Catálogo da Paco Editorial 2012

34
CATÁLOGO 2011 - 2012

description

Catálogo da Paco Editorial 2012

Transcript of Catálogo da Paco Editorial 2012

Page 1: Catálogo da Paco Editorial 2012

CATÁLOGO2011 - 2012

Page 2: Catálogo da Paco Editorial 2012

CATÁLOGO PARCIAL

2011 - 2012

Page 3: Catálogo da Paco Editorial 2012

AP

RE

SE

NTA

ÇÃ

O

Este é um catálogo parcial da Paco Editorial. Nele estão alguns títulos das principais áreas temáticas que publicamos. Mas temos muito mais. Atualmente a editora tem em seu catálogo cerca de 350 títulos, das mais distintas áreas de interesse.

A Paco Editorial acredita no poder do conhecimento. O conhecimento distingue, liberta e promove o avanço. E a nossa missão é disseminar conhecimento e proporcionar aos nossos leitores sua experiência transformadora contida nos livros.

Nos títulos que conhecerá a seguir, como em todo o catálogo da editora, você verá o resultado dos esforços contínuos de uma equipe comprometida em publicar livros que sejam conhecidos pela qualidade, tanto do conteúdo como estética. E com orgulho po-demos dizer que o reconhecimento da qualidade e da relevância das obras que publica-mos já é uma realidade.

Assim, desejamos que apreciem os nossos livros e que possam ser parte viva da nossa missão de promover e disseminar o largamente conhecimento.

Rodrigo Brito

Diretor Geral

Conheça o nosso site: www.editorialpaco.com.br

Page 4: Catálogo da Paco Editorial 2012

SU

RIO

Educação, Pedagogia e Estudos de Linguagem

Ciências Humanas

Comunicação Social

04

Outros

Administração e Negócios

15

26

30

28

Page 5: Catálogo da Paco Editorial 2012

ED

UC

ÃO

, PE

DA

GO

GIA

E E

ST

UD

OS

DE

LIN

GU

AG

EM

4Mônica G. T. do Amaral e Maria Cecília Cortez C. de Souza (orgs.)

Educação Pública nas Metrópoles BrasileirasImpasses e Novos Desenlaces

Organizado por Mônica G. T. do Amaral e Maria Cecília Cortez C. de Souza, professoras da Faculdade de Educação da USP, este livro traz temáticas interdisciplinares, buscando descobrir as tensões entre a cultura escolar e as culturas dos jovens da periferia brasileira na escola pública. A obra aborda temas relativos à tradição e à autoridade do professor no âmbito escolar em contraste com a cultura dos jovens, revendo os valores que concebem a educação pública no Brasil e propondo valiosos caminhos de mudança e transformação.

Sumário Reduzido: Prefácio de Iray Carone; PARTE 1: Limites e possibilidades da formação docente: da pseudocultura à formação do professor pesquisador: 1. Limites da formação: pensando políticas de ava-liação no Brasil; 2. As práticas socializadoras e a escola pública; 3. Educação inclusiva: de que se queixam os professores de escola pública? 4. A trama e a urdidura do trabalho do professor-pesquisador em sala de aula; PARTE 2: Juventude, consumismo e preconceito: da educação crítica ao interculturalismo na escola: 5. Juventude, consumismo e preconceito; 6. A educação crítica frente aos apelos de consumo da indústria cultural: da “alfabetização para a publicidade” ao “fortalecimento do eu; 7. O jovem militante do movimen-to hip hop e agente de prevenção no combate às DST/AIDS; 8. Discriminação e preconceito: a sombra do “olhar branco” sobre o “olhar para si” dos alunos indígenas Pankararu na escola pública; PARTE 3: Formas de contestação urbana nas metrópoles: identidade, arte e política: 9. Entre a “mesmidade” e a metamorfo-se – a constituição da identidade de jovens professoras na contemporaneidade; 10. Hibridismos culturais “glocais” do hip hop; 11. A estética transgressora do rap e do funk: em direção à reversão dialética da educação pública nas metrópoles brasileiras; 12. Permanências e inovações na cultura escolar brasileira.

320 páginas - 2011ISBN 978-85-3141-325-4

Deise de Oliveira da Silva

A Construção do Projeto Político Pedagógico Numa

Perspectiva DemocráticaUma Experiência na Rede Municipal de Ensino Em Santo André, SP

Este livro traz um modelo de projeto político-pedagógico bem-sucedido e aplicável a es-colas de todo o Brasil, permeando o percurso dessa construção por uma educação com-prometida com os interesses da população e da sociedade. A obra mostra como diretores e professores podem se unir com o objetivo de promover uma educação que perpasse tanto pelo currículo escolar, como também pelas necessidades da sociedade, construin-do uma educação efetiva e mais democrática.

Sumário Reduzido: Os sonhos de uma escola democrática; O projeto político pedagógico: referência para o diálogo; O projeto político pedagógico: princípios e contradições; Os dados coletados na pesquisa;

220 páginas - 2012ISBN 978-85-63381-87-3

Luiz Fernando Gomes

Hipertextos Multimodais Leitura e Escrita na Era Digital

Este livro é essencial a compreensão do hipertexto e de suas extensões na vida cotidiana e na educação. O hipertexto está na web, ou melhor, o hipertexto é a web. A web é um hipertexto. Mas o que se sabe sobre escrever e ler textos digitais que agregam imagens, vídeo e áudio e que se organizam no espaço da tela permitindo inúmeros caminhos de leitura? O que se sabe sobre essas escritas digitais e seus usos em contextos pedagógicos, dentro da sala de aula ou fora, como na Educação a Distância? Nesta obra, o pesquisador Luiz Fernando Gomes discute essas questões, dialogando com outros importantes autores sobre o tema.

Sumário Reduzido: Texto e Hipertexto: O Hiper do Hipertexto e Outras Questões; Links e Âncoras: Elementos Constitutivos do Hipertexto; Hipertexto Multimodal; Leitura e Construção de Sentidos em Hipertextos Multimo-dais; Produção de Hipertextos Multimodais;

176 páginas - 2012ISBN : 978-85-63381-30-9

Page 6: Catálogo da Paco Editorial 2012

ED

UC

ÃO

, PE

DA

GO

GIA

E E

ST

UD

OS

DE

LIN

GU

AG

EM

5

304 páginas - 2012ISBN : 978-85-81480-11-4

Elaine Lopes Novais

Eles Não Querem Nada X O Professor Não Domina a TurmaA Construção Discursiva da (In)disciplina

Este livro discute a questão da (in)disciplina dos alunos em sala de aula. A ideia de controlar totalmente o aluno, submetendo-o sob determinado código de conduta, pertence a uma visão de educação em que o professor é o único detentor do saber legitimado e do poder, e se encontra em posição de dominação em relação ao aluno. Tal visão é incompatível com os pressupostos da pós-modernidade, em que professores e alunos são sujeitos múltiplos e fragmentados, e os saberes transitórios e inacabados, em constante (re)(co)construção. Esta obra propõe um novo caminho para solucionar a questão da (in)disciplina, a partir da visão bakhtiniana de linguagem, isto é, do discurso construído pelos participantes. A resposta à (in)disciplina não está no uso do poder, mas em saber ouvir o outro na construção do saber.

Sumário Reduzido: A escola: conhecendo o contexto; (In)disciplina: as diferentes visões; O discurso na construção da (in)disciplina; Realizando a investigação sobre a (in)disciplina; As vozes que ecoam no discur-so da indisciplina; Os diferentes discursos construindo a (in)disciplina; O outro no discurso da (in)disciplina;

160 páginas - 2011ISBN : 978-85-63381-37-8

Pedro Demo

Outro Professor Alunos Podem Aprender Bem Com Professores Que Aprendem Bem

Este livro aponta caminhos para mudar a realidade atual do ensino e da transmissão de co-nhecimento. O educador e sociólogo Pedro Demo, autor de outros 80 livros, faz uma análise do atual papel do educador, que teve sua profi ssão reduzida à função de “dar aula”. Esses, entre outros fatores, contribuíram para que a profi ssão se tornasse uma simples escala me-cânica e reprodutora de conhecimento.

Sumário Reduzido: Mediação docente; Invenção de bom docente; Professor, nosso herói; Outro professor;•

Nara Hiroko Takaki

Leitura na Formação de Professores de Inglês na Rede PúblicaA Questão da Reprodução de Leitura no Ensino de Inglês

Este livro é importante ferramenta de avaliação da docência de inglês. A autora propõe uma reconstrução da prática do ensino da língua, pensando a leitura como algo mais complexo e propondo caminhos para lidar com a resistência dos alunos-professores, já acostumados com seus métodos, seus livros e sua forma de trabalhar um texto. A obra transgride o papel de “professor transmissor do conhecimento” e faz uma análise crítica da forma como professores ensinam. Inovador no tratamento prático das questões rela-tivas ao ensino da língua inglesa, a obra mostra que professores e alunos aprendem de forma contínua e evidencia que o letramento crítico pode contribuir para a expansão da capacidade crítico-interpretativa do cidadão.

Sumário Reduzido: Contextualização; Uma filosofia de linguagem; Resistência; Reprodução Crítica; Leitura com filmes, notícias de televisão, artigos de revistas, livros e jornais; Leitura de artigo de revista e conto literário

144 páginas - 2011ISBN 978-85-63381-53-8

Page 7: Catálogo da Paco Editorial 2012

ED

UC

ÃO

, PE

DA

GO

GIA

E E

ST

UD

OS

DE

LIN

GU

AG

EM

6

Sérgio C. Fonseca

Paulo Freire e Anísio TeixeiraConvergências e Divergências (1959-1969)

A obra convida o leitor para um mergulho na história da educação em nosso país sob a visão de Paulo Freire e Anísio Teixeira, fi guras indispensáveis para toda a sociedade. O li-vro apresenta um estudo comparativo dos textos desses dois autores, que modifi caram e revolucionaram a educação brasileira.

Sumário Resumido: A trajetória de Anísio Teixeira e os grandes temas de seu discurso educacional; A aproximação de Paulo Freire das teses de Anísio Teixeira, no final da década de 1950; Da educação como prática da liberdade a uma pedagogia para a emancipação dos oprimidos;

Simone da Silva Salgado

Professores TalentososHistória Oral de Vida

Este livro é uma refl exão sobre o signifi cado que os professores dão ao seu próprio talen-to, aos trabalhos realizados a partir de seus talentos e às possíveis relações entre a vida pessoal e profi ssional. Através da reconstrução de histórias pessoais, o livro identifi ca os eventos e, principalmente, os fatores contributivos para o desenvolvimento do talento dentro de um contexto social, partindo da experiência de uns para o desenvolvimento das necessidades de outros, ou seja, da necessidade de desenvolvimento das capacida-des e habilidades de alunos e professores talentosos.

Sumário Resumido: Afinal, o que é Talento?; História Oral de Vida; Talento Docente: imagens de signi-ficação, valorização e reconhecimento; Talento Docente: autoimagens; História de Vida de Professores Talentosos;

272 páginas - 2011ISBN 978-85-63381-80-4

156 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-15-2

Carlos Bauer

Teoria da História Educação no Brasil

Esta obra traz uma discussão sistemática dos caminhos das teorias da história e sua presença na historiografi a educacional contemporânea. Escrito por diversos pesquisadores, sob a organiza-ção de Carlos Bauer, este livro localiza criticamente as inúmeras tendências teóricas presentes nas práticas e no ofício dos historiadores da educação brasileira. Um excelente guia para estudantes de História e de Pedagogia e demais interessados nos assuntos.

Sumário Reduzido: O Positivismo; Concepção Marxista da História; Escola de Frankfurt; História Social e História da Educação; Nova Historiografi a Francesa; História Cultural e História da Educação;

172 páginas - 2011ISBN : 978-85-64367-42-5

Page 8: Catálogo da Paco Editorial 2012

ED

UC

ÃO

, PE

DA

GO

GIA

E E

ST

UD

OS

DE

LIN

GU

AG

EM

7

Elaine T. Dal Mas Dias e Cleide Almeida (orgs.)

EducaçãoEntre o Prosaico e o Poético

Este livro propõe pensar o processo da educação a partir de uma visão ampla, e não restrita aos conceitos preestabelecidos. Composto por artigos de vários especialistas na área de educação, Educação: entre o prosaico e o poético é de imprescindível leitura para estudan-tes e profi ssionais envolvidos no desenvolvimento escolar, pois proporciona uma visão ho-lística do processo de desenvolvimento da capacidade intelectual e moral do ser humano.

