Canal da Mancha - Página Principal | Catarina...

15
Canal da Mancha Completando a prova de Renata Agondi Sonho de menina que se faz sempre presente. Aos 14 anos, como nadadora de fundo em minha cidade natal, Campinas, ganhei um livro do meu técnico, que disse: “é o livro de uma nadadora que escreve diários que nem os seus” o nome era “Revolution 9”. Devorei em poucos dias e aquela leitura plantou a semente.

Transcript of Canal da Mancha - Página Principal | Catarina...

Canal da ManchaCompletando a prova de Renata Agondi

Sonho de menina que se faz sempre presente. Aos 14 anos, como nadadora de fundo em minha cidade natal, Campinas, ganhei um livro do meu técnico, que disse: “é o livro de uma nadadora que escreve diários que nem os seus” o nome era “Revolution 9”.

Devorei em poucos dias e aquela leitura plantou a semente.

SUMÁRIO1. O PROPÓSITO

2. O CANAL DA MANCHA

3. O QUE A UNISANTA TEM A GANHAR - RETORNO DO INVESTIMENTO

4. PROVAS DENTRO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO PREPARATÓRIAS PARA O CANAL DA MANCHA

4.1 ULTRAMARATONAS

4.1.1 Ilha do Mel – 22 de Abril – Paraná- 20km – duração estimada entre 5 a 6 horas

4.1.2 14 Bis – Outubro/Novembro De 2017 – 24km – Tempo Estimado entre 5h A 8h

4.1.3 Travessia do Leme ao Pontal – Dezembro 2017 - 35km– Rio de Janeiro – duração estimada entre 9h a 11h

4.2. CRONOGRAMA DE PROVAS

5. INVESTIMENTO DA UNISANTA NO PROJETO CANAL DA MANCHA

6. TABELAS EM ANEXO

Canal da Mancha

Página 1

SUMÁRIO

Canal da Mancha

Página 2

Canal da ManchaCompletando a prova de Renata Agondi

1. O PROPÓSITO

A leitura do Livro Revolution 9, de autoria de Marcelo Teixeira, despertou o desejo de “fazer o canal da Mancha”. Fiquei tão entusiasmada que pedi para minha psicóloga do esporte que entrasse em contato com Channel Swimming Association (CSA). Enfim, descobri que não era tão simples assim e desisti da ideia na ocasião.

Passaram-se os anos, comecei a nadar maratonas aquáticas, me apaixonei e não larguei mais. Depois da minha primeira seleção brasileira a UNISANTA me chamou para nadar. Quando vim para Santos, eu já conhecia a cidade com os olhos de Renata, por me apegar tanto aos trechos do seu diário. Nesse ano de 2016 levei o livro para que o Dr.Marcelo Teixeira autografasse, por ser o autor. Desse dia em diante as coincidências começaram a me instigar. Desde começar a nadar maratona aquática por causa de um livro e de repente, anos depois eu estou morando e treinando na cidade daquela menina. Curiosamente a primeira maratona que fiz, foi uma prova organizada por um amigo dela, Igor de Souza, o qual já conhecia por fotos e depoimentos, inclusive o campeonato tinha o nome de Abílio Couto, o primeiro brasileiro a atravessar o Canal da Mancha.

Ao encerrar minha carreira como nadadora profissional passei a ter mais tempo para me encontrar. Meses após o encerramento desse ciclo tive a honra de participar como comentarista esportiva da Sportv, da conquista da primei-ra medalha olímpica da modalidade ganha por uma atleta ceciliana, Poliana Okimoto. Continuei nadando diversas provas amadoras por lazer como fazia quando mais jovem, antes de ter um calendário mais intenso para cumprir na piscina, e aos poucos eu estava voltando a nadar todos os dias sem perceber. Não aguentei mais ficar distante das piscinas e fui preenchendo esse vazio, não de tempo, mas de “propósito”, com a natação.

