Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

26
Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590 07 Dólar Rotário de janeiro: R$ 2,60 CARTA MENSAL Distrito 4590 – Ano Rotário 2014-2015 – Governador Henrique Póvoa e Maria Bege J ANEIRO É O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA A conscientização rotária deve ser trabalhada em dois sentidos: na busca de mais envolvimen- to por parte dos rotarianos e na divulgação do Rotary. Participar das reuniões, cativar novos membros, cuidar do clube e se comprometer com os projetos e programas do distrito, seguindo os lemas do Rotary, e divulgar nossa instituição por meio de atividades nos mais variados veículos de comunicação é dever de todo rotariano consciente. Na Índia Tributo à erradicação da pólio quebra recorde mundial Os rotarianos da Índia demonstraram um nível impressionante de determinação e trabalho em equipe para erradicar a pólio em seu país. Portanto, não foi nenhuma surpresa quando associados de Chennai mobilizaram mais de 40 mil pessoas para criar a maior bandeira nacional humana do mundo. O tributo à iniciativa de erradicação da pólio quebrou um recorde mundial e entrou para o Guiness. “O que mais me impressionou é que toda a família rotária esteve representada: não apenas rotaractianos, interactianos e rotarianos, mas também amigos e familiares” disse o nosso presidente, Gary Huang, que participou do evento junto com sua esposa, Corinna, e outros líderes rotários. Segurando placas, os participantes se reuniram em um terreno para formar a bandeira da Índia. A iniciativa quebrou o recorde estabelecido no ano passado pelo Sports Club de Lahore, que mobilizou cerca de 30 mil pessoas para formar a bandei- ra do Paquistão. Ao fim, os rotarianos que estavam no centro da bandeira viraram suas placas para criar o emblema do Rotary, enquanto outros ergueram uma faixa pedindo para manter a Índia livre da pólio. Os organizadores, liderados pelo distrito 3230, calculam que outras 50 mil pessoas foram ao local para assistir o tributo.

description

 

Transcript of Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

Page 1: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

1

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 459007Dólar Rotário de janeiro: R$ 2,60

CARTA MENSALDistrito 4590 – Ano Rotário 2014-2015 – Governador Henrique Póvoa e Maria Bege

JANEIRO É O MÊS

DA CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA

A conscientização rotária deve ser trabalhada em dois sentidos: na busca de mais envolvimen-to por parte dos rotarianos e na divulgação do Rotary. Participar das reuniões, cativar novos membros, cuidar do clube e se comprometer com os projetos e programas do distrito, seguindo os lemas do Rotary, e divulgar nossa instituição por meio de atividades nos mais variados veículos de comunicação é dever de todo rotariano consciente.

Na ÍndiaTributo à erradicação da pólio quebra recorde mundial

Os rotarianos da Índia demonstraram um nível impressionante de determinação e trabalho em equipe para erradicar a pólio em seu país. Portanto, não foi nenhuma surpresa quando associados de Chennai mobilizaram mais de 40 mil pessoas para criar a maior bandeira nacional humana do mundo. O tributo à iniciativa de erradicação da pólio quebrou um recorde mundial e entrou para o Guiness.“O que mais me impressionou é que toda a família rotária esteve representada: não apenas rotaractianos, interactianos e rotarianos, mas também amigos e familiares” disse o nosso presidente, Gary Huang, que participou do evento junto com sua esposa, Corinna, e outros líderes rotários.Segurando placas, os participantes se reuniram em um terreno para formar a bandeira da Índia. A iniciativa quebrou o recorde estabelecido no ano passado pelo Sports Club de Lahore, que mobilizou cerca de 30 mil pessoas para formar a bandei-ra do Paquistão. Ao �m, os rotarianos que estavam no centro da bandeira viraram suas placas para criar o emblema do Rotary, enquanto outros ergueram uma faixa pedindo para manter a Índia livre da pólio. Os organizadores, liderados pelo distrito 3230, calculam que outras 50 mil pessoas foram ao local para assistir o tributo.

Page 2: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

2

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Janeiro é o mês da Conscientização Ro-tária e nos inspira a analisar como esta-mos sendo enquanto membros do Ro-tary. Ser rotariano vai além de trabalhar por nosso clube: requer engajamento, solidariedade, companheirismo. Requer, ainda, que nos esforcemos em divulgar o Rotary, seja nos veículos de comunica-ção, seja nas redes sociais, seja no bom e velho “boca a boca” - ou seja, onde esti-vermos, devemos sempre falar de Rotary e incentivar as pessoas a juntarem-se a

nós, mostrando quão importante é nossa instituição e seus programas. “Se não divulgarmos o que fazemos, as pessoas jamais nos conhecerão”, alerta o presi-dente do Rotary Internacional, Gary Huang, na mensagem deste mês.

Nesta Carta, dedicamos uma página a falar do projeto LUISA, o “Levantamen-to de unidades para irrigação e serviços ambientais”, em artigo muito bem elaborado pelo companheiro e engenheiro Luiz Antonio Carvalho e Silva Bra-si, coordenador distrital de Recursos Hídricos do distrito 4590 e membro do Rotary Club de Mogi Guaçu.

Com o tema água e abastecimento ocupando as mídias diariamente, o as-sunto tem relevância e merece nossa atenção. Como explica o companheiro, através do cadastramento de informações das propriedades rurais localizadas nos municípios selecionados (a lista completa das cidades está na página 14), o projeto pretende formar uma rede de inovação tecnológica, buscando via-bilizar soluções alternativas e informações para o desenvolvimento sustentá-vel nas Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Aproveitamos este espaço, ainda, para passar alguns recados: a Conferência Distrital se aproxima e, tamanho sucesso, apenas um dos hotéis indicados ainda tem vagas. Vamos lá participar deste momento de amizade e confra-ternização? Mais um: os novos indicados para o ano rotário 2015-2016 aos cargos de presidente, secretários e tesoureiros devem ser registrados no RI e no Clube Eficaz e os nomes enviados para a Governadora 2015-2016, Roberta Lopes de Moraes. Fiquem atentos!

Em fevereiro, esperamos encontrá-los no aniversário do Rotary e Dia da Paz e Compreensão Mundial, comemorado no dia 23, e no PETS - Treinamento de Presidentes e TED - Treinamento da Equipe Distrital, que começa dia 28.

Vamos seguir, fazendo nosso Rotary brilhar!Abraço,

Henrique Póvoa e Maria BegeCasal governador 2014-2015

Mensagem do casal governador ExPEdiEntE Rotary International

Presidente 2014-2015: Gary Huang

Diretora 2013-2015: Celia Elena Cruz de Giay RI Brazil OfficeRua Tagipurú, 209 - Perdizes São Paulo - SP CEP 01156-000 +55 (11) 3826-2966+55 (11) 3667-6575 Distrito 4590

Governador 2014-2015: Henrique Póvoa

Governadora Eleita 2015-2016: Roberta Lopes de Moraes

Gov. Indicado 2016-2017: Augusto César Scorza

Secretários Distritais: Wagner Vieira Chachá e José Eliseu da Silva

Tesoureiro Distrital: Luiz Bernardo Begiato

Protocolo Distrital: João Carlos Ibraim Gutierrez Colaboradores da Carta Mensal

Jornalista responsável: Roberta Borges Simião (MTB: 46.960)

Diagramação: Murilo Caruy Póvoa

Page 3: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

3

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

No início deste ano, pedi para os rotarianos “fazerem o Rotary bri-lhar” com a realização de um Rotary Day. O formato do evento fica a critério de cada um: pode durar o dia todo ou apenas algumas horas; ser organizado por clubes, distritos ou em âmbito nacional; e ser um projeto, festival ou qualquer outro tipo de atividade. Se for aberto à comunidade, envolver a família rotária e for divertido, ele será consi-derado um Rotary Day.

