Casa - Agosto 2011

16
Casa Agosto 2011 A 2ª Lar aGosto Gravataí reúne lojistas e profissionais do setor da construção, decoração e paisagismo num grande showroom. Páginas 05 a 13 especial Lar aGosto Foto: Elpídio Fortes Jr/Especial Gruo CG

description

Caderno Casa publicado em 10 de agosto de 2011 pelo Grupo CG de Comunicação

Transcript of Casa - Agosto 2011

Page 1: Casa - Agosto 2011

CasaAgosto 2011

A 2ª Lar aGosto Gravataí reúne lojistas e

profissionais do setor da construção,

decoração e paisagismo num

grande showroom.

Páginas 05 a 13

especial Lar aGostoFoto: Elpídio Fortes Jr/Especial Gruo CG

Page 2: Casa - Agosto 2011

GaleriaAgosto de 2011Casa / 02

Italinea Cachoeirinha

Os empresários José Eduardo e Nice Vaz recepcionaram clientes e amigos com um delicioso co-quetel para marcar a inaugura-ção da loja na cidade

Foto: Elpídio Fortes Jr/Especial CG

Foto: Elpídio Fortes Jr/Especial Gruo CG

seja feliz da vidaOs astros avisam:

Com uma linguagem divertida, for-mas de pagamento facilitadas e linkada com a novela da rede Globo “O Astro”, a Italinea Móveis lançou no início deste mês a sua nova campanha promocional. Com o objetivo de reforçar a marca nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e atrair a atenção de novos clientes, a empresa apostou numa campanha divertida e vendedora, como a marca de planejados com a melhor op-ção de compras.

Em Cachoeirinha, a Projetos & Idé-ias é a loja exclusiva da Italinea Móveis. Recentemente inaugurada, a Projetos & Ideias conta com atendimento persona-lizado e profissionais altamente capaci-tados para desenvolver o seu projeto e realizar o seu sonho. Não deixe a lua trocar, corra até a Projetos e Idéias e faça o seu projeto exclusivo, pois os astros avisam: seja feliz da vida com Italinea.

Marque sua hora ou solicite uma vi-sita pelos fones 3439.1434 ou 3439.1385. Showroom na avenida Flores da Cunha, 576, em Cachoeirinha.

A Projetos & Ideias desenvolve projetos exclusivos para o seu lar

Page 3: Casa - Agosto 2011

GaleriaAgosto 2011 Casa / 03

Casa das Casas Transformar sonhos em realidade,

com a máxima atenção e dedicação para os pequenos detalhes é o principal objetivo da Construtora Casa das Ca-sas. A empresa se destaca no mercado de construção justamente pela quali-dade de seus serviços e também pelo fato de acompanhar as necessidades dos clientes de forma individual.

A Casa das Casas conta com a ex-periência de longos anos de trabalho neste ramo e sabedora das deficiên-cias e dificuldade existentes, sempre busca novidades e melhorias, estando empenhada em fazer com que a con-strutora seja lembrada por seu diferen-cial.

Durante o mês de agosto a Casa das Casas está proporcionando a seus clientes uma condição especial: ao contratar a empresa para construir a casa, o cliente ganha às telhas de barro no projeto.

A Casa das Casas tem matriz em Gravataí e filial em São Leopoldo e conta com equipe qualificada para executar a sua obra dentro dos prazos estabelecidos.

Visite o site www.casadascasas.com.br e confira as linhas de financia-mento que a empresa trabalha.

Foto: Arquivo Pessoal Amanda Soster/Divulgação CG

A arquiteta Amanda Soster esteve recentemente em Curitiba para con-ferir de perto a arquitetura da cidade. Segundo Soster, uma forte tendência por lá é a troca das tradicionais fachadas com reboco e pintura por facha-das de revestimento, devido à grande variação do clima. Com isso ficaram mais retas para otimizar a modulação das placas, ganharam mais vidros e para agregar valor estético, usam saliências e reentrâncias para não ficar um estilo de cubo, ou paralelepípedo. “Eles têm a vantagem dos fornece-dores próximos. Tive a oportunidade de visitar algumas lojas, vi cerâmi-cas lindíssimas, muitas opções de painéis cimentíceos. Sem contar que nessa região há um potencial de investimento alto, os edifícios no centro são muito bem acabados”, finaliza Amanda.

