Caracteristicas das actividades_economicas

8
Características das actividades económicas Setúbal – Barreiro 2001/2006

Transcript of Caracteristicas das actividades_economicas

Características das actividades económicas

Setúbal – Barreiro2001/2006

Taxa de Actividade da População Residente, 2001, em %

Constata-se que na Península de Setúbal e, especificamente, no Barreiro a taxa de atividade da Península de Setúbal supera a da Grande Região de Lisboa (GRL) e, consequentemente, a do país. Apesar de os valores não serem especialmente elevados, permitem no contexto nacional, colocar a Península de Setúbal numa posição bastante favorável. Porém, o valor médio da taxa de atividade de uma região com a amplitude da Península de Setúbal não revela a semelhança a nível dos concelhos, escondendo a diferença das realidades existentes, mostrando que ainda que ligeiros, posicionam-se distintos dos concelhos que constituem a região da Península de Setúbal. Deste modo, o concelho do Seixal, em termos de taxa de atividade, destaca-se claramente dos restantes concelhos que constituem a Península de Setúbal, apresentando valores de 54%. No que diz respeito à taxa de atividade do Barreiro, esta situa-se em torno dos 50%, ainda assim, um valor superior à média nacional (48%), mas ligeiramente inferior às médias observadas da Península de Setúbal (51%) e da GRL (50%). À exceção do Montijo, os níveis de atividade dos restantes concelhos da Península de Setúbal são, na sua maioria, ligeiramente superiores aos do Barreiro, deixando este concelho numa posição relativamente desfavorável na região.

Taxa de Actividade da População Residente por Freguesia, Barreiro, 2001, em %

 A taxa de atividade do Barreiro justifica-se pelas semelhanças na percentagem de 50% das taxas de atividade das diferentes freguesias da Península de Setúbal. O Barreiro destaca-se (pela negativa, aproximadamente 3% do valor médio de referência), pois 47 habitantes em cada 100 habitantes têm características que conferem capacidades de exercer atividades laborais.

Taxa de Emprego da População Residente, 2001, em %

Para compreender a evolução geral do emprego e do desemprego da Península de Setúbal, em especial na freguesia do barreiro, é necessário entender as características da população e dos recursos humanos disponíveis assim como é necessário compreender os indicadores que nos dizem as características económicas e sociais da região. Neste quadro, o nível de emprego da Península de Setúbal, aparece muito ligado à grande evolução das indústrias bastante presentes na região, associados aos processos produtivos baseados na fabricação de material de transporte e de equipamentos eletrónicos, como por exemplo, a Ford Volkswagen.

Índice da Taxa de Desemprego da Península de Setúbal (2001-2006)

No período entre 2001-2006, existe uma grande variação de desemprego, no âmbito territorial da Península de Setúbal (PS), é um desempenho satisfatório relativamente aos valores do país, comprovado pela variação média do índice de desemprego da PS ter sido positiva num período considerado, baixando de 115% em 2001, para 101%, em 2006. No que diz respeito ao Concelho do Barreiro, verifica-se que, apesar de seguir a tendência descendente da Península de Setúbal, num período levado em consideração, esta não assume idêntica expressão, tendo tipo uma evolução favorável de apenas 2 pontos percentuais, dos118% para os 116%. É importante salientar que, em 2006, na Península de Setúbal, dos nove concelhos que a compõem, somente quatro - Sesimbra, Alcochete, Seixal e, em menor medida, Palmela - apresentam taxas de desemprego inferiores à referência (média) nacional, permanecendo a Península de Setúbal, no respetivo período, com uma taxa de desemprego relativa à média do país ligeiramente mais alta.

Taxa de Desemprego da População Residente por Freguesia do Concelho do Barreiro, 1991-

2001, em %

Ao nível das freguesias do concelho, há a registar o bom desempenho, ao nível da taxa de desemprego, da maior parte delas entre 1991 e 2001 (com exceção de Palhais e Coina). Havendo ainda relevância para o peso da população desempregada à procura do primeiro emprego, que é mais elevado no concelho do Barreiro e na generalidade das suas freguesias do que a nível nacional ou regional, o que pode ter a ver com o perfil relativamente desfavorável de habilitações da população do Barreiro, no contexto da GRL.