O objetivo do evento é colocar a nossa organização em evidência. Por muitos anos, sentimos que não era apropriado nos vangloriarmos do bom trabalho do Rotary. Achávamos que era melhor prestar nossos serviços silenciosamente e deixar que nosso trabalho falasse por si só. Mas hoje, muitas pessoas nem sabem que há Rotary Clubs em suas comunidades. Não porque os clubes não sejam fortes ou porque não estejam atuando de forma eficiente, mas porque os rotarianos não falam sobre o seu trabalho. Se não divulgarmos o que fazemos, as pessoas jamais nos conhecerão!

É hora de fazermos o Rotary brilhar e divulgarmos o nosso trabalho. Na primeira metade deste ano rotário, fiquei muito entusiasmado em ver como os rotarianos aceitaram o meu desafio do Rotary Day. Participei destes dias especiais em muitos lugares, como Filipinas, Coreia, China, Estados Unidos, Turquia, Índia, Taiwan, Sri Lanka e Bangladesh. Cada um deles foi diferente e fez o Rotary brilhar de sua própria maneira.

Se você organizou um evento em sua cidade, conte-nos como foi. Envie detalhes e fotos para [email protected], escrevendo “Rotary Day” no assunto. Faremos o possível para divulgar o maior número de Rotary Days nos próximos meses.

Caso contrário, ainda dá tempo. Os Rotary Days são ótimas maneiras de compartilhar o amor que sente pela nossa organização com a sua comunidade. Quando contamos aos outros sobre o Rotary e como ele enriquece as nossas vidas, compartilhamos um presente que nos foi dado quando fomos convidados a entrar para os nossos clubes. Ao passar este presente adiante, ajudamos a garantir que nossa organização e seus serviços perdurem por muitas e muitas gerações.

Gary HuangPresidente 2014-2015

Mensagem do presidente de Rotary International

Page 4: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

4

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Há algum tempo tive a oportunidade de escutar o jornalista argentino Nelson Castro falar sobre “os valores do Rotary na construção das comuni-dades do futuro”. Ele disse aos rotarianos presentes: “O Rotary representa um magnífico exemplo de que a força de uma sociedade e de uma insti-tuição é a de preparar caminhos de ação comum para os que têm pensa-mentos diferentes. Nisso está uma das mais importantes fontes de riqueza de uma comunidade. O pensamento sempre enriquece e eleva todos. Mas quando o objetivo é o bem comum e quando há honestidade intelectu-al, moral e cívica, todos convergem para esse objetivo, e ao contribuir com visões, pessoas fazem com que o sucesso no alcance do objetivo seja muito mais factível. Por isso acredito piamente na necessidade de estimu-lar a ação de instituições como o Rotary, já que, junto com a concreta e muito necessária tarefa de atender às necessidades de uma comunidade, tornam-se formadores de dirigentes honestos e comprometidos com as sociedades que clamam, aos gritos, por eles”.

Acredito que essas palavras têm um grande alcance, porque demonstram a relevância do Rotary como organização formadora de dirigentes honestos e comprometidos capazes de mudar o rumo de nossa sociedade e o valor que é dado - na visão de um pensador não rotariano - à “transparência nos atos individuais” nos níveis familiar, profissional e rotário.

Essa afirmação, feita por um profissional de destaque, deve nos fazer refletir também sobre nossa atitude diante do valor que têm os direitos humanos, a corrupção, a transparência, a justiça, a moral e o bem comum. Somos autênticos e fieis seguidores dos valores e dos ideais rotários? Estamos conscientes de nossa grande e permanente responsabilidade?

A resposta para essas perguntas está em cada um de nós. Se nossa proposta é que as coisas melhorem, podemos fazer com que isso aconteça. Há poucas organizações no mundo atual com o potencial que o Rotary tem para contribuir na construção de uma sociedade com valores e de uma civilização que proteja a dignidade de cada pessoa e respeite os direitos individuais e os coletivos.

A força do Rotary está em nossas ações - e não em nossas palavras - e delas dependem o cumprimento da missão e o alcance do glorioso destino de nossa centenária organização.

Celia Elena Cruz de GiayDiretora 2013-2015

Mensagem da diretora de RI

Page 5: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

5

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Caríssimos companheiros do distrito 4590,

Chegamos ao mês de janeiro, tempo de fomentar a sadia missão do servir, promovendo a melhoria da comunidade, celebrando o mérito profissional, desenvolvendo o companheirismo e, sobretudo, promulgando o respeito e a dignidade do ser hu-mano no seu todo e na sua coletividade, procuran-do aprimorar as estruturas sociais pelo seu traba-lho em favor da educação, da saúde, da promoção humana e da assistência social.

Oportuno salientar uma das brilhantes frases de Paul Percy Harris: “Para promover a compreensão

mundial, precisamos conscientizar grande número de pessoas - rotarianos e não rotarianos - e esta tarefa não pode ser realizada individualmente”.

Aproveito a oportunidade para agradecer ao governador Henrique Póvoa e Maria Bege pela oportunidade con-cedida, bem como aos clubes que compõem a região 7 (Holambra, Itapira, Jaguariúna, Mogi Guaçu e Mogi Mi-rim), que não medem esforços para fazer o Rotary brilhar, através de seus projetos, campanhas e ações.

Por fim, eu e Alessandra desejamos a todos um excelente 2015, repleto de companheirismo e muito sucesso.Saudações rotárias,

Mauricio Pillon e Alessandra - GA Região 07

Mensagem do governador assistente

Page 6: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

6

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

O interact e a consciência Rotária

Por Vinícius Oliveira Leite Diretor de Protocolo do Interact Club Jundiaí Oeste e Representante Distrital de Interact

No mês de janeiro, em Rotary, comemoramos a consciência rotária. Mas e nós interactianos? O que esta consci-ência tem a ver conosco? Tudo, afinal, devemos conhecer a nós mesmos, conhecer nossa instituição, nossos traba-lhos, nosso grupo, nossa família rotária.

Devemos ter consciência de que “ser jovem e não ser revolucionário é contradição genética”. E é seguindo este audacioso, completo e complexo lema que nós interactianos nos colocamos a trabalhar. Nós, jovens de 12 a 18 anos, decididos e entusiasmados a arrostar por um mundo melhor. Sim, é isso! Nós somos jovens revolucionários. Púberes estes que, tomados por decisões e emoções, fazemos a cada dia nosso trabalho. De segunda a segunda, 25 de 24 horas ao dia, sempre focados em revolucionar este mundo que é tomado pelo medo, por guerras e por angústias.

