Casos de sucesso - umconline.com.brumconline.com.br/solucoes/cases/cases02.pdf · Empreendedorismo...

28
Casos de sucesso 0800 570 0800 www.sebraepr.com.br Histórias de empreendedorismo Para sua empresa também fazer parte desse grupo de sucesso, mande um e-mail para: [email protected]

Transcript of Casos de sucesso - umconline.com.brumconline.com.br/solucoes/cases/cases02.pdf · Empreendedorismo...

Casos de sucesso

0800 570 0800www.sebraepr.com.br

Histórias de empreendedorismo

Para sua empresa também fazer parte desse grupo de sucesso, mande um

e-mail para:[email protected]

01 02

SEBRAE/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná

Jefferson NogaroliPresidente do Conselho Deliberativo

Allan Marcelo de Campos CostaDiretor Superintendente

Julio Cezar AgostiniDiretor de Operações

Vitor Roberto TioquetaDiretor de Gestão e Produção

Expediente

Coordenação GeralRenata TodescatoGerente de Marketing e Comunicação Edição/ Jornalista ResponsávelLeandro DonattiRegistro Profissional - 2874/11/57-PR

TextosAdriano Oltramari, Cleide de Paula, Giselle Ritzmann Loures, Juliana Dotto, Octávio Rossi e Tânia Jefferson

FotosClaiton Biaggi, Cristiane Shinde, Leandro Taques, Luiz Costa, Marcos Zanella e Wilson Vieira

[email protected]://asn.sebraepr.com.br

Design Gráfico e DiagramaçãoIngrupo//chp Propaganda

ImpressãoArtes Gráficas Renascer Ltda. (Mult-graphic)

Tiragem1 mil exemplares

03 04

Histórias de empreendedorismo

O SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma instituição sem fins lucrativos, criada na década de 1960 para auxiliar os empreendedores e empresários de pequenos negócios de todo o Brasil. São 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, o SEBRAE/PR possui cinco regionais e 11 escritórios, mas chega a todos os 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações comerciais e empresariais, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e iniciativa privada. Parceiro do desenvolvimento, o SEBRAE/PR - a Casa do Empreendedorismo no Paraná - oferece soluções, palestras, capacitações e treinamentos, em temas variados como recursos humanos, empreendedorismo, marketing, finanças, gestão estratégica, gestão da qualidade e muito mais. No SEBRAE/PR, os empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas têm o apoio que precisam para abrir, de forma planejada, e manter seus próprios negócios. Com o conhecimento, esses empreendedores e empresários tornam-se mais competitivos numa economia globalizada.

O empreendedorismo e as micro e pequenas empresas são a razão de existir do SEBRAE/PR. Todos os dias, a organização depara-se com um desafio, que é atender os empresários e candidatos a empresários, em busca de soluções que respondam às necessidades de seus empreendimentos.

A seguir, 25 histórias de empreendedores que encontraram no SEBRAE/PR soluções para seus negócios! Experiências bem-sucedidas, de planejamento e de gestão, que servem de modelo para aqueles que estão começando e também para aqueles que já atuam no mundo corporativo e sempre buscam motivação.

Boa leitura!

Um novo rumo

O empresário Nilson Luiz Tortato, 36 anos, é sócio-proprietário de uma pequena olaria em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. A empresa foi fundada em 1991 pelo pai de Nilson, que, na época, trabalhava como lavrador, mas tinha uma larga experiência no segmento de fabricação de tijolos. A ideia do patriarca da família era para que os filhos assumissem o pequeno negócio. Para tornar a empresa familiar mais inovadora e, consequentemente, mais competitiva, Nilson decidiu participar do Projeto Agentes Locais de Inovação. Desde 2008, quando a iniciativa começou, ainda como um projeto-piloto no Paraná, o empresário passou a contar com a parceria de uma agente local de inovação, jovem profissional que assumiu a missão de propor e implementar a inovação, de acordo com as necessidades e as características da empresa. Segundo Nilson, as orientações da agente local foram fundamentais. Como exemplo, ele cita as mudanças no processo de fabricação de tijolos. “A partir da consultoria, chegamos a uma mistura ideal de matéria-prima, o que melhorou o produto e, principalmente, melhorou a questão do tamanho do tijolo e a sua padronização. Preparando melhor a argila, eu consigo, atualmente, manter o padrão do tijolo e seguir as normas legais exigidas”, conta.

Ainda de acordo com o empresário, a padronização, além de evitar que a olaria seja autuada pela fiscalização, também amplia mercado e evita desperdícios financeiros. Segundo contas do próprio empresário, essa mudança no processo produtivo já proporcionou uma economia, em média, de R$ 72 mil, recurso que foi reinvestido no negócio. “A participação no Projeto Agentes Locais de Inovação foi muito válida. Além de trazer informações sobre inovação, a agente local também nos levou para aqueles que detêm as soluções. Eu consegui aproveitar muitas coisas”, diz o empresário, que hoje administra uma produção que chega a 300 mil unidades de tijolos e blocos cerâmicos, por mês.

05 06

01

O Projeto Agentes Locais de Inovação é uma estratégia do SEBRAE Nacional para levar a cultura da inovação ao dia a dia dos pequenos negócios. Com uma proposta inovadora, pilotada de 2008 a 2010 no Paraná e Distrito Federal, a entidade fechou parcerias para formar jovens recém-formados, que têm o papel de levar a inovação às pequenas empresas.

Foto

s: L

ean

dro

Taqu

es/ L

a Im

agen

Os agentes locais são orientados a desmistificar o processo de inovação, que nem sempre está ligado a tecnologias de última geração, e a sensibilizar os empresários sobre a importância de inovar, como estratégia que, aliada à gestão da qualidade, aumenta a competitividade das micro e pequenas empresas, sem investimentos substanciais.

Ficha Técnica

Nome da empresa: Olaria Tortato Ramo: Fabricação de cerâmica vermelha Localização: Rua Teófilo Negosek, 296 São José dos Pinhais - PR Contato: (41) 3383-5347

Nilson Luiz TortatoOlaria Tortato

Ideia inovadora

Francisco Cangussú Meira, 59 anos, conheceu muito cedo a utilização do carvão animal, obtido da queima de matéria animal, como ossos. Sua família trabalhava para dois poloneses que deixaram a Europa após a Segunda Guerra Mundial. Em terras brasileiras, os poloneses se instalaram em Maringá, noroeste do Paraná. Assim que chegaram, escolheram a cultura cafeeira para trabalhar. Depois investiram na pecuária e, nos anos 1960, instalaram os primeiros fornos para a produção de carvão animal. Francisco cresceu acompanhando esse trabalho e se envolvendo, cada vez mais, com a atividade que ele define como “inovadora para a época”.

Com experiência no segmento, em 1987, ele fundou uma pequena empresa, a Bonechar - Carvão Ativado do Brasil, produzindo farinha de osso calcinado, farinha de carne e ossos e, ainda, subprodutos de origem animal. Em 1997, a Bonechar também passou a produzir carvão ativado de origem animal. Segundo o empresário, mesmo com o conhecimento adquirido ao longo dos anos, uma das dificuldades enfrentadas foi a pouca literatura sobre as propriedades do carvão animal. Diante do fato, Francisco enxergou uma oportunidade e passou a fechar parceiras com o meio acadêmico. “Os alunos precisavam de material para seus estudos e como eu tinha pouco dinheiro para pesquisas, busquei uma alternativa. Hoje, estamos colhendo esses frutos”, diz. Francisco conta que, além da parceria com as universidades, também foi em busca de outros parceiros. O empresário procurou o SEBRAE/PR para informações sobre processo de certificação. Na entidade, recebeu orientações de consultores pelo antigo PADTEC - Programa de Adequação Tecnológica, hoje SEBRAEtec - Serviços em Inovação e Tecnologia. “O mercado vai criando exigências, então é um desafio constante”, ressalta. O empresário foi um dos 760 atendidos pelo SEBRAE/PR com o Programa, em 2009.

07 08

02

O brasileiro tende a enxergar em crises uma oportunidade. A nova edição da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, a GEM 2009, em abril deste ano, confirma esta afirmação. Segundo o estudo, no ano passado, mesmo com a crise financeira internacional, o Brasil atingiu, pela primeira vez, a maior taxa de empreendedorismo por oportunidade - 9,4% contra 5,9% da taxa de empreendedorismo por necessidade. Para cada 1,6 empreendedor por oportunidade temos um por necessidade.

Foto

s: C

rist

ian

e Sh

inde

/ Stu

dio

Alf

a

Em 2010, o PADTEC - Programa de Adequação Tecnológica passou a se chamar SEBRAEtec, solução destinada às empresas com faturamento anual inferior a R$ 2,4 milhões, dos setores do comércio, indústria, serviços e agronegócio. Os serviços tecnológicos oferecidos abrangem as áreas de design, metrologia, alimentos seguros, desenvolvimento de novos produtos, meio ambiente, eficiência energética, saúde e segurança no trabalho e tecnologia industrial básica. Empresas interessadas na contratação dos serviços oferecidos pelo SEBRAEtec poderão parcelar sua contrapartida financeira em até 48 vezes, por meio do uso do Cartão BNDES.