Curitiba: fonte inspiradora

Arquiteta Amanda Soster em visita ao Jardim Botânico

Sempre com novidades em móveis de escritório, escolares e para empresas e comércio de todos os portes. Oferece uma ampla gama de produtos que conta com mesas, cadeiras, armários, arquivos, móveis de aço, gaveteiros e outros – com linhas sofisticadas e operacionais, dos mais bem conceituados fabricantes do país, atende todas as regiões da Grande Porto Alegre, com os diferenciais de pronta entrega em 24 horas e montagem no momento da entrega. Recentemente fechou parceria com a conceituada Artesano, fabricante de móveis.Mais informações no site www.kontor-rs.com.br

Kontor - Lojão do Escritório

Foto

: Div

ulga

ção/

CG

Page 4: Casa - Agosto 2011

Agosto de 2011Casa / 04

Sua Casa

Um olhar mais atento à Bento Gonçalves pode comprovar que a cidade oferece uma grande safra de bons negócios no setor moveleiro. O status de ser um dos mais importantes pólos do setor, rendeu à Bento a oportunidade de sediar, entre os dias 2 e 6 de agosto, a terceira edição da mostra bienal Casa Brasil, um dos mais importantes eventos nacionais do segmento. O objetivo da feira é valo-rizar a indústria nacional, que vem apostando cada vez mais em móveis com design diferenciados e de alta qualidade.

A Criare Móveis Planejados participou da feira com dez ambientes, sendo o Loft Jovem o principal. O espaço retrata um loft de um jovem bem-sucedido, moderno e morador de New York, que aos finais de semana pega sua moto para viajar sem destino certo.

Dos produtos utilizados no stand da Criare vale destacar os lançamentos como os laqueados Rouge (vermelho rosado no home), Horus (amarelo), Va-nilla, Alpina (cinza no escritório) e Azul Petróleo (cor do dormitório).

Para os visitantes a empresa reservou um espaço onde foi colocado um grande display com uma foto de New York para tirar fotos como se es-tivessem na cidade. Um videowall mostrando uma paisagem da Big Apple, que muda conforme o dia como se fosse a janela do loft, integra o ambiente.

Visite a Criare Gravataí e confira s novidades apresentadas na Casa Brasil 2011.

Loft jovemFotos: Zéto Telöken/Divulgação Grupo CG

Horus - amarelo - é uma das apostas da Criare para a nova coleção

O stand faz referência à New

York e mostra o dia-a-dia

de um jovemexecutivo

Page 5: Casa - Agosto 2011

Agosto de 2011 Casa / 05

Agosto o mês

Inês Schmidt, proprietária da Luzes da Aldeia

do lar em GravataíDecorar a cozinha, o quarto, a lavande-

ria, a sala, o escritório ou o jardim é o sonho de muitas pessoas. Mas como obter harmo-nia entre móveis e objetos? Essa e outras dúvidas poderão ser tiradas durante os 13 dias da mostra Lar aGosto Gravataí, inicia-tiva de um grupo de lojistas e profissionais da área da construção e decoração que conta com o apoio especial do Sebrae-RS.

A feira acontece nos ambientes da loja Todeschini Gravataí e reúne dez empre-sas dos setores de móveis, decoração, aca-bamentos, construção e jardinagem que es-tão expondo em um só lugar, tudo que você precisa para deixar a sua casa do jeitinho que a sua família gosta.

São 12 ambientes criados por arquitetos, designers, decoradores e paisagistas que uti-lizam em seus projetos produtos exclusiva-mente das empresas participantes.

A Lar aGosto é uma ótima oportunidade para as empresas apresentarem seus produ-tos de uma forma mais prática. Para Lusi-vani Milhão, proprietária da SOS Torneiras Acqua Store, durante a mostra, a empresa vai apresentar produtos inovadores no mer-cado como o ralo linear que evita o recorte em porcelanatos na hora da instalação no box do banheiro. Já para Inês Weschenfelder Schmidt, da Luzes da Aldeia, as inovações do setor de iluminação estarão presentes em cada ambiente da feira, mostrando a diversi-dade que a empresa dispõe no setor. “Neste

ano, estamos com inovações, lançamentos e as últimas tendências em iluminação. Con-seguimos colocar em cada ambiente algo de inovador. Isso é muito bom para poder mostrar a diversidade que podemos ter e fazer com a iluminação, dando assim, um toque especial na decoração”, explica Inês.