Sumário Resumido: O compromisso da universidade no estudo da sociedade; Nietzsche e a questão do método: Elementos estruturantes da educação aristocrática; O mito de Édipo-Rei e o pensamen-to; Complexo: uma aproximação possível; o corpo cupido na relação pedagógica: O namoro entre professor(a)–aluna(o). Uma abordagem freudiana e uma Leitura pela teoria da complexidade de Edgar Morin; O Exercício da compreensão; Acendendo o fogo do templo – violência contra a mulher: de ví-tima a vestal; Violência: uma representação de alunos adolescentes; Exclusão e adaptação: a negação da subjetividade humana presente na lógica escolar; A escola normal na América Latina - um “modelo” francês de formação de professores no Brasil e na Colômbia; A formação de professores de ensino superior: os cursos de direito no Brasil; para pensar a complexidade na e para a educação ambiental;

224 páginas - 2011ISBN 978-85-8148-031-2

Patrícia Bioto-Cavalcanti

A Proposição do Professor Moderno

Como sucede a todas as histórias, a história da escola, a história da escolarização e a história da pedagogia têm assumido diversas formas e variados suportes, ao sabor e de acordo com fatores tais como as fi nalidades para que se elaboram, os modos de produ-ção e os focos institucionais de que se irradiam. Em que pese a verdadeira revolução que a partir dos anos 80 se instaurou no conhecimento histórico sobre a educação brasileira, por aqui poucos pesquisadores se arvoraram a revisar de modo similar a história da escola e da pedagogia "universal", em aspas mais do que obrigatórias. A autora, cer-ca de duas décadas depois do início daquele movimento de renovação historiográfi ca, arriscou-se a fazer a contramarcha da história teleológica da pedagogia.

Sumário Reduzido: O professor-pastor da didática magna; O professor-pastor de a New Discovery; O pa-dre-professor do Ratio Studiorum; O diário de Thomas Platter;

276 páginas - 2011ISBN 978-85-64367-56-7

Sílvio César Nunes Militão

Municipalização do Ensino no Estado de São PauloPassado, Presente e Perspectivas

Esta obra é uma enriquecedora leitura que dá ao leitor a possibilidade de conhecer as princi-pais iniciativas de municipalização do ensino paulista. Por meio de um levantamento biblio-gráfi co e documental, o autor revela que o intento de municipalização do ensino teria surgido ainda no período imperial. A obra também conta sobre o advento e implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF e consistirá num impor-tante subsidio para as novas pesquisas que serão desenvolvidas acerca da temática, sobretu-do suscitadas pela recente substituição do FUNDEF pelo FUNDEB.

Sumário Reduzido: Municipalização do Ensino no Estado de São Paulo: Retrospectiva Histórica; O Proces-so de Municipalização do Ensino no Estado de São Paulo: O Período de 1995 a 2005; A Região de Governo de Marília: Conhecendo os Municípios Integrantes; O Processo de Municipalização em Curso: Uma Análise do seu Desenvolvimento na Região de Governo de Marília;

280 páginas - 2010ISBN 978-85-63381-86-6

Page 9: Catálogo da Paco Editorial 2012

ED

UC

ÃO

, PE

DA

GO

GIA

E E

ST

UD

OS

DE

LIN

GU

AG

EM

8Elaine T. Dal Mas Dias e Marcos Antonio Lorieri (orgs.)

Educação HojeVários Olhares

São apresentadas no livro refl exões e análises de questões que tratam e evidenciam a realidade humana, como a passagem pelo ensino médio, o trabalho e a reforma curricu-lar paulista, a construção do Projeto Político Pedagógico na escola pública, a emancipa-ção, o fracasso escolar, o ensino da língua portuguesa e as concepções teóricas de John Dewey, Paulo Freire e Roger Cousinet.

Sumário Reduzido: Ensino médio: natureza, história e perspectivas; Trabalho e formação no contexto da reforma curricular paulista; Gestão do processo de construção do Projeto Político Pedagógico na escola pú-blica; Educação e emancipação: buscando ideias em Adorno e Lipman; Uma investigação sobre o fracasso escolar à luz da teoria de Edgar Morin; Educação e linguagem: algumas considerações sobre o ensino de gra-mática da língua portuguesa no Brasil; Filosofia e educação, relações entre as concepções de John Dewey e Paulo Freire; Roger Cousinet e a Educação Nova: para além da metodologia.

164 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-030-5

Ivanete Bellucci P. de Almeida e Sueli Soares dos Santos Batista (orgs.)

Educação TecnológicaRefl exões, Teorias e Práticas

Os pontos de vista de diversos educadores quanto ao ensino articulado às tecnologias da in-formação, tão presentes no dia a dia dos alunos atualmente, são abordados de forma bastante vívida pelos autores, tornando o livro uma leitura imprescindível aos educadores.

Sumário Reduzido: Natureza dos Cursos Superiores de Tecnologia; Educação profissional e tecnológi-ca: politécnica e emancipação; Cem anos de educação profissional e tecnológica pública no estado de São Paulo: entre a celebração e a avaliação; Apontamentos sobre a política educacional pública brasi-leira para a educação tecnológica e profissional nas últimas décadas; Sobre os Professores da Educação Tecnológica: dos saberes constituídos aos saberes desejados; Saber-fazer: da necessidade contemporâ-nea de reunificação das práticas e dos conhecimentos técnicos, sociais, estéticos e políticos; Tecnólogo e Mercado: uma relação a ser revisitada; Tecnologia, tecnologia social e educação tecnológica: uma aná-lise da formação profissional nas Fatecs; Repensando a Gestão Escolar na Sociedade do Conhecimento; A educação profissional e tecnológica e os espaços de diálogo interinstitucional na América Latina: a contribuição da rede de instituições de Cinterfor/OIT; Elaboração de Projetos Interdisciplinares no curso de Gestão Empresarial da FATEC Indaiatuba sobre o Tema Logística; A educação estatística no contexto da educação tecnológica: articulações por meio da informática; Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo com Docentes de um Instituto Federal em Relação a Educação Profissional de Jovens e Adultos.

204 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-088-6

Dulce Cassol Tagliani (org.)

MultiaçãoPensando o Ensino de Língua Portuguesa

O professor de língua portuguesa, como mediador do processo de construção dos sujeitos, tem a tarefa de formar pessoas capazes de produzir e absorver informações e sentidos pro-venientes das interações sociais. Sendo assim, o professor deve trabalhar com instrumentos de mediação (livros, jornais, revistas, rádio, televisão, internet, etc) na tentativa de auxiliar o aluno tanto nas práticas orais como na leitura e na escrita. Este livro é indispensável ao do-cente que busca maior efi ciência em suas práticas pedagógicas.

Sumário Reduzido: Língua, linguagem e ensino; Ensino de língua portuguesa, livro didático e gêneros discursivos; Uma leitura de um conto de Marina Colasanti; Pelos caminhos da língua; A simplificação de estruturas silábicas na escrita de alunos do ensino fundamental e do ensino médio; Do processo de heleni-zação de Roma à voz média nas línguas neolatinas; A vitalidade do alemão falado na cidade de Blumenau.

156 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-052-7

Page 10: Catálogo da Paco Editorial 2012

ED

UC

ÃO

, PE

DA

GO

GIA

E E

ST

UD

OS

DE

LIN

GU

AG

EM

9Enersto Jacob Keim

Educação da Insurreição Emancipação Humana, Ontologia e Pedagogia em

Georg Lukács e Paulo Freire

A obra desenvolve, com a devida profundidade, o diálogo e a inédita aproximação políti-co-pedagógica entre Georg Lukács e Paulo Freire, preconiza e defende a educação como processo revolucionário e insurgente ao colonialismo científi co, social e epistêmico, ao mesmo tempo em que questiona o ensino como o desenvolvimento dos conhecimentos já estabelecidos e, muitas vezes, a serviço da alienação social. Prega mudanças partindo da perspectiva ontológica, para promover compreensão de que a vida transcende a orga-nização social pautada na divisão de classes.

Sumário Reduzido: Georg Lukács; A revitalização da Ontologia na Sociedade de Classes; Vida e obra; História e Consciência de Classes e a Educação como Insurreição; Decifra-me e conhecerei melhor o teu mundo; Cons-ciência e percepção histórica de valor; Consciência e confi guração política das Classes Sociais e a Educação; As tradições da Vida Social, os Valores e a Educação; Racionalidade, Conhecimento e Classes Sociais da Educação; A Ética Lukacsiana como desafi o ao contexto civilizatório vigente; A Ontologia do Ser Social e a Educação da Emancipação Humana pela Insurreição; Ontologia e Estética e a Educação Emancipação Humana; Represen-tação e Trabalho na Educação da Emancipação Humana; Valor como atitude da Ontologia na Educação; On-tologia na Educação da Libertação e da autonomia; Vida e obra de Paulo Freire; A época e a obra: contingên-cias sociais e políticas; A obra freiriana como desafi o ao estabelecido; Ética na Educação da Insurreição; Poder e autonomia na Educação da Insurreição; Princípios essenciais na obra freiriana próprios da Emancipação e Humanização; Educação da Insurreição: Emancipação e Humanização versus Racionalidade; Lukács e Freire: Educação da Insurreição pela Ontologia e Humanização; Lukács e Freire na escolarização por um contexto ci-vilizatório humanitário; Educação, insurreição e humanização com base em Lukács e Freire; Lukács e Freire: aproximações e distanciamentos; Mais um Giro na Espiral: Perceber Novas Realidades é Como Atentar Para Novas e Desafi adoras Possibilidades.

180 páginas - 2012ISBN : 978-85-8148-033-6

Rafael Montoito

Chá com Lewis CarrolA Matemática por trás da Literatura

Este livro é motivador para o ensino de matemática, mostrando como aliar a disciplina à literatura, matérias quase sempre tomadas isoladamente e que já eram manipuladas em conjunto por Carroll com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos seus próprios alunos. É também um romance para o leitor comum. Amantes e seguidores de Carroll se surpreenderão ao descobrirem tanta matemática ‘escondida’ nas obras do conhecido autor inglês..

Sumário Resumido: Parte Primeira: Vida Adulta e Atarefada; Tempo de mistério; Amizade de Carroll com Crianças; Publicação dos livros de Alice; A Organização Compulsiva de Carroll. Parte Segunda: Jogos e Desafios; O Problema dos Relógios; Livros ‘desprezados’ de Carroll; O jogo da lógica. Parte Terceira: Atra-vés do Espelho; Lógica Matemática; Denominações e Classes de Objetos; Alice no País das Maravilhas; Lógica Matemática; Bicondicionais e Implicações; A lógica do chá maluco;

212 páginas - 2011ISBN 978-85-64367-68-5

Page 11: Catálogo da Paco Editorial 2012

ED

UC

ÃO

, PE

DA

GO

GIA

E E

ST

UD

OS

DE

LIN

GU

AG

EM

10

Renata Sieiro Fernandes, Luís Antonio Groppo e Margareth B. Park (orgs.)

Cidade Patrimônio Educativo

O intuito do livro é pensar a Educação de modo ampliado, sem os adjetivos e qualifi ca-tivos. Os autores disponibilizam em seus artigos refl exões provenientes de suas produ-ções intelectuais no campo da educação relacionadas às Ciências Sociais e Humanas, trazendo contribuições para o a construção do processo de ensino e aprendizagem, in-cluindo a cidade como elemento e lugar educador.

Sumário Reduzido: O direito de transformar-se transformando a cidade e a educação; Nosso bairro e nós na cidade; Escritos em Educação, na cidade, para todas as estações do ano; Contracultura, movimentos estudantis, o lazer e a cidade; Criança, cidade e currículo – Vivências em uma área rurbana de proteção ambiental; Fechem os olhos, o piloto surgiu!; A pólis e o psicodrama como dispositivos educacionais; A Pai-sagem Educativa: Um ensaio sobre o uso da paisagem como ferramenta educativa; A educação patrimonial e o turismo cultural como ações educativas não formais no contexto de fazendas históricas paulistas; A Ecopedagogia e a Educação Ambiental nas Cidades Educadoras.