Ficha Técnica

Nome da empresa: Bonechar - Carvão Ativado do Brasil Ramo: Indústria e comercialização de carvão ativado Localização: Rua Pion. Maria Cavalcanti Ruy, 980 Maringá - PRContato: (44) 3266-1517 ou (44) 3266-2014

Francisco Cangussú MeiraBonechar - Carvão Ativado do Brasil

Cooperação amplia oportunidades

A aposentadoria é vista por muitas pessoas como o fim de um ciclo produtivo. Já para outras, uma oportunidade para continuar trabalhando e para investir em um novo desafio. Em 1997, Felix Bombardelli, hoje com 61 anos, se aposentou depois de anos trabalhando em uma instituição financeira. Foi nesse momento que decidiu participar mais da empresa da qual era sócio: uma gráfica fundada em sociedade com o cunhado, João Carlos, em 1986, na cidade de Jesuítas, oeste do Paraná. Com uma boa bagagem de conhecimento na área administrativa, Felix Bombardelli era o responsável pela parte financeira da empresa. O cunhado, com uma longa experiência acumulada durante anos como funcionário de gráficas, cuidava da área produtiva do pequeno negócio. Uma parceria que foi fundamental para que a Gráfica Jofel (uma alusão à fusão de nomes dos dois sócios) crescesse e se desenvolvesse.

Em 1993, os sócios decidiram transferir a sede da empresa para Toledo, também no oeste do Paraná. Hoje, a Gráfica Jofel também é editora e tem seis livros publicados. A empresa, que começou com apenas um colaborador, emprega oito funcionários. Em Toledo, Felix Bombardelli reconheceu no associativismo uma oportunidade para potencializar os resultados da Gráfica, ao participar do Programa Empreender. Na iniciativa, empresários de um mesmo segmento atuam em parceria, como uma estratégia para encontrar soluções comuns, de forma associativa. Há cinco anos, o empresário Felix Bombardelli coordena o núcleo setorial de gráficas de Toledo. “Os encontros são muito bons. Realizamos reuniões para tratar sobre assuntos que refletem a todas as empresas. Nossa intenção é montar uma cooperativa para que possamos comprar produtos em conjunto, o que vai baratear essa compra”, projeta o empresário.

09 10

03

O Programa Empreender é uma parceria bem-sucedida do SEBRAE/PR e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), que conta com apoio de outras entidades. Com uma visão associativa, as empresas passam a trabalhar de forma cooperada e a desenvolver ações coletivas. Dessa maneira, os empresários discutem problemas comuns e, em parceria, encontram soluções em conjunto. O Programa ajuda, por meio de núcleos setoriais, as micro e pequenas empresas a melhorarem seu desempenho organizacional, aperfeiçoarem a gestão e se tornarem mais competitivas no mercado, fortalecendo assim a economia de diversos municípios paranaenses.

Foto

s: V

ande

rlei

Far

ia

Ficha Técnica

Nome da empresa: Gráfica Jofel Ramo: Indústria de serviços gráficos Localização: Rua Gen. Canrobert P. da Costa, 1.560 Toledo - PRContato: (45) 3055-3399

Felix BombardelliGráfica Jofel

Construção de resultados

O empresário Leodir Balena, 41 anos, abriu uma pequena loja de calçados em 1999, na cidade de Realeza, sudoeste do Paraná. A escolha pelo negócio aconteceu porque Leodir observou uma oportunidade para investir no ramo, já que, na época, eram poucas lojas desse segmento na cidade. Outro fator que motivou o empreendedor a abrir o negócio foi buscar uma alternativa para aumentar a renda da família. Leodir e a mulher, Regina, abriram a empresa em um pequeno espaço alugado e deram início às atividades da Styllos Calçados. Em 2009, o empresário comemorou dez anos na gestão do pequeno comércio. Um dos seus primeiros passos para aprimorar a maneira como gerenciava o negócio foi procurar o apoio de instituições de apoio, como a Associação Comercial e Empresarial de Realeza (ACIAR) e o SEBRAE/PR. As duas entidades mantêm uma parceria para promover soluções na área de gestão aos empresários do município. “Fiz treinamentos e busquei informações. As empresas que mais prosperam são aquelas que buscam conhecimento.” Para melhorar os resultados da Styllos Calçados, além de cursos e palestras, o empresário também investiu em qualificação. Em 2008 e em 2009, Leodir Balena participou do Programa VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade. “No VarejoMAIS, eu tive a oportunidade de enxergar a minha empresa e propor modificações, como, por exemplo, a distribuição interna de produtos e, também, a parte da vitrine, que foi toda refeita. O Programa também me ajudou a mexer no ambiente de trabalho da empresa e melhorar a forma de atendimento”, conta o empresário.

11 12

04

A missão do SEBRAE/PR é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro

e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

Foto

s: Z

anel

la

Parceria fechada entre SEBRAE/PR e Sistema Fecomércio/PR, com apoio de instituições nos municípios, como prefeituras, associações comerciais, sindicatos, câmaras dirigentes lojistas, o VarejoMAIS oferece um pacote de soluções voltadas a tornar o comércio do Paraná mais forte e competitivo.

Ficha Técnica

Nome da empresa: Styllos Calçados Ramo: Comércio de calçados Localização: Rua Arnaldo Busato, 3.195Realeza - PRContato: (46) 3543-1607

Leodir BalenaStyllos Calçados

Tradição aliada à sustentabilidade

A história da Fazenda Califórnia, localizada no município de Jacarezinho, está diretamente ligada ao início da cafeicultura no Paraná. Em meados de 1920, a companhia norte-americana Leon & Israel, uma das maiores exportadoras de café do Estado daquele período, adquiriu as terras que delimitam a Fazenda Califórnia. Em 2004, a propriedade foi comprada pela família Saldanha Rodrigues. Toda a área de produção de café foi renovada, bem como estruturas e processos agrícolas. O cenário para a cultura do café nessa época era desfavorável. A cafeicultura nacional enfrentava uma crise marcada por endividamentos e preços baixos, e a qualidade do café produzido no norte pioneiro paranaense não era reconhecida pelo mercado comprador. Para mudar essa realidade, surge, em 2006, o Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná, uma iniciativa do SEBRAE/PR apoiada por entidades do agronegócio, que prioriza comercialização, associativismo, gestão de propriedades, certificação, inovação tecnológica e marca territorial. Para o engenheiro-agrônomo e produtor rural, Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, hoje com 29 anos, o Programa Cafés Especiais foi uma luz no fim do túnel. “A presença do SEBRAE/PR na minha atividade trouxe inúmeros benefícios como a melhoria do relacionamento com outros produtores, troca de experiências, acesso à profissionalização e a técnicas que garantem a excelência na produção”, elenca o produtor.

A adoção de boas práticas agrícolas, que envolvem cuidados desde a escolha das sementes até sua colheita e processamento, rendeu reconhecimento à Fazenda Califórnia. O café produzido na propriedade foi vice-campeão do Concurso Estadual de Qualidade 2009.

Hoje, com a missão de produzir alimentos com qualidade para o consumidor, sociedade e meio ambiente, a fazenda une tradição à sustentabilidade. Sua área de produção de café é de 240 hectares e a meta dos administradores é produzir, em 2015, 15.000 sacas.

13 14

05

A fundação de uma Central de Compras, o pedido de registro de Indicação Geográfica do norte pioneiro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a conquista da Certificação 4C para 116 propriedades produtoras de café, o início do projeto para instalação de uma Unidade de Beneficiamento de café e a preparação de um grupo de cafeicultores para obtenção da Certificação UTZ são alguns resultados já alcançados pelo Programa Cafés Especiais.

Foto

s: W

ilson

Vie

ira/

Vid

eogr

aph

ic

Ficha Técnica

Nome da empresa: Fazenda CalifórniaRamo: Produção e comercialização de café, milho e soja Localização: Rodovia PR 431, km 07 - Jacarezinho - PR Contato: (43) 3525-4073

Luiz Roberto Saldanha RodriguesFazenda Califórnia

Vocação e desenvolvimento

A ONG Aliança Empreendedora fomenta o empreendedorismo em comunidades de baixa renda. Fundada em 2002 por jovens formados pelo movimento Empresa Junior, concentra a atuação em Curitiba e Região Metropolitana e desde 2005 trabalha com metodologia própria. A coordenadora do Projeto Territórios da Cidadania - Vale do Ribeira, Larissa Boing, 25 anos, diz que a parceria entre a organização não-governamental e o SEBRAE/PR surgiu em 2007 com o Fomento ao Empreendedorismo Rural Comunitário no Vale do Ribeira - no noroeste do Estado. Larissa comenta que a capacitação Juntos Somos Fortes ajudou a fomentar muitos grupos, já que eles absorvem questões de associativismo e cooperativismo. “Com o exemplo dos grupos que tiveram sucesso, mostrados no Telessalas, os novos grupos vislumbram futuro”, destaca a coordenadora.

