Casa da gente março 2015

12
Páscoa: programação em Niterói e São Gonçalo Página 7 Tanto no Rio de Janeiro, quanto em Niterói, as autoridades estão alertas para os fortes temporais, como o ocorrido no início de março, com vários pontos das cidades alagados, com reflexo no trânsito, congestionando inclusive a ponte Rio-Niterói. PÁGINA 6 Chuvas: aí vem o dilúvio! Fotos Divulgação/A Tribuna Os três amigos e motociclistas Alcides Freire, Ricardo Moreira e Almero Motta cruzam 10.000 km entre Rio de Janeiro e Mendonza, para participar do 19º Encontro da Harley Davidson. O desafio continua, atravessando a Cordilheira dos Andes até chegar a Santiago do Chile. PÁGINA 10 Uma aventura a duas rodas Divulgação PÁGINA 3 – Coluna Compartilha! Maurício de Sousa e Turma da Mônica no I Salão de Leitura CLUBES No suplemento CLUBES, a progra- mação de eventos e serviços nas agremiações de Niterói. Divulgação/Washington Araujo

description

Casa da Gente Março 2015

Transcript of Casa da gente março 2015

Page 1: Casa da gente março 2015

Páscoa: programação em Niterói e São GonçaloPágina 7

Tanto no Rio de Janeiro, quanto em Niterói, as autoridades estão alertas para os fortes temporais, como o ocorrido no início de março, com váriospontos das cidades alagados, com reflexo no trânsito, congestionando inclusive a ponte Rio-Niterói. PÁGINA 6

Chuvas: aí vem o dilúvio!Fotos Divulgação/A Tribuna

Os três amigos e motociclistas Alcides Freire, Ricardo Moreira e Almero Motta cruzam10.000 km entre Rio de Janeiro e Mendonza, para participar do 19º Encontro da HarleyDavidson. O desafio continua, atravessando a Cordilheira dos Andes até chegar a Santiagodo Chile. PÁGINA 10

Uma aventura a duas rodasDivulgação

PÁGINA 3 – Coluna Compartilha!

Maurício de Sousa e Turma daMônica no I Salão de Leitura

CLUBES No suplemento CLUBES, a progra-mação de eventos e serviços nasagremiações de Niterói.

Divulgação/Washington Araujo

Page 2: Casa da gente março 2015

2 MARÇO 2015

Chuvas,Folia e

MarketingMário Dias

Diretor: Mário Dias / Tel.: (21) 7823-0943 /Editora: Luana Dias

E-mail: [email protected] e Marketing / Casa da Gente -

Tel.: (21) 7823-0943Designer Gráfico: Renato Figueiredo /

Edição: Casa da Gente /Colaboradores: Kakao Figueiredo e Washington Araújo

/ Gráfica: Editora Esquema /Fotografias: Luana Dias e fotos divulgação

Acesse o nosso facebook: JORNAL CASA DA GENTEBlog: www.jornalcasada gente.blogspot.com.br

SUPLEMENTO CLUBES: Editora: Luana DiasContatos: Tel.: (21) 99888-9666 /[email protected]

O JORNALQUE TEM DE TUDO

A exemplo do Rio de Janeiro, Niterói mantémuma estrutura preventiva para os temporais, tam-bém chamados pelos moradores das duas cidadesde verdadeiros dilúvios.

No último dia 7, um forte aguaceiro desabousobre o Rio de Janeiro e principalmente Niterói.Parou praticamente os dois municípios, atingindocom mais força a ex-capital fluminense, que teveproblemas no trânsito e ruas inundadas. Mas, oalerta da Defesa Civil, evitou tragédias, como mos-tramos em ampla reportagem.

Num segundo momento desta edição, destaca-mos os impressionantes números do carnaval noSambódromo do Rio de Janeiro, com recorde depúblico e de organização.

Chamo atenção ainda para o bom trabalho quea Associação dos Clubes de Niterói vem fazendo nocampo Social, Recreativo e Esportivo, estando in-clusive agora, criando um forte e unido Departa-mento de Marketing, tornando-os mais fortes.

O programa de recupe-ração fiscal do Municípiode Niterói(REFIS), por meioda Lei 3.123/2014, autorizouo Poder Executivo a conce-der anistia (total e parcial) eremissão de multas e jurosrelativos ao ISS (ImpostoSobre Serviços de QualquerNatureza), IPTU (ImpostosSobre a Propriedade Predi-al e Territorial Urbana) eTaxa de Coleta Imobiliáriade Lixo (TCIL) em atraso atéo dia 31 de dezembro de2011, estando os contribu-intes inscritos ou não na Dí-vida Ativa.

De 20 de janeiro até odia 20 de maio, o atendi-mento é para contribuintescom débitos que se encon-tram exclusivamente na Se-cretaria Municipal de

Anistia de juros e multasem IPTU e ISS em Niterói

Cepe tem Formação Gratuitade Cuidadores para Idosos

Quem não votou e nãojustificou nas últimas trêseleições terá o título cance-lado se não comparecer, até4 de maio, ao cartório elei-toral, portando documentooficial com foto. No estadodo Rio, 192.858 eleitoresestão nessa situação.Em www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral,o eleitor pode verificar se oseu título está passível decancelamento. Para a Justi-ça Eleitoral, cada turno devotação é considerado umaeleição.

Além de ficar impedidode votar, o eleitor que nãoregularizar a situação nãopoderá obter passaporte,

Fazenda. Entre 4 de feve-reiro e 3 de junho, o aten-dimento é feito para todosos devedores de IPTU,TCIL e ISS Autônomo cu-jos débitos se encontramna Procuradoria Fiscal. Edesde o dia 23/2 até o dia22 de junho são atendidosos contribuintes com débi-tos de auto de infração tri-butário e de ISS de empre-sas, em casos onde já hajaprocesso judicial.

Para retirar a guia bastaacessar o site da Procura-doria do Município: http://pgm.niteroi.rj.gov.br/. Emseguida, clicar em Acesseo Portal. Caso o contribu-inte deseje parcelar os dé-bitos, deve comparecer aum dos postos da Procura-doria Fiscal.

O Cepe – Centro de Es-tudos e Pesquisa do Enve-lhecimento – oferece o cur-so gratuito de “Formaçãode Cuidadores paraIdosos”. A formação tem oobjetivo de promover aqualificação do cuidador deidosos de forma mais am-pla e desenvolver nos alu-nos habilidades e compe-tências em relação aos cui-dados e promoção de saú-de do idoso dependente,utilizando um formato teó-rico e prático. O curso é re-alizado em três módulos,com carga horária de 160h.Além das aulas no Cepe, osalunos fazem visitas técni-cas a instituições de longapermanência voltadas parao cuidado de idosos.

