Capitães da Areia 3ºB - 2011

48
Capitães da Areia Capitães da Areia Profª Irene Dias Ribeiro Profª Irene Dias Ribeiro 3ºB 2011 3ºB 2011 JORGE AMADO JORGE AMADO Diego Ferreira de Lacerda Diego Ferreira de Lacerda Diogo Ferreira de Lacerda Diogo Ferreira de Lacerda Douglas Luiz Passos Douglas Luiz Passos

Transcript of Capitães da Areia 3ºB - 2011

Page 1: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Capitães da AreiaCapitães da Areia

Profª Irene Dias RibeiroProfª Irene Dias Ribeiro

3ºB 20113ºB 2011

JORGE AMADOJORGE AMADO

Diego Ferreira de Diego Ferreira de LacerdaLacerda

Diogo Ferreira de Diogo Ferreira de LacerdaLacerda

Douglas Luiz PassosDouglas Luiz Passos

Page 2: Capitães da Areia 3ºB - 2011

BIOGRAFIABIOGRAFIA

Page 3: Capitães da Areia 3ºB - 2011
Page 4: Capitães da Areia 3ºB - 2011
Page 5: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Jorge AmadoJorge Amado

Jorge AmadoJorge Amado, , um dos representantes do ciclo do um dos representantes do ciclo do romance baiano, nasceu na Bahia, em 1912. Este romance baiano, nasceu na Bahia, em 1912. Este romancista brasileiro é um dos mais lidos no Brasil romancista brasileiro é um dos mais lidos no Brasil e no mundo. Com livros traduzidos para diversos e no mundo. Com livros traduzidos para diversos idiomas, suas obras refletem a realidade dos idiomas, suas obras refletem a realidade dos temas, paisagens, dramas humanos, secas e temas, paisagens, dramas humanos, secas e migração.    migração.   

Escritor desde a adolescência, Jorge Amado Escritor desde a adolescência, Jorge Amado segue o estilo literário do romance moderno. Em segue o estilo literário do romance moderno. Em seus livros existe o domínio do físico sobre a seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência. Suas personagens geralmente são consciência. Suas personagens geralmente são plantadores de cacau, pescadores, artesãos e plantadores de cacau, pescadores, artesãos e gente que vive próximo ao cais, em Salvador, gente que vive próximo ao cais, em Salvador, Capital da Bahia.  Capital da Bahia. 

Page 6: Capitães da Areia 3ºB - 2011

O estilo deste autor também é conhecido como O estilo deste autor também é conhecido como romance da terra e seus livros possuem uma romance da terra e seus livros possuem uma linguagem agradável e de fácil compreensão. linguagem agradável e de fácil compreensão. Suas obras literárias conquistaram não só os Suas obras literárias conquistaram não só os falantes da língua portuguesa como de outros falantes da língua portuguesa como de outros idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, etc.  alemão, etc. 

Morreu em Salvador ( Bahia ), no dia 6 de Agosto Morreu em Salvador ( Bahia ), no dia 6 de Agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos de idade.  de idade.  

Page 7: Capitães da Areia 3ºB - 2011

São seus livrosSão seus livros: : 

O País do Carnaval; O País do Carnaval; CacauCacau; Jubiabá; Jubiabá; ; Terras do Terras do Sem fimSem fim; A Morte e a Morte de Quincas Berro d’ ; A Morte e a Morte de Quincas Berro d’ Água; Água; Seara VermelhaSeara Vermelha; ; O Cavaleiro da O Cavaleiro da EsperançaEsperança; ; O Mundo da PazO Mundo da Paz; Os Subterrâneos da ; Os Subterrâneos da Liberdade; Liberdade; GabrielaGabriela; ; Cravo e CanelaCravo e Canela; ; SuorSuor; Mar ; Mar Morto; Morto; Capitães da AreiaCapitães da Areia; ; São Jorge dos IlhéusSão Jorge dos Ilhéus; ; Os Velhos MarinheirosOs Velhos Marinheiros; Os Pastores da Noite; ; Os Pastores da Noite; Dona Flor e seus Dois MaridosDona Flor e seus Dois Maridos; ; ABC de Castro ABC de Castro AlvesAlves; ; O Amor do SoldadoO Amor do Soldado; Bahia de Todos os ; Bahia de Todos os Santos; Santos; A Estrada do MarA Estrada do Mar; ; Tereza Batista Tereza Batista Cansada de GuerraCansada de Guerra; ; Tieta do AgresteTieta do Agreste; Farda ; Farda Fardão Fardão e Camisola de Dormir.e Camisola de Dormir.

