Cartas de Oração dos Nossos Missionários · 2020. 3. 10. · Estive distribuindo 15 Bíblias de...

7
Leia e Glorifique a Deus por tudo que Ele está fazendo. Dezembro/2019 Cartas de Oração dos Nossos Missionários SEMADEM 2019 "Missões...Se não nós, quem? se não agora, quando?"

Transcript of Cartas de Oração dos Nossos Missionários · 2020. 3. 10. · Estive distribuindo 15 Bíblias de...

Page 1: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · 2020. 3. 10. · Estive distribuindo 15 Bíblias de Estudo NTLH para os alunos matriculados ao Curso Bíblico e também 15 Bíblias

Leia e Glorifique a Deus por tudo que Ele está fazendo.

Dezembro/2019

Cartas de Oraçãodos Nossos Missionários

SEMADEM 2019"Missões...Se não nós, quem?

se não agora, quando?"

Page 2: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · 2020. 3. 10. · Estive distribuindo 15 Bíblias de Estudo NTLH para os alunos matriculados ao Curso Bíblico e também 15 Bíblias

Miss. Jairo e VâniaJordânia

Jordânia, novembro de 2019.

Queridos Mantenedores e Intercessores,

Graça e paz!Louvamos a Deus pelo privilégio de, mais uma vez,

compartilhamos as nossas notícias com todos vocês!O Senhor ouviu as nossas orações e nos concedeu a aprovação dos

nossos vistos de residência, válidos por um ano. Alguns obstáculos relacionados à nossa segurança se levantaram ao longo do caminho, mas foram superados pela graça de Deus. Diante de mais esta porta aberta, queremos que saibam que somos muito gratos a todos vocês que intercederam por nós e pedimos que continuem rogando ao Pai pelo nosso progresso aqui. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31).

Neste início de caminhada, estamos participando de um programa de imersão cultural. Trata-se de uma iniciativa da PMI (Povos Muçulmanos Internacional), uma das organizações que somos filiados e que coordena o nosso trabalho no campo. O programa se

chama Curso de Orientação Transcultural (COT) e representa a primeira etapa no desenvolvimento do nosso ministério neste novo contexto. O COT foi elaborado para: “ajudar o obreiro em seu processo de adaptação cultural, com o objetivo de que seja mais eficaz em sua meta de anunciar o evangelho a um povo com uma cosmovisão diferente da sua”.

Dando prosseguimento ao processo de adaptação, estamos estudando o árabe jordaniano. Basicamente, o nosso propósito é fazer uma transição do árabe que aprendemos no norte da África para o árabe que é falado neste país do Oriente Médio. Até aqui, o aprendizado do idioma tem representado uma experiência encorajadora. Entendemos que o bom desenvolvimento do nosso trabalho está relacionado à capacidade de nos comunicarmos com eficácia. Por isso, temos encarado com muita seriedade esta experiência de aprendizado.

Os meninos estão bem e avançando em seu processo de crescimento e adaptação. O David está com as vacinas em dia e agora carrega no sorriso a presença de quatro dentinhos. O Mateus tem aprofundado o relacionamento com os novos colegas e tido uma excelente experiência educacional. Apesar de novato, ele recebeu um prêmio do diretor da escola, referente aos meses de agosto e setembro, por seu bom comportamento e desempenho. Algumas das características destacadas foram: excepcional trabalho em equipe, responsabilidade, coragem, cuidado com os outros alunos e atitude positiva. Louvamos ao Senhor porque os meninos estão respondendo positivamente a todo o processo de mudança pelo qual estamos passando.

Em parceria com os nossos colegas de equipe, demos início a um projeto esportivo para ensinar futebol. Semanalmente, estamos utilizando o espaço de uma escola para atender crianças locais e refugiadas. Alguns dos países representados pelas crianças são: Jordânia, Síria, Iraque, Líbano, Egito e Sudão. Entendemos que essa é uma ferramenta extraordinária para influenciar positivamente a vida dessas crianças, promover atividade física – pela qual elas são apaixonadas – e comunicar o amor do Senhor. No primeiro contato com elas, fui surpreendido por um dos meninos que, ao se aproximar, perguntou se eu era cristão. Quando respondi positivamente, ele louvou a Deus (Mashallah!). Ele é cristão jordaniano e ficou feliz em saber que eu também era cristão, num cenário em que os cristãos evangélicos são apenas 0.3% da população do país.

