Cartilha culinaria Sustentavel Coop versao 6 - ntics.com.br · Na vida pública, elegendo-se...

28
Cartilha

Transcript of Cartilha culinaria Sustentavel Coop versao 6 - ntics.com.br · Na vida pública, elegendo-se...

Cartilha

Culinária SustentávelProjeto

A história a seguir é um exemplo de até onde o trabalho, a vontade de progredir e a determinação podem conduzir uma empresa. É uma história que não tem fim, e que continua sendo escrita a cada dia.THOMAZ GOUVEIA FILHO, proveniente da cidade de Funchal (Ilha da Madeira – Portugal) chega ao Brasil em 1929, a um pequeno povoado situado a Noroeste do estado de São Paulo, chamado José Teodoro.Casa-se e tem cinco filhos, sendo que o segundo deles (o primeiro homem) recebe o nome de THOMAZ GOUVEIA NETTO, não imaginando que esse filho, anos de depois, levaria o nome GOUVEIA a uma altura nunca antes imaginada.Em 13 de junho de 1945, o povoado de José Teodoro passa a se chamar, em definitivo, Martinópolis, em homenagem ao seu principal colonizador: João Gomes Martins.Inicia-se então o primeiro comércio do Sr. THOMAZ: tecidos, zíperes, botões, entre outros. A segunda loja, vem algum tempo depois, comercializando materiais, sacos fechados, etc. A trajetória da Família GOUVEIA, no pequeno povoado é marcada pela participação ativa junto à comunidade. Na vida pública, elegendo-se vereador com a realização de obras de importância para a região.Após se casar, começam a nascer os filhos. O EMPÓRIO NOSSA SENHORA APARECIDA, era pequeno para tantas pessoas, tantos sonhos e objetivos. Nosso patriarca começa a entender que estava chegando a hora de partir da aconchegante Martinópolis, em busca de realizações maiores.A chegada em São Paulo, foi marcada por muito trabalho, logo na primeira loja, com os primeiros funcionários, toda a família trabalhava para o crescimento do pequeno negócio. Crescia também o respeito entre os fornecedores por aquela pequena ANDORINHA.Sr. THOMAZ faleceu no ano de 1993, pouco depois de uma viagem a Martinópolis, onde fora homenageado por familiares, amigos e políticos.Hoje, a realidade é muito maior que seu sonho, administrado por seus filhos, o pequeno comércio transformou-se em um Hipermercado, possuindo mais de 300 mil clientes em uma área confortável para compras, com shopping e 1.000 vagas cobertas de estacionamento. Gerando hoje, mais de 900 empregos diretos e facilitando a moradia de muitos de seus funcionários.Esta é, resumidamente, a História do Andorinha Hipermercado.

O conceito de Banco de Alimentos surgiu em 1967, na cidade de Phoenix, Arizona, EUA, a partir da ação voluntária de John Van Hengel, que iniciou o trabalho em uma cozinha comunitária, solicitando doações aos comerciantes locais de produtos que seriam descartados. Em pouco tempo, as doações superaram a capacidade de produção da cozinha, quando os alimentos passaram a ser distribuídos entre entidades filantrópicas de Phoenix. Assim estabeleceu-se em 1967, o primeiro Banco de Alimentos.

Em 1981, foi implantado o primeiro Banco de Alimentos no Canadá, em Edmonton, e em 1988 foi criada a Associação Canadense de Banco de Alimentos. Em 1984, a experiência foi levada para Paris. O rápido crescimento dos Bancos de Alimentos na França provocou interesse nos demais países Europeus e, em setembro de 1986, foi fundada a Associação Européia de Bancos de Alimentos.

No Brasil, a experiência foi trazida pelo SESC, em 1994, por meio do Programa MESA/São Paulo, seguindo os modelos norte-americano e português. Programa este que integra empresas, instituições sociais e voluntários, com foco no combate ao desperdício de alimentos e à fome das populações carentes institucionalizadas. Em 2000, a prefeitura de Santo André, por meio da Companhia Regional de Abastecimento de Santo André (CRAISA), implantou a primeira iniciativa governamental da América Latina: o Banco de Alimentos de Santo André.

Origem dos Bancosde Alimentos no Brasil

e no Mundo

Vivemos em uma sociedade, na qual os hábitos alimentares tomaram rumos distintos do seu significado original. Hoje podemos dizer que a maioria das pessoas come, mas não se alimenta.