204 páginas - 2012ISBN : 978-85-8148-064-0

284 páginas - 2012ISBN 978-85-81480-00-3

Elison Antonio Paim

Memórias e Experiências de Fazer-se Professor (a)

Este livro é construído com base em narrações de memórias e experiências vividas por pro-fessores de História em início de carreira. Destacam-se a subjetividade do novo professor, as atividades docentes, o relacionamento profi ssional, a avaliação da formação inicial, a partici-pação nas lutas da categoria, a formação continuada, dentre outros aspectos. As ferramentas oferecidas por Edward Thompson, Mikhail Bakhtin, Lev Vygotsky e Walter Benjamin susten-tam teoricamente o raciocínio exposto. As narrativas conduzem para além da formação de professores e possibilitam compreender o fazer-se professor. Evidencia-se, portanto, que os professores se constroem sujeitos nas múltiplas experiências vividas.

Sumário Reduzido: Buscando ferramentas; Espaços, tempos, sujeitos; Momentos constituintes do fazer--se professor; Chegando na escola: relações entre professores de história e os outros;

José Marcelo Freitas de Luna

Ensino de Português nos Estados UnidosHistória, Desenvolvimento, Perspectivas

Um livro essencial para todos interessados no Ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros. José Marcelo Luna organiza textos, tanto de brasileiros, como de americanos, com experiências do uso de material didático para o ensino de língua portuguesa nos Estados Unidos, contribuin-do, assim, para a formação de professores e para o aprimoramento de programas e produções pedagógicas focados para o ensino de língua para estrangeiros.

Sumário Reduzido: A Pedagogia no Instructor’s Manual for Modern Portuguese: uma leitura crítica, 40 anos depois; Por uma historiografi a da formação de professores de português como língua estrangeira nos Estados Unidos; O ensino de português como segunda língua nos EUA: desafi os antigos e recursos inovadores; The Study of Portuguese in the USA and at the University of New Mexico; The Study of Portuguese and Brazilian Cul-ture in the Business Context; Innovative Technologies and the Teaching of Portuguese; Patricia, the Vintage and post-Modern American Exchange Student; Blending Language Teaching for Eff ective and Effi cient Language Learning; PLE: Português como Língua Especial; The Portuguese Program at the United States Military Academy: Sixty-fi ve Years of Tradition and Transformation; Bilinguismo, Multilinguismo e Falantes Transnacionais nos EUA: o caso do ensino de Português como Língua Estrangeira; Brigham Young University: O Português presente há mais de 60 anos;

236 páginas - 2012ISBN : 978-85-8148-016-9

Page 12: Catálogo da Paco Editorial 2012

ED

UC

ÃO

, PE

DA

GO

GIA

E E

ST

UD

OS

DE

LIN

GU

AG

EM

11

176 páginas - 2011ISBN : 978-85-63381-52-1

Renata Quirino de Sousa

Professores de Inglês da Escola Pública Investigações Sobre Suas Identidades Numa Rede de Confl itos

Este livro é um retrato fi el dos profi ssionais de ensino de língua estrangeira na rede pública e apresenta o ponto de vista de professores e alunos sobre questões problemáticas, como baixos salários e indisciplina. Classifi cada pela autora como “profi ssão desrespeitada”, a obra revela aos leitores que é possível ter um ensino de inglês com qualidade em escolas públicas, e não apenas em institutos de idiomas, como pensa a maioria.

Sumário Reduzido: Investigações sobre os contextos em que as identidades se constroem; Perspectivas críticas sobre os modelos na construção identitária; Infl uências culturais;

Nara Hiroko Takaki

Letramentos na Sociedade DigitalNavegar é e Não é Preciso

Este livro traz um estudo ousado e fascinante sobre as novas formas de interação e nave-gação dos jovens na internet. O resultado revela um estudo inovador sobre as formas de interpretação e de construção de conhecimento no suporte digital, valorizando a criação e as autorias de aprendizes, preocupando-se com a relação academia e sociedade.

Sumário Resumido: Os “novos’’ letramentos e o hiperleitor; A interpretação na linguagem digital: a construção de sentidos dos hiperleitores; O letramento crítico e a linguagem visual na interação dos hiperleitores.

228 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-025-1

132 páginas - 2011ISBN 978-85-64367-33-3

Pedro Demo

Outra Universidade

A obra traz uma proposta de mudança na instituição que sempre se ofereceu como fonte da mudança, a universidade. Não cabe mais “transmitir” conhecimento, porque na sociedade in-tensiva de conhecimento o que decide as oportunidades de vida e trabalho é a produção pró-pria de conhecimento. Não pode mais se resumir em dar aula, porque copiar não gera qualquer oportunidade. Sua qualidade depende, mais que de outros componentes, da qualidade de seus professores. Leitura fundamental para professores, pesquisadores e gestores educacionais.

Sumário Reduzido: Definindo Universidade; Formar-se, aprender; Traços da Condição docente e discente; Acesso à Educação Superior; Ensaios Preliminares; "Nova Universidade"; Arrematando;

Page 13: Catálogo da Paco Editorial 2012

ED

UC

ÃO

, PE

DA

GO

GIA

E E

ST

UD

OS

DE

LIN

GU

AG

EM

12

368 páginas - 2011ISBN : 978-85-64367-95-1

Maria Isabel Castreghini e Silvia Helena Ventorini (orgs.)

Cartografi a Tátil Orientação e Mobilidade às Pessoas com Defi ciência Visual

Este livro trata de experiências em Cartografi a Tátil, tema pouco conhecido no Brasil e na América Latina, divulgando as mais recentes pesquisas nesta área para professores de edu-cação básica, alunos de licenciatura, professores universitários, pais e alunos que tenham interesse no uso da Cartografi a para a representação espacial de pessoas com defi ciência visual. Nesta obra estão reunidos os mais recentes trabalhos de pesquisadores que se dedi-cam à Cartografi a Tátil e ao Ensino, de reconhecidas Instituições de Ensino Superior Latino--Americanas como UNESP, USP, UNICAMP, UFRJ, UFSC, UFSJ no Brasil e a UTEM no Chile.

Sumário Reduzido: Cartografi a Tátil e Tecnologias na Representação Espacial da Pessoa com Defi ciência Visual; Linguagem Gráfi ca Tátil e Simbologia; Cartografi a Tátil, Formação de Professores e Inclusão da Pes-soa com Defi ciência Visual: experiências e refl exões;

Vanderlei Balbino da Costa

Inclusão Escolar do Defi ciente Visual no Ensino RegularUma Experiência na Rede Municipal de Ensino Em Santo André, SP

A obra apresenta como vem se dando o processo de inclusão escolar dos estudantes com defi ciência visual matriculados nas escolas da rede básica. Desse modo, evidenciou-se a necessidade de investimento na formação docente, adaptação do currículo às diferentes necessidades educativas especiais, bem como redução das barreiras físicas, arquitetônicas, sistêmicas e atitudinais que ainda se fazem presentes nas escolas.

Sumário Reduzido: As Práticas Sociais e os Processos Educativos em torno da inclusão escolar das pes-soas com Deficiência Visual; Educação, diversidade, diferença e preconceitos; Alguns Princípios da Ação Dialógica; Aspectos históricos da deficiência: da segregação à integração escolar; A convivência Escolar e o Processo de Inclusão; A escola e os docentes no processo de inclusão escolar; Percurso Metodológi-co; 1. Procedimentos Metodológicos; Construção dos Resultados; Matriz Nomotética; Categorias Temá-ticas; Solidariedade; Indisciplina; Dificuldades para inclusão

192 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-070-1

212 páginas - 2011ISBN 978-85-64367-65-4

Vantoir Roberto Brancher e Soraia Napoleão de Freitas (orgs.)

Altas Habilidades Superdotação Conversas e Ensaios Acadêmicos

O livro apresenta contribuições para o desenvolvimento do potencial de pessoas com Al-tas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no Brasil. Escrito por profi ssionais que explicitam suas experiências, produções de conhecimentos e refl exões sobre o tema. O resultado é uma proposta de melhor atendimento, acolhida e inserção desse grupo social.

Sumário Reduzido: Altas habilidades/superdotação: diferentes conceitos e abordagens; O aluno com Altas Habilidades/Superdotação e sua inclusão na escola; Procedimentos qualitativos na identifi cação das Altas Habilidades/Superdotação; Uma análise das experiências pedagógicas e sociais de um aluno com caracte-rísticas de Altas Habilidades/Superdotação; Metáfora dos “nós”: uma relação entre altas habilidades e psi-canálise; Altas Habilidades, TODO, TDAH: um estudo de caso; Altas Habilidades/Superdotação e a relação com a área corporal-cinestésica; “Eu sou, Vô Juca, um ser inconstante como o brilho das estrelas”; A for-mação inicial de professores na educação infantil oferece subsídios para a docência com alunos com Altas Habilidades/Superdotação?; O papel do professor do ensino regular e do professor especializado enquanto parceiros no processo de inclusão do aluno com Al Habilidades/Superdotação na rede regular de ensino;

Page 14: Catálogo da Paco Editorial 2012

ED

UC

ÃO

, PE

DA

GO

GIA

E E

ST

UD

OS

DE

LIN

GU

AG

EM

13Elisa Schlünzen (org.)

Tecnologia Assistiva Projetos, Acessibilidade e Educação a Distância

Este livro apresenta a importância do investimento continuado na formação de profes-sores, e não somente na inicial. Propõe caminhos para o desenvolvimento de metodolo-gias e instrumentos que possam democratizar a acessibilidade, promovendo, assim, a in-clusão. A obra partilha refl exões, experiências e resultados das pesquisas possibilitadas nas vivências das edições do curso de “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão”.

Sumário Reduzido: Estratégias: diferentes abordagens na Mediação pedagógica em EAD; Desenvolven-do competências por meio da educação a distância; Desenvolvimento, adequação e seleção de materiais didáticos para o curso de tecnologias assistivas; Formação teórica e pedagógica da equipe do curso de tecnologia assistiva; Avaliação: lançando um olhar retrospectivo sobre o processo a partir da utilização de técnicas estatísticas; Módulo introdutório do curso a distância em tecnologia assistiva: inovações tecno-lógicas e pedagógicas na inclusão escolar; Tecnologia assistiva: Perspectivas para potencializar a inclusão digital e escolar; Formação de professores para o uso de objetos de aprendizagem como um recurso peda-gógico no processo de ensino de pessoas com necessidades especiais; Projetos para a inclusão; Experiên-cias com as pessoas com defi ciência visual; 224 páginas - 2011

ISBN : 978-85-64367-09-8

Raquel Gomes de Oliveira

Estágio Curricular Supervisionado Horas de Parceira Escola-Universidade

Este livro traz princípios para uma atual abordagem de desenvolvimento do Estágio, pois a autora investiga uma proposta de Estágio Supervisionado alternativa ao modelo de estágio marcado historicamente pela sequência observação-participação-regência. Fundamental para profi ssionais de Pedagogia e Licenciatura, a obra traz um aporte teórico e prático, exem-plifi cando modelos de estágio e relatando experiências vividas pelos alunos.

Sumário Reduzido: A prática de Ensino na formação de professores: primeiras identifi cações; A formação de professores: um campo de investigação sob diferentes enfoques; Cognição situada e comunidade de prática: A aprendizagem enquanto participação, uma metáfora; Percursos do estudo; Análise da constru-ção e reconstrução dos dados; Uma possível fi nalização, um recomeço.fi nalização, um recomeço.

260 páginas - 2011ISBN : 978-85-64367-49-4

Claudiah Rato

Meditação Laica Educacional Para uma Educação Emocional

Este livro é inovador em sua temática e abordagem, pois traz uma pesquisa sobre medi-tação laica nas escolas, comprovando a efi cácia e os surpreendentes benefícios da prática da técnica da meditação laica no contexto do currículo escolar como capaz de habilitar o aluno do ensino médio a lidar com suas emoções e tornar-se mais equilibrado em relação aos desafi os de sua realidade. A obra traz também a experiência prática e bem-sucedida da meditação laica no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

Sumário Resumido: A formação integral do aluno como meta da educação; O surgimento legítimo da prática da meditação laica na escola; Pesquisa: a meditação laica na escola como disciplina capaz de desen-volver a inteligência emocional; A dimensão emocional humana e a meditação laica; Resultados; Discussão dos resultados; Conclusões e recomendações;dos resultados; Conclusões e recomendações;

156 páginas - 2011ISBN 978-85-64367-75-3

Page 15: Catálogo da Paco Editorial 2012

ED

UC

ÃO

, PE

DA

GO

GIA

E E

ST

UD

OS

DE

LIN

GU

AG

EM

14

Luiz Gustavo Bonatto Rufino

A Pedagogia das LutasCaminhos e possibilidades

Analisando o processo de ensino e aprendizagem de algumas modalidades de artes mar-ciais e buscando concepções sobre o conceito destas práticas nas mais variadas áreas, este livro corrobora com a prática pedagógica em diversos contextos, podendo ser estendidas inclusive para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem de outras manifes-tações corporais.