Sim, é isso que nós interactianos do distrito 4590 somos. Jovens revolucionários que, apoiados por rotarianos, homens e mulheres de bem, que ajudam em nossa formação de verdadeiros líderes e cidadãos, decidimos arriscar e trabalhar por um mundo melhor.

Para que este nosso trabalho seja bem feito, contamos sempre com o apoio de nossos Rotary Clubs padrinhos. Pudemos, ao longo deste ano rotário, ao qual já nos encontramos no meio, ver belíssimos frutos deste trabalho unido entre nossa família, dentre os quais podemos citar o “II São Pedro Adventure”.

Tal evento acontece entre uma parceria Rotary e Interact. Esse ano, atraiu aproximadamente quatro mil turistas para a cidade de São Pedro. Os esportes (jeep, motocross, canoagem, triathlon, duatlon, bicicross e skate) foram disputados nos finais de semanas. Provavelmente, este evento acontecerá anualmente, pois, além de apresentar provas respeitáveis (como a prova de skate internacional), movimenta hotéis fazenda e o comércio local. Grande esperança se tem com o próximo evento, no ano que vem, pois a tendência é pelo menos duplicar a quantidade de turistas.

Neste mês de consciência rotária podemos crer então que, tanto nós jovens interactianos, quanto os compa-nheiros rotarianos, devemos reconhecer o Rotary como um todo, no qual incluo novas gerações, que são a todo instante incentivadas por Rotary International. Que nestes próximos meses do ano rotário, renovados por este espírito que este mês nos traz, consigamos aprofundar ainda mais esta união: Rotary e Interact.

Interact

Page 7: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

7

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

A Conferência nacional do Rotaract e o distrito 4590

Por Murilo Cagliari Representante distrital de Rotaract

O mês de janeiro sempre reserva aos rotaractianos a Conferência Multidistrital de Rotaract Clubes (Conarc), o evento mais importante, em âmbito nacional, realiza-do para o programa. Este encontro, além de contar com grandes palestrantes e treinamentos e promover a inte-gração e intercâmbio de culturas, ideias e projetos entre os rotaractianos de todo o Brasil, conta com a realização de dois grandes concursos: o Concurso Nacional de Ora-tória e o Concurso Nacional de Projetos.

O Rotaract 4590 possui grande histórico nestes concur-sos, participando de todas as edições do Concurso Nacio-nal de Oratória – que visa o desenvolvimento desta fer-ramenta tão importante da comunicação e a avaliação dos candidatos de todos os distritos do Brasil através de um corpo de jurados em duas fases: semifinal, com dis-

curso preparado acerca do tema proposto e a final, com apenas três classificados e discurso surpresa com sorteio poucos instantes antes, classificando projetos em diversas categorias para o Concuro Nacional de Projetos – que visa premiar as melhores iniciativas de projetos e ações nas áreas de Serviços à Comunidade, Imagem Pública, Meio Ambiente, Serviços Internacionais, Serviços In-ternos, Finanças, Desenvolvimento Profissional e Semana Mundial de Rotaract Clubes.

Em 2015, teremos a participação do rotaractiano Mario Nobre Porto, do Rotaract Club de Itapira, no Concurso Nacional de Oratória e no projeto “Campeonato de Arremesso de Celular”, do Rotaract Club de Socorro, na categoria “Ação”, do Concurso Nacional de Projetos. Aguardamos ansiosos essas competições sadias, principalmente ba-seados no histórico do distrito nestes concursos, sendo o atual cam-peão do Concurso Nacional de Oratória, com o rotaractiano Adriano Carioca Santos, do Rotaract Rio Claro Sul (foto) e tendo vencido pela última vez o Concurso Nacional de Projetos, em 2012, com o projeto “World Rotaract Week”, na categoria “Internacionais”, do Rotaract Club de Limeira Tatuibi.

A Conarc 2015 acontecerá entre os dias 28 de janeiro e 1 de fevereiro, na cidade de Praia Grande, São Paulo.

Rotaract

Adriano Carioca Santos, do Rotaract Rio Claro Sul – campeão do Concurso Nacional de Oratória em 2014

Rotaract Club de Limeira Tatuibi, último vencedor do Concurso Nacional de Projetos do Distrito 4590 – Categoria Internacionais em 2012

Page 8: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

8

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Visitas oficiais

RC Jundiaí-Oeste

No dia 21 de janeiro, foi realizada a reu-nião de trabalho com o governador Henri-que Póvoa e esposa Maria Bege, no Rotary Club Jundiaí-Oeste, do qual fazem parte. O casal foi recebido no marco rotário do clu-be e, em seguida, ocorreu a Assembleia, em que os membros do clube mostraram seus projetos, planos de ação e a situação atu-al, fiscal e contábil. Em paralelo, as esposas se reuniram com a coordenadora distrital e apresentaram os trabalhos que são realiza-dos e o que está planejado até o final do ano rotário.

A visita oficial do governador em seu clube é a última reunião de visitas oficiais. O en-contro tem sua necessidade e importância, como em qualquer clube do distrito 4590, mas tem suas facilidades na comunicação, uma vez que a vida rotária do casal gover-

nador é extremamente ativa dentro do clube. A noite terminou com um jantar festivo para registrar este momen-to tão importante para o Rotary Club Jundiaí-Oeste.

Page 9: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

9

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Visitas oficiais

Comemoração dos 40 anos do Rotary Club Jundiaí-Oeste

O jantar comemorativo dos 40 anos do Rotary Clube Jundiaí-Oeste teve duas funções: a comemoração do aniversário do clube, fundado em 24 de janeiro de 1975, e a visita oficial do governador 2014-2015, Henrique Póvoa e Maria Bege, com a presença de rotarianos de toda a região e do distrito.

O companheiro Flávio Buzaneli e Neuza, governador 1997-1998, receberam uma homenagem do clube pelos 40 anos de Rotary. O casal Buzaneli foi fundador e 1º presidente do RC Jundiaí-Oeste, e é ativo até hoje, por isso, Flávio Buzaneli

e Neuza foram lembrados pelo importante papel que sempre desempenha-ram em todas as atividades rotárias no clube, no distrito e junto ao Rotary International.

Tivemos a posse de um novo associado, Carlito Inácio de Oliveira, que che-gou em clima total de festa e esperamos que sua vida rotária seja sempre assim. Ele foi apadrinhado pelo presidente Cesar Luiz Zillmer, que fez todas as honras para dar posse ao novo companheiro.

O Rotary Club Jundiaí-Oeste é um clube 100% Paul Harris e, na oportunidade, pudemos realizar a entrega de títulos Paul Harris aos companheiros Fabrício Pillon Spadine, irmão do nosso governa-dor assistente Mauricio Pillon Spadine, que pertence ao Rotary Club de Mogi Mirim, e recebeu a comenda das mãos do governador Henrique Póvoa, que é seu padrinho de Rotary. O segundo homenageado da noite com Título Paul Harris foi Carlos Vaz Júnior, que re-cebeu a comenda das mãos do Ppresidente Cesar Luis Zillmer, seu padrinho de Rotary.