Saber se alimentar é saber comer, e saber comer bem, não é comer demais, nem de menos. Comer bem é sinônimo de viver bem e com saúde; é saber apreciar o cheiro, o sabor, a textura, a cor e a procedência de cada alimento.

Devemos prestar atenção no que cada alimento tem a nos oferecer: o doce, o azedo, o salgado, o picante e o amargo. Aproveitá-lo ao máximo e de maneira integral, sabendo manter suas propriedades nutritivas e em preparos simples, ricos em nutrientes, sais minerais, vitaminas, sem desgaste de energia, preservando uma harmonia entre os ingredientes e o nosso corpo.

Avaliando o perfil alimentar da maioria das famílias contemporâneas, percebemos que grande parte dos produtos consumidos diariamente possui: substâncias tóxicas, enlatados, congelados, aditivados, secos, empacotados e enriquecido de materiais sintéticos, geralmente com o excesso de açúcar, sal, gordura hidrogenada, proteínas e calorias.

O avanço tecnológico que vivemos hoje, e que nos proporciona conforto e facilidade, também nos confere essa insegurança alimentar que encontramos diariamente na mesa de diversas famílias, devido a um desequilíbrio da qualidade do alimento.

Fonte: Alimentos Agroecológico: saúde da terra do alimento e do corpo

Você sabe se alimentar?

A falta de cuidado ao manipular e armazenar os alimentos, é considerada um problema grave, sendo a causa em potencial das intoxicações e infecções alimentares.

Quando as práticas de higiene são deixadas de lado e não recebem a devida atenção, as chances de contaminação por microrganismos são grandes. Consequentemente, também é grande a probabilidade de ocorrerem enfermidades.

Na área de alimentos, a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária é a responsável pela regulamentação, controle e fiscalização, tanto de alimentos quanto de bebidas e águas envasadas, seus insumos, embalagens e aditivos alimentares.

Ter muita atenção quanto à escolha do restaurante também se torna essencial para ter uma alimentação realmente saudável.

Higienizaçãode alimentos

Frutas, legumes e verduras adquiridos nas feiras, supermercados e sacolões ficam expostos ao ar livre durante várias horas. Isto significa que eles sofrem as ações do tempo, do clima, da manipulação de pessoas, além de exposição à saliva, insetos e ao toque das mãos.

Carnes de frango ou peixe deterioram-se com maior facilidade quando expostos. Os primeiros cuidados na hora da compra, antes mesmo da higiene, devem concentrar-se no estado geral do que será adquirido. Se houver sinais de deterioração, não se deve consumir.

Os locais de armazenamento devem ser limpos com frequência. Os prazos de validade devem ser cuidadosamente observados.

Nunca deixe comida preparada em temperatura ambiente, caso o consumo não ocorra imediatamente após a preparação. Quanto às verduras, legumes e frutas, lave-as em água corrente ou deixe-as em imersão. Cozinhar muito bem os alimentos também é essencial.

Fonte http://www.dialever.com.br/noticia/2685_-Higienizacao-de-alimentos-

Cuidados no momento da compra

Cuidados no armazenamento

Cuidados na manipulação

Os alimentos podem ser contaminados por vírus, bactérias, fungos, vermes e outros indivíduos prejudiciais à saúde humana. Portanto, a higiene é fundamental para a prevenção de doenças que possam ser transmitidas através dos alimentos.

Manter hábitos de higiene como lavar as mãos corretamente depois de usar o banheiro, após colocar as mãos em locais públicos, depois do contato com animais, antes de preparar as refeições ou de se alimentar, além de só beber água potável e higienizar corretamente os alimentos, utensílios e superfícies da cozinha.

Lavar muito bem os recipientes onde serão colocados os alimentos e as facas que os cortam são atitudes saudáveis para não haver contaminação.

Como evitar a contaminação dos alimentos

Como se proteger das contaminações dos alimentos

Todas as partes das frutas, verduras e legumes que forem utilizadas nas receitas devem ser bem lavadas em água corrente (esfregue com as mãos para retirar os resíduos e sujeiras que ficam presos).

Legumes e verduras que forem servidos crus ou que não forem bem cozidos (manjericão para decoração, couve à mineira), devem ser lavados e colocados de molho em solução clorada por 15 minutos, e, em seguida enxaguados.

Como preparar a Solução Clorada? Colocar 1 colher de sopa de água sanitária (própria para alimentos) para cada 1 litro de água. Só pode ser usada água sanitária que tiver apenas hipoclorito de sódio e água – leia o rótulo para conferir!