“No início do Projeto eram apoiados grupos de artesanato em fibras naturais. Em 2008, o apoio foi estendido para grupos com novas técnicas produtivas e em 2009 a meta foi a de apoiar 20 grupos: dez de alimentação e/ou agroindústrias familiares e dez de artesanato, costura ou trabalhos manuais. A meta em 2010 é continuar fortalecendo esses grupos e também atender aos novos”, explica.

Os grupos, formados na maioria por mulheres, recebem capacitação para elaborar um plano de negócios e assim conquistarem independência e autonomia. No primeiro ano de apoio percebe-se um aumento expressivo na autoestima. Depois desse período, quando há mais segurança e conhecimento do negócio, o trabalho flui e o aumento da renda é significativo.

“As iniciativas do SEBRAE/PR mostram que as regiões têm vocações e que é possível empreender nessas localidades, enxergar oportunidades e torná-las viáveis. Muita gente sai do Vale do Ribeira por falta de renda, mas as capacitações possibilitam às pessoas enxergar que são capazes, que há oportunidade e que é possível. Elas também passam a valorizar a cultura, a paisagem e as tradições locais”, completa.

15 16

06

O Projeto Territórios da Cidadania - Vale do Ribeira é uma iniciativa do SEBRAE/PR que tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

Foto

s: L

ean

dro

Taqu

es/ L

a Im

agen

O Telessalas é um programa desenvolvido pelo SEBRAE Nacional e Fundação Roberto Marinho. A metodologia utilizada é semelhante a do Telecurso 2000. Os treinamentos agendados e ministrados pelos orientadores são compostos por material impresso, vídeos e trabalhos em grupo ou individuais. Juntos Somos Fortes é uma das capacitações oferecidas.

Ficha Técnica

Nome da empresa: ONG Aliança EmpreendedoraRamo: Empreendedorismo de pessoas e comunidades como inclusão Localização: Rua Desembargador Ermelino de Leão, 483 - Curitiba - PRContato: (41) [email protected]

Larissa BoingAliança Empreendedora

‘Pomar’ de oportunidades

Na pequena propriedade rural em Mandaguaçu, noroeste do Paraná, o produtor Marcelo Braga, 53 anos, transforma polpas de frutas em doces caseiros, uma arte ensinada pela mãe, descendente de poloneses. No mix de frutas beneficiadas na propriedade, estão laranjas, abóboras, mangas, goiabas, morangos, entre outras. Um ‘pomar’ de oportunidades para o produtor. Mas não são apenas frutas que completam o leque de produtos fabricados na propriedade de cinco hectares, que há 20 anos pertence à família Braga. Marcelo buscou conhecimento em Minas Gerais e, com os mineiros, aprendeu a fabricar doce de leite. A produção de doces com a polpa de frutas é vendida em um ponto de venda, localizado à beira da BR-376, nas proximidades da propriedade rural da família. A produção de doces chega a mercados, mercearias e panificadoras, em municípios num raio de 150 quilômetros de Mandaguaçu, com a marca Braga´s Doces. Outros pontos de venda dos produtos são as feiras mensais que Marcelo Braga participa na região. Para garantir eficiência no processo produtivo e conquistar novos mercados, o produtor ingressou no Projeto Desenvolvimento das Agroindústrias do Noroeste do Paraná. Marcelo conta que, ao participar dos cursos do Projeto, os produtores passaram a encarar o associativismo como uma oportunidade de expandir os negócios. Assim nasceu a Associação Regional da Agroindústria (AREA), da qual ele é o presidente. “Com o associativismo, você tem mais força. Antes era difícil vender a produção, agora com a união e com o nome da associação nós temos mais condições de entrar em mercados grandes”, explica o produtor.

17 18

07

O Projeto Desenvolvimento das Agroindústrias do Noroeste do Paraná é uma iniciativa do SEBRAE/PR; Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep); Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), Universidade Estadual de Maringá (UEM); Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR), entre outras entidades. As soluções propostas para as agroindústrias participantes têm como objetivos agregar valor aos produtos primários, promover negócios e fortalecer a organização das agroindústrias em redes de cooperação do setor de agronegócios. O projeto também tem como estratégia capacitar os produtores nas áreas de gestão, comercialização e tecnologia.

Foto

s: C

rist

ian

e Sh

inde

/ Stu

dio

Alf

a

Ficha Técnica

Nome da empresa: Braga´s DocesRamo: Agroindústria Localização: Rodovia BR-376 - Km 153 (Zona Rural) Mandaguaçu - PRContato: (44) 3245-2279

Marcelo BragaBraga’s Doces

Olhar empreendedor

O comércio existe em qualquer lugar onde existam pessoas, renda, desejos e necessidades. A cidade de Entre Rios do Oeste, localizada no extremo-oeste do Paraná, tem apenas 19 anos de municipalização e população de pouco mais de 3 mil habitantes. Uma cidade que pode ser considerada de pequeno porte, mas não sob o ponto de vista da empresária e proprietária da Loja Grasel, Mirtes Krone Grasel. Especializada no comércio de confecções, calçados, cama, mesa e banho - praticamente tudo para “vestir” a casa e a família - a Loja Grasel foi instituída pela sogra de Mirtes, ainda antes da emancipação do município, e está há cerca de 30 anos atendendo o mercado local. Segundo a empresária, as coisas andavam bem, mas ela sentia que, no fundo, faltava um “algo a mais”. Porém, não sabia o quê.

Em 2008, Mirtes ouviu falar do VarejoMAIS, uma solução que seria oferecida pelo SEBRAE/PR a todo o comércio da cidade, e não pensou duas vezes: iniciou o processo de inscrição para não ficar para trás de seus concorrentes e poder ter a chance de buscar as respostas para os seus por quês.

Mirtes participou de todas as palestras e cursos do Programa que durou cerca de um ano e, levou a ‘tiracolo’, três funcionárias da sua loja. “Posso dizer com clareza que tudo mudou. É incrível como pensamos que sabemos alguma coisa e, no mesmo instante, somos levados a perceber que pode ser melhor se tentarmos de outra forma”, diz Mirtes.

Depois do VarejoMAIS, a empresária não só mudou todo o visual de sua loja, como conseguiu diminuir consideravelmente a inadimplência de seus clientes. “Hoje minha loja chama a atenção do cliente. Ao entrar, ele se sente bem com nosso atendimento. Dias depois ele volta, tanto para quitar alguma parcela de compra anterior quanto para levar mais mercadoria.”

19 20

08

Realizado em diversos municípios paranaenses, desde 2006, o Programa VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade trabalha ações como o diagnóstico organizacional do empreendimento; a técnica do Cliente Oculto; capacitação da gestão empresarial e ainda consultorias especializadas nas áreas de vendas, promoção, visual de loja, marketing, recursos humanos, atendimento, entre outros temas.

A visão do SEBRAE/PR é excelência em soluções para pequenas empresas, contribuindo na construção de um Brasil melhor.

Foto

s: C

lait

on B

iagg

i

Ficha Técnica

Nome da empresa: Loja GraselRamo: Comércio de confecções, calçados, cama, mesa e banho Localização: Rua Paim, 771 - Entre Rios do Oeste - PRContato: (45) 3257-1242

Mirtes Krone GraselLoja Grasel

Conhecimento na obra

Na região sudoeste do Paraná, a construção civil representa uma boa parcela da força econômica nos municípios. Nesse contexto, o SEBRAE/PR e parceiros realizam o Projeto Cadeia da Construção Civil no Sudoeste, com capacitações em gestão, missões a feiras, diagnósticos e ações direcionadas para as demandas do setor. Em Pato Branco, a MG Empreendimentos Imobiliários, com 32 anos de mercado, é uma das participantes do Projeto. A gerente da empresa, Ivete Lourdes Marangon, não só aprovou as ações já realizadas como garante a continuidade da parceria.

“Agregamos conhecimento, inovamos e estamos levando isso para toda equipe. Fizemos planejamento, diagnóstico, oficinas tecnológicas, treinamento de marketing, enfim, uma gama de ferramentas necessárias ao andamento do negócio”, avalia Ivete.

Dentro do projeto, a empresa dirigida por Ivete participou do Prosperar - Programa de Excelência em Performance Empresarial, o que, na sua opinião, ajudou a formalizar de maneira clara as etapas do planejamento, identificar os pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças e traçar nosso plano de melhorias com ações.

“Estamos aperfeiçoando nosso banco de dados e, com isso, nosso planejamento será mais preciso nos próximos anos. Além disso, incluímos novos segmentos, exploramos novos mercados e firmamos novas parcerias comerciais”, aponta.

Outro ponto destacado como melhoria na empresas a partir da integração no Programa da Construção Civil foi o envolvimento da equipe. “A principal melhoria foi com o comprometimento de nossos gerentes de obras, que passaram a formalizar todas as ações, e também comprometendo mais a equipe toda. Vejo que assim a equipe sente-se parte importante no processo.”

21 22

09

O SEBRAE/PR realiza o atendimento coletivo a grupos de empresas dentro de setores estratégicos, com objetivos de alavancar a competitividade do setor. No Projeto Cadeia da Construção Civil, no Sudoeste, leva soluções para a gestão de negócios, atendendo empresas como fornecedores, escritórios de arquitetura e engenharia, construtoras e demais pontos da cadeia.

