Casa - Janeiro 2012

16
Casa Casa Edição nº 28 - Janeiro de 2012 Foto: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG de Comunicação Um convite a sustentabilidade Páginas 08 e 09

description

Caderno Casa publicado em 04 de janeiro de 2012 pelo Grupo CG de Comunicação

Transcript of Casa - Janeiro 2012

Page 1: Casa - Janeiro 2012

CasaCasaEdição nº 28 - Janeiro de 2012

Foto

: Elp

ídio

For

tes J

r/Gru

po C

G d

e C

omun

icaç

ão

Um convite asustentabilidade Páginas 08 e 09

Page 2: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012Casa / 02

Page 3: Casa - Janeiro 2012
Page 4: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012Casa / 04

Galeria

Climatizadores gaúchos em Dubai

Casa Cor Punta del EsteOs arquitetos Rafael Kroth e Gabriele Ávila assinam

o espaço Estar Íntimo na Casa Cor Punta del Este 2012. Nesta edição serão quatro espaços assinados por brasileiros e o restante por profissionais argentinos e uruguaios. A mostra acontece de 06 de janeiro a 21 de fevereiro.

Estar Intimo Casa Cor Punta del Este – ambiente pen-sando para ter um estilo praiano bem ao gosto uruguaio. O charme todo do espaço deve-se principalmente ao local onde esta montada a mostra, um antigo casarão ao estilo casa Pueblo. Para compor o ambiente, a dupla de arquitetos manteve as características principais da casa, as paredes irregulares e o piso original em lajota foram mantidos, o luxo ficou por conta da simplicidade dos móveis propostos. Compondo o estilo naive do espaço, os móveis escolhidos são de acabamentos simples. Sofás, poltronas e almofadas em linho puro, mesas de centro e de trabalho em madeiras tratadas. “Para composição do Estar Intimo fizemos uso de obras de arte, como uma escultura de Bia Dória, vinda de São Paulo direto para a exposição, juntamente com telas de pintores de renomes do Uruguai.” explicam Rafael e Gabriele.

Completam o espaço objetos em cristais e pratas e para dar um ar de Brasil ao local, livros com imagens de Porto Alegre. A sacada que dá de vista para o jardim da casa, segue a mesma linha com flores e plantas que emolduram o piso em brita com bancos e velas.

Arquitetos Rafael Kroth Paim e Gabriele de Avila Meirelles

Em mais uma ação na busca por novos mercados a fabricante de climatizadores Joape participou recentemente da feira “The Big 5”, maior do segmento de construção no Oriente Médio. O evento reuniu mil-hares de profissionais da construção civil, órgãos governamentais e autori-dades. Foram exibidos climatizadores das linhas comercial, industrial e residencial.

Os equipamentos usam o sistema de climatização evaporativa, que permite a redução de temperatura do ambiente, ao mesmo tempo em que emitem uma névoa fina de água, permitindo a manutenção da umidade do ar, sem molhar os objetos no ambiente.

O evento foi realizado no Dubai International Exhibition & Convention Centre, entre os dias 21 e 24 de no-vembro. No ano que vem a feira acon-tece entre 5 e 8 de novembro. Outras informações podem ser conferidas no site www.thebig5.ae.

A Joape é uma empresa com mais de 5 anos de experiência no mercado de climatização. Localizada no Sul do Brasil possui uma estru-tura voltada ao desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos e, principalmente, a preocupação constante em oferecer soluções de alta qualidade.

Colaboração: PlayPress Assessoria de Imprensa

Banheiras e SpasCom a missão de satisfazer as necessidades de seus

clientes e proporcionar o bem estar, a saúde e a felicidade por meio da qualidade e inovação de seus produtos, a Maxi Fibras apresenta em seu portfólio diversos modelos e tamanhos de banheiras e spas em fibra. Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a empresa é reconhecida em diversas regiões do país pela qualidade e durabilidade de seus produtos. Saiba mais acessando www.maxifibras.com.br

Foto: Divulgação/Grupo CG

Foto: Divulgação/Grupo CG

Page 5: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012 Casa / 05

Foto

: Elp

ídio

For

tes

Jr/G

rupo

CG

Equipe da loja Italinea Completta, exclusiva para a cidade de Gravataí

Inovação, bom gosto e qualidade são os pontos fortes da nova Italinea Completta Gravataí, que recentemente reinaugurou sua loja, agora sob a direção do empresário Jorge Lorini, que têm mais de 20 anos de ex-periência no setor e há 30 é morador de Gravataí. No showroom móveis de altíssima qualidade e designer inovador. Segundo Jorge o investimento na cidade se deu pelo seu crescimento nos últimos anos e pela carência no segmento. “Por falta de opção nossos clientes acabam comprando em Porto Alegre, da mesma forma, nossos projetistas buscam oportunidades em outros mercados. Assim nada melhor que oferecer a cidade uma loja COMPLETTA, com profissionais gabaritados e com a marca líder em vendas no segmento de móveis planejados” diz Lorini.

