Catálogo #11.ART

28
ART E m M eio #4.0 11º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia Suzete Venturelli (Org.) 2012 Exposição DVD ANAIS #11.ART e Vídeo

Transcript of Catálogo #11.ART

Page 1: Catálogo #11.ART

ART

EmM

eio

#4.011º Encontro Internacional

de Arte e TecnologiaSuzete Venturelli (Org.)

2012

Exp

osi

ção

DVD ANAIS

#11.ART

e Vídeo

Page 2: Catálogo #11.ART

Exposição EmMeio#4.0Museu Nacional da RepúblicaEsplanada dos Ministériosde 2 a 30 de outubro de 2012

11º EncontroInternacional de Artee Tecnologia

Reitor da Universidade de BrasíliaIvan CamargoVicereitoria da Universidade de BrasíliaSônia BaoChefe do Departamento de Artes VisuaisPedro AlvimCoordenadora da pós-graduação em ArteMaria Beatriz de Medeiros

Comissão Organizadora CuradoriaMaria Luiza FragosoTania FragaSuzete Venturelli Diagramação

Bruno Braga

CapaMaria Antônia Nobre

ExpografiaTania Fraga

ISBN número: Instituto de Arte da Universidade de BrasíliaPrograma de Pós-Graduação em Arte CNPJ: 00038174000143Edição: 1Ano: 2012Local: Brasília - DF

Dados da Obra:Título: Exposição EmMeio#4.0 // 11º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia Organizadora: Suzete VenturelliCuradoria: Malu Fragoso, Tania Fraga e Suzete Venturelli

Page 3: Catálogo #11.ART

Organização:Coordenação GeralSuzete Venturelli

Apoio:Universidade Federal de GoiásCleomar Rocha

Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo- Paço das ArtesDireção: Priscila Arantes Coordenação da Pós-Graduação em ArteCoordenadora: Maria Beatriz de MedeirosVice-coordenadora: Thérèse Hofmann Gatti

Coordenação projeto gráfico: Cleomar Rocha, Bruno Braga, Maria Antonia Nobre e Suzete Venturelli

Comissão da UnB da Pós-Graduação do evento: representantes das linhas de pesquisa do PPG-Arte

Comissão Nacional e Internacional do evento: Anna Barros, Cleomar Rocha, Douglas de Paula, Edgar Franco, Fernando Fogliano, François Soulages, Gilbertto Prado, Guto Nobrega, Lucia Leao, Lucia Santaella, Milton Sogabe, Nara Cristina Santos, Sandra Rey, Raul Niño Bernal, Renato Hildebrand, Rosangella Leote, Silvia Laurentiz, Priscila Arantes, Tania Fraga, Tina Velho, Lavínnia Seabra e Yara Guasque.

Instituições Parceiras: UNB , UFG, USP, FAPESP, Université Saint Denis Paris VIII, UFRGS, UESC, Parque Lage, UNESP, PUCSP, Unicamp, Senac, UFRJ, UFSM, Pontificia Universidad Javeriana da Colombia e Makkida.

Açoes Educativas: Mediação Cultural em Arte e TecnologiaCoordenação Sheila Campello e Suzete VenturelliEquipe: Antonio Biancho Filho, Kalina Borba, Luzirene Rego Leite, Verônica Neto e Maria Goretti Vulcão.

Equipe Midialab/UnB: Ana Lemos, Juliana Hilário, João Francisco de Oliveira Neto, Sayomara Neto, Samara Neto e João Eduardo Neto, Hudson Bomfin, Camille Venturelli, Claudia Loch, André Freitas, Franscisco de Paula Barretto Guilherme Shimabuko, Marcelho Rios e Victor Valentim.

