Capa: Fotos Divulgação. -...

10

Transcript of Capa: Fotos Divulgação. -...

Page 1: Capa: Fotos Divulgação. - jornalperspectiva.com.brjornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2018/02/P_277... · descarado desleixo com a lei magna do país. Tão criticada por
Page 2: Capa: Fotos Divulgação. - jornalperspectiva.com.brjornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2018/02/P_277... · descarado desleixo com a lei magna do país. Tão criticada por

Acervo FAMS

Divulgação

2 Fevereiro/2018 Perspectiva

Capa: Fotos Divulgação.

O mercado imobiliário da cidade de São Pauloacompanhou o momento de retomada damacroeconomia e, depois de registrar os pontosmais baixos de seus indicadores no ano de 2016,apresentou no ano passado resultadosconsiderados “surpreendentes”................Pág. 5.

Capa:Capa:Capa:Capa:Capa:

Murray

Ana Teresa: 100 alteraçõessignificativas nalegislação

Após dois anos de forte turbulência, a economia brasileiradá sinais consistentes de recuperação, informa NelsonTucci, editor de Veículos & Negócios....................Pág. 3.

VVVVVeículos & Negócioseículos & Negócioseículos & Negócioseículos & Negócioseículos & Negócios

Jornal PERSPECTIVA é publicação da TITAN Comunicação Ltda. CNPJ 02.546.886/0001-07 PUBLICIDADE|REDAÇÃO|ADMINISTRAÇÃO Tels. (13) 3288.2778 e99147.6522 Matriculado nº 715 na Associação de Jornais do Interior do

Estado de São Paulo IMPRESSÃO Gráfica Carnicelli (16) 3368.4949 DIRETOR EDITOR Luiz Carlos Ferraz MTb. 2045 DIRETORAMKT Sandra L. Netto MTb. 42562 Circula em Santos e cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista Jornal PERSPECTIVA nº277 Ano 34 fevereiro/2018. Sugestões de pauta podem ser enviadas para [email protected] Artigo assinado éresponsabilidade do autor. Todo o conteúdo está disponível em www.jornalperspectiva.com.br

Muretas dos canaispassaram a integrara paisagem santista,como na Ponta daPraia

Gota d’água

N o nosso adorável Brasil, há de ter sidoa “gota d’água” que transborda o copoa intervenção federal no Rio de

Janeiro, nem tanto por suas razõesoportunistas e eleiçoeiras, como também peladuvidosa eficácia, e mais por demonstrar umdescarado desleixo com a lei magna do país.Tão criticada por vários fatores, o principal,talvez, por seu detalhismo exacerbado, aConstituição de 1988 é ruim também pelainclusão de normas dependentes deregulamentação, uma delas a referidaintervenção. Prevista no Capítulo VI eesparramada entre os artigos 34 a 36 e seusinúmeros incisos e parágrafos – quereceberam seis acréscimos oriundos dasEmendas Constitucionais (EC) nºs 14/1996,29/2000 e 45/2004 –, jamais se admitiu aintervenção “parcial”, seja em Estados,Municípios ou Distrito Federal, como impôs o

decreto do presidente Michel Temer,apartando a Segurança Pública do ambienteabsolutamente promíscuo, corrupto ecriminoso em que está atolado o Rio deJaneiro. Não era somente o caso de sesubstituir o inócuo secretário estadual deSegurança Pública. A realidade impunha oexpurgo do inoperante e politicamentedesqualificado governador Luiz FernandoPezão, com indícios suficientes para se fazeruma limpeza sem meios termos. Ou seja, aintervenção, como pensada pelo constituinte,haveria de ser sempre total, ou, no mínimo, adepender de uma eventual regulamentação,que nunca houve. Desta feita, ao contrário, elafoi costurada entre os parceiros do partido e achamada base aliada, evidenciando, nestearremedo de intervenção, para dizer o mínimo,a benevolência excessiva em vigor naRepública.

OpiniãoOpiniãoOpiniãoOpiniãoOpinião

Mudanças da Reforma TrabalhistaANA TERESA MARINO GALVÃO

Trains & Tours apresenta a “Volta ao Mundo de Trem”,um percurso de 21.000 quilômetros sobre trilhos,utilizando seis trens, durante 28 dias....................Pág. 7.

TTTTTurismourismourismourismourismo

Estar desconectado do smartphone parece cada vez maisimpossível a um crescente número de pessoas, chegandomesmo a revelar um padrão de dependência..........Pág. 8.

AutoestimaAutoestimaAutoestimaAutoestimaAutoestima

Chicago, nosEUA: ponto de

partida doroteiro

inusitadoMuito se discute sobre a Reforma

Trabalhista (Lei nº 13.467/2017, comas alterações decorrentes da MedidaProvisória nº 808/2017), que modifica nãoapenas o disposto na Lei nº 5.452/43(CLT), mas também muito da legislaçãocomplementar. No total, são 100alterações significativas na legislação,dentre elas questões como concessão deperíodos de férias, jornada de trabalho,negociações salariais, trabalho degestante, danos morais ou acordos paraextinção do contrato de trabalho.

Além disso, cria novas modalidadesde trabalho, como o trabalho intermitente,que é aquele produzido conforme anecessidade pontual de cada empregador,com o recebimento das verbas igualmenteproporcionais.

De outra parte, estabelece que oacordado entre empresa e sindicato terávalidade inclusive sobre a legislaçãovigente, como, por exemplo,compensação do banco de horas em até6 meses e compensação de jornada ematé 30 dias, neste último caso, semnecessidade de documento escrito, oualteração de dia feriado. Não entramnessa possibilidade direitos fundamentais(previstos na Constituição Federal), comosalário mínimo, FGTS, fériasproporcionais, salário maternidade e 13ºsalário.

Ao defender as mudanças propostas,o Governo Federal finca seus argumentosna flexibilização da legislação, nacorreção de distorções interpretativas e nafacilitação de novas contratações formais.

Aqueles que entendem as mudançascomo positivas argumentam que osempregados estarão representados porseus sindicatos, de modo que, pautando-se pelo princípio da boa-fé que deve regeras relações, serão os própriostrabalhadores a definir as regras de seudia a dia, já que não é possível que olegislador preveja os fatos da vida decada categoria profissional.

Haverá, assim, uma maior liberdadepara que as partes, representadas ou nãopor seus sindicatos, cheguem a umAcordo ou Convenção, de modo a quesuas necessidades específicas sejamconsideradas e respeitadas, sem umainterferência direta do Estado.