2ª Lar aGosto / 2011Períodoaté 20 de AgostoHorárioSegunda à Sexta: 13h às 20hSábado: 09h às 18hLocalLoja TodeschiniAv. Dorival de Oliveira, 977Centro - Gravataí

Empresas participantes

Di CasaJardins da AldeiaLuzes da AldeiaMetzler ConstrutoraPeruzzo TintasPortobello ShopRégis Martins Forros e Divisórias SOS TorneirasTodeschiniZenker Cortinas e Persianas

Foto: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 6: Casa - Agosto 2011

Agosto de 2011Casa / 06

O jardim de entrada recebe os visitantes

p r o j e t oRegiane Linck Moraes FerreiraProfessora, paisagista e decoradora.Atua na área de jardinagem, paisagismo e decoração [email protected]: Gravataí

Ter um ambiente agradável onde predominam tonalidades claras é uma tendência em decoração de áreas externas, criando ambientes descontraídos. Cultivar plantas em vasos e utilizar elementos naturais, como madeira e pedras complementando o paisagismo, foram elementos decisivos na criação deste jardim. Os materiais foram escolhidos mesclando o uso de vasos e pedriscos brancos com marcenaria rústica e clarificada. O caminho de entrada é definido por degraus de pedra basalto, pisos cerâmicos e dormentes, sendo o restante do piso recoberto por seixos de rio e pedras. Tudo destacado por iluminação adequada.

Na definição dos elementos utilizados no jardim existe harmonia entre a diversidade de materiais, plantas e tonalidades escolhidas. Nas plantas selecio-nadas para sofisticar o paisagismo, se destacam: bromélias, lanças-são-silverio e palmeira traquicarpus, junto com outras plantas.

O jardim é for-mado por quatro ambientes: Estar: sob toldo branco; Lavatório: em mate-riais rústicos; Spa: incluindo canteiro e elementos da vitrine; Jardim com banco: para contemplação.

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 7: Casa - Agosto 2011

Agosto de 2011 Casa / 07

p r o j e t oFrancisco SteffensPaisagistaAtua em projetos de paisagismo residencial e [email protected]: Gravataí

A proposta da Jardins da Aldeia é mostrar um jardim com formas e texturas rústicas sendo também sustentável, fazendo de porta de en-trada um ‘’portal’’ de granito, um elemento pesado que combina com o estilo do jardim.

Ao entrar o visitante passa por um caminho de madeira que levará a um quiosque com telhado verde, que é uma alternativa viável e sustentável perante os telhados e lajes tradicionais, proporcionando um ambiente mais fresco. O que mantém a umidade relativa do ar constante. Outros componentes que são bem vindos neste jardim são os moveis de palha e painéis de madeira que acrescentam charme e naturalidade.

As planta de destaque são as palmeiras trachicarpus que dão altura ao jardim seguindo com canteiros de plantas ornamentais e elementos para forração. Para fechar o espaço, uma fonte com pedras diferen-ciadas e duas quedas d’agua que proporcionam beleza ao ambiente e ajuda a relaxar.

Jardim Rústico

O portal de pedras é o limite entre o jardim de entrada e o rústico. Móveis em palha, tijolos de demolição dão um clima intimista e de aconchego no quiosque central. A iluminação fica por conta de lamparinas de ferro.

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 8: Casa - Agosto 2011

p r o j e t oCarolina Perez e Daisy BraunArquitetasAtuam no setor de arquitetura residencial e [email protected]@gmail.comCidade: Gravataí

Agosto de 2011Casa / 08

Móvel Todeschini com sistema

de abertura para portas por

toque. Bancada em MDF

imitando concreto. Objetos da Di

Casa Decorações. Torneira da

SOS Torneiras Acqua Store.

O ambiente nasceu da vontade de criar um refúgio para receber amigos, aliado a um estilo de vida diretamente ligado ao mar, sem abrir mão da simplicidade e rusticidade para a qual o litoral nos remete. Assim as arquitetas Dayse e Carol apresentam um espaço aconchegante, prático e confortável, mesclando materiais naturais e brutos com tecnologia e detalhes luxuosos.