Page 4: Catálogo #11.ART

Realização: Capes, FAPDF e CNPq

Equipe Museu Nacional da RepúblicaMuseu Nacional do Conjunto Cultural da República

Governador do Distrito FederalAgnelo Queiroz

Secretário de Estado da Cultura do Distrito FederalHamilton Pereira

Chefe da Divisão de Sistemas de Museus do Distrito FederalDiretor do Museu NacionalWagner Barja

AdministraçãoJoão Bastos

Assessoria TécnicaAna Taveira Glênio LimaNeusa Helena da Silva

MuseologiaAna FradeConservaçãoLúcia Mafra

Coordenação PedagógicaAna FradeEder Siqueira Coelho Glênio Lima

Secretaria ExecutivaClarissa Wagner ReysHeli Aparecida de BarrosJoaquim Augusto de AzevedoKênia Ramos de Araújo

Programação VisualEder Siqueira Coelho

Suporte TécnicoLamartine José MansurManoel Oliveira NascimentoVenício Egídio da Silva

Page 5: Catálogo #11.ART

Exposição EmMeio#4.0Museu Nacional da RepúblicaEsplanada dos Ministériosde 2 a 30 de outubro de 2012

A Exposição de Arte e Tecnologia EmMeio#4.0 apresenta trabalhos artísticos resultantes de pesquisas realizadas nos principais laboratórios de pesquisa em arte, ciência e tecnologia das Universidades Federais e Estaduais. A exposição é parte indissociavel do 11° Encontro internacional de arte e tecnologia (#11.ART): homo aestheticus na era digital.Curadoria: Maria Luiza Fragoso, Tania Fraga e Suzete Venturelli

Participaram da exposição os seguintes artistas: Agnus Valente, Grupo Poéticas Híbridas, Ana Reis, Anna Barros, Alberto Blumenschein, Angela Prada, Daniela Bressan, Ary Coelho, Luisa Günther, Brian Kane, Daniela Kutschat, Caroline Zambon, Christiane Sacoda, Felipe Itai, Mayara Pillegi, Rubiani Okamoto Andrei Speridião, Daiana Buffulin, Gabriela Martins, Luciana Heuko, Patrícia Jenny Beatriz Alcântara, Luciana Fernandes, Luis Felipe Brandão, Luiza Marçal, Murilo Mendes, Vitor Morinishi, Douglas de Paula, Gastão Frota, Guto Nóbrega, João Agreli, Heloisa Candello, Luisa Paraguai e Paulo Costa, Rui Alão, Malu Fragoso, GRUPO A.C.H.o, Marília Bergamo e Carlos Henrique Falci, Nardo Germano, Suzete Venturelli, Bruno Braga, Marcelo Rios, Guilherme Shimabuko, Franciso de Paula Barretto, Claudia Loch, André Freitas, André Lima, Midialab/UnB, Tania Fraga, Pedro Garcia, Fernando Nísio, Grupo Animação-VIS, Gilbertto Prado, Grupo Poéticas Digitais, Joana Losada Cruz, Tina velho, Silvia Laurentiz, Grupo realidades, Lavínnia Seabra, Tania Fraga, Pedro Garcia, DeCo Nascimento, Tatiana Travisani, Daniel Torres, Paulo Costa, Nivalda Assunção, Eufrásio Prates, Edgar Franco, grupo de pesquisa Cria_Ciber, Bruno Matos, Gabriel dos Anjos, Lehw Castro, Clarissa Ribeiro, Milena Szafir, Renata La Rocca e Maurício Taveira, Anésio Azevedo.

Page 6: Catálogo #11.ART

ApresentaçãoSuzete Venturelli

O 11° Encontro internacional de arte e tecnologia (#11.ART): homo aestheticus na era digital foi realizado pela Universidade de Brasília e Universidade de Goiás, com participação do Paço das Artes de São Paulo, no mês de outubro do corrente ano. O formato de apresentação, proposto foi distribuído e está em conexão com outros espaços institucionais. Ele envolve estudos em arte, ciência e tecnologia, para ampliar, questionar, criticar e analisar o pensamento atual, sem esquecer o passado, na prospecção do futuro.

O objetivo foi promover, divulgar e comparar as pesquisas artísticas, envolvendo a arte, a ciência e a Tecnologia, realizadas nos principais centros de pesquisa do país e do exterior inseridas nos meios de comunicação, galerias e museus para contribuir com a reflexão, com a formulação de teorias e com a história da arte atual.