Dicas de higiene

Fonte:http://www.vilamulher.com.br/bem-estar/saude/como-higienizar-os-alimentos-11-1-60-967.html

Atualmente, é quase impossível para a maioria da população preparar diariamente uma comidinha fresquinha. A correria do dia-a-dia faz com que usemos cada vez mais alimentos industrializados, prontos para o consumo e cada vez menos alimentos frescos e in natura.

Para tentar driblar essa situação, uma das opções mais saudáveis é o congelamento dos alimentos. O congelamento nada mais é do que a conservação dos alimentos através da temperatura fria (de -18ºC a -23ºC).

A vantagem do congelamento é que melhora a preservação dos alimentos e preparações (que duram um tempo maior quando comparados aos alimentos preservados em refrigeração).

1. Separe alimentos de boa qualidade e limpos;

2. Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento;

3. Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, de vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição, tentando retirar o ar, se possível com uma bombinha específica;

4. Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade;

5. Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18º C;

6. Conserve os alimentos congelados numa temperatura de -18ºC por até três meses;

7. Nunca recongele os alimentos.

COMO COngelAr AliMentOs COrretAMente

etApAs DO COngelAMentO.

COngelAMentO De frutAsAs frutas devem ser limpas e os caroços devem ser retirados. Armazene-as na quantidade exata que você ou sua família consomem. Coloque uma etiqueta com os dados descritos anteriormente na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, entre outros.

COngelAMentO De CArnesAs carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpas e as partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser armazenados na quantidade em que serão consumidos.

COngelAMentO De hOrtAliçAs

Para congelar hortaliças é necessário usar uma técnica chamada branqueamento, que melhor conserva as características como sabor, cor, textura, além de provocar também diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias.

O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem ser separadas partes estragadas. Em seguida, deve-se colocar o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico.

COngelAMentO De AliMentOs pré-prepArADOsPrepare os alimentos com pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que eles serão aquecidos novamente.

Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, e, em seguida, coloque a embalagem do alimento pronto sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer.

DesCOngelAMentOOs alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento na geladeira, em forno de microondas ou em temperatura ambiente por no máximo 4 horas, em embalagem adequada.

Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/nutricao/como-congelar-os-alimentos-corretamente-2-1-1-60.html

A alimentação é à base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano. Além de garantir o sustento, a alimentação deve promover saúde e para isso, deve ser variada e rica em nutrientes, permitindo assim, o equilíbrio no organismo.

Para alcançarmos uma alimentação saudável, podemos utilizar partes de alimentos que normalmente são desprezadas pela população. Tal atitude é chamada de “aproveitamento integral dos alimentos”.

Desperdiçamos boa parte dos alimentos que poderiam ser aproveitadas para o preparo de muitas outras refeições. Este é um hábito tradicional da população brasileira, que, normalmente, não utiliza partes não convencionais dos alimentos (assim, preconceituosamente classificadas, afinal de contas são inerentes ao alimento), que podem ser aproveitadas para preparar pratos deliciosos, além de reduzir o lixo e o problema da fome no Brasil.

A solução para este sério problema pode partir da modificação de atitudes e costumes que cultivamos em nosso lar.

Fonte: http://www.bancodealimentos.org.br/alimentacaosustentavel/aproveitamento-

integral-dos-alimentos/

Aproveitamento integral dosAlimentos

Pizza de casacas de Pão e legumes

ingredientes:

modo de PreParo:

esfarele o Pão com as mãos e acrescente o leite aos Poucos, misturando com as mãos até desmanchar. adicione as cascas, os talos e as cebolas Picados e misture bem. coloque o creme de leite, um Pouco do azeite, cheiro verde e sal, e misture até formar uma massa homogênea.

unte a assadeira com o restante do azeite, arrume e alise a massa, esPalhando o requeijão Por cima e decore com as rodelas de tomate e orégano.

levar ao forno Pré-aquecido Por uns 30 minutos.

12 a 15 Pães adormecidos;cascas de 3 chuchus;cascas de 6 batatas;cascas de 3 cenouras;talos de folhas verdes (agrião, couve, taioba) Picados;3 tomates sem semente cortado em rodelas;2 cebolas Picadas;1 cheiro verde ou talos de salsinha Picados;1 caixa de creme de leite;1 coPo de leite;2 coPos de requeijão;sal e orégano gosto.

reCeitAs COMAprOVeitAMentODe AliMentOs

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Higienize a manga e a hortelã. Triture a manga no liquidificador adicionando água aos poucos, até obter a consistência desejada, acrescente as folhas de hortelã e bata mais um pouco.

