CARTA DE COMPROMISSO - 2017 QUE...1. A USF Sete Caminhos é parte integrante do ACES Grande Porto II...

46
CARTA DE COMPROMISSO - 2017 USF Sete Caminhos O Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) ACES Grande Porto II - Gondomar, representado pelo seu Diretor Executivo, Dr(a). Carlos Alberto Jesus Nunes e a USF Sete Caminhos pelo seu Coordenador, Dr(a). Maria João Jesus Araújo Ramos Das Neves, constituída nos termos da lei vigente assumem nesta data a presente Carta de Compromisso, com efeitos para o ano civil de 2017, que se rege pelas seguintes condições: 1. A USF Sete Caminhos é parte integrante do ACES Grande Porto II - Gondomar, sendo constituída por uma equipa multiprossional cuja constituição atual se encontra descrita no ponto nº 1 do Plano de Ação. 2. A USF Sete Caminhos tem à data de 31 de Dezembro de 2016 ou nas UF constituídas depois de 31.12.2016, a data do nº de inscritos/UP que estão no PAUF, 16540 inscritos a que correspondem 20795.5 unidades ponderadas, calculadas de acordo com o nº 4 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 73/2017. 3. A UF e o ACES negociaram e comprometem-se a assegurar o cumprimento do Plano de Ação, nas suas diferentes áreas e subáreas, conforme previsto na Portaria nº 212/2017 e em anexo a esta Carta de Compromisso. O Compromisso Assistencial agora contratualizado inclui ainda: i. Assegurar o preconizado no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 73/2017 e no artigo 10º do Decreto-Lei 28/2008, e o previsto no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários na Portaria n.º 87/2015, quanto aos tempos máximos de resposta garantidos e na Lei n.º 15/2014, que dene os Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde; ii. Assegurar o cumprimento dos serviços mínimos estabelecidos no regulamento interno da UF nas situações previstas no nº 1 do artigo 24.º do Decreto-Lei n.º 73/2017. 4. A UF apresenta igualmente proposta de aplicação dos incentivos institucionais caso obtenha um IDG igual ou superior a 75% conforme ponto nº 7 do Plano de Ação. 5. O ACES Grande Porto II - Gondomar deve garantir as condições de funcionamento adequadas, de modo a que a UF cumpra as atividades previstas no Plano de Ação para o período em questão, disponibilizando os recursos mencionados no ponto nº 4 do mesmo. 1 de 3

Transcript of CARTA DE COMPROMISSO - 2017 QUE...1. A USF Sete Caminhos é parte integrante do ACES Grande Porto II...

  • CARTA DE COMPROMISSO - 2017

    USF Sete Caminhos

    O Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) ACES Grande Porto II - Gondomar,representado pelo seu Diretor Executivo, Dr(a). Carlos Alberto Jesus Nunes e a USF SeteCaminhos pelo seu Coordenador, Dr(a). Maria João Jesus Araújo Ramos Das Neves,constituída nos termos da lei vigente assumem nesta data a presente Carta de Compromisso,com efeitos para o ano civil de 2017, que se rege pelas seguintes condições:

    1. A USF Sete Caminhos é parte integrante do ACES Grande Porto II - Gondomar, sendoconstituída por uma equipa multiprofissional cuja constituição atual se encontra descrita noponto nº 1 do Plano de Ação.

    2. A USF Sete Caminhos tem à data de 31 de Dezembro de 2016 ou nas UF constituídasdepois de 31.12.2016, a data do nº de inscritos/UP que estão no PAUF, 16540 inscritos aque correspondem 20795.5 unidades ponderadas, calculadas de acordo com o nº 4 doartigo 9.º do Decreto-Lei n.º 73/2017.

    3. A UF e o ACES negociaram e comprometem-se a assegurar o cumprimento do Plano deAção, nas suas diferentes áreas e subáreas, conforme previsto na Portaria nº 212/2017 eem anexo a esta Carta de Compromisso.

    O Compromisso Assistencial agora contratualizado inclui ainda:

    i. Assegurar o preconizado no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 73/2017 e no artigo 10º doDecreto-Lei 28/2008, e o previsto no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários naPortaria n.º 87/2015, quanto aos tempos máximos de resposta garantidos e na Lei n.º15/2014, que define os Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde pelos utentes doServiço Nacional de Saúde;

    ii. Assegurar o cumprimento dos serviços mínimos estabelecidos no regulamento internoda UF nas situações previstas no nº 1 do artigo 24.º do Decreto-Lei n.º 73/2017.

    4. A UF apresenta igualmente proposta de aplicação dos incentivos institucionais casoobtenha um IDG igual ou superior a 75% conforme ponto nº 7 do Plano de Ação.

    5. O ACES Grande Porto II - Gondomar deve garantir as condições de funcionamentoadequadas, de modo a que a UF cumpra as atividades previstas no Plano de Ação para operíodo em questão, disponibilizando os recursos mencionados no ponto nº 4 do mesmo.

    1 de 3

  • 6. A USF Sete Caminhos compromete-se a utilizar e a zelar, de forma eficiente, os recursosque lhe sejam disponibilizados pelo ACES, desde as instalações até aos equipamentos eoutros meios técnicos, que contribuam para a realização da sua atividade.

    7. Se circunstâncias imprevisíveis determinarem a inadequação das atividades definidas nopresente Plano de Ação, as partes contratantes assumem o compromisso de rever osreferidos termos, durante o ano em curso.

    8. A USF Sete Caminhos compromete-se a efetuar os registos de todos os dados necessáriosà análise da sua atividade, em todo o sistema de informação em uso, rigorosa esistematicamente, sem os quais esta não poderá ser considerada em sede decontratualização.

    9. A USF Sete Caminhos aceita e disponibiliza-se para prestar a colaboração necessária àrealização de auditorias e ações de acompanhamento que venham a ser determinadas pelaAdministração Regional de Saúde ou outras entidades para tal mandatadas pelo Ministro daSaúde, segundo a alínea h) do nº 4 do artigo 6º do Decreto-Lei nº 73/2017.

    10. A USF Sete Caminhos deve elaborar e remeter para o Diretor Executivo até 15 de marçode 2018 um Relatório de Atividades, com base nos dados fornecidos automaticamente pelaplataforma IDG e dados locais validados pelo Conselho Clínico e de Saúde, que serásubmetido ao Conselho Diretivo da ARS para validação, após o parecer do Conselho Clínicoe de Saúde do ACES.

    11. O acompanhamento interno do desempenho da UF compete ao CCS do respetivo ACES como apoio do Departamento de Contratualização da ARS, conforme previsto na Portaria n.º212/2017. No entanto, sempre que necessário, a USF deve disponibilizar-se para prestar osesclarecimentos considerados como relevantes e solicitados pelo Diretor Executivo doACES.

    12. O acompanhamento externo é assegurado pela comissão de acompanhamento da ARS, nostermos previstos na Portaria n.º 212/2017.