Há cerca de três semanas, visitamos Mafraq. Trata-se da cidade mais próxima de Zaatari, o maior campo de refugiados para sírios no mundo. Mafraq fica localizada a cerca de 16 quilômetros da fronteira com a Síria. Durante a visita, encontramos refugiados, ouvimos suas histórias e oramos com eles. As necessidades são imensas, as dores profundas e o sofrimento impactante.

Page 3: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · 2020. 3. 10. · Estive distribuindo 15 Bíblias de Estudo NTLH para os alunos matriculados ao Curso Bíblico e também 15 Bíblias

Miss. Jairo e VâniaJordânia

Na segunda casa que visitamos, conheci o Mohammad, um jovem da cidade de Homs, na Síria. Ele sofre de problemas psicológicos causados pela guerra civil. Durante a adolescência, ele foi consumido pelo medo dos constantes bombardeios que destruíram a sua cidade e dizimaram o seu povo (três tios morreram em consequência dos conflitos). Hoje, ele tem 20 anos, está deprimido e vive isolado. Tudo indica que ele sofre de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Ao ouvir o pai descrever essa história angustiante, perguntei, “aqui mesmo, não há tratamento disponível ou algum profissional que possa ajudar seu filho?” Para minha surpresa, ele disse que não há ajuda psicológica disponível localmente e destacou que não vê solução para a situação do filho. Então, concluiu balançando a cabeça e dizendo apenas que a mente do filho está cansada. Depois de orar por Mohammad com os meus companheiros, ali mesmo, na sala de estar da casa, falei silenciosamente com Deus: “Pai, seria tão bom se o Senhor enviasse aqui profissionais de saúde capazes de cuidar dos traumas desse menino e de tantos outros traumatizados pela guerra.” Desde aquele encontro, tenho feito repetidamente esta oração. A necessidade é grande, chocante e urgente. Haveriam pessoas qualificadas dispostas a ajudar? “Senhor Jesus, envie o teu povo!”

A partir do início do próximo ano, as nossas atividades se concentrarão no Centro de Desenvolvimento Cultural que é mantido por nossa organização aqui. Esse Centro atende nacionais e refugiados de vários países, incluindo uma população expressiva de sudaneses da etnia Fur (estima-se que mais de dois mil refugiados de Darfur vivem nos arredores do Centro). O acesso ao povo é uma realidade tão extraordinária que nos dá a sensação de que todo um cenário aqui estava sendo preparado para nós, antes da nossa chegada. Há alguns anos, vínhamos orando por uma porta aberta de ministério entre o povo Fur. O Senhor está respondendo às orações e transformando um sonho em realidade.

A Igreja que mais participamos até o momento é composta majoritariamente por cristãos locais. O culto semanal é às quintas-feiras à noite, já que domingo é um dia normal de trabalho (o fim de semana aqui é sexta-feira e sábado). Os cristãos nacionais nos inspiram. São um exemplo de fé, perseverança e resiliência ao longo dos séculos. É muito bom vê-los adorando ao Senhor em seu estilo cultural, utilizando seus instrumentos característicos e cantando na língua árabe. Apesar dos inúmeros desafios, o Senhor continua edificando a Sua Igreja nesta parte do mundo.

Portanto, é um privilégio colocar a nossa vida à disposição dEle a fim de participarmos desta grande Obra. Obrigado por participarem conosco!

“A graça do Senhor Jesus esteja com vocês” (1Coríntios 16.23).

No Cordeiro,Família OliveiraJairo, Vânia, Mateus e David

Nossa Vizinhança

Pr. Renato ConceiçãoDiretor da SEMADEM

Page 4: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · 2020. 3. 10. · Estive distribuindo 15 Bíblias de Estudo NTLH para os alunos matriculados ao Curso Bíblico e também 15 Bíblias

Miss. Adilson e CíntiaTribos Indígenas Brasileiras

São Gabriel da Cachoeira, novembro de 2019.

