CATÁLOGO DE FORMAÇÃO - Sinfic SA · 2009-08-07 · Bem-vindo ao Catálogo de Formação Sinfic....

116
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

Transcript of CATÁLOGO DE FORMAÇÃO - Sinfic SA · 2009-08-07 · Bem-vindo ao Catálogo de Formação Sinfic....

FORMAÇÃOE DESENVOLVIMENTO

CATÁLOGODE FORMAÇÃO

3

Bem-vindo ao Catálogo de Formação Sinfic.

As propostas de formação que lhe apresentamos têm a garantia de um saber adquirido ao longo de quase duas décadas; um histórico que tem distinguido a nossa actividade no domínio dos sistemas e tecnologias de informação. Para o sucesso deste percurso contribuíram decisivamente as relações de confiança, cooperação e parcerias que estabelecemos e desenvolvemos. Mas também as acreditações, certificações e reconhecimento que nos tem sido dado por entidades externas, nomeadamente: Acreditação como Entidade Formadora atribuída pela DGERT (ex-IQF) desde 2001, Certificação ISO9001:2008 (pela APCER) desde 2004, e reconhecimento de CMMI (pelo SEI) desde 2005.Contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das organizações obriga a um esforço continuado para aprender e ensinar, para dinamizar redes de conhecimento, para captar novos conceitos, para aprender e implementar melhores técnicas, práticas, novas tecnologias. Obriga também a empreender o desafio de colocar o que se aprendeu ao serviço de quem nos escolhe como parceiro.

O nosso objectivo é estabelecer e manter Relações de Compromisso.

A análise dos inquéritos de satisfação realizados junto dos nossos formandos permite-nos afirmar que se tem estabelecido essa relação de confiança e compromisso. Os clientes confiam em nós, tanto na qualidade e profissionalismo do nosso trabalho, como no nosso know-how, sem esquecer a determinação e o empenho que colocamos na resolução de problemas.A nossa ideia de compromisso traduz-se na criação de relações de soma positiva – baseadas na partilha de conhecimento e ideias – e no nosso objectivo de continuar a acrescentar valor ao negócio das organizações com que trabalhamos.

Os activos de conhecimento de qualquer empresa são a sua maior vantagem competitiva. Queremos e podemos reforçar essa vantagem.

Luis NobreAdministrador

Carta da Administração

4

1. Na SINFIC acreditamos que trabalhar equivale cada vez mais a aprender, transmitir saber e produzir conhecimentos. A nossa experiência de quase 20 anos de trabalho a desenvolver e implementar sistemas de informação faz-nos acreditar que a formação é um vector fundamental para a competitividade das organizações.

2. Somos, no mercado das TI’s, um referencialde excelência e um parceiro C5:

3. Somos uma empresa reconhecida como entidade formadora, acreditada pela DGERT (ex-IQF).

4. Todos os nossos formadores possuem CAP (Certificado de Aptidão Pedagógica).

5. Somos também reconhecidos como GlobalR.E.P. (Registred Education Provider) pelo PMI (Project Management Institute). O que nospermite ministrar formação que confere aos formandos os PDU’s (Professional Development Units) necessários à candidatura a Exame PMP (Project Management Professional).

6. Na SINFIC dividimos a formação em 2 grandes áreas: • Formação inter–empresa: que consiste numa oferta pública de formação, com cursos padrão, com datas e locais de formação definidos; • Formação intra–empresa: formação desenhada à medida das necessidades dos clientes, com datas, conteúdos e locais de formação a definir entre o cliente e a SINFIC.

7. Consideramos que o investimento num projecto de Formação é uma decisão estratégica pelo que, a identificação de objectivos e conteúdos da formação assumem especial importância. Nesta perspectiva, concebemos instrumentos e meios para actuar desde o simples Diagnóstico de Necessidades até ao estudo exaustivo do Levantamento de Necessidades, de modo a contribuir, de forma mais precisa, para o sucesso do processo de formação dos nossos clientes.

8. Em todas as acções de formação é feita uma avaliação estatística e relatório final descritivo, onde se explanam os pontos fracos e os pontos fortes, por forma a promover a melhoria contínua e o cliente recebe sempre um relatório final. Todos os nossos projectos de formação são submetidos a uma avaliação qualitativa.

9. Para nós, cada Formando é um Cliente. Porque acreditamos nos níveis de serviço e qualidade do que fazemos, o nosso Sistema de Gestão da Qualidade permite a qualquer cliente em caso de insatisfação,a devolução do valor que pagou. Para tal, apenas pedimos que manifeste as razões da sua desistência, no inicioda acção de formação e através de uma simples carta.

10. Na SINFIC, a Qualidade é estratégica, no que concerne ao desenvolvimento dos nossos sistemas de aprendizagem, de produção e de gestão; e também, na gestão das relações com a sociedade, parceiros e em particular com os nossos clientes, é por estas razões que somos neste momento uma empresa certificada pela APCER – ISO 9001 e CMMI nível 3 reconhecido pelo SEI.

Porquê escolher a SINFIC

COMPROMISSO

CONFIANÇA

CREDIBILIDADE

COMPETÊNCIA

COMPETITIVIDADE

Clientes

Parceiros

Sociedade/Comunidades

Capital Humano/Recursos

Inovação

Futuro

5

Gestão Integrada do Território

Disponibilizamos ao mercado uma oferta completa de serviços, instrumentos e sistemas de formulação estratégica, de planeamento, de ordenamentoe de gestão, devidamente articulados entre sie representativos dos agentes intervenientes ao serviço de políticas de desenvolvimento sustentado e erradicação da pobreza.

Actuamos nas áreas de Topografia; Cartografia; Sistemas de Informação Geográfica; Desenvolvimento e Ordenamento do Território; Ambiente e Georecursos; Arquitectura; Estudos e Projectos; e Fiscalização Técnica de Projectos.

Soluções de Negócio

Propomos soluções estruturantes em múltiplos domínios para garantir a competitividade do seu negócio num mercado cada vez mais globalizado e concorrencial.

Estão aqui incluídos Sistemas Integrados de Gestão (ERPs); Portais Empresariais; Soluções de Comércio Electrónico; Soluções de Captura, Reconhecimentoe Gestão Documental; Soluções de Suporte à Decisão, Soluções de Mobilidade; Soluções de Gestão de Atendimento.

Modernização Administrativa

Uma visão completa e fundamentada do que deve sera Modernização Administrativa na Administração Pública Central e Local.

As nossas soluções nesta área complementama concepção e implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade com a concepção, desenho, integração e implementação de Sistemas e Tecnologias de Informação.

Os projectos já implementados num grande númerode organismos demonstram uma oferta integradade serviços e sistemas que permitem a implementação de modernos sistemas de gestão orientados a processos.

Segurança e Defesa

Temos como objectivo o desenvolvimento de produtose soluções que permitam dar resposta aos desafiosde segurança e defesa do século XXI em áreas comoa segurança, identificação e autenticação dos cidadãos; registo, autenticação e monitorização de eventos; segurança das infra-estruturas estratégicas, vigilância inteligente nas fronteiras e perímetros de segurança; restabelecimento da ordem e segurança em caso de crise ou catástrofe; integração, conectividade e interoperabilidade de sistemas de segurança e defesa;e as áreas tradicionais, tais como a videovigilânciae a gestão e controlo de acessos.

Eixos Estratégicos de Negócio

6

Infra-Estruturas e Serviços

Disponibilizamos soluções corporativas na área das tecnologias de informação, fornecendo e integrando produtos e serviços profissionais de alta qualidade na contínua procura de um diferencial positivo no atendimento e condução dos processos operacionais.

A nossa oferta nesta área inclui a Gestão de Serviços de TIC, Sinfic Centers com equipas técnicas qualificadas e multidisciplinares, Laboratório Técnico e Centro de Reparação, Serviços de Logística, Soluções de Energia integradas em qualquer contexto.

Uma gama completa de serviços profissionais que inclui asset management, logística, gestão de alterações e acções de reposição de funcionamento (manutenção).

Hotelaria e Turismo

A Sinfic é corporate industry partner member da HTNG (Hotel Technology Next Generation), uma associação internacional que define os standards de gestão tecnológica para a indústria hoteleira e a que pertencem quase todas as principais cadeias de hotéis do mundo, bem como os principais fornecedores de tecnologia para esta indústria.

As soluções tecnológicas que propomos para esta indústria respondem à totalidade das necessidades dos operadores deste mercado e têm em conta uma perspectiva de futuro.

Queremos assegurar as condições apropriadas para uma gestão ao mais alto nível e para a maximização da rentabilidade do seu negócio.

A Sinfic apresenta uma gama de produtos que abarca, desde a gestão técnica do edifício, aos sistemas de entretenimento, sistemas de segurança e sistemas de billing (front-office e back-office), bem como os sistemas de gestão comercial com agentes e centrais de reserva.

Management Organizacional

Este é um dos eixos estratégicos de actuação mais abrangentes da Sinfic, disponibilizando serviços e soluções em áreas como as Estratégias de SI, Gestãoda Mudança, Gestão de Risco; Políticas Organizacionais, Funções, Competências; Plataformas de Processos e de Serviços; Balanced Scorecard; Gestão da Qualidade, de SST, de Segurança da Informação; Recrutamento, Desempenho, Compensação de Talentos; Monitorização em Tempo Real de TIse de Operações.

A linha de serviços profissionais e soluções assegurao acompanhamento, desde a formulação da estratégia, ao desenho dos modelos de gestão de processos (alinhados com os modelos de referência da indústria), de gestão da qualidade e de melhoria, passando pela monitorização de operações e riscos (em tempo real).

Concepção, Desenvolvimento e Integração de Sistemas

A Sinfic, desde a sua fundação, dedica especial importância à cadeia de valor de concepçãoe desenvolvimento de sistemas de software.

Distribuindo e dando suporte a várias ferramentas e frameworks, os nossos consultores, tanto estão habilitados a realizar o suporte a práticas e processos, como a assegurar componentes/entregas dos processos a estabelecer.

Somos uma empresa certificada ISO 9001:2008em todos os processos (CDIS), e obtivemos tambémo reconhecimento do nível três de maturidade paraos processos de desenvolvimento de sistemas (de acordo com o modelo de referência CMMI).

Nesse sentido, podemos ajudar os nossos clientes,de forma parcial ou integrada, no que concerneà gestão do risco e da qualidade dos seus processos de desenvolvimento de sistemas, de modo a que estes possam constituir-se como fonte de diferenciação competitiva da empresa.

7

Pág.

• Management Organizacional 9

• Segurança e Defesa 27

• Concepção, Desenvolvimento e Integração de Sistemas 37

• Soluções de Negócio 63

• Gestão Integrada do Território 71

• Modernização Administrativa Central 77

• Modernização Administrativa Municipal 85

• Gestão e Administração 89

• Gestão de Projectos 105

Índice

ManagementOrganizacional

10

MAN001 – 4 horas

e–Business: Internet MarketingPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação os participantes deverão conhecer os aspectos básicos e fundamentais do marketing na Internet.

Conteúdos• Alavancagem de pesquisas na Internet• O funcionamento do Google• Os motores de pesquisa alternativos e emergentes• Outras formas de awareness possibilitados pela Internet• Formas de alavancar campanhas publicitárias na Web• Regras e sugestões de uso do e-mail• Paradigmas de e – marketing.

MAN002 – 7 horas

e–Business: Os ProcessosPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação os participantes deverão conhecera definição da realidade do negócio, sob a égide da internet.

Conteúdos• B2B, B2E, B2C• Intranets e extranets• Integração de cadeias de valor: EDI, JIT, XML, - a história e a actualidade – novas formas de e – procurement• Política de recursos humanos: ferramentas de colaboração, subcontratação (outsourcing e offshoring)• Mundo digital: desmaterialização, descentralização, internacionalização• As empresas têm que se transformar em e – companies: advento dos e–managers.

MAN003 – 4 horas

e–Business: Clientes individuaisPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação os participantes deverão ser capazes de perceber a abordagem a clientes: casos, histórias, exemplos e especulações “educadas”.

Conteúdos• Tecnologia e acesso: sem fios, formas e aparelhos de acesso, acesso omnipresente, mundo multimedia, sociedade do conhecimento• Aspectos revolucionários: identificação fina dos perfis dos clientes, personalização em massa, CRM sobre Internet, localização geográfica, fim da privacidade, Google.

MAN004 – 7 horas

Governança Corporativa e Minimização de Risco na Gestão de EmpresasPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação os participantes deverão ser capazes de:• Abordar os meios de disciplinar as relações entre as organizações• Perceber o impacto da implementação das boas práticas de gestão e mecanismos assentes em sistemas de informação• Perceber como minimizar o risco da gestão feita pela administração de capitais investidos por accionistas.

ConteúdosO estudo da governança corporativa , concentra-se não só no estudo dos mecanismos e meios de disciplinar as relações entre as diferentes organizações com entidades externas, mas também na implementação das boas práticas de gestão e mecanismos assentes em sistemas de informação, que possibilitem minimizar o risco da gestão feita pela administração dos capitais investidos pelos accionistas e partes interessadas. São estas as temáticasa serem abordadas nesta formação.

ManagementOrganizacional

11

ManagementOrganizacional

MAN005 – 7 horas

Monitorização e Gestão do Desempenho OrganizacionalPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação os participantes deverão conhecer:• As Novas tecnologias de ScoreCarding• Os Benefícios das ferramentas de Balanced ScoreCard• O capital humano e a estratégia corporativa.

ConteúdosDemonstrar o âmbito do conceito de CPM, como as novas tecnologias ajudam as organizações, não apenas a sobreviver, mas a aumentar a sua performance. As ferramentas de Balanced ScoreCard permitem às organizações comunicar e alinharo capital humano e a estratégia corporativa, com os objectivos operacionais, com os indicadores de performance (objectivos e resultados) e com os recursos de business intelligence,de forma a focar a sua actuação no ajustamento e crescimentoda performance global.

MAN006 – 7 horas

Mobile SolutionsPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação os participantes deverão estar consciencializados para a necessidade crescentede standartização das tecnologias, através das soluções móveis.

ConteúdosInfra-estruturas 1:• Interacção de terminais portáteis com servidores e bases de dados• Trabalhar on-line ou off-line: > Sincronização de dados > Emulação de terminal VT220, 5250 > Client Server• Comunicações: > RS232 > IRDA > Bluetooth > GSM/GPRS > Radio 802.11b.Infra-estruturas 2:• Estudos de cobertura• Segurança.

MAN007 – 7 horas

e- GovernmentPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação os participantes deverão perceber a importância de que a informatização é a chave e o único caminho a seguir para a modernização administrativa e o melhor cartãode visita para a sua visibilidade externa.

ConteúdosQualquer tecnologia só faz sentido de existir se tiver utilidadeno nosso dia a dia, e se de alguma forma facilitar a nossa vida. Tem de ter utilidade prática e ela própria incentivarà sua utilização. Se assim não for, por mais revolucionáriae inovadora que essa tecnologia seja nunca terá o interesseda sociedade a funcionar como o seu motor impulsionador.De uma perspectiva totalmente diferente, mas com o mesmo fim, a razão da existência de qualquer organismo públicoé servir-nos a todos nós enquanto cidadãos.Tendo por base estes dois patamares, com objectivos complementares, surge o conceito de e-Government.Neste momento a questão que se coloca é:“Mas afinal o que é o e-Government?”O e-Government não é mais do que a utilizaçãodas potencialidades das novas tecnologias dos sistemasde informação, e colocá-las ao serviço dos organismos públicosde forma a aproximá-los tanto quanto possível do cidadãoe das empresas, tentando minimizar, ou até mesmo eliminar,essa barreira que muitas vezes se coloca entre ambos e criaruma relação de confiança entre ambas as partes.

12

MAN008 – 7 horas

PESI – Planeamento Estratégico de Sistemasde InformaçãoPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

Objectivos• Clarificar os modelos actuais de processos de negócio e organizacionais• Clarificar os problemas actuais das TI/SI• Clarificar a visão e a especificação da nova infra-estrutura de SI/TI• Proporcionar cenários de solução/investimento que possibilitem à Gestão de Topo decidir o tipo de mudança a implementar• Definir um Plano de passagem da situação actual para a desejável e garantir um novo alinhamento estratégico de médio prazo para as TI/SI.

Conteúdos• Uso estratégico da tecnologia para gerir dados como um activo da organização• Standartização do vocabulário, facilitando a comunicação e reduzindo redundância e inconsistência de dados• Produção de documentação para ajudar a melhorar a compreensão dos processos de negócio e organizacionais• Produção de modelos a serem usados para explicar o negócio e ajudar a identificar o impacto de mudanças organizacionais• Elaboração das políticas de gestão e de decisão • Obtenção de uma visão da integração dos sistemas actuais com os novos• Obtenção de uma aproximação ao problema e respectiva solução de uma forma imparcial, objectiva e compreensiva• Identificar os benefícios e impacto dos novos sistemas e softwares• Tornar mais fácil a “acomodação” da dinâmica de mudança organizacional, como é o caso de integração funcional e departamental.

MAN009 – 7 horas

TOGAF – Arquitecturas SI/TInas Empresas: Dados, Aplicações e TecnologiasPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão perceber qualo equilibrio mais adequado entre eficiência das TI’s e inovaçãono negócio.

ConteúdosDesenvolver uma arquitectura global de SI/TI, justifica-se, nomeadamente: pela necessidade de definir com rigor quaisos recursos fundamentais, tecnológicos e de processos,e as suas relações e interdepências ambas, necessárias para colocar à disposição da organização, visando o desenvolvimento da estratégia de SI/TI de forma alinhada com a estratégiae requisitos do negócio.Uma arquitectura de SI/TI bem executada, aporta benefícios importantes para o desempenho do negócio resultantes dos seguintes ganhos:• Maior eficiência das operações de TI’s: > Redução de custos de desenvolvimento de software, de suporte e de manutenção > Melhoria na inter-operacionalidade dos sistemas e da facilidade da gestão da rede > Maior capacidade de assegurar funções criticas, como seja a segurança• Maior retorno sobre o investimento em SI/TI: > Redução da complexidade da infraestrutura de TI’s > Redução do risco global de novos investimentos e dos custos de apropriação (“ownership”)• Maior eficácia e economia do “procurement”: > Maior simplicidade das decisões de aquisição, porque a informação que regula a compra está pronta e disponível sob um formato coerente e fundamentado.

ManagementOrganizacional

13

MAN010 – 7 horas

COSO – Enterprise Risk ManagementPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão ser capazes de encontrar as respostas às questões formuladas, começando com uma abordagem sistemática orientada à definição de objectivos e riscos classificados segundo a seguinte hierarquia: estratégico operacional “reporting” conformidade.

ConteúdosA Lei Sarbanes-Oxley procura, por meios tangíveis, “reparar” a perda da confiança da sociedade em geral que pendia sobre os líderes empresariais e enfatizar a importância dos padrões éticos na preparação das informações financeiras que são reportadas aos investidores.Segundo Derek Higgs Report: “A Governança empresarial estabelece a arquitectura de responsabilidades – estruturas e processos – para garantir que a empresa é administrada no interesse dos seus donos.”

O que os responsáveis das Organizações deverão perguntar-se sobre a relação entre a Lei Sarbanes-Oxley e a Gestão do Risco, é:• Detemos um entendimento claro sobre os riscos associados aos requisitos da Sarbanes Oxley? O que pode acontecer e qual o impacto na Organização? Estamos preparados?• A nossa estrutura de controlo interno é adequada às necessidades do negócio e está alinhada com o requisitos da nova legislação?• A nossa estrutura de controlo está alinhada com os padrões internacionais (ex.:COSO)?• De quem é o trabalho de identificar, medir e controlar os nossos riscos? As responsabilidades já foram estabelecidas?• Quais as melhores práticas de controlo e gestão de riscos disponíveis?• Existem sistemas de controlo e gestão que indiquem eventuais falhas de controlo (ex.: fraudes, perdas)?• Os indicadores de controlo do risco que utilizamos na monitorização do negócios são adequados?

MAN011 – 21 horas

Prestação de Serviços de SI/TIC segundo um paradigma de Gestão de Processos de Cadeia de ValorPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosGerir processos (quais processos?) e sob que paradigma (Customer Care?) é uma linguagem normalmente associadaa processos de compras, de produção, de venda, e de serviçospós-venda, em sectores de actividade diversos. No finalda formação, os formandos deverão ser capazes de sabercomo estruturar e gerir esses processos.

ConteúdosA nossa proposta baseia-se na interpretação e na aplicação a casos reais do referencial ITIL (IT Infrastructure Library) desenhados e apresentados numa plataforma de “Business Process Management”. • ITIL Fundamentals• Apresentação e discussão do referencial ITIL segundo uma abordagem de gestão de risco de processos de SI/TIC suportado numa plataforma de “BPM”• Construção de “road map” e discussão de um caso de estudo.

MAN012 – 7 horas

Sistemas Integradosde GestãoPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão ser capazes de compreender o significado de integração, reconhecer os actuais Sistemas de Gestão, fazer avaliação do risco e identificar a abordagem da BSI para a avaliação e Certificação.

Conteúdos• O que significa “integração”• Actuais Sistemas de Gestão• Uma Framework para a integração• Abordagem por Processos• Avaliação do Risco• Gap Analysis• Monitorização e Medição• Abordagem da BSI para Avaliação e Certificação.

ManagementOrganizacional

14

MAN013 – 14 horas

Implantação de um Sistema Integrado de GestãoPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão ser capazes de compreender o conceito de IMS e Modelos de Sistemas de Gestão. Saber estabelecer políticas de planeamento e controlo, elaborar documentação e realizar avaliação e auditorias.

Conteúdos• Introdução e benefícios de um IMS• Introdução aos modelos de Sistemas de Gestão• Processos e desenvolvimento de Processo• Políticas e Planeamento• Implementação e controlos• Documentação• Avaliação de desempenho e auditorias• Revisão da Gestão• Planeamento de Projectos.

MAN014 – 7 horas

COBIT – IT GovernancePré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosIdentificar o COBIT como uma abordagem e metodologiade controlo e acompanhamento de objectivos.

Conteúdos• O COBIT como uma abordagem e metodologia de controlo e acompanhamento de objectivos • Quais os objectivos que os SI/TI devem cumprir para que, por sua vez, os objectivos de negócio sejam atingidos• Acompanhar e controlar os processos de SI/TI associados ao ciclo de gestão correspondente, desde o seu Planeamento e Organização, até à Monitorização, passando pela Aquisição/ Implementação das Soluções e pelo Suporte e Entrega dos Serviços que constituem o propósito da sua implementação• Boas práticas de auditoria e de reporting.

MAN015 – 7 horas

BPI – Business Processes ImprovementPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão saber como concretizar os passos necessários ao cumprimento de objectivos organizacionais através da capacidade da monitorização da “performance” dos processos, rumo ao “Corporate Performance Management”, suportado no modelo segundo a Gartner Group: Processos Métricas Metodologias (COSO COBIT EFQM BSC ABC).

ConteúdosCadeias de Valor Macro-Processos de Cadeias de Valor Processos da Cadeia de Valor Processos de Suporte Actividades Tarefas Produtos de Trabalho de entrada e saída dos processos Objectivos e Factores Críticos de Sucesso do Processo Eventosde Risco que podem comprometer quer, os FCS quer, os objectivos Indicadores de Desempenho de monitorização dos objectivose de controlo dos eventos de risco Iniciativas Preventivasde Mitigação do Risco Reorganizaçao de Processos Manuaisde Processos Planos de Implementação de Processos Planosde Formação e Acção Gestão da Mudança.São muitas palavras que se revestem de significados diversos se tratadas de forma desconexa, desprovidas de contexto e sem uma abordagem metodológica associada ao seu desenvolvimento harmonioso e integrado.

ManagementOrganizacional

15

MAN016 – 70 horas

Certificação Six Sigma nível Green Belt sob a chancela BSIPré – Requisitos: Curso certificado com a duração de 10 dias distribuídos por dois blocos de cinco dias cada. Entre os dois módulos é recomendável existir um período de tempo entre3 a 6 semanas, período este, destinado a consolidar conhecimento apreendidos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão saber:• De que forma a estratégia dMAIC pode ser um sucesso quando aplicada aos projectos dentro da organização• De que forma ferramentas quantitativas e estatísticas podem ser usadas por forma a aumentar a probabilidade de sucesso dos projectos • De que forma as ferramentas avançadas podem ser usadas para encurtar o planeamento de projectos e assegurar a obtenção dos resultados definidos• De que forma lidar com as questões da gestão de mudança num ambiente de melhoria contínua dos processos.

Conteúdos• Conhecer o conceito• Criação do Ambiente favorável• Desenvolver métodos rigorosos• Treinar os colaboradores• Definir processos e indicadores• Escolher processos a melhorar• Levar a cabo os projectos de melhorias.

MAN017 – 7 horas

Arquitecturas .NetPré – Requisitos: Não há pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes utilizar o XML, sem sobressaltos para o mundo das SOA – Service Oriented Architecture.

Conteúdos• Pressões sobre arquitecturas SI/TI• Arquitecturas orientadas a componentes SOA• SOA e BPM – Business Process Modeling• Biz Talk: arquitectura, adaptadores, Biz Talk e Web Services, suite de ferramentas, transacções, segurança• Demonstrações e Casos Práticos.

MAN018 – 4 horas

EAI & Federação de Dados –A importânciada Gestão da MetadataPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão perceber a automatização de processos tendo em vista a construção de empresas de resposta imediata, implica a necessidade de federar a semântica das organizações ou seja a necessidade que temos que os nossos sistemas falem todos a mesma linguagem.

Conteúdos• Arquitecturas SI/TI – Federação de Dados• ETL e Integração de Dados• Visão Ascential.