A cozinha moderna ganha um ar nostálgico com a utilização de obje-tos antigos que fazem parte da história da família. A escolha dos revesti-mentos e acabamentos propõe um conceito “rústico-chique” e despertam sensações diretamente ligadas à praia.

p r o j e t oCesar Paim MariotArquitetoAtua no setor de arquitetura residencial e [email protected]: Cachoeirinha

Cozinha do Fotógrafo

A cozinha hoje além de ser o local de preparo dos alimentos, também costuma ser o palco de diversas outras atividades domésti-cas. Mas independente do uso é necessário deixar o espaço pronto e organizado, começando pela disposição correta dos móveis, utensílios e eletrodomésticos. Essa é a proposta do arquiteto César Mariot ao criar a Cozinha do Fotógrafo. Um ambiente moderno e descolado de um jovem fotógrafo que além do gosto pela culinária é um apaixonado por fotos.

“Mar Doce Lar”

Mobiliário em MDP, gavetas com freio,

sistema de iluminção interna, gaveta gourmet,

amortecedor nas portas. Parede com pintura efeito

granito da Suvinil/Peruzzo Tintas (esquerda). Bancada

em silistone (composto químico do pó do granito).

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 9: Casa - Agosto 2011

Agosto de 2011 Casa / 09

Num canto da varanda, ao lado da piscina e até num terraço sobre a casa uma churrasqueira é sempre bem vinda. O es-paço reduzido não é mais desculpa para ex-cluir esse ambiente de seu lar. Neste projeto a designer de interiores Alessandra Silveira apresenta a Churrasqueira do Poeta, um es-paço aconchegante para reunir familiares e amigos na incursão dos mais variados pratos da culinária gaúcha.

O ambiente devidamente aparelhado com grill, grelha, rotativos, cooktop e mobílias cuidadosamente projetadas fazem parte do espaço, que se torna o cantinho dos poetas e amantes da vida.

p r o j e t oAlessandra SilveiraDesigner de [email protected] Cidade: Gravataí

A madeira remete ao

rústico que é

mesclado com o

móvel contemporâ-

neo com linhas

curvas, modelo ex-

clusivo Todeschini.

Luminárias da

Luzes da Aldeia

completam

o espaço.

Gourmetdo Poeta

Uma sala projetada para pessoas modernas e de bom gosto, antenadas com as últimas tendências de decoração. Um ambi-ente confortável, com cores vibrantes associadas ao tradicional e sofisticado preto. Sofisticação que aparece nas persianas pretas, no lustre de cristal, em abajures de acrílico. As cores vibrantes estão presentes na parede listrada que se destaca diante dos painéis ma-deirados e nos objetos de decoração: almofadas, cortina e vidros. É o ambiente perfeito para receber amigos e bater um bom papo.

Estar Contemporâneop r o j e t oThiana Tubbs IsoppoArquitetoAtua no setor de arquitetura residencial e [email protected]: Gravataí

Na parede efeito listra da Suvinil/

Peruzzo Tintas. Linhas curvas no

mobiliário, vasos e abajures no

clássico preto. Estofado e

puff branco equilibram as cores

do espaço. Plantas ornamentais

Jardins da Aldeia.

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 10: Casa - Agosto 2011

Agosto de 2011Casa / 10

Não há como pensar arquitetura sem a ousadia, uma decoração com conceito de arte, desprendida, que dá asas à imaginação. A Black Dinner traz no nome a irreverência. O resultado é o uso não convencional do ambiente e realizações de extremo bom gosto. Black é o início, é o vazio e o silêncio. Uma ausência absoluta e estranhamente confortável, porque o nada é o melhor ponto de partida para uma poderosa explosão de inspiração, criatividade e ousadia.

Um dormitório/Office, uma área destinada para descanso, mas aliada à vida moderna. Vida de jovens adolescentes que estudam, trabalham e rela-cionam-se por meios eletrônicos entregues a uma vida de muitas atividades.

Para equalizar essa situação o arquiteto e urbanista Max Schmidt criou um ambiente onde seu usuário vai repor as energias através do sono, de imagens e sons. Para isso nada melhor que buscar inspiração numa cultura milenar. Está que sempre está na mídia, ora por motivos de alta tecnologia e avanço ora pela organização e superação. Assim, inspirado na cultura japonesa foi criado o Dormitório Nova Era Nagano, uma justa homenagem a esse povo milenar.

p r o j e t oMax SchmidtArquiteto e Urbanista pós-graduado em engenharia civilAtua no setor de urbanismo e arquitetura residencial, comercial e [email protected]: Gravataí

Dormitório Nova Era Nagano

Na parede da bancada o efeito Bambu (Suvinil/

Peruzzo Tintas). Luminária articulável

dirige o foco da luz conforme a necessidade (Luzes

da Aldeia). Objetos referenciam a cultura japonesa

(Di Casa Decorações).