Sumário Reduzido: Revisão de literatura; As lutas; A Pedagogia do Esporte; Aulas e entrevistas; Propondo formas de pedagogizar as lutas; Por que ensinar as lutas; O que ensinar das lutas; Como ensinar as lutas; Como avaliar o ensino das lutas; Pedagogia das lutas, para quê?

164 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-024-4

Margarete Bertolo Bocccia

Os Papéis Assumidos Pelos Diretores de Escolas

O diretor tem um papel fundamental na gestão da Escola. Saber como os diretores hoje pensam sobre seu papel e, a partir de seus depoimentos, como atuam, é muito interes-sante para a compreensão da realidade dessa escola que, no momento atual, é diferente em muitos aspectos da escola que muitos de nós temos em nosso imaginário. Trata-se de um livro essencial para a formação dos futuros diretores e para todos os envolvidos nessa importante tarefa social.

Sumário Resumido: O diretor de escola pública; O diretor de escola e a legislação; A pesquisa sobre o papel do diretor;

160 páginas - 2011ISBN 978-85-64367-73-9

Gustavo Henrique Cepolini

No Chão e na Educaçãoo MST e suas reformas

Este livro é importante para a compreensão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), situando-se a partir da luta histórica travada pelos camponeses no Brasil. A obra mostra o papel do MST na atual conjuntura brasileira, com suas crises e possibilidades, analisando o esforço do movimento mais importante do país para a construção da luta para além da terra, ou seja, pela cidadania e educação.

Sumário Resumido: O contexto da luta pela terra no Brasil; O setor de educação do MST; A derrubada das cercas e o ensino de geografia;

96 páginas - 2011ISBN 978-85-64367-53-1

Page 16: Catálogo da Paco Editorial 2012

CIÊ

NC

IAS

HU

MA

NA

S15

Stefan Vasilev Krastanov

Nietzsche Pathos Artístico Versus Consciência Moral

Este livro é uma interpretação da fi losofi a nietzschiana à luz de dois aspectos fundamen-tais e constituintes de seu pensamento: a discussão sobre a linguagem e o problema sobre o trágico e a tragédia grega. A obra mostra que Nietzsche, ao contrário do que al-guns pensadores afi rmam, dentre os quais Heidegger, conseguiu romper com a concep-ção teórica que está subjacente a todo pensamento fi losófi co desde a era de Sócrates e Platão, por meio da arma poderosa da arte, denominada pathos artístico.

Sumário Reduzido: Metáfora versus conceito; Nas veredas do trágico; Negação versus afirmação: Schope-nhauer e Nietzsche; O primeiro filósofo trágico; Nietzsche e a filosofia do porvir

200 páginas - 2011ISBN 978-85-63381-49-1

Fábio Régio Bento

Maquiavel Pré-Sociólogo e Outros Ensaios

Neste livro, Fábio Régio Bento, doutor em ciências sociais pela PUC São Tomás, de Roma, nos explica que Maquiavel, ao contrário do que ainda se lê pelo Brasil, não foi maquiavélico. Maquiavel não foi um "professor do mal", mas um "pensador do mal", nunca escreveu que fi ns justifi cam meios, nunca defendeu a manutenção do poder a qualquer custo. É um autor complexo e, como autores complexos, vítima de simplifi -cações redutivas e de algumas traduções levianas de sua obra em língua portuguesa.

Sumário Resumido: Maquiavel e Durkheim: alguns pontos em comum entre o príncipe e as regras do método sociológico; Realismo de Maquiavel e Realismo Maquiavélico; Realismo, Ética e Etologia; Ma-quiavel Pré-Sociólogo; Sobre a centralidade da hermenêutica dos conflitos no direito positivo; Objeto Primário de Estudo do Direito; Escopos do Direito; Hermenêutica dos Conflitos e Dogmática Jurídica; Direito Positivo, Legalismo e Positivismo; Direito Positivo e Direito Natural; Direito Positivo e Valores Coletivos; Universidade e Demo-Fraternidade; Dialética Positiva da Fraternidade; Primeira Etapa – Pa-radigma da Liberdade; Segunda Etapa - Paradigma da Igualdade; Terceira Etapa – Paradigma da Frater-nidade; Terceiro Paradigma E Universidade; A Questão Social e a Construção da Democracia no Brasil; Tópicos de Sociologia Geral; Metodologia da Sociologia.

148 páginas - 2010ISBN 978-85-63381-03-3

Ana Carolina Soria

Do Indivíduo à CulturaUm Estudo Sobre Freud

Este livro analisa como a doutrina pulsional freudiana sustenta e articula três diferentes cam-pos: o do desenvolvimento libidinal infantil, o da patologia psíquica e o sociológico da cultura. A obra expõe que a pulsão está na base da compreensão do indivíduo e dos povos e os vincula intrinsecamente, de forma tal que só pode se tornar visível por meio da fantasia, já que a pulsão não ganha representação direta na consciência.

Sumário Reduzido: Considerações iniciais sobre as pulsões; O movimento pulsional no indivíduo; A vivência infantil e a predisposição à neurose; A vivência pré-histórica e as disposições psíquicas;

144 páginas - 2012ISBN : 978-85-64367-84-5

Page 17: Catálogo da Paco Editorial 2012

CIÊ

NC

IAS

HU

MA

NA

S

16Camila Gonçalves de Mario

Ouvidorias Públicas

Municipais no Brasil

Neste livro, a autora nos traz uma caracterização precisa do trabalho das Ouvidorias Públicas Municipais brasileiras, chamando a atenção para os desafi os enfrentados por essas institui-ções, para a falta de normatização doutrinária do órgão e para as diferenças daí oriundas que resultam em práticas, em vários aspectos, distintas entre si. Esta obra contribui com o debate normativo acerca da defi nição e do papel deste importante, mas ainda desco-nhecido, órgão da administração brasileira. E também contribui com a refl exão da prática daqueles que estão envolvidos com o cotidiano das Ouvidorias.

Sumário Reduzido: Democracia e neoliberalismo – Considerações sobre a relação: estado-sociedade civil; Do instituto do ombudsman as ouvidorias públicas no Brasil; Ouvidorias municipais brasileiras;

Camila Gonçalves de Mario (org.)

Ouvidorias Públicas em DebatePossibilidades e Desafi os

Este livro contém relatos de experiências vivenciadas em algumas Ouvidorias Públicas bra-sileiras. A sua recente história coloca questões importantes decorrentes da frágil relação entre Estado, instituições e sociedade. São oportunas estas refl exões, que sob a ótica da-queles que assumiram a tarefa de serem interlocutores entre o cidadão e o Estado, repre-sentantes e defensores dos direitos da cidadania ao mesmo tempo que parte da instituição questionada, colocam em evidência questões naturalizadas pela rotina, e que se consti-tuem em obstáculos para a concretização da tarefa deste importante órgão: ser defensor dos direitos do cidadão.

Sumário Reduzido: A construção das Ouvidorias; Ouvidorias Públicas Municipais no Brasil; Ouvidoria Muni-cipal de Santo André; A Saga de uma Ouvidoria Pública em ásperos tempos não tão públicos: a experiência de Campinas; A experiência da Ouvidoria-Geral da Petrobras;

128 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-008-4

152 páginas - 2011ISBN : 978-85-8148-012-1

Carlos Bauer

Refl exões Sobre o Tempo e a História,

a Memória e Utopia na Escola

Este livro é muito mais do que um espaço intertextual de discussão sobre o tempo e a história, à medida que busca convidar o leitor a reconhecer-se sujeito e a defi nir-se como construtor da história. Neste aspecto, o autor situa e discorre, com amplo conhecimento de causa, sobre questões relevantes que gravitam no cotidiano dos historiadores.

Sumário Reduzido: O que são datas?; Tempo, tempo, tempo, tempo, tempo; O tempo, a humanidade e sua localização no mundo; Os historiadores e a problematização do tempo; Os historiadores e o respeito pela diversidade humana; A história é incapaz de substituir a vida; Quando falamos do passado, estamos falando sobre o nosso presente; Tempo e espaço: mitológicos órgãos do sentido; A história não nos dá lições tranquilizadoras; A construção da história, da memória e da utopia no cotidiano da escola;

124 páginas - 2011ISBN : 978-85-64367-19-7

Page 18: Catálogo da Paco Editorial 2012

CIÊ

NC

IAS

HU

MA

NA

S17

Eraldo Leme Batista, Semíramis Corsi Silva e Tatiana Noronha de Souza (orgs.)

Desafi os e perspectivas das ciências humanas na atuação e

na formação docente

Pesquisadores de diferentes áreas de formação e linhas de atuação apresentam suas experi-ências docentes em espaços e campos de ensino diversos. Este livro se destina a professores de diferentes áreas, níveis e modalidades de ensino, assim como aos estudantes de cursos de licenciatura. Os autores são professores do ensino superior que se propuseram a pensar sobre sua prática em diferentes cursos de graduação. Os textos apresentados tratam de paradigmas de ensino, ferramentas, instrumentos e estratégias de docência, além de questões contempo-râneas com as quais os professores se deparam em sala de aula.

Sumário Reduzido: Ciências humanas e formação docente: reflexões sobre paradigmas, desafios e con-tribuições pedagógicas; Atuação docente e competências do professor: instrumentos, estratégias e prá-ticas de ensino em análise; Tecnologias e processo de ensino-aprendizagem: estudos sobre formação e atuação docente;

324 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-021-3

Alexandre Aragão de Albuquerque

Juventude, Educação e Participação Política

Este livro traz uma excelente refl exão sobre uma experiência inovadora de envolvimento de jovens com a política. O trabalho mostra como é possível envolver a juventude e conscientizá--la de seu importante papel na sociedade, como sujeitos produtores de ação política que po-dem contribuir com a transformação política e social do país.

Sumário Reduzido: A Democracia intensiva; Jovens: sujeitos de cidadania; A Metodologia; Análise qualita-tiva: as entrevistas com os estudantes envolvidos com o op Fortaleza;

128 páginas - 2012ISBN : 978-85-8148-019-0

Victor Hugo Veppo Burgardt

Embates Políticos na Fronteira Setentrional do Brasil A Difícil Digestão da Raposa Serra do Sol

A difícil digestão da Raposa Serra do Sol insere-se num contexto geográfi co, histórico, an-tropológico, econômico, político, jurídico e social, no qual vive, às vezes apreensiva, a região setentrional do Brasil. Este livro é de grande importância por analisar pontos importantes de questões indígenas e elucidá-las, trazendo, deste modo, luz a um problema candente. A obra também elabora sugestões e interrogações inerentes ao tema deixando para pesquisadores demais envolvidos um desafi ante rol de rotas para novas investigações.

Sumário Reduzido: Sujeitos em Cena; Relações de poder entre brancos e índios; Índios: reação e preconceito; Embates políticos: o poder da mídia na "terra dos makuxi".

212 páginas - 2011ISBN 978-85-64367-40-1

Page 19: Catálogo da Paco Editorial 2012

CIÊ

NC

IAS

HU

MA

NA

S

18

Homero de Oliveira Costa

Crise dos PartidosDemocracia e Reforma Política no Brasil

Este livro reúne alguns ensaios e artigos que procuram refl etir sobre temas relevantes, num debate qualifi cado, como os partidos políticos (e sua crise), a democracia (e alguns dos seus problemas na América Latina), o Congresso Nacional (sua crise, o papel dos meios de comunicação e a produção legislativa) e a reforma política (fi nanciamento de campanhas, sistema de listas, perspectivas no governo Dilma Rousseff , etc) e outros temas como o patri-monialismo e a “mexicanização” do Brasil, o III Programa Nacional de Direitos Humanos e o chamado “coronelismo eletrônico”.

