CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS...

26
CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012

Transcript of CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS...

Page 1: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

CARTILHA FÉ E POLÍTICAFrei Betto (textos)

Eunice Wolff (ilustrações)PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES

MUNICIPAIS DE 2012

Page 2: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

1 – Sem respirar ninguém vive, pois necessitamos do oxigênio contido no ar. Também não se pode viver sem beber água. A maior parte de nosso corpo é formada por água, como no planeta Terra no qual habitamos. Como o ar, a água contém oxigênio. Ela é uma mistura de dois gases: o oxigênio e o hidrogênio. Por isso é líquida e não gasosa como o ar.

Page 3: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Assim são a fé e a Política.

As duas contém o mesmo “oxigênio”: o Espírito de Deus que tudo anima na direção do Reino. E assim como as duas visam libertar, também podem servir para dominar, como a fé dos fariseus ou a política dos opressores. Fé e política não são a mesma coisa. A fé é o oxigênio que o Senhor nos dá. Como diz o apóstolo Paulo, por ela captamos a presença de Deus no qual somos, existimos e nos movemos. Assim como o ar nos dá vida, a fé nos faz participantes da vida de Deus. Por ela somo integrados à comunidade do Pai, do F8ilho e do Espírito Santo.

Page 4: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

A política é uma ferramenta de construção do Reino diferente da fé. Ela tem algo que não é próprio da fé: o “hidrogênio” das análises da realidade e das estratégias de luta.

A fé e a política destinam-se ao mesmo objetivo de realizar o projeto de Deus na história. Mas não são a mesma coisa, são

diferentes.

Por tanto, este é o 1º mandamento:

Para reflexão em Grupo:

1 – Qual o projeto de Deus na história?2 – Como a fé e a política podem ajudar esse projeto?

Page 5: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

2 - Não há água sem oxigênio. Se alguém tirar o oxigênio da água ela deixa de ser matéria líquida, vira gás de oxigênio e gás de hidrogênio.Assim, não há fé sem política.

A fé é um dom encarnado. No céu não teremos fé, pois veremos o Pai face a face. Toda vivência de fé é vivência de uma comunidade politicamente situada. Quando a comunidade cristã afirma que só faz religião e que não se mistura fé com política é porque ela não sabe o que diz, ou está mentindo para encobrir com a fé os seus reais interesses políticos. Toda comunidade cristã aparentemente a-política só favorece a política dominante. Passa cheque em branco aos políticos que se encontram no poder.

Jesus, em razão da sua fé, morreu assassinado como prisioneiro político. Como Jesus, o cristão deve viver sua fé no compromisso libertador com os oprimidos. Seja qual for o modo de o cristão viver este compromisso evangélico, ele sempre terá consequências políticas.

Page 6: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Portanto, este é o 2º mandamento:

A vivência da fé é necessariamente política.

Ela pode sacralizar a opressão ou iluminar a libertação

Para Reflexão em grupo:

Você conhece algum fato que sirva de exemplo para as duas realidades?

Page 7: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

3 – O ar que respiramos não custa nada. É de graça. Assim é a fé:- é dom de Deus. Para respirar, basta ter as narinas abertas. Para acolher a fé, basta ter ouvidos e coração a Deus, ao próximo, ao amor. Pela fé participamos do projeto de Deus na história humana.

A água não é de graça. Custa dinheiro, exigem-se técnicos e ciência para obtê-la. Assim é a política, não é dom de Deus, é um aprendizado. Exige conhecimento de suas regras, de sua história, de seu programa, de seus objetivos. Pela política, participamos do projeto humano de construção de uma sociedade melhor.

Page 8: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Portanto, este é o 3º Mandamento

A fé é um dom que nos vem de Deus através da Igreja, da comunidade dos

que creem. A Política é uma ferramenta que exige aprendizado.

É arriscado improvisar a política.

Para Reflexão em grupo: Como aprender política?

Page 9: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

4 - O ar que respiramos e a água que bebemos podem ficar poluídos.

Uma política voltada contra o povo pode poluir a fé. E uma fé desencarnada, legalista, contraria aos direitos dos necessitados, contamina a política.

Perdem a pureza e ficam contaminados

por micróbios e bactérias quando não são bem tratados.

Assim acontece com a fé e a política.

Page 10: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Portanto, este é o 4º mandamento:

Uma política contrária aos direitos do povo faz da fé expressão de uma

religião “ópio do povo”.Esta religião só ajuda aos interesses dos opressores.

Para reflexão em Grupo:

1 – Como a Religião tem ajudado os opressores?2 – Como tem ajudado os oprimidos, excluídos?

Page 11: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

5 - A água não pode existir sem união do oxigênio com o hidrogênio. Mas, o ar que respiramos não necessita e não e não contém quase nenhum hidrogênio. Porém, o que seria da nossa vida se não houvesse o sol ?

Assim a política pode ser bem feita por quem não tem fé. E nem sempre os que tem fé fazem política bem feita. O Concílio

Vaticano II reconhece a autonomia da política. Autônomo é o que tem movimento próprio. Um ateu pode fazer uma política

justa, favorável aos oprimidos. Porém....

O sol é um imenso balão de hidrogênio em combustão, isto é,Uma bola de fogo, um milhão de vezes maior do que a terra.

Page 12: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.
Page 13: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Portanto, este é o 5º mandamento:

A Política é autônoma, não depende da fé.

Mas, uma política popular caminha necessariamente na direção do horizonte apontado pela fé.

Para reflexão em grupo:

1 – Você participa de algum movimento que não seja da Igreja? Qual ?2 – Como a fé o(a) ajuda nesta participação?