MAN019 – 21 horas

Strategic Product Management for MarketersPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosEste curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos, competências e ferramentas para, efectivamente, planear e comercializar produtos e serviços de tecnologia.

ConteúdosEste curso é baseado no Product Manager’s ToolkitTM (PMTK) e no PMTK Action Model – um conjunto completo de templates práticos para planeamento e marketing de produto com um processo associado que configura as melhores práticas para a criação e comercialização, com sucesso, de produtos orientados ao negócio.

• Introdução• Papeis e objectivos• Mix da estratégia corporativa• PMTK Action Model• Marketing de Produto• Planeamento de Produto• Eficiência do Processo• Fundamentos do Planeamento• Planeamento do Negócio• Caso de Negócio e respectiva apresentação• Visão Geral do Mercado• Planeamento de Mercado• Plano de Marketing• Exercício Geral.COPYRIGHT © 2006 SINFIC, SA. COPYRIGHT CONTEÚDOS © 2006 BLACKBLOT.USADO COM PERMISSÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

ManagementOrganizacional

16

MAN020 – 21 horas

Strategic Product Management for PlannersPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosEste curso pretende dotar os participantes das competências e ferramentas para, efectivamente, contribuir para as actividades de planeamento de mercado de negócio.

Conteúdos• Introdução• Papeis e objectivos• Mix da estratégia corporativa• PMTK Action Model• Marketing de Produto• Planeamento de Produto• Eficiência do Processo• Fundamentos do Planeamento• Planeamento do Negócio• Caso de Negócio e respectiva apresentação• Planeamento de Mercado• Plano de Marketing• Exercício Geral.COPYRIGHT © 2006 SINFIC, SA. COPYRIGHT CONTEÚDOS © 2006 BLACKBLOT.USADO COM PERMISSÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

MAN021 – 7 horas

Interactividadee ComunicaçãoPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosEste curso proporciona aos participantes, o conhecimento, competências e ferramentas para comunicar com diferentes tipos de audiência e indivíduos com que se cruzam na qualidadede gestores do produto.

Conteúdos• Universo das Soft Skills• Competência de Negócio• Competência Social• Competência Pessoal• Marketing Interno.COPYRIGHT 2006 SINFIC, SA. COPYRIGHT CONTEÚDOS © 2006 BLACKBLOT.USADO COM PERMISSÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

MAN022 – 7 horas

Relações InterpessoaisPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

Objectivos• Identificar os principais obstáculos à utilização de competências interpessoais• Compreender a natureza dos componentes do processo interpessoal• Compreender o conjunto de técnicas necessárias para as competências interpessoais• Usar estas técnicas para construir um processo interpessoal• Explicar os benefícios de ter excelentes competências interpessoais.

Conteúdos• O que é o ITIL?• O contexto organizacional• Competências emocionais vs competências técnicas• A visão dos activos da organização• Capital conhecimento• Capital emocional• Tipos de comportamentos• Estilos• Inteligência emocional• Competências pessoais e sociais• Estados de espírito.

ManagementOrganizacional

17

MAN023 – 7 horas

Gestão das Relações com Clientes (Customer Relationship Management)Pré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

Objectivos• Compreender a importância das relações com clientes• Identificar os componentes da gestão de relacionamentos com clientes ou Customer Relationship Management (CRM)• Descrever factores que podem causar a falha de CRM• Compreender as várias formas como você, enquanto colaborador de uma organização, pode afectar o CRM• Usar os temas abordados para dar, à sua função, um contexto mais centrado no cliente• Identificar tipos de clientes e reconhecer o seu potencial impacto no negócio da sua organização.

Conteúdos• O que é o ITIL?• O que é Gestão da Relação com Clientes?• Gestão da relação com clientes como produto e processo• Serviço ao Cliente como um processo• Identificação de clientes (internos e externos)• Expectativas de clientes e soluções centradas nos clientes• Gestão de clientes, valor de clientes e serviço ao cliente• Hierarquização de serviço ao cliente• Clientes e cultura organizacional• Medir a gestão de relacionamento com clientes• Problemas, análise de processo e momentos da verdade• Melhores práticas, melhoria contínua e clientes• Gestão relação com clientes como um processo de negócio• Gestão relação com clientes, comunicação e pessoas• Falhas da gestão da relação com clientes e suas causas.

MAN024 – 7 horas

Resolução Criativade ProblemasPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

Objectivos• Identificar os principais obstáculos que fazem com que os problemas não sejam resolvidos nas organizações• Compreender as componentes necessárias para resolução – com sucesso – de problemas• Compreender a importância da actividade de resolução de problemas• Usar técnicas de resolução de problemas para aumentar a produtividade e lucros• Compreender os benefícios de ter uma aproximação eficaz e pró-activa à resolução de problemas.

Conteúdos• O que é o ITIL?• O que é um problema?• Porquê resolver problemas?• O processo de resolução de problemas• Tipos de problemas• Requisitos necessários à resolução de problemas• Técnicas de resolução de problemas• Objectividade (factos e números)• Causas e sintomas• Busca de soluções para problemas• Benchmarking e melhoria contínua• Porque pode falhar a resolução de problemas?

ManagementOrganizacional

18

MAN025 – 7 horas

Tratamento Eficientede ReclamaçõesPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

Objectivos• Definir o que é uma reclamação• Compreender a razão pela qual os clientes reclamam• Descrever as componentes de um processo de tratamento de reclamações• Explicar os vários requisitos de documentação• Usar traceabilidade e análise de tendências para melhoria contínua da actividade• Compreender como uma aproximação mais profissional da organização ao tratamento de reclamações pode conduzir a uma maior satisfação dos clientes.

Conteúdos• O que é o ITIL?• Reclamações e a Organização• Porquê tratar reclamações?• Clientes internos e externos• O que são reclamações• Clientes: perspectivas, percepções e expectativas• Realidade e reclamações: factos vs. sentimentos• Lidar com percepções• Lidar com expectativas• Processo de tratamento de reclamações• Construir o processo• Documentação• Formulação de soluções• Dono do processo• Falhas no processo de reclamações.

MAN026 – 7 horas

Técnicas Eficazesde Apresentação em PúblicoPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

Objectivos• Identificação dos principais obstáculos a apresentações eficazes• Compreender a natureza do processo por detrás da eficaz apresentação de informação a uma audiência• Compreender um conjunto de técnicas e ferramentas de apresentação• Usar técnicas para construir um processo que assegure o desenho e entrega de apresentações profissionais numa base consistente• Compreender os benefícios de ter uma abordagem profissional das apresentações, independentemente da audiência a que se destina.

Conteúdos• O que é o ITIL?• Técnicas de apresentação e a Organização• Comunicação• Barreiras à comunicação eficaz e sua eliminação• O(a) Apresentador(a) (comportamentos e hábitos)• Preparação da apresentação• Preparação da apresentação (objectivo estrutura informação dados contexto audiência)• O momento da apresentação (início cuidados ruído)• Auxiliares visuais• Transições, Perguntas e Repostas, desafios da audiência• Utilização de notas da apresentação.

ManagementOrganizacional

19

MAN027 – 14 horas

Gestão do TempoPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

Objectivos• Identificar os principais obstáculos à gestão eficaz do tempo no seu dia-a-dia• Compreender a natureza da gestão de tempo• Compreender um conjunto de ferramentas, técnicas e conceitos para gestão do tempo• Usar técnicas para construir um processo eficaz de gestão de tempo que visa aumentar a produtividade e reduzir stress• Compreender os benefícios de usar um processo de gestão de tempo.

ConteúdosO que é a gestão de tempo?1. O tempo enquanto uma commodity2. Hábitos essenciais3. Tipos de tempo4. Sobre-estimação e Sub-estimação de tempo.

Princípios de Gestão do tempo1. Princípios2. Matriz de dispêndio de tempo3. Quadrante 24. Gestão baseada no tempo.

Trabalho produtivo1. Ocupado vs. produtivo2. Indecisão e atraso3. Excesso de trabalho4. Urgência vs. importância5. Prioritização.

Gestão de crises1. Proactivo vs. reactivo2. Porque razão ocorrem crises3. Antecipando e prevenindo crises.

Planeamento1. O que é um plano?2. Informação e planeamento3. Sistemas de gestão de tempo4. Objectivos5. Cascatas6. Plano diário.

Dicas e técnicas1. Logs de tempo2. Tempo de qualidade3. Gestão de documentos4. Gestão de interrupções5. Gestão do espaço de trabalho6. Gestão do telefone7. Utilização de agendas pessoais8. Utilização do Microsoft Outlook.

MAN028 – 7 horas

O Trabalho em OrganizaçõesPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

Objectivos• Compreender a organização em termos de ambientes internos e externos• Avaliar o ambiente competitivo e a forma como o ciclo de vida dos produtos influencia a direcção que as organizações tomam• Compreender o conceito de Vantagem Competitiva e como isso influencia o sucesso de todas as organizações• Detalhar o modelo das 5 forças competitivas• Compreender a relação entre estratégia e a organização• Identificar a melhor estratégia para a sua Organização.

Conteúdos• O que é o ITIL?• O ambiente externo da organização (Político, Económico, Social, Tecnológico)• O ambiente interno (clientes, fornecedores, parceiros, distribuidores, concorrentes, investidores)• O ambiente competitivo• Vantagem competitiva• O modelo das 5 Forças• Estratégia e a Organização (princípios de estratégia e seu impacto na organização).

MAN029 – 4 horas

Workshop Managing eLearning• eLearning: > Quando acontece? > Aspectos diferenciadores > eLearning como componente estratégica da gestão de capital humano• Plano estratégico de eLearning: > Aspectos específicos da gestão de um projecto eLearning > Fase de Análise > Fase de Planeamento > Fase de Implementação > Fase de Avaliação.

ManagementOrganizacional

20

MAN030 – 4 horas

Workshop Concepçãoe Desenvolvimentode Conteúdos para Formação a Distância (Instructional Design)• Individualização da aprendizagem• As especificidades do desenvolvimento de conteúdos para a Formação a Distância• Instructional Design: modelos de referência para o desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem• As fases do Instructional Design: > Análise > Concepção > Desenvolvimento > Implementação > Avaliação.

MAN031 – 4 horas

Workshop eLearning: Tecnologias e Processos• Tecnologias de suporte ao eLearning: quais são?• Selecção de tecnologias: > Análise de contexto humano > Análise de contexto tecnológico• Produção de conteúdos de aprendizagem: ferramentas e modelos: > O conceito de “Learning Object” > Standards em eLearning• Disseminação de eLearning: > Plataformas assíncronas - LCMS, LMS > Plataformas síncronas > Ferramentas de Avaliação > Ferramentas colaborativas.

MAN032 – 4 horas

Workshop Introduçãoao eLearning• O que é eLearning?• Como e quando surgiu o eLearning?• E hoje, porquê eLearning?• Quais as particularidades de um projecto de eLearning?• Existem standards em eLearning?• Quais as ferramentas de eLearning?• Pode o eLearning ser estratégico para uma organização?

MAN033 – 4 horas

Workshop Da Gestão de Recursos Humanos à Gestão Integrada de Talentos• Gestão de Recursos Humanos Tradicional vs Gestão de Talentos• Componentes da Gestão de Talentos: > Gestão de competências > Gestão de formação > Gestão de desempenho > Gestão de carreira e sucessões > Gestão de compensações e benefícios• Soluções tecnológicas de suporte à gestão de talentos.

MAN034 – 21 horas

Concepção e Desenvolvimentode Conteúdos para eLearningPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Saber as principais regras a tomar em consideração para o desenvolvimento adequado de conteúdos para a formação online, especificamente sobre questões de adequação ao público-alvo e respectivas condicionantes de acesso: acessibilidade, interactividade, navegação e animação.• Reconhecer os principais standards tecnológicos para o desenvolvimento de conteúdos de formação a distância, reconhecendo os seus benefícios.

Conteúdos• A metodologia de Instructional Design• Ferramentas de desenvolvimento de conteúdos para formação online: > Ferramentas de autor > Editores online• Standards Tecnológicos da Produção de Conteúdos para eLearning: > Principais referências > Reflexo no processo de Instructional Design > Benefícios de implementação de Standards.• Análise do Público-alvo• Estratégias de Interacção e dinamização de conteúdos para formação online• Concepção gráfica – conceitos básicos.

ManagementOrganizacional

21

MAN035 – 14 horas

SCORM 1.2 e 2004Pré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

Objectivos No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Conhecer o funcionamento do standard SCORM• Desenvolver pacotes de conteúdos aplicando as normas SCORM 1.2 e SCORM 2004.

Conteúdos• SCORM – Origem, necessidades e vantagens• Definição de Objectos• Componentes SCORM – Content Aggregation Model, Run Time Environment, Sequencing and Navigation• Exemplos práticos de comunicação SCORM• Desenvolvimento de pacotes SCORM.

MAN036 – 14 horas

Gestão Integrada de Recursos Humanos: O ciclo da Gestão de TalentosPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Reconhecer a mudança de paradigma da gestão de pessoas nas organizações• Conhecer os vários componentes da gestão de talentos• Conhecer os meios de implementação de um sistema de gestão de talentos.

Conteúdos• Gestão de Recursos Humanos Tradicional vs Gestão de Talentos• Alinhamento da Gestão de Talentos com objectivos estratégicos da organização• Gestão de competências• Gestão de formação• Gestão de desempenho• Carreira e sucessões• Compensações e benefícios.

MAN037– 14 horas

Normas e Referenciais para a Gestão de Recursos Humanos Pré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Saber as principais referências e normas para a implementação de sistemas de gestão de recursos humanos• Reconhecer os benefícios de implementação de normas e referenciais para a implementação de sistemas de gestão de recursos humanos• Conhecer os principais instrumentos de trabalho associados a normas e referenciais da gestão de recursos humanos.

Conteúdos• A importância e benefícios de implementação de um sistema de gestão de recursos humanos com base em normas ou referenciais• Normas e referenciais para sistemas de gestão de recursos humanos: > CMMI - People Capability Maturity Model > Norma 4427: 2004 > Referencial Investors in People• Aplicação e manutenção de normas e referenciais de gestão de Recursos Humanos: instrumentos de trabalho e respectiva utilização.

ManagementOrganizacional

22

MAN038 – 14 horas

Implementação de uma Estratégia de Gestãode TalentosPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Reconhecer a importância estratégica da Gestão de Talentos• Planear um modelo de gestão de talentos e respectiva metodologia, adequada à realidade da organização • Conhecer o contexto de implementação do sistema de gestão de talentos, adequando as acções a tomar a esse mesmo contexto.

Conteúdos• A análise de contexto interno de actuação da função “Gestor de Talentos”• Desenhar um modelo de gestão de talentos: > Referências > Fases > Intervenientes > Instrumentos.• Suporte Tecnológico: > Análise de necessidade > Levantamento de requisitos.• Medidas de gestão de talentos: > Gestão da mudança > Implementação de processos > Monitorização do impacto.

MAN039 – 7 horas

Métricas na Gestão de Capital HumanoPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Reconhecer a importância das métricas de capital humano para uma organização• Conhecer as principais métricas de capital humano• Saber os impactos da mensuração de aspectos relativos à gestão de capital humano na organização.

Conteúdos• Resultados para Informar vs. Resultados para Decidir:• O que é importante medir?• O que é mensurável?• Definir indicadores para gestão do capital humano: > Indicadores para informar > Indicadores para decidir• Procedimentos para extrair indicadores de capital humano• Ferramentas para recolha de dados• Avaliar o impacto do capital humano nos objectivos do negócio.

ManagementOrganizacional

23

MAN040 – 14 horas

Gestão da FormaçãoPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Reconhecer a mudança de paradigma na gestão estratégica da formação• Conhecer pontos-chave de actuação de uma gestão integrada de formação• Compreender e gerir o impacto da gestão integrada da formação.

Conteúdos• A formação orientada aos resultados do negócio• Mapa de competências da organização: O real vs. O ideal• Alinhamento da formação às necessidades do negócio• A formação como potenciador de inovação• As fases do ciclo de formação• Análise das necessidades de formação• Planeamento da formação• Disseminação e acompanhamento da Formação• Avaliação da formação (o modelo de avaliação de Kirckpatrick): > Avaliação da reacção dos participantes ao sistema > Avaliação dos conhecimentos dos participantes > Avaliação do comportamento dos participantes > Avaliação dos resultados da formação e respectivo impacto• Ferramentas para a gestão estratégica de formação• Sistemas de Gestão de Formação / Aprendizagem: alinhamento com a gestão de competências• Sistemas de Gestão da Avaliação.

MAN041 – 14 horas

Gestão de DesempenhoPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Reconhecer a importância dos diferentes modelos de gestão de desempenho na organização• Conhecer modelos de avaliação de desempenho.

Conteúdos• Gestão de Desempenho• Planos de desempenho e planos de desenvolvimento• Definição de objectivos SMART (specific, measurable, attainable, realistic, timely)• Acompanhamento do cumprimento dos objectivos• Modelos de avaliação de desempenho > Avaliação directa, Avaliações multi-avaliador, 360º, etc.• Indicadores e métricas da avaliação de desempenho• Entrevistas e comunicação de resultados.

MAN042 – 14 horas

Planeamento de Carreirase SucessõesPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Reconhecer a importância estratégica do planeamento de carreira e sucessões na sustentabilidade da organização• Conceber um plano de carreira e sucessão.

Conteúdos• Carreira e Desenvolvimento: > Perfis de competências e perfis funcionais > Planos individuais de desenvolvimento > Plano de carreira (Career Path) > Aspectos a ter em conta na progressão de carreira - Competências e responsabilidades - Remuneração e benefícios• Planeamento de Sucessões: > A avaliação de desempenho e de competências > Posições críticas/funções sensíveis > Pools de talentos• Desenho de plano de carreira e sucessão.

MAN043 – 14 horas

Compensações e BenefíciosPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Perceber o papel das compensações e benefícios na gestão de talentos• Conhecer as várias modalidades de compensações e benefícios• Reconhecer a relação entre desempenho e compensações e benefícios.

Conteúdos• Sistema de compensações e benefícios e desempenho: > Sistemas remuneratórios com base no desempenho > A importância de um modelo de compensações e benefícios objectivo > Impactos da implementação de um sistema e compensações: comunicação, expectativas e motivação > O papel das compensações: - Compensações a curto-prazo - Compensações a longo-prazo > Benefícios como estratégia para retenção de talentos > Benefícios não-financeiros.• Criação de um modelo de compensações e benefícios: > Factores a ter em conta > Compensações off-cycle.

ManagementOrganizacional

24

MAN044 – 14 horas

Gestão de CompetênciasPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Reconhecer a importância da gestão de competências• Conhecer os pontos-chave de actuação para a definição de um modelo adequado de gestão de competências• Entender o impacto da implementação de um modelo de gestão de competências.

Conteúdos• A gestão de competências: > Mapeamento de competências > Perfil de competências > A gestão de competências e os planos de carreira > O desenvolvimento das competências > Modelos de avaliação de competências > Ferramentas de gestão de competências > O impacto da gestão de competências na organização > Antecipar necessidades de competências.

MAN045 – 14 horas

Metodologias e Técnicasde Auditoria em Gestãoda QualidadePré Requisitos: Conhecimento das normas ISO 9000.

ObjectivosCapacitar os formandos para a utilização de ferramentas, metodologias e técnicas que permitem realizar e concluir eficazmente uma auditoria aos seus sistemas de gestão da qualidade.

ConteúdosGestão da Qualidade• As normas ISO 9000• Vocabulário da Qualidade• Princípios da Gestão da Qualidade• Abordagem por processos• A ISO 9001:2008 – Identificação e análise dos requisitos• Documentação do Sistema de Gestão da QualidadeAspectos Gerais das Auditorias• Referenciais de auditoria• Aspectos técnicos de uma auditoria• Aspectos comportamentais de uma auditoriaPreparação da auditoriaRealização da auditoria e reportar constataçõesActividades pós-auditoria• Acompanhamento das correcções, acções correctivas e acções preventivas.

ManagementOrganizacional

SegurançaeDefesa

28

Segurançae Defesa

SED001 – 7 horas

Introdução à Norma ISO 27001 e ISO 27002:2005 Pré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosEste curso explora em profundidade todas as implicações da Norma de Gestão de Segurança da Informação (ISO27001: 2005) no negócio. No final da formação, os participantes vão saber: • Informações de segurança • O objectivo da norma • Gestão de objectivos e de controlos • As implicações da aplicação da norma ISO 27001:2005 numa organização • As implicações da certificação e as pressões comerciais • As sanções por incumprimento.

Conteúdos• Introdução à Segurança da Informação: princípios básicos, mitos e realidade • Necessidades das empresas: comerciais e implicações jurídicas • Introdução ao standard ISMS: história, desenvolvimento e situação actual • Certificação: O processo de manutenção • Acreditação: evolução actual, as opções• Desenhar e implementar um sistema de gestão: > Política > Alcance > Avaliação de Risco > Gestão de Riscos > Declaração de Aplicabilidade > Factores críticos de sucesso • Fórum aberto.

SED002 – 21 horas

ISO 27001 –Curso de ImplementaçãoPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosO objectivo deste curso é proporcionar aos participantes as competências necessárias para implementar um ISMS compatível com os requisitos da norma ISO 17799 e que satisfaça os requisitos de certificação da ISO 27001.

Conteúdos • Determinação do âmbito e Política de Segurança de Informação • Identificação dos activos de informação • Determinação de riscos e impactos • Identificação dos objectivos de controlo e dos controlos • Definição e implementação de políticas • Produção e implementação de políticas, normas e procedimentos • Requisitos documentais do ISMS • Sensibilização da formação • Processo de certificação • Elaboração de um Plano de Implementação ISMS.

29

SED003 – 35 horas

ISO / IEC 27001 - Implementador CoordenadorPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosEste curso visa dotar os participantes das competências e ferramentas necessárias à implementação de um ISMS que cumpra os requisitos de certificação estipulados no referencial BS ISO/IEC 27001:2005, baseado no código de boas práticas apresentado pelo referencial BS ISO/IEC 27002:2005, preparando-os simultaneamente para o Exame de Certificação enquanto Implementador Coordenador.

Conteúdos• Overview da Segurança de Informação• Papéis e responsabilidades no desenvolvimento de um ISMS • Determinação do âmbito ISMS • Estabelecimento da política de Segurança da Informação• Determinação do Risco e Impacto• Identificação do objectivo de controlo da ISO27001• Análise GAP da ISO27001 • Elaboração do plano de execução de um projecto ISMS • Produção e implementação de políticas, normas e procedimentos • Security Awareness Training (SAT)• Gestão de Incidentes• Gestão da Continuidade de Negócio• Definição de métricas para a segurança ISMS (processos e controlo)• Requisitos documentais do ISMS• Processo de certificação • Exame de Certificação ISO / IEC 27001:2005.

SED004 – 14 horas

Auditor Interno: ISO 27001Pré – Requisitos: não existem pré - requisitos específicos.

ObjectivosFornecer uma orientação prática e experiência no planeamento, execução e comunicação de Auditorias a Sistemas de Gestão de Segurança de Informação. A Segurança de Informação é hoje reconhecida como um importante processo de negócio que, se não for gerido de forma correcta e eficiente pode ter impacto na organização, influenciando a sua capacidade de entregar os seus produtos e serviços aos clientes. A falta de segurança tem também impacto (ou poderá ter) nas receitas. Neste curso, os formandos poderão adquirir competências altamente especializadas e conhecimentos práticos para avaliar uma organização quanto à sua capacidade de Gestão de Sistemas de Segurança da Informação.

Conteúdos• Como a ISO27001 pode dar os conhecimentos básicos para uma auditoria• Identificar as fases da realização de auditorias: > Princípios de auditoria > Gerir um programa de auditoria > Actividades de auditoria > Início da auditoria > Preparação para auditoria > Realização de auditoria > Encerramento da auditoria > Auditoria de acompanhamento.

Segurançae Defesa

30

Segurançae Defesa

SED005 – 35 horas

ISO 27001 – Auditor CoordenadorPré – Requisitos: não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosEste curso intensivo de cinco dias prepara participantes para o processo de qualificação para a ISO 27001:2005.

Conteúdos• Informações de segurança• A importância da segurança da informação • ISO 27001 • Ameaças à segurança e vulnerabilidades • Gestão dos riscos de segurança • Selecção dos controlos de segurança • Como construir um Sistema de Gestão de Segurança de Informação (ISMS) • Técnicas de auditoria ISO27001 • Gerir e liderar uma equipa de auditoria• Técnicas de entrevista • Relatório de auditoria • Exame de certificação.

SED006 – 14 horas

BS 7799-3 - Boas Práticas de Segurança da Informação em Gestão do RiscoPré-requisitos: Os formandos devem estar familiarizados com os conteúdos e conceitos, tanto da ISO / IEC 17799 e da ISO / IEC 27001.

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão ter uma boa compreensão de:• Diferentes fases do Processo de Gestão do Risco, tal como é apresentado na BS7799-3• Gestão do Risco em Informação – Estudo de Caso• Definições e termos chave em Gestão do Risco• Diferentes abordagens em Gestão do Risco• Âmbito da avaliação do risco• Realização de uma avaliação do risco• Tratamento do Risco• Gestão do Risco – actividades em curso.

Conteúdos• Relação entre a BS 7799-3 e ISO 27001 • Benefícios da Gestão do Risco de Informação • Âmbito • Análise de impacto nas empresas • Identificação das ameaças• Identificação e quantificação do risco • Avaliação e Tratamento do Risco • Controlo do Risco.

31

SED007 – 7 horas

Introdução à BS 25999Pré - Requisitos: Não existem requisitos prévios formais.

