Carregador Solar 15a

5
Não há mais problemas de energia em iates (4) Artikel zur Optimierung der Stromversorgung Von Lothar Jürgens, S.Y.Victoria [email protected] Um controlador solar simples, com uma eficiência muito alta Certamente há quase todas surpreender quando se verifica a eficiência de seu controlador de carga solar. É muito fácil, uma vez que os painéis solares ligar directamente à bateria e medir a corrente de carga, com um amperímetro. Em seguida, desconecte, alternar entre o controlador e, novamente, medir a corrente de carga. O instrumento deve, neste caso, ser claro alternado entre as baterias e controlador de carga. Isso eu também fiz, com o nosso primeiro controlador solar comprado. Após o longo rosto, que tenho a certeza que eu desenvolvi o simples apresentado, mas regulador muito eficaz que vive muito tempo e dá afastado nada. Ele provou ao longo dos anos em nosso circunavegação. Em todos os meus controladores eu usei os mesmos componentes para manter a necessidade de peças de reposição o mais baixo possível. Essa foi uma boa intenção, mas desnecessária, porque nenhum desses reguladores falharam nos últimos doze anos. Cachecol Imagem

description

Carregador usando placa solar

Transcript of Carregador Solar 15a

Page 1: Carregador Solar 15a

Não há mais problemas de energia em iates (4)

Artikel zur Optimierung der Stromversorgung

Von Lothar Jürgens, S.Y.Victoria

[email protected]    

Um controlador solar simples, com uma eficiência muito altaCertamente há quase todas surpreender quando se verifica a eficiência de seu controlador de carga solar.

É muito fácil, uma vez que os painéis solares ligar directamente à bateria e medir a corrente de carga, com um amperímetro. Em seguida, desconecte, alternar entre o controlador e, novamente, medir a corrente de carga. O instrumento deve, neste caso, ser claro alternado entre as baterias e controlador de carga.

Isso eu também fiz, com o nosso primeiro controlador solar comprado. Após o longo rosto, que tenho a certeza que eu desenvolvi o simples apresentado, mas regulador muito eficaz que vive muito tempo e dá afastado nada.

Ele provou ao longo dos anos em nosso circunavegação. Em todos os meus controladores eu usei os mesmos componentes para manter a necessidade de peças de reposição o mais baixo possível. Essa foi uma boa intenção, mas desnecessária, porque nenhum desses reguladores falharam nos últimos doze anos.

Cachecol Imagem

Page 2: Carregador Solar 15a

BOM:

R1 bis R9 = 0,6 Watt Metallfilm, Werte dem Schaltbild entnehmen

P1 = Potentiometer 5 K, linear

C1 = 10 uF, 25 V Tantal

C2 = 2,2 nF Keramik

D1 = 5,1 V Zener-Diode

D2 = LED grün, 5 mm

D3 = MBR1645 Schottky-Diode

IC1 = LM358

T1 = BC 337/40

T2 = RFP 30 P05 oder Vergleichstyp

3 Lötflachstecker 6,3 mm

1 Leiterplatte, selber anfertigen oder bei mir bestellen

1 Druckgussgehäuse 111 x 61 x 31,3 mm

1 Neopren LED-Fassung 5 mm

2 Stück Montagematerial für TO-220 komplett

3 Stück Kabeldurchführung 4 x 8 mm

2 Stück Distanzrollen 5 mm, für 3 mm Schrauben

2 Stück Senkkopfschrauben M3 x 15 mm

2 Stück Muttern M3

Alle Teile können bei Conrad Electronic bezogen werden.

 

Este regulador perdido nada da energia solar precioso.

Ou seja, uma vez que a tensão de carga conjunto de ex 14,4 volts for atingido, a bateria não está totalmente carregada. Se estivéssemos a maior carga, a bateria iria gases e seria apenas desnecessariamente grande quantidade de água. Portanto, o regulador do carregamento contínuo em switches de carga de pulso, em que a tensão de carga ajustado não é excedido. Este tipo de carregamento é considerado particularmente fácil da bateria.

Descrição da fiação

Page 3: Carregador Solar 15a

O P1 potenciômetro é o limite de carga superior por exemplo, 14,4 Volt definido. Cai abaixo do valor de tensão da bateria de 14,4 volts somente para a pequena fração de 1/100 volts, o IC muda 1a na saída para o lado positivo, HI. O transistor T1 é ligado e este liga o transistor T2 para. Agora, a corrente de energia solar flui através do transistor T2 e através do díodo D3 Schottky para a bateria. Aqui, o LED verde acende-D2.

Se o limite de carga superior é atingido, IC1a comuta a saída de LO, zero volts. Transistor T1 e T2 são, portanto, bloqueado. O LED D2 off. O diodo Schottky D3 impede que a bateria descarregar durante a noite e protege o transistor T2 errado antes tensão de operação é aplicada.

À noite, o consumo de energia deste controlador é de cerca de 0,008 ampères ou 8 mA.

Pelo comportamento quase neutro do díodo D1 referência de 5,1 volt, o comportamento deste controlo de temperatura é extremamente estável em uma ampla gama. Este diodo zener de 5.1 volts tem um pequeno efeito térmico desprezível, Zener outros valores teriam de ser compensados.

O layout PCB e componente do controlador de carga

Este circuito é montado em uma caixa de alumínio fundido. O T2 transistor de potência, ea D3 diodo de barreira Schottky são isolados do dissipador de calor é montado na carcaça.

O PCB montado do controlador sem potenciômetro e LED

 

Page 4: Carregador Solar 15a

 

O controlador solar totalmente montado

Este controlador é projetado para sistemas solares até 15 amperes. Se correntes maiores são carregados, a carcaça fundida deve ser aparafusado a um dissipador de calor. O T2 transistor eo diodo D3 isolamento são trocados contra os tipos mais potentes.

Aqui, o controlador de closed-pronto

Se vários módulos solares estão ligados em paralelo, um diodo de isolamento separado podem ser utilizados para cada módulo. Se sombra em um ou mais módulos, estes geradores seria parte do poder ganhou o outro, não estava na sombra, consumir. Para evitar esta perda, os díodos adicionais são necessários.

Aqui é o diagrama de blocos de um tal sistema.

Como um isolador, no diagrama de blocos D1 para D4, presta-se muito bem o já usado na MBR diodo Schottky controlador 1645.

Lothar Jürgens, Segelyacht "Victoria"  Tel.: +34 / 650 250 26,  [email protected]    www.led-victorialight.com