Page 8: Capitães da Areia 3ºB - 2011

RESUMORESUMO

Page 9: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Primeira Parte: Sob a lua, num velho Primeira Parte: Sob a lua, num velho trapiche abandonado.trapiche abandonado.

Subdividida em 10 capítulos, a primeira parte Subdividida em 10 capítulos, a primeira parte apresenta o local em que as ações transcorrerão. apresenta o local em que as ações transcorrerão. Um trapiche (ou armazém abandonado), à beira-Um trapiche (ou armazém abandonado), à beira-mar, que no passado fora um local movimentado e mar, que no passado fora um local movimentado e agora está sujo e infestado de ratos. Fora agora está sujo e infestado de ratos. Fora freqüentado inicialmente pela marginalia, até ser freqüentado inicialmente pela marginalia, até ser tomado pelo bando dos Capitães da Areia.tomado pelo bando dos Capitães da Areia.

Page 10: Capitães da Areia 3ºB - 2011

""Sob a Lua, num velho trapiche abandonado, as Sob a Lua, num velho trapiche abandonado, as crianças dormem. Antigamente aqui era o mar. crianças dormem. Antigamente aqui era o mar. Nas grandes e negras pedras dos alicerces do Nas grandes e negras pedras dos alicerces do trapiche as ondas ora se rebentavam fragosas, ora trapiche as ondas ora se rebentavam fragosas, ora vinham se bater mansamente. A água passava por vinham se bater mansamente. A água passava por baixo da ponte sob a qual muitas crianças baixo da ponte sob a qual muitas crianças repousam agora, iluminadas por uma réstia repousam agora, iluminadas por uma réstia amarela de lua. Desta ponte saíram inúmeros amarela de lua. Desta ponte saíram inúmeros veleiros carregados, alguns eram enormes e veleiros carregados, alguns eram enormes e pintados de estranhas cores, para a aventura das pintados de estranhas cores, para a aventura das travessias marítimas. Aqui vinham encher os travessias marítimas. Aqui vinham encher os porões e atracavam nesta ponte de tábuas, hoje porões e atracavam nesta ponte de tábuas, hoje comidas. Antigamente diante do trapiche se comidas. Antigamente diante do trapiche se estendia o mistério do mar-oceano, as noites estendia o mistério do mar-oceano, as noites diante dele eram um verde-escuro, quase negras, diante dele eram um verde-escuro, quase negras, daquela cor misteriosa que é a cor do mar à daquela cor misteriosa que é a cor do mar à noite." noite."

Page 11: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Ao contrário de outros grupos espalhados pela Ao contrário de outros grupos espalhados pela cidade, os Capitães da Areia têm um líder, cidade, os Capitães da Areia têm um líder, seguem normas e, principalmente, obedecem a seguem normas e, principalmente, obedecem a um chefe que cumpre o papel de "manter um lar" um chefe que cumpre o papel de "manter um lar" para as crianças que ali vivem. Pedro Bala, quase para as crianças que ali vivem. Pedro Bala, quase naturalmente surge como um líder e tem o papel naturalmente surge como um líder e tem o papel de harmonizar, manter a ordem e, de certa de harmonizar, manter a ordem e, de certa maneira, ensiná-los a agir sob certas maneira, ensiná-los a agir sob certas circunstâncias. Com quinze anos, audaz, ativo e circunstâncias. Com quinze anos, audaz, ativo e conhecedor de todos os recantos da cidade, é conhecedor de todos os recantos da cidade, é marcado por uma cicatriz e por seus cabelos marcado por uma cicatriz e por seus cabelos loiros. Poucos lhe conheceram a mãe, e o pai loiros. Poucos lhe conheceram a mãe, e o pai "morrera num balaço". "morrera num balaço".

Page 12: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Para firmar a liderança, Pedro Bala destituiu o Para firmar a liderança, Pedro Bala destituiu o caboclo Raimundo, após uma luta pelo "poder". O caboclo Raimundo, após uma luta pelo "poder". O ápice da primeira parte vem em dois momentos: ápice da primeira parte vem em dois momentos: quando os meninos se envolvem com um quando os meninos se envolvem com um carrossel mambembe que chegou na cidade, e carrossel mambembe que chegou na cidade, e experimentam as sensações infantis; e quando a experimentam as sensações infantis; e quando a varíola ataca a cidade e acaba matando um deles, varíola ataca a cidade e acaba matando um deles, Almiro, apesar da tentativa do padre José Pedro Almiro, apesar da tentativa do padre José Pedro em ajudá-los, e tendo grandes embaraços por em ajudá-los, e tendo grandes embaraços por causa disso...causa disso...