Se preferir, pode adicionar alguns cubos de gelo para bater e servir o suco gelado.

• 1 manga higienizada e cortada em pedaços com a casca;

• Folhas de hortelã higienizadas (mais ou menos 5 folhas);

• Água em quantidade suficiente para atingir a consistência deseja da do suco. (mais ou menos 500 ml)

suCO De MAngA COM hOrtelã

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Lave bem todas as verduras e os legumes, rale a casca da abóbora em tiras finas, corte a abobrinha na forma de palitos, corte a cebola e o tomate em rodelas e pique o cheiro verde.

Coloque azeite na base do refratário e arrume os ingredientes intercalando abobrinha, abóbora, pimentão, cebola, tomate, cheiro verde, chimichurri e sal a gosto.

Espalhe uma camada de molho de tomate e arrume a abobrinha, o tomate, a cebola e o creme de leite. Finalize com o restante da abobrinha e ingredientes, e cubra com o molhode tomate e creme de leite.

Leve ao forno médio para gratinar por 20 a 30 minutos.

• 8 lascas grandes de casca de abóbora;• 1 abobrinha;• 1 cebola grande;• 1 pimentão;• 1 cheiro verde picadinho;• 2 tomates em rodelas;• 1 copo de requeijão;• 1 caixinha de creme de leite;• 1 sachê de molho de tomate pronto;• Azeite e sal a gosto;• Chimichurri a gosto.

lAsAnhA De ABOBrinhA COM CAsCA De ABóBOrA

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Higienize o abacaxi (cascas) e o capim limão, conforme orientado anteriormente. Triture as cascas de abacaxi e o capim limão no liquidificador adicionando água aos poucos, até obter a consistência desejada do suco. Coe e acrescentar o restante da água. Adoce a gosto.

• Cascas de 1 abacaxi (higienizadas e cortadas);

• Folhas de capim limão higienizadas;

• Água em quantidade suficiente para atingir a consistência desejada do suco

• Açúcar (refinado, cristal ou mascavo), mel ou adoçante a gosto.

suCO De ABACAxi COM CApiM liMãO

Ingredientes:

Modo de preparo:

Higienize a melância e o gengibre. Corte a polpa da melância em pedaços grandes (com sementes) e pique o gengibre.

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata pouco a pouco, até que o suco fique bem homogêneo. Se quiser, pode diluir o suco adicionando um pouco de água.

• 1/4 melância

• 1 colher (sopa) de gengibre fresco;

• Água (se quiser).

suCO De MelÂnCiA COM gengiBre

Ingredientes:

Modo de Preparo:Higienize bem o limão e a couve. Parta o limão em 4 pedaços (se tiver sementes retire e também corte se houver um talinho branco no meio). Pique a couve e coloque no liquidificador com os limões, a água e bata três vezes bem rápido. Adocea gosto. Coe e sirva bem gelada.

• 3 xícaras de chá de arroz;• 3 xícaras de chá de arroz;• Cascas de ¼ (um quarto) de melancia;• 1 cebola grande lavada e picada;• 1 copo de água (200 ml);

• 2 tomates, lavados e picados;• 2 pimentões, lavados e picados;• 2 caixas de creme de leite;• 1 pote de requeijão;• 3 colheres de sopa de azeite ;• 1 maço de cheiro verde higienizado e picado;• Sal a gosto;• 1 pitada de curry;• Chimichurri a gosto;• Queijo parmesão (opcional).

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Lave bem a casca de melancia e rale em tiras grossas. Refogue a cebola picada no azeite até dourar, misture as cascas de melância e acrescente água aos poucos, até que a casca fique macia. Acrescente tomate, pimentão, creme de leite, requeijão e misture, deixando apurar um pouco o sabor. Acrescente o arroze misture delicadamente, adicionando o cheiro verde.

• 3 xícaras de chá de arroz;• Cascas de ¼ (um quarto) de melância;• 1 cebola grande lavada e picada;• 1 copo de água (200 ml);

• 2 tomates, lavados e picados;• 2 pimentões, lavados e picados;• 2 caixas de creme de leite;• 1 pote de requeijão;• 3 colheres de sopa de azeite ;• 1 maço de cheiro verde higienizado e picado;• Sal a gosto;• 1 pitada de curry;• Chimichurri a gosto;• Queijo parmesão (opcional).

risOtO De CAsCA De MelÂnCiA

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve a mistura ao fogo médio até que o brigadeiro descole da panela (Obs. O ponto desse brigadeiro é diferente do ponto do brigadeiro tradicional).