Mercado

Italinea Gravataí

Page 6: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012Casa / 06

Integração com anatureza

Imag

ens:

Arq

uivo

pes

soal

Deb

orah

Lim

a

p r o j e t o

Deborah LimaDecoradoraAtua no setor de decoração de [email protected]: Gravataí

Àrea Exerterna

Sua Casa

Este projeto de 104m² foi desenvolvido para área externa de uma residência de um jovem casal com duas filhas, com oito de dois anos de idade. O pro-jeto é assinado pela decoradora Deborah Lima.

O desejo dos proprietários era ter um ambiente que abarcasse espaço para leitura, lanches e uma contenção para que a filha menor não tivesse livre acesso à piscina.

“Busquei suprir tais necessidades trazendo para o contexto elementos naturais, propiciando momentos relaxantes e a interação com a natureza.”diz Debo-rah.

Para equacionar o fato de o piso existente apre-sentar dois tipos de revestimentos, a solução para obter unidade visual foi instalar um deque em toda sua extensão. Aproveitando o desnível, a decoradora criou uma divisória executada com dormentes cor-tados em diferentes alturas e com portão de ferro, o que impedi o trânsito das crianças quando fechado.

Page 7: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012 Casa / 07

Sua Casa

Para os momentos de leitura, Deborah ide-alizou o gazebo com um confortável estofado de pinus autoclavado (revestimento específico para áreas externas). Segundo ela o uso abun-dante da madeira de reflorestamento traz con-sigo dois conceitos, o da sustentabilidade e o do aconchego.

A mesa de ferro, do acervo da cliente, serve de base para os lanches da família, guarnecida por um ombrelone que tem como agradável companheira uma fonte, uma das solicitações

Hora de relaxarda cliente.

Para finalizar treliças servem de suportes para as folhagens nas paredes, no piso, cachep-ôs e floreiras. O vermelho saturado que aparece nos muros é equilibrada com o verde, sua cor complementar que se apresenta naturalmente nas folhagens.

Já a iluminação cumpre dois objetivos funcionais como balizamento no piso e holo-fotes em pontos específicos e como decorativa criando diferentes cenários.

Imag

ens:

Arq

uivo

pes

soal

Deb

orah

Lim

a

Page 8: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012Casa / 08

invade a casaOnda verde

Imenso, belo e auto-sustentável. Assim é este jardim, localizado em condomínio fechado na cidade de Gravataí. Com 4500m² e aproxi-madamente 170 espécies de árvores frutíferas, as espécies enxertadas convivem em perfeita harmonia com a vegetação nativa do local, que foi preservada a pedido do proprietário. Para o paisagista Francisco Steffens, o jardim é uma mistura de estilos. “Híbridos, trazidos de São Paulo misturam-se as plantas típicas do sul, o que resulta em algo fantástico.”diz Steffens. Conforme ele, nenhuma flor é igual a outra, o que resulta em um colorido totalmente diferen-ciado e inusitado.

A residência em madeira e alvenaria é cer-cada pelo imenso jardim com caminhos que le-vam a um verdadeiro encontro com a natureza. Na lateral da casa uma cisterna armazena água da chuva, que serve para irrigação das plantas. Para evitar o surgimento de espaços isolados, o paisagista projetou pequenos repousos em meio ao jardim. Refúgios para os pássaros, com alimentação em abundancia também são encontrados pelo caminho. Segundo Francisco é fundamental a preservação dos pássaros, pois eles possuem importante função na polinização das espécies, controle de pragas e insetos e também na propagação de sementes.