O Prosperar inicia com um autodiagnóstico, feito pelo próprio empresário que preenche, pela internet, um questionário com informações sobre seu negócio como faturamento, ativos, número de funcionários, lucro líquido, gastos com impostos e taxas e despesas com pessoal, dentre outras. As informações fornecidas serão reunidas num banco de dados do SEBRAE/PR, responsável pelo sigilo e anonimato das informações. Os dados são cruzados, gerando indicadores de competitividade do segmento e do setor, além de ajudar a definir um indicador de competitividade de cada empresa.

Foto

s: Z

anel

la

Ficha Técnica

Nome da empresa: MG Empreendimentos Imobiliários Ltda.Ramo: Construção civil Localização: Rua Aimoré, 318 - Pato Branco - PRContato: (46) 3225-2112

Ivete Lourdes MarangonMG Empreendimentos Imobiliários

União que traz resultados

A PrismaFlex Embalagens Plásticas nasceu em 1996, localizada em Apucarana. Em razão de mudança de cenário externo, falhas na gestão e falta de arrojo empresarial, dois anos mais tarde a empresa encontrava-se desestruturada economicamente e prestes a fechar as portas.

Um planejamento estratégico seguido à risca e o enxugamento da estrutura equilibraram o negócio, que começou a crescer por volta de 2004. Nesse período, o empresário Jonas Bertão, 47 anos, participou de vários treinamentos promovidos pelo SEBRAE/PR, voltados para a gestão empresarial, e associou-se à Associação de Micro e Pequenas Empresas de Apucarana e Região (AMPEC).

A criação do Núcleo das Indústrias de Produtos Plásticos de Arapongas e Região (NIPAR), em 2007, tendo forte incentivo do SEBRAE/PR, trouxe bons resultados para a PrismaFlex. Além dela, outras cinco empresas integram o NIPAR. A organização das pequenas empresas do setor de produtos plásticos deu oportunidade para que elas participassem da última edição da FIQ - Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, promovendo o I Encontro Paranaense da Cadeia Moveleira.

“Durante a FIQ, tive a oportunidade de conquistar novos clientes na região nordeste do Brasil e no Encontro da Cadeia Moveleira expandi a atuação da PrismaFlex para a região sul do Paraná. Sem o apoio do SEBRAE/PR, isso não seria possível”, afirma Jonas.

Outra importante contribuição do SEBRAE/PR para as indústrias de plásticos de Arapongas foi o apoio e aporte financeiro que facilitou o grupo a receber recursos financeiros da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), para iniciar um projeto de inovação na criação do plástico-madeira.

23 24

10

De acordo com a Wikipédia, planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

Foto

s: W

ilson

Vie

ira/

Vid

eogr

aph

ic

Ficha Técnica

Nome da empresa: PrismaFlex Embalagens Plásticas Ltda.Ramo: Produção e comercialização de filmes e embalagens flexíveis de polietileno reciclado Localização: Avenida das Empresas, 400. Apucarana - PR Contato: (43) 3422-5644

Jonas BertãoPrismaFlex Embalagens Plásticas

Capacitações e bom desempenho

Adolfo Kenji Ito, 46 anos, é um exemplo de empreendedorismo. Assumiu o desafio e abriu sua empresa, a Nova Fase Empilhadeiras, em novembro de 2001 quando recebeu um convite para se tornar representante de uma fábrica de empilhadeiras. Até então, Ito atuava como vendedor do setor e já havia realizado algumas capacitações em vendas no SEBRAE/PR, mas o papel de protagonista da empresa exigia um treinamento diferente. “Iniciei um negócio e precisava dar conta de coisas maiores como relacionamento com fornecedores e administração”, lembra.

Em 2002, o empresário fez a adesão junto ao SEBRAE/PR e um dos motivos para a decisão foi o suporte que a entidade dá às micro e pequenas empresas. “Sempre achei muito interessante o apoio que o SEBRAE oferece às empresas por menores que elas sejam”, destaca.

Depois da adesão, o empresário recebeu a visita de consultores, participou de palestras e treinamentos e inscreveu os funcionários para capacitações, o que profissionalizou e motivou a equipe, que se sentiu mais valorizada. “Os treinamentos fizeram muita diferença. A sinalização interna, a comunicação e os controles financeiros que eram feitos de forma gerencial, passaram a ser realizados de maneira formal e organizada. Resultado disso foi a facilidade que tivemos quando precisamos de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES)”, conta.

O empresário diz que a experiência com o SEBRAE/PR foi muito positiva e melhorou o desempenho e os resultados da empresa. “A intenção é continuar buscando treinamentos e convênios e seguir com o ritmo de profissionalização da Nova Fase Empilhadeiras”, conclui.

25 26

11

O empreendedorismo é a chave para o desenvolvimento econômico e social de um município, de um estado, de uma nação. E as estatísticas confirmam a sua força. Existem hoje no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas formais e outras 10 milhões, informais. No Paraná, são cerca de 450 mil micro e pequenas empresas formais e 565 mil informais.

No SEBRAE/PR, os empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas têm o apoio que precisam para abrir, de forma planejada, e manter seus próprios negócios. Com o conhecimento, esses empreendedores e empresários tornam-se mais competitivos numa economia globalizada. As capacitações empresariais, os treinamentos e as palestras são soluções promovidas pelo SEBRAE/PR e visam profissionalizar, priorizar as atividades práticas e melhorar desempenho e resultados das pequenas empresas.

Foto

s: L

uiz

Cos

ta/ L

a Im

agen

Ficha Técnica

Nome da empresa: Nova Fase EmpilhadeirasRamo: Vendas e assistência Localização: Rua Bom Jesus do Iguape, nº 5.171Vila Hauer - Curitiba - PRContato: (41) 3344-4988

Adolfo Kenji ItoNova Fase Empilhadeiras

Tecnologia e organização

Ademir Sanches Faria possui, há 15 anos, uma empresa no segmento de informática e atualmente preside a Software by Maringá, entidade que reúne 30 empresas das áreas de Tecnologia da Informação (TI) e desenvolvimento de softwares, em Maringá. Em 2006, um grupo de empresas do setor de TI e desenvolvimento de software decidiram unir as forças e criar uma representação que elevasse e fortalecesse o setor. Eles criaram a Software by Maringá e, no mesmo ano, procuraram o SEBRAE/PR para participar do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software. “Anteriormente, as empresas que trabalham com TI e software, em Maringá, haviam tentado se unir, porém sem êxito. O apoio do SEBRAE/PR nos possibilitou superar essa frustração. Com base nas consultorias e capacitações conseguimos definir a metodologia de trabalho e superar os desafios iniciais, resultando no fortalecimento do setor”, comemora o empresário.

O empresário ressalta que o planejamento da para este ano, da Software by Maringá, está voltado para aumentar a competitividade do setor, viabilizar parcerias entre as empresas, capacitar gestores e colaboradores e, também, participar de rodadas de negócio. “Isso tudo faz parte da nossa estratégia para a internacionalização das empresas”, lembra Ademir.

27 28

12

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo SEBRAE/PR, realizada entre novembro de 2009 e fevereiro deste ano, o Paraná possui 1,2 mil empresas de Tecnologia da Informação (TI) em atividade, responsáveis por empregar 12 mil trabalhadores com carteira assinada e por movimentar R$ 20,3 milhões mensais somente em salários. Do total de empregados pelo setor, 33% possuem nível superior de escolaridade.

Para o SEBRAE/PR, TI é um setor estratégico para o desenvolvimento do Estado, pela alta concentração de micro e pequenas empresas, pelo seu dinamismo e potencial. Em conjunto com os empresários dos Arranjos Produtivos Locais (APL), a entidade desenvolve projetos para promover a competitividade das empresas e para tornar o Paraná referência do setor.

Foto

: Cri

stia

ne

Shin

de/ S

tudi

o A

lfa

Ficha Técnica

Nome da empresa: ID Brasil Informática Ramo: Informática e desenvolvimento de softwares Localização: Avenida Duque de Caxias, 882 - sala 101 - Centro - Maringá - PRContato: (44) 3029-4327 ou (44) 9141-0901

Ademir Sanches FariaSoftware by Maringá

Qualidade competitiva

Organização é a base para o desenvolvimento de qualquer negócio. A Rhede Sistemas, com sede em Cascavel, apostou nessa premissa para ganhar mercado e consolidar a gestão empresarial de seus clientes. A empresa nasceu em 1994 atendendo com soluções em software de gerenciamento para diversos segmentos, principalmente na área contábil, por meio de uma parceria com a EBS Sistemas. Quatro anos depois, a diretoria percebeu que era preciso focar melhor o trabalho e passou a se especializar em programas voltados à indústria e distribuição. Em 2008, surge a oportunidade de fazer parte do Arranjo Produtivo Local (APL) Iguassu-IT, uma articulação entre várias empresas do mesmo segmento que tem como objetivo defender os interesses dessa área de atuação.

