. Em sua opinião, para se manter uma pele saudá-vel são necessários basicamente hidra-tantes e antioxidantes de qualidade. Nes-se sentido, ele citou hidratantes como Biohydrata, Actiglucan, Nano Regen Plus e Gluconolactona. Como potentes antio-xidantes, ele lembrou de Nano Lighte-ning, Nano Antioxidant, Lipossomas de Vitamina EC, Wasabi, e Idebenona.

Por sua vez, a médica Mirella Dob-genski, especializada em dermatologia e nutrologia, destacou o tratamento da celulite como procedimento padrão para o verão. “Em consultório, é possí-vel atuar com procedimentos mais in-vasivos, mas em casa o paciente pode manter o tratamento com cosméticos”, disse, lembrando que, para esse fim, os cosméticos em forma de nanosso-mas ou lipossomas são os mais aceitos, devido à maior penetração cutânea, a exemplo de ativos como Nano Slim-ming, Biosilício, Coffea Active e Herba-sol® Pomegranate.

O poder antioxidante de plantas e oli-goelementos, e suas aplicações e asso-ciações in & out, foi o tema da palestra da Dra. Anelise Taleb, farmacêutica com MBA em Cosmetologia. Segun-do ela, a tendência in & out, ou seja, o tratamento para beleza combinando

Cuidado integral para peles

bonitas e saudáveis

Page 13: Canal Aberto 20

13

Be Beleza

ativos de uso interno e externo, vem ganhando muita força recentemente. Ao se referir a ativos de uso interno com benefícios para todo o corpo, ela citou os antioxidantes Pomegranato, eXselen® e Extato Seco de Camellia sinensis Verde.

A Dra. Fabiana Corio, dermatologista da Clínica Ligia Kogos, finalizou o even-to palestrando sobre filtros solares, que em sua opinião não devem ser encara-dos apenas como um cuidado a mais com a pele, mas sim como uma neces-sidade constante, sendo utilizados coti-dianamente. Ela se referiu também ao cuidado que se deve ter com processos de clareamento nesta época do ano e sobre a não indicação de peeling ou pro-cedimentos com ácido. Alertou sobre o laser para o verão e o cuidado que se deve ter, já que o procedimento pode causar manchas na pele bronzeada.

bonitas e saudáveis

Page 14: Canal Aberto 20

14

Be Beleza

Veja a seguir exemplos de insumos que podem ser combinados para melhor efeito.

Por dentro e por fora

Uso oraleXselen®, Extrato Seco de Camellia

sinensis e Pomegranato.

Uso tópico pele

Bioselênio, Herbasol® Green Tea,

Herbasol® Pomegranate, Nano Olive

Ox, Nano Antioxidant, Wasabi e

Flavonoid Complex SC.

Uso tópico cabelo

Bioselênio, Herbasol® Green Tea,

Herbasol® Pomegranate e Wasabi.

anti

oxid

ante

s

Uso oraleXselen®, Goji Berry e Polypodium Leucotomos.

Uso tópico peleFlavonoid Complex SC, Acacia Collagen, Omega Active, Yogurt Dermal e Retnew®.

Uso tópico cabeloOmega Active, Biohydrata e Keratina Vegetal.

antienvelhecimento(geral)

5. Phosal® 50PG – nanoemulsão de

fosfatidilcolina (50%) com propilenoglicol,

potente solubilizante e carreador (indicado

para formulações ou ativos hidrossolúveis).

6. nostrabase Filtro FPS 30 – emul-

são hidratante não iônica, com fórmula

foto estável de FPS 30, é eficaz contra

raios UVA e UVB (indicado para fórmu-

las de cremes hidratantes com proteção

solar e protetores para corpo e rosto).

1. Beantree – silicone vegetal se-

melhante ao silicone volátil para for-

mulações de pele e cabelo.

2. Phospholipon® 85G – emul-

sionante com ação emoliente e car-

readora com 85% de fosfatidilcolina,

promove alta penetração cutânea (in-

dicado para formulações antirrugas e

anticelulite).

coad

juva

ntes

3. Phospholipon® 80H – emulsio-nante com ação emoliente com 70% de fosfatidilcolina, promove formação de filme sobre a pele (indicado para formu-lações hidratantes e de filtro solar).4. Phosal® 50SA – nanoemulsão de

fosfatidilcolina (50%) com óleo de cár-tamo, potente solubilizante e carreador (indicado para formulações ou ativos li-possolúveis). Observação: há testes com hormô-

nios bioidênticos para manipulação de géis transdérmicos.

Page 15: Canal Aberto 20

15

Be Beleza

cabelo1. Condicionador enriquecido com Omega Active, Biohydrata e Keratina Vegetal.

2. Máscara de tratamento com Omega Active e Biohydrata.

3. Shampoo para uso diário com Herba-sol® Green Tea e Keratina Vegetal.

Sugestões de fórmulas para tratar diver-sos tipos de pele, a partir do conceito in & out.

Tratamento completo

1. Complexo antioxidante com ação preventiva do envelhecimento precoce (para peles mais jovens). Formular ape-nas com eXselen® e Goji Berry (poden-do associar com outras vitaminas e mi-nerais).

2. Complexo antienvelhecimento (para peles mais maduras e fotoenvelhecidas). Formular com todos os itens: eXselen®, Goji Berry, Polypodium, Extrato Seco de Camellia sinensis Verde e Pomegranato.

in

pele corpo1. Creme hidratante, para uso diário, redutor e anticelulite.Dia e noite - formular creme hidratante (com efeito massageador) com: Nano Slimming, Herbasol® Pomegranate, Coffea Active, Biosilício em base Phospholipon® 85G enriquecida com Phosal® 50SA.

out

pele rosto1. Hidratante e antioxidante para peles jovens.

Dia - formular creme oil free com: Bioselênio, Biosilício, Yogurt Dermal, Omega Active e Retnew® em base Phospholipon® 80H com FPS 30.

noite - formular creme com: Retnew® e Yogurt Dermal em base creme nutritivo.