Canal da Mancha

Página 3

Por ironia do destino hoje estou fazendo os treinos gentilmente passados pela maior autoridade referente ao Canal da Mancha que temos hoje, Igor de Souza, o mesmo amigo de Renata Agondi, o mesmo que organizou as provas das quais comecei a participar e o mesmo que me levou para minha primeira maratona internacional e prova olímpica; o “Troféu Renata Agondi”, no ano de 2008.Não é coincidência e nem é loucura minha, o sonho que adormeceu 8 anos veio despertar com tudo nesse momento da minha vida. Eu amo nadar, treinei sozinha, com treinos em lousa, quando era infantil, treinos de 8km sem “roubar” um metro, que para aquela idade era uma distância significativa. Aos 15 anos fiz a “14 Bis”, só para completar, peguei um ano de tempestade onde acabei completando a prova em quase 8h, mas sem complicações, curti cada mo-mento, sendo a segunda colocada no geral feminino. Com 16 anos, como membro da seleção brasileira de mara-tonas aquáticas, nadei em Punta Del Leste (URG), nos Jogos Sulamericanos de Praia, com a água na temperatura de 16°C,sendo uma das sete atletas a completar a prova, na qual largaram 22 meninas. Por sinal, mesmo não tendo um biótipo que aparente isto, eu AMO água gelada. Terei que fazer diversos treinamentos em aguas frias onde perman-ecerei imersa por horas , mas isso é tudo que eu mais quero agora.

2. O CANAL DA MANCHA

A Travessia do Canal da Mancha, braço do mar que liga o sul da Inglaterra ao norte da França, é conhecida por ser uma das mais difíceis e duras do planeta, onde os atletas enfrentam vários obstáculos, como o longo percurso de 34km, os fortes ventos e água conhecida por ser muito gelada.

Os custos em média para duas pessoas (atleta e técnico) ficam em torno de US$ 20.000,00, já incluso neste valor, passagens, hotel, alimentação, embarcação, inscrição, etc.

O principal problema é a reserva de data, para que seja feita é preciso fazer um pagamento de sinal para a embarcação, algo em torno R$ 9.000,00, ou $ 2.000,00 Libras, sem isto não há garantiada data. Para 2018 teríamos que correr com esta reserva e ver o que ainda há disponível.

Canal da Mancha

Página 4

A melhor época para se atravessar o Canal, que seria o verão daquela região, acontece entre os meses de agosto e setembro, um período muito cobiçado. Essas informações foram dadas por Igor de Souza em conversa quando da realização da prova Travessia Caraguatatuba/Ilha Bela (nov. 2016), quando se dispôs a participar dessa missão, sendo grande entusiasta do “Canal da Mancha”. Há vinte anos ele vai todos os anos para o Canal, inicialmente como atleta e depois como guia e técnico. Como já mencionado anteriormente, ele é a maior autoridade que temos referente a esse desafio, e mais importante que isto, ele faria parte desse sonho, que nasceu com Renata, sua companheira de competições.

3. O que o patrocinador tem a ganhar - Retorno do Investimento.

A prova do Canal da Mancha levaria aproximadamente 2 anos para acontecer. Nesse período eu teria que me dedicar completamente a esse projeto, entre treinos volumosos e provas que também serviriam como um treinamento.

Tenho participado de diversas provas amadoras, a maioria no estado de São Paulo. O público dessas provas é imenso e sua visibilidade em mídias especializadas também. O Circuito ISEP, organizado por Igor de Souza, no qual participo com frequência, tem em média 400 participantes por etapa, entre todas as provas e com publico de todas as idades. A maioria das etapas possuem parcerias com as prefeituras locais para sua realização, e traz uma cobertura da imprensa tanto para os jornais televisivos e impressos. Existem cidades das quais volto a competir e já sou reconhecidapor conta da última campanha.Um novo circuito que nasceu esse ano foi o Aquaman, organizado pelo ultramaratonista Samir Barel, o qual possui adesão de bom público frequentando.

Em setembro de 2016 fui convidada a proferir palestra em uma Universidade na minha cidade natal, para o curso de educação física, fiquei impressionada quando vários estudantes me reconheceram pelos títulos conquistados em maratonas estaduais.

Canal da Mancha

Página 5

Além dessas provas, participamos também do Rei e Rainha do Mar, circuito o qual já sou muito próxima da organi-zação e tem uma ampla divulgação para todo Brasil. A Effect Sports que realiza as provas do Rei e Rainha, inclusive já solicitou a minha colaboração para divulgação do evento ‘Raia Rápida’, por reconhecer a proximidade que tenho com esse público. O que torna Rei e Rainha e também o Festival Aloha Spirit muito chamativos é o fato de que ambos envolvem outras modalidades de esportes de praia, contando com a presença de praticantes de Surf e Stand Up Paddle.