O Cepe é um projeto daSecretaria de Estado deSaúde do Rio de Janeiro,gerenciado pelo InstitutoVital Brazil.A pré-inscriçãopode ser realizada por tele-fone ou no próprio Cepe,que fica na Av. Padre Leo-nel Franca, 248, Gávea, noRio de Janeiro. Para se ins-crever, é preciso ter mais de18 anos e ser alfabetizado,e não é exigida experiênciaanterior na área. Após a ins-crição, os candidatos de-vem participar da apresen-tação do curso, que acon-tece uma vez por mês, noauditório do Centro de Es-tudos. Mais informações epré-inscrição pelo telefone:(21) 2334-6853

Eleitor que não votoupode ter título cancelado

Carolina Maciel/Instituto Vital Brazil

Não é necessário ter experiência anterior na área para realizar o curso

ser empossado em cargopúblico ou renovar matrícu-la em estabelecimento deensino oficial ou fiscaliza-

do pelo governo. A irregu-laridade também pode ge-rar dificuldades para obterempréstimos em bancos

oficiais e participar de con-corrência pública ou admi-nistrativa.

Os eleitores no exercí-cio do voto facultativo -menores de 18 anos, maio-res de 70 anos e os analfa-betos - não serão identifi-cados nas relações de fal-tosos, assim como as pes-soas com deficiência quepossuem certidão de quita-ção por tempo indetermina-do. A Justiça Eleitoral res-salta que não será expedi-do qualquer tipo de notifi-cação ao eleitor, seja de for-ma impressa (correspon-dência) ou eletrônica (e-mail), sobre a situação dotítulo. (ASCOM - TRE/RJ).

Divulgação

Eleitores devem comparecer até dia 4 de maio no cartório eleitoral

Page 3: Casa da gente março 2015

CIDADES 3MARÇO 2015

Dentre os autores lo-cais bem como os consa-grados nacionalmente láestiveram Thalita Rebou-ças, que durante hora emeia autografou seus li-vros para um exército demeninas que aliás, a aguar-dava impacientementepara serem clicados e “ti-etar”.

O jornalista ZuenirVentura esteve pela manhãpalestrando ao público aolado da mediadora IsabelTubino e, no final da tar-de, o autor brasileiro derenome internacional Ro-gério Andrade Barbosaque falou de sua trajetóriacomo professor, contadorde histórias e escritor comprofundas ligações com amãe África.

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP A

RTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

Por Washington Araú[email protected]Ã

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALOOOO O

Maurício de Sousa e a Turma da Mônica em São Gonçalo

No encerramento do I Salão Municipal de Leitura, Mauríciode Sousa veio especialmente de São Paulo participar do evento econtar um pouco de sua história de sucesso ao longo de muitasdécadas. Carismático, cordial e envolvente Maurício de Sousa éuma lenda no universo editorial do Brasil e mereceu de mais de

seis mil crianças e adultos uma atenção especial e muitos aplau-sos. E ele deixou uma mensagem às crianças: “Acho que somosos maiores alfabetizadores do país, fico muito feliz com isso, e porconta dessa responsabilidade, temos cinco revisores. Para nós,isso é vital”, declara o pai da Mônica e do Cebolinha.

Com número recorde de público, o escritor esteve noencerramento do evento

Não importa a idade, o público fiel de Maurício de Sousaé a marca de seu sucesso

Milhares de alunos visitam o I Salão de Leitura

Com a presença do Prefeito Neilton Mu-lim, o Colégio Odete São Paio realizou das 9hàs 12h30, sábado 14, um trabalho pioneiro so-bre o autismo. O Prefeito Neilton Mulim des-tacou que “vamos fazer a Escola do Autistaainda este ano e será muito importante paraatender os nossos mais 2.500 autistas na cida-de”, afirmou. Berenice Piana, cuja Lei do Au-tismo leva seu nome afirmou que “o autismo étratável e que essas pessoas são seres huma-nos e têm todos os direitos que nós”, Para ocoordenador geral, vereador Diego São Paioevento foi um marco: “Muitos pais se achamsozinhos, e a luta é conjunta”. Em cada 50 pes-soas no mundo uma é diagnosticada com au-tismo, e para marcar o Dia Mundial de Consci-entização do Autismo e a orientação é que to-dos vistam roupas em tons azuis.

Autores consagrados marcaram presença

Um exército de jovens na fila de autógrafos de ThalitaRebouças, dentre eles o livreiro Antônio Gomes, que declamou

poemas de Fernando Pessoa na programaçãoZuenir Ventura pela manhã e Andrade Barbosa no final do segundo dia,

duas sumidades intelectuais

Na abertura, naterça-feira, 10 demarço, o eventoteve a presença doPrefeito Neilton-Mulim e de diver-sas outras autori-dades, dentre eleso Secretário deEducação ClaudioMendonça e o deCultura e Turismo,Michel Portugal.Palavras do Prefei-to de São Gonçalo:“Precisamos focarna educação e naleitura comparti-lhada em família;uma criança quechega com um livroem casa não vai sera única a ler”, des-tacou Neilton. Prefeito NeiltonMulim e Secretário Claudio Mendonça conversaram com jovens presentes no Salão de Leitura

Palestrassobre Autismo

Foto

s: Di

vulga

ção/

Was

hingt

on A

raújo

Page 4: Casa da gente março 2015

4 MARÇO 2015

SENALBASetor Administrativo – Senalba RJ

Rua XV de Novembro, 182, Centro - Niterói – RJ – 24.020-125 Tels. 21 2717-5603/21 2721-1344

SENALBA RJ INFORMAAcordo Coletivo de Trabalho SEST /SENAT 2014 e

Convenção Coletiva de Trabalho Sindelivre 2014 serão reavaliadosIntensificados os trabalhos para o exercício 2015 - Campanha Salarial.

Garantia de direitos, salário alimentar, empregado com autoestima.

CONHEÇA AS CORES QUE COMPÕEM O EMBLEMA DO SENALBAAzul - Universo

Vermelha - AçãoVerde - Trabalho

Marrom - Mesclagem Azul – fundo do emblema, cor designada pela direção do concurso, tendo a função do Universo,

por estar envolvendo o círculo que tem o significado do nosso Globo;Vermelha - sendo psicologicamente uma cor dominante, estimulante, etc., tem efeito que designa a AÇÃO

Verde - sendo harmonizante geral das cores, ele designa o TRABALHO INTELECTUAL;Marrom - aparece no emblema, apenas, por efeito de mesclagem das cores verde e vermelha.

A forma circular que aparece no emblema, em distâncias decrescentes, na ordem superior a inferior, mostra a integração da AÇÃO e TRABALHODO SINDICATO. Dessa integração, forma a congregação que está indicada no círculo de cor marrom.