2. Hidratante antioxidante para peles ma-duras e fotoenvelhecidas.Dia - formular creme com: Omega Active, Flavonoid Complex SC, Acacia Collagen, Herbasol® Green Tea e Pomegranate em base Phospholipon® 85G enriquecida com Phosal® 50PG e Beantree com FPS 45.noite - formular creme com: Retnew®, Flavonoid Complex SC e Acacia Collagen em base siliconada.

3. Sabonete líquido para uso diário (qualquer tipo de pele).

Formular sabonete ou shower gel com: Herbasol® Green Tea e Pomegranate, Coffea Active e Biohydrata.

Page 16: Canal Aberto 20

Be Beleza

Muita água e sucos naturais, frutas, verdu-ras, hidratantes e filtro solar são as armas básicas para enfrentar com sucesso os perigos do verão. Outro cuidado reco-mendado pelos dermatologistas é a mo-deração na exposição ao sol. Em alguns casos, especialmente nas peles mais cla-ras, 10 minutos de exposição direta já são suficientes para provocar queimaduras.

O protetor solar deve ser passado meia hora antes da exposição ao sol, e o ideal é passar sem a roupa de banho e distribuir bem pelo corpo. As partes do corpo que ficam mais expostas aos raios solares de-vem ser as mais protegidas, como rosto, ombros, orelhas e nuca. É preciso rea-plicar o filtro solar com frequência: pelo menos a cada 2 horas, ou de acordo com a intensidade da transpiração e com a quantidade dos banhos de mar ou piscina.

Lembre-se sempre que, mesmo à som-bra, a proteção é necessária, já que os raios de sol refletem em superfícies como a areia, o concreto e a água. E quanto mais cedo você adotar cuidados como esses, melhor, pois dessa forma o envelhecimen-to da pele não será acelerado. Quem co-meça cedo a cuidar da pele com certeza terá menor possibilidade de conviver com manchas senis e rugas excessivas.

Nesse sentido, os dermatologistas aler-tam para o fato de que muitas pessoas têm o hábito de diminuir o fator de pro-teção solar dos filtros que utilizam, à me-dida que a pele fica bronzeada. Para eles, o filtro que realmente protege a pele é, no mínimo, de fator 15. Ele evita de ime-diato as queimaduras e, a médio e longo prazo, as manchas, principalmente as sar-das, que vão aumentando de diâmetro e pigmentando-se cada vez mais conforme a exposição ao sol, deixando um aspecto de mancha senil ou melanose solar (mancha que aparece depois dos 40 anos de idade).

Para um bronzeado saudável, os especia-listas recomendam, além do filtro solar, que se evite a exposição ao sol entre as 10 e as 15 horas e que não se confie apenas nos chamados bronzeadores. De acordo com eles, bronzeadores com megacaro-teno, cápsulas de urucum ou mesmo a ingestão de suco de cenoura de fato ace-leram o bronzeamento, mas não dispen-sam o uso de filtros solares.

O filtro solar não impede que a pele re-ceba os raios ultravioleta, mas forma uma barreira de proteção. Além disso, pro-porciona uma cor mais duradoura, por-que a pele não descasca.

Já a recomendação de evitar o sol entre as 10 e as 15 horas é importante porque nesse horário os raios ultravioleta inci-dem perpendicularmente, penetrando de uma maneira mais agressiva na pele. Antes ou depois disso, os raios são mais inclinados e não atingem a pele com tan-ta intensidade. As pessoas que precisam ficar expostas ao sol no período que não é recomendado, como os salva-vidas, surfistas etc., devem usar um bloqueador solar, que, ao contrário do que muitos pensam, deixa pelo menos 5% dos raios ultravioleta passarem, o que já é suficien-te para ativar a produção da melanina, permitindo o bronzeado.

Contudo, quem se distrair e deixar o sol queimar a pele, precisa tomar al-gumas precauções para se recuperar bem. Uma delas é fugir do sol durante pelo menos sete dias, porque a pele vai escamar e a nova pele fica muito mais sensível. Além disso, é preciso mantê-la sempre muito bem hidratada, com cre-mes à base de aveia ou alguns tipos de óleo. Quando for se expor novamente ao sol, é preciso aplicar um filtro solar com fator de proteção maior na área que foi prejudicada.

Vai à praia? Então leia istoVocê pode curtir a praia ou a piscina sem se transformar em um “pimentão”. É só seguir algumas recomendações simples

Page 17: Canal Aberto 20
Page 18: Canal Aberto 20

18

As farmácias de manipulação vêm en-frentando problemas referentes a exi-gências fiscais estaduais e municipais. A sede arrecadatória dos entes fede-rados, aliada à falta de conhecimento e devida assessoria jurídica por parte das empresas, vêm causando verdadei-ro alarde com relação a essa questão. Como forma de tentarmos esclarecer o setor acerca do assunto, tecemos al-gumas considerações.

Em ligeiríssimas linhas, de um lado, te-mos que estão sujeitos ao ICMS as ope-rações de circulação de mercadorias e serviços de transporte interestadual e intermunicipal, de comunicação e exa-ção (cobrança), esta sob a competência dos estados. De outro lado, e sob a com-

Neste artigo, a tributarista Ana Cecília Pires Santoro discute a questão das “operações mistas”, que envolvem mercadorias e serviços e geram mal-entendidos e problemas para as farmácias de manipulação. Na próxima edição, a especialista vai esclarecer

dúvidas encaminhadas pelos leitores. Mande sua questão.

petência dos municípios, temos que está sujeita à incidência de ISS a prestação de serviços não albergados pelo ICMS (transportes e comunicações), desde que definidos em lei complementar.

Operações existem que não deixam es-paço para dúvidas quanto a serem uma circulação de mercadoria ou uma pres-tação de serviço. O problema reside naquelas chamadas “operações mistas”, assim entendidas as que agregam mer-cadoria e serviço. E é nesse exato ponto que encontramos as farmácias de mani-pulação, cuja atividade consiste em ma-nipulação de fórmulas, drogas e insumos por meio de profissional habilitado, e entrega do produto final ao cliente que o encomendou.