Também tivemos a oportunidade de homenagear dois companheiros com Safiras, o presidente Cesar Luis Zillmer, que recebeu sua terceira Safira das mãos do governador Henrique Póvoa, e o companheiro e secretário José Eli-seu da Silva, que recebeu sua segunda Safira das mãos de seu padrinho e secretário distrital Wagner Vieira Chachá.

O companheiro e governador Henrique Póvoa e Maria Bege receberam o Título de Major Donnor das mãos do casal Flá-vio Buzanelli e Neuza, grandes incentivadores do companheiro Henrique a trilhar a vida rotária e ter chegado ao cargo de governador do distrito 2014-2015.

Outro momento importante para o clube foi a homenagem ao governador 2010-2011, José Carlos de Lima, que recebeu o Título de Sócio Honorário do RC de Jundiaí-Oeste, título que muito honra o clube, uma vez que o casal

Page 10: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

10

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Visitas oficiais

Lima e Walchiria são companheiros que muito contribuem com o Rotary e em especial com o RC Jundiaí-Oeste.

Encerrando as comemorações formais, tivemos a troca de lembranças e a pala-vra do governador e o término da reu-nião.

A parte festiva começou com um jantar muito especial, seguido de muita músi-ca, dança e companheirismo, que avan-çaram a noite afora.

Page 11: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

11

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Reunião de trabalho

Reunião para alinhamento de informações e ações do distrito 4590

Araras sediou, no dia 31 de janeiro, a reunião com os gover-nadores assistentes, a fim de realizar uma troca de experi-ências do semestre que já transcorreu. Durante o encontro, todos tiveram a oportunidade de posicionar o que ocorreu no distrito até o momento e, na seqüência, o que cada um tem em plano de realizar.Por sua vez, o governador Henrique Póvoa fez as considera-ções gerais sobre o andamento e resultados do distrito e as necessidades de ação para este segundo semestre, para que nosso distrito possa continuar a ter o sucesso esperado.Dos assuntos tratados: 1.) Desenvolvimento do quadro associativo e respectivas atu-alizações nos sistemas do RI e do Clube Eficaz.2.) Índice de frequência

3.) Incentivar a recuperação4.) Metas distritaisSolicitar a atualização no site do Distrito Eficaz5.) Contribuições à Fundação RotáriaIncentivar a contribuição e verificar a realização do paga-mento da parcela correspondente à campanha do panetone.6.) Pagamentos de cotas percapta do RIRelatório de pagamento, ressaltando que o prazo para pa-gamento foi final de janeiro/15.7.) Participação na Conferência Distrital 2015 – Faça o Rotary BrilharDemonstrado a necessidade de participar e estar nos hotéis da conferência, bem como os atrativos e o companheirismo esperado para este evento tão importante do ano rotário.8.) Convenção do Rotary International em junho/2015Mostrou a preocupação da comissão organizadora em razão de tão poucos brasileiros terem realizado a adesão à confe-rencia até o momento, enfatizando a oportunidade ímpar de poder participar de evento tão importante para o Rotary no mundo.

O governador registra o agradecimento ao Rotary Clube de Araras, na pessoa do governador assistente Sérgio Hedevaldo Antonio e sua esposa Fabiana, pela excelente acolhida e disponibilização de espaço tão agradável.Aos governadores assistentes e esposas que participaram e puderam receber também informações da coordenadora distri-tal Maria Bege, o agradecimento pela disponibilidade e excelente participação.

Page 12: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

12

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

nossa comissão em grande atuação

Conheça o projeto LuisaLevantamento de unidades para irrigação e serviços ambientais

Considerações geraisA partir do início da década de 1970, o acentuado desenvolvimento econômico, registrado principalmente no interior do Estado de São Paulo, resultou na degradação de seus recursos hídricos nos aspectos qualitativos e quantitativos, repetindo situações semelhantes às observadas em todo o planeta. A iminente escassez de água doce ficou cada dia mais evidente.Na agricultura, na indústria e na vida doméstica, a necessidade de água é cada vez maior e crescente, não para de aumentar, paralelamente ao crescimento demográfico e ao aumento nos padrões de vida, multiplica a neces-sidade, quantidade e uso. Sintomas de grandes crises já se manifestam em países que dispõem de boas reservas, assim, a situação mundial dos recursos hídricos é bastante crítica e requer cada vez mais recursos financeiros para solução dos problemas. A tendência atual, moderna e mundial de ecologia e desenvolvimento sustentado estabelece que o desenvolvi-mento econômico e social das regiões, além de se basear em suas potencialidades, deve estar associado e compa-tibilizado com a conservação do meio ambiente, em especial com os recursos hídricos. Uma sociedade ecologicamente correta só é possível quando os indivíduos que a compõem assumem os princípios de igualdade e respeito ao próximo. A crescente preocupação com alternativas de desenvolvimento sustentável coloca na agenda de governos e da sociedade civil a necessidade de se buscar mecanismos para incrementar o melhor aproveitamento dos recursos hí-dricos e, conseqüentemente, a redução no consumo. Não servir a estes princípios é atitude humana pouco sensata.

Responsabilidade, coordenação do projeto e Comitê GestorA execução dos trabalhos deverá contar com as diversas parcerias, a exemplo do Escritório de Desenvolvimento Regional de Bragança Paulista e possibilidade futura de expansão para os Escritórios de Desenvolvimento Regio-nal de Campinas, Jaú, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba. O trabalho será acompanhado pelo Grupo de Acompanhamento da CT-Rural/Comitê Gestor, formado por membros representantes das entidades da CT-Rural e por ela designadas (destaque-se a SMA/CBRN - Secretaria do Meio Ambiente, IAC - Instituto Agronô-mico de Campinas, Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, CENA/USP-Centro de Energia Nuclear na Agricultura, prefeituras municipais, sindicatos rurais e coope-rativas locais), que, articuladas com a coordenação, buscarão atender aos programas vigentes, como a Cobrança pelo Uso da Água no Meio Rural, Cadastro Ambiental Rural, Ato Declaratório e outros programas focados em

Projetos

Page 13: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

13

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

investimentos e pagamentos por serviços ambientais.

Equipe coordenadora Elaboração e coordenação técnica do projeto: Rotary International - Associação dos Rotarys Clubs do distrito 4590

Grupo de acompanhamento da Ct-RuralAtravés do cadastramento e levantamento de informações das propriedades rurais inseridas nos municípios sele-cionados, o projeto tem como premissa básica formar uma rede de inovação tecnológica, objetivando viabilizar soluções alternativas e informações para o desenvolvimento sustentável nas Bacias Hidrográficas dos Rios Pira-cicaba, Capivari e Jundiaí. O projeto deve contemplar as demais sub-bacias, de forma a atender às exigências de conformidade ambiental e uso correto dos recursos hídricos, contribuindo, desta forma, para a conservação deste bem em quantidade e qualidade. O projeto “LUISA” irá constituir-se de atividades voltadas ao levantamento de propriedades inseridas nos 14 municípios do Escritório de Desenvolvimento Regional de Bragança Paulista, acompanhado da aptidão agrícola do solo, incluindo seu uso, da rede de drenagem e vegetação, a fim de gerar informações sobre o meio físico em áreas rurais, com vistas a propor soluções alternativas ao planejamento territorial, de forma a proporcionar uma clara visão sobre as potencialidades e limitações do uso e ocupação das terras.