Queridos Mantenedores e Intercessores, "Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 2Pedro 2.18a

Graça e Paz! Acabo de retornar de mais uma viagem do Rio Xié, onde estivemos visitando

várias aldeias, com vista ao crescimento e planejamento para o próximo ano também.

CAPACITAÇÃO BÍBLICA 2020

Um dos nossos alvos ministerial para 2020 é capacitar biblicamente nossos irmãos. Nosso plano é preparar lideranças e obreiros na parte já evangelizada, a fim de fortalecermos as Igrejas implantadas ali e estas sejam impelidas a se comprometerem com a evangelização e implantação de novas Igrejas. Já em nossa subida, Deus nos deu um bom tempo entre cada aldeia evangelizada na parte debaixo do Rio Xié, onde estivemos falando com a liderança de sete aldeias propondo iniciarmos um Curso de Capacitação Bíblica entre 18 a 20 matérias, para o ano que vem. Já temos um total de quase 40 pessoas matriculadas. Assim, podemos capacitar líderes e obreiros de uma forma mais profunda e direcionada. Os irmãos da aldeia de Campinas ofereceram sua Aldeia para ser a Base dos Estudos. A Aldeia de Campinas fica na metade do caminho entre São Gabriel e Anamuim, ou seja, é de mais fácil acesso, o que facilita outros professores virem darem aulas. Portanto fica o convite e desafio para você, caso queira dar um pouco de seu tempo e ser um dos professores nesse Curso de Capacitação Bíblica, faremos uma agenda para cada módulo do Curso, onde cada módulo será ministrado duas matérias e durará uma semana, nosso desejo é que a cada ano consigamos realizar quatro módulos.

PASTOREANDO AS ALDEIAS

Depois seguimos viagem, onde demos continuidade de nosso trabalho nas aldeias de Pamã-Cachoeira, Boa Vista e Anamuim, onde pela misericórdia de Deus mais uma vez tivemos bons momentos de visitação, onde pudemos visitar casa por casa, ver as necessidades e aconselhar famílias a prosseguirem na sua caminhada na fé. Tivemos ótimos momentos de oração junto aos irmãos, ensino com as lideranças e boas oportunidades de pregação, tentando seguir os passos de Jesus em Mateus 9.35.

BATISMO Pudemos batizar mais dois irmãos que não conseguiram se batizar no último batismo em setembro, cumprindo Marcos 16.16 e assim nesse ano Deus nos abençoou com 14 batismos no Rio Xié pela Sua Graça e Misericórdia. LOUVADO E ENGRANDECIDO SEJA NOSSO DEUS!!!

DISTRIBUIÇÃO DE BÍBLIAS Estive distribuindo 15 Bíblias de Estudo NTLH para os alunos matriculados ao Curso Bíblico e também 15 Bíblias normais e certificados de batismo aqueles que se batizaram em setembro. ORE, pois nosso desejo é oferecer uma Bíblia de Estudo NTLH a cada candidato da Capacitação Bíblica para que possam ter um material para ajudar no desenvolvimento do aprendizado.

Page 5: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · 2020. 3. 10. · Estive distribuindo 15 Bíblias de Estudo NTLH para os alunos matriculados ao Curso Bíblico e também 15 Bíblias

Miss. Adilson e CíntiaTribos Indígenas Brasileiras

FAMÍLIA

No mais estamos bem aqui. Preparo-me para fazer uma viagem no próximo dia 13/11 para São Paulo com João Gabriel, onde participarei da Conferência da Missão Antioquia, entre os dias 15-17/11, e atenderei algumas Igrejas.

No ano passado fiz exames que detectaram uma obstrução nasal. Portanto irei consultar-me com um cirurgião otorrino a fim de me preparar para cirurgia para desobstrução de septo nasal esquerdo. O João Gabriel também tem sofrido com alergias, ele também passará por consultas médicas. Orem por isso, para que Deus me guie para um bom médico e que tudo corra bem em nossas consultas. Cíntia ficará com Caleb, até que acabe suas provas da escola e depois viajará me encontrando em São Paulo, onde também junto com o Caleb terá várias consultas médicas.