A autoria do emblema é de Enock Souza Monteiro, vencedor em concurso, entre SENALBAS.Alcides Freire

Diretoria SENALBA/RJBase Estadual

A ministra do Desenvolvimen-to Social, Tereza Campello, teveaprovada a concessão do Títulode Cidadã Niteroiense, no início domês de março, proposto pela vere-adora Verônica Lima (PT). Tambémfoi aprovado, em primeira e segun-da votação com dispensa de in-terstício, ainda como parte das ini-ciativas do Mês da Mulher – emalusão ao Dia Internacional, cele-brado em 8 de março - o projeto70/2014 que define ações para acapacitação profissional da mulher,seja ela dona de casa, chefe de fa-mília ou desempregada. A autoriaé de Priscila Nocetti (PSD).

Também na linha de atençãoàs mulheres, foi aprovado o Proje-to de Lei 27/2014, estabelecendo aobrigatoriedade do calendárioanual de vacinação contra o vírusHPV, de Verônica Lima. Antes doinício da sessão um grupo de fun-cionários, usuários e familiares depacientes da Rede de Saúde Men-tal de Niterói fizeram manifestaçãonas escadarias da Câmara contra a“falta de pagamento, de medica-

Câmara aprova projetosdedicados ao mês da Mulher

mentos, da realização de concur-so público e cobrando uma solu-ção da Prefeitura”.

80 ANOS DABIBLIOTECA ESTADUAL

O presidente da Câmara Mu-nicipal de Niterói, o vereador PauloBagueira entregou no dia 12 de

março uma moção de aplausos àdiretora da Biblioteca Pública Es-tadual de Niterói, Cláudia Ricci,pelos 80 anos de fundação daprincipal sala de leitura e pesqui-sa da cidade.

Bagueira destacou, na home-nagem, a importância da bibliote-ca que está localizada em um dos

mais belos conjuntos arquitetô-nicos do Estado do Rio, formadopela Câmara, o Palácio da Justiça,o Liceu Nilo Peçanha e a própriaBiblioteca. “É uma data que deveser comemorada com vigor. A Bi-blioteca Pública de Niterói funci-ona a pleno vapor e em 2011 foientregue uma importante obra de

restauração e modernização queampliou o número de visitantes.É uma instituição que todo nite-roiense nutre um imenso cari-nho”, disse. Bagueira entregou amoção junto com o vereador Leo-nardo Giordano, que preside a Co-missão de Cultura, Comunicaçãoe Patrimônio Histórico.

Sessão Plenária Vereadora Priscila Nocetti

Fotos Divulgação/Sergio Gomes

O presidente da Câmara, Paulo Bagueira e o vereador Leonardo Giordanoentregam Moção à Claudia Ricci da Biblioteca de Niterói

Page 5: Casa da gente março 2015

CIDADES 5MARÇO 2015

Vai até o dia 31 de maio o defe-so de cinco espécies de camarãomarinho (sete barbas, branco,rosa, barba-ruça e santana ou ver-melho), que começou no últimodia 1º de março nas regiões Sul eSudeste do Brasil. Neste período,estão proibidas as atividades depesca de arrasto com tração mo-torizada para a captura de cama-rão, além de transporte e comerci-alização irregular do produto. Re-gulamentada pelo Instituto Bra-sileiro do Meio Ambiente e dosRecursos Naturais Renováveis(Ibama), a medida visa promovera recuperação dos estoques eevitar a extinção da espécie.

A Fundação Instituto de Pes-ca do Estado do Rio de Janeiro(Fiperj) alerta sobre a importânciado defeso para a manutenção dosrecursos pesqueiros, destacandoa necessidade da colaboração doconsumidor para que o períodoseja respeitado e eficiente.

“O defeso é uma grandeconquista, pois proporciona a re-cuperação dos estoques e a ma-

PROIBIDA a pesca de camarãoImportante para a manutenção dos recursos pesqueiros, defeso abrange cinco espécies marinhas e vai até dia 31 de maio

nutenção da rentabilidade da pes-ca para gerações futuras. O idealé dar preferência ao pescado quepode ser capturado no período.Mas para quem não abre mão docamarão, a dica é só consumir oproduto em estabelecimentos (fri-goríficos, peixarias e restaurantes,entre outros) com declaração deestoque ou, ainda, o camarão cul-tivado”, ensina o biólogo marinhoAugusto Pereira, diretor de Pes-quisa e Produção da Fiperj.

Durante o defeso, pescado-res profissionais - devidamentecadastrados no Ministério daPesca e Aquicultura (MPA) pelomenos um ano antes do iníciodo período e inscritos no INSScomo segurado especial – têmdireito ao seguro-defeso no va-lor de um salário-mínimo pormês, liberado pelo Ministério doTrabalho e Emprego (MTE).

Todas as ações de fiscalizaçãosão definidas e coordenadas peloIbama, sendo realizadas na pontapor destacamentos ambientais deórgãos municipais (como

a Guarda) e estaduais (como a Po-lícia Militar), e federais (como aMarinha). Quem for flagrado des-respeitando a proibição está sujei-

to a multas e até detenção, além deapreensão dos petrechos de pes-ca, no caso dos pescadores. Aspenalidades e sanções são previs-

tas pela Lei 9.605, de 12 de feverei-ro de 1998 (de Crimes Ambientais),e no Decreto nº 6.514, de 22 de ju-lho de 2008.

Divulgação/Luiz Barros

Pescadores cadastrados no Ministério da Pesca e Agricultura têm direito ao seguro-defeso

Page 6: Casa da gente março 2015

6 MARÇO 2015

Tanto no Rio de Janeiro quan-to em Niterói, as autoridades es-tão alertas para os fortes tempo-rais, como o ocorrido no últimosábado, dia 7 de março, que em 40minutos alagou vários pontos dascidades, com reflexo no trânsito,congestionando inclusive a pon-te Rio-Niterói.

"Foi um verdadeiro dilúvio",conta a dona de casa Maria Frei-tas, acrescentando: "as principaisruas das Zonas Sul, Centro e Nor-te e Região Oceânica foram inun-dadas em minutos, com a interrup-ção do serviço de energia elétrica.

A rápida ação da Defesa Civilde Niterói evitou possíveis tragé-dias, em caso de queda de barrei-ras ou desabamentos de residên-cias. Alertados pelos agentes dosórgãos, à frente o Major WalaceMedeiros, os moradores das cha-madas áreas de risco dos morrosdo Estado, Chácara, Palácio e BoaVista, além das localidades deCoronel Leôncio e Bumba, as pes-soas deixaram as suas casas, me-diante o sinal de perigo, emitidoem pontos estratégicos, agindona prevenção, o que segundo oMajor Walace funcionou perfei-tamente, numa ação conjunta como Corpo de Bombeiros, e líderescomunitários.