Sumário Reduzido: Crise dos partidos e transformações dos governos representativos; Teoria democrática pluralista e o problema da participação política; Reforma política e participação popular; A perspectiva de reforma política no governo Dilma Rousseff; Os desafios do governo Dilma Rousseff; Política sem partidos ou democracia real, já!; Partidos políticos: da sociedade ao Estado?; Partidos e coligações eleitorais no Brasil; Ideologia, os partidos precisam de alguma para viver?; Eleições e a lógica democrática; Os partidos políticos funcionam?; A deserção das urnas; Representação e accountability; Os políticos e o sistema eleitoral brasileiro; A reforma política e a proposta do congresso revisor; Sobre a minirreforma eleitoral; Sistema eleitoral e refor-ma política no Brasil; Sucessão presidencial e reforma política; Reforma política: listas fechadas ou abertas?; Financiamento de campanhas e voto em lista; Mídia, política e eleições; Democracia e meios de comunicações no Brasil; Democracia e desconfiança política; A Democracia e sua legitimidade na América Latina; Hegemonia às avessas; A “mexicanização” da política brasileira; Sobre o III Programa Nacional de Direitos Humanos; Sobre o patrimonialismo no Brasil; O Senado e suas excelências; A crise do Senado e o papel dos meios de comuni-cações; O ocaso do Congresso Nacional?; A produção legislativa do Congresso Nacional em 2008; A produção legislativa do Congresso Nacional em 2009; A produção legislativa do Congresso Nacional em 2010; Fim do coronelismo eletrônico?; A Ação Direta de Inconstitucionalidade do Procurador-Geral da República? A quem interessa o desinteresse político?; Breves considerações sobre a (in) justiça no Brasil; Os Dilemas do Fisiolo-gismo; Reforma agrária: uma ideia fora de lugar?; Trabalho escravo no Brasil e o Congresso Nacional; Outra democracia?; E a Reforma Política?; Estímulo a impunidade; O discurso de Dilma Rousseff na ONU

176 páginas - 2012ISBN : 978-85-8148-022-0

Fábio Régio Bento (org.)

Fronteiras em Movimento

Fronteira signifi ca espaço entre sujeitos diferentes que se encontram. Sujeitos diferentes são sujeitos com identidades específi cas. Estados são sujeitos coletivos com identidades específi -cas. Porém, todos os sujeitos coletivos possuem bordas de suas identidades. As bordas são os lugares limite da identidade específi ca de sujeitos coletivos. E o que acontece quando bordas diferentes se encontram? Pode ocorrer confl ito, integração, indiferença. Este livro trata sobre as relações nas bordas entre sujeitos coletivos diferentes, um livro sobre as experiências e possibi-lidades de integração e confl itos em regiões de fronteira. As regiões de fronteira são, sobretudo, as bordas físicas, geográfi cas entre Estados diferentes. Mas fronteiras físicas não são as únicas, mesmo sendo as mais relevantes nos estudos de fronteiras. Quando um universitário cristão estuda junto com um budista, um muçulmano, um agnóstico, um ateu, em uma mesma sala, temos, em tal caso, uma experiência de fronteira, de proximidade de bordas entre sujeitos di-ferentes, representativos de coletividades específi cas. Leitura fundamental para estudantes e professores, gestores públicos e administradores preocupados com questões fronteiriças e para profi ssionais da diplomacia.

Sumário Reduzido: Fronteiras, significado e valor – A partir do estudo da experiência das cidades-gêmeas de Rivera e Santana do Livramento; Era uma vez na fronteira: o mito da zona “fora da lei”?; Cidadania fronteiriça: das concepções modernas à cidadania constituída na fronteira entre Brasil e Uruguai; Políticas públicas de saúde na fronteira Brasil–Uruguai; Identidade e integração na fronteira: um estudo sobre a comunidade árabe-palestina dos municípios de Santana do Livramento e Rivera; Jornais de fronteira e suas retóricas bilíngues no Rio Grande do Sul: mídia impressa a serviço do leitor; A nação nas fronteiras longínquas: o sentimento nacional dos pampas ao lavrado; Território de fronteira, desenvolvimento e ambiente: o projeto URB – AL Pampa; Limites e fronteiras na África: identidades, histórias e política internacional; Fronteiras do heartland clássico e percepções de segurança: governança interestatal cooperativa na Ásia Central; Fronteiras entre as religiões – Relações internacionais e religi-ões, e o caso específico do Movimento dos Focolares como movimento de fronteiras.

204 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-020-6

Page 20: Catálogo da Paco Editorial 2012

CIÊ

NC

IAS

HU

MA

NA

S19

236 páginas - 2011ISBN : 978-85-64367-82-1

José Rubens Lima Jardilino, Leandro Pereira Lopes e Valéria Andrade (orgs.)

Independência e Universidade na América LatinaTradições, Tempos e Territórios

O presente livro é mais uma realização da Sociedad de Historia de la Educación Latinoame-ricana – Shela, com o objetivo de fomentar o debate teórico, historiográfi co educacional, a refl exão e o exercício da crítica sobre as temáticas desses campos, bem como explorar as dimensões política e cultural relacionadas aos diferentes períodos da história da educação latino-americana. O livro Independência e Universidade na América Latina: tradições, tem-pos e territórios é voltado para os educadores, professores de história da educação, fi lósofos, estudantes de história, pedagogia, ciências humanas e sociais, bem como a pesquisadores e demais interessados em discutir os dilemas e as possibilidades educacionais presentes na história social dos mais variados países da América Latina. A obra é uma forma de ação singela, mas sincera e consciente no processo de valorização, cooperação e intercâmbio po-lítico e cultural fundamentais ao processo de integração latino-americana.

Sumário Reduzido: Universidade e a formação da Nação; Guerra de discursos y correlatos nacionales en la fase poscolonial de América Latina; Universidade, independência e movimentos de soberania nacional na América Latina: um estudo de caso da Bolívia; As fontes da construção da História da Educação brasileira: oralidade, memória, depoimentos, entrevistas, história de vida e documentos impressos – aspectos teóricos e metodológicos; Modernizacion y Reforma en la Universidad Venezolana: Baltasar de los Reyes Marrero y la Catedra de Filosofi a Moderna en la Universidad de Caracas; La infl uencia de Juan Bosco en la Pedagogía de Jesús Manuel Jáuregui Moreno (1848-1905) (La historia Del Colegio Sagrado Corazón de Jesús en La Grita y su contribución en la construcción de la nación venezolana); La Formación de Maestros en Colombia en la Segunda Mitad del Siglo XIX; La Universidad Latinoamericana, un futuro en construcción.

260 páginas - 2011ISBN 978-85-8148-001-5

Eduardo Scheidt, Elian Araújo, Luis Gurierrez San Juan e Fernando da Silva Rodrigues (orgs.)

Integração na América Latina A História, a Economia e o Direito

Este livro faz uma profunda avaliação dos modelos predominantes de integração relativos à realidade econômica, jurídica, política, social, cultural e histórica na América Latina, sobre-tudo de países emergentes, que buscam a formação de blocos regionais ou a celebração de acordos comerciais, como, por exemplo, projetos alternativos de integração na América Latina e no Caribe com o objetivo de melhor desenvolvimento econômico, índices sociais e relações políticas e culturais.

Sumário Reduzido: Nuevos Temas En La Integración Latinoamericana Del Siglo Xxi; A Questão Nacional E A Integração Latino-Americana Nos Discursos Do Presidente Hugo Chávez; Cadenas Globales De Valor, Governance Y Upgrading: Alcances Em Economías Emergentes; O Papel Da Política Monetária E Cambial No Processo De Integração E Desenvolvimento Da América Latina; Algumas Notas Sobre O Papel Do Voto No Brasil E Na Argentina Nas Primeiras Décadas Do Século Xx; Negros, Índios E Judeus: Excluídos No Am-biente Militar Latino-Americano (1930-1945); Fronteiras E Diplomacia: Fugas Internacionais De Escravos, Navegação Fluvial E O Ajuste Das Linhas Divisórias Entre O Império Do Brasil E A República Da Bolívia (1822-1867); Os Cultos À Nossa Senhora Aparecida E À Virgem De Guadalupe: Uma Interface; A Ferro E Fogo – A Destituição Do Poder De Luta De Uma Mulher Que Se Fez Brasileira; Cárceres E Sociedade Na América Latina, 1800-1850; Identidade Nacional E A Questão Do Negro Em Oliveira Vianna; Ser Ou Não Ser Historiador. Uma Análise Crítica Sobre A Obra De Hélio Leôncio Martins: A Revolta Dos Marinheiros De 1910; As Relações Sociais E Políticas Envolvendo Os Negociantes E A Câmara De Vereadores Da Cidade De Piraí (1880-1892); A Desordem Senhorial Pela Disputa Territorial Na Década De 1830; Com Rei, Fé E Lei: A Tentativa De Pombal De Transformar O Índio Em Vassalo; Harmonização Legal Mínima Para A Proteção Consumerista No Mercosul; O Conceito De Pessoa E Coisa; Limites Constitucionais Do Direito À Cultura; A Educação E O Processo De Construção Da Cidadania No Brasil; A Cut Conselheira: Experiências (Des) Educativas Do Sindicalismo Brasileiro Nos Anos 1990 E 2000;

Page 21: Catálogo da Paco Editorial 2012

CIÊ

NC

IAS

HU

MA

NA

S

20Maria Isabel de Siqueira

O Direito e o Estado no Brasil fi lipinoInovação ou Continuidade Legislativa

Este livro discute a inovação ou a possível continuidade da política administrativa fi lipina (1580-1640) na América portuguesa, analisando as normas e seus procedimentos, a legisla-ção específi ca sobre a exploração do pau-brasil e dos metais preciosos e sobre os índios. De forma estimulante, a obra lança mão do corpus legislativo especial, o direito indiano, para construir sua narrativa. A redação precisa e clara facilita a compreensão da complexa teia de exploração existente na região. Os quadros explicativos de leis e regimentos contribuem para esta importante refl exão de cunho interdisciplinar baseada na História e no Direito.

Sumário Reduzido: A estrutura institucional dos Estados ibéricos de 1580 a 1640; O direito ibérico nos séculos XVI e XVII; A experiência colonial portuguesa e espanhola; A política administrativa de Portugal: exploração das matas de pau-brasil; Diogo Botelho e o Regimento do Pau-brasil (1605); A observância e a penalização das normas na exploração do pau-brasil; O início da colonização e a exploração dos metais; Sob a égide dos Filipes: a reorganização da exploração; A observância das normas e os procedi-mentos penais na mineração; O índio na Colônia: libertar ou escravizar?

356 páginas - 2011ISBN 978-85-63381-76-7

Rui Ribeiro de Campos

Breve Histórico do

Pensamento Geográfi co

Brasileiro nos Séculos XIX e XX

Este livro é um manual essencial sobre o pensamento geográfi co brasileiro dos séc. XIX e XX. Supre uma lacuna nos estudos sobre a geografi a brasileira, fazendo um apa-nhado das formulações geográfi cas desde o período Colonial até o fi nal do século XX, analisando o papel e a importância de diversos autores como Josué de Castro, Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’Saber e Milton Santos, contextualizando-os ideológica e historica-mente. É um livro atemporal, de grande importância para pesquisadores, professes e alunos das áreas de Geografi a e História.

Sumário Reduzido: Do espaço tupi ao fim do período colonial; O Brasil e a geografia no período im-perial; A geografia do período republicano (de 1889 a 1964); A fome na geografia brasileira: Josué De Castro; A geografia de Aroldo de Azevedo; O golpe nas ciências humanas: 1964 e estudos sociais; A nova (?) geografia: modelos e sistemas, sem rupturas epistemológicas; As “geografias humanistas” ; A geografia crítica brasileira: tentativas de mudanças radicais;

612 páginas - 2011ISBN 978-85-63381-81-1

240 páginas - 2010ISBN : 978-85-63381-54-5

Fernando Rodrigues

Indesejáveis Instituição, Pensamento Político e Formação Profi ssional dos Ofi ciais do

Exército Brasileiro (1905-1946)

Este livro trata de tema crucial para o conhecimento da sociedade brasileira, em particular da maneira como dirigentes estatais conceberam a função do Exército nacional. Denuncia práti-cas seletivas que tentaram negar a própria constituição da sociedade brasileira, com o propó-sito estratégico de lhe impor um perfi l inspirado no nazi-fascismo, então em alta na Europa.