Municípios nº de Uisas Área das UPAs (ha) AMPARO 874 40.185,70ATIBAIA 841 25.700,40BOM JESUS DOS PERDOES 119 3.804,00BRAGANCA PAULISTA 1155 36.533,70JOANOPOLIS 1041 34.979,10MONTE ALEGRE DO SUL 453 8.606,70NAZARE PAULISTA 758 16.297,10PEDRA BELA 585 14.411,40PEDREIRA 185 7.316,90PINHALZINHO 608 10.252,70PIRACAIA 951 29.735,60SOCORRO (20% PCJ) 496(2482) 8039,59(40.230,40)TUIUTI 470 10.336,40VARGEM 279 8.141,10 ANALÂNDIA 225 32.271,30 CORUMBATAÍ 612 26.234,70HOLAMBRA 331 5.137,50VALINHOS 420 2.191,90VINHEDO 226 5.035,20CAMPINAS 1.012 45.172,80ITATIBA 773 25.796,20JAGUARIUNA 227 11.637,20JUNDIAÍ 1.535 26.049,10LIMEIRA 1.870 44.035,70

Projetos

Page 14: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

14

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Total 8815/7.231 254.340,38/223.561,60Taxa de realização de 85% 16046.0,85=13639

Em suma, o “LUISA” resultará na confecção e disponibilização de um conjunto de programas computacionais modelados independentemente, que, acionados por uma interface gráfica georeferenciada, permitirá questio-namentos temáticos e geográficos, proporcionando a planejadores e dirigentes subsídios técnicos que facilitem decisões que impliquem em desenvolvimento socioeconômico sustentável, simultaneamente à preservação am-biental e ao gerenciamento dos recursos hídricos.O projeto será financiado pelos Comitês PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), através de sua Agência de Bacias, num valor aproximado de RS 1.000.000,00 para a primeira das três fases. Os recursos são provenientes da cobran-ça pelo uso das águas em rios federais.

Elaborado por:Eng. Luiz Antonio Carvalho e Silva Brasi - coordenador distrital de Recursos Hídricos do distrito 4590 e membro do Rotary Club de Mogi Guaçu

Page 15: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

15

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Fique ligado!

58ª Conferência distrital: vagas apenas no hotel Vilage inn Estamos a quatro meses da Conferência Distrital e todas as providências estão sendo tomadas para que ela seja um sucesso! Dos dois hotéis reserva-dos para o evento (Golden Park e Vilage Inn), o primeiro já esta lotado, estando disponíveis agora somente as vagas no Vilage.As reservas podem ser parceladas até maio e ago-ra devem ser feitas diretamente no hotel, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (35) 2101-9800, com Maciel Elias. Mais informa-ções, inclusive sobre as reservas já realizadas no Golden, podem ser obtidas com o coordenador da

Conferência, Salvador Soares, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 97144-3088.

Proposta de hospedagem Período: de 14 a 17 de maioHotel Vilage Inn

Valores*:Single ................................................ R$ 840 o pacote (3 diárias)Duplo .............................................. R$ 1.050 o pacote (3 diárias)Triplo............................................... R$ 1.470 o pacote (3 diárias)Quádruplo........................................ R$ 1.785 o pacote (3 diárias)*Estes valores são referentes a três diárias, com café da manhã, almoço e jantar, roomservice, estacionamento (não há serviço de manobrista), internet wifi, TV a cabo, telefone com discagem direta, copa da mamãe e um passaporte por hóspede parao parque Walter Word (www.walterworld.com.br) em dias de funcionamento.

• Crianças**:De 0 a 6 anos................................... CortesiaDe 7 a 11 anos.................................. R$ 262,50 o pacote (3 diárias)Acima de 12 anos............................. Adulto = R$ 525,00 o pacote (3 diárias)**Valores de crianças válidos se acompanhados de 2 adultos pagantes.

Pagamento: Pode ser feito em prestações, a serem quitadas até 10 de maio de 2015. A reserva se dará a partir do pagamen-to com cheques, podendo ser pré-datados. A entrada será na quinta feira a partir 11h e a saída no domingo, até às 17h. O almoço da entrada não está incluso no pacote.

Page 16: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

16

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Fique ligado!

Lazer:• Piscinas de água natural com toboágua, piscinas cobertas e aquecidas, saunas, academia, quadra de tênis, quadra poliesportiva, quadra de areia, quiosques, playground, salão de jogos, salão de cartas e American Bar;• O hotel também conta com a equipe de recreadores Tien Tao, especialistas em diversão, realizando ativida-des durante dez horas por dia (nos finais de semana) para todas as idades (a partir de 4 anos), como caminha-das ecológicas, atividades esportivas e gincanas;• Os apartamentos são estruturados com uma cama de casal e uma cama de solteiro, TV com canais a cabo, internet wi-fi, frigobar, telefone e banheiro com ducha.

Contato do Hotel :As reservas podem ainda ser parceladas até maio e agora devem ser feitas diretamente no Hotel Vilage:Email: [email protected]: (035) 2101-9800

Jantar dançante “Uma noite para brilhar”Todos nós somos seres que brilham e cada um brilha a sua maneira. Nós queremos que, neste jantar dançante, vocês brilhem cada um do seu jeito: pelo seu sorriso, pelas suas roupas, pela sua simpatia... E todos por faze-rem parte da família rotária do distrito 4590! Esperamos vocês lá! Será dia 16/05/2015, às 20 horas, no Centro de Convenções. Aos hospedes dos Hoteis Village e Golden não será cobrada entrada.

Page 17: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

17

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Pelo distrito

Governadora eleita participa da Assembleia internacional, em San diego

A governadora eleita Roberta Lopes de Moraes e seu esposo Carlos participaram, neste mês de janeiro, da Assem-bleia Internacional de Rotary, na cidade de San Diego, Estados Unidos. Na ocasião, foi apresentado o lema para o ano rotário 2015-2016: “Dê um presente ao mundo”. E não se esqueça: nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março serão realizados o PETS e o TED da governadora Roberta, na cidade de Serra Negra.

Indicação do governador 2017-2018 do distrito 4590

Atendendo as exigências legais estabelecidas no estatuto e Manual de Procedimento, segue para conhecimento de todos os companheiros:

O governador 2014-2015 do distrito 4590 do Rotary International, Henrique Póvoa, de acordo com o artigo 13, seção 13.020.6 – Divulgação do nome do candidato indicado - do Manual de Procedimentos 2013, página 182 (Regimento In-terno do Rotary International), vem por meio deste, informar aos prezados companheiros presidentes, secretários e seus respectivos Rotary Clubs e associados, para divulgação, diante da notificação enviada pela Comissão de Seleção e Escolha do Governador Indicado para o ano de 2017-2018, que foi escolhido, como candidato indicado, o nome do companheiro EdUARdO ARiEnZO, do Rotary Club de Vinhedo, para o cargo de governador indicado 2017-2018 do distrito 4590 do Rotary International.Conforme seção 13.020.8 – Candidatos opositores – Qualquer clube do distrito poderá propor um candidato opositor para o cargo de governador indicado, desde que este seja membro de seu quadro social e que tenha sido devidamente sugerido à comissão de indicação. O nome do candidato opositor será apresentado na forma de resolução do clube aprovada em reunião ordinária.A resolução deverá ser entregue ao governador do distrito 4590 Henrique Póvoa, impreterivelmente, até às 18h00 do dia 16 de fevereiro de 2015.Após o prazo acima, deverá seguir os procedimentos determinados pelo Rotary International e constantes das seções 13.20.9, 13.020.10, 13.020.11 e 13.020.12 (página 183) do Manual de Procedimentos (Regimento Interno do Rotary International).