"Temos 38 homens, todos pre-parados para agir durante qual-quer evidência de perigo. A Pre-

CHUVAS: aí vem o dilúvio!

feitura manterá equipes de limpe-za e desobstrução de canais e rios.

ORDEM DO PREFEITOOs novos equipamentos e a

modernização da Defesa Civil deNiterói, é uma determinação doprefeito Rodrigo Neves, queacompanha permanentementetodo o desevolvimento do órgão,em muitas ocasiões agindo pes-soalmente nas comunidades, jun-tamente com o Major Walace eequipe. “É um serviço voltado àprevenção, evitando-se tragédi-as”, afirmou o Prefeito.

ENSINAMENTOS E AÇÃOAinda segundo o Major Wa-

lace, os pontos com risco de des-lizamento foram previamente ma-peados. "Nessas localidades fo-ram instalados Conjuntos de si-renes com pluviômetros para ava-liação das quantidades de chuvae, caso necessário, serem aciona-das para dar início ao Plano deEvacuação. Os referidos equipa-mentos foram fornecidos peloGoverno do Estado, que tambémé o responsável pela manutençãodos mesmos" explica o Major.

As sirenes são acionadas re-motamente, a partir de uma Cen-tral localizada na sede da DefesaCivil do Município, podendo seracionada remotamente tambémpelo Centro de Monitoramento e

Alerta de Desastres Naturais doEstado do Rio de Janeiro - CEMA-DEN-RJ. Caso o acionamento re-moto falhe, há a possibilidade doacionamento no próprio equipa-mento, através de uma botoeira,por integrantes da comunidadepreviamente capacitados e cre-denciados pela Defesa Civil.

As lideranças comunitárias eos núcleos comunitários de De-fesa Civil (NUDECs), sendo es-tes últimos constituídos porgrupos de moradores das comu-nidades com potencial de risco,recebem capacitação dos Agen-tes de Defesa Civil para atuaremcomo voluntários nas regiõesonde vivem em ações Preventi-vas, de Evacuação e de atendi-mento às vítimas de desastres.Atualmente o município contacom 22 NUDECs. Além dos NU-DECs, a Defesa Civil, a partir doProjeto Defesa Civil na Escola,formou no ano passado nas Es-colas Municipais, em parceriacom a Secretaria de Estado deDefesa Civil, mais de 150 alunos

do 5º e 6º anos do ensino funda-mental, chamados Agentes Mi-rins de Defesa Civil.

" Destaco que a populaçãoconstitui o elo mais importante dasações de Defesa Civil. Por se tratarda figura com o maior poder decapilaridade na sua comunidade,quando capacitada e esclarecida,tem a condição de promover noseu dia-a-dia ações que reduzamou eliminem os riscos de desas-tres, tornando sua comunidaderesiliente" afirma Major Walace.

As evacuações não costumamser rápidas em virtude da dificul-dade existente por conta da con-dição das chuvas e da conse-quente dificuldade de mobilidade.Em função disto, o protocolo deEvacuação das Comunidades,produzido pela Defesa Civil doEstado, prevê a antecipação dotoque da Sirene, a fim de possibi-litar que a evacuação seja realiza-da em condições seguras.

"Em todas as comunidades emque há o Sistema de Alerta e Alar-me por meio de Sirenes foram pré-

estabelecidos em locais como:Escolas, Igrejas, Agremiações etc,os Pontos de Apoio. Tais locaisconstituem instalações seguras,com capacidade de acolher osmoradores daquela região duran-te o período em que as condiçõesde insegurança, em função dovolume de chuva, persistam. Pla-cas de Direcionamento e Sinaliza-ção instaladas na Comunidadeindicam as rotas de fuga seguraspara os Pontos de Apoio".

A ação da Defesa Civil Muni-cipal é em conjunto com o Corpode Bombeiros Militar e vice versa.Este é o órgão de resposta às emer-gências. A articulação entre os ór-gãos, que se complementam emsuas ações, resulta na otimizaçãoe melhor coordenação dos traba-lhos nas ocorrências de desastres.

Ao verificar situações de riscoou uma ocorrência/sinistro já es-tabelecido, o cidadão pode ligarpara os seguintes telefones:199, daDefesa Civil de Niterói e 193, doCorpo de Bombeiros Militar.

Por Mário Dias

Fotos Divulgação/A Tribuna

Divulgação/Prefeitura de Niterói

Em comunidades com potencial de risco, sirenes dão o alerta

Em Icaraí, veículos tiveram dificuldade para circularRuas da Zona Sul, Centro, Zona Norte e Região Oceânica de Niterói

ficaram inundadas em alguns minutos de chuva

CIDADES

Major Walace MedeirosPrefeito Rodrigo Neves

Acervo PessoalDivulgação/Flavio Pessoa

Page 7: Casa da gente março 2015

CIDADES 7MARÇO 2015

Depois de um ano semrealização, o auto da Paixãode Cristo, no município deSão Gonçalo, aconteceráneste ano na Igreja da Ma-triz da cidade, com um pú-blico previsto de 20 mil es-pectadores. Cento e quaren-ta atores estarão vivendopersonagens da vida deCristo, num espetáculo pro-duzido, sonorizado, ilumina-do e narrado pelo produtorcultural Wanderlei Borges.

A figura central doevento – Jesus Cristo –será vivida por um ator ne-gro, Kadú Monteiro, quenos dois anos anterioresparticipou do Auto, inter-pretando um apóstolo. Com29 anos, sendo vinte delesdedicados ao teatro, Kadúé morador do Gradim, e temse dedicado de corpo e almaaos ensaios. Todos os ato-

São Gonçalo: Auto daPaixão de Cristo na Matriz

A Arquidiocese de Ni-terói inicia a celebração daSemana Santa no domingo,dia 29 de março, com a Pro-cissão de Ramos, que sairáda Capela de São Jorge, às8h30, dando prosseguimen-to à Santa Missa na Cate-dral, presidida por DomJosé Francisco, Arcebispode Niterói.

Na segunda-feira San-ta, dia 30, às 18h, será rea-lizada a Via Sacra, e às18h30, com a Santa Missana Catedral São João Ba-tista. Na Terça-feira San-

Semana Santa em Niterói

ta, dia 31, haverá duasmissas e confissões pelamanhã. Às 19h30, será re-alizada a Missa do Crisma,no Ginásio dos Salesia-nos, em Santa Rosa.

Na Quinta-feira Santa,dia 2 de abril, tem início oTríduo Pascal, com a Mis-sa verspertina da ceia doSenhor, com cerimônia do“Lava Pés” presidida porDom José Francisco.