ISS ou ICMS? Uma dúvida que custa caro

Me Mercado

O problema reside

naquelas chamadas

“operações mistas”,

assim entendidas as que

agregam mercadoria

e serviço.

Page 19: Canal Aberto 20

Nesse contexto, época houve em que essa atividade ficava em um verdadeiro “limbo conceitual”, que forçava as empre-sas, uma a uma, a valerem-se de ações judiciais em busca do que se entendia efe-tivamente devido. Entretanto, em 2003, com a edição da Lei Complementar n° 116, a discussão encontrou um ponto final.

De fato, a LC 116/2003 introduziu as normas gerais em matéria de ISS, bem como instituiu a Lista de Serviços que há de ser observada para se definir os limi-tes de incidências entre ICMS e ISS. A sistemática é razoavelmente simples: es-tando a operação prevista e elencada na Lista de Serviços vigente, estará a mes-ma sujeita à incidência de ISS; do contrá-rio, a exação via ISS não ocorre e poderá

a operação estar sujeita a ICMS, se for o caso. De forma ainda mais resumida, temos que as operações mistas estarão sujeitas a ISS desde que previstas na Lista de Serviços. Essa previsão afasta de for-ma definitiva a incidência do ICMS, vez que não é possível a incidência simultâ-nea desses dois impostos.

Os serviços farmacêuticos constam do item 4.07 da Lista de Serviços sujeitos a ISS, de sorte que, desde 2003, não há mais que se falar em tributação da ativi-dade aqui discutida por meio de ICMS. Esse entendimento vem sendo seguida-mente reiterado pelo Superior Tribunal de Justiça e, em nossa opinião, não há possibilidades de mudança em tal en-tendimento.

Se você tem dúvidas sobre este assunto, envie suas

perguntas para Ana Cecília Pires Santoro, no e-mail

[email protected]

Page 20: Canal Aberto 20

20

Me Mercado

Em regra, o setor sai ganhando, consi-derando que a carga tributária de ISS é bem menor que a de ICMS. Contudo, é certo que muitas empresas, por natural desconhecimento das mudanças legais e por falta de assessoria especializada e eficiente, vêm recolhendo ICMS aos cofres estaduais e agora estão sujeitas a eventual lançamento municipal a título de ISS.

De acordo com cada situação e com as peculiaridades de cada empresa, torna-se muito importante a procura de um profissional especializado que possa orientar os melhores caminhos a se se-guir, tanto quanto as formas de se re-gularizar a situação da empresa frente à municipalidade, de reaver eventuais indébitos de ICMS e, ainda, de coibir o poder estadual de exorbitar sua compe-tência tributária.

Nesta primeira parte do artigo, alme-jamos introduzir a discussão e informar o setor acerca do que entendemos es-sencial. Em nossa próxima edição, abri-remos espaço para responder perguntas pertinentes ao assunto que o leitor po-derá remeter ao endereço de e-mail na página anterior.

Ana Cecília Pires Santoro é advogada formada pela PUC-Campinas, especialista em Direito

Tributário, com diversos trabalhos publicados na área. Atualmente, é Gerente Jurídica da

Machado & Tonegutti Advocacia Tributária, escritório responsável pela assessoria tributária

da Pharma Nostra Comercial Ltda.

Torna-se muito

importante (...) a

procura de um

profissional especializado

que possa orientar os

melhores caminhos

(...)

Page 21: Canal Aberto 20

21

O Brasil tem um dos mais valiosos tesou-ros de toda a humanidade. O nome dele é Amazônia. Na floresta amazônica, em poucos quilômetros quadrados, há mais espécies de plantas do que em toda a Europa. Há mais espécies de animais do que na América Central. Uma única ár-vore pode servir de lar a 1700 tipos de invertebrados, que vão de formigas a aranhas, de abelhas a besouros. A Ama-zônia é a região de maior biodiversidade do mundo e nela podem estar, ainda es-condidas dos cientistas, maravilhas que vão aliviar sofrimentos de futuras gera-ções, curando doenças, aumentando a expectativa de vida e, enfim, tornando melhores nossas vidas.

De acordo com reportagem publicada pela revista Veja, calcula-se que ape-nas 10% de todas as formas de vida da floresta amazônica já tenham sido es-tudadas e catalogadas. Essa falta de co-nhecimento científico sobre o bioma é uma das fragilidades amazônicas. O des-

conhecimento representa um obstáculo para a produção de riqueza a partir da floresta viva. É impossível agregar valor ao que não se conhece. Estima-se que a flora, a fauna, as bactérias, os fungos e outros microrganismos da floresta guar-dem um enorme potencial para a pro-dução de remédios e alimentos e para vários setores da indústria.

O Instituto Nacional do Câncer, nos Es-tados Unidos, estima que 25% de todas as substâncias usadas para tratamento de tumores no mundo, hoje, venham de florestas tropicais. Mas é uma certe-za que há muito mais a ser aproveitado. Para isso, porém, o Brasil precisa investir muito mais em pesquisas e ultrapassar barreiras ideológicas e burocráticas, que vêm impedindo o aproveitamento de todo o potencial da floresta.

Os mitos e a excessiva preocupação com a biopirataria têm provocado a de-bandada de pesquisadores estrangeiros

do País. O INPA, tradicional parceiro de organismos internacionais, firmou ape-nas dois acordos de pesquisa entre 2002 e 2007. A retomada só aconteceu em 2008, quando foram firmados seis acor-dos de cooperação com órgãos de outros países. Diz Ima Vieira, ex-diretora do Mu-seu Paraense Emílio Goeldi: “Os pesqui-sadores estrangeiros sérios, que estudam biodiversidade, foram embora. Cientista que vem ao País amparado por institui-ções respeitadas não é biopirata. É mais fácil um turista levar algo ilegalmente da floresta do que um pesquisador”. Muitos estrangeiros migraram para a Amazônia peruana ou para a Guiana Francesa, onde o cientista é tratado como parceiro, não como ameaça.