Deixe esfriar e faça pequenas bolinhas, cubra com o granulado e sirva.

• 1 lata de leite condensado;

• Metade de uma lata de leite (integral ou desnatado)

• 8 cascas de banana lavadas (qualquer tipo, menos banana da

terra);

• 1 colher de sopa de margarina;

• 4 colheres (sopa) amido de milho;

• 6 colheres (sopa) de achocolatado em pó;

• 200 g de granulado;

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve a mistura ao fogo médio até que o brigadeiro descole da panela (Obs. O ponto desse brigadeiro é diferente do ponto do brigadeiro tradicional).

Deixe esfriar e faça pequenas bolinhas, cubra com o granulado e sirva.

• 1 lata de leite condensado;

• Metade de uma lata de leite (integral ou desnatado)

• 8 cascas de banana lavadas (qualquer tipo, menos banana da terra);

• 1 colher de sopa de margarina;

• 4 colheres (sopa) amido de milho;

• 6 colheres (sopa) de achocolatado em pó;

• 200 g de granulado;

BrigADeirO De CAsCA De BAnAnA

Ingredientes:

Modo de Preparo:Higienize bem o limão e a couve. Parta o limão em 4 pedaços (se tiver sementes retire e também corte se houver um talinho branco no meio). Pique a couve e coloque no liquidificador com os limões, a água e bata três vezes bem rápido. Adocea gosto. Coe e sirva bem gelada.

• 3 xícaras de chá de arroz;• 3 xícaras de chá de arroz;• Cascas de ¼ (um quarto) de melancia;• 1 cebola grande lavada e picada;• 1 copo de água (200 ml);

• 2 tomates, lavados e picados;• 2 pimentões, lavados e picados;• 2 caixas de creme de leite;• 1 pote de requeijão;• 3 colheres de sopa de azeite ;• 1 maço de cheiro verde higienizado e picado;• Sal a gosto;• 1 pitada de curry;• Chimichurri a gosto;• Queijo parmesão (opcional).

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Lave a couve em água corrente e coloque em solução clorada por 15 minutos. Após esse tempo, enxague a couve, escorra e corte em pedaços bem pequenos (picadinha). Reserve. Misture o queijo minas e o requeijão com um garfo, desmanchando bem o queijo. Acrescente a couve picada e misture produzindo um recheio. Coloque o recheio no pão e monte os sanduíches.

• 2 pacotes de pão de forma;• ½ Kg de queijo minas;• 1 pote de requeijão;• 7 talos de couve.

sAnDuiChe De tAlO De COuVe

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve a mistura ao fogo médio até que o brigadeiro descole da panela (Obs. O ponto desse brigadeiro é diferente do ponto do brigadeiro tradicional).

Deixe esfriar e faça pequenas bolinhas, cubra com o granulado e sirva.

• 1 lata de leite condensado;

• Metade de uma lata de leite (integral ou desnatado)

• 8 cascas de banana lavadas (qualquer tipo, menos banana da

terra);

• 1 colher de sopa de margarina;

• 4 colheres (sopa) amido de milho;

• 6 colheres (sopa) de achocolatado em pó;

• 200 g de granulado;

Ingredientes:

Modo de preparo:

Lave a cebola, o tomate e o pimentão, e corte-os em quadradinho. Reserve. Lave o cheiro verde em água corrente e coloque em solução clorada por 15 minutos. Enxague, escorra, pique e reserve.

Lave os inhames, esfregando bem com as mãos na água. Raspe a parte externa e lave-os novamente para retirar os resíduos. Descasque os inhames, corte bem picadinho e reserve. Refogue a cebola e o alho no óleo ou azeite até dourar. Misture as cascas de inhame picadas, acrescente um pouco de água, e deixe até que a casca fique macia. Tempere com chimichourri, metade do cheiro verde e sal a gosto. Coloque o pimentão e os tomates e deixe apurar por alguns minutos. Acrescente o requeijão e o creme de leite. Misture o macarrão cozido ao molho, delicadamente, finalizando com o restante do cheiro verde.

DICA: Se der coceira nas mãos na hora de limpar e descascaro inhame passe um pouco de óleo ou lave com água salgada.

