Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade...

19
Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Transcript of Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade...

Page 1: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Capitulo VA comunidade educativa

passionista (CEP)

Fundamentos e fisionomia da comunidade

passionista (CP)

Page 2: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Herdeira do carisma de Maria Madalena Frescobaldi configura-se na Igreja e na sociedade como uma comunidade de Irmãs que encontram na memoria passionis a motivação, o sentido e o fim da sua missão educativa.

A comunidade passionista CP é ao mesmo tempo sujeito operativo, fonte e veículo da ação educativa não somente porque cumpre uma missão, mas ela própria é proposta e caminho de educação no estilo da pedagogia passionista do encontro.

Page 3: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

A Comunidade Educativa Passionista - CP

A mesma caridade que alimenta a fraternidade, move os membros da CP a abrir-se à colaboração com educadores(as) leigos, sacerdotes, religiosos, de acordo com o contexto sócio-cultural, para realizar a ação educativa e testemunhar os valores da colaboração da partilha de vida, na troca dos dons.

Page 4: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

As funções da CP no interior As funções da CP no interior da CEPda CEP

a ) dirigir Compete à CP a

responsabilidade pelas pessoas, pelo projeto, pela organização do ambiente, por designar atribuições e definir competências de ação, prover os meios necessários , dinamizar e animar o desenvolvimento da ação educativa.

Page 5: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

b - animar

A CP tem a missão de oferecer aos colaboradores autênticas motivações interiores, estimulá-los a uma participação criativa e apoiá-los no desenvolvimento de suas atividades para que cresçam na adesão aos valores da pedagogia passionista.

Page 6: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

C - programar e coordenar

Tal função consiste em traduzir, na prática, o projeto educativo local, através de programas realizavéis e adeqüados à realidade.Consiste portanto, em tornar convergente e harmoniosa as intervenções dos vários educadores em vista dos objetivos estabelecidos, numa colaboração pluridisciplinar.

Page 7: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

d - administrar

A comunidade provê, organiza e cuida dos meios e estruturas para garantir o sereno e regular desenvolvimento da missão educativa. Estuda o melhor aproveitamento das estruturas para, no respeito às normas sociais e jurídicas vigentes na comunidade local, responder às necessidades das pessoas.

Page 8: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Natureza

da CEP

A CEP è formada de todos (religiosas, sacerdotes, leigos, colaboradores, voluntários, destinatários, famílias, ex alunos, membros da CLP) que por várias razões estão envolvidos no Projeto Educativo. Na CEP cada um tem a sua função e a sua competência específica. Todos, de formas diversas e de acordo com a à função de cada um, participam da elaboração e assumem a responsabilidade por todo o projeto. Participam como protagonistas da sua realização, colocando à disposição suas capacidades pessoais e profissionais.

Page 9: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Objetivo geral

da CEP

A CEP tem a missão de elaborar, realizar e avaliar o Projeto Educativo local, adequado às características dos destinatários, à atividade e ao território no qual está inserida.Tendo em vista a sua atuação, a CEP estabelece e exerce as funções, escolhe e dinamiza planos e programas de acordo com a estrutura disponível e a necessidade dos destinatários.

Page 10: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

A função fundamental da CEP é a de propor a adesão pessoal e livre de cada pessoa envolvida, aos valores humano-cristão- passionista, de interiorizá-los e testemunhá-los com a vida, de acordo com a capacidade e a opção de vida de cada um.

Page 11: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Deveres dos

membros da CEP

Cada membro da CEP atuante em um centro educativo pertencente à Congregação tem o preciso dever de conhecer, aceitar, respeitar e colocar em prática a pedagogia da Congregação indicada no Quadro Referencial e realizada no Projeto Educativo local.

Page 12: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Cada um tem o direito, conforme os princípios da justiça, de ser reconhecido e valorizado como profissional e, se comprometido com um contrato de trabalho, receber uma o justo salário.

Page 13: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

As pessoas que acolhemos em nossos centros educativos , em vista de sua realidade de vida e do próprio desenvolvimento, têm o direito a programações educativas apropriadas e adequadas às suas necessidades.

Page 14: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Estrutura

da CEP

Cada membro tem a sua função e a sua competência e dispõe da autonomia necessária ao desenvolvimento da sua missão. Todavia, cada um é chamado a agir em sintonia com os outros membros, integrando a própria ação no interior do único projeto.

Page 15: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Incentivar a participação

e a criatividade

A participação, que se torna um antídoto à competição, ajuda todas as pessoas, educadores e educandos a darem o melhor de si e a criarem novas formas de colaboração que tornam significativo o trabalho realizado em comum.

Page 16: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Formar um ambiente

educativo passionista

Por ambiente não entendemos somente um lugar onde se desenvolve a atividade educativa, mas sobretudo a realidade viva e dinâmica na qual pessoas, acontecimentos e situações, modelam a personalidade dos destinatários e, ao mesmo tempo, é por ela modelada.A CEP tem a missão primária de favorecer um ambiente de simplicidade e verdade das relações, para que, através das pequenas coisas de cada dia, atinja ao máximo, a humanização das pessoas que a compõem.

Page 17: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

O ambiente é realidade viva e dinâmica, necessita de atenção e zelo permanentes. simplicidade, acolhida, misericórdia, alegria, confiança, afabilidade,respeito, atitudes que contribuam à felicidade daqueles ali vivem.

Page 18: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Zelar por uma adequada

formação pessoal

A CEP é chamada a desenvolver o próprio serviço educativo com competência, profissionalismo e fidelidade aos valores da pedagogia passionista para poder servir melhor as pessoas que lhe são confiadas.

Page 19: Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Cada membro da CEP tem o dever de assumir com responsabilidade a própria auto formação para ser capaz de desenvolver a própria missão com competência, criatividade e profissionalismo, propondo iniciativas que sejam do interesse de todos e enriqueçam o projeto comum.