Sumário Reduzido: Estado, Forças Armadas, Autoritarismo e Racismo: Por um Debate Teórico; Crítica ao Cientifi cismo: A Escola Militar de 1905 a 1917; Renovação e Revoltas: A Escola Militar do Realengo de 1918 a 1930; Cerco à Cidadania: A Escola Militar do Realengo de 1931 a 1937; Padrões de Discriminação: A Escola Militar do Realengo de 1937 a 1945.

Page 22: Catálogo da Paco Editorial 2012

CIÊ

NC

IAS

HU

MA

NA

S21

Débora Mazza e Olga Von Simson (orgs.)

Mobilidade Urbana e Diversidade Sociocultural

Esta coletânea focaliza processos de mobilidade humana (emigração e migração) na con-temporaneidade e no passado mostrando como a tendência de buscar outras oportuni-dades de vida em espaços diversos e muitas vezes desconhecidos é própria da natureza humana e continua acontecendo hoje com grande ou talvez maior intensidade devido a demandas do mundo do trabalho, maiores facilidades de circulação da informação e me-lhores possibilidades de mobilidade.

Sumário Reduzido: Formação de Identidade e Mobilidade sem Deslocamento - Desenhos da comunicação e aprendizagem social; O "Percurso da exclusão" em O Estrangeiro de Albert Camus; As crianças e a migração: notas a respeito dos processos de socialização; Está na hora de ouvir as vozes daquelas que nem sempre foram ouvidas: crianças migrantes; Migração Nordestina e Cinema; A internacionalização de processos formativos no campo das Ciências Humanas. Do direito à exigência; Isabella: imigrante italiana; A reconstrução da trajetória das várias gerações de mulheres imigrantes italianas em Angatuba/SP; Mulher, música e imigração italiana em Serra Negra/SP; Deslocamentos e vivências familiares de portugueses e luso-africanos; Lembranças: imi-grantes portuguesas em São Paulo; Guardiãs de Saberes Ancestrais: Relações de Gênero e Trabalho em Comu-nidades Pesqueiras de Origem Portuguesa; Uma imigrante alemã paulista: colona, proprietária e professora; Identidade cultural e sua manutenção por meio de diferentes estratégias: imigrantes japoneses em Piracicaba; As “maneiras de fazer” e identidades de mulheres imigrantes; 324 páginas - 2011

ISBN 978-85-64367-04-3

324 páginas - 2011ISBN : 978-85-63381-78-1

Adriano Premebida

BiotecnologiasDimensões Sociológicas e Políticas

Com um esforço teórico-analítico, fundamentado nos estudos sociais em ciência e tecno-logia, o autor explana sobre a natureza que, através das biotecnologias, não está livre dos embates políticos, situando-se no centro das principais polêmicas contemporâneas, como observado nas controvérsias recentes a respeito dos transgênicos. Ele expõe uma refl exão arguta sobre os tipos de demandas e algumas das possíveis implicações sociais da pro-dução e difusão das biotecnologias na estruturação de políticas vastamente inseridas no complexo domínio da vida através do desenvolvimento da tecnociência.

Sumário Reduzido: O discurso especializado: de quem e do que se fala; Estudos sociais da ciência e da tecnologia: de onde se fala; A dimensão política das biotecnologias; Tecnociência, biopolítica e processos de sociabilidade;

Jefferson Marçal da Rocha

Sustentabilidade em QuestãoEconomia, Sociedade e Meio Ambiente

Este livro traz uma análise teórica sobre sustentabilidade, desmitifi cando o conceito esta-belecido e pouco compreensível do “desenvolvimento sustentável”. Também se discute o caráter interdisciplinar que a problemática ambiental possui, considerando que as soluções só poderão surgir do entrelaçamento efetivo de todas as áreas do conhecimento.

Sumário Reduzido: Sustentabilidade e Desenvolvimento Noções e Interpretações; Meio Ambiente e Socieda-de; Economia e Sustentabilidade; Tecnologia, Meio Ambiente e Desenvolvimento;

168 páginas - 2011ISBN : 978-85-64367-07-4

Page 23: Catálogo da Paco Editorial 2012

CIÊ

NC

IAS

HU

MA

NA

S

22

Lélio Galdino Rosa, Yolanda Flores e Silva

Turismo D(e) Saúde Folga, Viagem e Bem-Estar

Este livro é um importante manual para o segmento de turismo voltado à busca do bem-es-tar físico e mental, tanto em nível recuperatório quanto preventivo. A obra traz informações preciosas situando o leitor ao tema com uma visão teórica e prática.

Sumário Reduzido: Fundamentação Teórica: Turismo E Turismo Saúde; Singularidades e especifi cidades do tu-rismo saúde: Análise e discussão do estudo em Nova Trento/SC;

132 páginas - 2011ISBN : 978-85-63381-71-2

136 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-026-8

Rogério Canciam

Psicossomática,

Psico-oncolongia e Câncer

Este livro apresenta um novo modo de compreender o câncer. Recomeçar, refazer, au-toaceitar, reconstruir, ter esperança e fé. A obra apresenta a ideia de que mente, corpo e alma estão totalmente ligados para a cura. Destaca-se a ligação dos três grandes eixos da discussão: Psicossomática, Psico-oncologia e Câncer. Trata-se de um livro que refl ete em uma abertura e evolução para a comunidade científi ca e para a comunidade acadêmica.

Sumário Reduzido: Visões Sobre a Psicossomática; É Possível uma História da Psicossomática?; Psicossomá-tica, Psico-Oncologia e Câncer;

Diego de Lima Gualda

Individualismo HolistaUma Articulação Crítica do

Pensamento Político de Charles Taylor

Este livro traz uma discussão abrangente do pensamento do fi lósofo canadense Charles Taylor, um dos mais profundos e infl uentes da atualidade. O livro explora as diversas implicações da concepção do “individualismo holista” e mostra como elas efetivamente dialogam com as ou-tras dimensões, mais sistemáticas, da fi losofi a de Taylor. Em 2010, o texto desta obra foi pre-miado como Melhor Dissertação de Mestrado do Concurso Brasileiro de Obras Científi cas e Teses Universitárias em Ciências Sociais.

Sumário Reduzido: O Holismo Tayloriano, um Comunitarismo Ontológico; Interpretando a modernidade e suas consequências normativas; Um Liberalismo como política do bem; Apontamentos Finais;

308 páginas - 2011ISBN : 978-85-64367-10-4

Page 24: Catálogo da Paco Editorial 2012

CIÊ

NC

IAS

HU

MA

NA

S23

Martha Emanuela Soares da Silva Figueiró

Acolhimento InstitucionalMaioridade e desligamento

Este livro traz uma excelente refl exão sobre uma experiência inovadora de envolvimento de jo-vens com a política. O trabalho mostra como é possível envolver a juventude e conscientizá-la de seu importante papel na sociedade, como sujeitos produtores de ação política que podem contribuir com a transformação política e social do país.

Sumário Reduzido: Fundamentação teórica; A pesquisa; José;

140 páginas - 2012ISBN : 978-85-8148-003-9

José Ricardo Caetano Costa

A Previdência Social ao Alcance dos Assistentes Sociais

Esta obra foca no objetivo central de fornecer subsídios aos Assistentes Sociais, no que diz respeito aos conhecimentos, teóricos e práticos, acerca dos Direitos Sociais Previden-ciários. Os conceitos e princípios primordiais do Direito Previdenciário são analisados de forma dinâmica. Neste livro o Assistente Social encontrará subsídios para melhor intervir na ótica da efetivação dos Direitos Sociais previdenciários..

Sumário Reduzido: Gênese da participação dos assistentes sociais na previdência social; A Previdência Social no Brasil; A Seguridade Social na Constituição Federal de 1988; Conceitos Elementares em Matéria Previdenci-ária; A trajetória dos direitos sociais no Brasil: método de pesquisa e infl uências no neoliberalismo nos direitos sociais previdenciários; Benefícios de Prestação Continuada; Benefícios Previdenciários Acidentários; Benefícios dos Trabalhadores Rurícolas; Auxílios Previdenciários; Benefício de Prestação Continuada da LOAS;

184 páginas - 2011ISBN : 978-85-64367-27-2

Fabiana Aparecida de Carvalho

Adolescente em Liberdade Assistida Algumas Histórias

O livro traz histórias reais de adolescentes do Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas analisadas a partir de três áreas: educação, assistência social e o sistema de Justiça. A autora faz uma refl exão acerca da sociedade de consumo e o conceito de violência estrutural. Com base em depoimentos dos adolescentes que, na maioria das vezes, apresentaram a realidade de forma rude, o livro propõe caminhos que efetivamente ajudem no cumprimento às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente. Traz também uma análise especial da infância e ado-lescência feminina.

Sumário Reduzido: A questão social e seus possíveis impactos na vida dos adolescentes; A política de atendi-mento à infância e adolescência no Brasil: caminhos da educação, assistência e sistema de justiça; Estatuto da Criança e do Adolescente: ruptura com a concepção do menor; A interface em histórias reais; A perspectiva de futuro dos adolescentes.

208 páginas - 2010ISBN 978-85-63381-57-6

Page 25: Catálogo da Paco Editorial 2012

CIÊ

NC

IAS

HU

MA

NA

S

24José Amilton de Souza

Catadores de Lixo Narrativas de Vida, Políticas Públicas e Meio Ambiente

Este livro traz de maneira humanizada e profunda a realidade dos Catadores de Lixo presentes em todas as cidades brasileiras. A obra foca os que vivem nas ruas do ABC paulista, interligando a história do desenvolvimento metalúrgico, a questão do migran-te no Brasil, questões de Saúde, Políticas Públicas e Meio Ambiente a partir de entrevis-tas feitas com os trabalhadores nas ruas da cidade. Trata-se de um livro único com essa abordagem tão precisa.

Sumário Reduzido: Santo André entre imagens e discursos: da normatização da vida urbana à luta coti-diana pela sobrevivência (1867-1960); A presença de catadores(as) nos lixões de Santo André (de 1960 a década de 1980); Imagens e diálogos com a cidade de Santo André contemporânea; As experiências de coleta individual, os programas de coleta seletiva e as práticas cotidianas de coleta solidária;cotidianas de coleta solidária;

284 páginas - 2011ISBN 978-85-64367-23-4

Wanda Griep Hirai

Segurança Alimentar em Tempos de (in)sustentabilida-

des Produzidas

Este livro amplia a análise dos determinantes da fome no Brasil e das relações destes com a pobreza, a desigualdade e o papel do Estado, revelando as contradições do de-bate sobre o direito fundamental à alimentação ao discutir temas como concentração da terra e revolução verde na agricultura.

Sumário Reduzido: Pobreza e Fome: Trajetória Histórica da Desumanidade Humana; A Fome e suas Implicações: Uma Incursão nas Denúncias de Josué de Castro e os Caminhos da Implantação da Polí-tica de Segurança Alimentar no Brasil; Diálogos do Serviço Social com a Pobreza, a Fome e o Estado: Decifrando seus Contornos;

216 páginas - 2011ISBN 978-85-64367-83-8

Maria Aparecida Marques da Rocha

Processo de Inclusão Ilusória O Jovem Bolsista Universitário

O livro analisa e faz uma crítica do paradoxo que há nesse processo de inclusão/exclusão dos jovens bolsistas nas Universidades Brasileiras. A autora afi rma, nesta obra, que o sis-tema de ensino superior brasileiro preconiza e defende que o jovem bolsista, por ter uma bolsa de estudos, tem assegurada a sua total inclusão na universidade comunitária. Mas será isso na realidade? Não seria uma inclusão ilusória?

Sumário Reduzido: Caminhos e descaminhos da juventude; Cenários que revelam a condição do jovem no Brasil; Desafios da universidade no Brasil; O processo de exclusão-inclusão do jovem bolsista na Uni-versidade Comunitária;

264 páginas - 2011ISBN 978-85-63381-77-4

Page 26: Catálogo da Paco Editorial 2012

CIÊ

NC

IAS

HU

MA

NA

S25

Karen Eidelwein

Economia Solidária

A Produção dos Sujeitos (des)Necessários

Este livro apresenta um rico estudo sobre a Economia Solidária como modo de enfren-tamento das condições de desigualdade e opressão pela miséria que a lógica capitalista impõe às relações sociais contemporâneas. A obra oferece subsídios para produção de sentidos alternativos, resistentes às lógicas do poder e do mercado e mostra a Economia Solidária como possibilidade de transformação através do contraponto que impõe às con-sequências econômicas e sociais do capitalismo globalizado.