Outro ponto comemorado pelosdefensores da Reforma é o fim daobrigatoriedade da contribuição sindical,que levará os sindicatos a se mostraremmais ativos na defesa dos interesses deseus representados, de modo a manteremseus rendimentos.

Em sentido contrário, estão aquelesque argumentam que as alterações

trazidas pela Reforma promoverão aprecarização do trabalho, além deconcretamente restringir o acesso dotrabalhador à Justiça ao estabelecer quedeverá ele arcar com honoráriosadvocatícios se perder a ação, além dehonorários de perito e das custas se nãocomparecer à audiência.

Também apresentam a argumentaçãode que a prevalência do negociado sobreo legislado trará considerável redução daproteção social do trabalhador,principalmente daqueles que, segundo asnovas regras, poderão negociardiretamente com seu empregador.

De qualquer modo, como toda alegislação nova, haverá um tempo deadaptação às novas regras.

Deveremos ter nos próximos anosum maior cuidado na análise dos Acordose Convenções Coletivas de Trabalho,bem como um maior cuidado naelaboração e controles de documentosafetos às relações de trabalho.

As regras de compliance deverão seraplicadas com atenção a essa área degestão da empresa, principalmente no quese refere à produção e guarda decontratos, políticas, códigos de ética,dentre outros.

Acesse www.murray.adv.br e veja atabela com as principais alterações nalegislação trabalhista.

Ana Teresa Marino Galvão éadvogada do escritório Murray -Advogados, de São Paulo.

O aquário de parede Life Decor dispensa móveis de apoioe não precisa cortar a parede, podendo ser utilizado emambientes residenciais e corporativos.....................Pág. 6.

Arq & DecorArq & DecorArq & DecorArq & DecorArq & Decor

A famosa “mureta dos canais”, que o santista tanto ama,nasceu diante do principal canal da cidade, o do estuário,que leva ao pujante Porto de Santos.....................Pág. 10.

Santos e suas HistóriasSantos e suas HistóriasSantos e suas HistóriasSantos e suas HistóriasSantos e suas Histórias

Page 3: Capa: Fotos Divulgação. - jornalperspectiva.com.brjornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2018/02/P_277... · descarado desleixo com a lei magna do país. Tão criticada por

Perspectiva Fevereiro/2018 3

NELSON TUCCI

Veículos & Negócios

Após dois anos de forteturbulência –desestabilizando o crédito,

inibindo negócios e gerando umpassivo de 14 milhões dedesempregados –, a economiabrasileira dá sinais consistentes derecuperação. Na última reunião do

Comitê de Política Monetária(Copom) a taxa Selic caiu para6,75% a.a., a projeção da inflaçãopara este ano é de 3,95% (dentro dameta, portanto) e o crescimento do

Produto Interno Bruto (PIB) éestimado em 2,7%. Para corroborara tendência, a indústria automotivaanuncia alta de 24,6% da produção(janeiro de 2018 sobre janeiro do

ano anterior). Portanto, se o cenáriopolítico estabilizar, agora a coisavai!

Para Antonio Megale,presidente da Anfavea, a AssociaçãoNacional dos Fabricantes deVeículos Automotores, “a fasedepressiva já ficou para trás”. Osegmento de veículos leves(automóveis e comerciais leves),que representa pouco mais de 90%da produção do setor, revelou 207,9mil unidades entregues no primeiromês do ano. Este dado representacrescimento de 23,4% em relação aigual janeiro do ano passado e de1,5% ante o volume de dezembro.Quando comparado janeiro de 2018com janeiro de 2017, incluindo-seos pesados, aí sim se chega aocrescimento de 24,6% (216,8 milunidades).

Entre os pesados são 7,04 milcaminhões produzidos em janeiroúltimo, representando alta de 57,2%ante o mesmo mês de 2017. Para osônibus, especificamente, estãocontabilizadas 1,8 mil unidades noprimeiro mês do ano, o que significacrescimento de 70,1% sobre igualmês do ano passado.

Na visão de Megale, o resultadodivulgado de janeiro “é muito bom eestá dentro da nossa expectativa,pois a base de comparação doprimeiro semestre de 2017 é baixa”.E destacou, junto à imprensaespecializada: “Crescemos semprecom maior intensidade no segundosemestre. Com a aprovação dasreformas, aumento da confiança eum cenário macroeconômicoestável, vamos manter a rota docrescimento”.

A geração de empregos é outrodado relevante e normalmente

destacado neste balanço. Em razãodo aumento da produçãoautomotiva, as montadorasinstaladas no país mostraram queem janeiro as contrataçõessuperaram as demissões traduzidasem saldo positivo de 676 postos detrabalho. E se considerados os 12últimos meses, o saldo será de (+)2.018 vagas apesar do quadrorecessivo no primeiro semestre de2017. Assim, o setor registra hoje129.951 colaboradores, significandopequena alta de 1,7% em relação aomesmo período do ano passado.

No segmento de máquinasagrícolas, a produção é de 2,6 milunidades no primeiro mês do ano,representando um crescimento de19,3% sobre as 2,2 mil de janeiro de17, mas mostra-se estável quandocomparada ao mês de dezembroúltimo. Por fim, as exportaçõescontribuíram para esta recuperação,respondendo por 47 mil unidadesenviadas a diversos países. Onúmero é recorde para o mês dejaneiro, tendo superado inclusivejaneiro de 2006 quando foramexportados 46 mil veículos.

Como se vê, os números sãoauspiciosos, mas ainda faltam serdefinidos alguns aspectos para osetor, como a nova políticaindustrial chamada de “Rota 2030”.“O governo discute a forma deconcessão desses incentivos, a fimde encontrar uma equação que nãoseja questionadainternacionalmente. Acredito queaté o fim deste mês ou início demarço o Rota 2030 seja definido”,completou o dirigente da Anfavea.

