CAPÍTULO 1

2
CAPÍTULO 1 – ENGENHARIA BIOQUÍMICA; UMA APLICAÇÃO SUI GENERIS DA ENGENHARIA QUÍMICA 1939 – 1945: Segunda Grande Guerra – Produção de Penicilina por Fermentação. Engenheiros Químicos: solução de questões complexas inerentes à ampliação de escala Nascimento da Engenharia Bioquímica Objetivo da Engenharia Bioquímica: aplicação dos conhecimentos da EQ na solução de problemas que se apresentam na implantação de processos biotecnológicos em larga escala, e sua otimização. Desde 1947: definições para Engenharia Bioquímica Segundo AIBA, HUMPHREY e MILLIS: “A engenharia bioquímica é a atividade concernente à condução de processos biológicos em escala industrial, realizando a ligação entre a biologia e a EQ. Os autores acreditam que o “coração” da engenharia bioquímica está na ampliação de escala (scale-up) e no gerenciamento dos processos celulares” (1973). BAILEY e OLLIS: “O processamento de materiais biológicos e processos empregando agentes biológicos como, células, enzimas ou anticorpos constituem o domínio central da engenharia bioquímica. O sucesso da engenharia bioquímica requer a integração dos conhecimentos das propriedades e princípios que governam os sistemas biológicos com a metodologia e estratégias da EQ”. 1958: publicação do 1º livro dedicado à engenharia bioquímica (STEEL). Problemas que se apresentam no âmbito da engenharia bioquímica são, freqüentemente, de difícil solução, dadas as peculiaridades e a complexidade dos sistemas em que se desenvolvem os processos biotecnológicos.

Transcript of CAPÍTULO 1

Page 1: CAPÍTULO 1

CAPÍTULO 1 – ENGENHARIA BIOQUÍMICA; UMA APLICAÇÃO SUI GENERIS DA ENGENHARIA QUÍMICA

1939 – 1945: Segunda Grande Guerra – Produção de Penicilina por Fermentação.

Engenheiros Químicos: solução de questões complexas inerentes à ampliação de escala

Nascimento da Engenharia Bioquímica

Objetivo da Engenharia Bioquímica: aplicação dos conhecimentos da EQ na solução de problemas que se apresentam na implantação de processos biotecnológicos em larga escala, e sua otimização.

Desde 1947: definições para Engenharia Bioquímica

Segundo AIBA, HUMPHREY e MILLIS: “A engenharia bioquímica é a atividade concernente à condução de processos biológicos em escala industrial, realizando a ligação entre a biologia e a EQ. Os autores acreditam que o “coração” da engenharia bioquímica está na ampliação de escala (scale-up) e no gerenciamento dos processos celulares” (1973).

BAILEY e OLLIS: “O processamento de materiais biológicos e processos empregando agentes biológicos como, células, enzimas ou anticorpos constituem o domínio central da engenharia bioquímica. O sucesso da engenharia bioquímica requer a integração dos conhecimentos das propriedades e princípios que governam os sistemas biológicos com a metodologia e estratégias da EQ”.

1958: publicação do 1º livro dedicado à engenharia bioquímica (STEEL).

Problemas que se apresentam no âmbito da engenharia bioquímica são, freqüentemente, de difícil solução, dadas as peculiaridades e a complexidade dos sistemas em que se desenvolvem os processos biotecnológicos.

Page 2: CAPÍTULO 1

ü Referências Bibliográficas:

1. AIBA, S; HUMPHREY, A. E. & MILLIS, N. F. Engenharia Bioquímica, cap. 1

2. SCHMIDELL, W.; LIMA, U.A.; AQUARONE, E. & BORZANI, W. Biotecnologia Industrial, vol. 2 – Engenharia Bioquímica. Editora Edgard Blücher Ltda, São Paulo, 2001. Capítulo 1.

3. BAILEY, J. E. & OLLIS, D. F. Biochemical Engineering Fundamentals. McGraw-Hill, New York, 2ed., 1986. Preface.