Câncer de mama em homens e mulheres jovens

3
Câncer de mama em homens e mulheres jovens. Mesmo sendo considerado infreqüente em homens e mulheres mais jovens, o câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos de idade e em homens freqüentemente em idade mais avançada é um assunto que deve ser abordado à sociedade, pois o não conhecimento do acometimento desta doença ainda é desconhecido pela maioria da população causando assim, uma demora no diagnóstico da doença que por ser invasivo. O câncer quando detectado já se encontra em estágio avançado. A grande preocupação deste estudo é a alta taxa de mortalidade comparada a outros níveis de faixa etária com a mesma doença, pois a não informação e prevenção deste tipo de câncer que não é difundido aos níveis de faixa etária e sexo masculino torna-se desconhecido a este publico alvo, tendo assim um diagnóstico tardio, afetando sem dúvida o tratamento e diminuindo as chances de cura dos pacientes com diagnóstico o mesmo necessita de um alto índice de suspeição clinica e faz com que as práticas preventivas sejam valorizadas entre os grupos que estão em estudo. No homem o diagnóstico precoce torna-se ainda mais complicado para os profissionais pelas questões culturais e machistas ainda persistentes em nossa sociedade. Assim como as mulheres, os homens possuem glândulas mamárias e também estão propícios a apresentar o câncer de mama. Para cada cem casos de câncer de mama em mulheres, existe um caso de câncer de mama em homens, sendo um tipo de câncer muito raro e muito pouco estudado. Estudos mostram que a média de idade dos homens acometidos pelo câncer de mama varia de 60 a 70 anos, concluindo que esse tipo de câncer tende a ser diagnosticado em idade mais avançada do que nas mulheres. Na maioria dos casos de câncer de mama masculino, a detecção da doença é feita em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, podendo haver metástase e por vezes óbito. Assim como outros tipos de câncer, o câncer de mama masculino tem a sua causa ainda desconhecida, mas especialistas acreditam que alguns fatores podem desencadear a doença, como: Fatores genéticos: algumas pesquisas mostram que alguns homens que apresentaram a doença têm histórico familiar de câncer de mama;

Transcript of Câncer de mama em homens e mulheres jovens

Page 1: Câncer de mama em homens e mulheres jovens

Câncer de mama em homens e mulheres jovens.

Mesmo sendo considerado infreqüente em homens e mulheres mais jovens, o câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos de idade e em homens freqüentemente em idade mais avançada é um assunto que deve ser abordado à sociedade, pois o não conhecimento do acometimento desta doença ainda é desconhecido pela maioria da população causando assim, uma demora no diagnóstico da doença que por ser invasivo. O câncer quando detectado já se encontra em estágio avançado.

A grande preocupação deste estudo é a alta taxa de mortalidade comparada a outros níveis de faixa etária com a mesma doença, pois a não informação e prevenção deste tipo de câncer que não é difundido aos níveis de faixa etária e sexo masculino torna-se desconhecido a este publico alvo, tendo assim um diagnóstico tardio, afetando sem dúvida o tratamento e diminuindo as chances de cura dos pacientes com diagnóstico o mesmo necessita de um alto índice de suspeição clinica e faz com que as práticas preventivas sejam valorizadas entre os grupos que estão em estudo.

No homem o diagnóstico precoce torna-se ainda mais complicado para os profissionais pelas questões culturais e machistas ainda persistentes em nossa sociedade. Assim como as mulheres, os homens possuem glândulas mamárias e também estão propícios a apresentar o câncer de mama. Para cada cem casos de câncer de mama em mulheres, existe um caso de câncer de mama em homens, sendo um tipo de câncer muito raro e muito pouco estudado.

Estudos mostram que a média de idade dos homens acometidos pelo câncer de mama varia de 60 a 70 anos, concluindo que esse tipo de câncer tende a ser diagnosticado em idade mais avançada do que nas mulheres. Na maioria dos casos de câncer de mama masculino, a detecção da doença é feita em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, podendo haver metástase e por vezes óbito. 

Assim como outros tipos de câncer, o câncer de mama masculino tem a sua causa ainda desconhecida, mas especialistas acreditam que alguns fatores podem desencadear a doença, como:

→ Fatores genéticos: algumas pesquisas mostram que alguns homens que apresentaram a doença têm histórico familiar de câncer de mama;

→   Fatores ambientais: alguns autores descrevem que esse tipo de câncer de mama está associado ao tipo de trabalho da pessoa, como trabalhadores que têm maior exposição a altas temperaturas, trabalhadores de indústrias químicas, de sabão e perfumes;

→   Fatores hormonais: o uso de hormônios pode causar hiperestrogenismo, que é uma desordem relacionada a hormônios sexuais, o que aumenta as chances de desenvolver o câncer de mama;

→   Outros fatores que podem desencadear a doença são: orquite, infertilidade, puberdade tardia, criptorquidia (não descimento de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal), hérnia inguinal congênita, orquiectomia (retirada cirúrgica do testículo, em virtude de, normalmente, processos tumorais), excesso de peso e dieta rica em gorduras.

Page 2: Câncer de mama em homens e mulheres jovens

Muitos casos de câncer de mama masculino são diagnosticados em estágio avançado em razão da não realização do auto-exame, preconceito, ou até mesmo pela dificuldade que os profissionais de saúde têm de diagnosticar a doença, sendo que em alguns casos o nódulo foi sentido pela parceira do homem. Os sintomas do câncer de mama masculino são aparecimento de nódulo na região da auréola (bico do peito), secreções no mamilo, retração do mamilo, alterações no volume da mama e ulceração do mamilo.

O diagnóstico utilizado para detectar o câncer de mama masculino é feito através do histórico do paciente e de exames como mamografia, ultrassonografia e biópsia do tumor.

O tratamento do câncer de mama masculino dependerá do estágio do tumor, e poderá ser feito através de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.

É importante lembrar que esse tipo de câncer pode progredir e migrar para outros tecidos e órgãos em um processo que chamamos de metástase, podendo causar a morte do indivíduo.

Conclusão

O câncer de mama na mulher jovem é, na grande maioria dos casos, diagnosticado tardiamente principalmente por sua dificuldade de diagnóstico e ausência de rastreio, mas também por falta do exame das mamas nas consultas ginecológicas em razão de seu baixo índice de suspeição.

Concluímos que os carcinomas mamários invasores de mulheres jovens apresentam características clínicas, patológicas e moleculares de maior agressividade biológica, cursando com pior prognóstico e menores sobrevidas global e livre de doença. Podemos perceber que essas pacientes recebem tratamento mais agressivo, sem, porém, apresentar melhores resultados, e que ainda faltam dados concretos que subsidiem quaisquer outros procedimentos em prol de cirurgias mais conservadoras e estéticas.