Dentro do APL, a Rhede Sistemas passou a participar ativamente de cursos e palestras em parceria com o SEBRAE/PR e melhorou ainda mais sua participação no mercado. “Depois de estabelecido nosso foco e criado vínculo de desenvolvimento coletivo com o APL, tivemos um crescimento gigantesco. Dos 30 clientes que tínhamos no início da empresa, hoje já estamos perto de 800”, assinala um dos sócios da Rhede Sistemas, Roberto Sérgio Fantin. Em 2009, com o apoio do SEBRAE/PR e do APL, a empresa iniciou o processo de implementação da certificação brasileira de software, o Melhoria de Processos de Software Brasil (MPS.BR). Processo esse que segue até novembro de 2010 e deve culminar com a certificação de qualidade dos produtos e serviços da empresa.

“Essa implementação demanda um trabalho árduo, mas que, ao final, representará maior competitividade já que poderemos oferecer os melhores produtos e com o menor custo”, acredita Roberto.

29 30

13

Instituído em junho de 2008 com o apoio do SEBRAE/PR, o Arranjo Produtivo Local Iguassu-IT reúne 60 empresas do setor de Tecnologia da Informação do Oeste. Os APLs têm como objetivo defender os interesses do segmento, além de possibilitar vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre empresas do mesmo ramo e que atuam no mesmo espaço geográfico.

Desenvolvido com base em padrões internacionais, o MPS.BR pretende aumentar a qualidade e competitividade dos produtos e serviços de software do País. O SEBRAE/PR estimula a capacitação das empresas ligadas aos APLs de TI para alcançar essa certificação. No Iguassu-IT, cinco empresas deverão ser certificadas até o final de 2010.

Foto

s: C

lait

on B

iagg

i

Ficha Técnica

Nome da empresa: Rhede SistemasRamo: Desenvolvimento de softwares para agronegócio Localização: Av. Juscelino Kubitschek, 871 Bairro Coqueiral - Cascavel - PR

Contato: (45) 3301-6606

Roberto Sérgio FantinRhedes Sistemas

Mais qualidade

Em Pato Branco, a eletrônica Audio K, empresa com 25 anos de atividade na indústria e comércio de amplificadores, caixas acústicas e manutenção eletrônica profissional e residencial, percebeu que o mercado exigia uma ação ágil e bem definida no que se refere à competitividade. “Dentro da nossa necessidade, procuramos uma forma de trabalhar as questões relativas à qualidade”, afirma o empresário Cláudio Komonski, que conheceu e decidiu participar do Programa SEBRAE de Gestão da Qualidade (PSGQ). No Programa, Cláudio relata que encontrou as orientações para a implementação da gestão da qualidade, visando à formulação de ações estratégicas, satisfação de clientes e ganhos em produtividade. “Nossa expectativa é de nos posicionar no mercado como um modelo de qualidade em atendimento e também nos produtos que industrializamos. E isso exige uma atenção no que se refere à qualidade”, projeta.

Graças ao PSGQ, a pequena empresa traçou um plano de ação e já obteve resultados. “Com o início da capacitação, vimos a necessidade de prepararmos a estrutura física para iniciar a implantação do PSGQ. Feito isso, criamos as equipes da qualidade, fizemos algumas pesquisas, mantemos reuniões regulares para avaliação dos dados e criamos indicadores para gestão básica da empresa”, conta o empresário. Ainda entre as primeiras ações, o empresário conta que organização e descarte foram passos importantes no desenvolvimento da gestão na qualidade. “Para nosso espanto, descartamos mais de duas toneladas de materiais e itens sem uso, que foram dirigidos para a reciclagem”, detalha. Para o empresário, além da parte de organização e gestão, a empresa teve uma significativa melhoria no ambiente de trabalho, organização e, principalmente, no atendimento ao cliente. “Participamos do PSGQ junto com cinco integrantes da equipe, envolvendo todos os setores. O Programa sensibilizou nossos colaboradores. Hoje, todos participam e praticam as mudanças”, destaca.

31 32

14

Programa SEBRAE de Gestão da Qualidade (PSGQ) tem por objetivo orientar os empreendedores para a execução de um programa de gestão da qualidade, visando a formulação de ações estratégicas, satisfação de clientes e ganhos em produtividade.

O PSGQ contempla módulos com as temáticas de Compromisso com o Êxito, Fundamentos da Excelência, D’Olho na Qualidade, Parcerias Eficazes, Os Processos, Visão Estratégica, ISO 9001, auditoria interna e consultorias.

As micro e pequenas empresas representam 99% dos estabelecimentos formais, geram 60% dos empregos com carteira assinada, são as que mais empregam no interior e respondem por 40% da massa salarial.

Foto

s: Z

anel

la

Ficha Técnica

Nome da empresa: Eletrônica Audio KRamo: Indústria e comércio de amplificadores, mesas de som para rádio, maletas para externa, caitxas acústicas e serviço de manutenção eletrônicaLocalização: Caramuru, 805 - Pato Branco - PR

Contato: (46) 3224-4499

Cláudio KomonskiAudio K

Alimento seguro e mais renda

O Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) vem sendo desenvolvido, desde julho de 2009, em Ribeirão Claro, norte do Paraná, primeiro município do sul do País a adotar esse modelo de tecnologia sustentável. Uma das primeiras empreendedoras a testar o sistema produtivo orgânico foi Marilda Aparecida Baggio Victor, 42 anos, proprietária do Restaurante e Pousada Victor. A preocupação em oferecer um alimento saudável e livre de agrotóxicos para seus clientes surgiu em 2002, quando Marilda adquiriu a Chácara Victor e decidiu acompanhar de perto a qualidade das verduras e legumes utilizados na cozinha de seu estabelecimento. O conhecimento do PAIS veio em razão do contato constante com as soluções disponibilizadas pelo SEBRAE/PR. Depois de participar, em julho do ano passado, de uma capacitação sobre a implantação e manutenção das hortas em formato de mandala, a empresária iniciou sua própria plantação. Dessa vez, de forma bem orientada, assistida e planejada. Em dezembro do mesmo ano, a produção de hortaliças e leguminosas da Chácara Victor já era suficiente para abastecer a demanda do restaurante, que serve em média 1,5 mil refeições ao mês, e gerar excedente. Atualmente, a produção mensal da Chácara Victor é de cerca de 1.500 pés de alface e 500 de chicória, além de cheiro verde, almeirão, couve, escarola, rúcula, agrião, beterraba, repolho e cenoura.

“Antes, desembolsava cerca de R$ 800,00 por mês em alimentos para abastecer meu restaurante. Hoje, com a horta agroecológica, atendo a necessidade do meu estabelecimento, garanto um alimento saudável e a venda do excedente da produção gera uma renda mensal aproximada de até R$ 1.500,00”, comemora Marilda.

A empresária prevê um aumento nos seus rendimentos em breve. No final de agosto, ela deve iniciar a colheita e comercialização de 1.400 pés de morango orgânico plantados na horta. Como forma de elevar o valor de seus produtos, Marilda participa do Programa Paranaense de Certificação dos Produtos Orgânicos e deve conquistar a certificação de sua produção até o final deste ano. Para 2011, a previsão da empresária é poder oferecer frutas cítricas e uvas orgânicas.

33 34

15

O PAIS é uma tecnologia social desenvolvida pelo SEBRAE Nacional, Fundação Banco do Brasil e Ministério da Integração Social. Em Ribeirão Claro, o projeto conta com a parceria do SEBRAE/PR, Núcleo de Aprendizagem Paulo Sogayar (NAPS), Prefeitura de Ribeirão Claro, Instituto Paranaense de Extensão Rural (Emater) e Instituto Ventura. O Programa tem o apoio do Banco do Brasil e Sindicato Rural de Ribeirão Claro.

Das 30 unidades previstas no projeto-piloto do PAIS em Ribeirão Claro, 16 hortas já estão estabelecidas e produzindo alimentos. Um convênio assinado com a Prefeitura do município garante a comercialização de parte da produção dos orgânicos. O restante é vendido a supermercados de cidades vizinhas.

Foto

s: W

ilson

Vie

ira/

Vid

eogr

aph

ic

Ficha Técnica

Nome da empresa: Restaurante e Pousada VictorRamo: Prestação de serviços de alimentação e hospedagemLocalização: Rua Coronel Joaquim Ribeiro Gomes, 566 - Ribeirão Claro - PR

Contato: (43) 3422 - 5644

Marilda Aparecida Baggio VitorAssociação dos Produtores de Orgânicos de Ribeirão Claro

Aromas do sucesso

A empresária Rosângela Hein, 41 anos, transformou a arte de produzir sabonetes em um pequeno negócio. As primeiras peças foram feitas como lembrancinhas para o aniversário do filho. Em 2004, ela começou a produzir sabonetes no quartinho de serviço do seu apartamento e passou a vender a pequena produção para conhecidos, em Curitiba. O sucesso dos produtos foi tanto que o espaço ficou pequeno. Quando Rosângela percebeu, outros cômodos da casa estavam sendo utilizados para dar conta da produção. Nesse momento, a fonoaudióloga por formação, que atuava na área, percebeu que o trabalho manual, além de ser uma alternativa para aliviar as tensões do dia a dia, também era uma boa oportunidade de negócio. Rosângela tinha a ideia e a vontade de ser dona de uma empresa nesse ramo. Mas, para dar início ao futuro empreendimento, ela sabia que precisava realizar um planejamento prévio e avaliar algumas variáveis do mercado, antes de abrir o negócio. Em 2007 e 2008, Rosângela buscou o SEBRAE/PR. Na entidade, ela participou das ações desenvolvidas no Programa Próprio - Programa de Orientação ao Candidato a Empresário.

