Carnaval

4
NO CARNAVAL NINGUÉM LEVA A MAL O que é o Carnaval? O Carnaval é festejado nos três dias que antecedem a Quaresma, que começa na quarta-feira de Cinzas e se prolonga até à Páscoa. A Quaresma é um tempo de jejum, por isso o Carnaval era a última oportunidade para cometer alguns excessos. Como nasceu o Carnaval? Carnaval é uma festa que tem origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Através dessa festa os gregos realizavam os seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e da produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo ”adeus à carne” ou do latim “carne vale” dando origem ao termo “Carnaval”. Carnaval no mundo Presentemente, o Carnaval quase desapareceu da Europa, onde já teve grande importância em vários lugares. O Carnaval português O Carnaval português foi exportado para as antigas colónias, em especial para o Brasil (por volta de 1723) e sempre teve especificidades bem diferentes dos outros países da Europa, sendo reconhecido até mesmo por autores portugueses como uma festa cuja particularidade principal era a violência.

Transcript of Carnaval

Page 1: Carnaval

NO CARNAVAL NINGUÉM LEVA A MAL

O que é o Carnaval?

O Carnaval é festejado nos três dias que antecedem a Quaresma, que começa na quarta-feira de Cinzas e se prolonga até à Páscoa. A Quaresma é um tempo de jejum,

por isso o Carnaval era a última oportunidade para cometer alguns excessos.

Como nasceu o Carnaval?

Carnaval é uma festa que tem origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Através dessa festa os gregos realizavam os seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e da produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo ”adeus à carne” ou do latim “carne vale” dando origem ao termo “Carnaval”.

Carnaval no mundo

Presentemente, o Carnaval quase desapareceu da Europa, onde já teve grande importância em vários lugares.

O Carnaval português

O Carnaval português foi exportado para as antigas colónias, em especial para o Brasil (por volta de 1723) e sempre teve especificidades bem diferentes dos outros países da Europa, sendo reconhecido até mesmo por autores portugueses como uma festa cuja particularidade principal era a violência.

Page 2: Carnaval

Antigamente esta festa não era como hoje, as pessoas mascaravam-se, pregavam partidas, gozavam com as outras pessoas, pois estando disfarçadas podiam fazê-lo sem serem reconhecidas. Faziam assaltos, iam ter com alguém em especial (de quem gostavam ou não) e faziam-lhe a “vida negra”, gozavam com essa pessoa até se fartar, deixando tudo em desalinho.Cada terra tinha seu uso, umas tinham o rei do Carnaval, outras tinham matrafonas, outros animavam as festas com os Zés-Pereiras, apareciam as tropas fandangas a tocar e a fazer disparates e também apareciam gigantones.Ovar, Torres Vedras, Alcobaça, Loulé... são locais onde, atualmente, se festeja o Carnaval com grande intensidade.

Carnaval no Brasil

O Carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. As pessoas decoravam os carros, fantasiavam-se e em grupos, desfilavam pelas ruas da cidade, dando origem assim aos carros alegóricos. O Carnaval tornou-se mais popular no decorrer do século XX e teve um crescimento considerável que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas. Em finais do século XIX, organizaram-se uma série de grupos carnavalescos que ocupavam todas as ruas do Rio de Janeiro. Os foliões costumavam frequentar bailes, divertiam-se com brincadeiras de acordo com os locais e grupos sociais. Os desfiles tradicionais acontecem nas passerelles do samba. O Rio de Janeiro permaneceu com as tradições originais de rua e no mês de dezembro a cidade já se agita com os ensaios.O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país e atrai muitos turistas ao sambódromo.

Page 3: Carnaval

Carnaval em Veneza

O Carnaval em Veneza surge a partir do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. As máscaras são o elemento mais importante desta festa, que tem a duração de dez dias. À noite realizam-se bailes e desfiles pela cidade. Os trajes que usam são característicos do século XVIII, máscaras brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. A cor dos trajes sofreu alterações mas as máscaras continuam a ser brancas, douradas e prateadas. O uso

das máscaras foi adotado não pela beleza mas sim pela liberdade que dava às pessoas de fazerem maluquices e traquinices sem serem identificadas.Hoje, a celebração atrai milhares de turistas pelo charme das fantasias bastante luxuosas. Veneza tem um dos carnavais mais famosos do mundo que nada tem em comum com o Carnaval brasileiro.

Carnaval em Espanha

Durante a ditadura de Franco o Carnaval foi abolido em Espanha, em lado algum se divertiam os espanhóis nesta altura do ano.O Carnaval de Cádiz está entre os três maiores do mundo. Muitas vezes os preparativos e ensaios parecem desorganizados e lentos, mas conseguem sempre fazer uma grande e linda festa. Os cenários montam-se em qualquer praça, dando lugar a espetáculos não apenas musicais, mas sim de qualquer tipo, acompanhados de fogo de artifício.

Page 4: Carnaval

Provérbios

É Carnaval ninguém leva a mal

Namoro de Carnaval, não chega ao Natal

No Carnaval nada parece mal

Do Natal ao Entrudo come capital e tudo

Não há Entrudo sem Lua Nova nem Páscoa sem Lua Cheia.

Esta vida são dois dias e o Carnaval são três

Quer no começo, quer no fundo, em fevereiro vem o Entrudo

Do Natal ao Entrudo é um mês que nem um burro, e quem contar, sete semanas

lhe há de achar

No Natal semeia o alhal mas se o quiseres cabeçudo, fá-lo no Entrudo

No Entrudo passa tudo

No Entrudo come-se tudo

Carnaval na eira, Páscoa à lareira

Bom Carnaval

Turma 4.3Pesquisa efetuadas no Projeto Biblioteca à Tua Medida