Page 13: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Segunda parte: Noite da Grande Paz, Segunda parte: Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhosda Grande Paz dos teus olhos

Relata a história de amor que surge quando Dora Relata a história de amor que surge quando Dora torna-se a primeira "Capitã da Areia". Apesar de torna-se a primeira "Capitã da Areia". Apesar de inicialmente os garotos tentarem estuprá-la, Dora inicialmente os garotos tentarem estuprá-la, Dora vira uma espécie de mãe para eles. Mas isto vira uma espécie de mãe para eles. Mas isto acontecera apenas uma vez! Podemos até mesmo acontecera apenas uma vez! Podemos até mesmo afirmar que por breves momentos, Dora era a afirmar que por breves momentos, Dora era a única pessoa sobre a qual o líder dos Capitães da única pessoa sobre a qual o líder dos Capitães da Areia, Pedro Bala, estaria disposto a pensar a Areia, Pedro Bala, estaria disposto a pensar a matar,e desta forma ultrapassar o sentimento de matar,e desta forma ultrapassar o sentimento de "Carpe Diem". Bem como era uma espécie de "Carpe Diem". Bem como era uma espécie de "estrela", que por sua guiou e fez sonhar Pedro "estrela", que por sua guiou e fez sonhar Pedro Bala com simplesmente o seu amor.Bala com simplesmente o seu amor.

Page 14: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Terceira parte: Canção da Bahia, Terceira parte: Canção da Bahia, Canção da LiberdadeCanção da Liberdade

Mostra a desintegração dos líderes. Sem-Pernas Mostra a desintegração dos líderes. Sem-Pernas se mata antes de ser capturado pela polícia que se mata antes de ser capturado pela polícia que odeia; Professor parte para o Rio de Janeiro onde odeia; Professor parte para o Rio de Janeiro onde torna-se um torna-se um pintorpintor de sucesso, entristecido com a de sucesso, entristecido com a morte de Dora; Gato se torna um malandro de morte de Dora; Gato se torna um malandro de verdade, abandonando eventualmente sua amante verdade, abandonando eventualmente sua amante Dalva, e passando por Ilhéus; Pirulito se torna Dalva, e passando por Ilhéus; Pirulito se torna padre; Padre José Pedro finalmente consegue padre; Padre José Pedro finalmente consegue uma paróquia no interior, e vai para lá ajudar os uma paróquia no interior, e vai para lá ajudar os desgarrados do rebanho do Sertão; Volta Seca se desgarrados do rebanho do Sertão; Volta Seca se torna um torna um cangaceirocangaceiro do grupo de Lampião do grupo de Lampião

Page 15: Capitães da Areia 3ºB - 2011

e mata mais de 60 soldados antes de ser e mata mais de 60 soldados antes de ser capturado e condenado; João Grande torna-se capturado e condenado; João Grande torna-se marinheiro; Querido - de - Deus continua sua vida marinheiro; Querido - de - Deus continua sua vida de capoeirista e malandro; Pedro Bala, cada vez de capoeirista e malandro; Pedro Bala, cada vez mais fascinado com as histórias de seu pai mais fascinado com as histórias de seu pai sindicalista, vai se envolvendo com os doqueiros e sindicalista, vai se envolvendo com os doqueiros e finalmente os Capitães da Areia ajudam numa finalmente os Capitães da Areia ajudam numa greve. Pedro Bala abandona a liderança do greve. Pedro Bala abandona a liderança do grupo,transferindo-a para Barandão, mas antes os grupo,transferindo-a para Barandão, mas antes os transforma numa espécie de grupo de choque. transforma numa espécie de grupo de choque. Assim Pedro Bala deixa de ser o líder dos Assim Pedro Bala deixa de ser o líder dos Capitães da Areia e se torna um líder Capitães da Areia e se torna um líder revolucionário comunista.revolucionário comunista.