Objectivos No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Compreender o conceito de Business Continuity Management (BCM) • Descrever os benefícios da BS25999 para uma organização• Identificar e sequenciar os elementos do ciclo de vida BCM • Saber como a BS25999 pode ajudar uma organização a identificar e gerir potenciais problemas de negócio • Reconhecer a importância da continuidade de negócio para a gestão de topo.

Conteúdos Este curso permite aos participantes obter uma sólida compreensão da Gestão de Continuidade de Negócio. Este curso introdutório é baseado nas boas práticas e directrizes para a continuidade de negócio “Business Continuity Management - Código de Prática” apresentado pelo BSI, BS 25999-1:2006.

Destinatários• Gestores de Continuidade de Negócio • Gestores de Risco • Gestores de Qualidade • Gestores de TI • Profissionais de Segurança de Informação • Consultores • Auditores internos e externos responsáveis por auditar as práticas de Continuidade de Negócio• Outros profissionais interessados ou envolvidos com a introdução BS 25999 numa organização.

SED008 – 14 horas

BS 25999 – Curso de ImplementaçãoPré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:• Articular os requisitos descritos na BS 25999-2:2007, Business Continuity Management-Parte 2• Descrever e aplicar as 6 etapas do ciclo BCM • Implementar um sistema de gestão da continuidade de negócio• Utilizar as boas práticas e técnicas contidas na BS 25999-1.

ConteúdosEste curso fornece aos participantes as ferramentas práticas e métodos de aplicação da Gestão de Continuidade de Negócio. Este curso é baseado na aplicação das boas práticas de Business Continuity Management (BCM) lançado pelo BSI, BS 25999-1:2006. Os exercícios práticos ajudam os participantes a introduzir o BCM na sua organização, adquirindo os conhecimentos necessários para a posterior implementação do BCM, com base na BS25999.

Destinatários• Todos os interessados na implementação da BS 25999 • Participantes envolvidos no desenvolvimento, operação e / ou manutenção de Sistemas de Gestão de Continuidade de Negócio com base na BS 25999 • Profissionais interessados ou envolvidos na introdução BS 25999 na organização• Gestores de Continuidade de Negócio• Gestores de Negócio• Consultores • Profissionais envolvidos com outros sistemas de gestão.

Segurançae Defesa

32

Segurançae Defesa

SED009 – 14 horas

BS25999 – Auditor Interno Pré - Requisitos: É aconselhável que os participantes tenham um bom conhecimento da continuidade de negócio.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:• Clarificar os diferentes propósitos da BS 25999 Parte 1 e Parte 2• Compreender o Código de Boas Práticas Gestão de Continuidade de Negócio – BS25999-2:2007• Explicar os requisitos da BS 25999-2:2007• Planear auditorias a um Sistema de Gestão de Continuidade de Negócio• Planear e conduzir a abertura, encerramento e reuniões de acompanhamento das auditorias• Articular e apresentar resultados de auditoria• Escrever um relatório de auditoria sucinto.

ConteúdosEste curso auxilia os participantes no desenvolvimento de competências e conhecimentos para a realização de auditorias e auto-avaliações de acordo com as exigências da BS 25999-2:2007, Gestão de Continuidade de Negócio - Parte 2. Através de pequenas actividades grupo, role-plays auditoria, e discussões, os participantes adquirem uma compreensão profunda de como implementar programas de auditoria para uma eficaz Gestão do Sistema de Continuidade de Negócio.

Destinatários • Responsáveis de auditorias a Sistemas de Gestão de Continuidade de Negócio• Todos os que estejam a planear fazer auto-avaliações • Consultores que pretendam realizar auditorias independentes • Profissionais que já são auditores e que irão realizar auditorias a Sistemas de Gestão de Continuidade de Negócio.

SED010 – 35 horas

Lead Auditor: BS 25999Pré – Requisitos: É aconselhável o conhecimento dos princípios de auditoria, mesmo que em outros standards de Sistemas de Gestão.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de:• Coordenar uma auditoria a um Sistema de Gestão de Continuidade de Negócio• Desenvolver um programa de auditoria interna • Levar a cabo uma auditoria a um Sistema de Gestão de Continuidade de Negócio• Esclarecer os diferentes efeitos propostos da BS 25999 Parte 1 e Parte 2 • Explicar os requisitos da BS 25999-2:2007 • Compreender o Código de Prática de Continuidade de Negócio BS25999-1:2006 • Articular e apresentar resultados de auditoria • Gerir com sucesso as entrevistas e comunicação da auditoria• Escrever um relatório de auditoria sucinto• Conduzir a abertura, encerramento e reuniões de acompanhamento da auditoria.

ConteúdosEste curso pretende dotar os participantes das competências e conhecimentos necessários para a realização e condução de auditorias a Sistemas de Gestão de Continuidade de Negócio, de acordo com os requisitos da BS25999-2:2007.O curso explica os princípios e práticas da auditoria independente a Sistemas de Gestão de Continuidade de Negócio e orienta os formandos em todo o processo de auditoria.

Destinatários• Profissionais já responsáveis pela condução, planeamento e coordenação de auditorias• Profissionais de Continuidade de Negócio (BCI, DRII)• Consultores • Gestores de Continuidade de Negócio • Gestores de TI • Profissionais de Segurança de Informação • Auditores Internos e Externos com responsabilidades de auditoria de Sistemas de Gestão de Continuidade de Negócio.

33

SED011 – 7 horas

PAS 77 – Curso de ImplementaçãoPré - Requisitos: Esta formação não tem pré – requisitos específicos.

Objectivos• Compreender todos os requisitos da publicação PAS 77 •Ser capaz de gerir o Processo de Continuidade de Serviços SI/TI, de acordo com PAS77.

ConteúdosEste curso de um dia visa dotar os responsáveis e envolvidos na implementação de um Processo de Continuidade dos Serviços de SI/TI, das competências necessárias à implementação das práticas estipuladas pela publicação PAS77, e que estão alinhadas com os requisitos estabelecidos pelo referencial BS25999 e BS ISO/IEC 20000 e ITIL.

Destinatários • Todos os envolvidos, estratégica ou operacionalmente com o Processo de Continuidade de Serviços SI/TI• Profissionais de Continuidade de Negócio.

SED012 – 7 horas

Introdução à ISO/IEC 20000Pré – Requisitos: Este curso não tem pré – requisitos específicos.

ObjectivosPromover a conformidade com esta norma internacional.

Conteúdos• Definição e Compreensão da ISO/IEC 20000:2005 • Análise do Processo de Certificação• Benefícios da adopção da ISO/IEC 20000:20005.

SED013 – 14 horas

ISO / IEC 20000 –Curso de ImplementaçãoPré-requisitos: É aconselhável que os participantes tenham alguma experiência e conhecimento da norma.

Objectivos • Entender os benefícios de adoptar a norma ISO / IEC 20000 • Ser capaz de identificar em que ponto está a organização e o que é necessário fazer para chegar à certificação• Ser capaz de definir as relações entre os diferentes processos “Service Management”• Ser capaz de compreender e reconhecer o que está dentro e fora do âmbito da auditoria • Preparação para a auditoria ISO / IEC 20000.

Conteúdos• Visão geral da ISO / IEC 20000 • Benefícios da adopção deste standard• Compreender o grau de maturidade em que a organização se encontra e identificar lacunas• Auto-avaliação e construção do estudo de caso• Identificação dos factores críticos de sucesso para a concretização da norma • Planeamento para a melhoria contínua• Preparação para a auditoria ISO / IEC.

Segurançae Defesa

34

Segurançae Defesa

SED014 – 14 horas

Auditor Interno ISO/IEC 20000Descrição Este é um curso intensivo para o Auditor Interno que pretende trabalhar de acordo com os requisitos da norma ISO / IEC 20000:2005.

Destinatários• Todos os que já têm experiência de trabalho com a norma ISO/ IEC 20000:2005 (os participantes que não têm essa experiência são aconselhados a assistir ao curso “Introdução à ISO/IEC 20000:2005”) • Gestores que estejam a coordenar actividades de auditoria • Pessoas com responsabilidade em auditorias IT Service Management Systems• Auditores que pretendam actualizar as suas competências.

Estrutura do Curso • Fornecer a estrutura para as auditorias internas à norma ISO/ IEC 20000:2005 • Identificar as fases das auditorias• Princípios de auditoria• Gerir um programa de auditoria • Actividades de auditoria • Início da auditoria • Preparação para auditoria • Realização de auditoria • Conclusão da auditoria • Reuniões de acompanhamento.

SED015 – 35 horas

ISO / IEC 20000 –Auditor CoordenadorDescrição Este é um curso intensivo, de 5 dias, baseado nos requisitos da norma ISO/IEC 20000:2005.A experiência e conhecimento do Auditor Coordenador, é crucial para a performance da equipa de auditoria e em última análise para o sucesso do Sistema de Gestão.

Destinatários• Todos os que já tenham uma boa compreensão/ experiência na norma• Gestores que estejam a conduzir processos de auditoria e planeamento de auditorias• Pessoas com responsabilidades de auditoria em IT Service Management Systems• Todos os que desejem compreender a norma, para assim poder implementar um sistema que satisfaça todos os requisitos da mesma.

Conteúdos• Visão geral da ISO / IEC 20000:2005 • Gerir um programa de auditoria• Planear uma auditoria • O papel das listas • Organizar uma reunião abertura • Efectuar uma auditoria • Organizar uma reunião encerramento• Relatório de não – conformidades• Relatórios de auditoria • Avaliação e acções correctivas.

35

SED016 – ½ Dia

Engenharia SocialPré – Requisitos: Este curso não tem pré-requisitos especificos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de operar o seu posto de trabalho com maior segurança.

Conteúdos• Utilização da Posto de Trabalho• Segurança no Posto de Trabalho• Utilização de Palavras Passe• Responsabilidades do Utilizador• Boas Práticas• Exemplos.

SED017 – 7 horas

Gestão Automática do AtendimentoPré – Requisitos: Este curso não tem pré-requisitos especificos.

ObjectivosNo final da formação, os formandos deverão ser capazes de definir metodologias que permitam melhor atendimento ao cliente.

Conteúdos• Pré-Recepção• Recepção• Identificação do Visitante• Organização do Fluxo de Visitantes • Atendimento• Inquérito aos Serviços Prestados• Saída• Seguimento• Análise do Desempenho• Correcções• Casos Práticos.

Segurançae Defesa

Concepção,Desenvolvimento

eIntegraçãodeSistemas

38

DIS001 – 14 horas

EAI IntegraçãoPré – Requisitos: Os formandos deverão conhecer os conceitos gerais de bases de dados e ter experiência de programação.

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão ser capazesde utilizar Web Services e XML para integração de dados.

Conteúdos• Integração de Aplicações e Negócios• Utilização da componente• Application-to-Application (A2A)• Business-to-Business (B2B)• Utilização de Web Services para integração de dados• Utilização de XML para integração de dados.

DIS002 – 21 horas

JAVA BásicoPré – Requisitos: Os formandos deverão possuir fortes conhecimentos dos conceitos de estruturas de programaçãoe prática na sua implementação numa qualquer linguagemde terceira ou quarta geração.

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão saber os conceitosde programação em Java.

Conteúdos• Programação por objectos • Programação Java • Características da linguagem de Programação de Aplicações • Programação de Applets.

DIS003 – 35 horas

JAVA AvançadoPré – Requisitos: Os formandos deverão possuir conhecimentos básicos de Java ou de C++. Ter o curso Java Básico.

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão saber usar todosos recursos disponíveis em Java na elaboração de aplicaçõese applets.

Conteúdos • Programação Java • Aplicações, Applets, animação, threads, imagens, sons • Utilização de eventos e interacção • Criação de interfaces gráficas • Janelas e networking• Utilização de packages e interfaces • Streams e input/output • Utilização de TCP/IP para networking • Utilização de estruturas de dados, complementos.

DIS004 – 21 horas

Tecnologias em JAVA Pré – Requisitos: Os formandos deverão possuir conhecimentos avançados de Java e de desenho object oriented de aplicações.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão compreenderos conceitos de complementos de Java e interface Swing, bemcomo ser capazes de utilizar métodos nativos.

Conteúdos• Complementos de Java • Interface Swing • Serialização de objectos • Utilização de métodos nativos • JNDI • RMI • Desenho de aplicações.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

39

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

DIS005 – 14 horas

JAVAServer FacesPré – Requisitos: Conhecimentos médios de orientaçãoa objectos. Experiência no desenvolvimento de aplicações Web.

Objectivos Criar e configurar aplicações usando JavaServer Faces.

Conteúdos• Princípios MVC e Arquitectura • Instalação e Configuração• Controlo da Navegação de Páginas• JSF Expression Language• Gestão de Eventos• Validação Input Utilizadores• JSP Stantard Tag Library (JSTL) com JSF.

DIS006 – 21 horas

XML e Tecnologias Relacionadas Pré – Requisitos: Possuir fortes conceitos de estruturas de programação e prática na sua implementação numa qualquer linguagem de terceira ou quarta geração.

Objectivos No final da formação, os formandos deverão estar familiarizados com o XML.

Conteúdos • XML • Tecnologias em XML • Processamento de XML • Desenvolvimento com Websphere Application Developer • Integração com RDBs • Geradores.

DIS007 – 35 horas

Soluções de Integração de Aplicações com XML e Web Services - XML BásicoPré – Requisitos: Este curso não tem pré-requisitos técnicos.

ObjectivosApós a participação no curso o participante deverá ser capaz de:• Perceber o papel da tecnologia XML e o seu impacto futuro• Perceber claramente qual a relação entre as diversas linguagens satélite do XML• Perceber o papel do Unicode e a sua organização básica• Perceber o funcionamento e papel do W3C• Saber consultar as recomendações emanadas do W3C• Perceber quais as arquitecturas possíveis para transformar e formatar um documento XML• Saber escrever ficheiros XML bem formados• Conhecer os rudimentos da linguagem DTD e Schema• Saber escrever documentos válidos, usando DTD’s e Schemas simples• Perceber os conceitos principais do XSLT e conhecer razoavelmente bem as instruções mais usuais do XSL• Saber transformar documentos XML em HTML/XML usando XSLT.

Conteúdos• Introdução• Como escrever documentos XML• Validação de XML• Visualização e transformação de documentos XML• Programação usando XML• Introdução ao XSL• Criação de documentos XSLT• Resolução de exercícios.

40

DIS008 – 35 horas

Soluções de Integração de Aplicações com XML e Web Services - XML e JAVAPré – Requisitos: Conhecimentos de XML e JAVA.

Objectivos Após a participação no curso o participante deverá ser capaz de:• Saber criar documentos XML, usando a linguagem de programação JAVA• Conhecer e saber usar a API DOM para documentos XML• Perceber a relação entre os modelos de programação usando o modelo DOM e SAX• Conhecer a arquitectura de programas de acesso a documento XML usando o modelo DOM/SAX• Conhecer as relações entre bases de dados relacionais e nativas XML.

Conteúdos• Introdução: > Limitações do XSL > Linguagens de “scripting” e o ambiente Web > Processamento de documentos XML > Potencialidades do XML em ambientes de programação• DOM: > O Modelo orientado por Objectos de um Documento (DOM) > Estrutura em árvore de um documento > DOM: as Interfaces, atributos e métodos > O DOM Standard e extensões > Armazenamento de XML em bases de dados relacionais e nativas• SAX: > O modelo orientado por eventos de um documento (SAX) > Tópicos relacionados. Uso de ambiente JScript > Geração e actualização de dados• Extracção de dados em banco de dados relacional usando JDBC: > Identificação de nós > Reestruturação da árvore de objectos > Criação de novos documentos XML > Geração de XML a partir de um ResultSet JDBC• JAXP - Java API For XML: > Construção de documentos XML > Modificação de elementos e atributos > Geração de XSL > Resolução de exercícios.

DIS009 – 35 horas

Soluções de Integraçãode Aplicações com XMLe Web ServicesPré – Requisitos: Conhecimentos de XML e JAVA.

Objectivos Após a participação no curso o participante deverá ser capaz de:• Definir o que são Web Services• Criar um Web Service• Publicar um Web Service• Chamar e utilizar um Web Service• Saber distinguir entre conceitos de EAI e Web Services• Perceber o conceito de BPM e EbXML.

Conteúdos• Introdução, Conceitos Fundamentais• Características dos Web Services• Origem dos Web Services• Escalabilidade & Web Services• Evolução dos Web Services• Plataforma de Integração de Web Services• SOA – “Service Oriented Architecture”• Desenvolvimento de uma Arquitectura de Web Services• Web Services & SOAP• O que é o SOAP? Quais as suas funções?• Partes da mensagem SOAP• WSDL• Partes de um esquema WSDL: Interface de Serviço e Implementação de Serviço• UDDI• EbXML• Implementação de Web Services in JAVA using XML & SOAP• Web Services em Arquitecturas J2EE• Web Services em Arquitecturas .NET• EAI & SOA – Service Oriented Architecture• Implementação de uma SOA com recurso à utilização de WebServices• O Advento dos processos de Negócio Web• Acerca da necessidade de desenvolvimento de ferramentas e notações de modelação de Processos de Negócio Integrados (BPI)• BPM.ORG• EAI & Web Services• Resolução de exercícios.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

41

DIS010 – 21 horas

TIBCO-API e ToolsPré – Requisitos: Conhecimentos de JAVA.

ObjectivosApós a participação no curso o participante deverá ser capaz de conhecer e saber utilizar o sistema de Messaging do TIBCO.

Conteúdos• Utilização do sistema de Messaging do TIBCO• Utilização de ferramentas• Integration Manager • Message Broker • Adaptadores.

DIS011 – 35 horas

DatastagePré – Requisitos: Conceitos fundamentais de Datastage.

ObjectivosNo final do curso os participantes deverão ficar a conhecer a arquitectura em datastage.

Conteúdos• Conceitos básicos• Arquitectura em Datastage• Trabalho com os “Hash” Files• Trabalho com dados sequenciais• Transformação de dados• Controlo de jobs.

DIS012 – 14 horas

Utilização de JavaScript em Aplicações DominoPré – Requisitos: Conhecimentos e experiência em Arquitectura de Aplicações Domino e Domino Designer.

ObjectivosNo final do curso os participantes deverão saber explorar as ferramentas de desenvolvimento aplicacional do Cliente Domino e realçar a utilização de JavaScript nas aplicações Domino e no desenvolvimento dos vários tipos de clientes.

Conteúdos• Apresentar os objectos e classes Java • Escrever agentes em Java • Utilização de variáveis e valores • Utilização dos ciclos de repetição • Criar Java Applets simples.

DIS013 – 14 horas

Websphere Application Developer BásicoPré – Requisitos: Possuir conhecimentos avançados de Javae de desenho object-oriented de aplicações.

ObjectivosNo final do curso os participantes deverão ser capazesde compreender o Websphere Studio Application Developer, Porjectos Java, Web, e EJB’s.

Conteúdos • Websphere Studio Application Developer • Projectos Java • Projectos WEB• Projectos EJB’s• Perspectiva de Dados• Complementos de EJB’s.

DIS014 – 7 horas

MQSeries – UtilizaçãoPré – Requisitos: Possuir conhecimentos básicos de Windows.

Objectivos No final do curso os participantes deverão ter as noções fundamentais do MQSeries.

Conteúdos• Introdução ao MQSeries • The Message Queue Interface – primitivas • The Message Queue Interface – Detalhes• Intercomunicações • Administração do Sistema • Segurança • Família MQSeries.

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

42

DIS015 – 21 horas

MQSeries – AdministraçãoPré – Requisitos: Possuir conhecimentos básicos de Windows e ter a frequência do curso “MQSeries – Utilização”.

Objectivos No final do curso os participantes deverão ser capazes de configurar e instalar o MQSeries e perceber a arquitectura MQ.

Conteúdos• Instalação e Configuração • MQI e “Triggering” • Arquitectura do MQ • Manuseamento e Controle de Listas.

DIS016 – 14 horas

MQSeries – DesenvolvimentoPré – Requisitos: Possuir conhecimentos básicos de Windows e ter a frequência do curso “MQSeries – Utilização”.

Objectivos No final do curso os participantes deverão ser capazes de descrever e utilizar o MQI, explicar as diferenças existentes nas diferentes plataformas.

Conteúdos• Descrever e utilizar o MQI • Descrever em detalhe as primitivas MQI • Explicar as diferenças do MQI nas diferentes plataformas • Relatórios e Respostas • “Retrieval of Messages”.

DIS017 – 21 horas

InputAccel Express – Fundamentos e AdministraçãoPré – Requisitos: Possuir noções de linguagens de programação.

ObjectivosEste curso permite uma aprendizagem sobre o InputAccel Express, os seus módulos, bem como as ferramentas de administração. Permite ainda, obter conhecimento adicional para customizar os módulos geradores de maior flexibilidade ao produto.

Conteúdos• Efectuar a desmaterialização documental • Levar a cabo um processo de digitalização • Capturar, tratar, indexar e arquivar a informação obtida • Efectuar a integração com o sistema de gestão • Aumentar o retorno do investimento (ROI).

DIS018 – 35 horas

InputAccel – Fundamentos e AdministraçãoPré – Requisitos: Possuir noções de linguagens de programação.

Objectivos Este curso permite uma aprendizagem sobre o InputAccel Servere os seus módulos. Os participantes irão ainda aprender sobre o InputAccel Process Developer, bem como as ferramentas de administração.

Conteúdos• Análise de Requisitos na Captura de documentos• Mapeamento de requisitos para o InputAccel/Capture Flow• Desenho de fluxos• Processamento de Erros• Resolução de problemas.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

43

DIS019 – 70 horas

Fundamentos e Programação– Gupta SQL WindowsPré – Requisitos: Conhecimentos básicos de informática, programação em 4GL, bases de dados e HTML.

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão compreendera linguagem SQL Windows básico e avançado.

Conteúdos• Programação estruturada• Linguagem SQL Windows• SQL multi-utilizador• SQL Windows avançado• Report Windows• Programação Object Oriented (OOP)• OOP no SQL Windows• Desenvolvimento em Equipa.

DIS020 – 21 horas

Introdução ao AllFusionErwin Data ModelerPré – Requisitos: Possuir conceitos de modelação de dados e/ou experiência em modelação de dados/ desenho de bases de dados.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ter sólidos conhecimentos sobre as características e conceitos fundamentais do Erwin.

Conteúdos• Métodos e conceitos de modelação lógica e física• Reverse e forward engineering• Reporting, complete compare e geração de Schema.

DIS021 – 14 horas

AllFusion Erwin Data Modeler – AvançadoPré – Requisitos: Possuir experiência em modelação de dadosou frequência da formação do AllFusion Erwin Data Modeler: Introdução.

Objectivos Este curso promove sólidos conhecimentos sobreas características e conceitos avançados do ERwin.

Conteúdos• Design Layers• Standards de modelação• Reporting avançado• Complete compare• XML.

DIS022 - 14 horas

Gestão de Modelos- AllFusion Model ManagerPré – Requisitos: Frequência do curso AllFusion Erwin Data Modeler: Introdução.

ObjectivosEste curso promove sólidos conhecimentos sobre as características e conceitos fundamentais da gestão de modelos.

Conteúdos• Conceitos do AllFusion Model Manager• Características • Funcionalidades• Implicações para o trabalho de equipa em oposição ao trabalho individual.

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

44

DIS023 - 28 horas

AllFusion Harvest Change Manager: Implementaçãoe AdministraçãoPré – Requisitos: Conhecimentos de administração Windowse conceitos de bases de dados relacionais.

ObjectivosEste curso fornece uma abordagem geral dos processos fundamentais e funcionalidades do AllFusion Harvest Change Manager.

Conteúdos• As funções de implementação e administração• As arquitecturas lógica e física com ênfase na navegação dos componentes do AllFusion Harvest Change Manager• Definição geral de Gestão de configurações e seus conceitos e como se relacionam com o AllFusion Harvest Change Manager.

DIS024 - 7 horas

AllFusion Harvest Change Manager - Utilizador finalPré – Requisitos: Os participantes devem ter conhecimentos de administração Windows e conceitos de bases de dados relacionais.

Objectivos Este curso fornece uma abordagem geral dos processos fundamentais e funcionalidades do AllFusion Harvest Change Manager.

Conteúdos• Utilizaçãozhands-on do Harvest Workbench e das interfaces Web• As arquitecturas lógica e física com ênfase na navegação dos componentes do AllFusion Harvest Change Manager• Definição geral de Gestão de Configurações e seus conceitos e como se relacionam com o AllFusion Harvest Change Manager.

DIS025 - 21 horas

SQLPré – Requisitos: Conhecimentos de utilização de sistemas informáticos e manipulação de bases de dados.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão deter sólidos conceitos dos princípios de utilização da linguagem SQLpara criação e alteração de estruturas de dados e efectuara manipulação e consulta da informação numa base de dados relacional.

Conteúdos• Utilização do SQL no desenvolvimento aplicacional e na gestão de bases de dados• Comandos SQL e sua sintaxe• Consultas básicas SQL• SQL de grau médio• SQL de grau médio/ alto• Criação e modificação de objectos de base de dados.

DIS026 - 21 horas

PL/SQLPré – Requisitos: Conhecimentos de utilização de sistemas informáticos e manipulação de bases de dados e sólidos conhecimentos de SQL.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão deter sólidos conhecimentos sobre desenvolvimento de programas com a linguagem PL/SQL.

Conteúdos• Introdução à linguagem PL/SQL• O bloco PL e a sua integração com o SQL• Instruções de fluxo e controlo• Utilização de cursores• Declaração de variáveis• Criação de procedimentos• Criação de rotinas e triggers• Gestão de erros e excepções.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

45

DIS027 - 21 horas

Modelação de DadosPré – Requisitos: Possuir conhecimentos de bases de dados relacionais.