O encontro pretendeu na análise de obras artísticas avaliar como a relação entre arte, ciência e tecnologia produz efeito sobre a estética, resultado de uma colaboração entre diferentes campos de conhecimento. Visou também, através da história, distinguir trabalhos artísticos, que utilizam a tecnologia digital como uma ferramenta para produzir formas tradicionais, de obras de arte, de outros tipos de produção, que surgiram a partir da colaboração entre arte, ciência e tecnologia e criam sistemas inéditos indissociáveis de um pensamento que conceitualiza o conhecimento sensível do homo aestheticus.

Questões serão discutidas como as levantadas pelo filósofo Luc Ferry, para o qual a arte é, profundamente, uma ocorrência social e política, não no sentido em que mobiliza temas ou interesses sociais e políticos, mas porque mostra que as mutações históricas ou conceituais relativas ao que seja arte são, por excelência, o lugar onde a imagem social e política de uma sociedade é legível na sua maior depuração. Para o autor, noção de gosto, antes de referir-se ao universo artístico, designou um contorno particular da sociabilidade .

O encontro explorou temas específicos ao campo da arte computacional como a interatividade na arte, a vida artificial e inteligência, ativismo político e social, redes sociais e presença a distância, museu virtual, bem como questões como a coleta, apresentação e preservação da arte digital, entre outros.

Outro aspecto do encontro mostrou que com o acesso aos softwares, hardwares, Internet e dispositivos móveis, como PDAs (Personal Digital Assistants) e celulares, é cada vez maior, e está possibilitando uma nova onda criativa como uma nova arte popular.

Nesse sentido, pode-se dizer que as tecnologias digitais estão homeopaticamente contaminando camadas do sistema da arte, que deixa de ter o monopólio do meio. O encontro mostrou que é da natureza da arte tecnológica em si fazer com que os limites de controle fiquem mais poroso e permitam rever sistemas tradicionais de controle. Tudo isso está permitindo que a arte expandida, desafiasse, e até mesmo noções redefinisse.

Em conjunto com o evento, exposição de arte computacional EmMeo#4.0 foi apresentada no Hall do Museu Nacional da República. Importantes obras de pesquisas oriundas de universidades do Brasíl estavam representadas e asão divulgadas nesta publicação.

História

O primeiro encontro de arte e tecnologia de Brasília foi realizado, em 1989, no auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília. Naquele momento ocorreu também a primeira exposição como parte constituinte e indissociável do evento principal. Nos 20 anos seguintes, a expansão do interesse acadêmico pela relação entre arte, ciência e tecnologia, possibilitou colocar Brasília como pólo irradiador de reflexões acadêmicas trazendo para a cidade importantes representantes da área como Gilbertto Prado, Lúcia Santaella, André Parente, Roy Ascott, Edmond Couchot, Priscila Arantes, Sandra Rey, Ettiene Delacroix, Tania Fraga, Cleomar Rocha, Milton Sogabe, Lúcia leão, Monica Tavares, Chantal Dupont, Maria Beatriz de Medeiros, Yara Guasque, Martha Gabriel, Iain Mott, Derrick de Kerchkove, François Soulages, Oliver Grau, entre outros. As duas últimas décadas mostraram que a relação tem provocado fascinantes experiências e transformações no âmbito da arte que emprega meios computacionais e de telecomunicações, propondo mudanças radicais nos processos criativos, na percepção, no ambiente em que vivemos e no campo da estética.

Page 7: Catálogo #11.ART

Resumidamente, alguns temas tratados apresentaram reflexões visando desvelar a complexa relação política, social e identitária, para evidenciar o pensamento artístico, por meio de noções emergentes que permitem compreender e aprofundar as teorias que nascem a partir de novos paradigmas estéticos vinculados à simbiose dos pensamentos sistêmico, artístico, científicos, tecnológico, estético e político. Nesse mesmo contexto, apresentou a exposição intitulada Instinto, com a participação de renomados artistas de arte computacional. Além disso vem contando com parceiros internacionais, como, os apoiados pelo programa de cooperação da União Européia denominado “Europe-pays tiers: le Brésil”, cuja proposta afirma que a arte não fica indiferente à tensa relação entre o local e o global. Por um lado está sujeita aos constrangimentos políticos, sociais, econômicos de um território, por outro lado sofre a pressão da grande dimensão de informação das mídias e das tecnologias de comunicação.