Page 16: Capitães da Areia 3ºB - 2011

PERSONAGENSPERSONAGENS

Page 17: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Pedro BalaPedro Bala, o líder, uma espécie de pai para os , o líder, uma espécie de pai para os garotos, mesmo sendo tão jovem quanto os garotos, mesmo sendo tão jovem quanto os outros, e depois descobre ser filho de um líder outros, e depois descobre ser filho de um líder sindical morto durante uma greve;sindical morto durante uma greve;

Volta SecaVolta Seca, afilhado de , afilhado de LampiãoLampião, tem ódio das , tem ódio das autoridades e o desejo de se tornar cangaceiro;autoridades e o desejo de se tornar cangaceiro;

Professor (João José)Professor (João José),, grande amigo de Pedro grande amigo de Pedro Bala partilhando amor pela mesma moça que o Bala partilhando amor pela mesma moça que o seu amigo, rapaz sonhador e mediador do grupo seu amigo, rapaz sonhador e mediador do grupo Capitães da Areia, sendo essencialmente Capitães da Areia, sendo essencialmente conselheiro de Pedro B.; Lê e desenha conselheiro de Pedro B.; Lê e desenha vorazmente, sendo muito talentoso; ao final do vorazmente, sendo muito talentoso; ao final do livro, vai para o Rio de Janeiro pintar e ficou livro, vai para o Rio de Janeiro pintar e ficou conhecido por isso. Essa sua ida proporcionou ao conhecido por isso. Essa sua ida proporcionou ao mundo a história do seu grupo de crianças de rua;mundo a história do seu grupo de crianças de rua;

Page 18: Capitães da Areia 3ºB - 2011

GatoGato, que com seu jeito malandro acaba , que com seu jeito malandro acaba conquistando uma conquistando uma prostitutaprostituta, Dalva;, Dalva;

Boa-VidaBoa-Vida, era um malandro, adorava Querido - de , era um malandro, adorava Querido - de - Deus, teve uma queda por Gato logo quando - Deus, teve uma queda por Gato logo quando este chegou no Trapiche, ia para as festas este chegou no Trapiche, ia para as festas conquistando prostitutas;conquistando prostitutas;

Sem-PernasSem-Pernas, o garoto coxo que serve de espião , o garoto coxo que serve de espião se fingindo de órfão desamparado (em uma das se fingindo de órfão desamparado (em uma das casas que vai é bem acolhido, mas trai a família casas que vai é bem acolhido, mas trai a família ainda assim, mesmo sem querer fazê-lo de ainda assim, mesmo sem querer fazê-lo de verdade); provavelmente a criança mais verdade); provavelmente a criança mais carenciada de afeto no grupo;carenciada de afeto no grupo;

Page 19: Capitães da Areia 3ºB - 2011

João GrandeJoão Grande, o "negro bom" como diz Pedro , o "negro bom" como diz Pedro Bala, segundo em comando; porte físico forte e Bala, segundo em comando; porte físico forte e corajoso;corajoso;

Querido - de - DeusQuerido - de - Deus, um capoeirista que é apenas , um capoeirista que é apenas amigo do grupo;amigo do grupo;

DoraDora, era a "mãe" de todos do trapiche, é amada , era a "mãe" de todos do trapiche, é amada por Professor e por por Professor e por Pedro BalaPedro Bala. Fica doente e . Fica doente e antes de morrer teve relações sexuais com Pedro antes de morrer teve relações sexuais com Pedro Bala. Pedro Bala diz que Dora, ao morrer, vira Bala. Pedro Bala diz que Dora, ao morrer, vira uma estrela no céu;uma estrela no céu;

Page 20: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Caboclo RaimundoCaboclo Raimundo, era chefe dos Capitães da , era chefe dos Capitães da Areia antes de Pedro Bala, foi ele que cortou o Areia antes de Pedro Bala, foi ele que cortou o rosto de Pedro Bala, mas logo vai embora;rosto de Pedro Bala, mas logo vai embora;

Don'AnninhaDon'Anninha, , Mãe de SantoMãe de Santo amiga dos Capitães amiga dos Capitães da Areia;da Areia;

Padre José PedroPadre José Pedro, amigo dos Capitães da Areia , amigo dos Capitães da Areia e que procura fazer Daqueles meninos homens de e que procura fazer Daqueles meninos homens de bem e crentes em Deus;bem e crentes em Deus;

João-de-AdãoJoão-de-Adão, estivador, negro, forte e antigo , estivador, negro, forte e antigo grevista. Através dele Pedro Bala soube do pai;grevista. Através dele Pedro Bala soube do pai;

Page 21: Capitães da Areia 3ºB - 2011

BarandãoBarandão, nomeado chefe do grupo depois que , nomeado chefe do grupo depois que Pedro Bala partiu para o grupo dos Índios Pedro Bala partiu para o grupo dos Índios Maloqueiros de Aracaju, onde tenta organizá-los Maloqueiros de Aracaju, onde tenta organizá-los como os Capitães da Areia.como os Capitães da Areia.

