Cap1

19
A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Capítulo 1 – 8º ano Geografia Professora Christie

Transcript of Cap1

Page 1: Cap1

A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Capítulo 1 – 8º ano Geografia

Professora Christie

Page 2: Cap1

Formação e transformação da Terra

• O nosso Planeta está em constante transformação, tanto em seu interior quanto na superfície.

• Ele se formou há cerca de 4,6 bilhões de anos em decorrência da formação de uma grande nuvem de gases e de poeira cósmica.

• Clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=0k73kY-Gc9I#t=436para assistir a um documentário sobre estas formações e transformações que o nosso planeta passou.

Page 3: Cap1
Page 4: Cap1
Page 5: Cap1
Page 6: Cap1
Page 7: Cap1
Page 8: Cap1
Page 9: Cap1
Page 10: Cap1

Fonte: http://sites.aticascipione.com.br/ggb/infograficos/a-formacao-da-terra.htm

Page 11: Cap1

Biosfera significa “esfera da vida”, ou seja, onde existe vida. É justamente na biosfera que acontecem as interações entre os seres vivos e esses com os elementos naturais em diferentes lugares do mundo, dessa forma cada região do planeta possui aspectos particulares de luminosidade, relevo, clima, vegetação, água entre outros.

A biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta.

A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera. A primeira representa a esfera das águas, composta por toda água existente no planeta em diferentes lugares como em rios, lagos, geleiras, oceanos e mares. O segundo consiste na esfera dos gases, que corresponde ao conjunto de gases que envolvem a Terra e automaticamente a hidrosfera e a litosfera e que tem forte influência na composição dos climas devido à dinâmica da atmosfera e seus fenômenos e o terceiro corresponde ao conjunto, principalmente a partir de rochas e solos, onde encontramos diversos tipos de minérios.

A Biosfera

Page 12: Cap1

A dinâmica da natureza

Agentes internos. Ex: Vulcanismo – Formação de grande parte do modelado terrestre. Formação de ilhas vulcânicas e de extensos planaltos.

Agentes externos - Ação das águas do mar, do vento, dos rios.

O espaço é constantemente transformado por fenômenos naturais, que causam alterações nas paisagens. Eles podem ser divididos em:

Page 13: Cap1

Interdependência entre os elementos da natureza

O relevo influencia o clima: • Altitude – A cada 200 metros a temperatura cai em 1ºC• Formas de relevo. Ex: Chapada da Borborema

O clima influencia o relevo:Chuva, neve podem desgastar o relevo. O vento forma as dunas.

Page 14: Cap1

Interdependência entre clima, relevo e vegetação

Exemplo: Evapotranspiração.A Floresta Amazônica influi no clima principalmente através da emissão ou retenção de gases e da evapotranspiração - isto é, transpiração das plantas e evaporação da água retida nas folhas e caules. A evapotranspiração na Amazônia é tão grande que é responsável por cerca de 50% das chuvas que a floresta recebe.

Page 15: Cap1

Interdependência entre hidrografia, clima e relevo

As características do relevo promovem uma interferência direta nos cursos fluviais, em superfície repleta de aclives e declives na qual apresenta planaltos, depressões e áreas montanhosas. As águas dos rios deslocam de forma mais rápida, promovendo um grande desgaste do relevo, esse processo forma vales fluviais, além de promover o transporte de sedimentos para as áreas mais baixas do relevo.

Nos lugares mais aplainados, como as áreas de planícies, os rios geralmente possuem trajetória em curva e a velocidade das águas é bastante lenta, além de promover a sedimentação nas margens, formando as planícies fluviais.

Page 16: Cap1

Formações vegetais no mundo

Tundra: marcada pela ausência de árvores, com vegetação rasteira e espaçada, graças às condições oferecidas pelo clima polar.

Vegetação desértica: são áreas com predominância de clima seco e árido, os vegetais são adaptados à falta de água, suas raízes são extensas e atingem o lençol freático, quando raramente ocorre chuva brotam plantas, mas com um período muito curto de vida.

Page 17: Cap1

Estepe e pradarias: são compostas por plantas herbáceas, arbustos e gramíneas, em áreas de clima temperado, geralmente o estepe desenvolve em lugares mais secos, enquanto que as pradarias em locais mais úmidos, essa é utilizada como uma ótima pastagem na pecuária. Os dois tipos de vegetações são encontrados na América do Norte, Ásia e América do Sul (Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nos pampas gaúcho).

Savanas: esse tipo de vegetação tem uma grande semelhança com o cerrado brasileiro, as savanas são compostas basicamente por gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. As savanas são situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma de seca (inverno) e uma chuvosa (verão).

Page 18: Cap1

• Floresta tropical: encontrada em regiões de clima quente, com alto índice pluviométrico (quantidade de chuva). Quando estão localizadas próximas a linha do Equador são chamadas Florestas Equatoriais. É o caso da Floresta Amazônica

Page 19: Cap1

Floresta Temperada: essa vegetação é encontrada principalmente no hemisfério norte, situada entre os trópicos e os círculos polares, os países que possuem esse tipo de florestas são Estados Unidos, Europa, Ásia e no Sul do Chile com climas temperados. As florestas temperadas são diferentes em relação às florestas tropicais, pois a primeira produz uma quantidade menor de variedade de plantas e animais. São divididas em:

Floresta de coníferas, taiga ou floresta boreal

Floresta caducifólia