Casos clínicos dos membros superiores

2
CASOS CLÍNICOS DOS MEMBROS SUPERIORES 1-) Após um acidente automobilístico, o Sr. Joaquim ficou com incapacidade de abduzir o braço esquerdo(apenas abduzia acima dos 90°), e também apresentou o antebraço em estado de pronação. O que deve ter ocorrido com o Sr. Joaquim? Explique. 2-) Uma jovem, ao andar de patins, caiu com os cotovelos no chão e ao levantar, notou que havia perdido a sensibilidade do 5º dedo e da metade do 4º dedo na região palmar e dorsal. Explique o caso. 3-) Um paciente, ao pular do 3º andar do seu prédio, teve uma fratura no colo cirúrgico do úmero direito, além de ter paralisia da abdução do braço dos 15° aos 90°, teve também necrose da cabeça do úmero. Explique o caso. 4-) Após uma fratura na diáfise do úmero, o paciente apresentou uma paralisia no movimento de extensão da mão e uma parestesia dorsolateral da mão. Explique o caso. 5-) Após uma tentativa de suicídio uma jovem cortou os pulsos na região anterior e teve uma parestesia na região palmar lateral da mão. Explique a parestesia. 6-) Um paciente sofreu um acidente e teve um hematoma na região da tabaqueira anatômica, além de uma parestesia dorsolateral da mão. Explique a hemorragia e a parestesia. Quais os limites da tabaqueira anatômica? 7-) Quais acidentes anatômicos do úmero deveria ser fraturado para que os músculos do manguito rotador não exerça sua função. 8-) Quais nervos deveriam ser lesados para que ocorra paralisia total do polegar. Explique. 9-) Cite quatro anastomoses entre artérias que ocorrem na fossa cubital.

Transcript of Casos clínicos dos membros superiores

Page 1: Casos clínicos dos membros superiores

CASOS CLÍNICOS DOS MEMBROS SUPERIORES

1-) Após um acidente automobilístico, o Sr. Joaquim ficou com incapacidade de abduzir o braço esquerdo(apenas abduzia acima dos 90°), e também apresentou o antebraço em estado de pronação. O que deve ter ocorrido com o Sr. Joaquim? Explique.

2-) Uma jovem, ao andar de patins, caiu com os cotovelos no chão e ao levantar, notou que havia perdido a sensibilidade do 5º dedo e da metade do 4º dedo na região palmar e dorsal. Explique o caso.

3-) Um paciente, ao pular do 3º andar do seu prédio, teve uma fratura no colo cirúrgico do úmero direito, além de ter paralisia da abdução do braço dos 15° aos 90°, teve também necrose da cabeça do úmero. Explique o caso.

4-) Após uma fratura na diáfise do úmero, o paciente apresentou uma paralisia no movimento de extensão da mão e uma parestesia dorsolateral da mão. Explique o caso.

5-) Após uma tentativa de suicídio uma jovem cortou os pulsos na região anterior e teve uma parestesia na região palmar lateral da mão. Explique a parestesia.

6-) Um paciente sofreu um acidente e teve um hematoma na região da tabaqueira anatômica, além de uma parestesia dorsolateral da mão. Explique a hemorragia e a parestesia. Quais os limites da tabaqueira anatômica?

7-) Quais acidentes anatômicos do úmero deveria ser fraturado para que os músculos do manguito rotador não exerça sua função.

8-) Quais nervos deveriam ser lesados para que ocorra paralisia total do polegar. Explique.

9-) Cite quatro anastomoses entre artérias que ocorrem na fossa cubital.

10-) Após uma fratura na segunda costela, o paciente teve parestesia na região do assoalho da axila. Explique o que ocorreu.

11-) Após uma injeção do braço esquerdo, a paciente teve uma parestesia na região lateral inferior do braço esquerdo. Explique o caso.

12-) Explique a síndrome de Popeyer.

13-) Diga quais os músculos que fazem parte do manguito rotador, identificando seus ponto fixos, ponto móvel e inervação. Fale qual é a importância do manguito rotador para o membro superior.

FLAVIO CRISPIM