    13. De acordo com a Portaria n.º 212/2017, a ARS, por intermédio do ACES, comunica à UF adecisão relativa à atribuição de incentivos institucionais até 30 de abril de 2018. Caso hajalugar à atribuição de incentivos, a sua aplicação faz-se de acordo com o previsto nestaCarta de Compromisso, após a UF confirmar a sua proposta em documento técnico criadopara o efeito e o mesmo ter parecer positivo do Conselho Clínico e de Saúde.

    2 de 3

  • 14. Até 30 de junho de 2018, a ARS aprova o plano de aplicação dos incentivos institucionaisproposto pela USF ou negoceia com a USF a sua aplicação em consonância com aestratégia regional de saúde.

    15. O não cumprimento do articulado deste compromisso, por parte da USF Sete Caminhos,poderá exclui-la da atribuição dos incentivos institucionais, ou conduzir a uma reavaliaçãodo processo de constituição e de desenvolvimento da UF, nos termos do artigo 19.º do DL73/2017.

    16. Nos termos do n.º 4 do artigo 8º da Portaria 212/2017, para efeitos de atribuição dosincentivos institucionais não é considerada a não obtenção do IDG necessário para o efeito,desde que tal fique diretamente a dever-se à não disponibilização no prazo acordado, dosmeios necessários, fixados na Carta de Compromisso se este facto não for imputável aosbeneficiários dos incentivos.

    O Diretor Executivo do ACES Grande Porto II -Gondomar,

    O Coordenador da USF Sete Caminhos,

    _____________________________________ _____________________________________

    ACES Grande Porto II - Gondomar, 27 de Setembro de 2017

    3 de 3

  • PLANO DE AÇÃO 2017USF Sete Caminhos

    ACES Grande Porto II - Gondomar, ARS Norte

    Enviado 26-09-2017

    Compromisso 21-11-2017

  • ÍNDICE

    1. QUEM SOMOS - Página 1

    2. QUEM SERVIMOS - Página 8

    3. PROBLEMAS E OBJETIVOS - Página 9

    4. PLANO DE AÇÃO (IDG) - Página 10

    5. PLANO DE FORMAÇÃO - Página 31

    6. RECURSOS - Página 40

    7. PROPOSTA DE APLICAÇÃO DOS INCENTIVOS INSTITUCIONAIS - Página 41

  • QUEM SOMOS

    IDENTIFICAÇÃOUSF Sete Caminhos, ACES Grande Porto II - Gondomar, ARS Norte

    Morada R. Sete Caminhos - Urbanização Vale Chão Gondomar

    Modelo USF-B

    Data início atividade modelo A 20-03-2007

    Data início atividade modelo B 01-05-2008

    COORDENAÇÃOCoordenador Maria João Jesus Araújo Ramos Das Neves

    CONSELHO TÉCNICOMédico de Família Henrique Manuel Neves Teles

    Enfermeiro de Família Paulo Diogo Monteiro Tavares

    Secretário Clínico Maria Miquelina Da Silva Ferreira

    PROFISSIONAIS

    MédicosHenrique Manuel Neves Teles

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Joris Wieland

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    1 de 41

  • Maria Alice Marques Teles Fraga

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Maria Helena Botelho Martins

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Maria Helena Cunha Magalhaes Soares Filipe

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Maria João Jesus Araújo Ramos Das Neves

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Maria Pieri Moreira

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Nuno Joao Pinto Saraiva

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Sergio Clemente De Carvalho E Sousa

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    2 de 41

  • Total 9.0 Médicos

    EnfermeirosAna Lucia Barbosa De Bastos

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Ana Rosa Pereira Cruz

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Carla Beatriz Lazaro Canadas

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Dulce Ceu Oliveira Dinis

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Isabel Da Conceicao Moura Marques Neves

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Ivone Do Ceu Ferreira Silva Pinto Moreira

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    3 de 41

  • Mafalda Morais Dos Santos Lemos Leitao

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Paulo Diogo Monteiro Tavares

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Rui Daniel Mota Alves

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Total 9.0 Enfermeiros

    Secretários ClínicosArmando Bernardino Pontes Alves

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Carla Isabel Das Neves Martins

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Período Experimental

    Tempo 100.0 %

    Fernanda Maria Santos Neves

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    4 de 41

  • Isabel Castro Oliveira Ribeiro

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Maria Mendes Cardoso

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Maria Miquelina Da Silva Ferreira

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Rosalina Fernanda Azevedo Silva Oliveira Ribeiro

    Vínculo CTFP em Contrato p/ Tempo Indeterminado

    Provimento Contrato p/Tempo Indeterminado (ex-Nom.Definitiva)

    Tempo 100.0 %

    Total 7.0 Secretários Clínicos

    InternosAdilia Isabel Oliveira Neves Rafael

    Vínculo CTFP a Termo Resolutivo Incerto - Internos

    Provimento CTFP - T.R.Incerto - Período Experimental

    Tempo 100.0 %

    André Pereira Conde

    Vínculo CTFP a Termo Resolutivo Incerto - Internos

    Provimento CTFP - T.R.Incerto - Período Experimental

    Tempo 100.0 %

    5 de 41

  • Diana Soraia Cardoso Rocha

    Vínculo CTFP a Termo Resolutivo Incerto - Internos

    Provimento CTFP - T.R.Incerto - Período Experimental

    Tempo 100.0 %

    Diogo Miguel Pinheiro E Frias

    Vínculo CTFP a Termo Resolutivo Incerto - Internos

    Provimento CTFP - T.R.Incerto - Período Experimental

    Tempo 100.0 %

    Eduardo Joao Vinagre Silva Ribeiro Reis

    Vínculo CTFP a Termo Resolutivo Incerto - Internos

    Provimento CTFP - T.R.Incerto - Período Experimental

    Tempo 100.0 %

    Luísa Filipa Camacho Fernandes

    Vínculo CTFP a Termo Resolutivo Incerto - Internos

    Provimento CTFP - T.R.Incerto - Período Experimental

    Tempo 100.0 %

    Mariana Manuel Mota Cunha Moura

    Vínculo CTFP a Termo Resolutivo Incerto - Internos

    Provimento CTFP - T.R.Incerto - Período Experimental

    Tempo 100.0 %

    Total 7.0 Internos

    ObservaçõesA partir do dia 1/07/2017, saiu da equipa a Enfermeira Carla Beatriz Lázaro Canadas. Aguarda-se substituição.