OREM CONOSCO:

? Pelo Planejamento do ano que vem para o Rio Xié;

? Pelos médicos que eu e João Gabriel passaremos;

? Por Cíntia e Caleb que ficarão;

? Pela saúde da nossa família;

? Pelos recursos financeiros tanto para realização do ministério quanto para nossas necessidades familiares.

Deus abençoe a todos! No amor do Senhor da seara, Pr. Adilson, Pra. Cíntia, Caleb e João Gabriel

Pr. Renato ConceiçãoDiretor da SEMADEM

Page 6: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · 2020. 3. 10. · Estive distribuindo 15 Bíblias de Estudo NTLH para os alunos matriculados ao Curso Bíblico e também 15 Bíblias

Albânia, Novembro de 2019.Queridos Mantenedores e Intercessores,A Paz do Senhor Jesus aos queridos amigos, familiares e irmãos em Cristo que

permanecem conosco em oração, apoio e carinho para que o Reino de Deus seja conhecido e edificado em cada vida do povo Albanês.

Louvamos a Deus, pois no dia 05/10 inauguramos a Igreja em Rreshën para Glória do Senhor e foi um culto maravilhoso com a presença principal do Senhor nosso Deus, o dono do local alugado, vários pastores, irmãos em Cristo, cristãos da Igreja e alguns moradores da cidade. O Senhor nosso Deus é Fiel e surpreendente a cada dia.

Muito obrigado pelas vossas orações, pois fomos a Itália e a consulta da Miriam com o médico foi uma bênção, porém a senhora responsável lá no hospital para marcar a cirurgia disse

que Miriam não poderia operar lá, pelo fato de não morar na Itália, retornamos para Albânia com o pensamento de irmos ao Brasil, mas a porta que Deus abre, quem pode fechar?? Logo depois recebemos o comunicado de estar no dia 19/10 às 10:00hs da manhã no hospital para Miriam se internar e foi outra grande luta, mas o General de guerra entrou na batalha e nos deu a vitória; dia 21/10 Miriam foi operada colocando uma prótese no quadril e fêmur da perna esquerda, e no dia 23/10 já estava caminhando com as muletas pelo corredor do hospital, ainda que com um pouco de dificuldades e dores, louvamos ao nosso Deus por esta vitória. Queremos

pedir que continuem orando pela recuperação completa da Miriam, pois está fazendo fisioterapia e o médico disse que ano que vem ela terá que operar a perna direita, que está com o mesmo problema... Obrigado a todos que nos ajudaram também enviando oferta e palavras de apoio durante este tempo, pois tivemos que ficar lá até retirar os pontos em 12/11 e tudo foi providenciado pelo nosso Deus de uma maneira espetacular, pois “Ele” é onipotente e nos utilizou durante este tempo para algumas pessoas lá na Itália que careciam de ouvir da Maravilhosa palavra de Deus que traz salvação, libertação e conforto!!! Como é bom ser servo do Senhor!!!

Durante este tempo a Missionária Nájua ficou dando o estudo da Palavra de Deus em Rreshën junto com a Missionária Djanir, o Pr. Anchieta e família dirigiram um dos cultos e o Pr.Glauco e família, os outros, e a Mileva que é professora da Escola da cidade, crente em Jesus e membro da Igreja, ficaram na escola de futebol com 2 grupos dando as classes até retornarmos.

Precisamos de muito jejum e oração pela salvação, libertação, transformação das mentes e corações do povo da cidade de Rreshën e também pelos irmãos que já aceitaram Jesus, por unidade, amor e aceitação de uns pelos outros e transformação

de verdade de comportamento e vida como cristão em nome de Jesus. Ajudem-nos neste pedido, para que a Igreja de Rreshën seja cheia do poder de Deus e ganhadora de outras vidas nesta cidade!!!!

Semana passada uma jovem de classe média com 23 anos, com faculdade, entrou no banheiro colocou uma venda nos olhos e se jogou da janela do sétimo andar... Eles vivem sem esperança, sem alegria verdadeira e sem paz... Por isso o Senhor nos trouxe aqui, mas precisamos de muita graça, unção, sabedoria, as vezes estratégias e muito poder de Deus para mostrar à estas pessoas que há um Deus vivo e poderoso capaz de fazer a diferença na vida deles, sem ofendê-los, desrespeitá-los e demonstrando amor... Orem junto conosco nos ajudando para que levemos salvação e transformação deste povo Albanês!!!!

