Cap. 4: O AR -...

18
Cap. 4: O AR O ar atmosférico e a importância da atmosfera A atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta e tem espessura de 1000 km aproximadamente.

Transcript of Cap. 4: O AR -...

Cap. 4: O AR O ar atmosférico e a importância da atmosfera A atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta e tem espessura de 1000 km aproximadamente.

Importância da atmosfera para a Terra

- Funciona como um cobertor, “guardando” o calor do Sol, para que as noites não sejam extremamente frias.

- Protege do calor excessivo do Sol durante o dia.

- Filtra parte dos raios ultravioleta, que são nocivos

a saúde, podendo causar lesões, queimaduras e câncer de pele.

- Apresenta gases essenciais para os seres vivos.

As camadas da atmosfera - A Atmosfera é divida em praticamente 5 camadas. Começando da crosta até o final da atmosfera temos: 1°Troposfera, 2°Estratosfera, 3°Mesosfera, 4°Termosfera e 5°Exosfera.

-Troposfera: é onde vivemos, alcança entre 6 e 20 km. 75% dos gases da atmosfera estão nesta camada e o ar nela é muito denso (moléculas mais juntas). Na troposfera ocorrem os fenômenos meteorológicos: nuvens, raios, trovões, furacões, tornados, ciclones, etc. Nela também ocorrem os voos de avião, helicóptero, balões… - Estratosfera: vai do final da troposfera até 50 km de altura. O ar nela é muito rarefeito (moléculas mais separadas). Nela se encontra uma região com grande concentração de um gás chamado ozônio (O₃), responsável por filtrar os raios ultravioleta(UV).

*Certos gases chamados de clorofluorcarbonos ou CFCs podem provocar danos à camada de ozônio. Eles eram muito utilizados em aerossóis, aparelhos de ar condicionado e geladeiras mais antigos. Um acordo entre diversos países em 1987, determinou a redução e a substituição dos CFCs nos produtos para preservar a camada de ozônio.

- Mesosfera: vai do final da estratosfera até cerca de 85 km. É nesta camada que é possível ver os fenômenos dos meteoros ou estrelas cadentes. - Termosfera: vai da mesosfera até cerca de 600 km. Absorve grande quantidade de radiação solar e por isso apresenta a temperatura mais elevada em relação às outras camadas.

- Exosfera: é a camada mais externa da atmosfera, vai da termosfera até cerca de 1000km. O ar é muito rarefeito e com pouca pressão. Ela demarca o fim da atmosfera e o começo do espaço sideral.

*Existe uma região chamada de ionosfera, que compreende partes da mesosfera, termosfera e exosfera. Nesta região são refletidas as ondas de rádio, permitindo a comunicação a grandes distâncias. Ondas de telefonia, televisão e localização GPS, são recebidas e transmitidas por satélites artificiais. Na ionosfera também é possível ver os fenômenos aurora boreal e aurora austral.

AURORAS

A COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA

- Os gases utilizados pelos seres vivos são: oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e gás carbônico (CO2).

- Nitrogênio: - é o gás mais abundante da atmosfera (78%). É usado por todos os seres vivos para a produção de proteínas.

Observe o ciclo do nitrogênio: 1° - O Nitrogênio que está no ar é fixado “puxado” para o solo por certas bactérias. Essas bactérias estão livres no solo ou em raízes de plantas leguminosas. 2° - As bactérias transformam o nitrogênio em outros sais, que são absorvidos pelas raízes das plantas. 3° - As plantas absorvem esses sais e produzem proteínas para elas. 4° - Os animais obtém proteína (feita a partir do nitrogênio) ingerindo plantas e/ou animais que comeram plantas. 5° - Quando os organismos morrem, são decompostos por outro tipo de bactérias, que durante a decomposição liberam para o ar o nitrogênio desses seres que morreram. 6° - Começa o ciclo todo novamente.

FRUTOS DE LEGUMINOSAS

RAÍZES DE LEGUMINOSAS

As bolinhas nas raízes são nódulos, com bactérias fixadoras de nitrogênio.

CICLO DO NITROGÊNIO

- Oxigênio: sua quantidade na atmosfera é de

21%; é utilizado na respiração dos seres vivos; é produzido durante a fotossíntese pelas plantas e algas; é um gás comburente.

- Gás carbônico: sua quantidade na atmosfera é de menos de 1%; é liberado durante a respiração do seres vivos; é liberado durante o processo de combustão; é responsável por ajudar a reter o calor do Sol em nosso planeta; é utilizado em extintores de incêndio e em refrigerantes.

Combustão: é uma reação onde um material (combustível) combina-se com um gás comburente (oxigênio), ocorrendo a queima do combustível e liberação de gás carbônico. Combustíveis: podem ser de origem vegetal, como folhas, galhos, troncos de árvores, carvão vegetal, etc. Ou de origem fóssil como o gás natural, carvão mineral, petróleo e seus derivados. Podemos citar como exemplo de combustão a queima de uma vela; motores de veículos queimando a gasolina, diesel ou etanol; lenha queimando em uma lareira; carvão vegetal queimando em uma churrasqueira; etc.

- Em 1770, um cientista chamado Joseph Priestley realizou um experimento para verificar a importância do gás oxigênio para os seres vivos. Observe as etapas nas imagens:

1°: Uma vela acesa, ao ser colocada em um recipiente fechado, logo se apaga, pois consome todo o oxigênio presente ali, transformando-o em gás carbônico. 2°: Um rato vivo, ao ser colocado em um recipiente fechado, logo morre asfixiado (sem ar), pois consome todo o oxigênio presente ali durante a sua respiração, transformando-o em gás carbônico.

1° 2°

3° 4°

3°: Uma vela acesa, ao ser colocada juntamente com uma planta, em um recipiente fechado, se mantém acesa, pois o oxigênio é renovado pelos vegetais durante a fotossíntese, que também absorve o gás carbônico liberado na queima da vela, formando um ciclo. 4°: Um rato vivo, juntamente com uma planta, em um recipiente fechado, se mantém vivo, pois o oxigênio é renovado pelos vegetais durante a fotossíntese, que também absorve o gás carbônico liberado durante a respiração do rato e até da própria planta (à noite), formando também um ciclo.