AlmiroAlmiro, morreu de Bexiga;, morreu de Bexiga;

PirulitoPirulito, grande fé cristã, o único que prestava , grande fé cristã, o único que prestava atenção nos dizeres religiosos do Padre José atenção nos dizeres religiosos do Padre José Pedro, seu destino foi o celibato;Pedro, seu destino foi o celibato;

LoiroLoiro, pai de Pedro Bala, líder nas greves antigas , pai de Pedro Bala, líder nas greves antigas ao lado de João de Adão;ao lado de João de Adão;

Page 22: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Zé FuinhaZé Fuinha, irmão de Dora;, irmão de Dora;

EzequielEzequiel, chefe de outro grupo de meninos , chefe de outro grupo de meninos mendigos;mendigos;

AlbertoAlberto, estudante que se torna amigos dos , estudante que se torna amigos dos Capitães da Areia.Capitães da Areia.

Page 23: Capitães da Areia 3ºB - 2011

TempoTempo

Page 24: Capitães da Areia 3ºB - 2011

A obra apresenta tempo cronológico demarcado A obra apresenta tempo cronológico demarcado pelos dias, meses, anos e horas conforme pelos dias, meses, anos e horas conforme exemplificam os fragmentos: "É aqui também que exemplificam os fragmentos: "É aqui também que mora o chefe dos Capitães da Areia, Pedro Bala. mora o chefe dos Capitães da Areia, Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus 5 Desde cedo foi chamado assim, desde seus 5 anos. Hoje tem 15 anos. Há dez anos que anos. Hoje tem 15 anos. Há dez anos que vagabundeia nas ruas da Bahia."vagabundeia nas ruas da Bahia."

O tempo psicológico correspondente às O tempo psicológico correspondente às lembranças e recordações constantes na lembranças e recordações constantes na narrativa.narrativa.

Page 25: Capitães da Areia 3ºB - 2011

A fala de Zé Fuinha (...) A fala de Zé Fuinha (...) "Quando terminaram, o "Quando terminaram, o preto bateu as mãos uma na outra, falou:preto bateu as mãos uma na outra, falou:

- Teu irmão disse que a mãe de você morreu de - Teu irmão disse que a mãe de você morreu de bexiga...bexiga...

- Papai também...- Papai também...

- Lá também morreu um...- Lá também morreu um...

- Teu pai?- Teu pai?

- Não. Foi Almiro um do grupo."- Não. Foi Almiro um do grupo."

Page 26: Capitães da Areia 3ºB - 2011

ESPAÇOESPAÇO

Page 27: Capitães da Areia 3ºB - 2011

O romance é ambientado na cidade de O romance é ambientado na cidade de Salvador, zona litorânea da Bahia. Retrata a Salvador, zona litorânea da Bahia. Retrata a vida urbana da capital baiana, com forte vida urbana da capital baiana, com forte conotação social, com seus típicos habitantes, conotação social, com seus típicos habitantes, sua indumentária, seus costumes, a maneira sua indumentária, seus costumes, a maneira de encarar as vicissitudes , o credo e o folclore de encarar as vicissitudes , o credo e o folclore baiano, o sincretismo religioso. baiano, o sincretismo religioso.

Page 28: Capitães da Areia 3ºB - 2011

FOCO NARRATIVOFOCO NARRATIVO

Page 29: Capitães da Areia 3ºB - 2011

A obra A obra Capitães da AreiaCapitães da Areia é narrada na terceira é narrada na terceira pessoa, sendo o autor, Jorge Amado, o narrador pessoa, sendo o autor, Jorge Amado, o narrador apenas o expectador. Ele se comporta, durante apenas o expectador. Ele se comporta, durante todo o desenvolvimento do tema, de maneira todo o desenvolvimento do tema, de maneira indiferente, criando e narrando os acontecimentos indiferente, criando e narrando os acontecimentos sem se envolver diretamente com eles.sem se envolver diretamente com eles.

O livro é dividido em três partes. Antes delas, no O livro é dividido em três partes. Antes delas, no entanto, via uma seqüência de pseudo-entanto, via uma seqüência de pseudo-reportagens, explica-se que os Capitães da Areia reportagens, explica-se que os Capitães da Areia é um grupo de menores abandonados e é um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo. O Reformatório José Pedro e uma mãe-de-santo. O Reformatório é um antro de crueldades, e a polícia os caçam é um antro de crueldades, e a polícia os caçam como os adultos antes do tempo que são.como os adultos antes do tempo que são.