    6 de 41

  • UTENTES E UNIDADES PONDERADAS

    Valor por MédicoHenrique Manuel Neves Teles

    Utentes 1800 UP 2309.0

    Joris Wieland

    Utentes 1824 UP 2328.0

    Maria Alice Marques Teles Fraga

    Utentes 1835 UP 2241.0

    Maria Helena Botelho Martins

    Utentes 1843 UP 2340.5

    Maria Helena Cunha Magalhaes Soares Filipe

    Utentes 1844 UP 2311.0

    Maria João Jesus Araújo Ramos Das Neves

    Utentes 1856 UP 2299.0

    Maria Pieri Moreira

    Utentes 1891 UP 2295.0

    Nuno Joao Pinto Saraiva

    Utentes 1766 UP 2321.0

    Sergio Clemente De Carvalho E Sousa

    Utentes 1864 UP 2331.0

    Valor médio por EnfermeiroUtentes 1837.78 UP 2310.61

    Valor médio por Secretário ClínicoUtentes 2362.86 UP 2970.79

    7 de 41

  • QUEM SERVIMOS

    INSCRITOSInscritos 16540 UP 20795.5 Índices de dependência Jovens 19.45 % Idosos 27.61 % Total 47.06 %

    GRUPOS ETÁRIOS DL 298/2007Grupo Homens Mulheres Total UP≤ 6 anos 473 493 966 1449.07 - 64 anos 6077 6392 12469 12469.065 - 74 anos 838 932 1770 3540.0≥ 75 anos 531 804 1335 3337.5

    GRUPOS ESPECÍFICOSGrupo Homens Mulheres Total UP< 1 ano 53 67 120 180.010 - 13 anos 314 301 615 615.015 - 17 anos 274 257 531 531.015 - 49 anos 0 3866 3866 3866.0

    PIRÂMIDE ETÁRIA

    8 de 41

  • PROBLEMAS E OBJETIVOS

    Problema 1

    Utentes com Doença pulmonar crónica obstrutiva sem registo de Fev1 nos últimos 3 anos

    Objetivo 1

    Até ao final de 2020, aumentar para 90% a proporção de doentes com DPOC com registode FEV1 nos últimos 3 anos

    9 de 41

  • PLANO DE AÇÃO (IDG)

    VISÃO GLOBALIDG 2016 78.7 → IDG 2017 83.6

    Desempenho

    IDS 2016 78.7 → IDS 2017 83.6

    Acesso 2016 2017Atendimento Telefónico 0.0 0.0Cobertura ou Utilização 90.0 90.0Consulta no Próprio Dia 50.0 100.0Distribuição das Consultas Presenciais no Dia 87.5 87.5Personalização 100.0 100.0Tempos Máximos de Resposta Garantidos 100.0 100.0Trajeto do Utente na Unidade Funcional 0.0 0.0Resultado Sub-Área 90.9 97.2

    Gestão da Saúde 2016 2017Saúde da Mulher 75.0 75.0Saúde do Adulto 83.3 90.0Saúde do Idoso 33.3 66.6Saúde Infantil e Juvenil 62.5 75.0Resultado Sub-Área 63.5 76.7

    Gestão da Doença 2016 2017Diabetes Mellitus 66.7 68.0Doenças Aparelho Respiratório 50.0 50.0Hipertensão Arterial 100.0 100.0Multimorbilidade e Outros Tipos de Doenças 100.0 100.0Resultado Sub-Área 79.2 79.5

    Qualificação da Prescrição 2016 2017Prescrição de Cuidados 0.0 0.0Prescrição Farmacoterapêutica 70.0 70.0Prescrição MCDT's 100.0 100.0Resultado Sub-Área 81.3 81.2

    Satisfação Utentes 2016 2017Satisfação de Utentes 0.0 0.0Resultado Sub-Área 0.0 0.0

    Serviços

    IDS 2016 0.0 → IDS 2017 0.0

    10 de 41

  • Serviços Assistenciais 2016 2017Serviços Assistenciais 0.0 0.0Resultado Sub-Área 0.0 0.0

    Serviços não Assistenciais 2016 2017Ativ. não Ass. em ARS ou Ser. Centrais MS 0.0 0.0Governação Clínica 0.0 0.0Resultado Sub-Área 0.0 0.0

    Qualidade Organizacional

    IDS 2016 0.0 → IDS 2017 0.0

    Melhoria Contínua 2016 2017Acesso 0.0 0.0Prog. Melh. Contínua Qual. e Proc. Assist. Integr. 0.0 0.0Resultado Sub-Área 0.0 0.0

    Segurança 2016 2017Gestão dos Riscos 0.0 0.0Segurança de Profissionais 0.0 0.0Segurança de Utentes 0.0 0.0Resultado Sub-Área 0.0 0.0

    Centralidade no Cidadão 2016 2017Centralidade no Cidadão 0.0 0.0Resultado Sub-Área 0.0 0.0

    Satisfação Profissional 2016 2017Satisfação Profissional 0.0 0.0Resultado Sub-Área 0.0 0.0

    Formação

    IDS 2016 0.0 → IDS 2017 0.0

    Formação Interna 2016 2017Formação da Equipa Multiprofissional 0.0 0.0Formação de Internos e Alunos 0.0 0.0Resultado Sub-Área 0.0 0.0

    Formação Externa 2016 2017Serviços de Formação Externa 0.0 0.0Resultado Sub-Área 0.0 0.0

    Atividade Cientifica

    IDS 2016 0.0 → IDS 2017 0.0

    11 de 41

  • Artigos, Comunicações e Conferências 2016 2017Artigos, Comunicações e Conferências 0.0 0.0Resultado Sub-Área 0.0 0.0

    Trabalhos de Investigação 2016 2017Trabalhos de Investigação 0.0 0.0Resultado Sub-Área 0.0 0.0

    VISÃO DESCRITIVA

    Desempenho → Acesso

    Atividade 1

    Revisitar critérios e conceitos para a realização da consulta no próprio dia

    Dimensões associadas

    • Consulta no Próprio Dia

    12 de 41

  • Atividade 2

    Formação: Revisitar critérios e conceitos para agendamento de Consultas Não presenciaisversus presenciais.

    Formadores: Fernanda Neves

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos

    Pertinencia: necessidade identificada pelos diferentes profissionais da USF de Sete caminhospara melhorar o agendamento de diferentes tipos de consulta, com pertinencia para o tipo deconsulta presencial e não presencial.

    Dimensões associadas

    • Consulta no Próprio Dia

    Cronograma

    Atividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 1 - - - - - - - - • - - - - -Atividade 2 - - - - - - - - - - • - - -

    13 de 41

  • Desempenho → Gestão da Saúde

    Atividade 1

    Formação: Discutir e analisar perfil de prescrição da unidade no idoso, nomeadamente a vacinada gripe

    Formadores: Enfermeira Ana Bastos, Dra. Maria Pieri, Dr. Sergio Sousa, D.Carla Martins, D.Miquelina Ferreira

    Formandos: Profissionais medicos e enfermeiros da USF Sete Caminhos

    Pertinencia: Clarificar a importancia do registo da vacinação, verificar o porque da ausencia deregistos (causas), e fomentar o incremento da prescrição da mesma, com atualizaçãodas orientações de prescrição nos doentes da USF de sete Caminhos.

    Dimensões associadas

    • Saúde do Idoso

    14 de 41

  • Atividade 2

    Formação: Atopias.

    Formadores: Dra Alice Fraga, Enf Ivone Pinto, D. Fernanda Neves

    Formandos: Equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos

    Pertinencia: dado o facto de ser uma patologia prevalente nas consultas de MGF, foi abordaddoo tema com referencia a mimetismo biologico da pele, abordagem da pele atopica, pele lesada,pele sensivel e pigmentada, Dermatite atopica: fisiologia e tratamento.

    Dimensões associadas

    • Saúde Infantil e Juvenil

    Atividade 3

    Formação: Projeto intervenção : Saúde da Grávida.

