Catalogo CORK BOX 2016

20
TAKE LOCAL

description

Catálogo da colecção CORK BOX 2016

Transcript of Catalogo CORK BOX 2016

TAKE LOCAL

O CONCEITO

IMATERIAL é uma marca de produtos alusivos ao património natural e cultural de especial relevância, criada para divulgar e promover os valores materiais e imateriais que definem a identidade portuguesa. Estabelecida em Évora, a marca foi inspirada na riqueza histórica e cultural da cidade.

Com um design contemporâneo, a IMATERIAL propõe o desenvolvimento de produtos criativos e inovadores produzidos com matérias-primas locais, naturais e sustentáveis. As preocupações ambientais estão igualmente presentes nas embalagens de baixo custo ambiental.

A marca propõe a colaboração com a comunidade artística e entidades culturais, através da concepção de novos produtos e da promoção de actividades de interesse público.

Este é o contributo da IMATERIAL para o desenvolvimento sustentável!

O Templo Romano (séc. I a.C.) é um icone da cidade de Évora, inserido do seu centro histórico, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

CORTIÇA

Casca do Sobreiro Quercus suber. É um recurso natural, totalmente reciclável e biodegradável. As suas características únicas e irreplicáveis permitem usar a cortiça em diferentes propósitos, desde usos utilitários (rolhas de garrafas de vinho) a usos sofisticados (isolamento na aeronáutica).

Usada no mundo mediterrânico desde tempos ancestrais, sobretudo em Portugal (o maior produtor mundial).

A extracção da cortiça é uma prática sustentável e não implica o abate de árvores.

Os montados de sobro contribuem para o sequestro anual de muitas toneladas de carbono. Os montados de sobro e a produção de cortiça contribuem significativamente para o sequestro de carbono, e consequentemente para a redução do efeito de estufa e do aquecimento global.

O Sobreiro foi estabelecida árvore nacional em 2011, sendo um componente chave de ecossistemas de elevada importância económica, social e ecológica, que suportam populações locais e espécies ameaçadas como o Lince-ibérico e a Águia-imperial-ibérica.

A cortiça é produzida exclusivamente pela Natureza!

A cortiça é um recurso natural renovável proveniente do Sobreiro, componente chave de ecossistemas que suportam comunidades locais e espécies ameaçadas.

CORTIÇA UTILIZADA PELA IMATERIAL A IMATERIAL utiliza dois tipos de aglomerado para produzir as suas colecções:

- Aglomerado de Cortiça Natural. Produzido com pequenos grãos de cortiça, não sujeitos a qualquer tratamento químico ou processo artificial. O aglomerado utilizado está aprovado para contactar directamente com alimentos.

- Aglomerado Negro de Cortiça. Provém da cortiça obtida a partir das operações de manutenção e limpeza, a qual é aglomerada pela resina contida na própria cortiça, sem recurso a quaisquer substâncias sintéticas. È produzida através da expansão da cortiça utilizando vapor, daí a sua coloração escura.

A COLECÇÃO CORK BOX

É uma homenagem à cortiça e ao Sobreiro, parte integrante do património português.

Tal como o Sobreiro no mundo mediterrânico, a colecção CORK BOX é um símbolo de memória e multifuncionalidade, concebida para tantos usos quanto a imaginação permitir.

Inspirada no conhecimento ancestral, a colecção CORK BOX pretende inserir objectos amigos do ambiente e com um design contemporâneo, no actual estilo de vida, com o propósito de promover um futuro sustentável.

CORK BOX Natural

CORK BOXCaixas em cortiça para diversos usos, disponíveis em dois tipos de aglomerado de cortiça:- Natural: podem ser usadas para guardar bens alimentares, tais como açúcar, sal, café, chocolates, chás, biscoitos, fruta, etc.; ou como embalagens.- Negro: podem ser usadas para guardar jóias, brinquedos, objectos pessoais, material de escritório, porta-canetas, frapê, etc.Disponíveis em quatro tamanhos: 7, 9, 12 e 17 cm.

CORK POTVasos em cortiça para diversos usos, disponíveis em dois tipos de aglomerado de cortiça: natural e negro.Disponíveis em dois tamanhos: 9 e 12 cm.

TIJELASPequenas taças em agmolerado de cortiça natural, permitindo o contacto directo com alimentos.Disponíveis em dois tamanhos: 9 e 12 cm de largura.

CORK BOX Negro

CORK BOX Natural 9 cm

CORK BOX Natural 9 cm

CORK BOX Natural 12 cm e 9 cm

CORK BOX Natural 9 cm

CORK BOX Natural 17 cm

CORK BOX Natural 17 cm

CORK POT Natural 12 cm e 9 cm

CORK POT Escuro 12 cm e 9 cm

TIJELA Natural 9 cm e 12 cm

TIJELA Natural 9 cm

CORK BOX Escurso 17 cm

CORK BOX Escuro 17 cm

360 GRAUS, Cultura e Ambiente, LdaÉvora. PortugalMobile +351 961 374 194www.imaterial.pt