A criação artística encontra o seu espaço de produção nos campos das tecnologias atuais, arte como tecnologia, pensamento de Julio Plaza. Inscreve-se num meio eco-social, politizado e culturalmente desafiador em terrenos movediços, como a própria arte da atualidade mundializada. Os encontros analisam conceitos, tais como território e cultura, materialidade e imaterialidade e confrontá-los com as novas noções oriundas dos meios computacionais, como a noção de trabalho colaborativo, compartilhado em co-autoria, de interator/usuário, de sistema, de virtualidade, de artificialidade, de simulação, de interface, de hipertextualidade, de ubiqüidade, e de interatividade, afim de articular e atualizar os discursos sobre a área de atuação de pesquisa e produção artística.

Outros temas envolveram analises sobre sistemas complexos artificiais, naturais e mistos para demonstrar como sistemas computacionais são, em alguns casos, análogos às comunidades ecológicas naturais, uma vez que são complexos, sinergéticos, abertos, adaptativos e dinâmicos. Incluem componentes computacionais interagindo entre si e com o meio computacional. Como ecossistemas computacionais suas espécies surgem e crescem em constante evolução, buscando equilíbrio interno entre seus elementos e suas interações. As espécies computacionais formam comunidades espontâneas e interagem com o meio ambiente. Uma espécie computacional como, por exemplo, os aparelhos celulares, no contexto da arte computacional, consistem de um hardware (como o corpo de uma espécie biológica) acoplado ao seu software associado (simular a vida de uma espécie biológica). No ambiente computacional, assim como no biológico, as espécies computacionais vivem e se reproduzem.

Neste caso, destacou-se que as interações entre espécies computacionais, intra-espécies computacionais e natureza são significativas no contexto artístico. A metáfora biológica é recorrente nos sistemas complexos computacionais artísticos. Assim como o encontro, a exposição intitulada Arte Computacional, mostrou o resultado de pesquisas desenvolvidas por renomados artistas da área.

A criação artística encontra o seu espaço de produção nos campos das tecnologias atuais, arte como tecnologia, como dizia Julio Plaza. Inscreve-se num meio eco-social, politizado e culturalmente desafiador, em terrenos movediços, como a própria arte da atualidade mundializada. Dentro desse contexto, o encontro analisou, ainda, conceitos como território e cultura, materialidade e imaterialidade e confrontá-los com as novas noções oriundas dos meios computacionais, como a noção de trabalho colaborativo, compartilhado em co-autoria, de interator/usuário, de sistema, de virtualidade, de artificialidade, de simulação, de interface, de hipertextualidade, de ubiqüidade, de pervasão, e de interatividade, a fim de articular e atualizar os discursos sobre as áreas de atuação de pesquisas e produções artísticas.

Pela primeira vez o encontro também realizou três oficinas, com Ana Beatriz Barroso, Gustavo Soares e Benoit Espinola, compreendendo aspectos da arte computacional, como animação, a interatividade e a programação.

Page 8: Catálogo #11.ART

Corpo-tele-corpo.

Agnus Valente e Grupo Poéticas Híbridas.

Telepresença: Performance em Arte Tecnologia (Objeto interativo com projeções)

Page 9: Catálogo #11.ART

Animações

Coordenação: Fernando Nísio e Suzete Venturelli

Grupo de animação do VIS.Projeções e performances no espaço externo

do museu

Tatiana Travisani, DeCo Nascimento, Daniel Torres,

Eufrásio Prates, Anésio Azevedo, Edgar Franco e

grupo de pesquisa Cria_Ciber: Posthuman Tantra, entre outros

Page 10: Catálogo #11.ART

Nanocriogênio.Anna Barros e Alberto Blumenschein

Instalação Interativa

Page 11: Catálogo #11.ART

parQ: Parque da Cidade Biocibernético(wikinoparque.unb.br)Suzete Venturelli, Bruno Braga, Marcelo Rios, Guilherme Shimabuko, Franciso dePaula Barretto, Claudia Loch, André Freitas, André Lima e equipe do Midialab.

