Cartilha do Trabalhador

2

Click here to load reader

Transcript of Cartilha do Trabalhador

Page 1: Cartilha do Trabalhador

Vinicius Veiga - Superintendente Municipal da Juventude de Duque de Caxias

Cumprindo mais uma etapa na organização dos jovens de Duque de Caxias, a Superintendência Municipal da Juventude, SJ, preparou algumas dicas importantes para a juventude que esta em busca do seu primeiro emprego. São dicas de como se apresentar diante de uma entrevista, como se vestir, o que falar, enfim, são palavras importantes neste momento tão especial na busca por um trabalho.

Esperamos que esta contribuição possa ser de suma importância neste momento de começo profissional e na recolocação de nossos jovens no mercado de trabalho. Desejamos sucesso a todos vocês!

Como se preparar parauma entrevista de emprego

O jovem no mercado de Trabalho

Disque-Denúncia - 2253-1177

Polícia Civil - 197

Polícia Militar - 190

Delegacia da Mulher - 180

Corpo de Bombeiros - 193

Guarda Municipal - 0800 026 3434

Cedae - 0800 282 1195

Ampla - 0800 280 0120

Alcoólicos Anônimos - 2253-9283

Light - 0800 282 0120

Telefones Úteis:

Email: [email protected]

Blog: superintendenciadajuventude.blogspot.com

Orkut: Superintendência da Juventude

Facebook: Superintendência da Juventude

Twitter: @supdajuventude

Telefone: 2672-5650 R.220

Nossos Contatos:

Page 2: Cartilha do Trabalhador

O que o levou a enviar um currículo a esta empresa? Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo? O que procura num emprego? Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos? Como você se projeta profissionalmente daqui a dez ou vinte anos? Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje? Quais são as suas maiores qualidades? E os defeitos? Que avaliação faz da sua última experiência profissional?

É uma forma usada pelas empresas para analisar as características pessoais do candidato de uma forma mais descontraída; Durante as atividades, os entrevistadores estarão atentos aos que têm dificuldades de trabalhar em grupo e as características como criatividade, agilidade e empreendedorismo; Os metódicos, autoritários e extremamente tímidos não passarão despercebidos. Portanto, apresente-se e deixe que os outros também tenham sua oportunidade de falar; A dinâmica tem como objetivo buscar o candidato que mais se encaixa para a vaga oferecida. Independente deste ser o mais preparado.

Principais perguntas feitas pelos entrevistadores

Dinâmica de grupo

remunerada. Este é o desejo de todas as pessoas; Deixe para falar de remuneração na parte final de sua entrevista; Se perguntado, fale das suas atividades preferidas quando está de folga; Não tente inventar algo para agradar o entrevistador, vai soar falso; Seus hábitos falam muito sobre você; Ao ser perguntado sobre seus objetivos pessoais é normal falar sobre a família ou sobre a realização de um sonho como a compra da casa própria ou uma viagem; A responsabilidade social é considerada uma virtude, portanto, se participar de algum projeto social ou for voluntário, fale; Se for perguntado sobre erros que já cometeu, enumere-os. Mas, em seguida mostre que você apreendeu e apresente as soluções; Esteja preparado para falar sobre seus defeitos. Ninguém é perfeito e conhecer os pontos fracos é o primeiro passo para superá-los; Se houver oportunidades, fale dos seus conhecimentos gerais; Em um mundo globalizado, as empresas buscam profissionais com uma formação mais ampla; Não fume dentro da empresa, você poderá estar infringindo regras internas de condutas; Evite chicletes durante a entrevista; Evite usar roupas extravagantes durante a seleção. O que deve chamar a atenção do entrevistador são as suas qualidades; Você deve se adequar às regras. Seja discreto;

Seja claro em dizer que esta em busca de uma função que seja bem

Sempre preocupada com os nossos jovens a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Superintendência da Juventude, elaborou este folheto, que traz informações importantes para você, jovem, que deseja concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Esperamos dar esta pequena contribuição aos novos talentos de nossa cidade. Administrar o tempo, saber falar as coisas certas, na hora certa, são ações que todos os jovens devem saber na hora de fazer uma entrevista. Portanto, este material é inédito em nossa cidade, e as informações que são colocadas aqui são as dicas dos maiores profissionais em recursos humanos, de psicólogos e de assistentes sociais, que foram reunidos em um folheto. Boa leitura. Muitos jovens, e até adultos, não sabem muito bem como se comportar diante de uma entrevista, como se vestir e o que falar.

Listamos abaixo algumas dicas, propostas, idéias, ou no popular um bizu mesmo:

Tenha calma, o entrevistador não é um carrasco. Ele esta doido para encontrar a pessoa certa para a vaga que esta oferecendo, afinal, ele ganha para isso!! Fique ligado e mostre interesse pela oportunidade/vaga que esta em jogo; Estude as características da empresa que deseja trabalhar; Coloque no papel as suas habilidades, mostre todo o seu potencial; Relate as suas principais experiências se este for o caso; Saiba os seus limites e defeitos; Um currículo limpo e de fácil compreensão é primordial; No primeiro momento, talvez, você tenha as necessidade de mostrar alguns documentos – antes de sair de casa, verifique se os mesmo estão em seu poder; Atrasos nem pensar. Chegue poucos minutos antes para relaxar; Sinceridade e objetividade sempre; Ouça o seu entrevistador; Apresente, de forma clara, as suas qualidades; Cite suas experiências anteriores e o que você aprendeu com elas; Tome a iniciativa. Se você apresenta determinada qualidade, mostre-a através de exemplos; Caso tenha sido demitido ou dispensado de outros trabalhos, fale a verdade sobre os motivos de sua saída ou desistência ; Seja claro, e diga quais são as razões que o levou a procurar aquela empresa; Mostre o que há em comum entre você e o empregador; Mostre que você pode ser útil a empresa; Evite assuntos polêmicos. Só entre neste temas se perguntado; Motivação é fundamental para desempenhar um bom trabalho e isto é algo natural para os que têm prazer de desempenhar sua profissão; Mostre que você gosta do seu trabalho; De forma alguma, use seu tempo para falar mal de alguém ou de alguma empresa onde trabalhou. É um desperdício e pode passar um má impressão.