Miss. Edmilsom e Miriam

Missionários Miriam e EdmilsonAlbânia

Pr. Renato ConceiçãoDiretor da SEMADEM

Page 7: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · 2020. 3. 10. · Estive distribuindo 15 Bíblias de Estudo NTLH para os alunos matriculados ao Curso Bíblico e também 15 Bíblias

Pr. Renato ConceiçãoDiretor da SEMADEM

Paraguai, Novembro de 2019.

Queridos Mantenedores e Intercessores, Graça e Paz de nosso Senhor Jesus!Muito obrigado a todos pelas orações e apoio econômico dedicados

à nossa família e à Frente Missionária Paraguai. Parafraseamos as palavras do autor aos Hebreus, Deus não é injusto para ignorar o trabalho de amor de vocês para conosco, vossa perseverança e fidelidade nesta parceria. Apesar de estarmos bem próximos ao Brasil, esta Frente tem suas peculiaridades e diferenças culturais, e

necessidades relevantes. Temos consciência que nosso Deus é o Deus de todos os povos, línguas e nações e enviou a Jesus para todas as pessoas e nacionalidades indistintamente, e é esta consciência que nos move a seguir sempre adiante.

PROCLAMANDO O AMOR DE DEUS No nosso trabalho de evangelização não cessamos de sair às ruas, indo de casa

em casa, e às vezes com atitudes inusitadas com um megafone dizendo “Deus ama esta comunidade, arrependam-se porque o Reino de Deus é chegado a vocês”. Além disso, gastamos tempo com as pessoas dialogando, convidando e insistindo com a Palavra. Nos cultos de missões sempre conscientizando a Igreja do nosso dever. Em nosso último culto o tema foi “antes de decir al mundo, diga a su família”, pois neste ano a família foi a temática da Igreja em todos os departamentos e congregações. Há poucos dias um dos novos obreiros nos disse: “Pr. Otoniel, já me sinto mal quando não saio para evangelizar, existe dentro de mim uma cobrança, e preciso obedecer”.

COMEMORANDO 25 ANOS DE FUNDAÇÃO Louvamos juntos a Deus pelo Jubileu de Prata da obra aqui no Paraguai. Através

do Instituto Bíblico fizemos uma homenagem aos fundadores da obra, Pr. João Carlos e Mis. Geneci, que até hoje trabalham incessantemente. Expressamos nossa gratidão pelo apoio da Igreja brasileira no avanço do trabalho que caminha firmemente. Nosso agradecimento a todos mantenedores e intercessores.

CONTRIBUINDO PARA A PREPARAÇÃO DOS OBREIROS Chegamos ao encerramento do ano letivo do Instituto Bíblico em

Hernandarias com a ministração de sete disciplinas. Na verdade, foi um ano com muitos desafios para a administração da Igreja, rebelião de alguns obreiros e escassez econômica, de modo direto isto se refletiu negativamente em muitas áreas, mesmo assim à frente do Instituto Bíblico contemplamos resultados gratificantes. Percebemos o crescimento ministerial dos alunos nas pregações e no ensino da Palavra. Concluímos as atividades do ITB com uma breve cerimônia de entrega dos boletins aos alunos do Curso de Teologia, que foi seguida de uma alegre confraternização.

No demais, pedimos que sigamos insistindo com Deus em oração:1. Pela saúde de nossa família e provisão econômica para algumas necessidades específicas;

2. Pela completa restauração da aluna do ITB que ainda se encontra com quadro de saúde delicado;

3. Salvação de vidas e levantamento de novos obreiros;Direcionamento ministerial para nossa família no ano de 2020 e por saúde e

prosperidade de nossos mantenedores e intercessores;

Missionários: Pr. Otoniel Cícero, Ivânia Arcanjo e filhos Levi e Larissa.

Missionários Otoniel e IvâniaParaguai