No entanto, boa parte do conhecimen-to que se tem sobre a Amazônia se deve aos estrangeiros. Um dos principais livros sobre a flora da região (e do Brasil) foi es-crito no século XIX pelo botânico alemão Carl Friedrich Philipp von Martius; nele

Atualmente, 25% dos remédios usados contra o câncer vêm de plantas tropicais, mas ainda há muito mais por descobrir nas

florestas

tesouro ainda desconhecido

Entre as árvores, um

Page 22: Canal Aberto 20

22

Ma Meio Ambiente

são descritas 22.700 espécies de plantas. A maior coleção de plantas amazônicas está no Jardim Botânico de Nova Iorque. Para saber se uma espécie é nova ou não, é útil recorrer aos americanos. Os dois projetos de mapeamento de biodi-versidade da Amazônia mais importan-tes, hoje, têm participação de cientistas e organizações de outros países. A ONG americana Conservação Internacional é a principal patrocinadora de um estudo que visa mapear a biodiversidade nas áreas tropicais do mundo.

De um modo ou de outro, o fato é que esse é um tesouro brasileiro, que deve e precisa ser explorado de modo susten-tável, preservando o ambiente mas, ao mesmo tempo, criando condições para que os incontáveis recursos medicinais disponíveis na região sejam melhor uti-lizados, contribuindo para tornar melhor a vida de toda a humanidade.

Comprovando o grande valor dos re-cursos naturais da região, o interesse pelas ervas e plantas da Amazônia com aplicação nas áreas medicinais e de cos-méticos tem aumentado cada vez mais. A exploração comercial dessas plantas apresenta perspectivas cada vez mais promissoras de se tornar uma atividade econômica rentável.

Muito já se pesquisou e produziu so-bre o potencial das plantas medicinais da Amazônia. Cerca de 300 espécies amazônicas, nativas e introduzidas, já catalogadas pelo INPA (Instituto Na-cional de Pesquisas da Amazônia), têm potencial para as áreas medicinal, fito-terápica, aromática e de cosméticos. Mas ainda é necessário operacionalizar

a produção local de medicamentos e cosméticos com a utilização de plantas da região.

O livro “Plantas da Amazônia – Opor-tunidades Econômicas e Sustentáveis”, publicado pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), em parceria com o INPA, dá uma boa ideia do po-tencial da região. O autor, o pesquisador peruano Juan Revilla Cordenas, cataloga as potencialidades comerciais de 72 es-pécies de plantas da Amazônia, nativas e introduzidas, que têm aplicação garanti-da nas áreas medicinal e de cosméticos. O trabalho mostra espécies que já alcan-çaram uma considerável fatia do merca-do local, nacional e internacional.Se

gred

os q

ue v

alem

fort

unas

(...) calcula-se que

apenas 10% de

todas as formas de vida

da floresta amazônica já

tenham sido estudadas

e catalogadas.

Page 23: Canal Aberto 20

23

Andiroba, pupunha e açaí são três exem-plos de plantas que, embora desconhe-cidas fora da Amazônia há alguns anos, hoje são amplamente conhecidas e con-sumidas por pessoas de todas as regiões do País e até do exterior. Quem costuma frequentar lojas de produtos naturais já deve ter ouvido falar na andiroba. Inicial-mente difundida como um repelente na-tural de insetos, hoje suas propriedades cicatrizantes e calmantes da pele são am-plamente conhecidas, gerando pesquisas e investimentos em medicamentos que podem trazer alívio para muita gente.

A andiroba é uma árvore que pode atingir até 30 metros de altura e é nativa da re-gião amazônica. Na medicina tradicional, utiliza-se o óleo de andiroba, que é extra-ído dos seus frutos. Estudos comprovam que velas feitas com ele são eficazes in-clusive para espantar o mosquito da den-gue. Além disso, os povos da Amazônia preparam um chá feito com a casca da ár-vore para diminuir a febre, que funciona também como vermífugo.

Mas a andiroba também é usada como cicatrizante, em tratamentos de inflama-ções da pele, reumatismo, como diuréti-co e no combate à depressão. A indústria dos cosméticos também vem utilizando a andiroba na fabricação de shampoos e condicionadores, como um agente que deixa os cabelos sedosos e brilhantes.

Por sua vez, o cupuaçu, de sabor forte, é comumente usado em sorvetes, sucos e vitaminas, que são muito consumidos em todo o País. Doces à base de cupu-açu são também muito admirados, tais como cremes, compotas, geleias e re-frescos. Existem, porém, estudos cientí-ficos, tanto no Brasil quanto no exterior,

que utilizam as sementes da fruta e sua polpa para tratar doenças no trato gas-trointestinal. Essas pesquisas apontam também o uso do cupuaçu como antio-xidante e base para desenvolvimento de produtos de beleza.

Já da palmeira do açaí tudo se aprovei-ta: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estipe (ripas de telhado), raízes (vermífugo) e palmito (alimento e remédio anti-he-morrágico). As propriedades energizan-tes e antioxidantes tornaram o açaí um alimento natural muito popular fora da região da Amazônia e até mesmo da re-gião Norte nos últimos anos.

O açaí foi primeiramente utilizado por tribos da Amazônia para diversos fins medicinais, entre eles o fortalecimento do sistema imunológico, o combate a infecções, a prevenção de doenças car-díacas e até mesmo como um remédio natural para a disfunção erétil (impotên-cia sexual). O açaí também sempre foi apreciado como um alimento energético e sua polpa era tradicionalmente usada para fazer vinho.

Ele é um excelente tônico natural que pode ser facilmente incorporado à maio-ria das dietas e regimes diários de ali-mentação para melhorar a disposição e a resistência. No entanto, deve-se sempre comprar açaí de fontes confiáveis. Como suplementação, o açaí liofilizado é usa-do para fazer cremes, sorvetes e sucos, além de muitas vezes ser misturado com outras frutas e alimentos antixiodantes. A fruta fresca é disponível somente em regiões de florestas tropicais, como é o caso da Amazônia, situada na região Nor-te do Brasil.