Leia Veículos & Negóciosatualizada semanalmente emwww.veiculosenegocios.blogspot.com.br

CRESCIMENTO PARA VALER EM 2018Setorautomotivo dámostras derecuperação. Eaguardadefinições dapolíticaindustrial

Fotos Reprodução

Megale: resultado é muito bom e está dentro da expectativa, pois a base de comparação do primeiro semestre de 2017 é baixa

Page 4: Capa: Fotos Divulgação. - jornalperspectiva.com.brjornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2018/02/P_277... · descarado desleixo com a lei magna do país. Tão criticada por

4 Fevereiro/2018 Perspectiva

Reprodução

LEANDRO AYRES

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail:[email protected]

POR

LUIZ

CARLOS

[email protected]

Imagens & Palavras

� O Recicla Santos, programa quedisciplina o gerenciamento do lixodoméstico, quase dobrou a quantiade material reciclável coletado nacidade no último semestre: entrejulho e dezembro de 2016 o serviçorecolheu 1.546 toneladas, enquantoentre julho (quando iniciou oprograma) e dezembro de 2017, omovimentou aumentou para 2.963toneladas.

� Considerando que nos últimos 10 anos 700 mil pessoas foramregistradas como desaparecidas no Brasil, o Conselho Nacional doMinistério Público (CNMP) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)firmaram em fevereiro acordo para a ampliação do Sistema Nacional deLocalização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), cujo objetivo éestabelecer cooperação técnica para o desenvolvimento de açõesconjuntas e apoio mútuo às atividades de interesse comum desistematização dos procedimentos de comunicações e registros denotícias de pessoas desaparecidas e/ou vítimas de tráfico de sereshumanos.

CONFESSO que me causa arrepiospensar que uma criança de seus 10anos talvez não tenha sequer umafotografia estampada em um porta-retratos na estante ou criado-mudodo quarto. E quanto mais jovem é acriança, maior é esta chance.

“Mas, como assim?”, meperguntaria um Viajante do Tempooriundo dos anos 80: “O preço darevelação é assim tão alto que só osmais ricos têm acesso a fotosimpressas?”

A decadência do número defotografias impressas é um efeitocolateral da digitalização dafotografia. Hoje se produz maisfotografias em um ano do que foiproduzido ao longo de uma décadainteira! Mas as fotos físicas, comoaquelas que as câmeras Polaroidsproduziam instantaneamente, caíramna proporção inversa.

Todos que possuem umdispositivo capaz de registrar umaimagem, como um celular, estãosatisfeitos em fazer a foto do seufilho e mantê-las no formato digital,friamente gravadas em formato JPGna memória do aparelho eletrônico.

Friamente?! Ah, desculpe, podemoscorrigir isso usando um filtro pra“esquentar” a foto...

O fato é que, fria ou quente,suas fotos estarão perdidas sehouver um problema na memória docelular. E isso não é nada difícil deacontecer. “Ah, desculpe, mas eutenho um iPhone. Não corro esterisco...”

Bem, iPhones não sãoindestrutíveis, nem perfeitos. E sãoum deleite para o meliante!

O que quero expor aqui é que afotografia impressa ainda vale apena, mesmo em plena era digital.Então segue uma dica valiosa:imprima as suas fotos preferidas!Compre um álbum e preencha suaspáginas com estas fotos. Asmelhores deverão ir para o porta-retratos ou, por que não, para um

quadro emdestaque na suasala! Vocêperceberá que afoto transmite maissentimentosquando no estado

físico. Ela estimulará não apenas osentido da visão, mas o tátiltambém. É uma experiência maispróxima daquela vivida no momentodo click. Por isso, ainda que vocêesteja “blindado” de perder as suasfotos, armazenando-as empendrives, HD externo ou mesmo nanuvem, jamais conhecerá aexperiência de, de fato, tocar a suaobra.

Importante dizer que hoje não se“revela” uma foto já que a imagemlhe é mostrada no momento do clickatravés do visor de LCD. Portanto,o correto é dizer que se imprimeuma foto.

O valor destas impressõesfotográficas é bastante acessível,Viajante do Tempo. O tamanhopadrão 10x15 cm sai, em média, R$2 por unidade nas lojas do ramo.

A tividades próprias dainfância, como correr e pular,

e que perdem espaço pelo usocrescente de dispositivoseletrônicos e falta de espaço paratais brincadeiras, sãodesenvolvidas no projeto social daUnaerp Guarujá. Com foco emcrianças e adolescentes de 8 a 16anos, o Projeto Escola da Bolaproporciona vivências emdiferentes esportes (futsal,handebol, vôlei, basquete, futebolamericano, entre outros) e àreflexão sobre como criar maisespaços para o esporte e obrincar.

A iniciativa está cominscrições abertas para novasturmas no ginásio poliesportivo daUnaerp Guarujá, na Avenida DomPedro I, 3.300, Enseada. São 60

Projeto esportivo para criançase adolescentes

Escola da Bolapromove

atividadesgratuitas na

Unaerp Guarujá

� Dez organizações da IgrejaCatólica em São Paulo divulgaramnota de repúdio contra aintervenção federal decretada pelopresidente Michel Temer no Riode Janeiro. Sem a adesão daConferência Nacional dos Bisposdo Brasil (CNBB), o manifesto foipreparado após o lançamento daCampanha da Fraternidade 2018,que tem como tema a violência,sob o lema “Fraternidade e asuperação da violência”. Omanifesto das organizações debase da Igreja Católica cita aexortação apostólica EvangeliiGaudium, lançada pelo PapaFrancisco em 2013, na qual éenfatizado que sem “eliminar aexclusão e a desigualdade” aviolência não terá fim.

� Estudantes das 157 escolas da Secretaria da Educação de São Paulona região da Baixada Santista podem testar o seu conhecimento sobreplanetas e estrelas na nova edição da Olimpíada Brasileira deAstronomia (OBA). As unidades interessadas devem se inscrever até 18de março no site da organização (www.oba.org.br) e preencher a fichacadastral. Em 2017, foram mais mil medalhas conquistadas por alunosdo Ensino Fundamental e Médio da rede estadual.

A primeira impressão...Decadência defotos impressas éefeito colateralda digitalizaçãoda fotografia

Foto transmite maissentimentos quando noestado físico

vagas, divididasem três faixasetárias: 8 a 10anos (30 vagas),11 a 12 anos (30vagas) e 13 a 16anos (30 vagas).

As aulasacontecem assegundas e quintas-feiras, das 18 às19 horas, coordenadas pelosprofessores Carla Lughetti eRicardo Enohi, junto comuniversitários do curso de EducaçãoFísica. Eles oferecem às crianças o

contato com modalidadesesportivas para que se divirtam,interajam, e conheçam novosjogos, desenvolvendo ametodologia de ensino deempoderamento pelo esporte.