Page 18: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

18

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Pelo distrito

Presidente de RI e o lema rotário para o ano 2015-2016

O presidente eleito K.R. “Ravi” Ravindran anunciou, no dia 18 de ja-neiro, durante a Assembleia Internacional em San Diego o seu lema para 2015-2016: “Seja um presente para o mundo”.

Page 19: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

19

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Pelo distrito

Participe da Convenção 2015 do Rotary internacionalO presidente Gary Huang convida a todos os rotarianos para a convenção 2015. Ao par-ticipar da convenção em São Paulo, você sentirá ainda mais admiração pelo impacto que causamos no mundo e se motivará para continuar fazendo a diferença. A convenção será entre os dias 6 e 9 de junho, em São Paulo. Participe! Saiba mais no site http://www.riconvention.org/pt/2015/Register/Pages/ridefault.aspx.

Faça as contribuições da Campanha do panetone Saiba como os clubes deverão proceder para realizar as contribuições dos valores arrecadados na Campanha Dis-trital do Panetone Rotário da Amizade para o Fundo Anual de Programas da Fundação Rotária - FAP: • É preciso considerar o valor em Reais a ser contribuído, fazendo a conversão com base no dólar rotário do mês de janeiro 2015, em R$ 2,60, e fazer as contribuições conforme segue. Vamos citar como exemplo um clube que vendeu 150 caixas de panetones e tem R$ 3.420 para contribuir que, transformados em dólar, correspondem a US$ 1.315,38 de contribuição ao FAP da Fundação Rotária no mês de janeiro 2015. Esse clube pode fazer a con-tribuição dos US$ 1.315,38 da forma que achar melhor. Pode, por exemplo, mandar mil dólares em nome de um companheiro que já tem título Paul Harris e conseguir uma Safira ou Rubi para ele, com um título Paul Harris para outro companheiro que ainda não tenha, mandando os outros US$ 315,38 que sobram para um outro compa-nheiro, ou para quatro outros companheiros no caso com 78,84 dólares cada um. Pode também mandar o valor total para 14 companheiros, sendo 13 com US$ 100 cada um e 1 com US$ 15,38. Neste caso, deve ser emitido apenas um formulário e um boleto para os 14 companheiros;• Só quando o clube tem mais que US$ 2 mil para contribuir e vai doar dois ou mais títulos Paul Harris com Safira ou Rubi, é que será necessário emitir dois ou mais formulários/boletos;• Incentivamos os clubes que têm valores a contribuir próximos US$ 1000 para que completem esse valor e alcan-cem os US$ 1.000, podendo assim doar um título Paul Harris com Safira ou Rubi para seus associados;• Um clube que vai contribuir agora com US$ 500, por exemplo, e tiver um companheiro com uma contribuição já realizada anteriormente no mesmo valor (US$ 500), poderá direcionar a contribuição atual para esse compa-nheiro, fazendo com que ele chegue nos US$ 1000, tendo direito a receber um título Paul Harris. A decisão fica a critério de cada clube;• Depois que decidir como vai contribuir, é necessário acessar o site do RI, www.rotary.org.br, e clicar na sequência abaixo para preencher o formulário online:• Emissão de boletos, Fundação Rotária (na terceira coluna ao meio, na parte de baixo da tela, terceira alterna-tiva)• Selecionar e preencher como distrito 4590 e o nome do clube• Clicar em continuar• Informar que é uma contribuição individual• Colocar os nomes dos companheiros (selecionar ou digitar), digitando os tipos de reconhecimentos e os valores• Clicar em inserir• Clicar sempre na opção Fundo Anual para Programas, onde irá aparecer um pontinho dentro do círculo• Preencher seguindo os passos indicados nos demais campos do formulário• Para finalizar, conferir todo o preenchimento e depois clicar em gerar boleto• Imprimir o boleto e pagar em banco na conta da Fundação Rotária nele indicada

Page 20: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

20

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

• Confirmar a indicação no formulário online e aguardar o recebimento das premiações no endereço indicado, ou retirá-las no Escritório da Ribo, em São PauloCaso haja dúvidas durante o preenchimento do formulário, entre em contato com o Escritório do RI em São Pau-lo (11- 3826-2966), e procure por Edilson, Helder ou Patrícia. Contribuir com a Fundação Rotária é investir num mundo mais justo, com melhores condições de vida para os cidadãos mais necessitados, na busca da paz e com-preensão mundial. Esperamos que todos os clubes participantes da campanha possam fazer suas contribuições ao FAP da Fundação Rotária durante o mês de janeiro de 2015.

Lembretes:1. Indicação de presidentes, secretários e tesoureirosOs novos indicados para o ano rotário 2015-2016 de-vem ser registrados no RI e no Clube Eficaz. As infor-mações também precisam ser enviadas para a governa-doria 2014-2015, governador Henrique Póvoa, e para a governadoria 2015-2016, governadora Roberta Lopes de Moraes. 2. Memorando de entendimento O memorando deverá ser devidamente preenchido e encaminhado para a governadora Roberta Lopes de Moraes e a presidente da Comissão Distrital da Funda-ção Rotária, Marcia Lourenção Delamanha. Este pro-cedimento é um dos requisitos para que seus projetos possam transitar no ano rotário 2015-2016.

Errata

Na Carta Mensal de dezembro, publicamos a lista de empresas que contribuem com o programa Empre-sa Cidadã e houve um equívoco: a adesão do Mc-Donald’s ao programa ABTRF foi uma conquista do RC Jundiaí Vila Arens e não dos RCs Rio Claro e Rio Claro Sul. Nossas sinceras desculpas à empresa e ao clube e o agradecimento pelo apoio.