Page 12: Catálogo #11.ART

FreeWifi

Brian Kane

Instalação/leds

Miscere_1

Douglas de Paula

Projeção interativa

Page 13: Catálogo #11.ART

FreeWifi

Brain Kane

Instalação

Imagem Digital

Gabriel dos Anjos

Modelagem 3D

Page 14: Catálogo #11.ART

Encontro das águasGilbertto Prado e Grupo Poéticas Digitais (Agnus Valente, Andrei Thomaz, Clarissa Ribeiro, Claudia Sandoval, Claudio Bueno, Daniel Ferreira, José Dario Vargas, Luciana Ohira, Lucila Meirelles, Mauricio Taveira, Nardo Germano, Sérgio Bonilha, Tânia Fraga, Tatiana Travisani e Valzeli Sampaio).

Objeto interativo

SOS_

Tania Fraga e Pedro Garcia

Instalação computacional interativa

estereoscópica

Page 15: Catálogo #11.ART

Equilibrium

Guto Nóbrega

Instalação interativa (Planta, terra, água,

plástico, circuito eletrônico, célula solar,

metal, motores e bateria)

Page 16: Catálogo #11.ART

A-Memory Garden (Grupo 1maginario)

Marília Bergamo e Carlos Henrique Falci

Instalação interativa- Objeto com tablet

e planta

Page 17: Catálogo #11.ART

VideoSelf, da série Autorretrato Coletivo (1987-):

corpus autorável.

Nardo Germano

Autorretratos videográficos

Page 18: Catálogo #11.ART

Eco_Artificial

Roni Ribeiro e Diego Bichara

Vida Artificial / Jogos Eletronicos - gameart

sobre a interação de duas vidas artificiais

no mesmo ambiente.

Page 19: Catálogo #11.ART

Totem

João Agreli

Adesivo vinílico com QRcodes para serem

lidas por telefones celulares

Page 20: Catálogo #11.ART

site: www.tinavelho.com.br/residuos_remotos/index.html

Tina Velho

Instalação site

Morfogênese

Tiago Barros

Touch screen

Page 21: Catálogo #11.ART

Malu Fragoso e GRUPO A.C.H.o: Q_ _ _ _ _

Vídeoarte

Planta: fala comigo

Suzete Venturelli

Instalação interativa

Page 22: Catálogo #11.ART

(-1) x (-1) = 1..Um enigma para Flusser.

Silvia Laurentiz e Grupo Realidades (Dario

Vargas, Matheus Ramos, Paulo Angerami,

Saulo Santos, Silvia Laurentiz, Viviane Sá)

Instalação interativa.

DesignerPara, IconDesign

e A Cor em Projeção.

Daniela Kutschat e grupo

Vídeo apresentação

Page 23: Catálogo #11.ART

11° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#11.ART): homo aestheticus na era digital

Convidados

Museu Nacional da República e Universidade de Brasília

Abertura

2/10 8h30 Palestra Monika Fleischmann & Wolfgang Strauss (Alemanha)

10h Mesa 1 Arte_ciência_neuroestética

Tania Fraga (USP-UnB)Guto Nóbrega (UFRJ)Hugo Cristo Sant’Anna, F. Gatti, J. C. Carmo, M. A. Rocha, S. R. O. Rangel e V. B. Neves (UFES)Lúcia Leão (PUC-SP)Nelson Maravalhas(UnB)Francisco de Paula Barretto(UnB)

14h Mesa 2 Imagem digital e empoderamento na educação visual

Belidson Dias (UnB)Beatriz Salles(UnB)Sheila Campello (SEDF),Antonio Biancho Filho (SEDF), Kalina Borba (SEDF), Maria Goretti Vulcão (SEDF), Verônica Neto (SEDESTE)Alice Martins (UFG)Aldo Victorio (UERJ)Cayo Honorato (UEMG)

16h Mesa 3 Arte, estética e histórias

Cleomar Rocha (UFG)Maria Beatriz de Medeiros (UnB)Rosangella Leote(Unesp)Sandra Rey (UFRGS)

18h Wolfgang Strauss & Monika Fleischmann (Alemanha)

