catalogo

12

Click here to load reader

description

Catalogo das peças.

Transcript of catalogo

Page 1: catalogo

Catálogo

Prof. Dr. Armando Caputi 1

Prof. Dr. João Roberto Gerônimo 2

1 Universidade Federal do ABC

e-mail: [email protected] 2 Universidade Estadual de Maringá e-mail: [email protected]

Page 2: catalogo

A. Caputi J. R. Gerônimo

Setor: Geometria das Curvas

1. Retas - Quadro branco Descrição: Peça de madeira MDF com fórmica branca. Objetivo: Perceber a diferença entre perfil e instrumento para traçar curvas, em particular, retas e circunferências. 2. Retas - Mecanismo de Watt Descrição: Peça de madeira MDF em fórmica branca com articulações em barras de alumínio. Objetivo: Traçar uma reta de forma aproximada utilizando o mecanismo de Watt.

3. Retas - Mecanismo de Tchebycheff Descrição: Peça de madeira MDF em fórmica branca com articulações em barras de alumínio. Objetivo: Traçar uma reta de forma aproximada utilizando o mecanismo Tchebycheff. 4. Retas - Mecanismo de Roberts Descrição: Peça de madeira MDF em fórmica branca com articulações em barras de alumínio. Objetivo: Traçar uma reta de forma aproximada utilizando o mecanismo de Roberts.

Page 3: catalogo

Catálogo da Exposição 5. Retas - Mecanismo de Peaucellier Descrição: Peça de madeira MDF em fórmica branca com articulações em barras de alumínio. Objetivo: Traçar uma reta de forma exata utilizando o mecanismo de Peaucelier.

6. Retas - Mecanismo de Hart Descrição: Peça de madeira MDF em fórmica branca com articulações em barras de alumínio. Objetivo: Traçar uma reta de forma exata utilizando o mecanismo de Hart.

7. Cônicas jardineiras Descrição: Peça de madeira MDF em fórmica branca com articulações em barras de alumínio. Objetivo: Traçar a elipse, hipérbole e parábola utilizando o método do jardineiro.

8. Cônicas de van Shooten Descrição: Peça de madeira MDF em fórmica branca com articulações em barras de alumínio. Objetivo: : Traçar a elipse, hipérbo-le e parábola utilizando sistemas articulados de van Shooten.

Page 4: catalogo

A. Caputi J. R. Gerônimo 9. Espelhos Parabólicos Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento tipo marfim visor interno de acrílico e dois espelhos parabólicos. Objetivo: Observar a propriedade reflexiva do parabolóide de revolução.

10. Espelhos Ustores Descrição: Peça de metal com dois refletores parabólicos e uma lâmpada de alta potência. Objetivo: Observar a propriedade reflexiva do parabolóide de revolução.

11. Golfe parabólico Descrição: Peça de madeira encapada em corvin preto acompanhada de bolinha e taco. Objetivo: Observar a propriedade reflexiva da parábola.

12. Bilhar elíptico Descrição: Peça de madeira com acabamento tipo marfim e feltro interno verde acompanhada de bolinha e taco. Objetivo: Observar a propriedade reflexiva da elipse. 13. Parabolóide hiperbólico em fios Descrição: Peça de alumínio pintado em branco e fios elásticos presos às hastes. Objetivo: Observar como as cônicas podem gerar superfícies regradas.

Page 5: catalogo

Catálogo da Exposição 14. Parabolóide hiperbólico em placas Descrição: Peça formada por placas de madeira entrelaçadas, pintada dois tons de verde. Objetivo: Observar como as cônicas podem gerar superfícies regradas.

15. Hiperbolóide - Vareta rotatória Descrição: Peça de madeira com acabamento tipo marfim, acrílico com fenda em forma de hipérbole, vareta guiada por uma plataforma circular giratória. Objetivo: Observar como as cônicas podem gerar superfícies regradas.

16. Hiperbolóide em fios Descrição: Peça de madeira com acabamento tipo marfim, pilares de acrílico e fios elásticos presos às bases uma das quais sendo giratória. Objetivo: Observar como as cônicas podem gerar superfícies regradas. 17. Hiperbolóide - Cubo rotatório Descrição: Peça de madeira com acabamento tipo marfim, cubo giratório de metal pintado em branco. Objetivo: Observar como as cônicas podem gerar superfícies regradas.

Page 6: catalogo

A. Caputi J. R. Gerônimo 18. Ciclóide - Tautócrona e braquistócrona Descrição: Peça de madeira com acabamento tipo marfim acompanhando bolinhas. Objetivo: Observar as propriedades tautócrona e braquistócrona da ciclóide.

19. Espiral de Arquimedes - Plataforma rotatória Descrição: Peça de madeira com acabamento tipo marfim, plastificação superior na cor preta, plataforma circular em fórmica branca sustentada por um motor Objetivo: Construir de maneira simples a espiral de Arquimedes.

Page 7: catalogo

Catálogo da Exposição

Setor: Simetrias Planas

1. Simetria como Invariância

Descrição: Mesa composta por acrílico com figura impressa em cores azul, amarelo e vermelho acompanhado de duas peças também de acrílico (1 quadrada e 1 retangular). Objetivo: Visualizar a invariância de uma figura simétrica mediante certas transformações. 2. Simetria por Padrão

Descrição: Mesa composta por acrílico com figura impressa em cores azul, amarelo e vermelho acompanhado por padrões impressos em MDF. Objetivo: Reconstruir uma figura simétrica mediante a aplicação de certas transformações sobre os padrões dados.