Agenda 2015

Fevereiro

- 23: Aniversário do Rotary e Dia da Paz e Compreensão Mundial- 28, 29 e 1/3: PETS - Treinamento de Presidentes e TED - Treinamento Equipe Distrital

Março

- Mês da Alfabetização Revista Rotária- De 10 a 16: Semana Mundial do Rotaract- 29: Assembleia Distrital Abril

- Mês da Revista Rotária- Seminário da Imagem Pública do Rotary

Maio

- De 14 a 17: Conferência do Distrito 4590 – Poços de Caldas

Junho

- Mês de Companheirismo no Rotary- De 6 a 9: Convenção International do Rotary no Centro de Convenções do Anhembi

Pelo distrito

Page 21: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

21

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Metas distritais para os clubes do distrito 4590 e metas especiais (ano rotário 2014-2015)• Guia Distrital/páginas 175 a 180: lembrar de fazer as atualizações do quadro de metas no Clube Eficaz. Não deixem para a última hora!• Página 184: premiação para governadores assistentes • Páginas 185 a 188: troféus • Páginas 189 e 190: certificados

Metas distritais para Asfar e Casas da Amizade e Associação de Senhoras (ano rotário 2014-2015): • Guia Distrital/páginas 175 a 180

inclusão do troféu governador Jesus Aldo BellãoO Troféu Jesus Aldo Bellão será oferecido pelo Rotary Club de Santa Crus das Palmeiras, do distrito 4590, ao companheiro que fizer a maior contribuição individual à Fundação Rotária, durante o ano rotário 2014-2015, de-vendo acumular todas as doações efetuadas, em seu nome, independente do programa de destino. A informação deverá ser enviada para a Comissão Distrital de Premiação e Reconhecimento até 31 de março de 2015.

inclusão do troféu governador Alcides Serzedello Para homenagear o saudoso governador Alcides Serzedello, o Rotary Club Rio Claro ofertará ao clube do distrito que patrocinar e hospedar o maior número de jovens nos programas de intercâmbio internacional de jovens de longa e curta duração. Para melhor entendimento, segue abaixo um tira-dúvidas e outros detalhes dos critérios, definidos pelo idealizador, o RC Rio Claro:1 – Como será mensurado o “clube de maior destaque”?O troféu Alcides Serzedello será oferecido ao Rotary Club do distrito 4590 que patrocinar e hospedar o maior número de jovens nos programas de intercâmbio internacional de jovens de longa e curta duração, durante o ano rotário de 2014-2015. 2 – Quem fará esta avaliação?O Rotary Club deverá enviar para a Comissão Distrital de Premiação e Reconhecimento o(s) nome(s) do(s) jovem(s) outbound(s) e país(es) onde realiza(m) o Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens no ano rotário 2014-2015, assim como o(s) nome(s) do(s) jovem(s) inbound(s) e o(s) país(es) de origem que hospeda no ano rotário 2014-2015. As informações serão ratificadas pela Expro Brasil. 3 – Qual será o critério para convidar os clubes a participarem desse desafio?O critério para participar dessa premiação é que o Rotary Club patrocine e receba jovens no programa de inter-câmbio internacional de jovens. 4 – Será avaliado separadamente “intercambistas” e “bolsistas”?Será feito a premiação somente para intercambistas. 5 – Qual a data final deste desafio? A data final para o Rotary Club enviar as informações para a Comissão Distrital de Premiação e Reconhecimento será 31 de março de 2015. 6 – Quem, ou como, as informações serão repassadas a Comissão de Premiação e Reconhecimento (relatório, Clu-be Eficaz, e-mail do avaliador)?Os próprios Rotary Clubs enviarão as informações para a Comissão Distrital de Premiação e Reconhecimento. As informações poderão ser confirmadas na Expro Brasil.

Premiações distritais

Page 22: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

22

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Conheça quem contribui com a ABtRF, no distrito 4590:

Empresa Cidadã

BALDI INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

Rotary Club Várzea Paulista LEICO´S FOOD COMERCIO ALIMENTOS LTDA.

Rotary Club Jundiaí Vila Arens

QUALIDADE RIO CLARO COMÉRCIO VAREJISTA DE ALIMENTO

Rotary Club Rio Claro Sul

CERVEZAN E LUNA COMÉRCIO DE PNEUS LTDA

Rotary Club Rio Claro Sul

HEBLING MAZZINI E CIA LTDA EPP

Rotary Club Rio ClaroIONE SEBASTIANA BAUCH GREGATO ME

Rotary Club Rio Claro Sul

ANANIAS DE ALMEIDA ME

Rotary Club Rio Claro Sul

GRUPO REAL CONTABILIDADE & ASSESSORIA LTDA.

Rotary Club Limeira Tatuibí

COOPERATIVA DE CRÉDITO UNICRED RIO CLARO

Rotary Club Rio Claro Sul

www.unicred.com.br/rioclaro

CHEMSON LTDA.

Rotary Club Rio Claro

TÂNIA REGINA HAACK PORTAL DE IMOBILIÁRIAS DE RIO CLARO E REGIÃO

Rotary Club Rio Claro Sul

Page 23: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

23

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

dEMOnStRAtiVO dAS RECEitAS E dESPESASRECEitAS Per-Capita Ano Rotário 2014/2015 157.245,00 Resultado da Operação Financeira 14.319,97 171.564,97 DESPESASArt 27 Alínea - a) Guia Distrital (4.495,00) 10% Carta Mensal (5.450,00) Correios, Custas e Emolumentos (233,40) Outras Despesas (1.890,00) (12.068,40)Art 27 Alínea - c) PETS (39.448,63) 23% Assembléias Distritais (2.866,86) Seminários Distritais (6.187,47) Treinamentos (9.551,84) GITS (2.329,24) (60.384,04)Art 27 Alínea - d) ROTARACT (2.000,00) 22% INTERACT (4.000,00) Sistema ClubEficaz (8.379,00) Escrituração Fiscal e Contábil (2.600,00) Secretaria Distrital (12.325,88) (29.304,88) (101.757,32)

SUPERÁVit / dÉFiCit dO PERÍOdO (69.807,65)

CIRCULANTE DISPONÍVEL Conta Corrente Banco do Brasil 6,76 Aplicações Financeiras Banco do Brasil 396.288,57 396.295,33 REALIZÁVEL À CURTO PRAZO Clubs Devedores Ano Rotário 2012_2013 3.430,32 Adiantamento à Fornecedor 10.000,00 Cta.Subsídios Distritais - C/c 1774-4 - B. Brasil 29.097,89 42.528,21 PERMANENTE IMOBILIZADO Móveis, Utensíliois e Eqptos. Informática 3.335,11 3.335,11 TOTAL DO ATIVO 442.158,65 CIRCULANTE EXIGÍVEL Clubs Devedores Ano Rotário 2012_2013 3.430,32 Cta.Subsídios Distritais - C/c 1774-4 - B. Brasil 29.097,89 32.528,21 PATRIMÔNIO LIQUIDO Fundo de Reserva 329.367,58 Fundo de Projetos Distrital (Art.28 § 2º item a) do Estatuto) 10.455,21 Resultado do Período 69.807,65 409.630,44 TOTAL DO PASSIVO 442.158,65

Balancete do Fundo Distrital em 31 de Dezembro/2014

Ati

VO

PASSiV

O

Page 24: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

24

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

MOVIMENTAÇÃO DO QUADRO ASSOCIATIVO - SETEMBRO / 2014

AdMiSSÃO dE SÓCiOS

Clube Sócio CAMPINAS FABIO MAZELLI FRUCHROTARY CLUB DE CAMPINAS FRANCIANE VILAR FRUCHROTARY CLUB DE CAMPINAS SONIA LEA COSTA CREPALDIROTARY CLUB DE CAMPINAS TOMAS MARCELO MARTINS LEITEJUNDIAÍ - OESTE CARLITO INÁCIO DE OLIVEIRAPEDREIRA MARCIO TATSUO BRITO OGATARIO CLARO IGOR MAIARIO CLARO JERSSER ROBERTO HOHNERIO CLARO - SUL ANANIAS DE ALMEIDARIO CLARO - SUL LIDIANE SILVA RAMOS GARCIA DE ALMEIDASÃO JOÃO DA BOA VISTA - SUL MARCELO LUIS NOZAWASÃO JOSÉ DO RIO PARDO MARIA DAS GRAÇAS BARBOSA DE ABREU AZEVEDOSÃO JOSÉ DO RIO PARDO RONALDO MEDEIAVINHEDO JAIME PASSARINI

