Caspa

3
maio 2015 41 proteste saúde 11 xampus são eficazes Testamos seis produtos e constatamos que são capazes de manter o problema sob controle. Após um mês de uso, três vezes por semana, eles reduziram a oleosidade e a descamação excessiva do couro cabeludo. Uso diário ou em dias alternados SOB CONTROLE Após a redução da caspa, use o xampu duas ou três vezes por semana. caspa Palmolive Eficiente na redução da oleosidade do couro cabeludo e da quantidade e do tamanho das capas, além de apresentar um bom preço. José Guertzenstein

description

caspa

Transcript of Caspa

Page 1: Caspa

maio 2015 • 41 proteste saúde 11

xampus são eficazes

Testamos seis produtos e constatamos que são capazes de manter o problema sob controle. Após um mês de uso, três vezes por semana, eles

reduziram a oleosidade e a descamação excessiva do couro cabeludo.

Uso diário ou em dias alternadosSOB CONTROLE

Após a redução da caspa, use o xampu duas ou três vezes por semana.

caspa

PalmoliveEficiente na redução da

oleosidade do couro cabeludo e da quantidade e do tamanho das capas, além de apresentar um

bom preço.

José

Gue

rtze

nste

in

Page 2: Caspa

12 proteste saúde 41 • maio 2015

Seis produtosTestamos seis xampus anticaspa para cabelos normais a oleosos. Avaliamos a rotulagem e a eficácia da diminuição da oleosidade e da redução da quantidade e do tamanho das caspas em 20 voluntários (homens e mulheres), usando o Clear apenas em mulheres. Fizemos também um teste em uso com 30 mulheres.

P erceber que a caspa insiste em aparecer na sua cabeça, chegando até a sujar a roupa, é um incômodo

muito constrangedor para qualquer pessoa. Se isso está acontecendo com você, é sinal de que há uma descamação excessiva no seu couro cabeludo, que precisa ser controlada o mais rápido possível. E, nessa tarefa, o seu principal aliado é mesmo o xampu anticaspa. A ótima notícia é que todos os produtos testados em nossa análise tiveram um bom desempenho. Eles se mostraram eficazes tanto na redução da oleosidade quanto da quantidade de caspa.Saiba que a eliminação de pequenas escamas faz parte da renovação celular, mas a aceleração desse processo natural se dá devido a fatores específicos. Uma das principais causas da caspa oleosa, por exemplo, é a multiplicação de um fungo, que está presente em todas as cabeças. Porém, a sua proliferação excessiva acaba irritando e enfraquecendo a pele. Em função disso, o couro cabeludo torna-se mais sensível e descama, produzindo a caspa. Em contrapartida, a pele seca também provoca o problema. No entanto, os sinais de ressecamento costumam aparecer ainda em outras partes do corpo, como nas pernas e nos braços.Em nosso teste de eficácia da redução

O xampuPalmolive foi o que mais reduziu a caspa após um mês

da oleosidade, 20 voluntários (homens e mulheres) utilizaram os xampus três vezes por semana, durante 30 dias. Verificamos os resultados após 15 e 30 dias de uso e constatamos que todos os produtos se mostraram eficazes, com destaque para o Palmolive, que reduziu a oleosidade do couro cabeludo em 40,7% após um mês. Da mesma forma, na avaliação da redução da caspa, todos os xampus tiveram um bom desempenho. E o Palmolive, mais uma vez, superou os outros, diminuindo a quantidade e o tamanho das escamas de caspa.Já no teste em uso, cada xampu foi avaliado por 30 mulheres. Para que não identificassem a marca em estudo, camuflamos as embalagens com papel autocolante branco. Após receberem os produtos, as voluntárias responderam a um questionário, avaliando diversos itens, como consistência, perfume, quantidade de espuma, sensação de limpeza e remoção da caspa.