No Próprio, Rosângela teve acesso a subsídios e ferramentas de planejamento para a abertura de uma empresa. Durante as atividades do Programa, ela conheceu, por exemplo, a realidade do mercado. “Eu fiz pesquisas sobre o negócio. Entre elas, pesquisas de campo para saber quantas lojas de produtos artesanais tinham na região. Com esse levantamento, eu tinha uma noção exata do negócio”, observa a empresária. Ao abrir a empresa, a Saboaria Santa Fé, em novembro de 2008, a compra de insumos para a fabricação dos produtos comercializados ficou mais em conta e Rosângela conquistou a sua cidadania empresarial. Além de vender sabonetes, sais para banho, hidratantes, acessórios para banheiro, entre outros itens, Rosângela ainda oferta na empresa cursos para pessoas interessadas em trabalhar com esse tipo de produção artesanal.

35 36

16

A taxa de sucesso das pequenas empresas no Paraná e no Brasil, de acordo com pesquisa divulgada em 2007, é de 75% em média. Ou seja, de cada 100 pequenos negócios, 75 dão certo e sobrevivem após os dois primeiros anos, considerado o período crítico para os pequenos negócios.

O Próprio é uma solução disponibilizada pelo SEBRAE/PR para auxiliar quem quer abrir uma pequena empresa de forma planejada. O Programa é dividido em seis módulos: Portas Abertas; Perfil Empreendedor; Busca de Informação; Construção de Cenários; Gestão Básica e Consultoria de Viabilidade. No Próprio, o candidato a empresário tem a oportunidade de conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócio, ferramenta fundamental para o processo de planejamento de uma empresa e, consequentemente, o êxito do empreendimento no mercado.

Foto

s: L

uiz

Cos

ta/ L

a Im

agen

Ficha Técnica

Nome da empresa: Saboaria Santa FéRamo: Comercialização de produtos para banho Localização: Rua Carlos Cavalcanti, 734 - Curitiba - PR

Contato: (41) 3029-9210

Rosângela HeinSaboaria Santa Fé

Prêmio em família

A empresária Sildamares Martins Rodrigues Romero e seu marido são exemplos de que a competência também é passada pelo DNA. Há 21 anos no mercado, a Carrão Peças e Autovidros, de Umuarama, noroeste do Estado, cresceu graças à dedicação do casal, herdada pelos filhos, que hoje também administram o negócio. Sildamares participou em 2009 do VarejoMAIS, que tem como objetivo o aumento da competitividade das empresas por meio da profissionalização da gestão e desenvolvimento de pessoas. Para atingir esses objetivos, consultores e especialistas em varejo acompanham as empresas em cada uma das fases do Programa que se inicia com um diagnóstico operacional do negócio, no qual é possível avaliar pontos como atendimento, estrutura física e gestão empresarial.

Dividido em regiões, as empresas que se destacaram, concorreram ao Prêmio “O Melhor do VarejoMAIS 2009” em duas categorias: loja referência e loja revelação. A Carrão Peças e Autovidros levou o troféu na categoria referência.

“Ao participar do VarejoMAIS, pudemos colocar em prática muitas ações vistas durante as consultorias. Tínhamos dificuldades com o controle de estoque e elas foram sanadas. Priorizamos nosso atendimento e melhoramos o visual da empresa. São mudanças que nos ajudaram a evoluir e garantir nosso espaço no mercado altamente competitivo”, diz Sildamares.

Com “evolução” como palavra de ordem, a empresária investiu em sua loja e em colaboradores. “Trabalhamos sempre pensando em nos aperfeiçoar. Aumentamos nosso espaço físico no setor de atendimento e também colocamos à disposição de nossos clientes um novo serviço, o de reparo rápido, chamado de ‘martelinho de ouro’. Ainda há muito para melhorar e sei que podemos contar com o SEBRAE/PR para nos apoiar”, ressalta.

37 38

17

O Programa VarejoMAIS é uma realização do SEBRAE/PR e Sistema Fecomércio/PR, que conta com o apoio de entidades locais, como sindicatos do comércio, associações comerciais, Câmaras da Mulher Empreendedora, prefeituras, entre outras.O VarejoMAIS é um programa feito para micro e pequenas empresas do comércio varejista, que buscam no aprimoramento contínuo o seu diferencial de mercado. Visa fortalecer o seu negócio, tornando-o mais competitivo, posicionando-o no mercado e melhorando seus resultados.

Foto

s: C

rist

ian

e Sh

inde

/ St

udi

o A

lfa

Ficha Técnica

Nome da empresa: Carrão Peças e AutovidrosRamo: Revenda de peças e autovidros Localização: Avenida Tiradentes, 1.800 Jardim Paraíso - Umuarama - PRContato: (44) 3639-2166 ou (44) 9976-2729

Sildamares Martins Rodrigues RomeroCarrão Peças e Autovidros

Solução inédita criada pelo SEBRAE/PR, o Programa de Excelência em Performance Empresarial (Prosperar) avalia a performance e mede a evolução das empresas participantes por meio de autodiagnóstico e planejamento estratégico.

Decisões sólidas

A participação em um projeto de software livre transformou Edney Matias em empresário. “No início de 2005 terminava nossa jornada junto ao projeto de difusão, prospecção e transferência de tecnologia de software livre contratado pela Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. Mas esse momento era início, também, da tomada de decisão”, relembra Edney. Segundo o empresário, a pergunta era “devemos parar por aqui já que o projeto ao qual nos propusemos a fazer foi finalizado ou seguir em frente?”. A resposta foi sensata e Edney percebeu que a tecnologia aplicada ao projeto poderia ser ampliada para outras empresas, e, assim, deu início, em maio do mesmo ano, ao seu próprio negócio, a Prognus Software Livre. Hoje, a empresa está localizada no condomínio empresarial do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde mantém contato direto com o SEBRAE/PR.

Desde 2007, Edney, seu sócio William Fernando Merlotto e colaboradores já participaram de mais de 30 cursos, workshops e palestras orientados pelo SEBRAE/PR, além de programas como o Empretec, Empreender e Prosperar.

“O Empretec, por exemplo, foi uma das experiências mais reveladoras que tive. Eu tinha uma percepção do que era ser empreendedor e saí do seminário com outro conceito. Empreender é muito mais simples do que ‘fantasiamos’, é sistematizar a prática do comportamento empreendedor e realizá-la com consciência”, destaca Edney.

A Prognus Software Livre, que também faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) Iguassu-IT, passa em 2010, por nova fase de maturação, seguindo os passos de um planejamento estratégico para até 2014, construído com o aconselhamento do SEBRAE/PR.

“Antes eu não tinha a preocupação de ter metas ou estratégias, conhecia apenas de ciência da computação. Dois parceiros foram essenciais para a nossa empresa crescer, o PTI e o SEBRAE/PR, que nos mostraram o caminho para tomar as decisões certas na gestão eficiente de uma empresa.”

39 40

18

Mais de 30 países desenvolvem o seminário desde 1988. No Brasil, o SEBRAE é a entidade realizadora do Empretec desde 1993. Durante seis dias, das 8 às 18 horas, o pensamento do participante fica focado em negócios, inovações e empreendedorismo. Eles são levados a descobrir, em si mesmos, habilidades como liderança, controle do negócio, segurança para a tomada de decisão, comprometimento, persistência, entre outros.

Parceria entre o SEBRAE Nacional e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e presente em todo o País, o Empreender visa fortalecer as micro e pequenas empresas por meio da união empresarial de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais.

Foto

s: C

lait

on B

iagg

i

Ficha Técnica

Nome da empresa: Prognus Software LivreRamo: Desenvolvimento de Software Localização: Av. Tancredo Neves, 6.731Parque Tecnológico Itaipu - Foz do Iguaçu - PRContato: (45) 3576-7067

Edney MatiasPrognus Software Livre

Crescimento contínuo

Um programa inovador está fazendo a diferença nas empresas do sudoeste do Paraná. É o Prosperar - Programa de Excelência em Performance Empresarial, uma iniciativa do SEBRAE/PR. A Talita Importação e Exportação de Alimentos, uma pequena empresa instalada na região, está no mercado desde janeiro de 2007, na busca incessante por inovar e estender sua forte relação com os clientes. Em 2009, os proprietários resolveram buscar informações para deixar a empresa no rumo do crescimento, pois passava por um momento de incertezas.

A inovação na empresa veio com o Prosperar, que o SEBRAE/PR levou à fronteira. “Sem dúvida, fez a diferença na empresa, pois vimos que precisávamos melhorar, abrir novas perspectivas de mercado e fazer mudanças principalmente na reorganização e reestruturação de vendas”, explica Kleber Luís Priamo. Para o diretor da empresa instalada em Santo Antônio do Sudoeste, no sudoeste do Paraná, o Programa é ideal para capacitar o empresário em planejamento, definir indicadores para o negócio e estabelecer um plano de ação.