    Formadores: Dr. Sergio Sousa, Dr. Henriques Teles, Dra. Maria João, Dra. Maria Pieri, Dra. HelenaFilipe, Enf. Isabel Marques, Enf. Paulo Diogo, D. Rosalina Ribeiro

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos.

    Pertinencia:dado ser um grupo vulneravel em MGF, foram abordados temas na gravidez: sexualidade , literacia, desconfortos na gravidez, saude oral, alimentação, bem estar bio-psico-social - mitos.

    Dimensões associadas

    • Saúde da Mulher

    Atividade 4

    Formação: Falta de registo FEV 1

    Formadores: Enf Rui Alves, Dr. Joris, D. Rosalina Ribeiro

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos.

    Pertinencia: averiguar o registo correto e adequado dos doentes com patologia respiratoriacomo DPOC e ASma, e colocação do valor de FEV1 na ficha individual dos mesmos.

    Atividade 5

    Formação: Consulta no proprio dia: reduzir consulta aberta e aumentar a programada.

    Formadores: Dra. Maria Joao, Enf. Paulo Diogo, D. Fernanda Neves, D. Isabel Ribeiro

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos.

    Pertinencia: Fazer ensino, com recurso a tacticas como o uso do cartão da unidade paraagendamento de consulta programada, para educação do utente sobre os diferentes tipos deconsulta e aumentar, com o uso do cartão, a consulta programada, para evitar uma afluenciano proprio dia de doentes para consulta.

    15 de 41

  • Atividade 6

    Convocações mensais dos jovens que farão 14 anos no ano corrente, com antecedência de 3meses da data de aniversário( data limite)

    Dimensões associadas

    • Saúde Infantil e Juvenil

    Atividade 7

    Auditoria aos registos das ecografias 1º trimestre de gravidez

    Auditores: Enf. Isabel Marques, Dra. Helena Filipe, Rosalina Ribeiro

    Dimensões associadas

    • Saúde da Mulher

    Cronograma

    Atividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 1 - - - - - - - - - • - - - -Atividade 2 • - - - - - - - - - - - - -Atividade 3 - - • - - - - - - - - - - -Atividade 4 - - - - - - - - - - • - - -Atividade 5 - - - - - - - - - - • - - -Atividade 6 • • • • • • • • • • • • - -Atividade 7 - - - - - - - - - • - - - -

    16 de 41

  • Desempenho → Gestão da Doença

    Atividade 1

    Discutir e analisar o perfil de prescrição da unidade no utente diabético

    Dimensões associadas

    • Diabetes Mellitus

    Atividade 2

    Formação : Índice de acompanhamento adequado de HTA.

    Formadores: Dra. Maria pieri, Enf. Carla Canadas, D. Carla Martins

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional.

    Pertinencia: Designação do indicador e objectivos. Descrição do indicador e regras de calculo eperiodo em analise.

    Dimensões associadas

    • Hipertensão Arterial

    17 de 41

  • Atividade 3

    Formação: Índice de acompanhamento adequado de utentes com diabetes mellitus

    Formadores: Dr. Joris, Enf. Ana Rosa, Sr. Armando Alves

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos.

    Pertinencia: Designação do indicador e objectivos. Descrição do indicador e regras de calculo eperiodo em analise.

    Dimensões associadas

    • Diabetes Mellitus

    Atividade 4

    Formação: Protocolo de atuação para lesões e condições premalignas gástricas.

    Formadores: Dr. Sergio Sousa, Dra. Maria Pieri, Dra. Diana Rocha, Enf. Ana Bastos, Enf. MafaldaLemos.

    Formandos: destinada a enfermeiros e médicos.

    Pertinencia: atualização de conhecimentos sobre resultados endoscopicos em MGFrelativamente ao seguimento de lesões pre-malignas, criterios de referenciação hospitalar,abordagem terapeutica e algoritmo da vigilancia.

    Dimensões associadas

    • Multimorbilidade e Outros Tipos de Doenças

    Atividade 5

    Formação: Falta de registo FEV 1

    Formadores: Enf Rui Alves, Dr. Joris, D. Rosalina Ribeiro

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos.

    Pertinencia: averiguar o registo correto e adequado dos doentes com patologia respiratoriacomo DPOC e ASma, e colocação do valor de FEV1 na ficha individual dos mesmos.

    Cronograma

    Atividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 1 - - - - - - - - - - - - • -Atividade 2 - • - - - - - - - - - - - -Atividade 3 - • - - - - - - - - - - - -Atividade 4 - - • - - - - - - - - - - -Atividade 5 - - - - - - - - - - • - - -

    18 de 41

  • Desempenho → Qualificação da Prescrição

    Atividade 1

    Formação: Discutir e analisar o perfil de prescrição da unidade no utente diabético.

    Formadores: Dr. Joris, Enf. Ana Rosa Cruz, Sr. Armando Alves

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional.

    Pertinencia: importancia de um bom controlo diabetico, com prescrição farmacologica seguindoas normas de orientação clinica, com importancia sobre a primeira escolha: metformina.

    Dimensões associadas

    • Prescrição Farmacoterapêutica

    Cronograma

    Atividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 1 - - - - - - - - - - - • - -

    Desempenho → Satisfação Utentes

    Nenhuma atividade definida.

    19 de 41

  • Serviços → Serviços Assistenciais

    Atividade 1

    SASU

    Previsão de 637 (todos os grupos profissionais) de horas até 30 Novembro de 2017.

    Dimensões associadas

    • Serviços Assistenciais

    Atividade 2

    Preparação psicoprofilática para o parto

    Nº horas semanais: 3h. Num total anual de 135 horas.

    Profissional: Isabel Marques ( Enfermeira)

    Dimensões associadas

    • Serviços Assistenciais

    Cronograma

    Atividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 1 • • • • • • • • • • • • - -Atividade 2 • • • • • • • • • • • • - -

    Serviços → Serviços não Assistenciais

    Atividade 1

    Grupo Auditorias ACES de Gondomar

    Profissional: Fernanda Neves ( secretária Clínica)

    Horas mensais: 4h

    Dimensões associadas

    • Governação Clínica

    20 de 41

  • Atividade 2

    Assembleia Conselhos Técnicos do ACES de Gondomar

    Profissionais: Henrique Teles (médico), Miquelina Silva(secretária clínica), Paulo Diogo(enfermeiro)

    Horas mensais: 4h. Num total de 44 horas anuais.