Divulgação

� GAPA/BS precisa de arroz, leiteem pó/líquido, farinha (fubá/mandioca/ trigo), achocolatado egoiabada para compor as 45 cestasbásicas que são entregues todo mêsaos portadores de HIV/Aidscadastrados. Doações devem serentregues na Rua Colômbia, 44, emSantos, telefone (13) 3222.3109.

Page 5: Capa: Fotos Divulgação. - jornalperspectiva.com.brjornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2018/02/P_277... · descarado desleixo com a lei magna do país. Tão criticada por

Perspectiva Fevereiro/2018 5

Omercado imobiliário dacidade de São Pauloacompanhou o momento de

retomada da macroeconomia e,depois de registrar os pontos maisbaixos de seus indicadores no ano de2016, apresentou resultados no anopassado.

“A reação do mercadoimobiliário em 2017 foisurpreendente e superou asexpectativas do início do ano”,afirmou Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, o Sindicato daHabitação: “A retomada doslançamentos e da comercialização deimóveis novos na cidade de SãoPaulo contribui para ampliar aperspectiva de retorno do empregona construção civil a partir dosegundo semestre de 2018”.

De acordo com a EmpresaBrasileira de Estudos de Patrimônio(Embraesp), foram lançadas nacidade de São Paulo 28,7 milunidades residenciais em 2017,volume 48,0% superior as 19,4 milunidades lançadas em 2016. Oslançamentos quebraram a série detrês anos de quedas consecutivas(2014, 2015 e 2016). No entanto, oresultado ainda não foi suficientepara alcançar a média histórica de 30mil unidades por ano na capitalpaulista.

Nos lançamentos de 2017, 67%das unidades foram de 2dormitórios, 58% possuíam área útil

Retomada imobiliária “surpreendente”Recuperação na capitalpaulista é demonstrada noBalanço do Secovi-SP

menor do que 45 m² e 50% tinhampreço total de até R$ 240 mil. Ascaracterísticas que predominaramforam, principalmente, de imóveiseconômicos enquadrados noprograma Minha Casa, Minha Vida.

Em 2017, a Pesquisa doMercado Imobiliário do Secovi-SP(PMI) registrou 23,6 mil unidadesresidenciais novas comercializadasna cidade de São Paulo. Essemontante é 46,1% superior as 16,2mil unidades vendidas em 2016.Assim como nos lançamentos, acomercialização quebrou uma sériede três anos de queda, porém, aindaabaixo da média histórica de 27,4 milvendas anuais.

“Os lançamentos mostraram-sebastante aderentes às vendas e ascaracterísticas das unidades

comercializadas comprovam que2017 foi o ano dos imóveiseconômicos”, enfatiza Flavio Amary,presidente do Secovi-SP.

Apesar do sucesso doseconômicos, empreendimentos deoutras faixas de valor tambémapresentaram bons resultados.Imóveis com preços entre R$ 7,5 mile R$ 10 mil o metro quadrado deárea útil lançados em 2017registraram 48% de vendas, eunidades com valores acima dessafaixa (superior a R$ 10,0 mil o metroquadrado) alcançaram o melhordesempenho, com 56%comercializados.

A cidade de São Paulo terminouo ano com 22 mil unidadesresidências novas em oferta. A ofertafinal é calculada considerando a

soma de imóveisofertados no mêsanterior com asunidades lançadase a subtração dasvendas líquidas(vendas menosdistratos).

A Pesquisa doSecovi-SP acompanha, também, omercado nas cidades que compõem aRegião Metropolitana de São Paulo(RMSP), composta por 39municípios, incluindo a Capital.Devido à importância da região, sãoanalisadas as cidades do entorno (38municípios) separadamente.

Em 2017, foram lançadas nasoutras cidades da RMSP 7,9 milunidades, representando uma quedade 18,8% em relação ao ano anterior.Em termos de comercialização,foram escoadas 7,8 mil unidades,com variação negativa de 13,2% nacomparação com 2016.

Conforme afirmou o economistaPetrucci, o ciclo de desenvolvimentodos empreendimentos imobiliários élongo e existe um intervalo entre oslançamentos e o efetivo início das

obras. Some-se a este cenário oestudo da Fundação Getúlio Vargas(FGV), realizado em parceria com oSecovi-SP em 2016, que apontaforte demanda habitacional até o anode 2025. Durante o período de crise(2014/2016), houve represamentodesta demanda, o que explica, emparte, a retomada do mercadoimobiliário em 2017.

“O aquecimento do setorimobiliário e da economia contribuiutambém para a redução do volumede distratos, que caíramsubstancialmente no ano passado,apesar de ainda não haver consensosobre um marco regulatório para aquestão”, lembra Petrucci.

“Tomando como base asexpectativas dos empresários dosetor imobiliário, aliadas aos dadosdo Boletim Focus do Banco Centraldo Brasil (Bacen), é possívelestimar, para este ano, crescimentonas vendas de 5% a 10%. Emrelação aos lançamentos, aestimativa é que poderão ficarpróximos aos números de 2017,com maior diversificação dosprodutos ofertados”, disse opresidente Amary.

Ele acrescentou que para que osetor possa concretizar essaprojeção e gerar mais empregos, éfundamental que a taxa de juros e ainflação continuem em patamaresaceitáveis, que a calibragem da Leide Parcelamento, Uso e Ocupaçãodo Solo do município de São Pauloseja concluída e aprovada, que aReforma da Previdência caminhe noCongresso Nacional e que hajamaior controle do déficit público.

Mercado

Petrucci:“Perspectiva deretorno doemprego naconstrução civila partir dosegundosemestre de2018”

Divulgação

Ogovernador Geraldo Alckmin eo então secretário estadual da

Habitação, Rodrigo Garcia,entregaram em janeiro mais 133unidades habitacionais de interessesocial em Santos. Oempreendimento fica na AvenidaSenador Feijó, 811, BairroEncruzilhada. As famíliascontempladas eram de ocupaçãoirregular da área conhecida como VilaSanta Casa e que agora dá nome aoresidencial.

“A obra prima do Estado é afelicidade das pessoas. Não hásonho maior do que o sonho da casaprópria”, disse o governador

Geraldo Alckmin. “São 133apartamentos construídos com todaqualidade e determinação doEstado”, completou Rodrigo Garcia.As moradias foram viabilizadas pelaCompanhia de DesenvolvimentoHabitacional e Urbano (CDHU), queinvestiu R$ 28,1 milhões noempreendimento.