ObjectivosNo final da formação os formandos deverão deter sólidos conhecimentos na área da modelação de dados, tanto a nível conceptual como a nível lógico.

Conteúdos• A eficiência e eficácia de um modelo de dados• Concepção do modelo• Implementação das melhores práticas• Utilização das dimensões de qualidade e melhores práticas na construção de modelos de dados.

DIS028 – 14 horas

Iniciação OraclePré – Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

Objectivos No final da formação o formando deverá ter sólidos conhecimentos sobre consultas com SQL e noções de arquitectura de Base de Dados Oracle e respectivo Dicionário de Dados.

Conteúdos• Noções básicas da Arquitectura da Base de Dados Oracle• Opções de Startup e SHUT DOWN• Permissões de acesso aos dados• Gestão de utilizadores e perfis• Consultas básicas SQL• Utilização do Dicionário de Dados.

DIS029 – 7 horas

ETL ToolkitPré – Requisitos: Arquitectura da Base de Dados, experiênciade programação e sólidos conhecimentos de SQL.

Objectivos No final da formação o formando deverá ter sólidos conhecimentos sobre a utilização do toolkit do ETL para a integração de dados externos na base de dados.

Conteúdos• O que é o ETL Toolkit• Extracção de dados alterados• Integração de informação de diversas origens através de tabelas externas – ficheiros• Carregamento em várias tabelas em simultâneo • Upsert – Inserir ou Actualizar?• Tabelas de funções • Partilha de informação entre instâncias de Base de Dados Oracle• Possibilidade de resumo de operações efectuadas• Operações DML em paralelo.

DIS030 – 35 horas

Oracle FormsPré – Requisitos: Conhecimentos de bases de dados e experiência em programação.

Objectivos No final da formação o formando deverá saber desenvolver aplicações em ambiente Cliente/ Servidor com Oracle Forms.

Conteúdos• O que é o Oracle Forms Developer e Componentes do Forms Builder• Interface do Oracle Forms Developer e Navegação pelo Menu Principal• Modos de Operações, Consultas Globais e Restritas• Tipos de Blocos e Relacionamento entre Data Blocks• Hierarquia de Objectos• Execução e Compilação de um Form• Características da Property Palette e Atributos Visuais• Propriedades da Frame• Criação e Propriedades de um Text Item• Lista de Valores e Editores• Itens de Input e Output e suas propriedades• Windows e Canvas e Menus• Definição de Triggers no Form Builder• Mensagens e Alertas• Propriedades e Controle de Validações• Object Library e Biblioteca de PL/SQL• Aplicação e Interligação de Forms• Passagem de Parâmetros.

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

4646

DIS031 – 21 horas

Oracle ReportsPré – Requisitos: Conhecimentos de bases de dados e experiência em programação.

Objectivos No final da formação o formando deverá estar apto a interagir com a ferramenta Oracle Reports.

Conteúdos• Informação com Oracle Reports• Produção de listagens e mapas para vários formatos• O que é o Oracle Reports Developer• Componentes do Report Builder Interface do Oracle Reports Developer• Navegação pelo Menu Principal• Customizar a Sessão• Ligação à Base de Dados• Construção de um report através do Report Wizard• Tipos de Layouts de Reports – templates• Visualização e alteração do report no Live Previewer• Exploração do Data Model e Alteração da Query• Criação de parâmetros de pesquisa• Quebras por colunas• Propriedades do Layout Model• Adicionar triggers em PL/SQL• Chamada de Gráficos no Reports.

DIS032 – 21 horas

Desenvolvimento de Soluções de E-Business com o Microsoft BizTalk Server 2004Pré – Requisitos: Os formandos devem possuir alguns conhecimentos no desenvolvimento de soluções distribuídas com umas das seguintes linguagens: VBasic, C# ou Java. Devem ainda ter conhecimentos de XML e Web Services e estar familiarizados com os conceitos de integração de sistemas.

Objectivos No final do curso os formandos deverão ser capazes de definir os requisitos do sistema e desenhar uma solução de integração com o BTS 2004, coordenar uma solução estratégica e identificar todos os componentes necessários, construir uma solução de orquestração, utilizar Web Services.

Conteúdos• Introdução ao Biztalk Server 2004• Criar e configurar esquemas Biztalk• Criação do mapa de esquemas• Configuração de mensagens no Biztalk• Construção e teste de uma solução Biztalk• Tracking BizTalk Message Activity• Criação de uma orquestração Biztalk• Consumir e publicar Web Services.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

47

DIS033 – 21 horas

Desenvolvimento de Soluções de E-Business com o Microsoft BizTalk Server 2006Pré – Requisitos: Os formandos devem possuir alguns conhecimentos no desenvolvimento de soluções distribuídas com uma das seguintes linguagens: VBasic, C# ou Java. Devem ainda ter conhecimentos de XML e Web Services e estar familiarizados com os conceitos de integração de sistemas. Não é necessário ter conhecimento das anteriores versões do Biztalk.

ObjectivosNo final do curso os formandos deverão ser capazes de definir os requisitos do sistema e desenhar uma solução de integração com o BTS 2006, coordenar uma solução estratégica e identificar todos os componentes necessários, construir uma solução de orquestração, utilizar Web Services.

Conteúdos• Introdução ao Biztalk Server 2006• Criar e configurar Esquemas Biztalk• Criação do Mapa de Esquemas• Configuração de mensagens no Biztalk• Construção e teste de uma solução Biztalk• Tracking BizTalk Message Activity• Criação de uma orquestração Biztalk• Consumir e publicar Web Services.

DIS034 – 14 horas

Curso Básico de Ensemble –Building Productions with EnsemblePré – Requisitos: Conhecimentos de programação Webe de metodologias de programação orientadas a objectos.

ObjectivosApós a participação no curso o formando deverá ser capazde saber usar o Caché Server Pages, compreender o mecanismo de mensagens do Ensemble, implementar Operações de Negócio, implementar Processos de Negócio, implementar Serviços de Negócio, efectuar Transformações de Dados.

Conteúdos• Evolução de EAI e Web Services• Introdução ao Ensemble – Principais ferramentas• Classes• Propriedades• Instanciação de Classes• Métodos• SQL• Índexes• Caché Server Pages.

DIS035 – 14 horas

Oracle BPELPré – Requisitos: Não tem pré – requisitos específicos.

Objectivos Após a participação no curso o participante deverá ser capaz de: abordar o Standard BPEL e a utilizar a ferramenta Oracle BPEL demonstrando como desta forma se pode beneficiar rapidamente de uma arquitectura SOA.

Conteúdos• Perceber o standard BPEL• Conhecer as principais ferramentas do Oracle BPEL• Implementar uma orquestração de serviços• Detectar e correcção de problemas.

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

48

DIS036 – 35 horas

Uso de Patternsno Desenho de Arquitecturas Web ServicesPré – Requisitos: Os participantes deverão ter conhecimentos de XML Avançado, do Modelo dos Web Services e Java.

ObjectivosApós a participação no curso, os participantes deverão saber o que são Patterns e deverão conhecer os principais modelos de: Creational Patterns’, Patterns Estruturais, Patterns Comportamentais. Deverão ainda conhecer as boas práticas de desenvolvimento orientado a objectos e saber aplicar os Patterns em arquitecturas Web Services.

Conteúdos• Introdução à Programação Orientada a Objectos • Programação Procedimental e Modular• Encapsulamento• Polimorfismo• Composição• Introdução às Patterns• O que são Patterns• As Patterns como as melhores prácticas de Programação e vantagens do uso das mesmas• Design Patterns• Creational Patterns• Abstract Factory• Builder• Factory Method• Prototype• Singleton• Patterns Estruturais• Adapter• Web Services em Arquitecturas .NET• Bridge• Composite• Decorator• Façade• FlyWeight• Proxy• Patterns Comportamentais• Chain of Responsibility• Command• Iterator• Interpreter • Mediator • Memento • Observer • Resolução de Exercícios.

DIS037 – 14 horas

HibernatePré – Requisitos: Conhecimentos médios de orientação a objectos. Experiência na leitura e escrita de dados numa base de dados relacional com JDBC. Compreensão dos conceitos de bases de dados relacionais.

ObjectivosCriar e configurar aplicações usando Hibernate.

Conteúdos• Princípios de Object Relational Mapping e Arquitectura• Configuração• Mapeamento de objectos• Persistência de objectos• HQL• Criteria.

DIS038 – 7 horas

LucenePré – Requisitos: Conhecimentos médios de orientação a objectos e experiência no desenvolvimento de aplicações Java.

ObjectivosCriar e configurar aplicações usando Lucene.

Conteúdos• Arquitectura• Padrões Recomendados• Integração com aplicações• Costumização.

DIS039 – 14 horas

Oracle WorkflowPré – Requisitos: Conhecimentos médios de Oracle SQLe de Oracle PL/SQL.

ObjectivosCriar e automatizar processos de negócio utilizando o Worklow Builder.

Conteúdos • Automação de Processos de Negócio• Modelo Técnico• Princípios• Builder• Monitor de Processos• Notificações.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

49

DIS040 – 14 Horas

SpringPré – Requisitos: Conhecimentos médios de orientação a objectos e XML e experiência no desenvolvimento de aplicações JEE.

Objectivos Criar e configurar aplicações usando Spring.

Conteúdos• J2EE e Lightweight Containers• Arquitectura• Aplication Context e Inversion of Control• Técnicas de Persistência• Gestão de Transacções.

DIS041 – 14 horas

Testes de SoftwarePré – Requisitos: Os participantes deverão ter conhecimentos médios de orientação a objectos.

Objectivos Criar testes unitários utilizando frameworks de teste.

Conteúdos• Arquitectura• Frameworks• Definição de Métodos de Teste• Padrões Recomendados• Automação.

DIS042 – 21 horas

Struts2Pré – Requisitos: Conhecimentos de programação para Web. Conhecimentos aprofundados de Java e J2EE.

Objectivos Criar aplicações com a Framework Struts 2.

Conteúdos• Struts 2: a nova framework aplicacional J2E• Olá Struts 2• Utilização de actions em Struts 2• Utilização de Interceptores para alteração do Workflow• Transferência de dados: ONGL e conversão de tipos• Construção de Views com Tags• Tags de integração com UI• Análise dos resultados (results)• Integração com Spring e Hibernate/JPA• Framework de validação• Internacionalização• Utilização de Plug-Ins• Boas Práticas• Migração ao partir do Struts clássico• Tópicos Avançados.

DIS043 – 7 horas

Introdução ao e.pagesPré – Requisitos: Conhecimentos de informáticana óptica do utilizador.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazes de utilizar a plataforma e.pages.

Conteúdos• Introdução ao Backoffice• Ficha de encomendas• Clientes• Produtos• Categorias.

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

50

DIS044 – 4 horas

Newsletters com e.pagesPré – Requisitos: Frequência do curso “Introdução ao e.pages”.

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão ser capazesde elaborar uma newsletter com o e.pages.

Conteúdos• Introdução a Newsletters• Definir campanhas• Criar uma newsletter• Edição de texto• Inserir campos• Inserir produtos• Escolher destinatários• Importar endereços• Enviar vales via newsletter.

DIS045 – 28 horas

Análise Estruturadade Sistemas WebPré – Requisitos: Os participantes devem deter conhecimentosde Base de Dados Relacionais.

ObjectivosNo final da formação, os participantes terão as noções fundamentais sobre Análise Estruturada de Dados e desenhode Bases de Dados Relacionais.

Conteúdos• Introdução sobre Bases de Dados Relacionais• Definição de Entidades e Atributos• Implementação de Relações entre as Entidades• Propriedades das Entidades, Atributos e Relações• Desenho do modelo de dados das Entidades• Identificação de chaves e identificadores únicos• Normalização das Entidades• Relações Recursivas.

DIS046 – 28 Horas

Modelação com Oracle DesignerPré – Requisitos: Os participantes devem deter conhecimentosde Análise Estruturada e conceitos de Base de Dados.

ObjectivosNo final da formação, o participante deterá sólidos conhecimentos sobre modelos de entidades e associações. Deverão saber identificar requisitos funcionais e saber elaborar matrizesde funções / entidades.

Conteúdos• Criação de Modelos de Entidades e Associações• Diagramas de Decomposição Hierárquica de Funções com o Oracle Designer• Geração de Protótipos• Identificação de Requisitos Funcionais• Construção do Modelo de funções hierárquicas• Relação do modelo de entidades com o modelo de funções• Propriedades de uma função• Elaboração de matrizes funções / entidades• Geração e interpretação de relatórios pré – definidos do Designer.

DIS048 – 28 horas

Optimização de Arquitecturas de Base de Dadospara Sistemas WebPré – Requisitos: Os participantes devem deter conhecimentos acerca dos conceitos de Base de Dados.

ObjectivosNo final da formação, o participante deterá conhecimentossobre a arquitectura de bases de dados Oracle, sua criaçãoe manutenção.

Conteúdos• Arquitectura da base de dados Oracle• Criação e manutenção da base de dados• Gestão do espaço físico e dos utilizadores• Definição, arranque e shut down de instâncias• Criação de uma base de dados• Acesso e actualização de dados• Gestão da estrutura de dados• Gestão da alocação de espaço em disco• Permissões de acesso aos dados• Gestão de utilizadores e perfis• Auditoria da base de dados.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

51

DIS048 – 28 horas

Geração de Aplicaçõescom Oracle DesignerPré – Requisitos: Os participantes devem deter conhecimentosde modelação com Designer.

ObjectivosNo final da formação, o formando deterá sólidos conhecimentos sobre a utilização do Oracle Designer para gerar código em Oracle Forms e Oracle Reports.

Conteúdos• Exploração do ambiente do Design Editor do Designer• Geração de tabelas a partir das entidades definidas no modelo de dados através do Database Design Transformer• Criação de Sequências, Índices, Sinónimos e Chaves• Geração de módulos a partir das funções definidas• Construção de módulos.• Preferências• Criação de Triggers• Construção de Menus• Geração de módulos em Forms• Criação de objectos na Base de Dados• Utilização de preferências e templates que influenciam a geração de código.

DIS049 – 14 horas

Aplicações para Dispositivos Móveis com J2MEPré – Requisitos: Os participantes devem deter conhecimentosde JAVA.

ObjectivosNo final da formação, o formando deverá ser capaz de criar uma midlet e saber identificar as características do MIDP.

Conteúdos• O que é o J2M?• Criar uma Midlet• Características do MIDP• Fundamental de Midlets e Display• Tratamento de eventos Interface com o utilizador – alto nível• Tratamento de eventos Interface com o utilizador – baixo nível• Persistência de dados MIDP• Networking.

DIS050 – 14 horas

Advanced QueingPré – Requisitos: Os participantes devem deter conhecimentosde Base de dados e experiência de programação.

ObjectivosNo final da formação, o participante deterá sólidos conhecimentos sobre a comunicação entre processos, utilizando troca de mensagens. Troca de mensagens entre processos utilizando o AQ.

Conteúdos• Criação e alteração de filas• Definição de estruturas de mensagens• Definição de fluxo de mensagens• Envio e recepção de mensagens• Troca de mensagens entre processos, utilizando o AQ.

DIS051 – 7 horas

Workflow IPré – Requisitos: Os participantes devem deter conhecimentosde Base de dados e experiência de programação.

Objectivos No final da formação, o participante deverá saber os conceitos inerentes ao Workflow.

Conteúdos• Fundamentos teóricos sobre sistemas de Worflow• Metodologia de implementação • Introdução ao Worflow• Processos de negócio• Componentes de processo• Exploração do Workflow• Flexibilidade do Workflow.

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

52

DIS052 – 21 horas

Workflow IIPré – Requisitos: Os participantes devem deter conhecimentosde Base de dados e experiência de programação.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazes de utilizar o Oracle Workflow para implementar sistemas de controlo de fluxos de trabalho.

Conteúdos• Introdução • Definição de um Processo • Diagrama de Processos • Componentes: lookups, mensagens e actividades • Explorar o motor de Workflow: iniciar um processo escrever procedimentos para definir uma actividade • Chamar APIs do Workflow • Ver e responder a notificações do Workflow • Usar o Workflow Monitor para administrar processos • Set Up do Workflow • Templates de notificação por email ou Web • Executar actividades de background • Acesso, protecção e adaptação do Oracle Workflow.

DIS053 – 21 horas

Programação WebPré – Requisitos: Os participantes devem ter experiênciaem programação.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazesde criar programas com o Oracle Web Toolkit e criar páginasem HMTL.

Conteúdos• Criação de programas, com Oracle Web Toolkit, para apresentação e manipulação de informação na Web• HTML (hypertext markup language) • Criação de páginas com HTML • Utilização de hyperlinks e bookmarks na estrutura do sítio Web • Introdução ao Html Avançado (layers e divs) Javascript • Criação de um script simples • Armazenar valores • Instruções condicionais e loops em javascript • Recursos avançados de javascript • Trabalhando com objectos browser • Objectos personalizados e respostas a eventos• Usando janelas, frames e formulários• Imagens gráficas e animação• Trabalhando com folhas de estilo Java• Caracteristicas da linguagem • Noções gerais • Objecto, Classe, Métodos, Herança • Breve abordagem a applets • Java Runtime Environment • Layout Managers • Excepções • XML (Extensible Markup Language) • Características e Sintaxe de XML · Técnicas de desenho envolvidas na criação de websites baseados em XML• Aceder a dados Contidos num Documento XML.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

53

DIS054 – 35 horas

Oracle PortalPré – Requisitos: Os participantes devem ter experiênciaem programação.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazes de criar Forms e Reports, Áreas de Conteúdos e fazer a sua administração.

Conteúdos• Implementação de Portais Empresariais com Oracle Portal. • O que é um Portal?• Criação e edição de uma página: > Propriedades > Criação de Forms e Reports > Forms baseados em tabelas ou views• Como criar: gráficos, calendários, menus, páginas dinâmicas• Criação de uma área de conteúdo, de um item e de um folder• Administração de Áreas de Conteúdo: tipos de folder e criação de folders personalizados• Segurança no Portal: administração de utilizadores, login server, single sign-on, criação de grupo• Aplicações • Objectos da Base de Dados • Style • Report Query by Example • Report baseado numa query de SQL • Report através do wizard • Frames Links Lista de Valores e Componentes • Publicação de Folders Criação de Atributos Criação de Items Types • Organização do conteúdo do portal (por categorias, por classificação) • Pesquisa Básica e Avançada • Definição de acessos a nível da área de conteúdos, Folder e Item• Propriedades de uma Página ao nível da Segurança.

DIS055 – 14 horas

Portlets para Oracle PortalPré – Requisitos: Os participantes devem ter experiênciaem programação e conhecer os conceitos de base de dados.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazesde criar portlets e parametrizá-los.

Conteúdos• Criação de portlets para apresentação de informação no Oracle Portal• Noções sobre Portlets e Providers • Construção de Portlets em PL/SQL • Construção de Providers em PL/SQL • Registo de Portlets e Providers • PDK – Portal Development Kit • Utilização das API: erros, parâmetros, sessão e log.

DIS056 – 14 horas

Portal WirelessPré – Requisitos: Os participantes devem ter experiênciaem programação e conhecer os conceitos de base de dados.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão conseguir definir e construir aplicações com capacidade de serem executadas em dispositivos móveis.

Conteúdos• Definição de características de mobilidade• Características específicas das aplicações moveis• Criação de módulos aplicacionais com tecnologia wireless• Integração com o Oracle Portal• Acesso via Wap• Utilização de GPRS• Realização de exercícios práticos.

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

54

DIS057 – 28 horas

Desenvolvimento de EJBsPré – Requisitos: Os participantes devem possuir conhecimentos avançados de JAVA e de desenho object-oriented, devem ainda conhecer o ambiente de programação WSAD.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazes de configurar um servidor aplicacional e utilizar EJBs em aplicações GUI e projectos Web.

Conteúdos• Perspectiva data• Projectos EJB• Configuração do Servidor Aplicacional• Utilização de EJBs em aplicações GUI• Utilização de EJBs em projectos Web.

DIS058 – 21 horas

Desenvolvimento de Aplicações em JSPs e ServletsPré – Requisitos: Os participantes devem possuir conhecimentos avançados de JAVA e de desenho object-oriented, devem ainda conhecer o ambiente de programação WSAD.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão conheceras definições de Servelts e JSPs.

Conteúdos• Definição e desenvolvimento de Servlets• Definição e desenvolvimento de JSPs• Criação de Java Beans• Criar classes de suporte ao processamento de ecrãs• Testes JSPs e Servlets• Ligação entre JSPs e fontes de dados JDBC• Manipulação de dados através de JSPs• Ligar JSPs e EJBS.

DIS059 – 21 horas

Testes de UsabilidadePré – Requisitos: Conhecimentos básicos de utilização de PC, entendimento do conceito de usabilidade.

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão ser capazesde encontrar os erros de usabilidade em web sites / aplicações e reportar com eficácia as recomendações das devidas acções correctivas. Práticas realizáveis em pequenas e médias organizações e/ou com orçamento limitado.

Conteúdos• Introdução • Preparação de testes de usabilidade • Realização de testes de usabilidade • Avaliação e reportar recomendações • Trabalho Final (que inclui todas as fases).

DIS060 – 7 horas

Introduçãoàs Boas Práticas CSSPré – Requisitos: Conhecimentos em web design, HTML, construção de páginas via aplicações WYSIWYG (FrontPage, Dreamweaver).

ObjectivosNo final da formação, os participantes deverão ser capazes de usar esta tecnologia sem frustração e com resultados imediatos.

Conteúdos• CSS: o “porquê” e as suas vantagens • Estilos externos, embebidos e inline • Formatação de páginas • Concepção de layouts standard • Compatibilidades entre browsers.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

55

DIS061 – 7 horas

CSS AvançadoPré – Requisitos: Conhecimentos em web design, HTML, construção de páginas via aplicações WYSIWYG (FrontPage, Dreamweaver).

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazesde Implementar conceitos de design gráfico e de estruturasde informação com elevados padrões de exigências atravésda construção de páginas HTML em CSS.

Conteúdos:• Aspectos avançados de CSS • Layouts com faux columns • Concepção de layouts complexas • Truques e dicas de especialistas • Formatação de impressão através de CSS • Compatibilidades entre browsers.

DIS062 – 7 horas

Usabilidade:a norma ISO9241Pré – Requisitos: Conhecimento em sistemas T.I. nas vertentesde hard e software.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ter noções gerais sobre a norma ISO9241.

Conteúdos:• Introdução à norma e às secções • Hardware: ecrãs, teclados, e outros periféricos de input• Características do ambiente Web • Requisitos específicos para ambiente VDT • Software: Princípios, guia de orientação, apresentação de informação, controlos e outros elementos de interacção.

DIS063 – 7 horas

Fundamentos de Rational Requisite ProPré – Requisitos: É recomendado que os participantes tenham tido formação prévia em: Gestão de Requisitos com Use Cases.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazes de: • Compreender a estrutura e componentes de um projecto RequisitePro • Utilizar o RequisitePro na criação e definição eficaz de um projecto • Personalizar e definir propriedades do projecto • Criar e rever requisitos, atributos e documentos • Definir relações de hierarquia de requisitos• Executar o rastreio (“Traceability”) entre requisitos • Gerir a modificação de requisitos de um projecto • Utilizar views, queries e métricas no filtro de informação associada a requisitos • Participar em grupos de discussão.

Conteúdos• Introdução ao Workflow de Gestão de Requisitos e ao produto RequisitePro• Analisar o Problema /Estabelecer o projecto• Compreender Necessidades dos Stakeholders• Definir o Sistema / Documentos do RequisitePro• Gerir o Âmbito/Views e Rasteabilidade (Traceability)• Definir o Sistema/Métricas e documentos Offline • Gerir a Mudança nos Requisitos /Grupos de Discussão• RequisiteWeb.

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

56

DIS064 – 14 horas

Fundamentos de Rational Unified ProcessPré – Requisitos: É recomendado que os participantes tenham conhecimentos relacionados com o desenvolvimento de software em equipa e utilização de browser em ambiente Web.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazes de: • compreender as 6 melhores práticas de desenvolvimento de software apresentadas pela Rational• descrever o Rational Unified Process no que respeita a fases e disciplinas• compreender os benefícios de um processo conduzido por Use Cases e centrado na arquitectura• descrever a aproximação iterativa e dirigida pela gestão dos riscos de um processo de desenvolvimento de software• descrever as actividades e artefactos essenciais do Rational Unified Process.

Conteúdos• As melhores práticas no desenvolvimento de software• Estrutura e conteúdo do Rational Unified Process• Fases e “milestones” do projecto• Conceitos associados às disciplinas de engenharia de software:Disciplina I:• Business Modeling, Environment, Project Management e RequirementsDisciplina II:• Analysis & Design, Test, Implementation, Deployment, Configuration & Change Management• Os artefactos e as actividades associados com as disciplinas do processo• Papeis associados à equipa de projecto e responsabilidades. • RoadMap para soluções e-business• “Case Study”.

DIS065 – 21 horas

Fundamentos de UMLPré – Requisitos: É recomendado que os participantes tenham conhecimento geral de desenvolvimento de software sendo aconselhável alguns conhecimentos Object-Oriented.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:• descrever características de um modelo Object-Oriented• identificar o UML como linguagem de modelação Object- Oriented conhecer a história do UML e relação com o Rational Unified Process• identificar e aplicar o modelo conceptual do UML• identificar e utilizar os diferentes diagramas, modelos e views na modelação de uma solução Object-Oriented.