Page 30: Capitães da Areia 3ºB - 2011

ESTILOESTILO

Page 31: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Chama-se de Chama-se de metonímiametonímia ou ou transnominaçãotransnominação uma figura de linguagem que consiste no uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. Por exemplo, "Palácio associação entre eles. Por exemplo, "Palácio do Planalto" é usado como um metônimo (uma do Planalto" é usado como um metônimo (uma instância de metonímia) para representar a instância de metonímia) para representar a presidência do Brasil, por ser localizado lá o presidência do Brasil, por ser localizado lá o gabinete presidencial.gabinete presidencial.

Page 32: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Causa pelo efeito:Causa pelo efeito: Sócrates tomou as mortes. (O efeito é a morte, a causa é o Sócrates tomou as mortes. (O efeito é a morte, a causa é o

veneno).veneno). Sou alérgica a cigarro. (O cigarro é a causa: a fumaça, o efeito. Sou alérgica a cigarro. (O cigarro é a causa: a fumaça, o efeito.

Podemos ser alérgicos à fumaça, mas não ao cigarro).Podemos ser alérgicos à fumaça, mas não ao cigarro). Marca pelo produto:Marca pelo produto:

O meu irmãozinho adora Danone.O meu irmãozinho adora Danone.(Danone é a marca de um (Danone é a marca de um iogurte; o menino gosta de iogurte)iogurte; o menino gosta de iogurte)

Autor pela obra:Autor pela obra: Lemos Machado de Assis por interesse.Lemos Machado de Assis por interesse. (Ninguém, na verdade, lê (Ninguém, na verdade, lê

o autor, mas as obras dele em geral).o autor, mas as obras dele em geral). Contentor pelo conteúdoContentor pelo conteúdo

Bebeu um copo de água.Bebeu um copo de água. (Ninguém "bebe" um copo, mas sim a (Ninguém "bebe" um copo, mas sim a bebida que está nele.)bebida que está nele.)

Possuidor pelo possuído:Possuidor pelo possuído: Ir ao barbeiro.Ir ao barbeiro. (O barbeiro trabalha na barbearia, aonde se vai - (O barbeiro trabalha na barbearia, aonde se vai -

de fato, ninguém vai a uma pessoa, mas ao local onde ela está).de fato, ninguém vai a uma pessoa, mas ao local onde ela está). Matéria pelo objeto:Matéria pelo objeto:

Quem com ferro fere, com ferro será feridoQuem com ferro fere, com ferro será ferido (ferro substitui, aqui, (ferro substitui, aqui, espada, por exemplo)espada, por exemplo)

Page 33: Capitães da Areia 3ºB - 2011

O lugar pela coisa:O lugar pela coisa: Uma garrafa de Porto.Uma garrafa de Porto. (Porto é o nome da cidade conotada com a (Porto é o nome da cidade conotada com a

bebida - não é a cidade que fica na garrafa, mas sim a bebida).bebida - não é a cidade que fica na garrafa, mas sim a bebida). O abstrato pelo concreto:O abstrato pelo concreto:

A juventude é corajosa e nem sempre conseqüente.A juventude é corajosa e nem sempre conseqüente. ( juventude ( juventude pela palavra jovens).pela palavra jovens).

A coisa pela sua representação = (sinal pela coisa significada):A coisa pela sua representação = (sinal pela coisa significada): És a minha âncora.És a minha âncora. (em substituição de "segurança"). (em substituição de "segurança").

Instituição pelo que representa:Instituição pelo que representa: A igreja publicou seu novo livroA igreja publicou seu novo livro (quem publica é uma editora ou (quem publica é uma editora ou

alguém)alguém) Causa primária pela secundária:Causa primária pela secundária:

O engenheiro construiu mal o edifícioO engenheiro construiu mal o edifício (o engenheiro não constrói (o engenheiro não constrói só planeja)só planeja)

O inventor pelo invento:O inventor pelo invento: Ele comprou um FordEle comprou um Ford (observe que estamos falando do criador (observe que estamos falando do criador

não da marca)não da marca) O concreto pelo abstrato (e vice-versa):O concreto pelo abstrato (e vice-versa):

A velhice deve ser respeitadaA velhice deve ser respeitada (não é a velhice e sim os idosos) (não é a velhice e sim os idosos)

Page 34: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Gênero pela espécie:Gênero pela espécie: Os mortais são capazes de tudoOs mortais são capazes de tudo (aqui os mortais, refere-se (aqui os mortais, refere-se

apenas aos seres humanos)apenas aos seres humanos) O singular pelo plural(vice-versa):O singular pelo plural(vice-versa):

O brasileiro é um apaixonado pelo futebolO brasileiro é um apaixonado pelo futebol (não é só um brasileiro (não é só um brasileiro e sim todos eles) e sim todos eles)

