Carnitina

12
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA I DOCENTE: ANA CECÍLIA MEDEIROS DISCENTES: ANNA PAULA MOTA DAIANE PONTES DEBORA CASSIANO LUIS HENRIQUE DANTAS MENDES RENATHA CELIANA DA S. BRITO THÂMARA SAMARA CARNITINA

Transcript of Carnitina

Page 1: Carnitina

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R I O G R A N D E D O N O R T EU N I D A D E A C A D Ê M I C A E S P E C I A L I Z A D A F A C U L D A D E D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E D O T R A I R I

G R A D U A Ç Ã O E M N U T R I Ç Ã ON U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A ID O C E N T E : A N A C E C Í L I A M E D E I R O S

D I S C E N T E S :

A N N A PA U L A M O TA

D A I A N E P O N T E S

D E B O R A C A S S I A N O

L U I S H E N R I Q U E D A N TA S M E N D E S

R E N AT H A C E L I A N A D A S . B R I T O

T H Â M A R A S A M A R A

CARNITINA

Page 2: Carnitina

INTRODUÇÃO

Existem vários compostos que possuem funçõesclaramente definidas no corpo; que podem sersintetizados em quantidades aparentementeadequadas (e mesmo assim, não são elementosessenciais);

Page 3: Carnitina

CARNITINA

Sua principal função não é de síntese proteica como dosaminoácidos verdadeiros, e sim, facilitar o transporte emetabolização de ácidos graxos de cadeia longa para o interiordas mitocôndrias para geração de energia;

A carnitina é utilizada pela mitocôndria para transferirelétron pela membrana e sintetizar o ATP;

Sintetizada: Tanto no fígado quanto no músculo esquelético(pela metilação da lisina, seguida de duas hidroxilações devitamina C).

Page 4: Carnitina

CARNITINA

A Carnitina é um componente vital no metabolismodos lipídios para produção de ATP por meio da β-oxidação e subsequente fosforilação oxidativa.

As enzimas que sintetizam carnitina necessitam doascorbato da mesma forma que esta vitamina énecessária junto com o ferro para a hidroxilação daprolina e a biossíntese do colágeno.

CARTER, 1995

Page 5: Carnitina

CARNITINA

Page 6: Carnitina

CARNITINA – E A VITAMINA C

A vitamina C (ácido ascórbico) foi reportada como co-fatorpara a biossíntese de carnitina. A suplementação decarnitina pode poupar vitamina C, consequentementeelevando os níveis desta vitamina;

Um exemplo foi observado em ratosde laboratório em idade avançada,onde com a suplementação comcarnitina observou-se o aumento naconcentração da vitamina E nessesanimais, que possivelmente se deu aodecréscimo no estresse oxidativo e/ouaumento dos níveis de vitamina C.Como sabemos, a vitamina C tem acapacidade de regenerar a vitamina E.

JACOB, 1997

KALAISELVI, 1998

Page 7: Carnitina

CARNITINA – E A VITAMINA C

Em porcos da Índia, por exemplo, a deficiência davitamina C demonstrou elevar triglicerídeos noplasma acompanhado de decréscimo tecidual decarnitina. Essa alteração no metabolismo de lipídiosfoi atribuída ao transporte limitado de ácidos graxosde cadeia longa para o interior da mitocôndria.

JACOB, 1997

Page 8: Carnitina

CARNITINA - DEFICIÊNCIA

Em animais de laboratório, a deficiência de metionina(aminoácido essencial) pode levar à depleção de carnitina,e essa ultima possui um efeito poupador de metionina nosanimais com deficiência desse aminoácido.

Administração de Anticonvulsivante ácido valproico podelevar a depleção de carnitina:

Comprometimento da β-oxidação dos ácidos graxos ecetogênese;

Levando a um quadro de hipoglicemia não cetótica comaltos níveis de ácidos graxos não estratificados etriacilglicerois. GIBNEY, 2010

Page 9: Carnitina

CARNITINA - DEFICIÊNCIA

Podem ocorrer também sinais de disfunção hepática(hiperamonemia e encefalopatia);

A carnitina e a sua relação com prematuros elactentes (criança após os primeiros 28 dias de vida);

Adultos mantidos em nutrição parenteral total.

GIBNEY, 2010

Page 10: Carnitina

CARNITINA – PRINCIPAIS FONTES

Carne vermelha, peixe, leite,ovos, queijo e outrosprodutos animais, em geral,contêm carnitina pré-formada. Carne de carneiroe cordeiro são fontesparticularmente ricas,seguida por carne bovina.

Valor diário recomendado: cerca de 200 mg

NEUMANN, 1996

Page 11: Carnitina

CARNITINA - SUPLEMENTAÇÃO

Nas condições apresentadasanteriormente, a administração desuplementos de carnitina tem umefeito benéfico.

Além disso, sua suplementação temsido empregada para aumentar aresistência física, baixar os níveis decolesterol e triglicerídeos e melhorar ofuncionamento cardiovascular. Issoporque ao aumentar o uso da gorduracomo fonte de energia, evita que elasse depositem principalmente ocoração, no fígado e no músculoesquelético.

Page 12: Carnitina

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Carnitina, colina e fosfatidilcolina como nutrientes reguladores do metabolismo de lipídios e determinantes do desempenho esportivo. http://www.sncsalvador.com.br/artigos/revisao-carnitina-colina-e-fosfatidilcolina-reguladores-do-m.pdf Acesso em: 20 de fevereiro de 2014, às 12:30.

O que é CARNITINA? http://www.dicasdetreino.com.br/o-que-e-carnitina/ Acesso em: 20 de fevereiro de 2014, às 17:34.

Uso da Carnitina em terapia nutricional. http://www.revistanutrire.org.br/files/v25n%C3%BAnico/v25nunicoa08.pdf Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Acesso em: 23 de fevereiro de 2014, às 21:oo.

CARDOSO, Marly Augusto. Série Nutrição Humana - Nutrição e Metabolismo. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2006.

GIBNEY, M.J.; VORSTER, H.H. e KOK, F.J. Introdução a Nutrição Humana. – 2. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. il.