Conteúdos• UML Overview• Object Oriented• Modelo Conceptual• Relações• Diagramas de Use cases• Diagramas de Classes• Diagramas de Classes e Objectos• Diagramas de Sequência• Diagramas de Colaboração• Diagramas de Estado• Diagramas de Actividade• Diagramas de Componentes• Diagramas de “Deployment”• Mecanismos de Extensão.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

57

DIS066 – 28 Horas

Análise e Desenho Orientado a Objectos com UMLPré – Requisitos: É recomendado que os participantes tenham formação prévia em Princípios Object Oriented.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão ser capazes de: • Aplicar um processo iterativo, conduzido por Use Cases e centralizado na arquitectura no desenvolvimento de um modelo de desenho robusto• Utilizar o UML para representar o modelo de desenho• Aplicar os conceitos de abstracção, encapsulação, herança e do polimorfismo• Compreender os diferentes views de uma arquitectura de software, os mecanismos chaves definidos para suporte da arquitectura e o efeito da mesma arquitectura e mecanismos no modelo de desenho produzido• Descrever considerações básicas de modelação, incluindo a utilização de padrões (patterns).

Conteúdos• Conceitos de Object Oriented• Overview de Actividades e Artifactos associados a Requisitos• Overview de Actividades associadas a Análise e Desenho• Análise da Arquitectura• Descrever Distribuição• Desenho de Use Cases• Análise de Use Cases• Identificar Elementos de Desenho • Identificar Mecanismos de Desenho• Descrever Concorrência• Desenho de Subsistemas• Desenho de Classes• Modelação da Base de dados.

DIS067 – 21 horas

Princípios dos Testes FuncionaisPré – Requisitos: Os formandos devem ter conhecimentos do processo de desenvolvimento das aplicações e possuir alguma experiência prévia na realização de testes.

Objectivos No final da formação os participantes deverão ser capazes de:• Identificar o ciclo de vida dos testes e a sua relação com o ciclo de vida do desenvolvimento• Identificar e descrever testes de actividades e tipos de testes• Desenvolver um plano formal de realização de testes• Identificar testes eficazes e desenvolver testes para a sua própria aplicação.

Conteúdos• Considerações Gerais associadas aos Testes: > Ciclo de Vida dos Testes > Diferentes tipos de Testes > Actividades > Responsabilidades• Planeamento Da Realização De Testes: > Avaliação do estado inicial e análise dos requisitos > Análise de riscos > Estratégias dos Testes• Concepção dos Testes: > Análise de Test Cases e Testes de Dados > Análise de Testes Procedures e Modelo de Testes de Implementação > Desenho dos Testes Procedures• Desenvolvimento de Testes• Métricas dos Testes: > Abrangência dos Testes• Análise de não conformidades.

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

58

DIS068 – 21 horas

Administração Rational ClearQuest(ambiente Windows)Pré – Requisitos: Os formandos devem estar familiarizados com:• Sistema de Gestão de Bases de Dados relacionais• Conhecimentos do processo de detecção e registo de defeitos e de alterações• Conhecimento prático de desenvolvimento de Scripts com VBScript e Perl• Conhecimentos das questões relacionadas com o desenvolvimento de software em equipa.

Objectivos No final da formação os participantes deverão ser capazes de:• Planear e implementar o processo de detecção e registo de actividades, defeitos e alterações• Conhecer a estrutura dos schemas e packages do Rational ClearQuest• Utilizar O Rational ClearQuest para detectar e registar defeitos e pedidos de alterações• Configurar o Rational ClearQuest utilizando o Rational ClearQuest designer• Desenvolver a automação de processos utilizando API’s do Rational ClearQuest• Administrar utilizadores e grupos do Rational ClearQuest• Compreender a funcionalidade do Rational ClearQuest web e dos subsistemas de email do Rational ClearQuest• Administrar um sistema Rational ClearQuest incluindo instalação, upgrade, importação, exportação e integração.

Conteúdos• A arquitectura do Rational ClearQuest • Planear e implementar um processo de gestão de actividades, defeitos e alterações• Usar o Rational ClearQuest para submeter pedidos de alteração, modificar registos já existentes, executar queries, criar graficos e gerar relatorios• Conhecer a estrutura de funcionamento e funções esquemáticas do Rational ClearQuest• Utilizar o Rational Soda na geração de reports do Rational ClearQuest • Utilizar schemas e packages• Utilizar O Rational ClearQuest Designer para configurar o ClearQuest a nível de interface de utilizador para fazer pedidos de aprovação e apresentação de informação• Utilizar Hooks e Scripts para melhorar os mecanismos de registo de actividades, defeitos e alterações• Utilizar funções API do Rational ClearQuest em programas externos.

DIS069 – 14 horas

Os Processos de Verificação e Validação em Ambiente de TestesPré – Requisitos: Conhecimentos e experiência na área das tecnologias Engenharia de Software e/ou Engenharia de Sistemas.

Objectivos No final da formação os participantes deverão ser capazes de:• Compreender os conceitos básicos inerentes à Verificação e Validação• Planear actividades de Verificação e Validação ao longo do ciclo de vida do projecto• Alinhar as necessidades de execução de acções de Verificação e Validação de um projecto, de modo a diminuir os riscos inerentes à qualidade do produto• Preparar o ambiente e estabelecer os métodos que suportam as acções de Verificação e de Validação• Planear e gerir Testes recorrendo a uma ferramenta gestão de testes• Executar acções de Verificação e Validação.

Conteúdos• Conceitos fundamentais: Qualidade de um Sistema de Informação, Verificação e Validação• Principais referenciais em Verificação e Validação: ISO9001:2008, ISO12207, CMMI, IEEE1012• O ciclo de vida da Verificação e Validação: Principais actividades, Produtos de trabalho de suporte, Integração com outros processos (Gestão de Requisitos, da Qualidade e de Projecto)• Técnicas de Verificação e Validação: Peer Reviews (Inspecções e Revisões), Testes de Sistema (Testes de Integridade de dados, funcionais, regressivos, de integração, de interface, de controlo de acesso e segurança), Testes de Performance (Carga, Stress e Volume), Testes de Aceitação• Introdução de Ferramenta de Gestão de Testes: introdução ao ambiente da ferramenta e resolução de exercícios de aplicação• Consolidação Final e Exercício de Avaliação de Conhecimentos.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

59

DIS070 – 21 horas

ISO9001:2008Para Software HousesPré – Requisitos: Conhecimentos e experiência na área das tecnologias Engenharia de Software e/ou Engenharia de Sistemas.

Objectivos No final da formação os participantes deverão ser capazes de• Compreender os conceitos de Gestão da Qualidade• Conhecer os referenciais de qualidade direccionados para as TI: ISO 9001, ISO/IEC 90003:2004, ISO/IEC 12207, CMMI (Capability Maturity Model Integration).• Permitir escolher o referencial de qualidade que corresponde aos objectivos de negócio e estratégicos da organização.

Conteúdos• A evolução das normas da qualidade até à ISO 9001:2008 • A Norma ISO 9001:2008• Documentação do SGQ• A aplicação da ISO 9001:2008 à indústria de software• Modelos de Capacitação de Engenharia de Software • Alinhamento da norma ISO 9001:2008 e o modelo CMMI e a Melhoria dos Processos• Consolidação Final e Exercício de Avaliação de Conhecimentos.

DIS071 – 21 horas

CASTApplication Mining SuitePré – Requisitos: Conhecimentos intermédios de Application Mining e ferramenta MAS, noções gerais de base de dados, noções gerais de sistemas de informação.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão conhecer o conceito a Application Intelligence.

Conteúdos• Introdução ao conceito de Application Intelligence• Construção de Repositórios de informação e organização de vistas gráficas das aplicações• Simulação e análise do impacto das alterações às aplicações• Documentar vistas gráficas, análise de impacto e construção dinâmica de reports• Construir, validar e optimizar o SQL• Comparar schemas e bases de dados• Construir Dashboards de monitorização de processos.

DIS072 – 21 horas

Modelos de Capacitação de Engenharia de SoftwarePré – Requisitos: Este curso não tem pré – requisitos específicos.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão saber os conceitos básicos inerentes aos modelos de capacitação (CMMI e ISSO/ IEC 15504 – SPICE), escolher, configurar e aplicar um modelo de capacitação numa organização, com especial incidência no CMMI e identificar a sinergia entre o modelo CMMI e a norma ISO 9001-2000, para a melhoria contínua dos processos da organização.

Conteúdos• Conceitos fundamentais• Principais Tendências em Modelos de Qualidade • ISO/IEC 15504 – SPICE• CMMI• Sinergia entre ISO 9001:2000 e CMMI• Modelos de Melhoria Contínua.

DIS073 – 14 horas

Compreender o CMMIem 10 PassosPré – Requisitos: Este curso não tem pré – requisitos específicos.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão saber identificar dos 10 passos essenciais para a compreensão do modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) do Software Engineering Institute (SEI) na implementação de acções de melhoria contínua.

Conteúdos• Arquitectura do modelo CMMI• Compreender os principais componentes do modelo CMMI• Institucionalizar os processos• Compreender a representação contínua e a segmentada• Relações entre as áreas de processo• As áreas de processo e respectivos factores críticos• Identificar os requisitos para uma avaliação CMMI• Implementar o método SCAMPI na avaliação formal do modelo CMMI• A gestão da mudança na implementação da melhoria de processos• Resolução de exercícios de consolidação final.

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

60

DIS074 – 14 Horas

O Gestor de Projectose a Gestão de RequisitosPré – Requisitos: Este curso não tem pré – requisitos específicos.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão deteros conhecimentos essenciais para o estabelecimento do âmbito de um projecto, tradução das necessidades aos requisitos, documentação e organização dos requisitos, análise de impacto sobre a alteração de requisitos e gestão de expectativas juntodo cliente.

Conteúdos• Conceitos Base de Requisitos• Fluxo de Trabalho de Gestão de Requisitos• Gerir o Âmbito do Projecto• Use Cases• Riscos do Projecto associados a Requisitos• Análise de Estudo de Caso.

DIS075 – 21 Horas

Gestão de Requisitos com Use CasesPré – Requisitos: É recomendado que os participantes estejam familiarizados com a Gestão de Projectos e o Ciclo de vida de desenvolvimento de software.

Objectivos No final da formação os participantes deverão ser capazes de:• Aplicar eficazmente as técnicas associadas á gestão de requisitos de forma a produzir definições claras de requisitos do produto• Capturar e documentar requisitos utilizando a técnica de modelação de Use Cases• Configurar hierarquia de documentos associada a diferentes níveis de requisitos de um produto• Utilizar atributos e a rastreabilidade (“traceability”) de requisitos que permita facilitar a gestão do âmbito e modificações dos requisitos.

Conteúdos• O processo de Gestão de requisitos• As melhores práticas e o Rational Unified Process TM • Introdução à modelação de Use Cases• Analisar o Problema• Compreender as Necessidades dos Stakeholders• Definir o sistema: A visão das características de produto e o modelo de Use-Case• Gerir o âmbito do sistema• Refinar a definição do sistema• Gerir as modificações de requisitos• Requisitos ao longo do ciclo de vida do projecto.

DIS076 – 14 Horas

Introduction to Software Process Improvement (SPI)Pré – Requisitos: Os participantes devem possuir conhecimentos básicos de Engenharia de software.

Objectivos No final da formação os participantes deverão deter conhecimentos sobre Software Processo Improvement, nomeadamente saber identificar os benefícios do SPI.

Conteúdos• Noções de SPI• Benefícios do SPI• Software Process Model• O CMM• Introdução ao CMMI• O modelo PSP• O Modelo SPICE• Como iniciar o SPI.

DIS077 – 14 horas

Software Quality Assurance (SQA)Pré – Requisitos: Os participantes devem possuir uma boa compreensão dos processos standard e ciclos de vida do projecto.

Objectivos No final da formação os participantes deverão compreender a importância da implementação de um Processo de Quality Assurance.

Conteúdos• Os valores do Processo Quality Assurance (QA)• Requisitos do Processo QA nos seus diversos modelos• Infra-estrutura para a implementação do Processo QA• Requisitos de qualificação para os Auditores / Revisores do Processo QA• O Processo QA: planeamento, realização de auditorias e revisões, seguimento de não conformidades, análise de resultados para a melhoria contínua.

Concepção,Desenvolvimentoe Integraçãode Sistemas

61

DIS078 – 35 horas

SPICE (ISO/IEC 15504)Pré – Requisitos: Estar familiarizado com engenharia de software, qualidade, segurança e gestão.

Objectivos No final do curso, os participantes deverão ter adquirido os seguintes conhecimentos:• Aprender a usar a ISO / IEC 15504, de modo a beneficiar a sua organização, mas também por forma a estabelecer uma base de melhoria da gestão dos processos de software ou mesmo para a determinação da capacidade que possuem para estabelecer os processos de software• Obter profundos conhecimentos sobre a forma como podem ser feitos os levantamentos dos modelos de gestão do processo, através da ISO / IEC 15504• Ficar apto a participar activamente nos levantamentos efectuados com a ISO/ IEC 15504, sob a liderança de um assessor• Ficar com os conhecimentos de um assessor de ISO/ IEC 15504• Saber como a ISO/ IEC 15504, enquanto processo standard, pode influenciar o seu negócio• Deverá ser capaz de gerir de forma correcta usando as normas de qualidade de acordo com os conhecimentos obtidos para a prática de processos de software.

Conteúdos• Introdução ao SPICE (ISO/ IEC 15504)• Background para o levantamento de processos de software• Visão do SPICE (ISO/ IEC 15504)• Exemplo de um modelo de referência• Visualização de um modelo de exemplo• Processos de Engenharia• Processos de Gestão• Processos de apoio ao cliente• Processos de apoio• Processos organizacionais• Dimensão e Capacidades• Processo de levantamento com o SPICE (ISO/ IEC 15504)• Processo de melhoria com o SPICE (ISO/ IEC 15504)• Determinação da capacidade de processo com o SPICE (ISO/ IEC 15504)• Levantamentos práticos com o SPICE (ISO/ IEC 15504)• Background para o levantamento prático com o SPICE (ISO/ IEC 15504)• Técnicas de recolha de dados• Recolha, validação e despiste• Estudo de Casos: levantamentos compatíveis com a actuação da ISO/IEC 15504.

DIS079 – 21 horas

Introdução ao CMMIPré – Requisitos: Este curso não tem pré – requisitos específicos.

Objectivos No final do curso, os participantes deverão ter adquirido os seguintes conhecimentos:• Compreender os benefícios da definição de processos de organização• Explicar a estrutura interna do CMMI, os seus conceitos e terminologias• Compreender a possibilidade de uso do CMMI para software e/ ou sistemas e departamentos de operações e suporte• Ser capaz de interpretar o CMMI, particularmente, aqueles que virão a fazer parte de Equipas ou assessores em levantamentos de CMMI.

Conteúdos• Introdução• Visão do CMMI• Princípios do processo CMMI• Níveis de Maturidade e áreas de processo do Modelo CMMI• Link das áreas• Intercepções do CMMI.

DIS080 – 14 horas

Implementação de Agile MethodsPré – Requisitos: Este curso não tem pré – requisitos específicos.

Objectivos No final do curso, os participantes deverão ter adquirido os seguintes conhecimentos:• Compreender a essência de Agile Methods e os contextos em que eles melhor se enquadram• Desenvolver processos de qualidade com resultados positivos, de uma forma mais rápida• Adaptar-se melhor a projectos de mudança• Planear e gerir iterações de pequeno curso• Colaboração bem sucedida com os clientes• Formar equipa de trabalho altamente produtivas, ágeis e confidenciais• Construir capacidades organizacionais para a inovação e adaptabilidade.

Conteúdos• Introdução • Visão das metodologias Agile• Engenharia de Software Agile• Gestão de projectos Agile• Gestão de contratos e fontes• Como introduzir os métodos Agile numa organização• Ferramentas de suporte• Conclusão.

Concepção,Desenvolvimento

e Integraçãode Sistemas

SoluçõesdeNegócio

64

Soluçõesde Negócios

SOL001 – 49 horas

Cognos Fast Track Serie 7Pré – Requisitos: Conhecimento dos requisitos do seu negócio. Experiência em aplicações Windows.

Objectivos No final desta acção de formação o formando deverá de estar apto a implementar modelos de dados multidimensionais e efectuar análises de exploração de cubos de informação multidimensional, recorrendo à solução tecnológica da Cognos.

Conteúdos• Impromptu Administrator• Reconhecer quais são as componentes de um catálogo• Identificar os passos a realizar para se implementar o Modelo de Dados Multidimensional• Conseguir efectuar a manutenção do Catálogo • Impromptu User• Criar relatórios através do Report Wizard e da caixa de texto • Query• Criar os relatórios com a extensão. IQD apropriada para implementar a Metodologia Multidimensional• PowerPlay User• Definir os conceitos de “Business Inteligence” e Análise Multidimensional• Demonstrar as capacidades fundamentais do PowerPlay• Descobrir as várias técnicas de exploração de dados• Aplicar várias técnicas de apresentação de dados• Implementar capacidades especiais que se encontram disponíveis• PowerPlay Transformer• Planear, desenhar e trabalhar com Modelos • Organizar múltiplas Fontes de Dados• Trabalhar com Medidas e Dimensões de Tempo• Adaptar o Modelo para os requisitos específicos do Negócio• Optimização e Personalização dos PowerCubes• Personalizar Dimensões• Personalizar a segurança a aplicar aos Modelos • Aplicabilidade prática da solução: Com base nos requisitos específicos de negócio é desenhado e implementado um Modelo de Informação Multidimensional na Solução Tecnológica da Cognos.

SOL002 – 49 horas

Cognos Fast Track Serie 8Pré – Requisitos: Conhecimentos de MS SQL Server ou Oracle RDBMS. Opcional: Conhecimentos em Aplicações Web.

Objectivos No final desta acção de formação o formando deverá de estar capacitado de um conhecimento prático (acelerado) que permita trabalhar com a solução de modelação, análise e reporting – Cognos 8.

Conteúdos• Visão Global sobre a Solução• Framework Manager • Planear, desenhar e trabalhar com Modelos• Integração com outras fontes de informação• Publicação• Melhores práticas• Query Studio • Demonstrar as capacidades fundamentais do Query Studio• Técnicas de exploração de dados• Definição de filtros• Formatação e formatação condicional• Definição de Templates• Dados dimensionais e funcionalidades de Drill• Report Studio • Demonstrar as capacidades fundamentais do Report Studio• Técnicas de exploração de dados• Definição de filtros e prompts• Capacidades de Drill• Funcionalidades dos diversos objectos de reporting• Modelação de queries / encadeamento de queries• Processamento condicional de objectos• Passagem de parâmetros na invocação de outros relatórios• Folhas de Estilo (CSS)• Analysis Studio • Demonstrar as capacidades fundamentais do Analysis Studio• Conceitos de Sets & Layouts• Expandir e inserir níveis• Manipulação de gráficos• Utilização de filtros• Funcionalidades avançadas• Definição de cálculos• Definição de contexto na exploração• Capacidades de Drill• Funcionalidades de Drill-Through • Cognos Portal Connection • Cognos Connection• Principais funcionalidades• Administração e personalização do portal.

65

SOL003 – 21 horas

Introdução ao SQLPré – Requisitos: Este curso não tem pré-requisitos específicos.

Objectivos No final desta acção de formação o formando deverá estar apto a compreender a lógica do SQL (Structured Query Language), bem como os seus principais comandos.

Conteúdos• Conceitos fundamentais• Bases de Dados Relacionais• Noção de Base de Dados• Noção de Tabela e Estrutura• Noção de Chaves• Relacionamento entre Tabelas• Linguagem SQL• Componentes da linguagem SQL• DML (Data Manipulation Language)• DDL (Data Definition Language)• DCL (Data Control Language)• Transact• Funções de agregação• Sub-consultas• Criar vistas.

SOL004 – 21 horas

Noções de DWPré – Requisitos: Frequência do curso Introdução ao SQL.

Objectivos Pretende-se que no fim deste curso os formandos estejam preparados para desenvolver um DW.

Conteúdos• Conceitos fundamentais DW• O que é um DW• Para que serve• Quais as vantagens de um DW• Modelos• Modelo Multi-Dimensional• Dimensões• Factos• Contruir DW usando Star Schema• Estratégia de carregamento• Origem dos dados• Mapeamento dos dados• Processo de Carregamento.

SOL005 – 14 horas

Corporate Performance Management: Como torná-lo possível na sua OrganizaçãoPré – Requisitos: Este curso não tem pré-requisitos específicos.

Objectivos No final da formação, os participantes deverão saber o conceito de CPM e quais as vantagens do mesmo para as Organizações.

Conteúdos• Definição do Conceito• Ciclo de Gestão Contínua• Articulação das partes do ciclo de gestão• O objectivo do CPM• Abordagem técnica• Arquitecturas e sua integração com diferentes ERP’s e fontes de informação• A vantagem competitiva para as Organizações.

SOL006 – 28 horas

Fundamentos de ETLPré – Requisitos: Noções de DW.

Objectivos Pretende-se com este curso que os formandos sejam capazes de desenvolver um processo de ETL (Extract Transform Load).

Conteúdos• Conceitos fundamentais de ETL• Estratégia de carregamento• Origem dos dados• Mapeamento dos dados• Processo de ETL• Extracção• Transformação• Carregamento• Metodologia de Implementação.

Soluçõesde Negócios

66

Soluçõesde Negócios

SOL007 – 14 horas

Monitorização de Desempenho Organizacional – Construção de Balanced ScoreCardPré – Requisitos: Este curso não tem pré-requisitos específicos.

Objectivos Pretende-se com este curso que os formandos sejam capazes de compreender o conceito base de Balanced ScoreCard.

Conteúdos• Conceitos genéricos de BSC• Introdução ao CMM• Interface com o utilizador• Configuração do CMM• Criação do Modelo• Carregamento de Dados• Melhorar os ScoreCards• Segurança e Síntese.

SOL008 – 7 horas

Construção de Soluções OLAP com Microsoft SQL Server 2005 Analysis ServicesPré – Requisitos: Conhecimentos básicos de construção, administração e implementação de bases de dados. Experiência mínima em aplicações Windows.

Objectivos Fornecer os conhecimentos necessários para criar e implementar Soluções OLAP, através da utilização de Microsoft SQL Server 2005 Analysis Services.

Conteúdos• Introdução ao Data Warehouse e OLAP• Arquitectura dos Analysis Services• Construção de Dimensões• Definir hierarquias • Cubos• Perspectivas e KPI• Membros Calculados• Processamento de Dimensões e Cubos• Criação de indicadores calculados através de MDX.

SOL009 – 7 horas

Construção de Soluções OLAP com Microsoft SQL Server 2005 Integration ServicesPré – Requisitos: Conhecimentos básicos de construção, administração e implementação de bases de dados. Experiência mínima em aplicações Windows.

Objectivos Esta acção formativa contempla as fases de Extracção, Limpeza e Carregamento de dados necessárias para a construção de um Data Warehouse.

Conteúdos• Arquitectura do Integration Services• Definição de fontes de dados heterogéneas • Control Flow Tasks• Data Flow Source• Data Flow Transformation• Data Flow Destination• Data Viewers• Variáveis• Configuração de Pacotes• Tratamento de erros.

SOL010 – 21 horas

Administração de Bases de Dados SQL Server 2005Pré – Requisitos: Os participantes devem estar familiarizados com conceitos teóricos de bases de dados relacionais.

Objectivos A formação em administração de dados 2005, proporcionará aos formandos os conhecimentos necessários para planear, implementar e gerir uma base de dados, assim como, todos os seus ficheiros.

Conteúdos• Instalação e configuração do SQL SERVER 2005• Criação de base de dados e dos seus ficheiros • Criação de tabelas e tipos de dados• Criação e tuning de índices• Implementação da integridade dos dados utilizando Constrains• Implementação de Views• Gestão de transacções e locks• Gestão de bases de dados e dos seus ficheiros• Recuperação de “desastres”• Gestão da segurança• Monitorização do SQL Server.

67

SOL11 – 21 horas

Implementação de Soluções de Metadata e Reporting Self-ServicePré – Requisitos: Conhecimento básico de SQL, Conceitos de Bases de Dados Relacionais.

Objectivos Apresentar os benefícios, opções e melhores práticas (Best-Practices) para a produção de conteúdos de reporting ad-hoc, de modo a que todos os colaboradores da organização possam criar e utilizar relatórios.

Conteúdos• Introdução à plataforma Pentaho BI: inclui uma visão global da história, definição e utilizações da plataforma Pentaho BI• Introdução à Plataforma e conteúdos de treino: inclui instalação do software fornecido e conteúdos usados no curso• Discussão dos conceitos, arquitectura e ferramentas da camada de metadados (metadata) da plataforma BI• Importação/Exportação de metadata: apresenta as técnicas e razões para importar/exportar metadata• Trabalhando com Metadata: emprega os conceitos e ferramentas do Módulo “Conceitos Metadata da plataforma Pentaho” para a construção de metadata, através do uso dos conteúdos de treino• Publicação de Metadata e Soluções Pentaho: Ensina técnicas de publicação de metadata para a plataforma Pentaho e explora de uma forma avançada, o conceito de uma “Solução” no âmbito da plataforma Pentaho BI• Visão geral do Pentaho Reporting: abordagem da aquitectura, história, e funcionalidades de reporting da suite Pentaho BI• Relatórios Ad-Hoc: exploração da interface de reporting ad-hoc e do uso da metadata em relatórios ad-hoc• Juntando as Peças: apresentação de um exemplo do mundo real, para reforçar os conhecimentos em metadata e reporting ad-hoc apresentados no curso• Segurança, Metadata e Soluções, na Plataforma BI: Abordagem acerca das capacidades de segurança da plataforma BI, e da estrutura de uma solução• Templates para Reporting Ad-Hoc: exploram-se as técnicas que permitem criar e modificar as templated que regem a apresentação dos relatórios Ad-Hoc• Metadata dentro do Pentaho: demonstra-se e discute-se a utilização de metadata em toda a Suite Pentaho BI.