Na Sexta-feira da Pai-xão, haverá às 17h30 a pro-cissão do Senhor Morto,saindo da Catedral. Após

a procissão, será exibidoo filme “A Paixão de Cris-to” de Mel Gibson. No Sá-bado Santo, dia 4, começaàs 20h a Vigília Pascal, coma Missa da Ressureição,na Catedral.

E no Domingo de Pás-coa, haverá Missas Solenesàs 7h, 10 e 18h30 na Cate-dral; e às 8h30 na Capela deSão Jorge.

A Catedral de Niteróifica na Praça Dom Pedro II,s/n no Centro de Niterói.Mais informações pelo te-lefone (21) 2620 – 2529.

O Arcebispo de Niterói, Dom Francisco José irá conduzir a Semana Santa na cidade

Divulgação

res são gonçalenses.Caberá ao padre, André

Luiz Siqueira, supervisoreclesiástico do espetáculo,a organização e orientação,enquanto a direção artísti-ca dos atores será realizada

por Ivan de Oliveira e Valé-rio Bandeira. A coreografiae a gesticulação são de Ka-ren Ramos.

Com duração de 1 horae 40 minutos, o Auto da Pai-xão será precedido de uma

missa, com início previstopara as 20h do dia 5 de abril.

Pela primeira vez, o es-petáculo terá como palco aescadaria da Igreja Matrizdo Município, São Gonça-lo do Amarante, na Aveni-

da Feliciano Sodré. Criadohá 15 anos e transformadoem lei municipal por indica-ção do então vereador JoséAntonio, atual presidenteda FASG – Fundação deArtes de São Gonçalo – o

evento religioso era antesrealizado na Praça dos Ex-pedicionários.

A mudança de local e dedata objetiva a participaçãode todas as igrejas dos mu-nicípios e cidades vizinhas.

Wanderlei Borges irá apre-sentar mais uma vez o Auto

O ator Kadu Monteiro viveráJesus Cristo na encenação

Acervo PessoalDivulgação Divulgação

O evento deve reunir mais uma vez um grande público

Page 8: Casa da gente março 2015

8 MARÇO 2015

CUBANGO: A POUCOS DÉCIMOS DA VITÓRIA

Apesar do presidente Gustta-vo Clarão ter afirmado “não devomudar de equipe”, começaram asmodificações. A Escola de SambaUnidos do Viradouro acabou sen-do rebaixada de volta à Série A,com um desfile debaixo de um for-te temporal, na abertura do GrupoEspecial.

Há três carnavais na verme-lho e branco, o carnavalesco JoãoVictor, através de uma conversaamigável, decidiu pela saída daagremiação. Fazendo questão deagradecer a todos, ele falou comcarinho dos anos em que traba-lhou na escola, e deixando claroque “sempre será Viradouro”.

Com os telefones “fora do ar”,Gusttavo Clarão não faz qualquerdeclaração, mas apurou-se que“planeja a programação até o Car-naval 2016, e estuda com os dire-tores o novo enredo, melhorias naquadra, inclusive com um supercamarote em anexo à bateria, e re-forma dos bares”. Mas há quemafirme que ele defende a máxima“Canário na muda não canta”.

VIRADOURO: depois do temporal

PORTO DA PEDRA: VOLTA POR CIMA

Ainda muito abatidos com 11º lugar na Série A, a Escola deSamba Porto da Pedra só tem um pensamento: repensar todo otrabalho para 2016, com um enredo popular, criativo, e na mesmalinha dos anos do Grupo Especial. Uma programação intensa até opróximo carnaval deverá ser adotada.

Luana Dias

Fotos: Luana Dias

Apresentando um carnavalconsiderado excelente, tanto pe-los comentaristas de TV, quantopelas emissoras de rádio, jornaise sites, a Escola de Samba Acadê-micos do Cubango que desfilouna Série A ficou a apenas novedécimos da campeã Estácio de Sá,conquistando um honroso 4º lu-gar, atrás de Império Serrano eUnidos de Padre Miguel.

O presidente Olivier Pelé elo-giou o bom desfile da campeã,quando arguido por jornalistas, edisse: “Gostei bastante da nossaapresentação, mas vamos avaliarnosso desfile para corrigir possí-veis erros”. Ele acrescentou:“Bola pra frente, vamos começaro mais rápido possível nossospreparativos para 2016”.

E as mudanças já começaram:Hugo Junior será o novo intérpre-te da verde-e-branca de Niterói noCarnaval 2016, substituindo PretoJóia. O coreógrafo Marcio Moura– que já passou pela Rocinha, Por-tela e nos últimos três anos estevena Porto da Pedra - irá assumir aComissão de Frente da Cubangopara o próximo carnaval. Ele terájornada dupla, já que também está

contratado para dirigir também aComissão da Estácio de Sá (devolta ao Grupo Especial). “Vai serum grande desafio, mas vou mededicar para realizar um trabalhodiversificado, com dinamismo ecriatividade”, disse o coreógrafo.

Mestre Maurão acaba de as-sinar a renovação com a direçãoda escola, e seguira no comandoda bateria.

Fotos/Hyrinea Borneo

Page 9: Casa da gente março 2015

9MARÇO 2015

Com absoluta exclusivida-de, o “CASA DA GENTE” com-prova que o carnaval da Mar-quês de Sapucaí, considerandoo maior espetáculo da Terra,além e nota 10 em organizaçãotem no chamado “povão” agrande plateia, pois 35% dosingressos foram vendidos apreços populares.

Os incríveis números doSambódromo revelam detalhesimpressionantes, sem violência,atendimento perfeito tambémnas áreas de Saúde, Cronome-tragem, Recepção, Entrosamen-to das Autoridades, tendo a LI-ESA – Liga Independente dasEscolas de Samba – e a Rioturcomo os principais realizadores.

Para os mais diferentes seto-res, os cinco dias oficiais da gran-de festa mostram um quadro po-sitivo, mantendo-se o brilho, ocrescimento, com atendimento acada ano mais aprimorado, lucrofinanceiro e principalmente demaior atrativo turístico, sem falarna imagem do Rio de Janeiro paratodo o planeta.

NÚMEROS IMPRESSIONANTESLevantamentos feitos por

nossa equipe junto ao coorde-nador da venda de ingressos,camarotes, cadeiras de pistas,frisas e lounges, Heron Schnei-der, revelaram o seguinte qua-dro, em termos de números:

Arquibancadas populares,26 mil pessoas distribuídas nossetores, 1, 12 e 13, ao preço deR$10,00 por dia, onde também seaplica a meia entrada. Arquiban-cadas especiais foram 25 mil dossetores 2 ao 11. Nos setores 12e 13, mil cadeiras individuais.Duas mil frisas de seis lugarescada. Nos chamados loungesdos super camarotes, 10 mil lu-gares, e 450 camarotes com ca-pacidade para 20 pessoas. Osturistas ocupam 2304 arquiban-cadas numeradas no setor 9.