    Dimensões associadas

    • Governação Clínica

    Atividade 3

    Grupo de Formação ACES de Gondomar

    Profissional: Sérgio Sousa (médico)

    Horas mensais: 4h

    Dimensões associadas

    • Governação Clínica

    Atividade 4

    Grupo de Qualificação terapêutica

    Profissional: Ana Bastos ( enfermeira)

    Horas mensais : 4h

    Dimensões associadas

    • Governação Clínica

    Atividade 5

    Grupo de Investigação do Aces de Gondomar

    Profissional: Nuno Saraiva (médico)

    Horas mensais. 4h

    Dimensões associadas

    • Governação Clínica

    Cronograma

    Atividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 1 - - - - - - - • • • • • - -Atividade 2 - - - - - - • • • • • • - -Atividade 3 - - - - - - • • • • • • - -Atividade 4 - - - - - - - • • • • • - -Atividade 5 - - - - - - - • • • • • - -

    21 de 41

  • Qualidade Organizacional → Melhoria Contínua

    22 de 41

  • Atividade 1

    PAI - Identificação segura do utente - Acesso

    Justificação: A nossa escolha sobre este tema vai no seguimento do PAI 2016, onde apesar determos cumprido as metas que nos propusemos, pretendemos corrigir algumas falhas natotalidade.

    Critérios de definição da área de intervenção: Registos corretos dos dados pessoaisaquando da utilização presencial por parte do utente/ família dos serviços prestados pela USFSete Caminhos.

    Critérios de inclusão dos utentes na área de intervenção: Todos os utentes cominscrição ativa e com mais de 16 anos.

    Critérios de exclusão dos utentes na área de intervenção: Utentes esporádicos.

    Critérios de qualidade: - bom se a relação com as metas dos parâmetros for >95%

    - razoável se a relação com as metas dos parâmetros for entre 85%-95%

    - insuficiente se a relação com as metas dos parâmetros for < 85%

    Objectivo a atingir: Que 95% dos processos auditados apresentem os dados individuaisdefinidos atualizados.

    Indicadores de avaliação de desempenho das três áreas profissionais:

    Secretários Clínicos – Que 95% destes utentes que aquando da utilização da USF sejaatualizada a ficha de identificação no RNU. Os dados atualizados são o telefone, a morada,número SNS e número de subsistema e data de validade se for o caso.

    Área Enfermagem - Que 95% dos utentes, abrangidos por este Plano de Acompanhamento eque tenham consulta de enfermagem neste período, tenham a avaliação inicial preenchida dosseguintes pontos: nome preferido, estado civil, habilitações literárias, profissão, telefone outelemóvel, antecedentes pessoais (tabaco, álcool e drogas).

    Área Médica – Que 95% dos utentes, abrangidos por este Plano de Acompanhamento e quetenham consulta médica presencial neste período, tenham a ficha individual preenchida dosseguintes campos : escolaridade, profissão, atividade, peso, altura, perímetro abdominal,tensão arterial, consumo alcoólico e tabágico, risco cv e Fev1 quando aplicável nos últimos trêsanos.

    Momento atual: 84% dos registos estão realizados corretamente

    Avaliação:A primeira avaliação será feita em Setembro de 2017 e a avaliação final emdezembro de 2017.

    Discussão, análise dos resultados e eventuais medidas corretoras:Na avaliaçãointermédia de julho, analisar-se-á a forma como o Programa está a ser implementado, bemcomo os respetivos resultados, por forma a poder ser feita alguma alteração, com o objetivo deatingir a meta a que nos propomos no final do ano de 2017

    Auditores: Paulo Diogo Tavares (enfermeiro), Henrique Teles (médico), FernandaNeves (secretária clínica)

    Gestores: Sérgio Sousa ( médico), Adília Rafael, Mariana Moura (internas de especialidadeMGF)

    Dimensões associadas

    • Prog. Melh. Contínua Qual. e Proc. Assist. Integr.

    23 de 41

  • Atividade 2

    PAI - Sou Fumadora e uso o método contracetivo adequado !

    Justificação: Existência de uma percentagem considerável de mulheres que fumam e que,provavelmente, utilizam como método contracetivo, o contracetivo hormonal combinado.

    Critérios Médicos de Elegibilidade para o uso de contracetivos

    Categoria 1 :Condição clínica que não apresenta restrições ao uso do contracetivo

    Categoria 2 : Condição clínica em que os riscos teóricos ou comprovados, com o uso dométodo, são habitualmente inferiores às vantagens

    Categoria 3 : Condição em que os riscos teóricos ou comprovados, com o uso do método, sãohabitualmente superiores às vantagens

    Categoria 4 : Condição que representa um risco inaceitável para a saúde se o métodocontracetivo for usado

    Critérios avaliados: Proporção a prescrição de CHC nas mulheres fumadoras com idade igualou superior a 35 anos e inferior ou igual a 54 anos, inscritas na USF Sete Caminhos, de acordocom os critérios de elegibilidade da OMS de 2015

    Critérios de inclusão das utentes na área de intervenção: Todas as utentes que sejammulheres fumadoras ou ex-fumadoras há menos de um ano, com idade igual ou superior a 35anos e inferior ou igual a 54 anos, inscritas nas USF Sete Caminhos.

    Critérios de exclusão das utentes na área de intervenção:

    - Utentes sem o Programa de PF ativo;

    - Utentes com última consulta de PF anterior a 1 de janeiro de 2014, de modo a incluirapenas as mulheres frequentadoras dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e com dadosatualizados;

    - Utentes que não iniciaram atividade sexual; - Utentes com histerectomia total ou emperíodo pós-menopausa;

    - Utentes sem data de início e sem validação do método contracetivo após 1 de janeiro de2014, de modo a incluir apenas as mulheres frequentadoras dos CSP e com dados atualizados;

    - Utentes ex-fumadoras (que cessaram o consumo tabágico há mais de 1 ano à data dacolheita); - Utentes com P17 na lista de problemas e consumo tabágico desatualizado (registode número de cigarros/dia anterior a 1 de janeiro de 2014).

    Critérios de Qualidade:

    Muito Bom : ≤10% na Categoria 3 e

  • Secretários Clínicos: Que 90% das utentes com critério de inclusão sejam convocadas eagendada consulta de Planeamento familiar (PF).

    Indicador de execução: Nº de mulheres convocadas e agendada consulta de PF/ nº total demulheres com critérios de inclusão

    Área Enfermagem: Que 90% das utentes contactadas sejam observadas em consulta deenfermagem e apresentem os seguintes registos no Sclínico:

    a) Método utilizado

    b) Registo/atualização dos hábitos tabágicos atuais

    c) Apresentar o fenómeno “ Uso do tabaco” ativo

    Indicador de execução: Nº de mulheres com a,b,c registados/nº total de mulheres com critériosde inclusão

    Área Médica 1- Que 90% das utentes contactadas sejam observadas em consulta médica eapresentem os seguintes registos atualizados:

    a) Registo do método contracetivo no programa de Planeamento Familiar, validando-o

    b) Atualizar os hábitos tabágicos atuais e carga tabágica. Deverá ainda atualizar a Lista deProblemas, relativamente ao código P17 - Abuso do Tabaco, segundo a ClassificaçãoInternacional dos Cuidados de Saúde Primários – ICPC-2, eliminando-o caso se verifique que autente em questão não fuma há mais de um ano.

    Indicador de execução: Nº de mulheres com a,b,registados/nº total de mulheres com critériosde inclusão

    Avaliação:

    A primeira avaliação será feita em julho de 2017; e medidas correctoras implementadas desdeessa data. Reunião parcelar em Setembro 2017 com verificação da adequadaimplementação das medidas correctoras e a avaliação final em dezembro de 2017.