L’Oréal agradou no perfumeDe maneira geral, todos os produtos se saíram bem no teste em uso. O perfume e a suavidade do L’Oréal foram os itens que mais agradaram às voluntárias. Por outro lado, a fragrância do Palmolive foi considerada fraca porque não

XAMPUS ANTICASPA PREÇOS (R$) RESULTADOSA

VALI

ÃO

FIN

AL

Volu

me

(ml)

mín

imo/

fras

co

máx

imo/

fras

co

mín

imo/

200

ml

máx

imo/

200

ml

Rotu

lage

m

Redu

ção

da o

leos

idad

e

Redu

ção

da c

aspa

Test

e em

uso

PALMOLIVE Naturals Shampoo Anticaspa Clássico 350 5,99 11,99 3,42 6,85 [A[ [A[ [A[ [B[ 84

GARNIER Fructis Anticaspa Cabelos Normais 200 5,90 10,39 5,90 10,39 [A[ [A[ [B[ [B[ 81

SEDA Anticaspa Óleo Control Shampoo 350 4,99 11,60 2,85 6,62 [A[ [A[ [B[ [B[ 73

L´ORÉAL Shampoo Elsève Anticaspa Cabelos Normais a Oleosos 200 6,73 13,45 6,73 13,45 [A[ [B[ [B[ [B[ 72

CLEAR Woman Shampoo Limpa e Purifica 200 6,98 18,99 6,98 18,99 [B[ [B[ [B[ [B[ 71

HEAD & SHOULDERS Shampoo Limpeza Revitalizadora 200 7,28 17,99 7,28 17,99 [B[ [B[ [B[ [B[ 65

➜proteste.org.br/antitranspirantes

veja nosso teste com antitranspirantes

A Muito bom

B Bom

Page 3: Caspa

maio 2015 • 41 proteste saúde 13

Leia as preucações no rótuloSEM INDICAÇÃO

Há produtos que não são indicados para casos de gestação ou de amamentação.

A caspa é mais comum por volta dos 20 anos de idade

permaneceu por muito tempo nos cabelos após a lavagem. Quanto ao brilho deixado nos fios, o Fructis foi o que trouxe maior satisfação às usuárias. E, no que se refere à quantidade de espuma, o Head & Shoulders foi o produto que mais desapontou as mulheres.Na análise dos rótulos, verificamos que todos os xampus informam corretamente os itens obrigatórios que devem constar. Além disso, a maioria das amostras apresenta as informações de maneira legível. Apenas o Clear e o Head & Shoulders trazem letras pequenas, que dificultam a leitura.

Genética é um fator de riscoVale destacar ainda que a caspa pode ter outras causas: doenças de pele (dermatite seborreica, eczema, psoríase), sensibilidade a produtos para cabelos, frequência de lavagem dos fios, secagens constantes ou técnicas agressivas de alisamento. Contudo, fatores internos também influenciam para o aparecimento do problema, como genética, estresse, desequilíbrio hormonal, hábitos alimentares inadequados e sistema imunológico enfraquecido.Além disso, saiba que a caspa não é contagiosa, sendo mais frequente por volta dos 20 anos e muito rara após os 50. Isso porque os sintomas costumam aparecer na puberdade, quando há um aumento na produção da oleosidade no couro cabeludo. E, embora apavore as mulheres, esse transtorno é mais comum nos homens, pois a atividade da testosterona é maior e estimula a ação das glândulas sebáceas. Climas frios e secos também aumentam essa produtividade.Porém, tenha em mente uma última dica: se a caspa persistir, mesmo após a aplicação dos xampus avaliados, você deve procurar um dermatologista para que ele recomende a você o tratamento adequado.

Prevenção

Utilize água friaLave os cabelos com produtos suaves, de forma frequente, para evitar o acúmulo de oleosidade. Porém, não faça isso em excesso, como lavar mais de uma vez ao dia.

Evite dormir ou prender os fios molhados, porque esses descuidos aumentam a umidade do couro cabeludo, favorecendo a multiplicação de fungos.

Fuja dos xampus 2 em 1, que não limpam os cabelos da mesma forma que o xampu usado separadamente.

Cuidado com tratamentos químicos agressivos, que podem irritar o couro cabeludo e deixá-lo muito sensível.

Utilize água fria na lavagem dos cabelos, porque o calor estimula as glândulas sebáceas.

Esqueça os acessórios (bonés, chapéus e fitas), que deixam o couro cabeludo mais quente, ativando as glândulas sebáceas e fazendo-o transpirar ainda mais.

Não experimente tratamentos caseiros, principalmente óleos essenciais que são, em geral, alergênicos e podem agredir ainda mais o couro cabeludo.

Não exagere no uso de produtos finalizadores, que são aqueles que servem para estilizar os seus penteados.

Imag

ens

Shu

tter

sto

ck