“No dia a dia, a gente acaba não conseguindo analisar todo o ambiente que a empresa se insere. Com o Prosperar, podemos ter uma visão exata dos nossos pontos fortes e fracos, além de traçar metas dentro da nossa realidade”, conta Kleber. A empresa, depois de implantar novas ferramentas de gestão, aumentou suas vendas.

41 42

19

Criado pelo SEBRAE/PR, para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, o Prosperar - Programa de Excelência em Performance Empresarial é uma solução para avaliar desempenho e medir a evolução de empresas. O Programa é uma ferramenta ideal para capacitar o empresário em planejamento, estimular uma reflexão sobre o ambiente, definir indicadores do negócio e estabelecer um plano de ação com vistas ao desenvolvimento do seu empreendimento.

Foto

s: Z

anel

la

Ficha Técnica

Nome da empresa: Talita Importação e Exportação de AlimentosRamo: Alimentício - farinha de trigoLocalização: Rua Projetada A, Bairro Industrial I Santo Antônio do Sudoeste - PRContato: (46) 3563-1844www.alimentostalita.com.br

Kleber Luis PriamoTalita Importação

Gestão por resultado

Foi ao final de uma palestra sobre inovação, no ano de 2008, que Sarita Calado, 46 anos, ouviu falar no Programa VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade e decidiu fazer parte. Os conhecimentos abordados pelo Programa a ajudaram, no início de 2009, a partilhar, com o seu marido, os negócios da Pappa Pizza, que, anteriormente, era controlada por outros familiares. Atualmente, Sarita Calado divide-se entre a atividade de represente comercial e a gestão da pizzaria. Seu desempenho durante o Programa foi tão bom que lhe rendeu a conquista, na categoria Revelação, do Prêmio “O Melhor do VarejoMAIS 2009” em Londrina.

Durante as várias fases do VarejoMAIS, a empreendedora confirmou algumas necessidades de mudanças em seu negócio. “Precisávamos melhorar em alguns aspectos, mas pela falta de tempo íamos adiando as mudanças. O acompanhamento do Programa e as consultorias foram fundamentais para nosso desenvolvimento. Concentramo-nos na melhoria do atendimento e na capacitação dos colaboradores e obtivemos bons resultados”, diz.

“Ao final do Programa, planejamos ser mais pontuais em relação ao fechamento dos controles internos. Conseguimos cumprir esse objetivo capacitando e promovendo um colaborador para nos auxiliar nessa questão”, conta a empresária.

A alta rotatividade de funcionários, a concorrência com estabelecimentos do tipo self-service, principalmente no horário do almoço, e a mudança comportamental da clientela são, para Sarita Calado, os principais desafios da atividade. Para oferecer uma opção aos consumidores, a Pappa Pizza lançou, recentemente, um novo prato que é o escondidinho. Porções variadas e calzones também fazem parte do cardápio da pizzaria. A meta da empresa para o próximo ano é a implantação de um sistema de disque-entregas, o que deve aumentar a venda em pelo menos 150 unidades de pizzas ao mês. A Pappa Pizza conta com 10 colaboradores e está completando 20 anos de existência neste ano. A sede da empresa fica no Shopping Catuaí, em Londrina.

43 44

20

O VarejoMAIS é uma solução executada pelo SEBRAE/PR em parceria com o Sistema Fecomércio/PR. Foi desenvolvida para o comércio varejista e visa aumentar o faturamento e competitividade das empresas. O Programa aborda temas como vendas, finanças, promoções, recursos humanos, atendimento, comunicação visual de loja e marketing.

Foto

s: W

ilson

Vie

ira/

Vid

eogr

aph

ic

Ficha Técnica

Nome da empresa: Calado Comércio de Pizzas e Refrigerantes Ltda.Ramo: AlimentaçãoLocalização: Rodovia Celso Garcia Cid, s/n, km 377, Shopping Catuaí - Londrina - PR Contato: (43) 3324-3264

Sarita CaladoPappa Pizza

Associativismo e fortalecimento

A rede Hotel 10, em União da Vitória, no centro-sul do Paraná, surgiu da iniciativa do grupo Irmãos Ravanello, empresários da região que acreditavam no potencial da cidade. Inaugurado em 2004, o espaço foi a segunda unidade da rede. Atualmente, além de União da Vitória, a marca está em Curitiba; Joinvile, Itajaí, em Santa Catarina, e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. “Mas oferecer apenas hospedagem e ser mais um dos tantos hotéis existentes nunca foi a intenção do grupo”, afirma Eliane Aparecida da Rocha Silveira, 34 anos, gerente do hotel há cinco anos.

Há cerca de dois anos, a unidade de União da Vitória ingressou no Projeto de Turismo Terra dos Pinheirais. Segundo Eliane, a gerência e administração do hotel participaram de várias consultorias, principalmente voltadas ao marketing e à gestão da qualidade.

“Dentro do padrão da rede passamos a trabalhar com outras ações, principalmente com o desenvolvimento turístico. O Projeto proporcionou uma parceria solidária e fez com que todos conhecessem o que as empresas têm de melhor a oferecer aos turistas da nossa região”, conta a gerente.

A integração com outras empresas do ramo foi uma das consequências. Hoje, o hóspede do Hotel 10 recebe orientações de onde encontrar bons restaurantes, eventos culturais, agências de viagem e artesanatos locais.

“Fechamos um círculo em que o hóspede tem desconto, cultura, gastronomia e mais uma infinidade de serviços. O Terra dos Pinheirais fortalece cada vez mais as empresas participantes, dá visibilidade no mercado e satisfação aos clientes”, acredita Eliane.

45 46

21

O Projeto de Turismo Terra dos Pinheirais, desenvolvido pelo SEBRAE/PR, objetiva desenvolver ações que fortaleçam o turismo e melhorem a competitividade das pequenas empresas e a união dos empresários locais nos 19 municípios que compõem a rota. Fazem parte da região dos Pinheirais os municípios Fernandes Pinheiro, Guamiranga; Imbituva; Inácio Martins; Irati; Mallet; Prudentópolis; Rebouças; Rio Azul; Teixeira Soares; Antônio Olinto; Bituruna; Cruz Machado; General Carneiro; Paula Freitas; Paulo Frontin; Porto Vitória; São Mateus do Sul e União da Vitória.

Foto

s: L

ean

dro

Taqu

es/ L

a Im

agen

Ficha Técnica

Nome da empresa: Hotel 10Ramo: HospedagemLocalização: BR-476, trevo com a BR-153, nº 1.045 Bairro Ouro Verde - União da Vitória - PR Contato: (42) 3521-1010

Eliane Aparecida da Rocha SilveiraHotel 10

Planejamento para crescer

Há 12 anos no mercado da construção civil e há seis anos como imobiliária, a Construtora Expansão, de Maringá, investiu em planejamento para acompanhar o crescimento vertiginoso do mercado imobiliário da cidade. Sabendo da importância em possuir estratégias que garantam solidez no mercado, a construtora investiu em planejamento com o auxilio do SEBRAE/PR. A gestora de pessoas e novos projetos da empresa, Adriana Dantas, que participou no último ano dos workshops Gestão de Marketing e Vendas e Gestão de Pessoas, diz que, com planejamento, a empresa saltou de 11 para 23 o número de colaboradores.

“As consultorias, capacitações e workshops oferecidos pelo SEBRAE/PR nos mostraram algumas estratégias. Implantamos um planejamento voltado à valorização de nossos colaboradores e ao desenvolvimento dos departamentos da empresa, fundamental para que conseguíssemos as qualificações ISO 9001/2000 e, também, o Nível A no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade de Habitação (PBQP-H), o que valoriza nosso trabalho.”

Adriana ressalta que a busca por qualificações é uma diretriz para a empresa, bem como a excelência no trabalho. “Estamos sempre à procura de novas certificações e revalidando as que já possuímos. Nosso trabalho busca sempre a evolução, pois, sabemos que isso representa muito para a empresa e para a sociedade. Agora estamos trabalhando com foco na sustentabilidade, com projetos inovadores de reaproveitamento de resíduos”, acrescenta.

O setor da construção civil brasileira vive um momento de ascensão. Grande parte proporcionada pelo acesso das classes B e C às linhas de financiamento destinadas à compra de imóveis. Segundo o relatório da Cadeia Produtiva da Construção do SEBRAE/PR, o setor representa 9,18% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) paranaense. O Estado possui, aproximadamente, 16 mil empresas ligadas diretamente ao setor da construção e as micro e pequenas empresas representam 90% desse total.

47 48

22

O SEBRAE atua na área da Construção Civil por meio de ações estaduais, nas quais o cenário paranaense é analisado na conjuntura macro, e ações regionais, que observam as peculiaridades de cada localidade. A soma dessas ações contribui para tornar a construção civil reconhecida como referência em qualidade construtiva e possibilitar a organização da cadeia produtiva.

O SEBRAE/PR, o Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-NOR/PR) e o Senai Empresas desenvolveram o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). A intenção é criar, nos canteiros de obras, meios que viabilizem a redução, o reaproveitamento e a reciclagem de materiais. O PGRS garante ainda a documentação emitida por órgão municipal atestando a adequação às normas ambientais, de âmbito nacional, estadual e municipal.