A Matéria pelo objeto:A Matéria pelo objeto:

- Tirem os cristais (não estamos nos referindo aos cristais e sim aos - Tirem os cristais (não estamos nos referindo aos cristais e sim aos copos)copos)

A Forma pela matériaA Forma pela matéria

- Ele cuida com carinho da redonda (por redonda entende-se bola.)- Ele cuida com carinho da redonda (por redonda entende-se bola.) Individuo Pelas ClassesIndividuo Pelas Classes

- Odiava ser o Judas da sala (aqui, Judas refere- se ao traidor, - Odiava ser o Judas da sala (aqui, Judas refere- se ao traidor, dedo-duro)dedo-duro)

Page 35: Capitães da Areia 3ºB - 2011

O romance de Jorge Amado vale-se da O romance de Jorge Amado vale-se da metonímia, figura de linguagem que consiste metonímia, figura de linguagem que consiste em tomar a parte para representar o todo. em tomar a parte para representar o todo. Devido a esse recurso estilístico, temos a Devido a esse recurso estilístico, temos a impressão de que "a qualidade ou o defeito impressão de que "a qualidade ou o defeito principal de cada personagem se estendesse e principal de cada personagem se estendesse e dominasse todo o indivíduo, servindo-lhe de dominasse todo o indivíduo, servindo-lhe de emblema e, em muitos casos, determinando-emblema e, em muitos casos, determinando-lhe toda a ação", lhe toda a ação",

Ex: “E a cidade era como que um grande Ex: “E a cidade era como que um grande carrossel onde giravam em invisíveis cavalos carrossel onde giravam em invisíveis cavalos os Capitães da Areia.”os Capitães da Areia.”

Page 36: Capitães da Areia 3ºB - 2011

VerossimilhançaVerossimilhança

Page 37: Capitães da Areia 3ºB - 2011

A Verossimilhança é a difícil situação de crianças A Verossimilhança é a difícil situação de crianças de rua, que vivem do roubo para sobreviverem na de rua, que vivem do roubo para sobreviverem na Bahia que os retrata como moleques atrevidos, Bahia que os retrata como moleques atrevidos, malandros, espertos, famintos, ladrões, malandros, espertos, famintos, ladrões, agressivos, falsos, soltos de língua, carentes de agressivos, falsos, soltos de língua, carentes de afetos, de instrução e de comida. afetos, de instrução e de comida.

Page 38: Capitães da Areia 3ºB - 2011

MOVIMENTO MOVIMENTO LITERÁRIOLITERÁRIO

Page 39: Capitães da Areia 3ºB - 2011

PÓS-MODERNISMOPÓS-MODERNISMO

Page 40: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Pós-modernidade é a condição sócio-cultural e estética que prevalece no capitalismo contemporâneo após a queda do Muro de Berlim e a conseqüente crise das ideologias que dominaram o século XX. O uso do termo se tornou corrente embora haja controvérsias quanto ao seu significado e a sua pertinência. Esta discrição é atribuída aos filósofos Jean-François Lyotard e Jean Baudrillard.

Algumas escolas de pensamento tem-na como o fundamento do alegado esgotamento do movimento modernista, que dominou a estética e a cultura até final do século XX, substituindo, assim, a modernidade.

Page 41: Capitães da Areia 3ºB - 2011

Outros, por sua vez, afirmam que a pós-Outros, por sua vez, afirmam que a pós-modernidade seria a extensão da modernidade seria a extensão da modernidade, englobando-a para cobrir o modernidade, englobando-a para cobrir o desenvolvimento no mundo, onde houve a desenvolvimento no mundo, onde houve a perda da aura do objeto artístico pela sua perda da aura do objeto artístico pela sua reprodução em múltiplas formas: fotografias, reprodução em múltiplas formas: fotografias, vídeos, etc. (Walter Benjamin).vídeos, etc. (Walter Benjamin).

Pós-modernidade pode significar uma resposta pessoal para uma sociedade pós-moderna, as condições na sociedade que fazem-na pós-moderna ou o estado de ser que é associado a uma sociedade pós-moderna

Page 42: Capitães da Areia 3ºB - 2011

É o estado ou condição de estar após a É o estado ou condição de estar após a modernidade - depois ou em reação ao que é modernidade - depois ou em reação ao que é moderno, como na arte pós-moderna (veja pós-moderno, como na arte pós-moderna (veja pós-modernismo) Modernidade é definida como um modernismo) Modernidade é definida como um período ou condição vagamente identificado período ou condição vagamente identificado com a Era Progressiva, a Revolução Industrial, com a Era Progressiva, a Revolução Industrial, ou o Iluminismo. Na filosofia e na crítica teórica ou o Iluminismo. Na filosofia e na crítica teórica pós-modernidade refere-se ao estado ou pós-modernidade refere-se ao estado ou condição da sociedade que é dito existir após a condição da sociedade que é dito existir após a modernidade, uma condição histórica que modernidade, uma condição histórica que marca as razões para o fim da modernidade.marca as razões para o fim da modernidade.