Sumário Reduzido: Ostra feliz não faz pérola; Mutações capital - trabalho; Economia solidária: uma formação discursiva; A produção de subjetividades singulares-coletivas; A produção dos sujeitos (des)necessários;

200 páginas - 2011ISBN : 978-85-63381-85-9

Caroline Goerck

Economia Popular Solidária Processo de Trabalho

Este livro aponta caminhos para combater a informalidade no mercado de trabalho bra-sileiro, realidade atual de milhões de pessoas no Brasil. A obra nos apresenta um modelo que inclui a criação de associações e cooperativas que elaboram suas próprias regras de produção e gestão. Esta leitura tem grande importante por possibilitar a visão de novos modelos que auxiliam na constituição de políticas públicas mais efi cazes, culminando em maior inclusão socioeconômica.

Sumário Reduzido: Economia Popular Solidária: diante das novas transformações no mundo do traba-lho; Processo de Pesquisa; A organização do processo de trabalho em experiências de Economia Popular Solidária no Vale do Rio Pardo;

132 páginas - 2010ISBN 978-85-63381-59-0

Page 27: Catálogo da Paco Editorial 2012

CO

MU

NIC

ÃO

SO

CIA

LC

OM

UN

ICA

ÇÃ

O S

OC

IAL

26

208 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-051-0

Bento Fagundes de Abreu, Cristianne Maria Famer Rocha e Tania Silva de Andrade (orgs.)

Mídia Impressa para Além

do Bem e do MalEstudos sobre Revistas

O livro busca contribuir para compreender as relações entre as mídias e os diferentes campos (político, social, econômico e cultural). A diversidade, enfatizada como um dos pontos fortes deste estudo, serve também para apontar os relevos com que se confi gura a relação mídia e sociedade e que vai além da mera visibilidade proporcionada aos temas, sujeitos e instituições. A visibilidade carrega e constrói sentidos, imaginários, opiniões sobre tudo e todos, não sendo meramente a combinação aleatória de elementos textuais e visuais.

Sumário Reduzido: O sol nas bancas de revistas: um olhar sobre as revistas e seus públicos; O poder da atitude jovem nas páginas das revistas; Entrelaçamentos entre juventude e empreendedorismo na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios; A educação nas revistas: entrelaçamento entre mídia, consumo e o dispositivo neoliberal; Opiniões e sentenças de Veja, de 2002 a 2006, sobre o primeiro governo Lula; Corpos holográficos em revista; A construção de corpos saudáveis na revista Men’s Health; A invenção da infância generificada, ou como as revistas brasileiras constituem as identidades de gênero na infância; Uma infância para o consumo nos anúncios publicitários da revista Veja; Tentando entender o que veem, afinal, as mulheres nas revistas femininas; Gênero e mídia impressa: uma análise das pesquisas sobre publicações em revistas no Brasil na década 2000/2010; Operadores discursivos da mídia impressa: uma possibilidade de análise.

Janete dos Santos Bessa Neves

Corre Voz no Jornalismo do Início do Século XIX Estudo Semântico-Enunciativo do Correio Braziliense e da Gazeta de Lisboa

Este livro traz um estudo da modalidade linguística e do mediativo nos periódicos Cor-reio Braziliense e Gazeta de Lisboa, do início do século XIX. Ao estudar as estratégias linguísticas de modalização do discurso jornalístico e de distanciamento enunciativo, a investigação realizada revelou que as notícias eram construídas por mecanismos linguís-ticos de inferência e as fontes advinham, principalmente, de boatos, rumores e do “ouvir dizer”, algo que não tem espaço no jornalismo contemporâneo, onde a notícia não pode ser confundida com a opinião do jornalista. Importante para a compreensão do discurso jornalístico atual.

Sumário Reduzido: Objeto de estudo; Notícia e opinião no século XIX; Estudos sobre modalidade; Apor-te teórico; Marcadores da modalidade e do mediativo na Gazeta de Lisboa e no Correio Braziliense;

212 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-049-7

Page 28: Catálogo da Paco Editorial 2012

CO

MU

NIC

ÃO

SO

CIA

LC

OM

UN

ICA

ÇÃ

O S

OC

IAL

27Igor Savenhago (org.)

Jornalismo Regional Estratégias de Sobrevivência em Meio às Transformações da Imprensa

O livro apresenta os problemas e soluções enfrentados pelo jornalismo regional nos últimos tempos. O advento da TV digital, a força da internet e o impacto na redução da circulação dos grandes jornais, os questionamentos sobre a exigência do diploma para exercício da profi ssão são fatores tratados pelos autores, estudiosos e profi ssionais sobre a imprensa do século XXI.

Sumário Reduzido: FJornalismo regional: Uma abordagem geral; Jornalismo Regional na era da informação: Imprensa e Novas Mídias; Tv regional no século XXI: Novos olhares; Jornalismo impresso:Mudanças e perspec-tivas; O ensino do jornalismo: Universidade e mercado de trabalho.

244 páginas - 2012ISBN : 978-85-64367-94-4

Tales Frey

Discursos Críticos Através da Poética Visual de Márcia X.

A obra reúne produções de Márcia X. desde o período em que suas performances eram de caráter menos comprometido, passando pela produção dos objetos e instalações até o momento em que a artista retoma a linguagem da performance como seu principal ma-nifesto artístico.

Sumário Reduzido: FO “X” da questão na virada do século XX para o XXI; Márcia X Logos = Expansões; Per-formance no Brasil; De Pinheiro a “X”; Século XX: As Ações da década de 1980; A década de 1980; As ações dos anos 1980; O ano de 1988; Século XX: As Produções da década de 1990; Miscelânea de objetos numa estética kitsch e ideias vinculadas ao feminismo pós-modernista; Fábrica Fallus (1992-2004); Brinquedos e dispositivos; O Século XXI; Exaustão do corpo; Os banhos; A última ação.

100 páginas - 2012ISBN : 978-85-8148-066-4

Page 29: Catálogo da Paco Editorial 2012

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O E

NE

CIO

SA

DM

INIS

TR

ÃO

E N

EG

ÓC

IOS

28

Antonio Carlos Cordeiro Cortes

Como importar da China Seleção de Fornecedores e Gestão Logística nas Importações da China

Esta obra faz o mapeamento do processo de seleção de fornecedores através de sites e a logística de importação da China, pela caracterização e análise dos processos e custos logís-ticos, compreendendo desde a fase de prospecção de fabricantes, a aplicação do método AHP para seleção de fornecedores, aspectos das negociações e a gestão da cadeia logística internacional. Serve como manual de seleção de fornecedores e importações da China. A premissa é a possibilidade de se aproveitar boas oportunidades de negócios advindos da oferta de produtos chineses com preços baixos e qualidade satisfatória.

Sumário Reduzido: Fundamentação e Conceitos; Seleção de fornecedores na China; Gestão da Logística e custos de importação da China; Modelo de custos logísticos internacionais para seleção de modal e Incoter-ms; Caso real de importação da China no setor de vestuário;

128 páginas - 2012ISBN : 978-85-8148-058-9

Dirceu Martins Pio e Pedro Cascaes Filho

Caminhos Seguros para o EmpreendedorFundamental para quem tem ou quer abrir o próprio negócio

Escrito por dois grandes especialistas na problemática das micro e pequenas empresas, este livro oferece dicas, orientação e informações para que você responda com segurança a todas essas perguntas. É um livro fundamental para quem tem ou pretende abrir uma empresa no Brasil. Pode servir como um guia ou uma bússola para os empreendedores de qualquer segmento da economia – indústria, comércio ou serviços.

Sumário Reduzido: Marketing, Comunicação, Finanças. •

136 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-094-7

Silvia Helena C. R. V. de Camargo e Dante Pinheiro Martinelli (orgs.)

Negociação EmpresarialEstudos de Casos Brasileiros

Este livro demonstra como ocorrem as negociações tanto pessoais quanto empresariais em termos de negócios em geral. Nele encontram-se relatos de experiências de negociações em micro, pequenas, médias e grandes organizações. Os relatos expostos aplicam-se a qualquer pessoa que atua no mercado empresarial que necessita se relacionar, negociar e solucionar con-fl itos empresariais no ambiente interno e externo

Sumário Reduzido: Modelo de Formação de Preço Aplicado na Negociação para construção de ZOAP; Ne-gociação entre Associados e Associações; Negociação entre fabricantes e distribuidores de material elétrico industrial no mercado brasileiro; Negociação em Fruticultura: Estudo de Caso da Albaz Representações Ltda; Análise da negociação da perspectiva de uma Prestadora de Serviços Logísticos; Estudos de casos.

188 páginas - 2012ISBN 978-85-8148-082-4

Page 30: Catálogo da Paco Editorial 2012

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O E

NE

CIO

SA

DM

INIS

TR

ÃO

E N

EG

ÓC

IOS

29Franco Kaolu Takakura Junior

Controladoria na Gestão de Serviços

O crescimento surpreendente das empresas do segmento de serviços nos últimos anos desponta como o grande responsável pela alavancagem e crescimento da economia brasileira. Este livro está relacionado ao fato de o setor de serviços ser o que mais cresce em todo o mundo e desenvolver-se de forma menos estruturada se comparado aos seg-mentos como a indústria e o comércio. Assim, foram realizados importantes exemplos de aplicabilidade em entidades sociais, transportadora logística e empresa do ramo têxtil localizadas no interior de São Paulo.

Sumário Reduzido: A Controladoria; A controladoria aplicada em entidades fi lantrópicas de assistên-cia social; Controladoria com ênfase nas vendas de serviços; Gestão de custo e formação dePreço em empresas de serviços; Orçamento Empresarial: Os Princípios Fundamentais do Controle Orçamentário;

184 páginas - 2012ISBN : 978-85-8148-090-9

J. D. Zanco

Santo de Casa Também Faz MilagresBuscando a Excelência Pessoal e Profi ssional

Ninguém chega a ser bom profi ssionalmente SE ANTES NÃO FOR BOM COMO PESSOA. Este livro é prático e transformador. Sua leitura o impulsionará rumo à excelência pessoal e profi s-sional. Depois de lê-lo você terá conhecimento para refl etir sobre suas ações, rever hábitos e mudar a sua postura mental, acreditando mais em você e retomando as rédeas de seu cresci-mento. Com esta obra, você aprenderá a importância de pensar como empreendedor, o que faz toda a diferença para quem está em busca de sucesso. JD Zanco é especialista no tema do livro. Nome conhecido entre grandes organizações no Brasil, ele já palestrou e ministrou cursos para mais de 1 milhão de pessoas. Com uma mensagem clara, ele expõe conceitos para uma vida pessoal e profi ssional bem-sucedida que ensinam ao leitor ser “o santo de casa que também faz milagres”.

Sumário Reduzido: Mudanças; Acreditando mais nos Recursos Humanos da organização; Melhorando o nível de comunicação e compreensão interna; Aumentando o nível de comprometimento das pessoas; Bus-cando resultados para a organização; Melhorando a produtividade e a participação no mercado; Melhorando a qualidade dos produtos e serviços; Gerenciando adequadamente os recursos de educação; Despertando os colaboradores para o crescimento e conquistas pessoais; Aprendendo a trabalhar em equipe para maximi-zar resultados; Tudo aquilo que se espera de alguém de fora pode estar dentro da organização; Quebrando paradigmas e destruindo velhas crenças; Diminuindo a rotatividade de colaboradores; Permitindo que todos os colaboradores possam se sentir prata-da-casa, porém sempre polidas, reluzentes e úteis; Melhorando o nível de empregabilidade dos colaboradores;

• 160 páginas - 2010

ISBN : 978-85-63381-08-8

10 MIL

EXEMPLARES

VENDIDOS

MAIS DE

Page 31: Catálogo da Paco Editorial 2012

OU

TR

OS

30Ricardo Gazzi

Vença a Solidão Interior

e a Depressão

Quem já viveu a experiência da solidão interior e depressão sabe que o maior desafi o é conviver com as pessoas ao redor tentando ajudar com conselhos repletos de estigmas culturais, morais e religiosos. Tais conselhos de nada ajudam, apenas contribuem para aprofundar ainda mais a dor e a experiência excruciante da solidão, tornando-se cada vez mais difícil acreditar que há uma saída. Mas há! Este livro traz uma proposta de cura base-ada na racionalidade e experiência de alguém que já viveu imerso nas trevas da depressão por muitos anos e conseguiu vencê-la, transformando seus dias em momentos de prazer, contínuo aprendizado e evolução.