Também foi lançado em 2015 um novo modelo de Campeonato Brasileiro oficial pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) chamado Copa Brasil, que ocorre em diferentes estados brasileiros, na distância de 5KM, para atletas não federados, o qual anuncia os campeões de cada etapa, juntamente com os do Campeonato Brasileiro para federados, em seu site. A Copa Brasil acontece paralelamente com o Campeonato Brasileiro de federados, porem os resultados não valem como seletivas para as provas internacionais, sendo sempre realizados na distância única de 5km e tendo como objetivo fomentar a modalidade no Brasil. No ano de 2016 o campeonato teve uma etapa a mais que o Campeonato Brasileiro e foi muito procurado, com um número médio de 150 inscritos por etapa (entre homens e mulheres)1, considerada um sucesso sendo mantida pela CBDA.

Na última etapa em que competi do campeonato do ISEP, em Ilha Bela (nv. 2016), conquistei o primeiro lugar geral, com tempo melhor do que a categoria geral masculina, mesmo largando 2 minutos após. Tive um desenvolvimento muito rápido nesse mês de treinamento, voltando em boa forma em maratonas aquáticas. Agora sem competir natação de piscina, vou poder me dedicar. Entendo que a missão Canal da Mancha exige dedicação exclusiva às maratonas aquáticas, garantindo segurança e ampliando as minhas chances de ganhar as provas as quais pretendo disputar conforme cronograma que apresento mais adiante.

Um circuito que faço questão de participar é o Campeonato Santista de Águas Abertas que estará em sua terceira edição, no qual fui campeã da primeira edição em 2014.Nos anos subsequentes, por motivos de calendário, não estive presente em várias etapas, ficando fora da disputa pelo título.

Fonte: http://www.cbda.org.br/

Canal da Mancha

Página 6

Graças a esse circuito ganhei muito reconhecimento em Santos, o que trouxe alguns patrocínios pela ampla divul-gação, não só no sistema Santa Cecilia de comunicação, mas também pelo Diário Oficial do Município e pela TV e Jornal Impresso Tribuna. Outra razão que o torna gratificante é o fato de ter usufruído da moradia de atleta por 3 anos da minha carreira e ter me mantido como atleta Fundação Pró – Esporte de Santos (FUPES) por meio da parceria que a UNISANTA tem com a prefeitura.

4. Provas dentro do território brasileiro preparatórias para o Canal da Mancha

Todas as provas que incluí no cronograma necessitam de um atestado médico e dois termos de responsabilidade sendo um do técnico e um do atleta. Todos esses documentos são encontrados nos sites das provas e devem ser assinados, dependendo da prova necessita do envio prévio por fax ou a entrega na retirada de kits.

4.1 Ultramaratonas

A missão Canal da Mancha demandará, conforme adiantamos, de provas desafiadoras condicionando um trein-amento a altura. Provas que além de servirem como treinamento, possuem boa repercussão na mídia em todo o Brasil.

4.1.1 ILHA DO MEL – 22 DE ABRIL – PARANÁ- 20KM – DURAÇÃO ESTIMADA ENTRE 5 A 6 HORAS.

As inscrições já estão abertas e tenho contato direto com os organizadores. Pelos participantes dos últimos anos tenho grandes chances de ganhar a prova.É necessário pegar o primeiro vôo para Curitiba (PR) do dia 20/04, chegar com um dia de antecedência é muito importante. Pegar um ônibus para a rodoviária de Pontal do Sul ou Pontal do Paraná para pegar a barca para a Ilha do Mel pela Viação Graciosa. Chegando à Ilha do Mel é necessário pegar um táxi náutico.

Canal da Mancha

Página 7

O organizador do evento já tem informações sobre o meu interesse em participar da prova. O melhor remador é o Geison, estou com o contato dele, porem ele deve estar com uma boa procura, tenho que reservar o quanto antes. Já estou com o contato do Araldo, que é gerente da pousada ”Dona Quinota”, onde a organização da prova fica hospedada e é feita a retirada de kits, que fica a 3,5km do local da largada e é o mesmo local onde acontece a chegada e também a premiação da prova. O organizador é o Edgar do “Correr e Nadar”, tenho o contato dele. É necessário um caiaqueiro por atleta.

