CAPACITAÇÃO EM ESPAÇOS LÚDICOS Risélia Pinheiro Iraci Saviani.

59
CAPACITAÇÃO EM ESPAÇOS LÚDICOS Risélia Pinheiro Iraci Saviani

Transcript of CAPACITAÇÃO EM ESPAÇOS LÚDICOS Risélia Pinheiro Iraci Saviani.

CAPACITAÇÃO EM ESPAÇOS LÚDICOS

Risélia PinheiroIraci Saviani

Espaço Lúdico A palavra lúdico vem do latim ludus e significa

brincar.

O lúdico é essencial para o ser humano, onde o processo de aprendizado criativo desenvolve os sentimentos de liberdade e espontaneidade.

O lúdico está no lazer, entretenimento, recreação, jogos, brincadeiras, artes, esporte e cultura, onde o adulto e a criança se colocam de forma descontraída.

 

Espaço Lúdico é o lugar onde o brincar pode existir com ou sem brinquedos, proporcionando diferentes estímulos, como brincadeiras, jogos e expressões corporal, sonora, verbal e plástica, em ambientes diversos como parques, praças, playground, salas, quadras e oficinas.

O Espaço Lúdico configura-se pelo espaço e tempo do brincar, do jogo e da diversão.

História do brincarNa Pré-história o brincar era algo natural para o ser humano, acontece nas atividades de dança, caça, pesca, lutas.

No Egito e na Grécia, até mesmo os adultos brincavam, pois toda a família fazia parte desse ato de brincar.Platão, é o primeiro que aponta a importância dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, principalmente nas áreas exatas.

Na Idade Média, a igreja considerava o jogo como algo profano, acontecendo um retrocesso.

Com os jesuítas, o lúdico volta a ter um destaque importante.

Por volta dos séculos XVII e XVIII se fez uma diferenciação entre a fase adulta e a fase da infância e apareceram novos conceitos a respeito do crescimento da criança, e assim, do brincar.

O BRINCAR PENSADORES E TEÓRICOS

Visão histórico-cultural por HuizingaWalter Benjamin, visão histórico-socialTizuko M.Kichimoto, em Jogos InfantisGilles Brugère, em Jogos e educaçãoWinnincott, em objetos transicionaisFreud com as funções terapêuticas compreendeu o

brincar como caminho real para o inconsciente, processos emocionais, numa reconstrução da experiência.

Piaget com as funções educativas estudou os aspectos cognitivos, afetivos e morais, para a construção dos conhecimentos e da afetividade

HISTÓRIA DOS ESPAÇOS LÚDICOS1934- Los Angeles- Serviço Toy Loan1963- Suécia- 1° Ludoteca (lekotec ) –atendem os

excepcionais, pais e empréstimos de brinquedos1967-Inglaterra, surgiram Toys Libraries -

bibliotecas de brinquedos para empréstimos.1976-1° Congresso /Londres –Empréstimos de

Brinquedos1987- Congresso Internacional das Toys

libraries/Toronto, Canadá-apoio à família,orientação educacional,auxilio à saúde mental , estímulo à socialização e resgate da cultura.

Criadas associações e ampliados os espaços na África do Sul, Austrália, Bélgica, França, Portugal

BRASIL1971- Exposição de brinquedos APAE1973 – Ludoteca da APAE – Rodízio de brinquedos

entre criança1981 – Brinquedoteca na Escola

Indianópolis/mantendo o setor de empréstimo e atendimento / criança

1984 – ABB (Associação Brasileira de Brinquedotecas 1985 - LABRIMP –Laboratório Brinquedos e Materiais

Pedagógicos /Brinquedoteca Faculdade Educação Usp1995 – Apoio Fundação ABRINQ “ O Direito de

Brincar” 1° Brinquedoteca pública – São Bernardo do Campo

ESPAÇO LÚDICO BRINQUEDOTECA Brinquedoteca é um espaço lúdico

criado e preparado para estimular as crianças para brincar, possibilitando o acesso a uma variedade de brinquedos, brincadeiras e expressões artísticas, dentro de um ambiente lúdico, onde se trabalha o físico, o emocional, o intelectual e o social.