Page 14: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

6 - O ar enche os pulmões e envia oxigênio para alimentar o nosso organismo. Mas, o ar não serve para lavar as mãos. A água limpa o corpo mas, não serve para respirar. Sem valão de oxigênio, o mergulhador morre afogado no fundo do mar.Assim, a fé não tem receitas para resolver administrativamente problemas como a dívida externa, a reforma agrária, a moradia ou a saúde pública. Isto é tarefa da política. A fé mostra o sentido da política: dar vida a todos. Mas, o jeito de dar vida depende da linha da política. Se for uma política injusta, poucos terão vida às custas da morte de muitos, como ocorre no capitalismo.

A política é a estrada e a fé, o mapa da estrada. Sem mapa fica difícil

construir uma estrada que conduza ao Reino. Sem estrada, o mapa

fica no papel.

Page 15: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Portanto, este é o 6º mandamentos:

Fé e política são coisas diferentes que se completam na prática

da vida.

Para reflexão em grupo:

Contar fatos que ilustrem esse mandamento.

Page 16: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Para ser puros e saudáveis, o ar e a água precisam ser tratados. Por isso, os hospitais oferecem oxigênio puro aos pacientes. E nas casas a água deve ser fervida ou filtrada

antes de ser tomada.Do mesmo jeito a fé exige participação na comunidade para

ser evangélica. E a política exige participação nas lutas populares e o estudo dos problemas sociais

para ser consequente.

Page 17: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Portanto, este é o 7º mandamento:

A fé é “tratada” na Igreja, onde é celebrada, anunciada e refletida. A política é melhor

“tratada” nos movimentos populares, sindicais e nos partidos que assumem os direitos dos

oprimidos e excluídos.

Para refletir em grupo:

1 – Qual a importância da participação na Igreja e na política?2 – Porque há conflitos quando uma

pessoa quer participar de ambos?

Page 18: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

8º - Todo mundo respira o ar, mas nem todos tomam banho diariamente e do mesmo jeito. Assim, na Igreja os cristãos têm

na fé o ar comum que todos respiram. Mas, na hora de levar para a prática os valores da fé,

nem todos agem do mesmo jeito e na mesma direção.

A água é sempre a mesma, o jeito de usá-la é que varia. Assim, é preciso não exigir na política, o mesmo consenso que há na Igreja em torno da fé. Quando o cristão ingressa na esfera da política, não deve esperar que todos estejam mais ou menos de acordo, como parece acontecer na comunidade eclesial.Assim como a água pode conter vermes, sal ou cloro, a política tem ideologias, tendências, grupos de pressão e ambições pessoais ou de grupos.

Page 19: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Na política, cada uma de suas esferas – a dos movimentos populares, a sindical ou a partidária – têm seu jeito próprio, sua especificidade, seus critérios, sua linguagem própria. Quem passa de uma esfera a outra sem estar atento a essas diferenças, acaba quebrando a cara.

Movimentos Populares

Área sindical

Área partidária

Page 20: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Portanto, este é o 8º Mandamento

Não devemos confundir a esfera da explicitação religiosa da fé, a Igreja, com as esferas políticas. Mas, embora diferentes,

são complementares.

Para reflexão em grupo:

Como, na sua participação, fé e política se complementam?

Page 21: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

9 – Se o rio fica sujo, poluído, o oxigênio da água diminui e os peixes morrem asfixiados. A água do rio necessita da pureza do oxigênio para preservar a vida. Assim acontece com a política: ela precisa dos valores evangélicos para não ficar poluída.

Valores como direitos dos necessitados, vida para todos, partilha de bens, poder como serviço e outros. Sem esses valores a política vira politicagem e a corrupção mata o projeto da vida. Isso não significa que a política deva ser feita em nome da fé. Ela deve ser feita em nome do amor, da verdade e da justiça aos oprimidos e excluídos.

Page 22: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Portanto, este é o 9º mandamento:

A fé cristã contém valores que criticam e norteiam a atividade

política.

Para reflexão em grupo:

1 – Quais são esses valores?2 – Eles conseguem, de fato, atingir e nortear a atividade política?

Page 23: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

10 – Para ser pura, a água exige cuidados ou

tratamento. Assim, para ser popular a política exige

mediações (meios): vinculação com a luta

popular, reflexão e análise dos problemas, teoria

política, conhecimento da história das forças

políticas, etc..

O ar é a vontade. Mas se a pessoa não faz exercícios, não anda, o pulmão começa a diminuir e fica atrofiado. A pessoa fica sem resistência. O mesmo acontece com a vida de fé: se não participamos da comunidade, dos sacramentos, da leitura da Bíblia, das celebrações e orações, a nossa fé vai ficando fraca, atrofiada.

Page 24: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Portanto, este é o 10º mandamento:

A políticas é tanto mais popular quanto mais a gente se encontra ligado à luta do

povo. A fé é tanto mais evangélica quanto mais a gente se liga ao Deus da

vida através da comunidade cristã.

Para reflexão em grupo:

- Vamos participar no grupo e dizer como cada um se sente

ligado à luta do povo e à construção do projeto do Deus

da vida.

Page 25: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Sem essas amarras ao grande navio da libertação, o nosso bote fica à deriva,

solto entre as ondas do imprevisto e acaba perdendo o

rumo.

Sem essas amarras ao grande navio da libertação, o nosso bote fica à deriva,

solto entre as ondas do imprevisto e acaba perdendo o

rumo.

Page 26: CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012.

Texto: Frei Betto

Imagens e formatação: Ir.Eunice Wolff