Hibridos enxertados exigem um colorido diferenciado

Em pontos diferentes do jardim, o paisagista Francisco Steffens projetou pequenos espaços de repouso

Aproximadamente 170 espécies de plantas frutíferas estão plantadas no espaço

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 9: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012 Casa / 09

Ciclo natural

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Ao passar a piscina, com deck móvel, que serve para preserva a água limpa, palmeiras foram plantadas para darem equilíbrio e simetria ao jardim. No mesmo espaço o proprietário mantém um pequeno tanque para a criação do seu próprio adu-bo orgânico, gerado através dos restos de folhas, galhos e demais resíduos orgânicos encontrados no ambiente. Segundo o proprietário o soprador de folhas é passado com frequência nos caminhos do jardim, devolvendo a terra as folhas que caem das arvores e arbustos, fazendo assim o ciclo natural da vida na mata.

Nos fundos da residência uma bela horta, com canteiros a meia altura, que proporciona um melhor manuseio das hortaliças e verduras ali plantadas. Temperos, hortaliças e legumes são cultivados com adubo orgânica gerado na propriedade.

Frequentemente o soprador de folhas é utilizado para a limpeza dos caminhos

Temperos, hortaliças e verduras são cultivadas somente com adubação orgânica

No entorno da residência a cisterna armazena água da chuva

A preservação das aves é uma das preocupações do proprietário

Pergolado com trepadeiras no meio do gramado extremamente verde

Page 10: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012Casa / 10

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G

Casapor...

Convívio

facilitado

A proposta para este projeto era criar uma co-zinha que elegantemente dividisse o ambiente da sala sem perder a harmonia e a funcionalidade. Em 9m² a decoradora de interiores Nice Vaz idealizou a cozinha dos sonhos de um jovem casal, resi-dente em Gravataí. Para compor o mobiliário Nice utilizou MDP na cor Nogal com portas Ciliégio. As cores fortes e com texturas marcantes deixaram a cozinha aconchegante e quente. Com a área social integrada, é permitido receber os amigos de uma forma agradável e descontraída.

“Quando pensei na divisão do ambiente, imagi-

Nice VazDecoração de interiores.É sócia proprietária da Projetos e Idéias, loja exclusiva Italínea Móveis em Cachoeirinha. Contatos pelo fone: [email protected]

Cozinha

p r o j e t o

nei uma bancada, que delimitasse os espaços e proporcionasse agilidade ao dia-a-dia na cozinha e também fosse usada para lanches rápidos.”explica Nice.

Como o espaço é pequeno foram incorpora-dos no interior dos móveis alguns acessórios, tais como: lixeira, porta latas e temperos aramada e cesto giratório no móvel do canto para alimentos. Tudo planejado com a finalidade de proporcionar maior funcionalidade ao mobiliário e otimizar espaços.

Os nichos, além de servirem como elementos de decoração, juntamente com os acessórios escolhi-dos pelo casal, dão personalidade ao móvel.

Outro diferencial do projeto é a montagem sus-pensa do mobiliário, que permite uma maior lim-peza do ambiente sem afetar as bases do mesmo.

Page 11: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012 Casa / 11

Imagens: Arquivo pessoal Rita Corrassa

p r o j e t o

Rita Corrassa RemiãoDesigner de InterioresBlog: [email protected]: Cachoeirinha

Home Theater

O Home Theater é um dos ambientes que exige mais cuidados na hora de ser projetado, ainda mais quando, além das necessidades básicas: con-forto, boa acústica e climatização, o cliente pre-cisa de espaço para alocar 600 DVD’s e bonecos de famosos.

Para atender essas necessidades e as demais, exigidas no ambiente, a designer de interiores, Rita Corrassa, criou um grande painel com 18cm de profundidade, projetado com nichos para expor os DVD’s e os bonecos da coleção.

Os sofás yoko, da Tok & Stok, e o colchonete no piso receberam acabamento em linho cinza e estão sobre uma escada com iluminação especial.

Atrás dos sofás, na lateral, Rita projetou um móvel que servirá para guardar os cobertores e quando fechado servi de apoio para copos, bebi-das e lanche. Os quais são guardados no frigobar com rodízios da Brastemp.

O piso de carpete padrão Natural ajuda na ab-sorção do som e assim melhora o conforto acús-tico. O tecido de arabescos colocado na parede também auxiliar nessa tarefa. Já o gesso, tem uma sanca dupla, com pé-direito de 350cm. Para ilumi-nação foram utilizadas AR70, cordão luminoso na sanca e fitas de LED nos móveis e escada.

em casaCinema

Casapor...