As unidades compreendem umprédio de 19 andares, com seteapartamentos por andar, sendo seisde 54,54 m² e um de 59,58m². Todos

133 unidades entregues em SantosInvestimento de R$28,1 milhões por meioda CDHU

possuem dois dormitórios sala,cozinha, banheiro e varandas. Asunidades são projetadas para que osmutuários possam adaptá-las paraportadores de necessidadesespeciais.

Os imóveis contam com pisocerâmico em todos os cômodos,azulejos até o teto no banheiro e nasparedes da cozinha. O residencialincorpora as melhorias estabelecidascomo diretrizes de qualidade daSecretaria de Estado da Habitação efoi entregue com infraestruturacompleta, pavimentação,paisagismo, redes de água, esgoto eelétrica.

Divulgação

O Governo do Estado de SãoPaulo contratou em

fevereiro a construção de 1.757novas moradias em 26municípios, entre os quais um daBaixada Santista, Bertioga, com30 unidades. Osempreendimentos são resultadode parceria entre os municípios,que doaram terrenos e indicarãoas demandas, e o Estado, queinvestirá R$ 170,5 milhões, pormeio do programa “Morar Bem,Viver Melhor”, do CDHU.

Mais 1.757 no“Morar Bem,Viver Melhor”

Page 6: Capa: Fotos Divulgação. - jornalperspectiva.com.brjornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2018/02/P_277... · descarado desleixo com a lei magna do país. Tão criticada por

6 Fevereiro/2018 Perspectiva

Arq & Decor

A Arte em Cadeiras movelariapersonalizada fabrica móveis

de acordo com sua necessidade,com medidas especiais, feitos emdiversos padrões de madeira. Se apeça a ser desenvolvida usartecido, o cliente pode fornecer epersonalizar conforme a suadecoração. Entre as peças doshowroom, o móvel aparadorprojetado por Isay Weinfeld foi

Fotos Deco Vicente

Sofisticação efuncionalidade

Sofá: móveis com estilo escandinavo para projetos especiais

Com designer inovador eprodução 100% brasileira, oaquário de parede Life Decor

dispensa móveis de apoio e nãoprecisa cortar a parede, podendo serutilizado em ambientes residenciais ecorporativos, sem perder espaço ecom a elegância de uma peça emforma de quadro vivo.

Produzido em MDF Ultra compintura em lacca de várias cores,painel decorativo de fundo edecoração a escolha do cliente, oaquário de parede possui triplosistema de filtragem (que diminui otempo a frequência de limpeza) eiluminação em led nas cores azul ebranca. O resultado é um ambienteque transmite tranquilidade, beleza esofisticação.

O aquário de parede estádisponível em três tamanhos: Alpha,120 x 0,70 x 14,5; Omega, 160 x0,85 x 14,5; e Paisagem, 191 x 0,63 x14,5.

A Life Decor também ofereceatendimento para a manutenção dosaquários, entrega de peixes e suportede pós-venda. Mais emwww.aquariodeparede.com.br

Decorando comaquário de parede

Alpha, 120 x 0,70 x 14,5: elegância de um quadro vivo

Ambiente transmitetranquilidade, beleza esofisticação

Omega, 160 x 0,85 x 14,5: triplo sistema de filtragem

Fotos Divulgação

construído totalmente em madeiramaciça, inclusive sua base comportas e juta, com o tampomedindo 6,70 metros eacabamento à base de água. Outrapeça feita pela parceria é o sofáem madeira maciça comtratamento à base de água,medidas que imitam um chaiselongue, com as formas retas. Maisem www.arteemcadeiras.com.br

Aparador em madeira maciça projetado por Isay Weinfeld

A mostra Cidad3 ExperiencesB2B está no Centro de

Informação de Decoração,Arquitetura e Design, localizadona Avenida Pacaembu, 774, capitalpaulista, que além da sede possuisalas de reunião equipadas eespaços gourmet. Direcionado aopúblico B2B, o Centro de

Informação conta com 21ambientes, projetados porprofissionais da arquitetura e designde interiores de São Paulo e deoutros lugares do Brasil. O objetivoé aproximar e oferecerrelacionamento e dinamismo entreespecificadores, lojistas efabricantes, com informação

especializada e multiplataformas,servindo como ponto de encontrodos profissionais.

Entre os participantes, aarquiteta Cristiane Schiavoniutilizou em um ambiente doCidad3 a cor do ano “Melodia doMar” (SW 6496), da Sherwin-Williams.

Cidad3 Experiences para o público B2B

Page 7: Capa: Fotos Divulgação. - jornalperspectiva.com.brjornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2018/02/P_277... · descarado desleixo com a lei magna do país. Tão criticada por

21 milquilômetros!

Perspectiva Fevereiro/2018 7

Turismo & LazerPOR LUIZ CARLOS FERRAZ

[email protected]

OTerras Altas Resort &Convention Center, que fica a

25 km da capital paulista, emItapecerica da Serra, preparou umaprogramação especial para o feriadode Páscoa, de 29 de março a 1º deabril. Além de atividadesmonitoradas para adultos e criançase uma divertida caça aos ovos dePáscoa, haverá jantar temático e umalmoço especial no domingo.

Os hóspedes também vão poderrelaxar e desfrutar de toda aestrutura de lazer do resort queinclui: duas piscinas – sendo umacom cascata e outra coberta eaquecida –, campos de futebol, salãode jogos, quadras de vôlei e tênis,fitness center e playground.Também são coordenadas pormonitores as caminhadas pelas belastrilhas ecológicas que ficam na áreado resort.

Para o feriado de 29 de março a1º de abril, as diárias para casal saema partir de R$ 980 + 2% ISS, emapartamento superior, incluindopensão completa e cortesia para umacriança de até 6 anos. Crianças até10 anos pagam 50% do valor dadiária. Mais informações no telefone(11) 3382.3931 ou pelo [email protected]

A apenas 10 minutos doRodoanel Mário Covas, o TerrasAltas ocupa 240 mil metrosquadrados de área. Oempreendimento oferece 102confortáveis apartamentos e área delazer completa. Além disso, possui20 salas de eventos, com capacidadepara receber até 2.500 pessoas paracongressos, convenções etreinamentos empresariais.