3. Sistema Articulado – Translação Descrição: Peça de madeira MDF em fórmica branca com articulações em barras de alumínio. Objetivo: Descrever o movimento de translação. 4. Sistema Articulado – Rotação Descrição: Peça de madeira MDF em fórmica branca com articulações em barras de alumínio. Objetivo: Descrever o movimento de rotação.

Page 8: catalogo

A. Caputi J. R. Gerônimo 5. Sistema Articulado – Reflexão Descrição: Peça de madeira MDF em fórmica branca com articulações em barras de alumínio. Objetivo: Descrever o movimento de reflexão.

6. Sistema Articulado - Glissoreflexão Descrição: Peça de madeira MDF em fórmica branca com articulações em barras de alumínio. Objetivo: Descrever o movimento de glissoreflexão.

7. Rosetas- Espelho com fissura Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e espelho. Objetivo: Observar a simetria de reflexão através de um espelho e mediante uma abertura para deslizar a figura. 8. Rosetas - Espelhos Articulados Descrição: Peça de madeira MDF (com uma parte móvel) com acabamento do tipo marfim e espelhos. Objetivo: Observar a simetria de reflexão e rotação através da articulação de dois espelhos.

9. Frisos - Espelhos Paralelos Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e espelhos. Objetivo: Visualizar simetrias de reflexão e translação através de dois espelhos dispostos paralelamente.

Page 9: catalogo

Catálogo da Exposição 10. Frisos - Câmara de três lados Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e espelhos. Objetivo: Visualizar simetrias de reflexão, translação e glissoreflexão através de três espelhos.

11. Papel de Parede - Câmara eqüilátera Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e espelhos. Objetivo: Visualizar simetrias de reflexão, rotação e translação através de três espelhos dispostos em forma de triângulo eqüilátero.

12. Papel de Parede - Câmara isósceles Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e espelhos. Objetivo: Visualizar simetrias de reflexão, rotação e translação através de três espelhos dispostos em forma de triângulo retângulo isósceles.

13. Papel de Parede - Câmara escalena Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e espelhos. Objetivo: Visualizar simetrias de reflexão, rotação e translação através de três espelhos dispostos em forma de triângulo retângulo com ângulos de 30 e 60 graus.

Page 10: catalogo

A. Caputi J. R. Gerônimo 14. Papel de Parede - Câmara quadrada (desenho livre) Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e espelhos. Objetivo: Visualizar simetrias de reflexão, rotação e translação através de três espelhos dispostos em forma de quadrado. 15. Papel de Parede - Câmara quadrada (azulejos) Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e espelhos. Objetivo: Visualizar simetrias de reflexão, rotação e translação através de três espelhos dispostos em forma de quadrado.

16. Papel de Parede - Câmara retangular Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e espelhos. Objetivo: Visualizar simetrias de reflexão, rotação e translação através de três espelhos dispostos em forma de retângulo. 17. Gaiola de espelhos Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e espelhos. Objetivo: Visualizar simetrias de reflexão, rotação e translação através de três espelhos dispostos em forma de triângulo eqüilátero. Isto ocorre quando o visitante se posiciona dentro da câmara.

Page 11: catalogo

Catálogo da Exposição 18. Refletor Facial Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e espelhos. Objetivo: Perceber que a composição de duas reflexões (através de dois espelhos em ângulo reto) forma uma rotação de meio giro, o que difere da reflexão. 19. Reconhecimento – Translação Descrição: Peça constituída de articulações em alumínio encaixadas sobre uma mesa. Objetivo: Descobrir se uma dada figura possui ou não simetria de translação. 20. Reconhecimento - Rotação 1 Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e hastes de ferro pintadas em branco Objetivo: Descobrir se uma dada figura possui ou não simetria de rotação de ângulos 90 ou 180 graus. 21. Reconhecimento - Rotação 2 Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e hastes de ferro pintadas em branco Objetivo: Descobrir se uma dada figura possui ou não simetria de rotação de ângulos 60 ou 120 graus. 22. Reconhecimento - Rotação 3 Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e placa de acrílico Objetivo: Descobrir se uma dada figura possui ou não simetria de rotação buscando padrões existentes na figura.

Page 12: catalogo

A. Caputi J. R. Gerônimo 23. Reconhecimento – Reflexão Descrição: Peça de madeira MDF com acabamento do tipo marfim e haste de ferro pintada em branco. Objetivo: : Descobrir se uma dada figura possui ou não simetria de reflexão. 24. Reconhecimento – Glissoreflexão Descrição: Peça constituída de articulações em alumínio encaixadas sobre uma mesa. Objetivo: Descobrir se uma dada figura possui ou não simetria de glissoreflexão 25. Programa SIMIS Descrição: Software computacional para desenhar simetrias. Objetivos: Desenhar figuras simétricas observando as diferenças entre as três classes de grupos de simetrias. Obter a translação, reflexão, rotação e glissoreflexão de figuras desenhadas.

26. Programa REFLEXÃO DE ROSTO Descrição: Software computacional para fazer reflexão de rosto Objetivo: Obter o simétrico de um rosto obtido através de fotografia.