Page 12: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012Casa / 12

sustentáveisConstruções

Foto

: Div

ulga

ção/

Gru

po C

G

Casa serviços

Pensar numa construção sustentável é se lançar a uma nova forma de viver. Mas, é preciso incorporar essa nova filosofia ao cotidiano de cada um de nós. Por isso a partir desta edição o Caderno Casa trará mensalmente dicas e alternativas para construções sustentáveis. Proje-tos e alternativas para que você possa construir ou reformar seu lar sem agredir a natureza.

Hoje o mercado oferece uma gama enorme de produtos sustentáveis, mas é preciso conhecimento para adquirir tais produtos, daí a importân-cia de contar com a assessoria de arquitetos e engenheiros. Da fundação as telhas, tudo pode ser construído com produtos que não afetam o meio ambiente.

Um exemplo é o cimento CPIII ou IV, fabricado com escória de alto-forno e cinzas de termelétricas, que podem ser utilizados nas fundações. O CP II, com menor teor é indicado para reboco e argamassa.

Na hora da compra, dê preferência às marcas mais conceituadas, pois existem muitos produtos de baixa qualidade ofertados no mercado.

Os profissionais indicam que construções com fachadas e telhados claros proporcionam maior conforto térmico, principalmente nos centros urbanos, onde o calor é muito intenso. Outra dica é a utilização do tel-hado verde (com vegetação) que ajuda a refletir o calor.

Já na alvenaria, tijolos de solo-cimento (mistura de cimento e terra), paredes de taipa (terra comprimida) e tijolo de barro também são alter-nativas interessantes.

Page 13: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012 Casa / 13

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G

de economia de água se ganha ao instalar o redutor de vazão na saída do chuveiro.

Casa serviços

Fique sabendo:

litros de água é a quantidade gasta pe-las bacias sanitárias fabricadas a partir de 2002. Antes o consumo era de 9 a 12 litros.

mil horas é a vida útil de uma lâmpada fluo-rescente, contra 1000 horas de uma lâmpada incandescente.

do consume mensal da energia em uma residência provém do chuveiro elétrico.

De 30

a 60%

30%

6

10

Pequenas mudanças nos hábitos familiares podem contribuir para um mundo melhor. Veja algumas informações que serão úteis no seu dia-a-dia.

Page 14: Casa - Janeiro 2012

Janeiro 2012Casa / 14

Cervejas

CasaGastronomia

especiais

SepulturaEsta de volta ao mercado a cerveja da

lendária banda de rock Sep-ultura. Desta

vez produzida pela microcerve-jaria Bamberg. O estilo continua o mesmo, cerveja de trigo. Agora

além da garrafa ela vem na versão chopp. www.cervejariabamberg.com.br

A cada mês novas marcas de cervejas especiais e cerve-jarias surgem no mercado conquistando ainda mais adeptos desse tipo de bebida. E com a chegada do verão, elas se tornam ainda mais procuradas. Em 2012, novas cervejas chegam para esquen-tar ainda mais esse mercado promissor, marcas de nomes do mundo pop como Simp-sons e Sepultura lançam suas próprias loiras geladas. Assim como novos eventos ajudam ainda mais a popularizar esse tipo de cerveja especial, como o Deli Beer Rio, que acon-tece no Rio de Janeiro e o VI

Workshop de Cerveja Artesanal que será realizado em fevereiro em Recife.

Escolha a sua preferida, ou fique com todas, e mergulhe de cabeça nessa nova onda.

Cerveja dos Simpsons

Finalmente chegou ao Brasil a cerveja Duff, con-hecida mundialmente como a cerveja consumida no desenho animado “Os Simp-sons”. A receita nacional foi desenvolvida pela Cervejaria Artesanal Saint Beer. Com sabor refrescante e com o autêntico estilo pilsen a novidade promete conquistar o consumidor brasileiro. Confira mais no site www.duffbrasil.com.br

A cerveja dos Namorados

Chegada recentemente da Ale-manha ao Brasil, a Valentins já esta disponível no mercado nos formatos de garrafa e lata. No rótulo é estampa-da a imagem de São Valentin, o santo protetor dos namorados, ou seja, uma cerveja para ser degustada em boa companhia. www.tarantino.net.br

Page 15: Casa - Janeiro 2012

Janeiro de 2012 Casa / 15

As cores de

2012O novo ano chega democrático e com ele o verão. Tons pastel, cores

ácidas e cítricas prometem ser o hit da estação. A decoração de interiores pede ambientes cada vez mais coloridos.