SOL012 – 28 horas

Implementação de Soluções de Reporting OperacionalPré – Requisitos: Frequência do curso REPORTING1 (opcional, mas recomendado). Conhecimento básico de SQL, Conceitos de Bases de Dados Relacionais.

Objectivos Como tarefa inicial na implementação da plataforma BI, o reporting apresenta um rápido retorno no investimento em BI, possibilitando obter rapidamente informação de tomada de decisões. Este curso visa fornecer aos formandos o conhecimento essencial para desenvolver soluções de reporting avançadas.

Conteúdos• Introdução à plataforma Pentaho BI: apresentam-se conceitos, possibilidades e evoluções da plataforma Pentaho BI• Introdução à Plataforma e conteúdos de treino: inclui instalação do software fornecido e conteúdos usados no curso• Conceitos da plataforma Pentaho: discussão dos conceitos e arquitectura da plataforma BI• Instalação e configuração da Suite Pentaho BI: experiência de instalação e configuração da Suite Pentaho BI• Design Studio, Action Sequences e Report Wizard: Exploração das ferramentas usadas para criar conteúdos e soluções para a plataforma BI• BI Operacional e Pentaho Reporting: Discute sobre business intelligence operacional e a arquitectura do Pentaho Reporting• Criando Reports: ensina com usar o Report Designer para obter relatórios visualmente apelativos, com perfeição que vai até ao nível do pixel• Técnicas de Formatação, Linking e Banding: exploração das técnicas disponíveis para criar relatórios formatados e altamente funcionais• Grupos e Subgrupos: discussão acerca do uso de grupos e subgrupos, na criação de relatórios• Subreports: técnicas avançadas de construção de relatórios, envolvendo subreports• Visão geral de Metadata: apresenta-se uma visão geral da camada de metadata (metadados), e da utilização de metadata na construção de relatórios• Gráficos: ensina as técnicas de como incluir gráficos em relatórios• Deployment e Distribuição de Relatórios: exploram-se as diversas técnicas de distribuição e deployment de relatórios em massa, incluindo subscrições e bursting• Segurança e soluções: discute a estrutura e as opções de segurança das soluções Pentaho.

Soluçõesde Negócios

68

Soluçõesde Negócios

SOL013 – 28 horas

Administração e Gestão da Plataforma BIPré – Requisitos: Conhecimento básico de SQL,Conceitos de Bases de Dados Relacionais, Administração de Web Aplications.

Objectivos Preparar Administradores de Sistemas para instalar, configurar, optimizar performance, monotorizar e solucionar problemas na plataforma BI.

Conteúdos• Abordagem Inicial: apresenta os conceitos, capacidades e evolução da plataforma BI• Introdução à Plataforma e conteúdos de treino: inclui instalação do software fornecido e conteúdos usados no curso• Conceitos da plataforma Pentaho: discussão dos conceitos e arquitectura da plataforma BI• Instalação e Configuração da Plataforma BI: fornece experiência na instalação e configuração da Suite completa Pentaho BI• Pentaho Design Studio, Action Sequences e Report Wizard: exploração das ferramentas cliente usadas para produzir soluções e conteúdos para a plataforma BI• BI Operacional e Reporting: discute temas como business intelligence operacional e arquitectura da ferramenta de reporting Pentaho• Criação de Relatórios: Ensino e uso do Pentaho Report Designer para produzir relatórios de elevada qualidade e design• Distribuição e Deployment de Relatórios: Ensino dos diversos métodos para efectuar o deployment e distribuição de relatórios, incluindo subscrições e bursting (automatização na distribuição/calendarização de conteúdos)• Segurança na Plataforma BI: Discussão detalhada acerca das capacidades de segurança da plataforma BI, da sua configuração e arquitectura• Serviços de Gestão (Management Services): Explorar as características e serviços de gestão disponíveis na versão Community (Administration Console) ou na versão Enterprise (Opcional).

SOL014 – 28 horas

Construindo Soluções AnalíticasPré – Requisitos: Conhecimento básico de SQL, Conceitos de Bases de Dados Relacionais.

Objectivos Preparar Administradores de Sistemas com a experiência prática necessária para desenhar, construir e implementar soluções baseadas em OLAP, utilizando ferramentas como Pentaho Data Integration (Kettle), Pentaho OLAP (Mondrian), e a plataforma Pentaho BI. É dado ênfase especial à capacidade de se conseguir construir um esquema em estrela, e em popular este esquema recorrendo a transformações da ferramenta Pentaho Data Integration. São ainda cobertos temas como segurança, performance e optimização de estruturas de dados OLAP.

Conteúdos• Abordagem às Soluções de Análise: apresenta uma abordagem aos conceitos e arquitecturas típicas de soluções de análise• Modelação Dimensional: descreve e fornece experiência em modelação dimensional e na construção de esquemas em estrela• Abordagem ao ETL e à ferramenta Pentaho Data Integration: exploração dos conceitos base das ferramentas de ETL (Extract-Transform-Load) e da ferramenta Pentaho Data Integration• Look-ups e Field Transformations: fornece experiência prática com técnicas de efectuar look-ups, juntando várias fontes de dados, e transformando campos individuais durante transformações• Transformações conjunto e pivot: baseada no módulo anterior, permite explorar e manipular conjuntos de dados e efectuar ordenações• Carregamento das tabelas de factos e dimensões: utilização da ferramenta Pentaho Data Integration para efectuar o carregamento das tabelas de factos e dimensões• Jobs e Transformações: explora técnicas de organização de transformações em jobs, incluindo calendarização de jobs• Introdução à ferramenta Pentaho Analysis: introdução aos conceitos e arquitectura da ferramenta Pentaho Data Analysis• Usando medidas calculadas e formatadas: abrange a definição, propósito e uso de medidas calculadas e formatadas• Agregadores e performance: Discute problemas e técnicas que têm impacto na performance, incluindo o uso de agregadores.

Gestão IntegradadoTerritório

72

GIT001 - 24 horas

ARCGIS Aplicado à Gestãodo TerritórioPré - Requisitos:• Conhecimentos de base em ArcINFO• Conhecimento da legislação de base.

Objectivos No final deste curso os participantes serão capazes de: • Elaborar um sistema de informação territorial • Criar, integrar e actualizar temas referentes à gestão do território, de acordo com os normativos sectoriais• Aplicar ferramentas de ArcGIS no planeamento e gestão de programas sectoriais• Elaborar mapas e relatórios temáticos.

Conteúdos• Definição do Sistema de Informação Territorial • Aquisição e validação de dados Construção de Geodatabase migração de dados • Relatórios e Mapas.

GIT002 - 32 horas

ARCGIS Aplicado ao CadastroPré - Requisitos:• Conhecimentos de base em ArcINFO• Prática em levantamentos cadastrais.

Objectivos No final deste curso os participantes serão capazes de:• Planear um levantamento cadastral • Construir a estrutura de dados espaciais• Integrar e validar dados espaciais• Elaborar mapas e relatórios temáticos.

Conteúdos• Conceitos e Processos de Controlo de Qualidade • Aquisição e validação de dados Construção de Geodatabase migração de dados • Relatórios e Mapas.

Gestão Integradado Território

GIT003 - 14horas

ArcGIS Desktop I:Iniciação ao SIG Pré - Requisitos: • Domínio de trabalho em ambiente Windows.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Explicar o que é um SIG e as suas potencialidades• Criar e trabalhar mapas com o ArcMAP• Aceder e inquirir uma base de dados • Descrever estruturas comuns de dados SIG • Explicar o que são dados geográficos, como são feitos e como adquirir os dados • Explicar o que é uma análise espacial e resolver problemas geográficos utilizando as ferramentas de análise do ArcGIS.

Conteúdos• Introdução ao SIG: funções básicas de um SIG• Explorar mapas SIG• Explorar bases de dados SIG• Criar layouts de mapas• Compreender localizações geográficas• Compreender dados vectoriais e raster • Aquisição de dados geográficos• Inquirição de dados• Análise de relações espaciais• Resolução de problemas SIG.

73

Gestão Integradado Território

GIT004 - 24 horas

ArcGIS Desktop II:Ferramentas e FuncionalidadesPré - Requisitos: Os formandos devem ter completado o curso de ArcGIS Desktop I: Iniciação aos SIG ou ter conhecimentos equivalentes.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Identificar com o ArcGIS Desktop, que aplicações são utilizadas para tarefas comuns em SIG• Compreender as vantagens da geodatabase no armazenamento de dados espaciais• Criar e editar elementos de geodatabase• Controlar a aparência e visualização de dados no ArcMap• Classificar e simbolizar informação espacial• Rotular elementos no mapa• Alterar o sistema de coordenadas e a projecção do mapa• Aceder a informação alfanumérica e controlar o modo de visualização de tabelas • Pesquisar e analisar dados SIG• Criar mapas e gráficos de qualidade.

Conteúdos• Investigar dados geográficos • Gerir layers• Simbolizar dados categóricos• Simbolizar dados quantitativos• Rotular dados no mapa• Utilizar sistemas de coordenadas e projecções de mapas• Criar um layout• Gerir tabelas• Editar geometria e atributos• Criar geodatabases e feature classes• Obter localizações a partir de atributos• Resolver problemas espaciais com pesquisas e análises• Personalizar o ArcGIS Desktop.

GIT005 - 14 horas

ArcGis Desktop III:Trabalho e AnálisePré - Requisitos: Os formandos devem ter frequentado o curso de ArcGIS Desktop II – Ferramentas e Funcionalidades ou ter conhecimentos equivalentes.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Adicionar dados a uma geodatabase a partir de diferentes fontes • Trabalhar com subtipos para editar dados • Editar e validar a geometria e os atributos dos dados através da topologia de geodatabase • Utilizar ferramentas de análise através de caixas de diálogo e de modelos • Construir modelos complexos usando o Modelbuilder.

Conteúdos• Obter dados para a geodatabase• Regras de comportamento em geodatabase• Editar dados SIG• Georeferenciar dados espaciais• Gerir ferramentas de geoprocessamento e parâmetros• Analisar dados SIG• Usar o Modelbuilder para análise• Projectos de análise SIG: Projectos de análise SIG baseados em casos reais.

74

GIT006 - 24 horas

ArcGIS – Análise Espacial

Pré - Requisitos: Os formandos devem ter frequentado o cursode ArcGIS Desktop II: Ferramentas e Funcionalidades ou Iniciaçãoao ArcGIS Desktopt I ou possuir conhecimentos equivalentes.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Compreender os modelos de dados raster• Visualizar e questionar dados raster• Georreferenciar, transformar e projectar dados raster• Criar raster datasets e raster catalogs numa Geodatabase• Compreender como estão organizadas as ferramentas do ArcGIS Spatial Analyst• Aplicar as ferramentas do ArcGIS Spatial Analyst na análise de superfícies e de medição de distâncias• Utilizar as ferramentas para águas subterrâneas • Usar as funções de álgebra de mapas• Interpolar superfícies a partir de uma amostra de pontos• Compreender a metodologia da modelação e optimização• Utilizar o Modelbuilder para criar modelos de optimização.

Conteúdos• Noções básicas do ArcGIS Spatial Analyst: visão geral da extensão• Estrutura dos dados raster• Ajustamento dos dados • Realizar análises de superfícies• Funções de álgebra de mapas• Calcular medições de distâncias• Análise hidrológica de superfícies• Desenhar e implementar modelos SIG: conceitos e questões sobre a modelação espacial.

GIT007 - 24 horas

ArcGIS - Construçãode GeodatabasePré - Requisitos: Os formandos devem ter frequentado o curso de ArcGIS Desktop II: Ferramentas e Funcionalidades ou possuir conhecimentos equivalentes.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Compreender a estrutura de uma geodatabase • Explicar as vantagens de uma file geodatabase• Compreender as vantagens das regras de validação • Carregar dados vectoriais e raster para uma geodatabase • Criar e aplicar atributos de domínios, subtipos e classes de relações • Editar dados utilizando os atributos de domínios, subtipos e relationship classes• Criar e editar anotações de geodatabase • Criar topologias e aplicar regras de topologia • Editar dados topológicos • Efectuar edições em redes geométricas e tracing.

Conteúdos• Introdução às geodatabases: Vantagens• Regras de validação de atributos: Subtipos e domínios• Classes de relações• Anotações: Criar, editar e gerir anotações numa geodatabase• Topologia numa geodatabase• Redes geométricas• Construir um esquema numa geodatabase• Troca de dados XML• Dados vectoriais numa geodatabase• Dados raster numa geodatabase.

Gestão Integradado Território

75

GIT008 - 24 horas

Introdução à CartografiaPré - Requisitos: Os formandos deverão ter noções mínimasde cartografia ou topografia.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Conhecer e distinguir os Sistemas Cartográficos• Reconhecer diferentes tipos de cartas• Conhecer as coordenadas e projecções da Terra• Reconhecer os Sistemas de Projecção e de Coordenadas• Compreender a associação entre escalas e objectivos• Saber ler e utilizar correctamente a informação cartográfica• Utilizar os mapas como suporte na transmissão de informação diversas• Executar mapas temáticos.

Conteúdos• Mapas e Cartografia• Escalas, Generalização cartográfica e simbolização cartográfica• Projecções cartográficas e sistemas de coordenadas• Elaboração de mapas temáticos.

GIT009 - 35 horas

AutoCadMap 3D 2010Pré - Requisitos: Este curso de Auto CAD Map 3D 2010 pressupõe que os formandos deverão saber utilizar software em ambiente Windows, que possuam noções mínimas de sistemas de coordenadas ou cartografia ou topografia.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Criar, digitalizar e optimizar mapas com recurso à ferramenta AutoCAD MAP • Proceder à associação e manipulação de informação a elementos geo-referenciados.

Conteúdos• Conceitos de Cartografia Digital• Criação de Mapas • Sistema de Coordenadas Global • Digitalização e optimização de mapas• Criação e execução de querys • Edição de desenho referenciado • Inserção e Manipulação de Dados • Acesso e utilização de bases de dados externas • Desenho de mapas temáticos • Criação de Topologias • Impressão de mapas.

GIT010 - 28 horas

Sistemas de Posicionamento e Navegação: GPSPré - Requisitos: Os formandos devem ter conhecimentos de base em Topografia ou Cartografia ou Sistemas de Coordenadas,na óptica do utilizador.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Utilizar o GPS e saber trabalhar os dados obtidos• Aplicar de forma correcta Sistemas de Posicionamento e Navegação• Converter dados entre sistemas de coordenadas• Planear, Adquirir e Processar dados obtidos por GPS• Representar os dados obtidos.

Conteúdos• Levantamentos topográficos: Métodos clássicos de aquisição de dados• Equipamento Topográfico• Métodos de determinação de coordenadas• Outros métodos de aquisição de dados topográficos,• Sistemas de Posicionamento e Navegação Global• Representação topográfica• Aplicações da Topografia.

Gestão Integradado Território

ModernizaçãoAdministrativa

Central

78

ModernizaçãoAdministrativaCentral

MAD001 – 7 horas

O Oximoro da Modernização AdministrativaPré - Requisitos: Experiência em gestão e liderançade organizações.

Objectivos As Organizações, independentemente de estarem enquadradasna Administração Pública Local, Central ou Regional, estãoa ser pressionadas pelas políticas vigentes e pela conjunturasócio-económica a tomarem medidas que as tornaremmais eficientes e eficazes.

Com esta acção os formandos ficarão conscientese documentados acerca da inevitabilidade do esforçode modernização administrativa da importância da adopçãode modelos de gestão orientados a processos da capacitaçãoe motivação dos funcionários para a realização da mudança necessária e do modo como a realização destes processospode ser agilizada e modernizada com recurso a sistemasde informação de última geração.

Esta acção de formação proporciona o estabelecimento de uma visão de solução e o enquadramento de um processo de mudança que resolve o oximoro inerente ao desafio da modernizaçãoda administração pública.

Conteúdos • Enquadramento Político e Sócio-Económico• Inevitabilidade do esforço de modernização da administração pública• Oximoro da modernização MAIS E MELHOR com MENOS RECURSOS• Porque é que os sistemas de gestão orientados a processos são os únicos que conseguem resolver o oximoro• OS 5 SEGREDOS DA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA > Envolvimento da liderança da organização > Estabelecimento de objectivos estratégicos e de sistemas de gestão orientados a processos > Reengenharia e formalização dos processos de realização > Utilização de sistemas de informação de suporte orientados a processos > Adopção de práticas de gestão transparentes e alinhadas com objectivos estratégicos.

MAD002 – 21 horas

Metodologia de Modernização Administrativa Pré - Requisitos: Experiência em gestão, Utilização de ferramentas de Office, Conhecimentos de práticas de modelação de processos de negócio.

Objectivos Os organismos da Administração Pública Local, Central ou Regional, estão sujeitos a forças políticas e socio-económicas que tornam incontornável a realização de esforços de modernização que possibilitem ganhos de qualidade, eficácia e eficiência.

A Metodologia de Modernização Administrativa (MMA) é uma resposta cabal e pragmática a este desafio, testada em organizações da Administração Pública Central, Regional e Local, que permite uma resposta adequada aos desafios organizacionais que estes esforços representam.

Os participantes desta acção de formação ficarão na posse de uma metodologia de modernização administrativa certificada, que lhes permitirá liderar, com sucesso, um processo de mudança organizacional.

Conteúdos • Enquadramento Político e Socio-económico• Apresentação da Metodologia de Modernização Administrativa (MMA)• Descrição das macro actividades (9 de realização e 3 de suporte) da MMAObjectivoActividades e tarefasMetodologia, práticas e técnicas de realizaçãoDocumentos de trabalho (de input e de output)Ferramentas e sistemas de suporteIntervenientesResultados • 5 SEGREDOS DA MMA > Envolvimento da liderança da organização > Estabelecimento de objectivos estratégicos e de sistemas de gestão orientados a processos > Reengenharia e formalização dos processos de realização > Utilização de sistemas de informação de suporte orientados a processos > Adopção de práticas de gestão e governação transparentes• Acompanhamento e discussão de um caso prático.

79

ModernizaçãoAdministrativa

Central

MAD003 – 21 horas

Reengenharia de Processos Pré - Requisitos: Experiência em gestão, Utilização de ferramentas de Office, Conhecimentos sobre Sistemas de Gestão orientados a processos, Conhecimentos de práticas de modelaçãode processos de negócio.

ObjectivosAssumindo como inevitável a adopção de modelos de gestão orientados a processos, as Organizações terão de formalizaros seus sistemas de gestão e de realização. Apenasas que possuem processos estabelecidos e formalizados podem ambicionar a realização de esforços de modernizaçãodos seus serviços através da reengenharia dos seus processos, com o objectivo de melhorar a produtividadedos seus Colaboradores e a satisfação dos seus Clientes.

Os participantes nesta acção de formação ficarão habilitadosa utilizar práticas e ferramentas de modelação de processose a adoptar práticas integradas de reengenharia de recursose sistemas conducentes a maiores níveis de maturidade, eficiência e eficácia organizacional.

Conteúdos• Contexto socio-económico• Motivações e Justificação para a realização de um esforço de reengenharia de processos• Sistemas de Gestão Orientados a Processos• Conceito Sistémico de processo• Modelação de processos de negócio• Reengenharia versus melhoria contínua• O papel dos sistemas de informação• Metodologia de Reengenharia de Processos• Reengenharia de Processos e Gestão da Mudança• Reengenharia de Processos e Desenvolvimento de Sistemas de Informação• Realização de exercícios de modelação de processos• Realização de exercícios de reengenharia de processos.

MAD004 – 35 horas

Engenharia de Processose Formulação de Manuaisde ProcessosPré - Requisitos: Experiência em gestão, Utilização de ferramentas de Office, Conhecimentos sobre Sistemas de Gestão orientados a processos, Conhecimentos de práticas de modelaçãode processos de negócio.

ObjectivosOs Sistemas de Gestão orientados a processos possibilitamo alinhamento dos objectivos estratégicos da organizaçãocom os seus Valores e Políticas e asseguram o seu alinhamento com os objectivos dos processos de realização e de gestão.

Desta forma é possível a formalização do Regulamentoda Organização que consubstancia os Objectivos, Valores, Políticas e os Manuais dos Processos de realização assim como dos Processos de Gestão (monitorização e melhoria contínua).

Os participantes nesta acção, ficarão habilitados a utilizar práticas e ferramentas de modelação de processos e de ediçãode manuais de suporte e na posse de exemplos práticosque os auxiliarão a praticar, nas suas organizações,os conhecimentos adquiridos na formação.

Conteúdos• Contexto socio-económico• Motivações e Justificação para os modelos de Gestão Orientados a Processos• Conceito Sistémico de processo• Modelação de processos de negócio• O papel dos sistemas de informação• Metodologia de Engenharia de Processos e Edição de Manuais de Processos• Engenharia de Manuais de Processos enquanto instrumentos de Gestão da Mudança• Engenharia de Processos e Desenvolvimento de Sistemas de Informação• Realização de exercícios de modelação de processos• Realização de exercícios de estabelecimento de Regulamentos e Manuais de Processos• Apresentação de casos práticos.

80

MAD005 – 14 horas

Gestão Documental na Modernização AdministrativaPré - Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosEste curso pretende demonstrar como a adopção de práticasde Gestão Documental proporciona um aumento de produtividade da sua Organização, possibilitando a melhoria do balanceamento entre eficiência e eficácia ou seja encaminhando a organização para níveis crescentes de maturidade.

Conteúdos• O que é a Gestão Documental• Conceitos básicos• Gestão Documental e orgânica• Ciclo de vida do documento• Taxionomias de Classificação Documental• Digitalização e desmaterialização de documentos• Integração com Processos Organizacionais• Gestão documental e modelação de documentos• Acesso e pesquisa de informação• Sistemas de gestão documental• Gestão da infra-estrutura tecnológica.

MAD006 –14 horas

Segurança de Informação na Modernização Administrativa da Administração PúblicaPré – Requisitos: Experiência em gestão e liderança de Organizações.

SinopseAs infra-estruturas de suporte a projectos de Modernização Administrativa da Administração Publica, ao introduzirem Sistemas de Governo Electrónico que desmaterializam o suporte documental e permitem um acesso a distância a informação critica da organização, obrigam à implementação de Políticas de Segurança de Informação que assegurem a Confidencialidade, Integridade e Acesso à informação.

Conteúdos• Implicações a ter em conta para a Segurança de Informação num projecto de Modernização Administrativa• Conceito de Segurança• Tipos de Segurança• Normas de Segurança• Políticas de Segurança• Instruções de Trabalho• Aspectos a ter em conta na (re)definição dos processos organizacionais• Gestão de risco e acções de mitigação.

MAD007 – 7 horas

Gestão por processosno contexto da ISO 9001:2008Pré - Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final do curso os formandos deverão passar a conheceros fundamentos das boas práticas de gestão por processosa importância destes modelos no contexto da gestão e melhoria da maturidade organizacional e adquirir a percepçãoque a gestão de processos é um factor de diferenciação estratégica que promove os factores de confiança e produtividade das organizações.

Conteúdos• Fundamentos dos modelos de abordagem aos processos• Aplicação da Norma ISO 9001:2008 a organismos da Administração Pública• Processo de implantação de um SGQ baseado na norma ISO 9001• Casos de Sucesso.

MAD008 – 7 horas

Interoperabilidade na Modernização AdministrativaPré - Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

SinopseCom a centralização de serviços no Cliente, Cidadão ou Empresa, têm vindo a emergir a disponibilização de novos canais de acesso e gestão de informação, obrigando as Organizações a modernizarem-se ao nível tecnológico, processual e orgânico.

A interoperabilidade de Serviços e Organizações é fundamental para a optimização da tramitação de processos, tornando-os mais céleres e standards.

Para que seja possível a implementação de mecanismos de interoperabilidade em plataformas SOA (Service Oriented Architecture) é imperativo assegurar mecanismos de gestão da taxonomia das interfaces e serviços com terceiros.

Conteúdos• Conceito de Interoperabilidade• Conceito de SOA• WebServices no SOA• Implementação de SOA na interoperabilidade de Sistemas e Aplicações• Normas de interoperabilidade• Caso prático.

ModernizaçãoAdministrativaCentral

81

MAD009 – 7 horas

BPM – Business Process ManagementPré – Requisitos: Não existem pré – requisites especificos.

SinopseAs mais valias do mundo virtual são hoje indiscutíveis. São mesmo um factor essencial para o desenvolvimentoe a competitividade. A modernização administrativa tem como focoa desburocratização de processos, permitido ao cidadão o acesso a documentação existente em vários e diferentes departamentos, num único local, por via das tecnologias de informação.

Os conceitos de optimização de processos e partilhade informação tem como pré-requisito que a Organização tenha os seus processos de negócio implementados e suportadospor sistemas informáticos, e tenha necessariamente que integrar todas as aplicações departamentais. E ainda perante a actual necessidade de mobilidade, torna-se imperativo que os cidadãos, munícipes e colaboradores possam aceder às Organizações, aos seus processos e à sua informação, através de portais web enabled integradores de serviços, assentes sobre sistemasde Workflow e de Gestão Documental que são a resposta ao novo conceito de gestão “ Gestão de Processos”.Numa organização quanto mais evoluídos foremos seus processos, maior é o seu potencial.

O Business Process Management, ou simplesmente BPMé uma abordagem à Gestão por Processos, representa a capacidade de identificar os processos críticos da sua Organização e avaliar a sua efectividade, completude, similaridade, redundância e possível optimização.

Conteúdos• Conceito de Processo• Gestão de Processos• Desenho e Análise em BPM• BPM na Modernização Administrativa• Arquitectura BPM• BPM e SOA• Casos Práticos.