    Discussão, análise dos resultados e eventuais medidas corretoras:

    Na avaliação intermédia de julho, analisar-se-á a forma como o Programa está a serimplementado, bem como os respetivos resultados, por forma a poder ser feita algumaalteração, com o objetivo de atingir a meta a que nos propomos no final do ano de 2017

    Auditores: Paulo Diogo Tavares (enfermeiro), Henrique Teles (médico), Maria Miquelina Silva(secretária clínica)

    Gestora: Sérgio Sousa (médico), Adília Rafael (interna de especialidade MGF)

    Dimensões associadas

    • Prog. Melh. Contínua Qual. e Proc. Assist. Integr.

    Cronograma

    Atividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 1 • • • • • • • • • • • • - -Atividade 2 • • • • • • • • • • • • • -

    25 de 41

  • Qualidade Organizacional → Segurança

    Nenhuma atividade definida.

    Qualidade Organizacional → Centralidade no Cidadão

    Nenhuma atividade definida.

    Qualidade Organizacional → Satisfação Profissional

    Nenhuma atividade definida.

    Formação → Formação Interna

    Atividade 1

    Formação:Atualização em Sclínico para Enfermeiros

    Formadores: Enf. Paulo Diogo

    Formandos: Enfermeiros da USF Sete Caminhos

    Pertinencia: melhora e atualizar o registo de enfermagem no prgrama Sclinico.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 2

    Formação: PNV 2017

    Formadores: Enf Ivone Pinto

    Formandos: enfermeiros da USF SEte Caminhos

    Pertinencia: atualização do novo esquema vacinal, importante para a boa pratica clinica deenfermagem em MGF.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    26 de 41

  • Atividade 3

    Formação: Escalas de avaliação clínicas.

    Formadores: Enf. Ana Rosa Cruz, Enf Isabel Marques, ENf. RUi alves

    Formandos: Enfermeiros da USF sete caminhos

    Pertinencia: aplicação das escalas nos utentes em tratamento domiciliario, como barthel e demorse

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 4

    Formação: O papel do enfermeiro nos cuidados paliativos

    Formadores: Enf mafalda Lemos

    Formandos: enfermeiros da USF sete caminhos

    Pertinencia: Sendo uma area em expansão na MGF, fez abordagem sobre definição, objectivosterapeuticos, comunicação em cuidados paliativos, comportamentos a evitar e espiritualidadeem cuidados paliativos.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 5

    Formação:Terapêutica subcutânea em cuidados paliativos.

    Formadores: Enf ana Bastos

    Formandos: enfermeiros da USF sete caminhos

    Pertinencia: dar a conhecer a terapeutica subcutanea nos cuidados de saude primarios, comesclarecimentos de beneficios, contra-indicações, indicações, locais a utilizar, tencicas esolutos e farmacos aplicados.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 6

    Formação: Ambientes favoráveis à prática de enfermagem

    Formadores: Enf. Dulce Dinis

    Formandos: Enfermeiros da USF de Sete caminhos

    Pertinencia: abordagem sobre o espaço e equipamentos adequados para boa pratica deenfermagem, assim como o uso da comunicaçao

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    27 de 41

  • Atividade 7

    Formação: Uso adequado de luvas em controlo de infeção.

    Formador: Enf Rui Alves

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional.

    Pertinencia: a importancia da devida colocação das luvas, tamanho, tipo de luvas e melhormaneira de retirar e descartar as mesmas. a IMPORTANCIA DESTA PRATICA PARA EVIÇÃO DEINFEÇÕES E CONTAMINAÇÃO.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 8

    Formação: Doenças infeto-contagiosas.

    Formador: Enf Rui Alves

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF sete caminhos

    Pertinencia: abordagem das doenças infecto-contagiosas e prevenção de contagio.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 9

    Formação: Sindrome Apneia do sono e uso da escala stop-bang.

    Formação destinada a médicos e enfermeiros.

    Formadores: Dr. Sergio Sousa, Dra. Diana Rocha, Dra. Helena Martins

    Pertinencia: sendo o SAOS uma patologia com prevalencia a aumentar, tem havido cada vezmais necessidade de um diagnsotico atempado. Para o mesmo, e essencial o estudopolissonografico, cuja realização e feita em ambiente hospitalar, e a referenciação para omesmo e exigida o uso da escala STOP-BANG.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 10

    Formação: Migrantes.

    Formadores: Miquelina Ferreira, Carla Martins

    Formação destinada a Secretários clínicos

    Pertinencia: com a crise economica, houve um aumento substancial da emigração. Istoimplicou uma atualização dos registos a nivel do sistema de saude.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    28 de 41

  • Atividade 11

    Formação: Reembolsos de produtos de apoio.

    Formadores: Sr. Armando Alves

    Formação destinada a secretários clínicos

    Pertinencia: atualização do sistema de reembolso de produtos de apoio ao utente

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 12

    Formação: Programa SONHO

    Formadores: D: Fernanda Neves, Isabel Ribeiro

    Formandos: secretarios clinicos da USF sete caminhos

    Pertinecia: atualização do uso de programa responsavel pelo agendamento da referenciação dagravida de baixo risco para o CMIN.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 13

    Formação: Controlo da Assiduidade.

    Formadores: Sra. Rosalina Ribeiro, Sra. Miquelina Ferreira

    Formandos: destinada a secretários clínicos da USF Sete Caminhos

    Pertinencia: esclarecimento de procedimento administrativo no caso de ferias, folgas ou outrafalta justificada dos profissionais da USF sete caminhos.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 14

    Formação: BAS

    Formadores: D. Maria Mendes, D. Fernanda Neves

    Formação: destinada a secretários clínicos

    Pertinecia: atualização dos procedimentos sobre despesas dos utentes que beneficiem docomplemento solidario para idosos, nomeadamente despesas com receitas, oculos e protesesdentarias.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    29 de 41

  • Atividade 15

    Indicadores de avaliação

    80% reuniões formativas / total das reuniões;

    80% profissionais envolvidos como formandos em cada grupo profissional;

    90% formações externas partilhadas em reunião / total formações externas frequentadas.

    Cronograma

    Atividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 1 - - • - - - - - - - - - - -Atividade 2 - - • - - - - - - - - - - -Atividade 3 - - - • - - - - - - - - - -Atividade 4 - - - - • - - - - - - - - -Atividade 5 - - - - • - - - - - - - - -Atividade 6 - - - - - • - - - - - - - -Atividade 7 - - - - - - - - - • - - - -Atividade 8 - - - - - - - - - • - - - -Atividade 9 - - - - - - - - - • - - - -Atividade 10 - • - - - - - - - - - - - -Atividade 11 - - • - - - - - - - - - - -Atividade 12 - - - - • - - - - - - - - -Atividade 13 - - - - - • - - - - - - - -Atividade 14 - - - - - - - - - • - - - -Atividade 15 - - - - - - - - - - - - - -

    Formação → Formação Externa

    Nenhuma atividade definida.

    Atividade Cientifica → Artigos, Comunicações eConferências

    Nenhuma atividade definida.