Sumário Reduzido: Sintomas da depressão; A origem da depressão; Idade da dependência. Solidão interior; Depressão: manifestação da solidão interior; Fuja das ajudas irrelevantes; Restaure sua criança interior e livre--se defi nitivamente da depressão.

88 páginas - 2012ISBN : 978-85-8148-059-6

Danilo Otoch

Mundo CãoO crime, o povo, a polícia

Baseado em fatos reais, toda a violência e desesperança que permeia a atividade policial se faz presente nestes contos, concisos e contundentes. O autor conhece profundamente a polícia e seu mundo. São histórias amealhadas em mais de quinze anos de policiamento operacional em patrulhas de rua, delegacias de município, estabelecimentos prisionais e grupos de elite da polícia. A obra foi fi nalista do Prêmio SESC 2010.

Sumário Reduzido: Lucília; O herói; Um dia comum; Um dia comum II; Um dia comum III; Um dia comum IV; Procrastinação; O outro; Uma história de desilusão; O Predador; Os Sete Pecados Sociais; Política sem princípios; Riqueza sem trabalho; Conhecimento sem caráter; Comércio sem moralidade; Ciência sem humanidade; Idolatria sem sacrifício; Prazer sem consciência;

148 páginas - 2011ISBN : 978-85-64367-44-9

176 páginas - 2011ISBN 978-85-63381-72-9

Edison Flávio Martins

Pacto de AmorUma vida em Dois Tempos

Uma mulher que, na vida atual, não conseguia manter seus casamentos, procura ajuda em sessões de regressão. Ali ela descobre que um Pacto de Amor Eterno havia sido fi r-mado e que a impedia de ser feliz em seus relacionamentos. A obrase dedica a, enquan-to relata a história dessa mulher, mostrar a efi ciência da regressão. A Terapia de Vidas Passadas é, atualmente, chamada de Hipnoterapia Regressiva, para evitar o precon-ceito dos que a veem como misticismo, curandeirismo e pouco científi ca. Nos últimos 50 anos, os terapeutas que a utilizam se multiplicaram pelo mundo, e no Brasil não foi diferente. Sem dúvida, esta terapia veio para fi car, pois, as pessoas que a experimentam são suas mais entusiasmadas divulgadoras, maravilhadas com a rapidez e efi ciência que alcança.

Sumário Reduzido: Brasil – Origens Familiares em uma Propriedade Rural; Primeira Regressão; In-fância e Adolescência de Izabel; Nascimento e Primeiros Anos; A Inocência Perdida; Adolescência; A Mudança para São Paulo; Norwich – Condado Norfolk – Inglaterra no Século XIX; Os Casamentos de Izabel – Eugênio; De Volta ao Velho Sobrado; Segundo Casamento – Cristiano; Mary Ann; Terceiro Ca-samento – René; A descoberta do amor; O Pacto; A Guerra da Crimeia; A Notícia chega a Mary’s House; O Passado Presente; Uma Vida Intermediária;

Page 32: Catálogo da Paco Editorial 2012

OU

TR

OS

31

Érica Lyra e Márcia Carréra (orgs.)

Doença de Alzheimer Um Olhar Sob o Enfoque Multidisciplinar

Este livro traz informações indispensáveis aos cuidadores do paciente da doença de Al-zheimer. A obra ressalta a relevância da abordagem multidisciplinar e informa sobre ações e serviços voltados a este âmbito. O conteúdo deste livro poderá proporcionar aos leitores uma expansão de sua visão sobre os entraves que concernem ao convívio com a doença, minimizando as difi culdades e o estresse provenientes do cotidiano dos familiares, cuidadores e profi ssionais ligados à área.

Sumário Reduzido: Aspectos Geriátricos Relacionados ao Cuidado do Idoso Portador da Doença de Alzheimer; A Doença de Alzheimer: Aspectos Clínicos; Os Cuidados com o Doente de Alzheimer: A Participação do Terapeuta Ocupacional; Pacientes Portadores da Doença de Alzheimer: Aspectos da Saúde Bucal e a Importância do Atendimento em Equipe Multidisciplinar; Nutrição e Envelhecimento: Atenção à Pessoa Portadora da Doença de Alzheimer; O Papel do Cuidador Familiar na Doença de Alzheimer; Cuidados com o Idoso Portador da Doença de Alzheimer: Higiene Corporal e Prevenção de Escaras; Doença de Alzheimer: Abordagem Fonoaudiológica; Ações e Serviços Voltados ao Doente de Alzheimer;

172 páginas - 2011ISBN 978-85-63381-68-2

Sandra Kussunoki

A Dança e o VentreAparência Corporal na Contemporaneidade (O “Mito da Barriga”)

Este livro aborda a Dança do Ventre desde a origem até os dias de hoje, revelando um ce-nário de surpresas e descobertas sobre o universo que envolve essa expressiva e encanta-dora arte. Apresenta refl exões críticas sobre padrões estéticos; discorre também sobre os benefícios dessa atividade para a saúde da mulher, e aponta detalhes artísticos e culturais. Livro obrigatório para profi ssionais e interessados em Dança do Ventre e no corpo em si.

Sumário Reduzido: Dança do Ventre: um olhar histórico; Culto ao corpo e contemporaneidade; Métodos e resultados; Análise e discussão dos resultados;

176 páginas - 2011ISBN 978-85-64367-16-6

96 páginas - 2010ISBN 978-85-63381-40-8

Paulo Labegalini

O Mendigo e o Padeiro

Dois homens, cada um em sua realidade, buscam um modelo de felicidade conjugal para ajudar casais com problemas de relacionamento. E nessa busca, suas vidas acabam sendo transformadas. Praticar quatro virtudes pessoais antes de chegar ao objetivo foi funda-mental para entenderem a missão que receberam. Duas delas eram para carregar dentro do peito e as outras duas, de comportamento, deveriam ser disponibilizadas ao próximo. O conjunto das qualidades continua sendo importante para o crescimento pessoal e o dis-cernimento de diversos problemas na vida de qualquer pessoa. Havendo equilíbrio entre elas, o ser humano poderá combater uma série de fatores que impedem sua felicidade.

Sumário Reduzido: O Encontro; A Proposta; A Primeira Tarefa; O Reitor; O Início da História; O Dissabor das Qualidades; A Lição; As Recordações; O Filho; O Envio; A Bíblia; O Asilo; As Famílias; A Doença; A Transforma-ção; O Milagre; A Perda; A Carta; Modelo de felicidade conjugal; O Modelo; Os Compromissos;

Page 33: Catálogo da Paco Editorial 2012

DIS

TR

IBU

IÇÃ

OEstado de São Paulo

CASA DO PROFESSOR

Rua Antonio Bertoni Garcia, 634Campinas-SP(11) 3276-9859

EMPORIUM LIVRARIA

E REVISTARIA

Rua Teófi lo José de Queiros, 163Santa AurelianaSANTA CRUZ DO RIO PARDO-SP(14) 3372-2047

LIVRARIA ATLAS – CAMPS USP

Av. Bandeirantes, 3900FEARP/USP MONTE ALEGRERIBEIRÃO PRETO-SP(16) 3963-1313

LIVRARIA CULTURA -

CONJUNTO NACIONAL

Av. Paulista, 2073Bela Vista - São Paulo - SP(11) 3170-4033

LIVRARIA CULTURA -

SHOPPING VILLA-LOBOS

Av. Nações Unidas, 477705477-000 - Jardim Universidade Pinhei-ros - São Paulo - SP(11) 3024-3599

LIVRARIA CULTURA -

SHOPPING MARKET PLACE

Av. Dr. Chucri Zaidan, 90204583-903 - Vila Cordeiro - São Paulo – SP(11) 3474-4033

LIVRARIA CULTURA - SHOPPING CEN-

TER IGUATEMI CAMPINAS

Av. Iguatemi, 777 -Lojas 04 e 05 - Piso 1Vila Brandina - Campinas – SP(19) 3751-4033

LIVRARIA ESPAÇO ALEXANDRIA

Avenida Barão de Tatuí, 1377Jardim VergueiroSOROCABA-SP(15) 3342-0584

LIVRARIA LEITURA JUNDIAÍ LTDA

Av. Antonio Frederico Ozanan, 6000, LOJA2102Vila Rio BrancoJUNDIAÍ-SP

NOBEL PRAIA GRANDE

Av. Costa e Silva, 532BoqueirãoPRAIA GRANDE-SP(13) 3473-1760PAPIRUS LIVRARIA

Rua Amando de Barros, 542Centro - BOTUCATU-SP(14) 3882-2354

SAMPAIO LIVROS

RUA Emilio Galdi, 181Nova PiracicabaPIRACICABA-SP(19) 3421-5699

Demais Estados

LDM - LIVRARIA E DISTRIBUIDORA

MULTICAMP

Rua Direta da Piedade, 20/22PiedadeSALVADOR-BA(71) 3277-8613

LIVRARIA CULTURA - SALVADOR SHO-

PPING

Av. Tancredo Neves, 291541820-910 - Caminho das Árvores - Salva-dor - BA(71) 3505-9050

LIVRARIA CULTURA - SHOPPING VA-

RANDA MALL

Av. Dom Luís, 1010 - Lojas 8,9 e 1060160-230 - Meireles - Fortaleza - CE(85) 4008-0800

LIVRARIA CULTURA - CASAPARK SHOP-

PING CENTER

SGCV - Sul, Lote 22 - Loja 4-A71215-100 - Zona Industrial Guará - DF(61) 3410-4033

LIVRARIA LE PAROLE

Rua Euclides da Cunha, 1126Santa FéCAMPO GRANDE-MS(67) 3043-5100

LIVRARIA CULTURA - PAÇO ALFÂNDEGA

R. Madre de Deus, s/n50030-110 - Recife - PE(81) 2102-4033

LIVRARIA CONSEQUÊNCIA LTDA

Rua Alcântara Machado, 36CentroRIO DE JANEIRO-RJ

LIVRARIA LEONARDO DA VINCI

Av. Rio Branco, 185, SUBSOLOCentroRIO DE JANEIRO-RJ(21) 2533-2237

LIVRARIA LER COM PRAZER

Av. Brigadeiro Trompowsky, S/NGaleãoRIO DE JANEIRO-RJ(21) 2290-1664

LIVRARIA REPÚBLICA

Av. Francisco Xavier, 524MaracanãRIO DE JANEIRO-RJ(21) 2516-5353

CAMPUS LIVRARIA E PAPELARIA

Av. Independência, 2293,Santa Cruz do Sul-RS

(51) 3717-7432 / (51) 3717-7665

LIVRARIA EDITORA E

DISTRIBUIDORA CULTURAL LTDA

Av. UNISINOS, 950Cristo Rei – SÃO LEOPOLDO-RS

(51) 3590-4827

LIVRARIA MULTICULTURA CAFÉ

Rua da República, 351Cidade BaixaPORTO ALEGRE-RS(51) 3212-7154

MARCO ZERO

Rua Conde de Porto Alegre, 465CentroSANTANA DO LIVRAMENTO-RS(55) 32415317

PALAVRARIA LIVROS E CAFÉ

Rua Vasco da Gama, 165Bom FimPORTO ALEGRE-RS(51) 3268-4260

VIA SAPIENS LIVRARIA

Av.General Lima e Silva, 407PORTO ALEGRE-RS(51) 3061-9717

Para saber mais os pontos de distribuição dos livros da Paco Editorial, entre em con-tato conosco: 11 4521.6315 [email protected]

Page 34: Catálogo da Paco Editorial 2012

TELEFONE GERAL11 4521 6315

[email protected]

COMERCIAL11 3446 6516

[email protected]

EVENTOS11 2449 0740

[email protected]

FAX11 2449 0740

www.editorialpaco.com.brRua 23 de Maio, 550 - Vianelo - Jundiaí - SP

FALE COM A PACO EDITORIAL