Cartola silábica

2
CARTOLA SILÁBICA A cartola silábica é mais um método pedagógico atrativo e surpreendente para discentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, pois permite aos educandos uma aula prazerosa, garantindo o processo de ensino –aprendizagem – reflexão e ação. Ao professor cabe ser um profissional extrovertido, onde venha conciliar aprendizagem com alegria, de forma a permitir que seus discentes se sintam seguros, na qual o aguçamento cognitivo, a percepção dos detalhes das sílabas estarão presentes na sua sala de aula, uma vez que quem dará vida a aula é o próprio aluno. Este método permite a criança (atenção, reflexão, companheirismo, autonomia) e interação com o contexto lúdico de sala de aula. Visa o desenvolvimento cognitivo, de forma a dinamizar o ambiente de sala de aula, proporcionando a criança mais alegria e descontração, de forma a garantir o processo de ensino – aprendizado significativo. O diferencial deste método para este nível de ensino é a surpresa que cada novo momento proporcionará ao educando (se faz necessário que o docente internalize o mágico), permitindo assim que toda a turma evolua através do lúdico contextualizado neste método. Obs.: com este método, você docente, poderá ministrar vários conteúdos, de todas as disciplinas, modificando apenas o que você irá expor dentro da cartola silábica. Método a ser confeccionado: Cartola silábica. Obs.: este nome poderá ser modificado conforme a sua realidade (cartola mágica, numérica, alimentar, etc...) Recursos didáticos: Papel cartão, E.V.A (cores variadas), pincel atômico, régua, gravuras em geral, bastão de cola quente e pistola para bastão e fita decorativa. Procedimentos metodológicos: 1 - o docente ministra sua aula, sobre o conteúdo planejado e posteriormente pede que cada criança retire da cartola silábica uma surpresa mágica. (Para dar mais veracidade para este momento recorte pedaços de papel – bem picadinhos – e coloque dentro da cartola, sempre que tirar uma surpresa pegue um punhado e jogue sobre a criança).

Transcript of Cartola silábica

Page 1: Cartola silábica

CARTOLA SILÁBICAA cartola silábica é mais um método pedagógico atrativo e surpreendente para discentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, pois permite aos educandos uma aula prazerosa, garantindo o processo de ensino –aprendizagem – reflexão e ação. Ao professor cabe ser um profissional extrovertido, onde venha conciliar aprendizagem com alegria, de forma a permitir que seus discentes se sintam seguros, na qual o aguçamento cognitivo, a percepção dos detalhes das sílabas estarão presentes na sua sala de aula, uma vez que quem dará vida a aula é o próprio aluno.

Este método permite a criança (atenção, reflexão, companheirismo, autonomia) e interação com o contexto lúdico de sala de aula.

Visa o desenvolvimento cognitivo, de forma a dinamizar o ambiente de sala de aula, proporcionando a criança mais alegria e descontração, de forma a garantir o processo de ensino – aprendizado significativo. O diferencial deste método para este nível de ensino é a surpresa que cada novo momento proporcionará ao educando (se faz necessário que o docente internalize o mágico), permitindo assim que toda a turma evolua através do lúdico contextualizado neste método.

Obs.: com este método, você docente, poderá ministrar vários conteúdos, de todas as disciplinas, modificando apenas o que você irá expor dentro da cartola silábica.

Método a ser confeccionado: Cartola silábica.

Obs.: este nome poderá ser modificado conforme a sua realidade (cartola mágica, numérica, alimentar, etc...)

Recursos didáticos:

Papel cartão, E.V.A (cores variadas), pincel atômico, régua, gravuras em geral, bastão de cola quente e pistola para bastão e fita decorativa.

Procedimentos metodológicos:

1 - o docente ministra sua aula, sobre o conteúdo planejado e posteriormente pede que cada criança retire da cartola silábica uma surpresa mágica. (Para dar mais veracidade para este momento recorte pedaços de papel – bem picadinhos – e coloque dentro da cartola, sempre que tirar uma surpresa pegue um punhado e jogue sobre a criança).

Obs.: diga antes abra cadra bra...

2 – peça a criança que identifique a surpresa e fale em bom tom para a turma. Garanta que as crianças sejam envolvidas de forma espontânea. ( Educador o tom da sua voz é muito importante para o êxito desta metodologia).

4 – conclua este momento promovendo o registro dos conteúdos no quadro e peça que os discentes registre em seu caderno. Realize ainda um releitura de tudo que fora exposto nas atividades ( é necessário que se registre para expor no mural. Esta ação permitirá com que os alunos se sintam valorizados).