    Atividade Cientifica → Trabalhos de Investigação

    Nenhuma atividade definida.

    30 de 41

  • PLANO DE FORMAÇÃO

    Desempenho → AcessoAtividade 2

    Formação: Revisitar critérios e conceitos para agendamento de Consultas Não presenciaisversus presenciais.

    Formadores: Fernanda Neves

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos

    Pertinencia: necessidade identificada pelos diferentes profissionais da USF de Sete caminhospara melhorar o agendamento de diferentes tipos de consulta, com pertinencia para o tipo deconsulta presencial e não presencial.

    Dimensões associadas

    • Consulta no Próprio Dia

    Desempenho → Gestão da SaúdeAtividade 1

    Formação: Discutir e analisar perfil de prescrição da unidade no idoso, nomeadamente a vacinada gripe

    Formadores: Enfermeira Ana Bastos, Dra. Maria Pieri, Dr. Sergio Sousa, D.Carla Martins, D.Miquelina Ferreira

    Formandos: Profissionais medicos e enfermeiros da USF Sete Caminhos

    Pertinencia: Clarificar a importancia do registo da vacinação, verificar o porque da ausencia deregistos (causas), e fomentar o incremento da prescrição da mesma, com atualizaçãodas orientações de prescrição nos doentes da USF de sete Caminhos.

    Dimensões associadas

    • Saúde do Idoso

    Atividade 2

    Formação: Atopias.

    Formadores: Dra Alice Fraga, Enf Ivone Pinto, D. Fernanda Neves

    Formandos: Equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos

    Pertinencia: dado o facto de ser uma patologia prevalente nas consultas de MGF, foi abordaddoo tema com referencia a mimetismo biologico da pele, abordagem da pele atopica, pele lesada,pele sensivel e pigmentada, Dermatite atopica: fisiologia e tratamento.

    Dimensões associadas

    • Saúde Infantil e Juvenil

    31 de 41

  • Atividade 3

    Formação: Projeto intervenção : Saúde da Grávida.

    Formadores: Dr. Sergio Sousa, Dr. Henriques Teles, Dra. Maria João, Dra. Maria Pieri, Dra. HelenaFilipe, Enf. Isabel Marques, Enf. Paulo Diogo, D. Rosalina Ribeiro

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos.

    Pertinencia:dado ser um grupo vulneravel em MGF, foram abordados temas na gravidez: sexualidade , literacia, desconfortos na gravidez, saude oral, alimentação, bem estar bio-psico-social - mitos.

    Dimensões associadas

    • Saúde da Mulher

    Atividade 4

    Formação: Falta de registo FEV 1

    Formadores: Enf Rui Alves, Dr. Joris, D. Rosalina Ribeiro

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos.

    Pertinencia: averiguar o registo correto e adequado dos doentes com patologia respiratoriacomo DPOC e ASma, e colocação do valor de FEV1 na ficha individual dos mesmos.

    Atividade 5

    Formação: Consulta no proprio dia: reduzir consulta aberta e aumentar a programada.

    Formadores: Dra. Maria Joao, Enf. Paulo Diogo, D. Fernanda Neves, D. Isabel Ribeiro

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos.

    Pertinencia: Fazer ensino, com recurso a tacticas como o uso do cartão da unidade paraagendamento de consulta programada, para educação do utente sobre os diferentes tipos deconsulta e aumentar, com o uso do cartão, a consulta programada, para evitar uma afluenciano proprio dia de doentes para consulta.

    Desempenho → Gestão da DoençaAtividade 2

    Formação : Índice de acompanhamento adequado de HTA.

    Formadores: Dra. Maria pieri, Enf. Carla Canadas, D. Carla Martins

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional.

    Pertinencia: Designação do indicador e objectivos. Descrição do indicador e regras de calculo eperiodo em analise.

    Dimensões associadas

    • Hipertensão Arterial

    32 de 41

  • Atividade 3

    Formação: Índice de acompanhamento adequado de utentes com diabetes mellitus

    Formadores: Dr. Joris, Enf. Ana Rosa, Sr. Armando Alves

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos.

    Pertinencia: Designação do indicador e objectivos. Descrição do indicador e regras de calculo eperiodo em analise.

    Dimensões associadas

    • Diabetes Mellitus

    Atividade 4

    Formação: Protocolo de atuação para lesões e condições premalignas gástricas.

    Formadores: Dr. Sergio Sousa, Dra. Maria Pieri, Dra. Diana Rocha, Enf. Ana Bastos, Enf. MafaldaLemos.

    Formandos: destinada a enfermeiros e médicos.

    Pertinencia: atualização de conhecimentos sobre resultados endoscopicos em MGFrelativamente ao seguimento de lesões pre-malignas, criterios de referenciação hospitalar,abordagem terapeutica e algoritmo da vigilancia.

    Dimensões associadas

    • Multimorbilidade e Outros Tipos de Doenças

    Atividade 5

    Formação: Falta de registo FEV 1

    Formadores: Enf Rui Alves, Dr. Joris, D. Rosalina Ribeiro

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF Sete Caminhos.

    Pertinencia: averiguar o registo correto e adequado dos doentes com patologia respiratoriacomo DPOC e ASma, e colocação do valor de FEV1 na ficha individual dos mesmos.

    Desempenho → Qualificação da PrescriçãoAtividade 1

    Formação: Discutir e analisar o perfil de prescrição da unidade no utente diabético.

    Formadores: Dr. Joris, Enf. Ana Rosa Cruz, Sr. Armando Alves

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional.

    Pertinencia: importancia de um bom controlo diabetico, com prescrição farmacologica seguindoas normas de orientação clinica, com importancia sobre a primeira escolha: metformina.

    Dimensões associadas

    • Prescrição Farmacoterapêutica

    33 de 41

  • Formação → Formação InternaAtividade 1

    Formação:Atualização em Sclínico para Enfermeiros

    Formadores: Enf. Paulo Diogo

    Formandos: Enfermeiros da USF Sete Caminhos

    Pertinencia: melhora e atualizar o registo de enfermagem no prgrama Sclinico.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 2

    Formação: PNV 2017

    Formadores: Enf Ivone Pinto

    Formandos: enfermeiros da USF SEte Caminhos

    Pertinencia: atualização do novo esquema vacinal, importante para a boa pratica clinica deenfermagem em MGF.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 3

    Formação: Escalas de avaliação clínicas.

    Formadores: Enf. Ana Rosa Cruz, Enf Isabel Marques, ENf. RUi alves

    Formandos: Enfermeiros da USF sete caminhos

    Pertinencia: aplicação das escalas nos utentes em tratamento domiciliario, como barthel e demorse

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    34 de 41

  • Atividade 4

    Formação: O papel do enfermeiro nos cuidados paliativos

    Formadores: Enf mafalda Lemos

    Formandos: enfermeiros da USF sete caminhos

    Pertinencia: Sendo uma area em expansão na MGF, fez abordagem sobre definição, objectivosterapeuticos, comunicação em cuidados paliativos, comportamentos a evitar e espiritualidadeem cuidados paliativos.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 5

    Formação:Terapêutica subcutânea em cuidados paliativos.