Mais informações no sitewww.hotelterrasaltas.com.br

Hotel TerrasAltas:atividadesmonitoradas,jantartemático ealmoçoespecial

Programa especialno feriado de Páscoa

Divulgação

ATrains & Tours, do GrupoTT Travel, apresenta a“Volta ao Mundo de Trem”,

um percurso de 21.000 quilômetrossobre trilhos, utilizando seis trens,durante 28 dias – de 8 de setembro a5 de outubro –, atravessando trêscontinentes e 17 cidades ricas emgastronomia, arte, história, música earquitetura.

O roteiro começa em Chicago,nos Estados Unidos, segue aoCanadá, atravessa o Oceano Pacíficode avião em direção à China e

21 milquilômetros!

Viagem de trem entresetembro e outubro inclui17 cidades

percorre a mais famosa ferrovia domundo, a Transiberiana. De lá,avista-se o Deserto de Gobi, deErlian a Moscou, na Rússia, eultrapassa-se a fronteira geográficaentre a Europa e a Ásia marcadapelos Montes Urais. Por fim, oroteiro se encerra no trecho daFinlândia a Suécia por meio do navioTallink Silja Line.

Desde a saída em Chicago,paradas em Salt Lake City (nosEUA), Banff, Kamloops eVancouver (no Canadá), Pequim eErlian (China), Ulaanbaatar(Mongólia), Ulan Ude, Irkutsk,Novosibirski, Ecaterimburgo,Kazan, Moscou e São Petersburgo(Rússia), além de Helsinque

(Finlândia) e Estocolmo (Suécia).As hospedagens, que ocorrem

em hotéis das redes Hilton, Hyatt,Crowne Plaza e Sheraton, permitemuma imersão nas culturas locais, comalta gastronomia e o confortonecessário para recuperar as energiasdurante a jornada. Para enriquecer aexperiência, profissionais que falamportuguês e espanhol estarão todo otempo à disposição do grupo. A guiaacompanhante é brasileira.

O valor da viagem é • 27.900por pessoa em acomodação dupla,incluindo todos os trens, refeições,passeios e hospedagens. A parteaérea deve ser providenciada porcada passageiro separadamente. Emwww.voltaaomundodetrem.com.br

Transiberiana: roteiropercorre a mais famosa

ferrovia do mundo

Nazaré costumava ser maisconhecida por sua culinária e as

peculiares “nazarenas”, senhoras deNazaré que se vestem geralmente depreto, com lenço na cabeça e astradicionais sete saias portuguesas, evendem os famosos peixes secos deNazaré nas ruas da cidade.Recentemente, contudo, o mundoconheceu a potência das ondasgigantes de Nazaré, maisespecificamente na Praia do Norte.Ondas enormes que quebram contraa costa atraindo surfistas paraverdadeiros desafios, como aesportista carioca Maya Gabeira,que recentemente surfou uma ondade 24 metros – o equivalente a umprédio de oito andares.

Nazaré esuas ondasgigantes

Divulgação

As ondas gigantes acontecemdevido ao Canhão da Nazaré, umaespécie de fenda subaquática nacosta da Nazaré com umaprofundidade de pelo menos 5.000metros e 230 km de extensão. Issocriou as montanhas aquáticas deNazaré, reconhecíveis em cartõespostais e clipes do YouTube, ematérias curiosas que atraem o olharde pessoas do mundo todo.

Nazaré também possui pontos eondas acessíveis a todos os atletas,

inclusive para iniciantes que desejamaprender a surfar.

A charmosa região portuguesa érepleta de destinos populares, comoAveiro, Coimbra, Viseu, Óbidos,Tomar, Fátima, entre outros, combelezas classificadas comopatrimônio da Unesco. A principalcidade, Coimbra, está a apenas 200quilômetros de Lisboa e a 135quilômetros do Porto. Para maisinformações, visitewww.centerofportugal.com

Vila do Centro de Portugal atrai milhares de surfistas e curiosos

Divulgação

Page 8: Capa: Fotos Divulgação. - jornalperspectiva.com.brjornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2018/02/P_277... · descarado desleixo com a lei magna do país. Tão criticada por

8 Fevereiro/2018 Perspectiva

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○○

Embora confundido com um tipode parto, o parto humanizado é

simplesmente conceituado pelaOrganização Mundial da Saúde(OMS) como “um conjunto decondutas e procedimentos quepromovem o parto e o nascimentosaudáveis, pois respeita o processonatural e evita condutasdesnecessárias ou de risco para amãe e o bebê”.

Ou seja, deve-se sempre evitarqualquer tipo de procedimentoinvasivo desnecessário,independente do tipo de parto, sejaele normal, natural ou cesárea.Segundo a ginecologista MonicaResende, do Hospital e MaternidadeSão Luiz Itaim, na capital paulista, ahumanização do parto consistetambém na promoção de vínculofamiliar entre mãe, pai e bebê.

Além de evitar as interferênciasdesnecessárias ou prejudiciais erespeitar as decisões da gestante,várias medidas podem ser adotadas.Entre elas estão a presença do pai nasala de parto, amamentação o maisprecoce possível, luz baixa noambiente e musicoterapia, porexemplo. “Tanto partos vaginaisquanto cirúrgicos podem e devemser humanizados”, afirma.

Monica ressalta outrosbenefícios desta prática para o bem-estar físico e emocional da mãe e dobebê. De acordo com ela, algunsestudos mostram que a promoção dahumanização do parto aumenta deforma significativa o bomprognóstico de evolução do recém-nascido, além de deixá-lo maisseguro e favorecer os laços afetivosentre os membros da família.

O Hospital e Maternidade SãoLuiz preza pela realização do partohumanizado, apoiando e realizando aamamentação precoce na sala departo, incentivando o contatoprecoce do pai com o bebê atravésdo uso de slings, cromoterapia emusicoterapia no ambiente donascimento, e favorecendo oalojamento conjunto.

Benefícios dopartohumanizado

Divulgação

Promoção de vínculo familiarentre mãe, pai e bebê

Estar desconectado do smartphoneparece cada vez mais impossívela um crescente número de

pessoas, chegando mesmo a revelar umpadrão de dependência. Para a coachfamiliar, especializada emdesenvolvimento humano, Valeria Ribeiro,é importante estar atento para o perigodisfarçado de entretenimento: “Ao acordaré preciso dedicar as primeiras horas dodia exclusivamente para cuidadosconsigo próprio. Caso note a dependênciade smartphone em você ou em seusfilhos, procure o psiquiatra de suaconfiança”. Apesar das vantagens de seestar conectado com as redes sociais,algumas pessoas podem apresentar odistúrbio conhecido como Nomofobia,palavra derivada da abreviação de no-mobile-phone phobia.