Segundo a mesma fonte,35% dos espectadores é o cha-mado “povão”, conforme mos-tram os números, um outro dadorevelador é que até 2011, o Sam-bódromo acomodava 62 mil pes-soas, sendo que com as novasinstalações, num trabalho apri-morado a cada ano pela MEC-TUBO, empresa que adapta oSambódromo, ação conjuntaRiotur-Liesa, esse número evo-

Os incríveis números doCarnaval da Sapucaí

Povão faz a festa:

luiu, atingindo 75 mil assisten-tes. Numa prova que o Carna-val se mantém, superando qual-quer crise, é que 97% da áreaaberta ao público foi ocupada.70% desses lugares são ofere-cidos por telefone e 30% nosetor 11 da Sapucaí, em datapróxima ao Carnaval. Nos cin-co dias dedicados aos desfilesda Série A, Grupo Especial, e oDesfile das Campeãs passamainda pela avenida do desfile375 mil espectadores. Aproxi-madamente 45% dos ingressossão distribuídos gratuitamentepara as Escolas de Samba.

Para 2016, quando o Carna-val irá acontecer na primeira se-mana de fevereiro, os ingressoscomeçarão a ser vendidos emsetembro, ainda segundo HeronSchneider que passou a coorde-nar este setor na década de 90,tendo no início da venda 12 fun-cionários, aumentando para 40no mês de dezembro, e 200 nosdias de desfiles.

Vale registrar que ao contrá-rio de outros eventos de grandeporte, no Sambódromo não sãoregistradas falsificações. Com oaumento da oferta de novas aco-

Luana Dias

modações, também o númerode trabalhadores cresceu. Se-gundo o jornalista Paulo Faus-tino, coordenador do credenci-amento de quem trabalhou nosdesfiles, cerca de 23 mil pesso-as foram credenciadas no Car-naval 2015, fazendo questão de

ressaltar que esse trabalho é fei-to em conjunto com a Riotur.Deste total, pouco mais de 3 milsão jornalistas, representantesda imprensa brasileira e interna-cional, que fazem a cobertura doCarnaval.

No cargo de presidente da

Heron Schneider revela osnúmeros do Sambódromo

divulgação

Jorge Castanheirapresidente da Liesa

Liesa, o economista Jorge Cas-tanheira, que também é formadoem Administração é apontadocomo o grande condutor doMaior Espetáculo da Terra, noSambódromo, agindo com sobri-edade, educação e ligado emtodos os incríveis números.

Escolas e ServiçosA esses números, lembra Vi-

cente Datolli, Assessor de Im-prensa da Liesa, junte-se o efeti-vo das Escolas de Samba da Sé-rie A e Grupo Especial. Em média,cada agremiação da Série A temdois mil componentes, somando-se 30 mil já que desfilaram na sex-ta-feira e no sábado. No Especi-al, são em média 3 mil componen-tes por escola, totalizando 36 mil,nos desfiles de domingo e se-gunda. Com os policiais, milita-res, bombeiros, civis, médicos, ju-diciários, restaurantes, buffets elanchonetes, há um acréscimo depelo menos mais 20 mil pessoas.O Coronel Helio e Elmo José dosSantos, respectivamente coorde-nadores de Segurança, Operaçãoe Desfile utilizam aproximada-mente mil homens.

Por Mario Dias

Luana Dias

Publico lotou a Sapucaí

Page 10: Casa da gente março 2015

CULTURA10 MARÇO 2015

Música no ArSom, Áudio e Tecnologia KAKAO Figueiredo

www.kkostudio.com Tel.: (21) 2711-3104

Encontro Mundial de MotosHarley Davidsson tem brasileiros

O maior encontro das mo-tos Harley Davidsson, no mun-do, estará acontecendo de 18até 21 deste mês, na Argentina,em Mendonza, para onde estãoseguindo motociclistas de cen-tenas de clubes, pequenos gru-pos individuais e usuários fer-vorosos das máquinas.

Dentre os muitos brasilei-ros destacam-se dois advoga-dos, um de Niterói e outro doRio de Janeiro, além de dois lí-deres sindicais, que decidiramtirar féria e “meter o pé na es-trada, pilotando suas possan-tes motos.

São eles: Ricardo Moreira,advogado, que ao lado do Pre-sidente do SENALBA, AlcidesFreire, saíram de Niterói e jun-tam-se a Almero Motta, advo-gado, e ao sindicalista, AntônioFélix Tavares. No Rio de Janei-ro, para a longa jornada. Men-donza é uma das mais importan-tes cidades na Argentina. Emseguida, eles seguirão pela Cor-dilheira dos Andes até chegar àcidade de Santiago, no Chile.

@ Uma nova banda está na estrada: é a Clangendumque nasceu em Niterói há pouco mais de um ano. Formadapor 5 músicos, o trabalho consiste em repaginar clássicosda música brasileira, sempre de forma moderna e inovado-ra, com muito balanço, suingue e pegada forte, além é clarode um trabalho autoral, voltado para essa mesma vertentede sonoridade. Para isso, misturam as suas principais in-fluências: MPB, Rock’nRoll, Blues e Soul.

Os rapazes navegam sob influências progressivas, la-tinas, bluzeiras e roqueiras, e têm tocado em festivais, sho-ws e casas noturnas. As músicas “Ode aos Ratos” e “San-to”, vocês encontram no Youtube.

A banda é composta por Breno Gouvêa (voz/violão/guitarra); Caio Daher (percussão); Erlim Bittencourt (bai-xo); Pedro Donzeles (bateria); Philippe Ramiro (guitarra).Boa sorte, moçada! Vale a pena conferir e prestigiar.

@ Robert Plant, ex-integrante da lendária banda de rockLed Zeppelin, considerado pela revista “Rolling Stone” o15º melhor vocalista de todos os tempos, apresenta-se noCitibank Hall do Rio com a banda The Sensational SpaceShifters, em show que tem abertura da cantora americanaSt. Vincent. Plant, cujo último trabalho com o Led Zeppe-lin foi o álbum e filme “Celebration Day”, gravado em Lon-dres em 2007, tem 15 discos em sua carreira solo e apresen-ta-se com a banda The Sensational desde 2012. Só queagora ele traz um álbum recém-saído do forno. Lançado emsetembro, ‘Lullaby and... The Ceaseless roar’ é o primeirodisco de Plant ao lado do grupo, co-autor de 10 das 11canções. Com carreira solo e bons álbuns que exploramsonoridades africanas e orientais, Plant, no entanto, continuasendo o vocalista do Led Zeppelin para os fãs. Num showdele, sempre se espera “aquela do Led”. Em 2012, o cantortocou oito canções de sua antiga banda, metade do repertó-rio. Nos shows mais recentes, clássicos como ‘Going to Cali-fornia’ e ‘Rock’n’roll’ continuam presentes. Show imperdível!