Para 2012 a aposta dos arquitetos é nos contrastes e na variedade de estampas. Tons vibrantes como laranja, azul, vermelho e pink, fazem par-ceria com cores suaves e neutras, como o azul e branco. A dica também

é valida para os objetos decorativos. Flores também ajudam na decoração do lar, portanto não importa o seu estilo, use e abuse das cores de 2012. As dicas são da Nádia Flores e Festas - www.nadiaflores.com.br

Decoração

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G

Coloridas, em degrade de tons ou de uma só

cor, aproveitando o verde das folhagens ou não. As

flores são sempre uma opção delicada e bonita

para decorar e compor os ambientes internos.

O prata é sempre uma

opção elegante na decoração

Taças na cor azul com lenços brancos brindam o ano que chega

Page 16: Casa - Janeiro 2012

Casa / 16

Casaperguntas para Carol Perez e Daisy Braun

1) Qual o estilo do Gaia Ateliê de Arquitetura?O Gaia não tem um estilo único, poderíamos dizer que

seguimos um estilo contemporâneo com uma mistura de tendências, trazendo para os dias de hoje as preferências de cada cliente, imprimindo nosso toque pessoal nos detalhe e na funcionalidade.

2) Qual o maior desafio que já enfrentaram e como li-

daram com ele?Cada novo projeto nos desafia a superar o anterior. Alguns

desafios são mais provocantes, outros nem tanto, mas para lidar com ambos procuramos estar sempre atualizadas com as tendências e novidades disponíveis no mercado, estudando e buscando novas soluções funcionais e estéticas.

3) Se pudessem mudar algo no aspecto arquitetônico de Gravataí, o que mudariam e por quê?

Gravataí possui exemplares arquitetônicos lindíssimos, que hoje, estão ocultos pelos enormes letreiros comerciais. Se nos fosse permitido mudar algo, seria - pela conscientiza-ção e valorização da nossa história - devolver à cidade, essa arquitetura açoriana escondida, com uma linguagem mais

atual. Vemos com grande admiração a “gentileza urbana” realizada pela Loja Gaston, retomando as características

originais do prédio e valorizando a sua inserção no con-texto da cidade, sem desqualificar o espaço comercial e criando ainda uma ligação afetiva junto aos moradores da cidade.

4) Como vocês avaliam o atual momento da cidade?A cidade está em pleno desenvolvimento e seu cresci-

mento é inevitável. Para isso está nas mãos dos atuais administradores públicos o planejamento consciente para esse crescimento. Temos que pensar hoje na cidade que queremos daqui 50 anos.

Hoje temos a “Gravataí” que nossos avós plane-jaram. As gerações futuras merecem espaços urbanos

qualificados, praças bem equipadas, estrutura viária con-dizente a demanda, e principalmente uma cidade inclusiva, onde pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas tenham o direito e o prazer de ir e vir.

5) Como profissionais de arquitetura, qual o signifi-cado de participar de uma mostra inovadora como a Lar

aGosto?É muito prazeroso expor nosso trabalho nessa mostra

que vem se consolidando ano a ano em Gravataí. O convívio permite uma troca de experiência e informações tanto com as empresas, quanto com os profissionais envolvidos, o que nos proporciona sempre um grande crescimento profissional.

A LarAgosto conta com empresas de 1ª linha, mostra o po-tencial que a cidade oferece e tem surpreendido profissionais da área e o público em geral por sua organização, diversidade e forma acolhedora de receber seus visitantes.

Foto

: Dirn

ei J

unio

r/G

rupo

CG

5Janeiro de 2012

Desde pequenas Carol e Daisy foram ligadas no mundo das artes. Mas, somente na adolescência descobriram a paixão absoluta pela ar-quitetura. Naturais de Gravataí cursaram a mesma faculdade, porém a relação de amizade e profissionalismo só surgiu próximo da conclusão do curso. Já formadas e com pouca experiência, a solução para ganhar o mercado de trabalho foi de ajuda mutua. Ajuda esta, que foi o ponto de partida para a construção de uma parceria solida entre as jovens arquitetas. Atualmente Carol e Daisy são sócias proprietárias do Gaia Ateliê de Arquitetura.

]“Acredito que a arquitetura pode mudar a vida das pessoas e que vale a pena tentar.” Zaha

Hadid