MAD010 – 7 horas

Avaliação CAF/ Actualização de documentaçãonos Sistemas SICOR e SIAFPré - Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final do curso os formandos deverão saber conhecer os principais conceitos aplicáveis identificar, conhecer detalhadamente e aplicar os critérios gerais da CAF.

Conteúdos• Conceitos de Qualidade e Auto – avaliação• Modelos de excelência• Critérios e sub-critérios da CAF• Apresentação de exercícios de análise e pontuação CAF.

MAD011 – 7 horas

Fundamentos de Arquitectura de ProcessosPré – Requisitos: Não existem pré-requisitos específicos.

ObjectivosNo final do curso os formandos deverão saber identificar claramente as principais categorias de cadeias de valor e processos de suporte. Caracterização de Processos (definição de inputs, outputs, técnicas e práticas, intervenientes). Técnicas de procedimentação de processos.

Conteúdos• Fundamentos de Arquitectura de Processos• Caracterização de Processos• Formalização de Processos• Procedimentação de Processos.

ModernizaçãoAdministrativa

Central

82

MAD012 – 7 horas

Fluxos de Trabalhoe Desmaterializaçãode DocumentosPré - Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final do curso os formandos deverão ser capazes de identificar claramente os fundamentos sobre o modelo do WFMC,os FCS associados a projectos de implementação de sistemasde suporte a fluxos de trabalho com recurso à desmaterialização de documentos. Arquivo e definição da taxonomia e semânticade indexação dos documentos a desmaterializar.

Conteúdos• Fundamentos sobre o modelo do WFMC- workflow management coalition• Identificação dos FCS associados a projectos de implementação de sistemas de suporte a fluxos de trabalho com recurso à desmaterialização de documentos• Arquivo e definição da taxonomia e semântica de indexação dos documentos a desmaterializar• Modelos conceptuais de Modernização Administrativa no contexto da gestão de fluxos de trabalho.

MAD013 – 7 horas

Métricas, Indicadores de Gestão de Processos, Concepção e Desenvolvimento de Sistemas de InformaçãoPré - Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final do curso os formandos deverão saber identificaras principais métricas e indicadores a utilizar na gestãodos processos de concepção e desenvolvimento de softwaree utilizar estes indicadores em processos de monitorizaçãoe melhoria da capacitação da organização e ainda saber alinhar estes indicadores com a gestão e objectivos estratégicosda organização.

Conteúdos• Fundamentos de Modelos de Processos de Concepção & Desenvolvimento de SI• Métricas, Indicadores de gestão• Melhoria da Produtividade e Qualidade do Processo de Desenvolvimento de SW• Alinhamento de Indicadores com a Gestão Estratégica.

MAD014 – 7 horas

Metodologias de Balanced ScoreCard na Gestão do Desempenho OrganizacionalPré - Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final do curso os formandos deverão: conheceros fundamentos de base da metodologia de balanced score card (BSC) ganhar a percepção sobre a relação entre indicadoresde desempenho, as variáveis BSC e os processos associados.Como corolário deverão saber identificar e definir acçõesde mitigação dos riscos identificados.

Conteúdos• Fundamentos BSC• Metodologia de Implementação BSC• Tecnologia de suporte para BSC• Monitorização Sistemas BSC.

ModernizaçãoAdministrativaCentral

83

MAD015 – 7 horas

Interoperabilidadeem Plataformas de Governo ElectrónicoPré - Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

SinopseNo final do curso os formandos deverão saber identificaros principais componentes de uma arquitectura técnicade suporte a iniciativas de governo electrónico clarificaras camadas de apresentação, gestão e administraçãode processos, gestão de conteúdos e de aplicações de dadose a infra-estrutura tecnológica de suporte conhecer os principais standards internet para o desenho, definição e construçãode soluções de interoperabilidade, baseadas em serviços web(web services).Como corolário deverão saber identificar e definir acçõesde mitigação dos riscos identificados.

Conteúdos• Fundamentos de arquitecturas SOA• Infra-estruturas técnicas de suporte• Standards Internet• Implantação de serviços on-line com base em interoperabilidade de web-services.

MAD016 – 7 horas

Gestão de Infra-estruturasde Tecnologias de InformaçãoPré-Requisitos: Não existem pré – requisitos específicos.

ObjectivosNo final do curso os formandos deverão passar a conheceros fundamentos das boas práticas de gestão de infra-estruturas SI/TI de acordo com modelo de referência ITIL macro-processos deste modelo e principais constrangimentos e Factores Críticosde Sucesso á sua implementação.

Conteúdos• Fundamentos do modelo ITIL• Áreas e processos ITIL• Relação do Modelo ITIL com os Modelos COBIT e BS 15000• Metodologia de Implementação.

ModernizaçãoAdministrativa

Central

84

ModernizaçãoAdministrativa

Municipal

86

ModernizaçãoAdministrativaMunicipal

MAM001 – 24 horas

Direito AdministrativoPré - Requisitos:• Noções básicas de direito e experiência na área da Administração Pública.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de:• Conhecer os fundamentos do direito administrativo angolano• Conhecer a orgânica das Administrações Municipais• Conhecer os problemas inerentes ao contencioso administrativo.

Conteúdos • Contratação Pública• Aquisição de bens e serviços e empreitadas• Orgânicas das Administrações Municipais• Contencioso Administrativo.

MAM002 – 40 horas

Gestão Administrativae FinanceiraPré - Requisitos:• Experiência na área da Administração Pública.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de:• Elaborar um orçamento e conhecer contas• Realizar planos e relatórios de actividade.

Conteúdos• Elaboração de um orçamento• Prestação de Contas• Planos de Actividade• Relatórios de Actividades.

MAM003 – 40 horas

Gestão UrbanísticaPré - Requisitos:• Experiência na área da Administração Pública.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de:• Conhecer os aspectos fundamentais de um plano de ordenamento do território• Gerir operações urbanísticas• Conhecer os aspectos fundamentais ligados à concessão de terrenos e à publicidade e ocupação da via pública.

Conteúdos• Planos de ordenamento do território• Gestão das operações urbanísticas• Concessão de terrenos• Publicidade e ocupação da via pública.

GestãoeAdministração

90

Gestãoe Administração

GAD001– 80 horas

Inglês IPré - Requisitos:• Conhecimentos básicos da língua inglesa.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Desenvolver as competências básicas da comunicação oral e escrita• Proporcionar o contacto com outras culturas, alargando os horizontes culturais e sociais dos alunos, levando-os a exprimir opiniões pessoais• Desenvolver estratégias para a superação de dificuldades• Interpretar e produzir textos usando as competências adquiridas• Usar adequadamente vocabulário associado aos conteúdos temáticos• Compreender textos simples e curtos no âmbito das temáticas • Escrever textos simples e curtos• Seguir instruções básicas.

Conteúdos• Vocabulário base: > Nomes e Lugares > Trabalho e Família > Números e Tempo > Horários e Compromissos > Gostos e Opiniões Pessoais > Actividades Diárias > O Mundo > Localização Geográfica > Em Viagem > Direcções > Experiências de Vida > Comparações• Construção de frases no presente e no futuro• Gramática: > Adjectivos > Preposições > Verbos (passado presente e futuro) > Verbos modais• Análise e simulação de diálogos orais e escritos acerca de situações quotidianas (pessoais e profissionais).

GAD002– 80 horas

Inglês AvançadoPré - Requisitos:• Frequência do Curso de Inglês I ou prova de aferição de conhecimentos da língua inglesa.

ObjectivosNo final deste curso os participantes serão capazes de: • Desenvolver a capacidade de manter e evoluir uma conversa em inglês• Desenvolver a autonomia da aprendizagem da língua• Adquirir fluência linguística que permita atingir objectivos de persuasão, síntese ou exposição• Aperfeiçoar o inglês falado e escrito, necessário para os contactos do dia-a-dia, numa perspectiva pessoal e profissional.

Conteúdos• Consolidação de aspectos elementares e aperfeiçoamento de aspectos mais complexos da estrutura da língua inglesa• Expressão de condicionalismos• Substituição de expressões por outras sinónimas• Identificação de relações de causalidade, concessão, obrigatoriedade, possibilidade e probabilidade, e produção dessas mesmas estruturas• Exercícios de aperfeiçoamento e correcção da fluência e da confiança na expressão oral e escrita• Simulação de situações de comunicação oral• Análise de textos, gráficos e imagens: interpretação e resumo dos mesmos• Exercícios de pesquisa, leitura, análise e interpretação de dados para exposição dos mesmos em sala• Audição e compreensão do idioma em contexto noticioso da actualidade através de recursos audiovisuais.

91

GAD003– 40 horas

Técnicas de Digitação Pré - Requisitos:• Este curso não tem pré - requisitos específicos.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Desenvolver conhecimentos e atitudes, tendo em vista adopção de posturas corporais correctas, aquando da utilização do computador • Apresentar as novas formas de aprender a dactilografar, com recurso a tecnologias informáticas inovadoras • Conferir capacidades aos alunos que lhes permitam desenvolver a sua proficiência ao nível da digitação • Desenvolver capacidades ao nível do uso eficiente do teclado, com recurso ao Typing Master (1)• Estimular o espírito de investigação, bem como a criatividade dos alunos, incentivando-os a explorar informação de suporte ao auto-estudo.

Conteúdos• Noções de Ergonomia• Introdução às Técnicas de Digitação• Digitação com Typing Master (1) • Exercícios de digitação.(1) Aplicação informática que ensina a desenvolver práticas da dactilografia,que lhe ensina a utilizar o teclado para escrever até 4 vezes mais rápido, poupando assim muito tempo).

GAD004- 80 horas

Sistemas Operativose Escritório Electrónico Pré - Requisitos:• Conhecimento básico de hardware e Software

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Instalar e utilizar o sistema operativo• Ligar, utilizar e resolver problemas relacionados com redes locais• Instalar equipamento periférico e resolver problemas associados a equipamento periférico• Utilizar redes wireless• Utilizar ligações Bluetooth• Configurar o apoio para múltiplas linguagens• Ligar à Internet• Resolver os problemas e situações relacionados com o protocolo TCP/IP• Configurar firewalls• Gerir SPAM e adware• Utilizar a Internet como plataforma de trabalho em grupo• Dominar a utilização básica das principais aplicações de Escritório Electrónico: processamento de texto, folhas de cálculo electrónico, organização pessoal e e-mail, gestão de bases de dados e apresentações em Powerpoint.

Conteúdos• Sistemas Operativos (Windows e Linux): > Exploração e configuração da interface do utilizador > Resolução de situações relacionadas com a gestão da área de trabalho > Ligação em Rede > Ligação e gestão de equipamento periférico > Ficheiros e pastas: rationale, uso, gestão > Impressoras e respectiva gestão > Instalação de aplicações e conflitos > Acesso à Internet > Configuração de browsers e respectiva segurança > Correio electrónico e respectiva configuração > Aplicações de IM e de groupware > Outras aplicações para a Internet• Escritório Electrónico (Open Office e MS Office): > Processamento de texto: instalação, configuração, edição > Folhas de cálculo electrónicas: instalação, configuração, concepção, implementação, edição > Produtividade pessoal: agenda pessoal, calendário, notas, tarefas, e-mail, cópias de segurança > Gestão de bases de dados: instalação, configuração, concepção, implementação, edição > Criação de apresentações tendo por base a utilização do programa PowerPoint.

Gestãoe Administração

92

Gestãoe Administração

GAD005 – 100 horas

Formação Pedagógicade FormadoresPré - Requisitos:• Nível académico: licenciatura.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Situar o papel do formador no sistema onde desenvolve a sua actividade e definir o respectivo perfil de competências desejável• Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação, tendo em conta a facilitação do processo de aprendizagem pela selecção e aplicação dos métodos, das técnicas e dos meios pedagógicos mais adequados, e a operacionalização da formação pela definição de objectivos operacionais e pelo controlo dos resultados• Auto-avaliar o desempenho face ao perfil de competências desejado.

Conteúdos• O Formador e o contexto em que se desenvolve a formação• Simulação pedagógica (1ª)• Teorias, factores e processos de aprendizagem• Métodos e técnicas pedagógicas• Relação pedagógica, animação de grupos em formação e gestão de percursos diferenciados de aprendizagem• Definição e estruturação de objectivos pedagógicos• Os recursos didácticos na formação e as novas tecnologias de informação e comunicação• Avaliação da aprendizagem• Planificação da formação• Avaliação da formação• Simulação pedagógica (2ª).

GAD006 – 40 horas

Técnicas de SecretariadoPré - Requisitos:• Formação académica de nível médio.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Reconhecer a evolução do profissional de secretariado e as exigências da função• Estabelecer com sucesso a comunicação presencial e telefónica• Redigir com eficácia documentos empresariais• Criar, seleccionar, processar, organizar e arquivar a informação• Saber planificar e organizar uma reunião ou evento.

Conteúdos• Modelo da Comunicação• Organização e construção de texto• Textos comerciais• Carta, fax, e-mail, nota informativa, acta, relatório, ordem de serviço e currículo• Elementos constituintes, estilos de apresentação e características da linguagem• Arquivo e gestão documental• Organização e Planificação de Programas de Trabalho• Reuniões – Planificação e organização• Modelos – partilha de informação, tomada de decisão e acompanhamento• Planificação – controlo de tarefas, selecção de participantes e elaboração da agenda.

GAD007 – 30 horas

Protocolo EmpresarialPré - Requisitos:• Formação académica de nível médio.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Adquirir uma boa organização própria e da entidade, com o domínio das regras protocolares institucionais• Transmitir a melhor imagem da entidade nas comunicações com o exterior.

Conteúdos• Regras Protocolares das comunicações escritas e orais• Convites, cartões de visitas e utilização do telefone e telemóvel• Organização de congressos, conferências, seminários e reuniões: > Colocação de bandeiras, mesa de honra e código de indumentária > Organização de recepções, cocktails e jantares: > Apresentações, precedências e trajes civis.

93

GAD008 – 30 horas

Relacionamento Interpessoal e Gestão de ConflitosPré - Requisitos:• Formação académica de nível médio.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Reconhecer o relacionamento interpessoal e a gestão de conflitos como ferramentas de apoio ao profissional de secretariado.

Conteúdos• Estilos e atitudes comunicacionais• Processo competitivo e resolutivo• Enquadramento e escalada do conflito• Técnicas de desenvolvimento de cooperação• Estratégias de abordagem e resolução do conflito.

GAD009 – 30 horas

Acolhimento e Interacção com o PúblicoPré - Requisitos:• Formação académica de nível médio.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Desenvolver a capacidade de comunicação com clientes, fornecedores e/ ou qualquer contacto em geral.

Conteúdos• O Processo da Comunicação• Leis e barreiras no acto de comunicar• A linguagem não-verbal• Características do acolhimento e atendimento ao público• Perfil do atendedor exemplar• Atendimento face-a-face e telefónico• Conceito de cliente externo e interno.

GAD010 – 30 horas

Inglês Comercial AvançadoPré - Requisitos:• Domínio médio da língua inglesa (falada e escrita).

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Desenvolver a capacidade de manter e evoluir uma conversa em inglês• Adquirir conhecimentos de inglês de negócios que permitam o desenvolvimento dentro da empresa• Estruturar e guiar uma reunião• Defender o seu ponto de vista e argumentar a favor ou contra• Desenvolver a autonomia da aprendizagem da língua• Desenvolver a prática de elaborar documentos de teor comercial e/ou administrativo• Adquirir fluência linguística que permita atingir objectivos de persuasão, síntese ou exposição• Aperfeiçoar o inglês falado e escrito, necessário para os contactos do dia-a-dia, numa perspectiva profissional.

Conteúdos• Consolidação de aspectos elementares e aperfeiçoamento da estrutura da língua inglesa• Produção oral de conversas pertinentes a situações reais, dentro da actividade administrativa e comercial: > Apresentações > Entrevistas > Reuniões > Reservas > Reclamações• Análise de textos, gráficos e imagens, interpretação e resumo dos mesmos• Contactos comerciais orais (via telefone, visita ou acolhimento)• Execução de documentos comerciais escritos (p.ex. Cartas, Faxes e E-mails).

Gestãoe Administração

94

Gestãoe Administração

GAD011 – 30 horas

Técnicas de Comunicação e de ExpressãoPré - Requisitos:• Formação académica de nível médio.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Conhecer e dominar as técnicas de comunicação e de expressão, oral e escrita• Saber elaborar relatórios técnicos• Dominar as técnicas principais necessárias à elaboração de uma peça de comunicação.

Conteúdos• Comunicação Oral e Escrita• Elementos do processo de comunicação• Codificação e descodificação de mensagens• Aquisição e domínio das principais técnicas de comunicação oral, adaptadas a diferentes situações• Domínio das técnicas de comunicação dual e de apresentação• Elaboração de relatórios técnicos• Técnicas de redacção de textos para diversos suportes de comunicação escrita: folhetos e desdobráveis, discursos e adaptação escrita de entrevistas, press-releases e dossiers de imprensa, artigos para jornais e revistas de empresa, etc .

GAD012 – 70 horas

Introdução ao MarketingPré - Requisitos:• Formação superior de nível médio, frequência de licenciatura ou experiência na área.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Compreender a importância da disciplina de Marketing para o desenvolvimento do desenvolvimento sustentável das organizações• Compreender e saber aplicar os conceitos fundamentais do Marketing• Compreender os conceitos e perceber as diferenças entre Marketing Estratégico e Marketing Operacional• Entender os novos desafios que a Web 2.0 coloca aos marketeers.

Conteúdos• A importância do marketing nas empresas • Conceito e fundamentos• Marketing Estratégico e Marketing Operacional• O Marketing na era digital.

GAD013 – 70 horas

Marketing Estratégico& Marketing OperacionalPré - Requisitos:• Formação superior de nível médio, frequência de licenciatura ou experiência na área.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Compreender os conceitos e perceber as diferenças entre Marketing Estratégico e Marketing Operacional e saber aplicá-los• Saber desenvolver estratégias de marketing• Saber criar acções de marketing.

Conteúdos• Compreender o Marketing Estratégico • Conceitos base de Marketing Estratégico• Compreender o Marketing Operacional • Conceitos base do Marketing Operacional.

GAD014 – 50 horas

Marketing: Serviços, Relacional e B2BPré - Requisitos:• Formação superior de nível médio, frequência de licenciatura ou experiência na área.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Entender as especificidades do Marketing de serviços• Perceber a importância do relacionamento aprofundado com o cliente, enquanto elemento estratégico fundamental para o sucesso das empresas• Entender o conceito “B2B – Business to Business” e as diferenças subjacentes do marketing quando os clientes são outras empresas.

Conteúdos• Marketing Serviços• Do Marketing one-to-one ao Marketing Relacional • Marketing B2B – Business to Business.

95

GAD015 – 50 horas

Plano de Marketing Pré - Requisitos:• Formação superior de nível médio, frequência de licenciatura ou experiência na área.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Identificar os pontos fundamentais de um Plano de Marketing• Conceber um plano de marketing.

Conteúdos• Elementos base da concepção de um Plano de marketing• Do Plano Estratégico ao Plano de Marketing• Construir um Plano de Marketing• O planeamento das actividades de marketing• O controlo do Plano de Marketing• A auditoria do Plano de Marketing.

GAD016 – 70 horas

Gestão da ComunicaçãoPré - Requisitos:• Formação superior de nível médio, frequência de licenciatura ou experiência na área.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Identificar a importância da comunicação• Compreender os pontos comuns e as diferenças entre uma estratégia de marketing e uma estratégia de comunicação e a sua importância• Identificar e compreender os elementos do mix • Saber elaborar uma estratégia e um plano de comunicação.

Conteúdos• Marketing e Comunicação• Comunicação Empresarial• A estratégia e o plano de comunicação.

GAD017 – 70 horas

A Comunicação de Marketing e a Comunicação InstitucionalPré - Requisitos:• Formação superior de nível médio, frequência de licenciatura ou experiência na área.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Perceber as diferenças entre os dois tipos de comunicação envolvidos: de marketing e institucional• Identificar e compreender os elementos do mix da comunicação institucional.

Conteúdos• Conceitos fundamentais• A evolução da Comunicação de Marketing• Conhecer a Comunicação de Marketing• Fundamentos da Comunicação Institucional• As vertentes da Comunicação Institucional• Estudo do mix da comunicação institucional.

GAD018 – 70 horas

A Gestão da MarcaPré - Requisitos:• Formação superior de nível médio, frequência de licenciatura ou experiência na área.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Perceber a noção de marca e a sua importância para o negócio• Conhecer os princípios fundamentais de construção de uma marca e de identidade da marca• Perceber a importância da imagem da marca e o seu valor.

Conteúdos• O Marketing e a Marca• Marca – que objectivos?• A imagem da Marca• A construção de uma Marca• A Identidade da Marca• O valor da Marca.

Gestãoe Administração

96

Gestãoe Administração

GAD019 – 70 horas

Relações Públicas e Protocolo EmpresarialPré - Requisitos:• Formação superior de nível médio, frequência de licenciatura ou experiência na área.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Conhecer a importância das Relações Públicas no contexto empresarial e identificar os conceitos base• Perceber os objectivos das Relações Públicas, a sua importância nos diversos contextos organizacionais• Saber gerir um programa de relações públicas• Conhecer a importância das políticas de responsabilidade social, como parte integrante da disciplina de relações públicas• Conhecer as principais regras do protocolo – empresarial e de estado.

Conteúdos• Conceitos base• A origem e a evolução das relações públicas• Objectivos das relações públicas• As Relações Públicas face aos diversos tipo de público• Programas de gestão de Relações Públicas• Relações Públicas e Responsabilidade Social• Protocolo Empresarial.

GAD020 – 50 horas

Gestão de EventosPré - Requisitos:• Formação superior de nível médio, frequência de licenciatura ou experiência na área.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Saber planear um evento• Identificar os elementos do mix em eventos• Identificar possíveis patrocinadores tipo de eventos• Saber como se faz uma avaliação de um evento.

Conteúdos• Conceito de Evento• Como planear um evento• Marketing – mix de Eventos• Patrocínio de eventos• Avaliação de Eventos.

GAD021 – 70 horas

Gestão de Clientes e CRM (Customer Relationship Management)Pré - Requisitos:• Formação superior de nível médio, frequência de licenciatura ou experiência na área.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Conhecer a importância dos clientes como factor estratégico fundamental para o sucesso das organizações• Perceber o CRM como factor estratégico de diferenciação• Conhecer a estrutura e a forma de implementar um programa de CRM, incluindos os traços relevantes do recursos humanos envolvidos no processo• Conhecer o impacto de uma política de CRM ao nível da Administração Pública central ou local.

Conteúdos• Importância estratégica de uma gestão focada nos clientes• O impacto do CRM na estratégia de marketing• CRM – Factor estratégico de diferenciação em ambientes fortemente concorrenciais• O Papel do e-CRM e e-service na Retenção dos Clientes• CRM – muito mais que uma ferramenta na gestão da relação com clientes• A estrutura e a implementação de um programa de CRM• Relacionamento com clientes: requisitos e postura de quem interage com os clientes• CRM e a Administração Pública.

97

GAD022 – 30 horas

Gestão de Clientes no Front Office (Atendimento de clientes) Pré - Requisitos:• Formação superior de nível médio, frequência de licenciatura ou experiência na área.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Garantir o front-office como imagem da empresa• Promover atendimentos, segundo as regras determinadas• Reconhecer a qualidade de um serviço e desempenhar as funções para um serviço de qualidade na relação com o cliente• Encarar o atendimento telefónico como uma ferramenta de promoção e desenvolvimento da organização• Utilizar o telefone, segundo as regras determinadas• Desenvolver um manual de atendimento para a organização a que pertence.

Conteúdos• O atendedor e a organização• Os elementos de comunicação na empresa• A percepção na comunicação• As necessidades de comunicar de forma eficaz• Barreiras à comunicação eficaz• A relação atendedor / cliente• Fidelizar a comunicação no atendimento• O atendimento profissional, imagem e qualidade no serviço• Expectativas na organização• A satisfação do cliente• Qualidade no atendimento: expectativas dos clientes• Profissionalismo no atendimento• Perfil tipológico do profissional de atendimento• Técnicas de comportamento para o atendimento eficaz• Técnicas de atendimento• Atendimento, protocolo e relações públicas• O atendimento telefónico• Desenvolver aptidões para utilizar o telefone• Comunicar através do telefone• Elementos de erro no atendimento telefónico• A escuta eficaz• A voz• A atitude• Fases do atendimento telefónico• As sete regras de ouro do atendimento telefónico• Elaboração de um manual de atendimento.

GAD023 – 80 horas

Introdução à Gestão de Recursos HumanosPré - Requisitos:• Licenciatura ou experiência na função.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Reconhecer a importância das pessoas na gestão das organizações• Identificar a Gestão de Recursos Humanos no Contexto Organizacional e de Gestão• Organizar processos de Recrutamento, Selecção e Integração• Identificar todas as competências técnicas e comportamentais da função a avaliar• Organizar processos e Construir um instrumento de Avaliação de Desempenho• Identificar as componentes de um Sistema de Recompensas• Articular estratégias entre competências, classificação e salários• Conceber e executar o Plano de Formação em consonância com os objectivos de gestão e as expectativas de desenvolvimento individual.

Conteúdos• A Gestão de Recursos Humanos como Técnica de Gestão• Recrutamento, Selecção e Integração:• A avaliação de desempenho como ferramenta de Gestão de RH• Instrumentos de avaliação de desempenho• Entrevista de avaliação• Sistema de Recompensas • Gestão de Competências• Formação Profissional: política, diagnóstico de necessidades, plano de formação e Acompanhamento do rendimento do investimento na formação profissional (ROI).