Cactos, vaso de cerâmica e pedras

ornamentais integram o espaço (Jardins da Aldeia)

Black Dinner

p r o j e t oRafael Kroth PaimArquiteto e urbanistaAtua no setor de arquitetura de interioresParticipante da Casa Cor 2010/2011 [email protected]: Gravataí

Mesa extensiva em MDF. Conjunto

luminárias da Luzes da Aldeia. Planta e

vaso vietnamina da Jardins da Aldeia.

Cortina em tecido preto da Zenker

Cortinas e Persianas. Painel com efeito

cobre escovado da Todeschini.

Porcelanato preto da Portobello Shop.

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 11: Casa - Agosto 2011

Agosto de 2011 Casa / 11

O quarto de casal é o cantinho de maior intimidade da casa, precisa ser um espaço agradável, intimista, confortável e funcional. Para que o dormitório transmita essa ideia é necessário utilizar uma decoração de que a dupla esteja de acordo. Normalmente é difícil juntar o gosto das duas pessoas, por isso utilizar cores neutras e materiais como o amadeirado e vidro funcionam bem. No espaço criado pelas arquitetas Thiele König e Mariana Herzog no móvel da Todeschini, que contempla além da cama, espaço de TV e área para closet com portas de correr com vidro refleta, pode-se verificar essas combinações. Nos acabamentos a dupla utilizou o amadeirado mesclado com o branco, tendo a cabeceira da cama em couro branco, seguindo uma linha mais romântica e moderna. As luminárias são cromadas e espelhadas, trazendo a moderni-dade ao ambiente. Já a roupa de cama traz o romantismo para o dormitório, assim como os enfeites e o lindo abajur utilizado em um dos criados-mudo. Para complementar e valorizar o espaço foi utilizado um papel de parede listrado em tons de verde e cinza. Uma persiana repaginada e o acréscimo de uma cor semelhante ao restante da decoração foram alguns dos detalhes pensados cuida-dosamente para fechar o conjunto do dormitório.

p r o j e t oThiele König e Mariana HerzogArquitetas e UrbanistasAtuam no setor de arquitetura residencial e comercialParticipantes da Casa Cor 2010/2011Prêmio Casa Cor 2011 em Organizaçã[email protected]: Cachoeirinha

Dormitório do Casal

Os tapetes “peludos” na cor branca e cinza

trazem o aconchego Mobiliário projetado possui iluminação com

sensor interno e nichos em acrílico.

Luminárias e abajur da Luzes da Aldeia. Almofadas e objetos da Di Casa Decorações.

Papel de parede da Zenker Cortinas e Persianas

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 12: Casa - Agosto 2011

Agosto de 2011Casa / 12

Na Lar Agosto 2010 o banheiro criado pela decoradora Deborah Lima tinha uma proposta rústica, reverenciando os elementos da natureza. Para esta edição ela inova! Traz um ambiente num contexto mais clássico, diria até retrô por ser uma tendência e também por trazer uma banheira vitoriana. As louças negras, metais cromados e tecidos mesclados em preto e branco mostram novamente o linck entre a moda e a decoração. Já a lavanderia o conceito é mais despojado, que mostra a Todeschini no apt. de um jovem ciclista, que adora cores e a liberdade sem abrir mão da qualidade.

p r o j e t oDeborah LimaDecoradoraAtua no setor de decoração de [email protected]: Gravataí

Banheiro das Advogadas e Lavanderia do Ciclista

Cadeira Luiz XV aliada aos espelhos e metais

cromados mesclam o retrô com os elementos

contemporâneos do espaço, como o acrílico

dos abajures. Torneira, cuba, banheira e chu-

veiro da SOS Torneiras Acqua Store. Lustre da

Luzes da Aldeia. Piso Portobello Shop. Papel de

parede da Zenker Cortinas e Persianas.

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G

Na lavanderia o mobiliário mostra

versatilidade com a tábua de passar

roupas embutida no móvel.

Page 13: Casa - Agosto 2011

Temos a possibilidade de traduzir a nossa personalidade através de uma junção de cores, formas e garimpos. O estilo pop espelha o que a dona do quarto expressa: alegria e extroversão. Cultua lembranças e venerações dos lugares do mundo num espírito aventureiro que sabe que vai sempre voltar diferente de uma viajem.