19h Mesa 4 Arte tecnociência

Ângela Barcellos Café (UFG)Clarissa Ribeiro (USP)Julia Ghorayeb Zamboni, Dianne Magalhães Viana eMaria Luiza Fragoso (UnB)Sonia Paiva(UnB)

3/10 8h30 Palestra Lúcia Santaella (Brasil)

10h Mesa 5 Indicadores estéticos na era digital

Anna Barros (SP)Gilbertto Prado e Tatiana Travisani (USP)Karla Brunet (UFBA)Tina Velho (EAV)Yara Guasque (UESC)

14h Mesa 6 Gameficação da arte

Anelise Witt(UFSM)Carlos Praude(UnB-UDF)Gabriel Zaiat Anjos (UnB)Jarbas Jácome (UFRB)Tiago Barros (UnB)

16h Mesa 7 Arte computacional

Douglas de Paula(UFU)Daniela Kutschat (USP)Fernando Fogliano (Senac)Fernando Gutierrez(unB)Luisa Paraguai (AM)

18h Palestra Andrew Paterson (Finlândia) via Skype

19hMesa 8Arte tecnociência

Bruno Mendonça e Edgar Franco (UFG)Alana Borges e Edgar Franco (UFG)

Programação

Page 24: Catálogo #11.ART

4/10 8h30 Palestra Raul Niño Bernal (Colombia)

10h Mesa 9 Arte_Design e Tecnociência

Renato Hildebrand(Unicamp)Virginia Tiradentes (UnB)Guido Lemos(UFPB)Monica Tavares(USP)Lavínnia Seabra (UFG)

14h Mesa 10 Arte hoje

Adriano Jabur Bittar (UnB)Daniela Bousso (LIME)Lisa Minari (UnB)Silvia Laurentiz(USP)Wagner Barja (Museu)

16h Mesa 11 História da arte

Almerinda Lopes (UFES)Nara Cristina Santos (UFSM)Pedro Alvim(UnB)Emerson Dionísio (UnB)

18h Mesa 12 Espaço_Tempo

Anésio A. Costa Neto(UnB)Ary Coelho (SCDF)Fábio Fonseca(UnB)Luisa Gunther (UnB)Nivalda Assunção (UnB)Tânia Cristina C. Ribeiro(UnB)

5/10 8h30 Palestra Bené Fontelles (Brasil)

10h Mesa 13 Entre arte e educação

Ana Beatriz Barroso (UnB)Benjamin Franklin(UAU) e Jobert Gaigher(UAU)Claudia Loch (UnB)Gilson Monteiro(UFAM)Maria T. de O. Azevedo (UFMT)Thérèse Hofmann (UnB)

14h Mesa 14 Arte Digital Interativa

Eufrásio Prates (UnB)Marília Bergamo(UFMG)Carlos Henrique Falci(UFMG)Milton Sogabe (Unesp)

16h Mesa 15 Performance na convergência das mídias

Edgar Franco (UFG)Marcus Mota (UnB)Maria Luiza Fragoso(UFRJ)Rita Castro (UnB)Soraia Silva (UnB)

18h Mesa 16 Artes, tecnologias emergentes, design e produção cultural

Célia Matsunaga(UnB)Daniela Garrossini (UnB)Fátima dos Santos (UnB)Francisco Sierra Caballero (Universidad de Sevilla)Rogério Câmara(UnB)Soraya Cristina Braz Nunes(Unesp)

6/10 8h30 Palestra François Soulages (França)

10h Mesa 17 Realidade Urbana Aumentada

João H. L. Agreli (UFU)Rubens Velloso (PHILA7)Lilian Amaral (Unesp)Fernando Aquino (UnB)Suzete Venturelli, Bruno Ribeiro e André F. Lima (UnB)

Page 25: Catálogo #11.ART

14h Mesa 18 Tecnopoéticas

Alberto Semeler (UFRGS)aGNuS VaLeNTe e Nardo Germano(USP)Fabrizio Augusto Poltronieri e Nicolau Centola(SENAC)Sabrina Maia (UFU)Hudson BomfimVictor Valentim(UnB)

16h Mesa 19 Mídias Sociais

Benoit Espinola (Aix-en-provence)Jackson Marinho(UnB)Miguel Gally(UnB)

