Capitalismo X Socialismo (Princípios doutrinários) - Professor Menezes

7
CAPITALISMO CAPITALISMO X X SOCIALISMO SOCIALISMO PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS RESUMO RESUMO Professor Menezes Professor Menezes

Transcript of Capitalismo X Socialismo (Princípios doutrinários) - Professor Menezes

Page 1: Capitalismo X Socialismo (Princípios doutrinários)  -  Professor Menezes

CAPITALISMOCAPITALISMOXX

SOCIALISMOSOCIALISMO

PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOSPRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS

RESUMORESUMO

Professor MenezesProfessor Menezes

Page 2: Capitalismo X Socialismo (Princípios doutrinários)  -  Professor Menezes

SOCIALISMO

Refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração, e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção, e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e igualdade de meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação. Atualmente, teorias socialistas são partes de posições da esquerda política, relacionadas com as atuações de Estado de bem-estar social.

Page 3: Capitalismo X Socialismo (Princípios doutrinários)  -  Professor Menezes

CAPITALISMOO capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do Feudalismo. O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas no final do Sec XIX e no início do Sec XX, para identificar o sistema político-economico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele em suas críticas, porém, o nome dado pelos idealizadores do sistema político-econômico ocidental, os britânicos John Locke e Adam Smith, dentre outros, já desde o início do século XIX, é liberalismo.

Page 4: Capitalismo X Socialismo (Princípios doutrinários)  -  Professor Menezes

Adam Smith pregava o liberalismo econômico, o fim do protecionismo alfandegário e dizia que a riqueza de um país é representada pelo trabalho e não pelo acúmulo de metais preciosos. Ele pregava o fim da intervenção estatal na economia, usando o princípio do "laissez faire", ou "deixe fazer", afirmando que o mercado é auto-regulável, pela lei invisível da oferta e da demanda. 

Page 5: Capitalismo X Socialismo (Princípios doutrinários)  -  Professor Menezes

Karl Marx afirmava que o sitema capitalista continha em si sua própria destruição, pois, ao promover a exploração de um homem por outro, ele promoveria uma revolução social tão profunda que alteraria o sistema vigente, e em seu lugar, um novo sistema nasceria, onde os meios de produção passaria às mãos de quem produz e não mais de quem detém o capital.

A mais-valia, ou seja, o que o capitalista consegue a mais do que aquilo que ele paga para o trabalhador produzir seria a origem de toda riqueza, sendo, portanto, injusta e moralmente inaceitável.

Page 6: Capitalismo X Socialismo (Princípios doutrinários)  -  Professor Menezes

ADAM SMITH

1723 a 1790

Escócia

A Riqueza das Nações

Page 7: Capitalismo X Socialismo (Princípios doutrinários)  -  Professor Menezes

KARL MARX

1818 a 1883

Alemanha

O CapitalO Manifesto Comunista