Mais informações no site do evento: http://www.correrenadar.com.br/index.php?option=com_content&view=arti-cle&id=458:22abr2017-iii-ultra-maratona-aquatica-ilha-do-mel-20k-10k-4k-15k-600m&catid=16:natacao

Edgar, responsável pela “Correr e Nadar” (41) 98027775Geison, caiaqueiro (41) 88430800

Custos da Prova

Inscrição R$ 250,00Transporte Aéreo R$ 200,00 Transporte Rodoviário R$ 72,00Transporte Náutico R$ 35,00Alimentação R$ 100,00Hospedagem R$ 350,00Caiaque R$ 400,00Total em reais R$ 1407,00

4.1.2 14 BIS – OUTUBRO/NOVEMBRO DE 2017 – 24KM – TEMPO ESTIMADO ENTRE 5H A 8H

Nadei a prova quando tinha 15 anos (2008) terminei em segundo lugar, não voltei por motivo de não ter uma boa equipe organizando a prova. Tenho acompanhado os atletas que tem participado nos últimos anos e a estrutura mudou muito. Está bem melhor estruturada. Também não temos nadadores profissionais na prova, e posso brigar pelo título A largada da prova é na Base Aérea de Santos e a chegada se dá no Forte São João, em Bertioga. É necessário o acompanhamento de um caiaqueiro, para prover a alimentação e orientação do trajeto. Já tenho contato com o Agnaldo da Academia Atlantis Aramaçan o qual era chefe do grupo de caiaqueiros que acompan-hou meu grupo de nadadores lá em 2008 e ele acompanhou o campeão daquela edição. Ele acompanha a prova desde 2000. A prova já tem mais de 40 anos e vem ganhando uma maior visibilidade com a nova organização.

4.1.3 TRAVESSIA DO LEME AO PONTAL – DEZEMBRO 2017 - 35KM– RIO DE JANEIRO – DURAÇÃO ESTIMADA

ENTRE 9H A 11H.

A Leme to Pontal Swimming Association tem como função orientar os atletas e realizar todo o procedimento buro-crático, bem como organizar, mediante o pagamento das despesas correspondentes, os meios humanos e mate-riais para que os nadadores possam concluir a Travessia do Leme ao Pontal com total segurança, como descrito em seu site oficial: http://www.swimlpsa.com.br/ .

Custos da Prova

Inscrição R$ 120,00Caiaque R$ 400,00Total em reais R$ 520,00

Canal da Mancha

Página 8

Canal da Mancha

Página 9

No final da travessia, uma vez que o atleta tenha seguido todas as regras estabelecidas no regulamento da LPSA, a associação fornecerá a documentação que atestará ao participante a realização da Travessia do Leme ao Pontal, incluindo seu nome na lista oficial dos nadadores que cumpriram o desafio na categoria escolhida (solo ou revezamento). A certificação e o reconhecimento do percurso concluído pelos atletas serão concedidos apenas aos que forem registrados na LPSA, a qual irá providenciar barcos, escolta e pilotos também registrados na associação, devidamente acompanhados por observadores oficiais do órgão, que ratificarão por meio de relatórios o cumprimento do regulamento, padronizando-se assim, os procedimentos para que todos consigam obter condições similares para a conclusão da Travessia. Para realizar a Travessia do Leme ao Pontal, o partici-pante deverá enviar um e-mail para a LPSA: [email protected] , demonstrando a intenção de partici-par do desafio com a orientação da associação, assim como, informar o tipo de modalidade que deseja nadar: solo ou revezamento (2 até 6 nadadores) e com ou sem o uso de neoprene (roupa de borracha). Após o envio do e-mail pelo atleta, a LPSA também irá enviar um e-mail de resposta ao participante, solicitando alguns docu-mentos importantes e obrigatórios, que estão listados no regulamento disponível no site da associação. Neste e-mail, também serão fornecidos todos os detalhes para que o nadador possa efetuar o registro da travessia.