BAixA dE SÓCiOS

Clube Sócio ATIBAIA ESTÂNCIA SAMUEL EDUARDO TARPINIANCASA BRANCA LUIZ ARCÚRIO JUNIORJAGUARIÚNA ELOY FERNANDES MORGADO JUNIORJAGUARIÚNA RUBENS CELSO MARTINSMOGI GUAÇU WELISON LUIZ ALVES AOKISÃO JOÃO DA BOA VISTA RUI JESUS SOUZASÃO JOSÉ DO RIO PARDO MÁRCIO COSTA LOIOLASAO SEBASTIAO DA GRAMA TIAGO COSSOLIN PEDRILLO

AdMiSSÃO dE SÓCiOS

Clube Sócio STA CRUZ DAS PALMEIRAS CAIO HENRIQUE DE CAMPOS RAMOS

BAixA dE SÓCiOS

Clube Sócio JUNDIAI OESTE ANDREZZA OLIVER DE LIMAJUNDIAI OESTE GUSTAVO CENSI

intERACt CLUB

ROtARY CLUB

Page 25: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

25

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

Frequência Distrital - Distrito 4590

ROtARY CLUB total de Associados Frequência %

30/06/2014 31/12/2014 Diferença Real

REGIÃO 01 - FRANCKE MEGDA BLASCKE CACONDE 16 16 0 88,10%CASA BRANCA 13 12 -1 0,00%MOCOCA 42 44 2 50,93%SÃO JOSÉ DO RIO PARDO 47 43 -4 91,52%SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - OESTE 25 30 5 72,22%TAPIRATIBA 10 10 0 0,00% 153 155 2 REGIÃO 02 - MATEO COTIC AGUAÍ 22 23 1 91,67%SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS 24 24 0 87,50%SÃO JOÃO DA BOA VISTA 43 40 -3 71,21%SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SUL 23 24 1 82,35%SAO SEBASTIAO DA GRAMA 22 27 5 73,08%VARGEM GRANDE DO SUL 37 37 0 89,58% 171 175 4 REGIÃO 03 - SERGIO HEDEVALDO ANTONIO ARARAS 29 29 0 61,11%ARARAS - SUL 19 20 1 94,44%CONCHAL 12 13 1 0,00%LEME 31 32 1 78,85%PIRASSUNUNGA 28 31 3 82,29% 119 125 6 REGIÃO 04 - MAURÍCIO BACCI JÚNIOR ARARAS ALVORADA 20 21 1 42,86%CORDEIRÓPOLIS 21 21 0 66,67%RIO CLARO 35 39 4 81,32%RIO CLARO - CIDADE AZUL 22 23 1 84,85%RIO CLARO - SUL 44 44 0 67,10% 142 148 6 REGIÃO 05 - PAULO CESAR DIOTO IRACEMÁPOLIS 9 16 7 87,50%LIMEIRA 29 29 0 73,33%LIMEIRA - MORRO AZUL 17 22 5 65,00%LIMEIRA - SUL 15 15 0 89,33%SÃO PEDRO 18 18 0 94,29% 88 100 12 REGIÃO 06 - NILSON NICOLETTI COSMÓPOLIS 24 23 -1 97,62%LIMEIRA - LESTE 25 26 1 36,67%LIMEIRA - NORTE 25 24 -1 73,61%LIMEIRA - SUDESTE 19 19 0 100,00%LIMEIRA - TATUIBI 14 20 6 83,33% 107 112 5 REGIÃO 07 - MAURICIO PILLON SPADINE HOLAMBRA 10 13 3 36,92%ITAPIRA 25 31 6 47,74%JAGUARIÚNA 10 12 2 45,00%MOGI GUAÇU 34 35 1 93,22%MOGI MIRIM 20 22 2 95,45% 99 113 14

Page 26: Carta Mensal - Rotary 4590 - janeiro 2015

26

Governador Henrique Póvoa • Presidente RI Gary Huang

Carta Mensal - Janeiro • Distrito 4590

REGIÃO 08 - ALESSANDRA DEMATEI ÁGUAS DE LINDOIA 14 15 1 0,00%AMPARO 25 25 0 91,67%PEDREIRA 20 21 1 84,38%SERRA NEGRA 32 31 -1 50,00%SOCORRO 18 18 0 97,50% 109 110 1 REGIÃO 09 - ADAILTON JOSÉ SANTOS SILVA CAMPINAS - ALVORADA 13 14 1 79,17%CAMPINAS - BARÃO GERALDO 15 14 -1 64,29%CAMPINAS - CARLOS GOMES 9 9 0 0,00%CAMPINAS - OESTE 14 15 1 42,86%PAULÍNIA 16 16 0 93,33% 67 68 1 REGIÃO 10 - ANGELITA ROSICLER DE MARCHI CAMPINAS 35 41 6 76,43%CAMPINAS - ANDORINHAS 9 9 0 66,67%CAMPINAS - CAMBUÍ 22 25 3 90,63%CAMPINAS - LESTE 12 12 0 0,00%CAMPINAS - NORTE 26 26 0 70,37% 104 113 9 REGIÃO 11 - AUGUSTO VITÓRIO BRACCIALLI CAMPINAS - CAMPOS SALES 11 12 1 33,33%CAMPINAS - SUL 43 44 1 82,86%VALINHOS 16 15 -1 96,43%VINHEDO 53 54 1 0,00% 123 125 2 REGIÃO 12 - ADILSON CARNIATTO ATIBAIA 37 37 0 44,83%ATIBAIA ESTÂNCIA 11 12 1 91,67%BRAGANÇA PAULISTA 11 13 2 87,50%BRAGANÇA PAULISTA - ESTÂNCIA 23 25 2 98,61%ITATIBA 29 31 2 90,00% 111 118 7 REGIÃO 13 - MERCIO DE OLIVEIRA JUNDIAÍ 36 38 2 83,33%JUNDIAÍ - LESTE 20 21 1 73,81%JUNDIAÍ - SERRA DO JAPY 23 26 3 88,46%JUNDIAI - SUL 19 20 1 80,00%JUNDIAÍ - VILA ARENS 11 12 1 98,33% 109 117 8 REGIÃO 14 - NELLY MARIA WACHULKA CAJAMAR 20 21 1 0,00%CAMPO LIMPO PAULISTA 13 13 0 92,31%JUNDIAÍ - OESTE 29 29 0 80,78%VÁRZEA PAULISTA 11 13 2 0,00% 73 76 3 Total de Clubes: 70 Total em 30/06/2014: 1575 Total em 31/12/2014: 1655 Diferença Total: 80

Frequência Distrital - Distrito 4590