No ambiente do executivo, as caracterís-ticas refletem no perfil de um profissional que se conecta a dois momentos o “clássico” e o “moderno”. Adornos e texturas clássicas transitam sem conflitar com as linhas retas que compõe os móveis. A proposta demonstra que um toque de sobriedade num ambiente de tra-balho pode ser um fator positivo, transmitindo seriedade e comprometimento.

p r o j e t oEmily TeixeiraDecoradora de Interiores e estudante de [email protected]: Gravataí

A Pop Viajante eO Executivo Clássico

Cabeceira em couro preto modelo da Todeschini.

Papel de parede e perciana Silhouette da Zenker

Cortinas e Persianas. Objetos Di Casa Decorações.

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G

Agosto de 2011 Casa / 13

Linha Studio da Todeschini apresenta os móveis

para escritório. Parede com painel de efeito ca-

murça magnética para colar fotos da Suvinil/Peruzzo

Tintas. Lustre da Luzes da Aldeia

Page 14: Casa - Agosto 2011

Casa Serviços

Um dos itens que mais contam na hora de escolher um mobiliário é sua durabilidade. No entanto, poucas pessoas sabem o que devem observar na hora da com-pra do item para que ele possa ser durável e de boa qualidade. Pensando nisso, a ABRAMCO – Associação Brasileira do Mobiliário Corporativo – desenvolveu especificações padronizadas para este segmento.

Com o intuito de auxiliar a elaboração de memo-riais descritivos, as especificações padronizadas da ABRAMCO contemplam uma série de produtos e suas respectivas especificidades quanto às dimensões, tipos de materiais, acessórios, sistema de montagem, etc. Todas as peças têm conformidade com as normas ABNT para seu segmento.

“Este é um instrumento para que o órgão público, por exemplo, possa adquirir mobiliário corporativo com qualidade e durabilidade”, afirma Maurício Men-des, diretor executivo da ABRAMCO. Segundo ele, o fato do material respeitar padrões técnicos definidos por órgãos qualificados como a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas - é um avanço signifi-cativo para o setor na medida em que o instrumento pode ainda ser utilizado como meio de fiscalização no recebimento da mercadoria. “Infelizmente, ainda hoje, não há uma fiscalização efetiva entre o que é adquirido e o que é recebido e isso ocasiona perdas pros cofres públicos e, consequentemente, para o contribuinte”, esclarece o diretor.

Este material oferece subsídios para que a admin-istração pública possa detalhar o que deseja em ter-

ABRAMCO desenvolve especificações padronizadas para mobiliários corporativos

mos de qualidade ofertada pelo mercado, bem como quais documentos e exigências técnicas que poderão ser solicitadas em cada processo, de for-ma atualizada.

As especificações padronizadas para Mobil-iário Corporativo da ABRAMCO estão disponíveis para download gratuito no site da instituição. Para mais informações, acesse www.abramco.org.br

Page 15: Casa - Agosto 2011

[Caso queira servir vinhos um pouco mais encorpados com seu fondue de carne, é sugerido os de corpo médio, não muito pesados, de taninos mais macios com pelo menos uns dois anos de garrafa para que não briguem com a diversidade de molhos servidos.

Mateus Grapeggia

Dica do chef Fondue e Cia

O vinho

Agosto de 2011 Casa / 15

Nada melhor que reunir a família ou amigos para degustarem um saboroso fundue nas frias noite de nosso rigoroso inverno e comer fondue é o mesmo que comer pistache ou carangueijo. Há certo encantamento pela leveza, diálogos sob luz de velas e sabores encantadores vindos da boca direto para o nosso cérebro.Apesar de a palavra Fondue ter um leve sotaque francês, a origem do fondue vem da suíça e significa fundido. Queijo aquecido sobre uma lamparina, que lembra acampamentos e mus-sarela de búfala ou queijo coalho na churrasquei-ra. Você pode misturar vários tipos de queijos, especiarias, vinho e passar batatinhas cozidas, salsichas defumadas e o tradicional pão italiano, naquela massa de queijo quentinha e derretida.Mas na hora do fondue sempre fica uma per-gunta, que vinho tomar? No de carne é fácil; vai-se de tintos, macios, taninos sedosos e “amistosos” ausentes de qualquer adstringência mais acentuada, e não tem conversa! Quanto ao de queijo, há seguidores tanto do branco como do tinto e não existe regra, vá com o que você mais gosta. “Pessoalmente, gosto de harmonizar meu fondue de queijo com um vinho tinto pouco tânico, leve e fácil de beber sem se contrapor ao queijo, mas não deixo de tomar meus brancos também, até porque gosto de variar”explica Mateus Grapeggia. Segundo ele, nos brancos devemos evitar aque-les muito cítricos e florais que, tradicionalmente, são mais companheiros no verão, preferindo aqueles um pouco mais untuosos e de maior estrutura devendo ser tomados frescos, mas não muito gelados.