Plantas que tornam a vida melhor

Page 24: Canal Aberto 20

24

Ge Gestão

Nem sempre se dá o devido valor às estratégias de relacionamento com o mercado, mas elas são

fundamentais para o sucesso de seu negócio

“Conhece-te a ti mesmo.” A frase, ins-crita na entrada do templo de Delfos, na Grécia antiga, foi adotada por Sócra-tes como base de sua filosofia. Para ele, o mais importante em termos filosófi-cos era pensar nossa relação com os outros e com o mundo. Em sua visão, esse era o melhor caminho de acesso à verdade e para a autotranscendência, ou seja, a modificação de nossa relação com os outros.

Esse princípio filosófico é igualmente im-portante, hoje em dia, quando se pensa em marketing, especialmente nas peque-nas empresas. Embora a consciência de sua importância venha se consolidando entre os empreendedores, nem sempre esse trabalho é visto como um esforço que traz lucros imediatos, mas sim como um custo a mais. Para uma empresa que está em seus primeiros anos de existên-cia, a chance de os investimentos em marketing terem espaço dentro da or-ganização em geral é muito pequena, o que poderá ser um dos fatores de insu-cesso caso o negócio não deslanche.

Nem sempre são necessários investimen-tos altos. Se sua empresa conhece bem o público-alvo e dedica parte preciosa do seu tempo a planejar estratégias de comunicação e marketing, o sucesso do negócio virá com o tempo, sem grandes investimentos.

Tal atividade, em uma empresa de pe-queno porte, deve ser estruturada e es-trategicamente pensada, ainda que a con-centração das ações esteja somente no empresário, inicialmente. Um plano de marketing bem orientado ajudará a norte-ar as atividades.

Mas quais atividades são mais indicadas para as pequenas empresas? Tudo de-pende dos hábitos de consumo de seu público-alvo, suas preferências e caracte-rísticas únicas.

E é aí que ganha importância o conceito adotado por Sócrates como base de sua filosofia. Antes mesmo de abrir uma em-presa, é preciso conhecer todo o mer-cado onde se deseja atuar. Cada vez que

surge a ideia de um novo produto/serviço, deve-se estudar minuciosamente se esta é a melhor opção frente às necessidades do consumidor e o que a situação atual do mercado demonstra. É importante, também, mensurar os resultados obti-dos, pois uma pesquisa de mercado deve nortear todas as ações que serão toma-das a seguir.

A partir do conhecimento adquirido nesse processo, é possível então recor-rer aos instrumentos disponíveis para ampliar a abrangência do seu negócio. A internet é um meio de comunicação com investimento relativamente baixo frente a outros meios utilizados como esforço de marketing. Seu crescimento tem causado muito impacto no modo de consumir das pessoas, e a tendência é que isso se espa-lhe e cresça ainda mais.

Além disso, esse meio pode ser utiliza-do em diversas etapas do seu negócio, como: prospecção, divulgação da marca, pré-venda, pós-venda etc. Construa um site voltado para o seu cliente, e se optar

artigo de primeira necessidade

Marketing,

Page 25: Canal Aberto 20

25

Ge Gestão

por usar serviços de mídias sociais e blogs gratuitos existentes (Facebook, Twitter, WordPress etc.), não se esqueça que esse tipo de ação obrigatoriamente tem que gerar um retorno por parte do cliente, uma interação, senão se torna algo frio e sem envolvimento.

Lembre-se que ter muitos “seguidores” e “fãs” não significa necessariamente que seu negócio está deslanchando. Atraia o seu público-alvo, pois é dessa forma que suas vendas aumentarão. O bom rela-cionamento com os clientes deve ser o pensamento primordial e sua resposta a ele, frente aos canais de comunicação escolhidos, deve ser pronta e eficiente, sem delongas.

O e-mail marketing pode ajudar a divulgar seus novos produtos, sua participação em um evento do setor e comunicar tudo que sua empresa precisa dizer. Não envie e-mails demais no mesmo dia, isso pode gerar desconforto do cliente, que auto-maticamente pensará se tratar de práti-cas indesejáveis (spam).

Outro aspecto importante é a imagem de sua empresa. Para vender seus pro-dutos – quando ainda têm sua qualidade desconhecida pelo mercado – é muito importante que a imagem corporativa transmita confiabilidade aos clientes. Investimentos em detalhes como lo-gotipo, slogan, embalagem, envelopes e papéis timbrados da empresa devem ser encarados como um esforço de marketing, pois eles serão percebidos pelos clientes e influenciarão em sua decisão de compra.

E atenção! Não descuide dos relaciona-mentos e parcerias. É muito importante que você faça parcerias e tenha um bom relacionamento com as empresas do seu meio de atuação, principalmente com os veículos que divulgam as notícias do se-tor, como revistas, sites e jornais.

A empresa é nova e precisa de reconhe-cimento, portanto, conquistar seus con-tatos é premissa para trocas eficientes. Ter um bom relacionamento com alia-dos facilita que o nome de sua empresa

possa ser disseminado por essas parcerias de forma interessante para o seu negócio.

Para caminhar nesse sentido, participe ati-vamente de eventos do seu segmento de atuação e faça contatos duradouros. Boas práticas de networking devem ser levadas em consideração, pois proporcionam par-cerias de valor para ambas as partes. O importante é mostrar onde você pode contribuir com o negócio do parceiro, em troca da tão prestigiada colaboração por parte dele. Afinal, divulgação positiva é o que sua empresa precisa para associar a marca a um bom negócio.

Além disso, naturalmente, o investimen-to é proporcional ao porte da empresa e seus objetivos, como volume de vendas e participação de mercado. Não se deve pensar em dar um tiro de canhão para matar uma formiga. Marketing não é luxo, ao contrário, deveria fazer parte da ces-ta básica de todos os portes de empre-sa. Mas agora você já sabe: primeiro é preciso conhecer a você (sua empresa e clientes) mesmo.