• 1 pacote de macarrão (500g);• 2 cebolas picadas;• 2 alhos;• Cascas de 4 ou 5 inhames;• 3 tomates;• 1 pimentão;

• 2 potes requeijão de 200g;• 1 caixinha creme de leite (200g);• 1 molho de cheiro verde;• Óleo ou azeite;• Chimichurri a gosto;• Sal a gosto.

MACArrãO CreMOsO COM CAsCA De inhAMe

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador a polpa do maracujá com um pouco de água. Peneire e retorne o suco para o liquidificador para bater com as cascas de abóbora. Acrescente água, conforme a necessidade. Se preferir, pode adicionar alguns cubos de gelo para servir o suco gelado. Adoce a gosto.

• 3 maracujás lavados;• 2 xícaras de cascas de abóbora higienizada;• 1 litro de água.

suCO De MArACujá COM CAsCA De ABóBOrA

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Higienize bem o limão e a couve. Parta o limão em 4 pedaços (se tiver sementes retire e também corte se houver um talinho branco no meio). Pique a couve e coloque no liquidificador com os limões, a água e bata três vezes bem rápido. Adoce a gosto. Coe e sirva bem gelada.

• 4 limões;

• 1 maço de couve;

• 1 litro de água potável gelada;

• Opcional: açúcar, açúcar mascavo, melado ou outro adoçante.

liMOnADA suíçA COM COuVe

Ingredientes:

Modo de Preparo:Higienize bem o limão e a couve. Parta o limão em 4 pedaços (se tiver sementes retire e também corte se houver um talinho branco no meio). Pique a couve e coloque no liquidificador com os limões, a água e bata três vezes bem rápido. Adocea gosto. Coe e sirva bem gelada.

• 3 xícaras de chá de arroz;• 3 xícaras de chá de arroz;• Cascas de ¼ (um quarto) de melancia;• 1 cebola grande lavada e picada;• 1 copo de água (200 ml);

• 2 tomates, lavados e picados;• 2 pimentões, lavados e picados;• 2 caixas de creme de leite;• 1 pote de requeijão;• 3 colheres de sopa de azeite ;• 1 maço de cheiro verde higienizado e picado;• Sal a gosto;• 1 pitada de curry;• Chimichurri a gosto;• Queijo parmesão (opcional).

DOCe De CAsCA De ABóBOrA COM COCO

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo em uma panela por 20 a 30 minutos até o doce começar a desgrudar. Está pronto o doce!

• Casca de abóbora ralada no ralo fino;• 150 gramas de coco;• Açúcar mascavo a gosto;

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve a mistura ao fogo médio até que o brigadeiro descole da panela (Obs. O ponto desse brigadeiro é diferente do ponto do brigadeiro tradicional).

Deixe esfriar e faça pequenas bolinhas, cubra com o granulado e sirva.

• 1 lata de leite condensado;

• Metade de uma lata de leite (integral ou desnatado)

• 8 cascas de banana lavadas (qualquer tipo, menos banana da

terra);

• 1 colher de sopa de margarina;

• 4 colheres (sopa) amido de milho;

• 6 colheres (sopa) de achocolatado em pó;

• 200 g de granulado;

lAsAnhA De ABOBrinhA COM

reCheiO De CAsCA De ABóBOrA

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno. Higienize, enxágüe pique, corte ou rale os ingredientes conforme indicado. Unte uma forma para lasanha com azeite e monte usando as fatias de abobrinha como se fossem a massa da lasanha e a casca de abóbora ralada como molho e recheio. Comece com uma camada de fatias de abobrinha, em seguida a casca de abóbora ralada e a cebola picada, shoyu ou sal e novamente repete tudo: a abobrinha, a abóbora, a cebola, tempera... Até terminar os ingredientes. Despeje o requeijão por cima da lasanha montada. Leve ao forno médio por 15 a 20 minutos. Sirva.

Dica: Para substituir o requeijão escolha um catupiry, um purê de inhame ou um molho que seja mais encorpado.

• 4 abobrinhas higienizadas e cortadas em fatias longas, tipo massa de lasanha;

• 2 kg de casca de abóbora higienizada e ralada no ralador fino;

• 1 cebola grande picadinha;

• 1 maço de cheiro verde higienizado e bem picadinho;

• Molho shoyu e azeite a gosto, ou sal e azeite;

• 1 pote de requeijão.

Patrocínio Realização