    Formadores: Enf ana Bastos

    Formandos: enfermeiros da USF sete caminhos

    Pertinencia: dar a conhecer a terapeutica subcutanea nos cuidados de saude primarios, comesclarecimentos de beneficios, contra-indicações, indicações, locais a utilizar, tencicas esolutos e farmacos aplicados.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 6

    Formação: Ambientes favoráveis à prática de enfermagem

    Formadores: Enf. Dulce Dinis

    Formandos: Enfermeiros da USF de Sete caminhos

    Pertinencia: abordagem sobre o espaço e equipamentos adequados para boa pratica deenfermagem, assim como o uso da comunicaçao

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    35 de 41

  • Atividade 7

    Formação: Uso adequado de luvas em controlo de infeção.

    Formador: Enf Rui Alves

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional.

    Pertinencia: a importancia da devida colocação das luvas, tamanho, tipo de luvas e melhormaneira de retirar e descartar as mesmas. a IMPORTANCIA DESTA PRATICA PARA EVIÇÃO DEINFEÇÕES E CONTAMINAÇÃO.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 8

    Formação: Doenças infeto-contagiosas.

    Formador: Enf Rui Alves

    Formandos: Destinada a equipa multiprofissional da USF sete caminhos

    Pertinencia: abordagem das doenças infecto-contagiosas e prevenção de contagio.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 9

    Formação: Sindrome Apneia do sono e uso da escala stop-bang.

    Formação destinada a médicos e enfermeiros.

    Formadores: Dr. Sergio Sousa, Dra. Diana Rocha, Dra. Helena Martins

    Pertinencia: sendo o SAOS uma patologia com prevalencia a aumentar, tem havido cada vezmais necessidade de um diagnsotico atempado. Para o mesmo, e essencial o estudopolissonografico, cuja realização e feita em ambiente hospitalar, e a referenciação para omesmo e exigida o uso da escala STOP-BANG.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 10

    Formação: Migrantes.

    Formadores: Miquelina Ferreira, Carla Martins

    Formação destinada a Secretários clínicos

    Pertinencia: com a crise economica, houve um aumento substancial da emigração. Istoimplicou uma atualização dos registos a nivel do sistema de saude.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    36 de 41

  • Atividade 11

    Formação: Reembolsos de produtos de apoio.

    Formadores: Sr. Armando Alves

    Formação destinada a secretários clínicos

    Pertinencia: atualização do sistema de reembolso de produtos de apoio ao utente

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 12

    Formação: Programa SONHO

    Formadores: D: Fernanda Neves, Isabel Ribeiro

    Formandos: secretarios clinicos da USF sete caminhos

    Pertinecia: atualização do uso de programa responsavel pelo agendamento da referenciação dagravida de baixo risco para o CMIN.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 13

    Formação: Controlo da Assiduidade.

    Formadores: Sra. Rosalina Ribeiro, Sra. Miquelina Ferreira

    Formandos: destinada a secretários clínicos da USF Sete Caminhos

    Pertinencia: esclarecimento de procedimento administrativo no caso de ferias, folgas ou outrafalta justificada dos profissionais da USF sete caminhos.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    Atividade 14

    Formação: BAS

    Formadores: D. Maria Mendes, D. Fernanda Neves

    Formação: destinada a secretários clínicos

    Pertinecia: atualização dos procedimentos sobre despesas dos utentes que beneficiem docomplemento solidario para idosos, nomeadamente despesas com receitas, oculos e protesesdentarias.

    Dimensões associadas

    • Formação da Equipa Multiprofissional

    37 de 41

  • Atividade 15 - Metodologia de avaliação

    Indicadores de avaliação

    80% reuniões formativas / total das reuniões;

    80% profissionais envolvidos como formandos em cada grupo profissional;

    90% formações externas partilhadas em reunião / total formações externas frequentadas.

    Cronograma

    Desempenho → AcessoAtividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 2 - - - - - - - - - - • - - -

    Desempenho → Gestão da SaúdeAtividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 1 - - - - - - - - - • - - - -Atividade 2 • - - - - - - - - - - - - -Atividade 3 - - • - - - - - - - - - - -Atividade 4 - - - - - - - - - - • - - -Atividade 5 - - - - - - - - - - • - - -

    Desempenho → Gestão da DoençaAtividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 2 - • - - - - - - - - - - - -Atividade 3 - • - - - - - - - - - - - -Atividade 4 - - • - - - - - - - - - - -Atividade 5 - - - - - - - - - - • - - -

    Desempenho → Qualificação da PrescriçãoAtividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 1 - - - - - - - - - - - • - -

    38 de 41

  • Formação → Formação InternaAtividade J F M A M J J A S O N D '18 '19Atividade 1 - - • - - - - - - - - - - -Atividade 2 - - • - - - - - - - - - - -Atividade 3 - - - • - - - - - - - - - -Atividade 4 - - - - • - - - - - - - - -Atividade 5 - - - - • - - - - - - - - -Atividade 6 - - - - - • - - - - - - - -Atividade 7 - - - - - - - - - • - - - -Atividade 8 - - - - - - - - - • - - - -Atividade 9 - - - - - - - - - • - - - -Atividade 10 - • - - - - - - - - - - - -Atividade 11 - - • - - - - - - - - - - -Atividade 12 - - - - • - - - - - - - - -Atividade 13 - - - - - • - - - - - - - -Atividade 14 - - - - - - - - - • - - - -Atividade 15 (Avaliação) - - - - - - - - - - - - - -

    39 de 41

  • RECURSOS

    CARTEIRAS ADICIONAIS DE SERVIÇONenhum recurso.

    PROFISSIONAISÁrea Quando Freq. Hr. atividade SC EF MF TotalOutros Dias semana 5x sem 40.0 0 40.0 0 40.0

    COMUNICAÇÃONenhum recurso.

    SISTEMA INFORMAÇÃONenhum recurso.

    AMENIDADESNenhum recurso.

    EQUIPAMENTO CLÍNICONenhum recurso.

    OUTROSNenhum recurso.

    OBRASNenhum recurso.

    FORMAÇÃONenhum recurso.

    40 de 41

  • PROPOSTA DE APLICAÇÃO DOS INCENTIVOSINSTITUCIONAIS

    DOCUMENTOS TÉCNICOSNenhum investimento.

    FORMAÇÃONenhum investimento.

    INVESTIGAÇÃONenhum investimento.

    AMENIDADESDescrição Qt Valor Obs.Obras a realizar no back-office 1 16000.0 €

    reconfiguração e adequação da área de back-office

    QUALIDADENenhum investimento.

    ACREDITAÇÃONenhum investimento.

    41 de 41

    CARTA DE COMPROMISSO - 2017USF Sete Caminhos

    ÍNDICEQUEM SOMOSQUEM SERVIMOSPROBLEMAS E OBJETIVOSPLANO DE AÇÃO (IDG)PLANO DE FORMAÇÃORECURSOSPROPOSTA DE APLICAÇÃO DOS INCENTIVOS INSTITUCIONAIS