Fonte: http://www.geranegocio.com.br/html/geral/p15b.html#guerra

Marketing não é

luxo, ao contrário,

deveria fazer parte

da cesta básica de

todos os portes

de empresa.Marketing,

Page 26: Canal Aberto 20

26

Ca Capa

Quem pratica esportes ou exercícios com o objetivo de melhorar o desem-penho físico vem ganhando nos últimos anos importante auxílio da tecnologia relacionada à nutrição. As inovações surgidas nessa área também têm com-plementado os avanços registrados nos equipamentos, acessórios, tecidos e calçados, contribuindo para que atletas possam extrair o máximo de suas poten-cialidades. Esse é o caso do PeptoPro®, uma proteína do leite pré-digerida, com sabor neutro.

Desenvolvido por cientistas da empresa holandesa DSM, PeptoPro® é totalmen-te natural, composto por pequenos pe-daços de proteína chamados de peptí-deos – principalmente di e tripeptídeos. Recentes descobertas científicas nessa

Desenvolvido para melhorar o desempenho de atletas olímpicos holandeses, PeptoPro® ajuda a reduzir os danos e as dores musculares pós-exercício, resultando

em uma capacidade maior e mais rápida de armazenamento de energia

Performancepara atletas

extra

área demonstram que a adição de pro-teínas em alimentos à base de carboidra-tos melhora o desempenho físico, consi-derando que os aminoácidos, os blocos de construção das proteínas, são cruciais para a função muscular.

Porém, se as proteínas forem consumi-das intactas, os aminoácidos primeiro precisam ser liberados pela digestão gastrointestinal e isso demanda tempo e energia preciosos. Além disso podem causar uma desconfortável sensação de estômago cheio. Assim, as proteínas pré-digeridas facilitam a entrega de ami-noácidos biodisponíveis.

Nas práticas esportivas, o organismo utiliza diferentes fontes de energia, como glicose, ácidos graxos e aminoá-

(...) a adição de

proteínas em

alimentos à base de

carboidratos melhora

o desempenho

físico (...)

Page 27: Canal Aberto 20

27

Ca

cidos; e possui diferentes demandas por vitaminas e sais minerais, que regulam o metabolismo. PeptoPro® é único por ser uma proteína do leite pré-digerida, deri-vada da caseína, com sabor neutro. En-zimas patenteadas hidrolisam a caseína de forma específica, gerando pequenos peptídeos, que são rapidamente absor-vidos para a corrente sanguínea e assim abastecem os músculos.

A substância, que é distribuída com ex-clusividade no Brasil pela Pharma Nos-tra, tem outras vantagens: primeiro, seus aminoácidos são entregues para os mús-culos apenas quando mais necessários – durante e imediatamente após a atividade física; segundo, em comparação com a

Mecanismo de ação

Para entender como o PeptoPro® fun-ciona, é importante compreender o processo de nutrição humana. Como se sabe, a vida requer nutrientes, indis-pensáveis para o bom funcionamento do corpo, a exemplo de carboidratos, gor-duras, proteínas, vitaminas e minerais.

PeptoPro® é fonte de proteína. As pro-teínas contribuem para as estruturas de tecidos e são essenciais para o metabo-lismo, a circulação e a regulamentação do sistema hormonal. É o caso dos mús-culos, que são constituídos principalmente por proteínas. Elas são sintetizadas a partir de cadeias de vinte aminoácidos, nove dos quais são essenciais e não podem ser sinte-tizados pelo organismo. Assim, devem ser fornecidos através da alimentação diária.

proteína intacta e com hidrolisados, tem melhor sabor e desempenho atlético.

O PeptoPro® foi criado para oferecer um novo e revolucionário suplemento alimentar natural para melhorar o de-sempenho dos atletas olímpicos do Co-mitê Holandês. Para isso, a DSM Food Specialties aplicou seu extenso conheci-mento em enzimas no desenvolvimento do hidrolisado de proteína, uma fonte de aminoácidos naturais de sabor agradável que rapidamente alimenta os músculos. Inicialmente, o PeptoPro® foi disponi-bilizado exclusivamente para os atletas holandeses na Olimpíada de Atenas em 2004, que consumiram mais de 200 mil latas da bebida de recuperação.

Após a realização de uma extensa série de estudos para comprovar a eficácia de PeptoPro® em seres humanos, a DSM comprovou que o ativo melhora o desempenho, prolonga a durabilida-de e reduz o tempo de recuperação durante e depois da atividade física. Com seus benefícios cada vez mais cla-ros para os atletas, o PeptoPro® vem sendo consumido por uma gama cada vez maior de atletas e equipes esporti-vas de todo o mundo, bem como pelos participantes de esportes recreativos.

PeptoPro® é facilmente dissolvido em água, produzindo uma solução clara e saborosa, uma excelente opção para saciar a sede.

Normalmente, as pessoas saudáveis não são capazes de absorver proteínas intactas, porque nossas células intesti-nais contêm “transportadores” que só podem transportar aminoácidos livres, di e tripeptídeos. Assim, somente pe-quenos peptídeos podem ser absorvi-dos pelo intestino e, posteriormente, transportados para a corrente sanguí-nea. É por isso que as enzimas diges-tivas no estômago e intestino precisam degradar a proteína em aminoácidos li-vres e peptídeos muito pequenos, para serem absorvidos. Essa digestão leva tempo, e requer energia para produção da enzima. Por ser composto de di e tripeptídeos, o PeptoPro® é absorvido e atinge a corrente sanguínea de forma rápida e fácil.

Quando os atletas consomem PeptoPro® durante e imediatamente após o treino, a proteína pré-digerida é absorvida rapidamente. Os aminoácidos são entregues diretamente para os músculos e órgãos que necessitam deles.

Durante o exercício, a degradação de proteínas é maior do que sua síntese, o que normalmente resulta em uma perda de massa muscular. Isso pode ser revertido com o consumo extra de aminoácidos. A síntese proteica pode ser prejudicada pela falta de apenas um aminoácido, resultando em uma maior perda de massa muscular. Portanto, é importante que a proteína fornecida durante o exercício contenha o perfil de aminoácido completo.