Para verificar se há disponibilidade para a janela de 06 dias desejada é necessário entrar em contato com o Secretário da LPSA por email ou por telefone. Eles darão a orientação para que a reserva seja feita com um ano de antecedên-cia para obter as melhores marés e janela. A reserva será assegurada no ato em que os documentos e formulários forem enviados e aceitos pelo Secretário da LPSA e quando for constatada a transferência bancária da taxa de ad-ministração em favor da Leme to Pontal Swimming Association. No dia da travessia deverá ser efetuado, em dinheiro, o pagamento da taxa da travessia para o Observador da LPSA.

Documentação necessária:• Atestado médico• Certificado de nado de 6 horas assinado por duas testemunhas• Formulário de Registro - Solo

Canal da Mancha

Página 10

Custos: * Taxa de Administração: Deverá ser realizada por transferência bancária no momento do envio dos documentos para se registrar a travessia. $ 535

* Taxa de Travessia: paga em dinheiro ao Observador da LPSA no dia da travessia. $ 660

Total: $ 1.195

Segundo grande conhecedor da região, Luiz Lima, o melhor período para realização da prova é Dezembro, que apesar do mar mais frio, também costuma estar mais calmo, com uma menor movimentação, ventos, frequência de ondulações, o que atrapalha o nado. Tenho contato direto com o Secretário da LPSA, Adherbal Oliveira e Renato Ribeiro atual Presidente da associação. Por ter se tornado uma prova oficial contém recorde, o qual seria meu obje-tivo sendo que só uma mulher já fez essa travessia, também não sendo atleta profissional. O custo é alto, mas é uma prova que vale a pena, por ser também bem próximo da distância e do tempo de prova do Canal da Mancha.

Chance de quebra de Recorde da Prova que possui um reconhecimento internacional.

Custos da Prova

Taxa de Administração $ 535,00 Taxa de Travessia $ 606,00 Hospedagem R$400,00 Transporte R$300,00

Alimentação R$280,00 Total moeda estrangeira $ 1.195,00 Total em reais R$980,00

*gastos para uma janela de 6 dias

Canal da Mancha

Página 11

4.2 CRONOGRAMA DE PROVASVerificar tabela em anexo

Apresento as provas nas quais eu teria a chance de participar e trazer esse reconhecimento do investimento real-izado pela UNISANTA. O calendário ainda não foi lançado por isso me baseei nas datas dos últimos anos tendo em mãos somente a minuta de calendário do campeonato do Igor de Souza até o momento e a confirmação da primeira etapa do Aloha Spirit. Como de costume diversas datas irão colidir, eu usarei como critério uma relação entre a visibilidade da prova, minhas chances de ganhar e os custos envolvidos. Me disponibilizo para cuidar do processo de todas as inscrições, ficar atenta em prazos para envio de documentos, a elaboração dos mesmos, os prazos de pagamento e tudo que envolva o processo de inscrição para cada prova e reserva de hotéis e trans-portes para cada viagem.

Custos de transportes para as provas estaduais foram feitos através do cálculo da distância entre Santos e a ci-dade de destino através de ferramenta on-line: A distância em km foi dividida por um consumo médio de 10l/km e multiplicada por um valor de 3,50 o litro da gasolina e foram acrescidos eventuais pedágios no trajeto, sendo os principais a balsa do Guarujá em valor vigente de RS11,50 balsa de Ilha Bela no valor de 26,70 e sistema Anchieta-Imi-grantes no valor 25,20 . O cálculo foi feito através da ferramenta on-line: http://www.mapeia.com.br/. Valores de transporte para interior de SP foram calculados pelo preço da passagem de ônibus.

Canal da Mancha

Página 12

5. Investimento da UNISANTA no Projeto Canal da Mancha

Para realizar esse projeto eu necessitaria de R$9.000,00 de entrada para reservar a data do Canal da Mancha. A disponibilidade para treinar 6 vezes na semana, 2 horas diárias, mais um complemento 3 vezesna semana de 1h20 na piscina. Uma ajuda de custo mensal de R$3.000,00, para a minha participação nas provas e demais despesas envolvidas.

Canal da Mancha

Página 14

Canal da Mancha

Página 15

Lembrando que grande parte das datas coincidem, aproximadamente 30% das provas previstas. Fazendo um reajuste médio do valor a ser gasto somariam R$12.361,25 aproximadamente com gastos em provas possíveis de participar.