ESPAÇO LÚDICO BRINQUEDOTECA

Enriquece o relacionamento entre as crianças e seus familiaresProporciona um espaço onde a criança brinca sem cobranças Estimula o desenvolvimento da concentração e atençãoDesenvolve a inteligência ,criatividade e sociabilidadeFavorece o equilíbrio emocionalProporciona acesso a um número maior de brinquedos , de

experiências e de descobertasIncentiva a valorização do brinquedo como atividade geradora

do desenvolvimento intelectual, emocional e social. ( Nilse Cunha – primeira presidente da Associação Brasileira

de Brinquedotecas)

ESPAÇO LÚDICO BRINQUEDOTECA CANTOS• Canto da Leitura • Canto Fofo• Canto do Faz de conta• Canto das Invenções• Canto das Brincadeiras• Canto das Artes/sucatoteca• Canto dos Jogos• Canto do Teatro/Música• Estantes com brinquedos• Acervo

ESPAÇOS LÚDICOS possibilidades

Família Saúde Educação Cultura,Esporte e Lazer Outros

Espaço lúdico na família

Os pais devem ser ensinados e estimulados a brincar com as crianças , de forma que adquiram conhecimentos sobre a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Além das necessidades básicas de alimentação e cuidados de higiene, o brincar e o conversar com a criança favorece o vínculo familiar que se fortalece diante dessa vivência.

O município pode criar oportunidades para que a brincadeira em família aconteça nos finais de semana, como por exemplo, criar no coreto da praça um espaço lúdico para os bebês e seus pais.

ESPAÇO LÚDICO NA SAÚDE

O espaço lúdico terapêutico proporciona o resgate edesenvolvimento de aspectos biopsicossociais no

processohospitalar. Num primeiro momento as ações acontecem no espaçopediátrico, podendo aos poucos estender-se para todo

o hospital.O lúdico promove momentos de distração que

amenizam o sofrimento do tratamento e a interação entre a família, a criança e o cuidador e ressalta o seu valor na recuperação da criança.

Ayrton Senna - Hospital BoldriniParcerias com os outros setores do hospital e com a comunidade.Oferece aos seus pacientes: passeios, exposições de artes e comemoração dos aniversários e datas especiais, participação em campanhas educativas. Contribui, assim, para a humanização do atendimento hospitalar e para a melhoria da qualidade de vida.

Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

Instituição Saúde -Graac Unifesp

ESPAÇO LÚDICO NA EDUCAÇÃO O lúdico no ambiente da

educação contempla todos os espaços e momentos, como um local transformador, onde se resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da criança.

No processo da aprendizagem, o brincar, como linguagem da criança é uma forma de comunicação não consciente e não verbal,através da qual ela expõe o que sente, como percebe e vê o mundo e os expressa em atividades e brincadeiras, fundamentais na primeira infância.

Instituto de Educação Larabrinq BRINQUEDOTECA LARAMARA

Brincartecom - circulante J. Brasilândia

Instituição Esporte, Cultura e Lazer Ubatuba lúdico na praia

Instituição Esporte,Cultura e Lazer

Brinquedoteca ônibus Brincalhão

Clube Hebraica

SESC OSASCO

Instituição de Esporte,Cultura e Lazer

Postura da equipe em Espaço Lúdico• Gostar de trabalhar com crianças• Ser paciente, determinado, comunicativo, criativo• Estar preparado para reagir diante de uma situação inesperada• Respeitar a escolha da criança,pois aprendendo a escolher , ela se desenvolve,evolui e cresce• Enriquecer os conhecimentos e dispor para formação na área• Curiosidade e disposição para descobrir brinquedos, jogos e brincadeiras• Respeitar a opinião dos adultos e/ou crianças (Andrade,1998)