PeptoPro®

é facilmente

dissolvido em água (...)

tornando-se uma

excelente opção para

saciar a sede.

InDICAÇõES

Diversos estudos comprovaram os benefícios de PeptoPro® para a nutrição esportiva, melhorando o desempenho, prolongando a durabilidade e reduzindo o tempo de recuperação durante e depois da atividade física.

Capa

Page 28: Canal Aberto 20

28

Sa SaúdeCa Capa

A caseína é considerada uma das me-lhores fontes para a síntese de prote-ína muscular, porque contém todos os aminoácidos em proporções ideais. O PeptoPro® contém os mesmos amino-ácidos que a caseína, mas se diferen-cia no tamanho das cadeias peptídicas: muito longa para a caseína intacta, mui-to curta (principalmente di e tripeptí-deos) em PeptoPro®.

Quando utilizado durante o exercício, PeptoPro® não só diminui a perda de proteína muscular, mas também acumula a massa muscular, como mostra uma experiência recente. Portanto, o PeptoPro® ajuda a reduzir os danos e as dores musculares pós-exercício, resultando em uma capacidade maior e mais rápida de armazenamento de energia.

Além de serem usadas como blocos de construção para o crescimento muscular, as proteínas também estimulam a pro-

dução de insulina, que é especialmente importante para a recuperação após o exercício, pois estimula a formação da proteína muscular e a absorção de açú-cares, como glicose, do sangue para as células musculares. E na célula muscular, a insulina também estimula a formação de glicogênio, o armazenamento de glicose dos músculos, que é uma fonte importan-te de energia durante o exercício.

Os estoques de glicogênio são reabaste-cidos lentamente se nenhuma proteína é consumida diretamente após o exercício e podem demorar de 24 a 30 horas para atingirem totalmente os níveis basais. A recuperação pode ser impulsionada pela oferta de proteína imediatamente após o exercício, através do subsequente au-mento de insulina. O reabastecimento instantâneo das reservas de energia per-mite que os atletas se recuperem mais rapidamente e estejam em melhor for-ma para o seu próximo treino ou jogo.

Propriedades do PeptoPro®

• Caseína hidrolisada com sabor neutro;

• Composto principalmente por di e tripepetídeos, possui poucos aminoá-cidos livres;

• Rápida passagem pelo estômago;

• Rápida absorção no intestino;

• Acelera a recuperação e a reparação muscular após o exercício;

• Ajuda a aumentar a resistência e o tempo de fadiga durante o exercício;

• Melhora o desempenho físico;

• Oferece todos os benefícios biológi-cos da proteína natural do leite sem os efeitos colaterais associados ao consu-mo de lactose;

• Completa e instantânea solubilidade em água fria.

Page 29: Canal Aberto 20

29

Ca

Recomendação de uso e aplicação magistral

• Recomenda-se a ingestão de 6,25 g de PeptoPro® durante ou após o exercício físico, na forma de pós de reconstituição instantânea ou incorporado em bebidas, géis ou barras energéticas;

• Para bebidas light ou sem açúcar, todos os edulcorantes podem ser utilizados;

• Aromas cítricos formam uma excelente combinação com o sabor de PeptoPro®, a exemplo de limão, lima, laranja, grapefruit e cranberry.

• Minerais como sódio ajudam a otimi-zar o sabor de PeptoPro®, sendo que um acréscimo de aromatização pode ser necessário;

• Os peptídeos ativos de PeptoPro® são estáveis ao aquecimento, porém ele pode influenciar no sabor e na coloração quan-do a bebida contiver também açúcares;

• Não é aconselhável adicionar vitamina C, considerando que ela pode acelerar a alteração de cor da solução.

Referências bibliográficas

PASCHOAL, V.; MARQUES, N.; BRIMBERG, P.; DINIZ, S. In: Suplementação Funcional Magistral: dos nu-

trientes aos compostos bioativos. São Paulo, VP Editora, 2008. Capítulo 7.

Literatura do fabricante.

www.nutrinew.com.br, acessado em 29/09/2010.

Capa

Estudos científicos

Diversas análises mostraram que o PeptoPro® melhora a recuperação pós-atividade física, a resistência e a performance, além de reduzir o dano e a dor muscular após o exercício. A recuperação pós-exercício, por exemplo, foi testada em um experimento realizado em Essen, Alemanha, com 50 atletas de nível olímpico (26 homens e 24 mulheres), de diferentes disciplinas esportivas (badminton, atletismo, remo, hóquei, natação, tênis), que realizaram dois testes cada um. Em um teste, uma bebida contendo apenas carboidratos foi consumida durante o período de recuperação; no outro, uma bebida contendo carboidrato mais PeptoPro® foi utilizada. Os testes foram realizados com um intervalo de uma semana.

Os atletas realizaram exercícios até o ní-vel de lactato no sangue atingir 4 mmol/L ou mais (definido como exaustão). Em

seguida, descansaram por quatro ho-ras, período em que eles consumiram 330 ml de uma bebida: imediatamen-te, 30, 60 e 120 minutos após finaliza-rem a sessão de exercícios. Cada 330 ml continha: 28 g de carboidratos ou 28 g de carboidratos + 14 g de Pepto-Pro®. Após 4 horas, os atletas realiza-ram mais uma rodada do exercício até o nível de lactato sanguíneo superar 4 mmol/L.

Depois de consumir a bebida que con-tinha somente carboidratos, o desem-penho no segundo período de exercício foi 8% pior do que no primeiro. A adi-ção de PeptoPro® reduziu significativa-mente a queda do desempenho, para 5,9%. Portanto, melhorou a recupera-ção do exercício, resultando em melhor desempenho no exercício subsequente.

Page 30: Canal Aberto 20

30

Solubilização + Ação Carreadora

Para diluição de um ativo para incorpo-ração em gel transdérmico, por exem-plo, sugerimos o produto Phosal® 50SA.