Page 43: Capitães da Areia 3ºB - 2011

O relacionamento entre a pós-modernidade e a O relacionamento entre a pós-modernidade e a teoria crítica, sociologia e a filosofia é teoria crítica, sociologia e a filosofia é ferozmente contestado e os termos "pós-ferozmente contestado e os termos "pós-modernidade" e "pós-modernismo" são modernidade" e "pós-modernismo" são geralmente difíceis de distinguir, sendo o geralmente difíceis de distinguir, sendo o primeiro muitas vezes o resultado do posterior.primeiro muitas vezes o resultado do posterior.

O período tem tido diversas ramificações O período tem tido diversas ramificações políticas: suas "idéias anti-ideológicas" políticas: suas "idéias anti-ideológicas" parecem ter sido positivamente associadas parecem ter sido positivamente associadas com o Movimento Feminista, movimentos de com o Movimento Feminista, movimentos de igualdade racial, movimentos a favor dos igualdade racial, movimentos a favor dos direitos dos homossexuais, a maioria formas do direitos dos homossexuais, a maioria formas do anarquismo do final do século 20 e até deanarquismo do final do século 20 e até de

Page 44: Capitães da Areia 3ºB - 2011

movimentos de paz tão bem quanto vários movimentos de paz tão bem quanto vários híbridos destes atuais movimentos anti-híbridos destes atuais movimentos anti-globalização. Apesar de nenhuma dessas globalização. Apesar de nenhuma dessas instituições inteiramente abraçarem todos instituições inteiramente abraçarem todos aspectos do Movimento Pós-Moderno em sua aspectos do Movimento Pós-Moderno em sua definição mais concentrada que eles todos definição mais concentrada que eles todos refletiram, ou pegaram emprestado, de alguma refletiram, ou pegaram emprestado, de alguma de suas idéias mais centrais.de suas idéias mais centrais.

Page 45: Capitães da Areia 3ºB - 2011

ConclusãoConclusão

Page 46: Capitães da Areia 3ºB - 2011

A elaboração da obra Capitães de Areia resultou A elaboração da obra Capitães de Areia resultou da vivência intensa do autor nas ruas, becos e da vivência intensa do autor nas ruas, becos e ladeiras da cidade, onde mostra a desigualdade ladeiras da cidade, onde mostra a desigualdade social e a discriminação entre as raças, numa social e a discriminação entre as raças, numa sociedade que se negava a reconhecer que sociedade que se negava a reconhecer que somente os ricos tinham privilégios. somente os ricos tinham privilégios. A triste conclusão é que continuam a fazer parte A triste conclusão é que continuam a fazer parte da história da pátria, meninos novos dominados e da história da pátria, meninos novos dominados e excluídos, apesar de freqüentarem cada vez mais excluídos, apesar de freqüentarem cada vez mais espaços públicos, não tem a oportunidade de ter espaços públicos, não tem a oportunidade de ter uma educação de qualidade, uma família ou uma educação de qualidade, uma família ou quaisquer encaminhamentos futuros. É um livro quaisquer encaminhamentos futuros. É um livro que relata a realidade que passávamos e que que relata a realidade que passávamos e que continuamos a passar, atuando assim na nossa continuamos a passar, atuando assim na nossa consciência social, política e econômica. consciência social, política e econômica.

Page 47: Capitães da Areia 3ºB - 2011

REFERÊNCIAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASBIBLIOGRÁFICAS

Page 48: Capitães da Areia 3ºB - 2011

http://www.suapesquisa.com/jorgeamado/http://www.suapesquisa.com/jorgeamado/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Meton%C3%ADmiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Meton%C3%ADmia http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_no_Brasilhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_no_Brasil http://pt.wikipedia.org/wiki/Capithttp://pt.wikipedia.org/wiki/Capit

%C3%A3es_da_Areia_(livro)%C3%A3es_da_Areia_(livro) http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/

livros/analises_completas/c/capitaes_de_areialivros/analises_completas/c/capitaes_de_areia