Segundo dados da pesquisadorabrasileira Anna Lúcia King, daUniversidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), 34% dos entrevistados dediversas faixas etárias e classes sociaisafirmam ter alto grau de ansiedade quandoseu aparelho celular não está por perto.Desde a infância o uso problemático doaparelho também foi alvo de pesquisa,que apontou que durante os 18 primeirosanos de vida consome-se mais de 20 mil

Uso problemático do smarthfone traz consequênciasfísicas e psicológicas

Perigodisfarçado deentretenimento

NOMOFOBIA

Divulgação

horas conectado.Hoje, crianças e adolescentes têm

cada vez mais liberdade a utilizarem atecnologia como principal fonte deentretenimento. Esse comportamento,contudo, sem o devido acompanhamentodos pais, pode acarretar problemasfísicos, psicológicos e alterar ashabilidades de relacionamento interpessoalna vida desses futuros adultos.

Não é pelo fato de se estar sempreconectada que a pessoa pode serclassificada como nomofóbica. Há fatoresque devem ser avaliados, como sinais esintomas muito semelhantes com adependência de drogas. E mais:

� Apego: usar do smartphone comobengala para suas reações emocionais,assim como quando se está cabisbaixo.

� Abstinência: preocupaçãoexcessiva ao perder chamadas oumensagens e inquietação sempre queprecisa desligar o telefone.

� Perda de responsabilidade: atrasoem compromissos, gastos imprevistosnas contas de telefone e redução deprodutividade no estudo e trabalho

� Perda de controle: falta de atençãoaos amigos e familiares e conexãodurante longos períodos, sem intervaloalgum.

Dados do Conselho Brasileiro deOftalmologia (CBO) mostram que

nos últimos 10 anos o número de criançasque precisa usar óculos de grau passoude 10% para 20%. De acordo com ooftalmologista Leôncio Queiroz Neto,presidente do Instituto Penido Burnier, deCampinas, no interior de São Paulo, ummutirão realizado pelo hospital no anopassado mostrou que a miopia, dificuldadede enxergar à distância, é hoje o vício derefração mais frequente na infância. Sópara ter ideia, dos 583 participantes queprecisavam usar óculos, mais de 4 emcada 10, ou 44%, eram míopes.

Mais crianças com miopia...“Há 10 anos, a hipermetropia,

dificuldade de enxergar próximo, era oproblema de visão mais encontrado nascrianças”, observa Queiroz Neto, que émembro do CBO. Para ele o que temimpulsionado o crescimento da miopia é oesforço para enxergar de perto impostopelo uso precoce da tecnologia: “O olhoda criança está em desenvolvimento atéos 8 anos e os músculos ciliares quemovimentam nosso cristalino para frente epara trás se acomodam”. É por isso,acrescenta, que diversos estudosinternacionais incentivam as atividades aoar livre para conter a miopia.

A FEBRE maculosa é uma doençainfecciosa causada pela bactériarickettsia rickettisii, transmitidapor meio de picada de carrapato dogênero amblyomma cajennense,chamado popularmente decarrapato estrela, e que podeparasitar equinos, cães e sereshumanos, além de na vida silvestreparasitar capivaras, o que contribui

O SURTO de febre amarela emalgumas regiões do país preocupa egera dúvidas sobre a infecção dospets. “Os proprietários podemficar tranquilos, pois cães e osgatos não são hospedeiros dadoença e não ficam doentes pelovírus”, afirma o médico veterinárioEduardo Ribeiro Filetti. Comumnas Américas Central e do Sul, afebre amarela possui dois ciclos, osilvestre e o urbano. No silvestre,tem como sinalizadora os macacos,sendo vetores os mosquitos dosgêneros haemagogus e sabethes.No ambiente urbano, oshospedeiros do vírus são oshumanos e a transmissão ocorrepela picada dos mosquitos dogênero aedes aegypti infectados, osmesmos que transmitem a dengue,zika e chikungunya.

Filetti alerta os proprietários aficarem atentos no Verão parasintomas que o pet pode

apresentar, como diarreia e vômito,pois há inúmeras outras doençastransmitidas por mosquitos ecarrapatos, e que podem causarsérios riscos, como a dirofilariose,leishmaniose, erlichiose, babesiosee anaplasmose, transmitidas porcarrapatos, além de moléstiasgeradas por vírus, comoleptospirose, cinomose eparvovirose.

“Cães e gatos necessitamsempre de cuidados para manter adisposição, higiene e saúde, mas noVerão essa atenção dobra, outriplica, exigindo alimentação leve,abrigo do sol e muita, muita água”,frisa Filetti: “Se estiver muitocalor, um banho é sempre bem-vindo – aproveitando para aplicarxampu antipulgas, pois a estação épropícia à proliferação dosinimigos dos pets. Os passeiosdevem ser controlados, evitando osol entre 10 e 17 horas”.

para sua manutenção ambiental.Os principais sintomas são febrealta, cefaleia e mialgia, seguido delesões hemorrágicas da pele. Entrecasos recentes da doença, foramconfirmados dois casos em MinasGerais, em 2016, também no RioGrande do Sul no ano passado, eoito mortes em São Paulo em2015.

Atenção para a febremaculosa!

Aedes aegypti: vetor da febre amarela, além da dengue, zika echikungunya; mas não é capaz de contaminar cães e gatos

Divulgação

O LABORATÓRIO Vetnil promove parcerias com médicosveterinários que tenham hospitais veterinários que funcionam nosistema 24 horas. Nesta ação ajudam a padronizar clínicas eorganizar materiais didáticos.

Page 9: Capa: Fotos Divulgação. - jornalperspectiva.com.brjornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2018/02/P_277... · descarado desleixo com a lei magna do país. Tão criticada por

Perspectiva Fevereiro/2018 9

Gente & Fatos POR SANDRA NETTO

www.blogcomsandranetto.blogspot.com.brsandranetto@jornalperspectiva.com.br

� Associação Paulista deMedicina - APM Santosreinaugurou em fevereiro seutradicional Ponto de Encontro, nasede do Gonzaga.