Phosal® 50SA é um sistema de nanoe-mulsão com lipossomas constituído por 50% de fosfatidilcolina + óleo de cárta-mo, que age como carreador e solubili-zante nas formulações. Além de sua uti-lização em formulações tópicas, devido à sua constituição, também pode ser utili-zado em formulações orais (suspensão, xarope, solução etc.).

importanteA partir de 01 de janeiro de 2011, a reno-vação da documentação relativa à Auto-rização de Funcionamento (AFE) e Auto-rização Especial (AE) de empresas deve ser protocolada diretamente na sede da Anvisa em Brasília. Para mais esclareci-mentos, entre em contato diretamente com a Anvisa.www.anvisa.gov.br 0800 642 9782

Fiquem atentos!

A RDC 237/02 da Anvisa será substituí-

da por uma nova Resolução. A consulta

pública foi finalizada e agora aguarda-

mos a publicação da nova RDC.

proteção solar

30

SatecServiço de Atendimento Técnico pelos Farmacêuticos da Pharma Nostra

Sa

Foi possível a solubilização/incorpo-ração do ativo na proporção 1 g de Testosterona Propionato para 5 g de Phosal® 50SA.

Iniciou-se o processo adicionando 1 g de Phosal® 50SA em 1 g de Testostero-na Propionato, agitando com espátula em um béquer. O ativo foi incorporado

parcialmente (alguns cristais ficaram visí-veis) e a mistura apresentou um aspecto de creme/pomada, visto que o Phosal® é bastante viscoso. Adicionou-se Phosal® de 1 em 1 g até atingir a proporção de 1 g de Testosterona Propionato para 5 g de Phosal® 50SA. Nesse ponto, triturou-se a mistura (com gral e pistilo) e observou-se a total dispersão do ativo no Phosal® 50SA.

Exemplo: Teste com Testosterona Base + Phosal® 50 SA

A Avobenzona – Eusolex 9020 – não deve ser manipulada com Metoxici-namato de Octila – Eusolex 2292 –, pois formam subprodutos oxidantes, não protetores.

Uma sugestão de associação para estabilizar a Avobenzona – Eusolex 9020 – é o Octocrileno – Eusolex OCR.

curi

osid

ade

dica

Page 31: Canal Aberto 20

31

S i n t o n i a c o m o f u t u r o

A beleza tem novos aliados.Chegaram os novos ativos Lipoid S100 e Ultraspheres Retinol, da Lipoid. Uma exclusividade da linha cosmética Pharma Nostra a favor da beleza natural.

O Lipoid S100 é um fosfolipídio insaturado solúvel em óleo e dispersível em água, que atua como emulsionante e solubilizante.

PROPRIEDADES

VANTAGENS

· Promove mais maciez e flexibilidade da pele, sem a sensação de pele oleosa· Protege contra o desengorduramento da pele· Proporciona melhor balanço hídrico da pele, devido à propriedade dos fosfolipídios de formarem ligações fortes com a água· "Adere" à superfície do cabelo, promovendo um efeito não oleoso agradável· Melhora a penteabilidade e reduz a carga eletrostática do cabelo

· Produto de origem natural· Maior concentração de fosfatidilcolina· Produto obtido através de processo de extração do feijão de soja· Biodegradável e, portanto, ecologicamente correto· Seguro, pois não causa problemas dermatológicos ou toxicológicos· Status GRAS - Geralmente Reconhecidos como Seguros·Por sua composição, é ideal para formulações de produtos anticelulite e/ou redutores de medidas

Ultraspheres® são nanoemulsões finamente dispersas, contendo fosfolipídios como emulsificantes e, também, ativos lipofílicos. O Retinol atua na pele estimulando a renovação celular de sua camada mais externa (epiderme), e reestrutura o colágeno e as fibras elásticas da camada média (derme). O efeito em longo prazo é o de uma pele com superfície mais viçosa, lisa e hidratada, clareamento das manchas, atenuação das rugas finas e melhora da elasticidade.

PROPRIEDADES

AÇÃO

· Hidratação e aumento da elasticidade cutânea· Prevenção de aspereza e rugas da pele· Menos irritação por ter o retinol encapsulado· Maior penetração· Estabilidade superior

·Inibe as enzimas que aceleram o envelhecimento cutâneo (matriz metaloproteinases)·Diminui radicais livres formados pela radiação solar·É derivado natural da Vitamina A·É eficaz como a tretinoína quando usado em concentrações maiores, mas não irritante

LIPOID S100E m u l s i o n a n t e

ULTRASPHERES RETINOLA n t i e n v e l h e c i m e n t o

Material técnico destinado exclusivamente ao farmacêutico magistral.

pharmanostra.com.br0800 707 0706

Consulte seu gerente de contas.

Page 32: Canal Aberto 20

PeptoPro® é único por ser uma proteína do leite pré-digerida, derivada da caseína,

composto principalmente por di e tripeptídeos.

Recomendado durante e após a atividade física, os aminoácidos de PeptoPro® são

rapidamente absorvidos pelo organismo e entregues para os músculos.

Solicite literatura completa.Consulte seu gerente de contas para mais informações.

Benefícios de PeptoPro® na nutrição esportiva• Melhora o desempenho físico;• Acelera a recuperação e a reparação muscular após o exercício;• Ajuda a aumentar a resistência e o tempo de fadiga durante o exercício.

Propriedades• Caseína hidrolisada com sabor neutro;• Composto principalmente por di e tripeptídeos;• Rápida passagem pelo estômago;• Rápida absorção no intestino;• Todos os benefícios biológicos da proteína natural do leite sem os efeitos colaterais associados ao consumo de lactose;• Completa e instantânea solubilidade em água fria.

Para que atletas possam extrair o máximo de suas potencialidades na prática de esportes e em competições, a adição de proteínas em

bebidas nutritivas à base de carboidratos melhora o desempenho físico, considerando

que os aminoácidos são cruciais para a função muscular.

Aplicação para o mercado magistralRecomenda-se a ingestão de 6,25 g de PeptoPro® durante ou após o exercício físico, na forma de pós de reconstituição instantânea, ou incorporado em bebidas, géis ou barras energéticas.

Material técnico destinado exclusivamente ao farmacêutico magistral.