@ Os músicos Glorinha e Renato convidam toda a crian-çada para um café da manhã no MAC. Todo segundo sába-do de cada mês, das 9 às 11 horas da manhã, no BistrôMAC. Muita Música diversão e alegria para a criançada etoda a família. A dupla vai trazer momentos de descontraçãoem um lugar mágico com quitutes deliciosos, para o progra-ma familiar ficar ainda mais divertido, com a união da arte eda gastronomia. Antes do show haverá um cineminha com aprojeção dos clipes de Glorinha e Renato no telão. Vai tercineminha divertido, cantoria super alegre, café da manhãdelicioso e uma vista maravilhosa que só o MAC tem. Osuper café da manhã custa R$ 35,00 e o show e o cineminhasão gratuitos (pra quem tomar o café, é claro!).

Almero Motta, Alcides Freire, Ricardo Moreira e Antônio Félix Tavares, rumo a Mendonza

Divulgação

Fotos: Divulgação

Page 11: Casa da gente março 2015

GERAL 11MARÇO 2015

A artista Andréa Facchini apresentaa exposição individual “Alguma coisaatravessa pelos poros”,na Galeria daUFF, até o dia 19 de abril. A exposiçãotem trabalhos inéditos, emtelas figurati-vas em acrílica de grandes a pequenasdimensões, desenhos e uma escultura.

“A célebre frase de Paul Valéry ‘Omais profundo é a pele’, não descreve-ria melhor as telas de Andréa Facchini:não há como se inscrever na epidermedo mundo sem esse roçar de peles, semenfrentar seu atrito, suas falhas e do-bras, suas contenções e extravasamen-

A assessora Natalya Muniz (foto) é onovo nome que desponta no mercado de pro-dução de eventos no eixo Rio-Niterói.A belae simpática produtora de eventos vem reali-zando as festas, confraternizações e eventosno eixo Niterói-Rio. Tudo começou há 5 anos,quando recebeu o desafio de idealizar e reali-zar eventos na AABB Niterói, clube onde exer-ce a função de primeira-dama.Pouco a pou-co, a paixão e a dedicação foram crescendo, eo trabalho foi sendo reconhecido e elogiadopor amigos e desconhecidos.

“As pessoas saiam dos meus eventosme incentivando muito, me questionavam-porque eu não trabalhava nesta área, naqual eu me sentia tão bem”, conta Natalya.

Foi a partir da descoberta desta voca-ção que nasceu, em 2013, a N&W

Helena Strada já é conhecida dos leito-res do CASA DA GENTE: ela foi uma daspersonagens principais da matéria “O Fu-turo é agora”, publicada em Novembro de2014, onde revelamos os talentos mirins dacidade de Niterói. Na época, ela se prepara-va para participar do concurso “Mini MissBrasil MesoamericaUniverse”, que acon-teceu em fevereiro deste ano. A novidade éque a pequena niteroiense, de apenas 6anos, conquistou a coroa tão esperada, nafinal realizada na Guatemala. Ela faz partedo time de “pequenas” grandes notáveis,que destacamos nesta edição.

“Os dias na Guatemala foram maravi-lhosos. Fizemos muitos amigos. Helena

“Pequenas” grandes notáveisTrês jovens artistas despontam nas passarelas e nas telinhas

A ‘fada-madrinha’ dos eventosNatalya Muniz é a nova queridinha das festas do eixo Niterói-Rio

Galeria da UFF recebe “Algumacoisa atravessa pelos poros”

tos. À artista, tal-vez interesse omovimento mis-terioso do apare-cer e desapare-cer de algo parao olhar. É essadesmedida dovisível, esseponto cego, quedobra e se des-dobra em cenascotidianas e pe-quenos delírios,entre a minúciada descrição e ofrenesi das fabu-lações, entre um

mundo que se apresenta por enquantoe os outros infinitos, imaginários e po-tenciais, que o atravessam. É dessatensão que emerge a pintura tátil deAndréa Facchini, como um fluxo incon-tido que precisa explodir, à vertigem,cores, peles e poros”, conta a curadorada exposição, Marisa Flórido.

A exposição fica em cartaz até o dia19de abril de 2015, de domingo a sexta,das 10h às 21h e aos sábados das 14hàs 21h. O endereço da Galeria da UFF éCentro de Artes UFF, Rua Miguel deFrias, 9, Icaraí, Niterói.

Eventos.A empresa realiza todo o tipo deevento: festas de aniversário, chá de fral-das, festas de 15 anos, casamentos, recep-ções, inaugurações, desfiles de moda, con-fraternizações, se adaptando sempre ao queo cliente deseja. Um dos diferenciais daempresa é o atendimento personalizado:

“Gosto de conhecer meu cliente e con-versar bastante, antes de realizar seu even-to. A verdade é que acabo ficando amiga de‘minhas’ noivas, debutantes. Há uma quecasa agora em maio, e que me chama de ‘fadamadrinha’, me sinto com responsabilidadedobrada. Peço sempre ao cliente para quesó apareça no local de fato no momento dafesta, para não perder a surpresa. Além dis-so, acho que fazer com amor e dedicação, eser profissional fazem o diferencial” conta.

Casada com Sérgio Werneck, presiden-te da Associação de Clubes de Niterói e daAABB Niterói, e mãe da pequena Duda, deapenas 3 anos, Natalya conta com o apoiofamiliar para conciliar a rotina entre o traba-lho e a casa.

“Graças a Deus, tenho um marido que medá total apoio, divide as tarefas. Sendo as-sim, consigo dar conta dos afazeres de casa,cumpro meu papel de mãe e esposa, e aindadou conta de realizar sonhos daqueles que amim confiam seus eventos”, afirma.

Para conhecer mais sobre o trabalho daN&W Eventos, basta acessar a página dofacebook ou ainda entrar em contato peloe-mail [email protected] ou pelo telefo-ne(21) 994508758.

adorou conhecer um novo país com costu-mes bem diferentes do nosso. Ela amou oconcurso, saiu da Guatemala perguntandoquando seria o próximo” conta orgulhosaLaisaStrada, mãe de Helena.

A espontaneidade, carisma e a seguran-ça de Helena fizeram a diferença. Na apre-sentação do traje típico, ela sambou no pal-co e foi aplaudida pela plateia. A pequenaMiss faz agora planos para seu futuro:

“Ainda estamos procurando uma agên-cia para gerenciar a sua carreira de modelo.Helena ama desfilar, adora ser fotografada.Para criança, infelizmente, não tem muitadivulgação ganhar um concurso de Miss,não há muito apoio e retorno. Muitos atécriticam o fato de uma criança participar detal coisa, mas eu sempre digo que feliz éaquela pessoa que pode fazer nessa vida oque realmente gosta e que consegue reali-zar seus sonhos” finaliza Laisa.