18h Mesa 20 Cenários de criação

Amanda Ayres, Guilherme Carvalho e Larissa Ferreira (UnB)Fernando Codevilla (UFSM)Emyle P. de B. Daltro e Roberta K. Matsumoto(UnB)Rodrigo Fischer(UnB)

7/10 9h Mesa 21 Aspectos sociais da arte

Andréia Machado Oliveira, Angélica Neuscharank, Francieli Backes, Patrick Vicente de Matos e Suyan Souto Neves (UFSM)Daniel Hora (UnB)Darli P. Nuza (UnB)Fábio Oliveira Nunes (Unesp)Patricia Moran (USP)

14h Mesa 22 Poéticas contemporâneas

André Damião Bandeira(Unesp)Débora Aita Gasparetto(UFSM)Diego Azambuja(UnB)Fátima Nader Simões Cerqueira(UnB)Paulo Fernando S. Nisio(UnB)

16h Mesa 23 Aspectos da inserção da arte na cultura e educação

Dorisdei Valente Rodrigues e Fausta Porto Couto (UnB)Elisa Teixeira de Souza(UnB)Giovanna Graziosi Casimiro e Nara Cristina Santos(UFSM)Luiz Carlos Pinheiro Ferreira(UnB)Rosana Castro(UnB)

18h Mesa 24 Arte comunicação

Camila Hamdan, Alexandre Ataide e Leci Augusto (UnB)Fernanda Machado de Souza e Edgar Franco(UFG)Gabriel Lyra Chaves(UnB)Hermes Renato Hildebrand(UNICAMP),Andréia Machado Oliveira(UFSME) e Efraín Foglia(UVIC/Espanha)Larissa Ferreira(UnB)

8/10 9h Mesa 25 Cultura, educação em arte no século 21

Lúcio Teles(UnB)Luzirene Rego Leite(UnB)Marcello Lucas de Araújo Brito(UnB)Monik K. dos S. Silva(UFPA)Tatiana Fernández (UnB)

14h Mesa 26 Contribuições da arte na cultura digital

Carlos C. Praude(UnB) e Fábio Liborio Rocha(UDF)Guilherme Mendonça de Souza e Edgar Franco(UFG)Juliana de Oliveira Rocha Franco(PUC-SP)Marcos Rizolli(Mackenzie)Yana Tamayo Sotomayor(UnB)

16h Mesa 27 Arte, design em contexto

Andrea Capssa, Giovanna Graziosi Casimiro e Nara Cristina Santos (UFSM)Jordana Inácio de Almeida Prado(UFG)

Page 26: Catálogo #11.ART

18h Mesa 28 Arte em contextos

Franciele Filipini dos Santos(UnB)Manoela Freitas Vares(UFSM)Ronaldo Ribeiro(UnB)

9/10 10h Mesa 29 Artes visuais

Bruno Ribeiro Matos(UnB)Joana Cruz (UnB)Leonardo Freitas (UnB)Mariela Muruga (UnB)Renata Lemos Morais (BSB)

Universidade Federal de Goiás

1/10 14h Palestra-Mesa Redonda Monika Fleisschmann (Alemanha) & Wolfgang Strauss (Alemanha) Daniela Kutschat Hans (Brasil)

Paço das Artes

6/10 19h Palestra Brian Mackern (Uruguai)

Performance

Exposição Museu da República abertura prevista dia 3 de outubro às 19h

OFICINAS

Museu Nacional da República, Brasília

dias 5, 6 e 7 de outubro de 2012 das 10h às 12h

Oficina FabLab com Benoit Espinola (École des Beaux Arts de Aix-em-provence-França)

Museu Nacional da República, Brasília

dias 3, 4 e 5 de outubro de 2012 das 10h às 12h

Oficina Arduino e Arte Gustavo Soares

Museu Nacional da República, Brasília

dias 3, 4 e 5 de outubro de 2012 à tarde, das 14h às 18h

Oficina Animação Ana beatriz Barroso, Lucas Marques e João Antônio Diniz.

Page 27: Catálogo #11.ART

http://midialab.unb.br

http://medialab.ufg.br

Page 28: Catálogo #11.ART

:)