Foto

s: C

rist

ian

e Sh

inde

/ Stu

dio

Alf

a

Ficha Técnica

Nome da empresa: Construtora ExpansãoRamo: Construção civil e imobiliárioLocalização: Avenida Herval , 150 - Centro Maringá - PR Contato: (44) 3033-3333

Adriana DantasConstrutora Expansão

Mudanças rápidas

Em apenas dois meses, a empresa Altas Pedras Marmoraria, em Cascavel, oeste do Estado, conseguiu alcançar novo posicionamento de mercado. “Antes quem passava por aqui achava que era apenas um depósito. Não viam o lugar como uma empresa ou uma loja”, conta a gerente, Maria Oliveira. A conquista pelo novo olhar da clientela começou há cerca de um ano, quando incentivados por uma amigo da família, iniciaram cursos e palestras oferecidos pelo SEBRAE/PR. Por meio do Projeto Agentes Locais de Inovação, a empresa passou a implementar mudanças rápidas, que logo foram percebidas pelos clientes e funcionários.

“Mudamos a fachada da loja, uniformizamos os funcionários, compramos máquinas novas, criamos um website e um folder para mostrar nossos produtos e serviços a possíveis parceiros como construtoras e vidraçarias. Essa consultoria nos fez enxergar tudo àquilo que, no dia a dia, não conseguíamos perceber e foi altamente positivo”, explica Maria.

Já em 2010, a empresa conheceu outra solução do SEBRAE/PR, o Programa SEBRAE Gestão da Qualidade (PSGQ). “Com as mudanças estruturais que fizemos, começamos a ver que a empresa tinha muitas necessidades de gestão. Tratávamos os funcionários como uma família e não sabíamos como mudar os processos de organização.”

Agora, a Altas Pedras Marmoraria, que iniciou a venda e beneficiamento de mármores e granitos em 2005, está construindo uma nova imagem. “Já passamos por muita dificuldade e estamos retomando o trabalho com força, organização e conhecimento”, aposta.

Com a ajuda dos 13 funcionários, que também se engajaram nos novos rumos para a empresa, aliada à experiência da gerente no setor de mármores e granitos, a perspectiva de sucesso é grande. “Nosso próximo passo será montar um showroom de produtos dentro da empresa. Além, é claro, de continuar a aplicar os novos processos de gestão.”

49 50

23

Desenvolvido para sensibilizar empresários de micro e pequenas empresas sobre a importância de inovar, o projeto começa com a elaboração de um diagnóstico empresarial, identificando o grau de inovação da empresa participante. Depois, o agente local desenvolve, em parceria com o empresário, um plano de ação para inserir soluções inovadoras no ambiente da empresa, ligadas à gestão, atitude, desenvolvimento de produtos, processos e serviços.

São cerca de nove meses de capacitação e consultorias individuais nas empresas participantes com o objetivo de disseminar a importância de um sistema de gestão voltado à qualidade. Com temas como: fundamentos da excelência, parcerias eficazes e visão estratégica, o programa possibilita a compreensão da necessidade de mudança pessoal e organizacional de todo o negócio, desde o gerenciamento de processos à valorização das pessoas e melhoria do ambiente de trabalho.

Foto

s: C

lait

on B

iagg

i

Ficha Técnica

Nome da empresa: Altas Pedras MarmorariaRamo: Venda e beneficiamento de mármores e granitosLocalização: Rua do Cowboy, 360 - Cascavel - PR Contato: (45) 3036-0609 ou (45) 3324-4134

Maria OliveiraAltas Pedras Marmoraria

Transformação na empresa

Com seis anos de mercado, a Alumínios Belmar é uma pequena empresa da região sudoeste do Paraná que busca a competitividade por meio da melhoria de processos e produtos. Tânia Maria de Oliveira Berto, gerente administrativa da empresa, conta que já utilizou várias ferramentas do SEBRAE/PR, para o desenvolvimento do negócio, principalmente nas áreas de administração, finanças, atendimento ao cliente e processos de qualidade. “O SEBRAE/PR é, realmente, um grande apoiador do empresário, fazendo jus ao nome que o identifica. É um estimulador, um modificador de pessoas e ambientes. Seus consultores são profissionais capacitados, mas, principalmente, comprometidos com as empresas com as quais atuam”, destaca Tânia.

A empresa dirigida por Tânia integra o Arranjo Produtivo Local de Utensílios Domésticos e Produtos de Alumínio do Sudoeste do Paraná. Tomando por base a experiência com o APL, a empresária aponta o associativismo como fator de fomento aos negócios do setor. “É fundamental para a integração entre as empresas e profissionais da área e também para reunir forças para, juntos, buscarmos avanços para o setor como um todo”, explica.

Por meio de uma ação do APL, a Alumínios Belmar participou da Mercosuper 2010 - 29ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, em abril passado, o que, na sua opinião, foi importante para ganhar experiência e apresentar a marca estadualmente.

51 52

24

O Paraná bateu recorde na abertura de novas empresas. Ao todo, foram 56.023 novos negócios registrados na Junta Comercial do Paraná, uma média de 200 estabelecimentos produtivos por dia útil. Do volume total de novos negócios abertos, 89,3% foram enquadrados como micro e pequenas empresas e 3,65% como empresas de pequeno porte.

A Feira, que aconteceu em Pinhais, na Grande Curitiba, teve como objetivo promover a integração da indústria e do comércio varejista de todo o Brasil e teve, inclusive, participação de empresas do exterior.

O SEBRAE/PR é parceiro no desenvolvimento de empresas do setor metal mecânico em todo Paraná. No sudoeste do Estado, dentro do APL de Utensílios Domésticos e Produtos de Alumínio, atende 34 empresas que atuam na fabricação de ligas de alumínio, fundição, utilidades domésticas e peças injetadas de alumínio. Com as soluções do SEBRAE, as empresas estão promovendo a melhoria da qualidade dos produtos de alumínio e buscando aumentar a sua participação no mercado nacional e internacional.

Foto

s: Z

anel

la

Ficha Técnica

Nome da empresa: Alumínios BelmarRamo: Fabricação de utilidades em alumínioLocalização: Distrito Industrial Ulderico Sabadin Francisco Beltrão - PR Contato: (46) 3524-1022

Tânia Maria de Oliveira BertoAlumínios Belmar

Elevando a competitividade

A Cerâmica Mazini foi fundada em 1978, no município de Quatiguá, norte pioneiro do Paraná. Em 1999 abriu a primeira filial em Jacarezinho e, em 2008, uma segunda sede nesse mesmo município. Desde o ano de 2000, Luis Antônio Mazini, 35 anos, divide com os irmãos a gestão das unidades da empresa. Em 2008, a Cerâmica Mazini foi convidada a participar do Programa SEBRAE de Competitividade da Construção Civil do Norte do Paraná. Foi aí que Luis Antônio percebeu que a sua empresa apresentava “certo atraso em relação aos concorrentes”, como ele próprio define.

Umas das causas dessa perda de competitividade, elenca Luis Antônio, é o excesso de funções que recaem sobre o empresário e roubam o tempo necessário para pensar o negócio. As consultorias e trocas de conhecimento, obtidas com a participação no Programa, geraram algumas mudanças na empresa, como a adoção de uniformes para a equipe de funcionários, aquisição de novos equipamentos, melhoria da limpeza e organização das áreas de produção, melhoria das técnicas de gestão financeira e consultorias mercadológicas que impactaram na qualidade dos produtos e atendimento ao cliente. “Cheguei a um ponto que era fechar as portas ou fazer investimentos para melhorar a gestão da empresa. Optamos por nos manter no mercado e hoje estou bem preparado. Antes, não conseguia enxergar os pontos críticos que afetavam o desempenho do meu negócio. Meu faturamento cresceu em média 10% e o relacionamento com os clientes internos e externos ficou bem melhor”, afirma Luis Antônio. A Cerâmica Mazini emprega 60 funcionários. A atual meta da empresa é ser certificada pelo selo do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), emitido pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER). O processo para obtenção do PSQ pode demorar até dois anos. Acesso a novos mercados são algumas da certificação.

53 54

25

O Programa SEBRAE de Competitividade da Construção Civil do Norte do Paraná foi implantado há cerca de quatro anos e é aberto a todas as micro e pequenas empresas do setor. Os empresários e arquitetos que tiverem interesse em integrar o Programa podem procurar o escritório do SEBRAE/PR mais próximo, na região, e solicitar informações.

Desenvolvido para agregar mais valor aos empreendimentos, o Programa do SEBRAE/PR estimula a competitividade e a cooperação entre todos os elos da cadeia produtiva, promove o intercâmbio de boas práticas de gestão entre os participantes e incentiva ações de adequação técnica e tecnológica.

Foto

s: W

ilson

Vie

ira/

Vid

eogr

aph

ic

Ficha Técnica

Nome da empresa: Cerâmica MaziniRamo: Fabricação de artefatos de cerâmicaLocalização: Rua Jorge Sabino Pádua, s/n Quatiguá - PR Contato: (43) 3566-2851

Luis Antonio MaziniCerâmica Mazini