CasaGastronomia

Fondue à PutanescaIngredientes- 1 dente de alho- 250 g de requeijão- 100 g de queijo emmental- 200 g de queijo gruyére culinário- 100 ml de vinho branco seco- 3 colheres de sopa de Kirsh- 50 g de azeitonas pretas picadas- 50 g de alcaparras picadas- 50 g de anchovas picadas- pimenta à gosto- se desejar uma colher de chá de orégano, e um pouco de noz moscada

Modo de prepararColocar o vinho na panela aquecen-do-o bem.Acrescentar os queijos.Misturar ligeiramente (no caso de estar utilizando panela de vidro iniciar o processo no microondas por 3 minutos).Homogenizar a mistura e acrescen-tar as azeitonas, alcaparras, ancho-vas e o kirsh.

Fondue 4 QueijosIngredienetes- 200g de requeijão tipo catupiry- 200g de queijo tipo gruyére- 200g de queijo fundido- 200g de queijo serrano- 200 ml de vinho branco seco- pimenta do reino à gosto- 50 ml kirsh

Modo de prepararRalar os queijos e agregar o re-queijão e o vinho. Sobre o réchaud, mantendo a chama do queimador sempre baixa ou no microondas pelo tempo de 3 minutos, derreter e homogenizar a mistura acrescentan-do o kirsh, até a mesmo atingir a temperatura ideal para iniciar a degustação. Os acompanhamentos são os mesmos indicados para as demais receitas de queijo.

certo

Page 16: Casa - Agosto 2011

]

Agosto de 2011 Casa / 16

Casaperguntas para Mateus Grapeggia

Mateus Grapeggia, 25, natural de Veranópolis é o terceiro filho do casal Ari e Bernardete Grapeggia. De origem italiana, apaixonado por massas e vinhos. O jovem empresário buscava realizar uma antiga ideia do pai, que era de colocar uma casa de produtos coloniais. Num primeiro momento procuravam nas proximidades da RS 030, ao passar pelo centro de Gravataí e visualizar a residência no estilo rústico e antigo, não teve dúvidas de que ali seria inaugurado o Colonial Grapeggia.

Hoje, com dois anos de atuação no mercado, a casa comercializa vin-hos de marcas nacional, importadas e própria, também disponibiliza di-versos produtos de origem colonial. Recentemente agregou em seu roll as cervejas artesanais. Segundo Mateus, antes de se tornar um bom conhece-dor do mundo dos vinhos, todos os produtos eram provados e aprovados pelo pai, que é um grande a antigo “enófilo”.

1) Qual o maior desafio para empreender o negócio?Com certeza a busca de novos clientes e manter a qualidade dos produ-

tos. Cada dia é um novo desafio. Cada data é um diferencial para atrair novos clientes e torná-los amigos.

2) O que não pode faltar no Colonial Grapeggia?Com certeza um bom atendimento. Outro ponto é o equilíbrio entre

preço e a qualidade. As duas precisam estar juntas.

3) Em quem ou no que você se inspira?Nosso pai tem um dom para os negócios e vimos isso desde crianças.

Acostumamos-nos com esse jeito e com o prazer de atender. Ver um cliente saindo com um sorriso de satisfação é o que mais me motiva a trabalhar e a oferecer-lhes novos produtos.

4) Quais os planos pessoais para o futuro e o que pode-se esperar do Colonial Grapeggia?

Penso em ampliar uma área para eventos e junto um pub para os apre-ciadores de vinhos e cervejas. O local será para degustações de nossos produtos e num segundo momento serão oferecidos pratos da culinária italiana.

5) Um vinho para o mês de agostoUm Cabernet Sauvignon Gran Reserva Da Paz, safra 2006. Um vinho

super aromático de acidez equilibrada e um paladar com um toque de frutas vermelhas, amoras e chocolate.

Foto: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

5

“Ver um cliente saindo com um sorriso de satisfação é o que mais me motiva a trabalhar e a oferecer-lhes novos produtos”