HORÁRIO NOBRECom apenas 13 anos, Bernadete Wi-

lhelm também demonstrou desde pequenamuito interesse pelas artes. Sua estreia foina gravação de um DVD do Instituto Alfa eBeto, mas é na TV que ela vem encontran-do cada vez mais espaço.

Bernadete integrou o elenco da primeirafase da novela “Avenida Brasil”, onde inter-pretou Betânia; no mesmo ano, participoude outras duas produções: “Tapas e Beijos”e Gabriela. Em 2014, participou da novela “ORebu”.Natural do Rio de Janeiro, ela viveagora o desafio de atuar na novela “Babilô-

nia”, que acaba de estrear no horário nobreda TV Globo.Ela interpreta”Nina”, filha deLuís Fernando (Gabriel Braga Nunes), umassessor desempregado, e sua mãe Karen(Maria Clara Gueiros).

ESTRELAJá Maitê Padilha vive “GabyEstrella”,

personagem principal da novela voltada aopúblico infantil, e exibida pelo canal pagoGloob. Apesar de ganhar o papel de prota-gonista de cara, aos 12 anos, ela não acre-ditou que seria escolhida.

“Vi o teste das outras pessoas e acheique não ia passar. Quando recebi a ligação,não acreditei” conta a atriz mirim.

Na trama, Gaby precisa se mudar para ointerior depois de sua mãe receber um con-vite para trabalhar num jornal de Nova York.Ela se muda para a Fazenda Estrella, onde

mora sua avó, Laura Estrella (Regina Sam-paio). Na vida real, a atriz também passoupor uma mudança radical.Nascida e criadana cidade de Juiz de Fora, ela passou porPetrópolis e veio morar em seguida no Rio.

“Saí de Petrópolis para o Rio. A mudançaaté parece com a da Gaby. Mas eu vim parauma cidade grande” compara Maitê, que vivecom a mãe e a avó na Barra, enquanto o pai eo irmão continuam na Cidade Imperial.

A novelinha “GabyEstrella” foi recen-temente indicada ao Emmy KidsAwards,maior premiação internacional de atra-ções infantis. A novela foi a única atra-ção brasileira indicada ao prêmio, e con-correu na categoria Série com programasda Austrália e da Espanha. Infelizmente,a série não trouxe o prêmio pra casa, maslevou o nome do Brasil para o exteriorpela qualidade do conteúdo.

Helena Strada

Bernadete Wilhelm

Maitê Padilha

Acervo Pessoal

Divu

lgaçã

o/Dé

sir

Divu

lgaçã

o/Dé

sir

Divulgação

Acervo Pessoal

Page 12: Casa da gente março 2015

12 MARÇO 2015

Rua Cel Gomes Machado, 136 - S/Loja - Centro - Niterói - RJ

Tel.: (21) 2719-7322 / 2717-37502621-8217 / 2613-4804www.riomoncao.com.br

Entre os dias 19 e 29 demarço, a cidade de Niteróirecebe o “Circo Volante”,projeto que desde março de2014 tem levado a magia doCirco às cidades do estadodo Rio de Janeiro apresen-tando algumas das melho-res companhias do país. EmNiterói, os amantes do Cir-co poderão conferir o tra-balho do Teatro de Anôni-mo com “Intermezzo”; do

A magia do Circo chega a Niterói

Circo no Ato com “Um Diade João” e do Circo Rebotecom “Columpio”.

O Circo Volante temcomo principal objetivo va-lorizar a tradição itinerantedas lonas e artes circenses.Cada apresentação tem ca-pacidade para até 500 es-pectadores. Os ingressostêm preços populares (R$ 10inteira, R$ 5 meia), sendoque a metade será distribu-

ída em escolas públicas,organizações e grupos so-ciais. A programação agre-ga diferentes espetáculos ereúne várias companhias,escolhidas depois de lon-go processo seletivo. Ma-labares, trapézio e toda asorte de magia circense,além de teatro e dança, sedesenrolam embaixo dalona, encantando criançase adultos.

Vinícius Daumas, co-fundador e Diretor do Cir-co Crescer e Viver, fala so-bre o projeto: ”Depois depassar por oito cidades,sendo a última Queimados,vimos que a experiêncianão é só para o público queassiste os espetáculos,mas, também, para os artis-tas que compõem as com-panhias. Circular e ir aondeo povo está e uma grandeoportunidade para trazer devolta a essência da arte docirco: a itinerância “, expli-ca Daumas.

PROGRAMAÇÃOO primeiro espetáculo a

ser apresentado é da Com-panhia de Teatro de Anôni-mo, nos dias 19 e 20 de mar-ço. O espetáculo tem basena clássica arte da palhaça-ria, dos saltimbancos queestruturam seu fazer a par-tir de uma variedade de ha-bilidades e números quesão lapidados permanente-mente. Números atempo-rais, com forte comunica-ção e que aproxima o públi-co instaurando um clima defesta coletiva, explorandoprincipalmente a linguagemda comicidade, utilizandotécnicas como magia, acro-bacia, dança e equilíbrio.

Já nos dias 21 e 22, e 26e 27 de março, é a vez dacompanhia “Circo no Ato”,espetáculo “Um dia deJoão”. Ele percorre as ruasde uma cidade que se trans-forma, tanto pelos eventosque a invadem, como pelasconstantes construçõesque reorganizam e amonto-am os espaços públicos.

Para fechar a temporadaa companhia Circo Reboteapresenta o espetáculo“Columpio”. No picadeiro,dois personagens excêntri-cos, músicos, acrobatas, e,sobretudo palhaços, apre-sentam um show de varie-dades. Através da comicida-de aliada à acrobacia e àstécnicas aéreas, constroemcenas com muita energia,forte impacto visual e graçaque culminam com o “pon-to alto”, um arriscado núme-ro de trapézio em balanço.

O projeto Circo Volante é realizado pelo Circo Cres-cer e Viver, com patrocíniodo Governo do Rio de Ja-neiro, da Secretaria de Es-tado de Cultura, da Lei Es-tadual de Incentivo à Cul-tura do Rio de Janeiro, daPetrobras e apoio da prefei-tura de Niterói, através doTeatro Popular Oscar Nie-meyer e da Cultura - Fun-dação de Arte Niterói.

As apresentaçõesacontecem no Teatro Po-

pular Oscar Niemeyer,que fica na avenida Jor-nalista Rogério CoelhoNeto, s/nº, no Centro deNiterói. A classificação

etária é livre para todosos espetáculos, e os in-gressos custam R$ 10 (in-teira) e R$ 5 (meia) paratodos os espetáculos.

Fotos: Divulgação