� XIX Simpósio Internacional deCirurgia Plástica acontecerá de16 a 18 de março, no SheratonWTC São Paulo Hotel,coordenado pelos cirurgiõesCarlos Oscar Uebel, EwaldoBolivar de Souza Pinto e AntonioGraziosi.

� Durante o XXII CongressoBrasileiro de Ufologia, de 16 a 18de março, em Curitiba, Paraná,será reivindicada ao governofederal a liberação de documentosoficiais sobre a presençaextraterrestres no país.

� Expoflora, realizadaanualmente em Holambra, a 140quilômetros da capital paulista,iniciou a venda antecipada deingressos para a sua 37ª edição,de 24 de agosto a 23 desetembro, de sexta a domingo.

� Exposições “A Respeito daProximidade”, de Luiz PauloBaravelli, e “FósseisContemporâneos”, de MiguelAnselmo, todos os dias, das 8horas às 19 horas, na BibliotecaMário de Andrade, na Rua daConsolação, 94, na capitalpaulista.

� Inscrições estão abertas, nowww.ethnobrazil.org.br, até 7 demarço para a primeira ediçãobrasileira do festival EthnoBrazil, que de 17 a 28 de junhoreunirá jovens do mundo inteirona Fazenda Serrinha, em SãoPaulo, para práticas e trocasmusicais coletivas.

� Estão abertas até 31 de marçoas inscrições para o PrêmioProfessor Carlos TeobaldoGutierrez Vidalon, que reconhecea melhor tese de doutorado naárea de matemática defendida noBrasil no ano anterior.

� Feira do Empreendedor 2018,do Sebrae-SP, acontecerá de 7 a10 de abril, no Pavilhão deExposições Anhembi, na capitalpaulista.

� Entre 12 e 15 de março, BentoGonçalves, no Rio Grande doSul, realiza a 21ª edição daMovelsul Brasil, feira de móveise complementos, comlançamentos em móveis paraescritório, cozinha, dormitórios,área de serviço, banho, móveispara jardins, eletrodomésticos,copas, salas de jantar e estar,tapetes estofados e colchões.

Michael Rocha: chefconfeiteiro assina as novassobremesas do Farol Hotel,em Cascais, Portugal,inspiradas na tradição daculinária lusitana.

Aproveitando para colocar o papo em dia,Eduardo Ribeiro Filetti e o filho Pedro Filetticurtiram as festividades de Momo,combinando passeios náuticos em Ilha Bela,no litoral Norte de São Paulo, e a agitação dosdesfiles das escolas de samba no Rio.

Paulo Eduardo Costa, Lourdes Collina, Bel Braga e Durval Capp Filho: navernissage de “Múltiplas Visões”, a exposição de pinturas em tela eporcelanas da artista plástica Lourdes Collina, no Espaço Cultural daAssociação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, em Santos,

oportunidade em que Paulo Eduardo, secretário de Cultura de São Vicente,recebeu justa homenagem da associação.

Roberto Barroso Filho e SimoneAncelmo: com sua bela voz e

carisma, Simone agitou happyhour no Shopping Pátio

Iporanga, em Santos.

Roberto Barroso, Leila ReginaKasprzak, Carlos Alberto Indame:

entre aplausos a Simone Alcelmo,Indame comemorou aniversário

com familiares e queridos amigos,como o simpático casal Luiz Carlos

Santana e Renata Moraes.

Patrícia Vargas

Fotos Sandra Netto

Divulgação

Divulgação

Page 10: Capa: Fotos Divulgação. - jornalperspectiva.com.brjornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2018/02/P_277... · descarado desleixo com a lei magna do país. Tão criticada por

10 Fevereiro/2018 Perspectiva

BRUNO SCARPA

Bruno Scarpa

Mesa Litoral

Há um ano e meio oempreendimento deMatteus Yoshimi, Kadu

Argentieri e Lucas Duarte, o 472Lounge & Food, trouxe um conceitomuito interessante na gastronomiade Santos. Um bar exclusivoHeineken, com música ao vivotodos os dias da semana, semprevariando o estilo musical, queconseguiu agregar a concepção desushi bar, hamburgueria e otradicional barzinho com diversas

472 Lounge &Food: música aovivo todos os diasda semana,sempre variandoo estilo

Casa combina sushi bar,hamburgueria e otradicional barzinho

Todomundono 472!

porções e drinks.Na parte do sushi bar destaque

para os temakis e combinados.Entre os hambúrgueres, as estrelassão o “Gold Coast”, com pãoaustraliano e um misto de carnes echeddar, e o “Texas”, que consisteem blend com três tipos de queijo ebacon. Já no “barzinho” as porçõespreferidas variam do “Bitterballen”,um bolinho holandês de carne, e o

filé mignon ao gorgonzola.Para acompanhar, bebidas e

drinks exclusivos da casa, como o“Miga sua louca”, que misturavinho, leite condensado, vodca ecoco ralado, e o “Negrony”, umacombinação de campari, gin,vermuti e laranja. Tem também atradicional caipirinha, saquerita evariações de gin, como o Pitaya e oMelancia, aos mais diversos rótulos

de cervejas, umacarta de vinhosselecionada e oscombos de bebidas.

Com ótimalocalização e fácilestacionamento, o472 Lounge &Food possui trêsambientes com

deck externo e espaço climatizado.Ele fica localizado à AvenidaWashington Luiz, 472, Santos, epermanece aberto de domingo aquinta-feira, das 18 as 2 horas, esexta e sábado, das 18 as 3 damanhã.

Pode ser encontrado na internetatravés do Facebook/472 Lounge &Food e no Instagram@472longefood

A lmoço de segunda-feira dospaulistanos, o Virado Paulista foi

reconhecido como patrimônio culturalimaterial pelo Conselho de Defesa doPatrimônio Histórico, Arqueológico,Artístico e Turístico do Estado deSão Paulo (Condephaat). O prato,originalmente composto por feijãoengrossado por farinha de milho ou demandioca e toucinho de porco, datado século XVII, como forma dealimentação nas monções ebandeiras. Durante as expedições,alimentos como o feijão, a farinha demilho, a carne-seca e o toucinhoficavam “revirados”, dando origem àiguaria. A diversidade do territóriopaulistano também está presente nahistória do Virado, que carregaalimentos de origens indígenas,portuguesas, africanas e italianas.Com o tempo, ele se modificou eganhou arroz, bisteca, torresmo,couve, ovo frito, banana e linguiça.

Virado Paulistaé patrimônioimaterial