Gestãoe Administração

98

Gestãoe Administração

GAD024 – 40 horas

LiderançaPré - Requisitos:• Experiencia em funções de gestão de equipas.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Perceber o conceito de liderança• Reconhecer a importância do líder no contexto da gestão de equipas• Conhecer os estilos de liderança• Saber motivar e gerir equipas.

Conteúdos• O Conceito de Liderança• Liderança e Chefia de Equipas• Funções de um Líder• Estilos de Liderança• Eficácia da Liderança• Motivação• Gestão de Equipas.

GAD025 – 24 horas

Análise de Dados EstatísticosPré - Requisitos:• Domínio de trabalho em ambiente Windows.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Utilizar o SPSS Base System e SPSS Tables • Definir uma matriz de dados• Aplicar técnicas de controlo • Modificar e analisar dados • Elaborar tabelas para cruzamento de informação• Apresentar resultados.

Conteúdos• Introdução ao SPSS• Introdução e leitura de ficheiros de dados• Edição de dados• Análise descritiva de dados• Cruzamentos de variáveis• Gráficos• Operações de consulta e gestão de dados • Exportação de dados• Elaboração de tabelas: variáveis qualitativas, variáveis com categorias iguais, variáveis qualitativas, variáveis de resposta múltipla• Edição de tabelas • Exportação de resultados • Testes de hipóteses.

GAD026 – 40 horas

Data Mining com ClementinePré - Requisitos:• Domínio de trabalho em ambiente Windows.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Utilizar as funcionalidades de data mining do SPSS Clementine• Segmentar e/ou classificar sujeitos • Compreender atitudes e comportamentos • Optimizar a utilização dos canais de comunicação• Optimizar o riscos em operações e transacções.

Conteúdos• Introdução da data mining• Introdução ao Clementine• Leitura de dados• Qualidade dos dados• Detecção de relações nos dados• Técnicas de modelização• Combinação de dados• Amostragem• Dados omissos• Variáveis data• Dados sequenciais• Manipulação avançada de dados e junção de tabelas• Preparação de dados para modelização• Algoritmos para classificação, associação e redução de dados.

99

GAD027 – 32 horas

Inquéritos Electrónicos com DimensionsPré - Requisitos:• Domínio de trabalho em ambiente Windows• Breves noções de linguagens de programação (VB)• Breves noções sobre networking.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Desenhar questionários que incluam múltiplos tipos de questões, complexas regras de preenchimento e formatos e gráficos que captem a atenção dos inquiridos• Distribuir os questionários para preenchimento por entrevista telefónica assistida por entrevista pessoal usando equipamentos móveis ou papel e por iniciativa própria através da internet • Gerir e monitorizar cada processo de pesquisa a partir de um local central• Realizar inquéritos em diferentes idiomas, mantendo a integridade dos dados recolhidos• Escolher diferentes formas de analisar e reportar os resultados obtidos na pesquisa.

Conteúdos• Administração Dimensions (Web): > desenho do processo, variáveis do sistema Dimensions, implementação de rotinas no servidor• Criação de questionários em Dimensions: > construção das questões, perfil das respostas, workflow do questionário, base de dados dos participantes, controlo do design do questionário, preparação da análise, monitorização da recolha de dados em campo, visualização de resultados, exportação de dados, gestão de ficheiros• Programação em Dimensions: > introdução à linguagem de programação, desenvolvimento de scripts, criação de questões tipo, criação de questões de resposta categórica, tratamento de questões específicas, workflows, teste do questionário, questões em grelha e questões repetidas, inserir texto no questionário, visualização de questões múltiplas, controlo do layout, activação de scripts no servidor dimensions.

GAD028 – 45 horas

Contabilidade e Finanças Pré - Requisitos: Os formandos devem ter conhecimentos de base de contabilidade.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão: • Ter adquirido conhecimentos necessários para um bom desempenho profissional na área da contabilidade e finanças • Ser eficientes na operação com o SIG S4 em todas as suas vertentes de contabilidade.

Conteúdos• Componente Teórica: > Noções básicas de Contabilidade > PGC – Plano Geral de Contabilidade > Diários > Tipos de Documento > Contabilidade Analítica > Chaves de repartição de imputação de custos > Especializações Contabilísticas (Acréscimos e Diferimentos) > Inventário Intermitente e Permanente > Contabilidade dupla moeda (moeda nacional e moeda de referência) > Extractos > Balancetes > Fecho Mensal > Fecho Anual > Balanço > Demonstração de Resultados > Demonstração de Fluxos de Caixa• Componente Prática: > Introdução ao sistema S4 (Ambientação e Navegação) > Parametrização ao nível do sistema S4 > Lançamentos contabilísticos > Emissão de Diários, Extractos, Balancetes > Aplicação de chaves de repartição > Apuramento de Compras > Apuramento de Resultados > Emissão de Mapas de Final de Ano.

Gestãoe Administração

100

Gestãoe Administração

GAD029 – 30 horas

Gestão de Caixa e TesourariaPré - Requisitos: Os formandos devem ter conhecimentos de base na área de caixa/tesouraria.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Referenciar e compreender os movimentos de Caixa numa empresa• Operar com o sistema S4 nos módulos de Caixa e Bancos• Ter adquirido conhecimentos que lhes permitam explorar e entender os output’s do SIG S4, tendo em vista uma boa gestão de tesouraria.

Conteúdos• Componente Teórica: > Gestão de Caixa > Gestão de Bancos• Componente Prática: > Introdução ao sistema S4 (Ambientação e Navegação) > Parametrização ao nível do sistema S4 > Abertura e fecho de Caixa > Emissão da Folha de caixa > Consultas de saldos de caixa > Registo de Ordens de Tesouraria (Bancos) > Reconciliações bancárias > Registo do esforço de cobrança > Emissão de mapas de idade dos saldos.

GAD030 – 15 horas

Gestão de Imobilizado/PatrimónioPré - Requisitos: Os formandos devem ter conhecimentos de base na área de gestão de património.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Compreender o Património de uma empresa• Efectuar todo o tratamento contabilístico do Imobilizado• Operar com destreza e eficiência o módulo de Imobilizado do SIG S4.

Conteúdos• Componente Teórica: > Introdução ao conceito de Activos Fixos > Grupos Homogéneos (Classe 1 do PGC) > Cadastro de fichas de imobilizado > Taxas de amortização (Vida útil de um bem) > Reavaliação de bens > Alienação de bens > Ligação á contabilidade• Componente Prática: > Introdução ao sistema S4 (Ambientação e Navegação) > Parametrização ao nível do sistema S4 > Cálculo de Amortizações > Cálculo de Reavaliações > Alienações de Imobilizado > Mapas de análise.

101

GAD031 – 30 horas

LogísticaPré - Requisitos: Os formandos devem ter conhecimentos de base na área de Gestão de Armazéns.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Estar sensibilizados para a importância da envolvente de aprovisionamento numa empresa• Gerir stocks e políticas comerciais de compras, através do SIG S4, aplicando os conhecimentos adquiridos• Operar o sistema S4, nos seus módulos de Stocks e Compras, com eficiência e destreza.

Conteúdos• Componente Teórica: > Introdução ao tema “Gestão e Controlo de Stocks” > Nomenclaturas de codificação de stocks > Nomenclaturas de codificação de localizações > Tipificação de movimentos de Entradas e Saídas > Gestão de artigos > Politica comercial de compras > Compras a Fornecedores (Circuito documental) > Relação Artigo/Fornecedor > Processo de Importação (Custos Adicionais) > Valorização de artigos > Inventários• Componente Prática: > Introdução ao sistema S4 (Ambientação e Navegação) > Parametrização ao nivel do sistema S4 > Movimentação de Artigos > Definição da politica comercial de compras > Compras a fornecedores > Processo de importação > Consulta de Artigos > Inventário de Artigos em armazém > Processamento mensal dos stocks > Emissão e análise de Balancetes de Existência > Estatísticas de Compra.

GAD032 – 15 horas

Assistência TécnicaPré - Requisitos: Os formandos devem ter conhecimentos de base na área de Assistência Técnica e ter concluído o curso de logística.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Ter adquirido conhecimentos que lhes permitam fazer a gestão de obras de Assistência Técnica• Operar, com destreza e eficiência, o sistema S4 no seu módulo de Assistência Técnica.

Conteúdos• Componente Teórica: > Definição do âmbito e processos inerente ás obras de Assistência Técnica• Componente Prática: > Introdução ao sistema S4 (Ambientação e Navegação) > Parametrização ao nível do sistema S4 > Abertura de Obra > Controlo dos prazos de garantia e de execução > Registo e controlo de campanhas dos fabricantes > Emissão, Adjudicação/Rejeição de Orçamentos > Configuração e Emissão de cartas de aviso a Clientes > Registo da Lista de Avio da Obra: Consumos de materiais e Serviços de mão de obra > Atribuição de Localizações a Obras > Conferência da Obra c/ confirmação da lista de avio > Emissão automática da Factura ou Venda a Dinheiro relativa á prestação de serviços > Detalhe ao nível da Factura da lista de Produtos e Serviços consumidos.

Gestãoe Administração

102

Gestãoe Administração

GAD033 – 15 horas

Gestão de FrotasPré - Requisitos: Os formandos devem ter conhecimentos de base na área de Gestão de Frotas e ter concluído o curso de logística.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Ter adquirido conhecimentos que lhes permitam efectuar a Gestão de Equipamentos de uma empresa de forma eficaz• Operar correctamente e de uma forma eficiente, a solução integrada de gestão S4, no seu módulo de Gestão de Equipamentos/Manutenção.

Conteúdos• Componente Teórica: > Definição do âmbito e processos inerente á Gestão de Equipamentos• Componente Prática: > Introdução ao sistema S4 (Ambientação e Navegação) > Cadastro de Máquinas: Dados Gerais e Lista de Características > Definição de Tipos, Planos e Rubricas de Manutenção > Definição das Tarefas por cada uma das Rubricas de Manutenção > Definição por Plano e Tipo de Máquina dos consumos previstos (consumiveis e serviços de mão de obra) nas operações de manutenção > Definição das Rubricas de manutenção (cada uma das rubricas define um conjunto de tarefas) por Plano e Tipo de Manutenção > Definição por Tipo de Maquina, Plano e Tipo de Manutenção das Rubricas/Tarefas a aplicar nas respectivas operações de manutenção > Registo de Operações de Manutenção > Tipo de manutenção: Preventiva, Curativa ou Ocasional, > Lista de Consumos (Artigos e Serviços) > Lista de Verificação (apenas para as Obras do tipo de manutenção preventiva) > Imputação automática dos custos relativos aos Consumos e Serviços de Mão de Obra á respectiva Obra gestora do equipamento, definida ao nivel do registo da Operação de Manutenção.

GAD034 – 15 horas

Gestão de Obras e ProjectosPré - Requisitos: Os formandos devem ter conhecimentos de base na área de Gestão de Frotas.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Compreender todo o processo de Gestão de Obras e Projectos• Operar com o sistema S4 nos vários processos da Gestão de Obras• Saber explorar o módulo do sistema S4, Gestão de Obras e Projectos, por forma a perceber todos os seus output’s.

Conteúdos• Componente Teórica: > Definição do âmbito e processos inerente á Gestão de Obras e Projectos• Componente Prática: > Introdução ao sistema S4 (Ambientação e Navegação) > Cadastro da Obra > Afectação do centro analítico á Obra > Definição de Actividades e Fases por Obra > Imputação de custos e proveitos por Obra/Actividade/Fase > Consumos de materiais > Sub-contratação de serviços > Prestação de Serviços > Vendas de produto > Notas de Débito e Crédito Financeiras > Análise de rentabilidade da Obra por Actividades e Fases > Orçamento de Obras por Actividades e Fases > Análise de Desvios face ao real.

103

GAD035 – 30 horas

Recursos HumanosPré - Requisitos: Os formandos devem ter conhecimentos de base na área de Gestão de Pessoal.

ObjectivosNo final deste curso os participantes deverão ser capazes de: • Perceber a importância da envolvente dos Recursos Humanos numa empresa• Operar convenientemente o sistema S4, no seu módulo de Salários/Recursos Humanos, em toda a sua extensão• Ter adquirido conhecimentos que sejam uma mais-valia no departamento de Recursos Humanos de qualquer empresa.

Conteúdos• Componente Teórica: > Cadastro pessoal > Cálculo do valor hora e dia > Impostos > Tipos de subsídios > Faltas > Horas extraordinárias > Outros descontos > Obrigações legais• Componente Prática: > Introdução ao sistema S4 (Ambientação e Navegação) > Cadastro Pessoal > Atribuição do Centro Analítico ao nível da ficha do Empregado > Registo de ocorrências por Empregado baseado em Eventos > Definição de vários processamentos mensais > Definição de Remunerações, Abonos, Horas Extraordinárias, Faltas e Descontos > Análise do absentismo por tipos de Falta > Aumentos percentuais de Remunerações e Abonos > Cálculo automático de descontos p/ Sindicatos > Pagamentos por Transferência Bancária (formato PS/2) > Envio para o Banco de valores previsionados (Avanços) > Gestão de Empréstimos e controle das prestações mensais a deduzir no Recibo de vencimento > Geração automática de Subsídio de Férias tendo em conta as marcações dos períodos de férias de cada Empregado > Cálculo de Prémios e Bolsas de estudo de acordo com o nº de dependentes e respectivo estatuto.

GAD036 – 40 horas

Curso de Técnicas de ApresentaçãoPré - Requisitos: Este curso não tem pré - requisitos especificos.

ObjectivosProporcionar a aquisição de conhecimentos, para que o participante seja capaz de:• Preparar e desenvolver apresentações adequadas às circunstâncias e público-alvo• Utilizar correctamente os meios audiovisuais• Desenvolver competências comportamentais adequadas à dinamização da apresentação com controlo da comunicação verbal e não verbal.

Conteúdos• Planear: > Definir os objectivos e os meios > Identificar os resultados que se quer obter e as reacções que se quer evitar > Recolha prévia de informação:o público, o espaço e o contexto da apresentação > Organizar os pontos fundamentais > Adequar estratégias e actividades aos vários momentos da apresentação e ao público alvo > Planificação dos tempos de apresentação.• A Informação: > Regras base para criação de textos para apresentação (letterings, gráficos, imagens, modelos e formatos) > Documentação: o que incluir, quando distribuir e como articular com a dinâmica da apresentação.• O Discurso: > Tom de voz > Projecção da voz > Pausas > Articulação > Ênfase premeditado.• A Postura: > Expressões faciais > Gestos > Posicionamento em relação ao público e ao espaço > O poder da imagem do orador: indumentária e movimentações > Controlo de nervos > Ensaio prévio.• Os Meios Audiovisuais: > Saber utilizar os meios audiovisuais (videoprojector, retroprojector, écrãs, quadros, etc.).• Os Participantes: > Utilizar as técnicas adequadas ao público-alvo > Identificar os perfis dos participantes individualmente e em grupo > Gerir grupos > Captar a atenção e suscitar o interesse > Motivar os participantes.

Gestãoe Administração

Gestãode Projectos

106

Gestãode Projectos

GPR001 - 24 horas

Gestão Prática de ProjectosPré - Requisitos: Não existem pré - requisitos particulares,no entanto alguma experiência na gestão de um projecto ou participação em equipas de projecto será benéfica.

Objectivos No final deste curso de formação os participantes serão capazes de:• Compreender os benefícios associados à utilização de processos de gestão de projecto adequados• Reconhecer e usar o vocabulário e terminologia da gestão de projectos• Identificar as características de um projecto bem sucedido e definir os vários aspectos de um projecto• Elaborar e manter um plano e orçamento do projecto adequados• Identificar e gerir de forma proactiva o âmbito, comunicação, riscos e incidentes de um projecto• Definir os métodos de gestão da documentação do projecto mais adequados e identificar o nível adequado de qualidade requerida e gerir o projecto para atingir esse nível• Identificar um conjunto de métricas para melhorar os processos de gestão e declarar o sucesso de um projecto.

Conteúdos • Conceitos fundamentais da Gestão de Projectos• Definição de um projecto• Elaboração do calendário e orçamento• Gestão do calendário e orçamento• Gestão do âmbito e incidentes• Gestão da comunicação e do risco• Gestão da qualidade e métricas do projecto.

GPR002 - 16 horas

Liderança para Gestoresde ProjectoPré - Requisitos: Experiência na gestão de um projectoou de participação como responsável de equipas de projectoserá com certeza benéfica.

ObjectivosNo final deste curso de formação os participantes serão capazes de:• Liderar equipas de projecto com base na eficácia da comunicação• Identificar sistemas de valor motivacional para melhorar a produtividade e a cooperação• Adequar o estilo de liderança à equipa• Facilitar a comunicação numa equipa• Facilitar as reuniões de equipa.

Conteúdos• Liderança, poder, influência e política na gestão de projectos• O trabalho em equipa• O modelo de liderança L.E.A.D.• Facilitar a comunicação na equipa• Facilitação de reuniões de equipa.

107

GPR003 - 16 horas

Negociação para Gestoresde ProjectoPré - Requisitos: Não existem pré - requisitos específicos, no entanto, alguma experiência na liderança e gestão de um projecto ou frequência do curso Liderança para Gestores de Projecto, será benéfica.

ObjectivosNo final deste curso de formação os participantes serão capazes de:• Compreender a importância das competências de comunicação num contexto de negociação• Compreender a essência dos conflitos• Utilizar técnicas apropriadas na gestão dos conflitos em projectos e estratégias de negociação competitiva e colaborativa com sucesso• Compreender o processo BATNA• Recuperar situações de impasse numa negociação, utilizando as técnicas adequadas e desactivar o impacto das emoções e focar-se na procura de um acordo• Aplicar as capacidades de negociação para obter um desempenho eficiente a nível de custos e calendário.

Conteúdos• Comunicação: aspectos principais para uma negociação eficaz• Conceitos fundamentais de negociação• Gerir e resolver os conflitos• O processo negocial• Conceitos chave• Etapas de negociação de um acordo• Tácticas de negociação• Orientações para uma negociação.

GPR004 - 24 horas

Gestão do Risco para Gestores de ProjectoPré - Requisitos: Os participantes deverão ter conhecimentos sólidos de planeamento e controlo de calendário e custos antesde frequentarem este curso.

ObjectivosNo final deste curso de formação os participantes serão capazes de:• Utilizar as práticas de gestão da incerteza e do risco pela definição de um processo de gestão do risco• Identificar oportunidades e ameaças e analisar a sua importância relativa para o projecto• Aplicar técnicas qualitativas e quantitativas de análise e avaliação do impacto do risco• Enquadrar a gestão do risco no contexto do ciclo de vida do projecto e identificar os factores chave na avaliação, limitação e mitigação de riscos• Incluir a gestão dos riscos no seu próximo projecto.

Conteúdos• Revisão dos conceitos fundamentais de gestão de projectos• Conceitos fundamentais de gestão do risco• Planeamento e Identificação dos Riscos• Análise e Avaliação dos riscos• Desenvolvimento e implementação do Plano de Resposta a Riscos• Monitorização e Controlo dos Riscos.

Gestãode Projectos

108

GPR005 - 16 horas

Gestão da Qualidadepara Gestores de ProjectosPré - Requisitos: Este curso fornece uma visão aprofundada de todos os aspectos da gestão da qualidade em projectos, pelo que não existem pré - requisitos particulares.

Objectivos No final deste curso de formação os participantes serão capazes de:• Planear entregas de elevada qualidade• Medir os indicadores chave de desempenho de projectos, processos e produtos• Transformar dados em informação útil para os projectos• Decidir acções com base na análise de dados que permitirão aumentar a satisfação e aceitação por parte do cliente, sem adição de custos• Descrever os conceitos, técnicas e ferramentas dos programas de gestão de qualidade contemporâneos.

Conteúdos• Conceitos fundamentais• Planeamento da qualidade em projectos• Controlo da qualidade em projectos• Melhoria da qualidade em projectos.

GPR006 - 16 horas

Estabelecer um Project Management Office (PMO)Pré - Requisitos: Bastante experiência na gestão de projectos e/ou participação em iniciativas de melhoria dos processos organizacionais será com certeza necessária.

Objectivos No final deste curso de formação os participantes serão capazes de:• Descrever as vantagens associadas à implementação de um PMO• Caracterizar as responsabilidades de um PMO• Estruturar um projecto de implementação de um PMO• Determinar a estrutura de PMO adequada à sua organização• Determinar quais as funções que o PMO deve incorporar• Reconhecer e caracterizar as barreiras à implementação do PMO numa organização• Traduzir os requisitos de funcionalidade do PMO em papéis e responsabilidades específicos a atribuir aos membros do PMO• Criar um plano preliminar de implementação do PMO.

Conteúdos• Conceitos fundamentais• Organização de um PMO• Funções de um PMO• Participantes do PMO• Planeamento e Implementação de um PMO.

GPR007 - 24 horas

Análise Financeirade ProjectosPré - Requisitos: Este curso não tem pré - requisitos específicos,no entanto, alguma experiência na gestão de um projectoou participação em equipas de projecto será benéfica.

Objectivos No final deste curso de formação os participantes serão capazes de:• Descrever as razões para a realização dos projectos• Compreender os fundamentos da gestão de projectos em termos das necessidades de custos da equipa de projectos e das necessidades financeiras da empresa• Descrever a forma como estas duas realidades aparentemente contraditórias, são afinal conciliáveis• Realizar uma análise contabilística/financeira simples• Realizar uma análise simples de avaliação de desempenho do projecto• Compreender que as baselines de cash-flow e de desempenho do projecto são diferentes• Reconciliar e trabalhar com estas diferenças• Construir o business case de um projecto.

Conteúdos• O mundo da Gestão de Projectos• Introdução e conceitos básicos• Noções de finanças para chefes de projecto• Conceitos fundamentais de avaliação financeira de projectos• Avaliação financeira de projectos• Estruturação de um Business Case do projecto• Metodologias e Pressupostos• Análise dos Resultados• Sensibilidade, Risco e Contingências• Construção do business case de um projecto.

Gestãode Projectos

109

GPR008 - 24 horas

Gestão de Projectos peloMétodo Earned ValuePré - Requisitos: Não existem pré - requisitos particulares,no entanto os participantes deverão ter conhecimentos sólidosde planeamento e controlo de calendário e custos, assim comode gestão do risco.

Objectivos No final deste curso de formação os participantes serão capazes de:• Compreender o verdadeiro poder da Gestão Earned Value (EVM) no controlo de um projecto• Indicar o progresso do trabalho de uma forma mais objectiva e através de vários projectos• Relacionar de forma adequada o grau de cumprimento técnico, de custos e de calendário• Relacionar orçamentos baseados em calendário a tarefas específicas e/ou definições de trabalho (Statements Of Work) para criar uma baseline realística e utilizável• Fornecer a gestão de topo com informação prática e sumarizada• Estabelecer um sistema de indicadores e métricas de desempenho do projecto• Preparar um plano de acção e criar um impacto imediato na capacidade da sua organização controlar os projectos de forma eficaz.

Conteúdos• Elementos básicos da Gestão Earned Value• Método Earned Value em acção• Relatórios da Gestão Earned Value (EVM)• Implementação da Gestão Earned Value (EVM).

GPR009 - 32 horas

Preparação Intensivapara Exame PMP®

Pré - Requisitos: Este curso pressupõe que os formandos cumprem com os requisitos de elegibilidade para a candidaturaà certificação PMP® definidos pelo PMI®, bem como já dispõem do necessário conhecimento do “A Guide to the PMBOK® - Project Management Body of Knowledge”.

Objectivos No final deste curso de formação os participantes serão capazes de:• Preparar a sua candidatura à certificação PMP®• Reconhecer as suas lacunas de conhecimento nas áreas de conhecimento da gestão de projectos descritas no “A Guide to the PMBOK® - Project Management Body of Knowledge”• Conhecer detalhadamente o tópico da Responsabilidade Profissional e a sua importância para o sucesso na realização do exame• Identificar e compreender os tipos de questões incluídas no exame• Implementar um plano de estudo para realizar o exame de certificação PMP® com sucesso.

Conteúdos• Visão geral do exame• Programa detalhado• Processos da gestão de projectos• Estrutura e framework para a gestão de projectos• Gestão da Integração• Gestão do Âmbito• Gestão do Tempo• Gestão de Custos• Gestão da Qualidade• Gestão de Recursos Humanos• Gestão das Comunicações• Gestão de Riscos• Gestão das Aquisições• Responsabilidade Profissional e Social.

Gestãode Projectos

110

GPR010 - 96 horas

Preparação Completapara a Certificação PMP®

Pré - Requisitos: Este curso pressupõe que os formandos cumprem, ou estão em vias de cumprir no médio prazo,os requisitos de elegibilidade definidos pelo PMI®para a candidatura à certificação PMP®.

Objectivos No final deste curso de formação os participantes serão capazes de:• Aplicar com sucesso nos seus projectos os principais processos, técnicas e ferramentas de gestão de projectos• Conhecer detalhadamente as 9 áreas de conhecimento incluídas no “A Guide to the PMBOK - Project Management Body of Knowledge”• Conhecer detalhadamente o tópico da Responsabilidade Profissional e Social, bem como a respectiva importância para o sucesso na realização do exame• Preparar a sua candidatura à certificação PMP®• Identificar e compreender os tipos de questões incluídas no exame e realizá-lo com sucesso.

Conteúdos• Módulo 1 (3 dias) - Obrigatório - Gestão Prática de Projectos • Módulo 2 (3 dias - Opção entre: > Gestão do risco para gestores de projecto > Gestão de projectos pelo método Earned Value > Análise financeira de projectos • Módulo 3 (2 dias) - Opção entre: > Liderança para gestores de projecto > Negociação para gestores de projecto > Gestão da qualidade para gestores de projecto • Módulo 4 (4 dias) - Obrigatório - Preparação Intensiva para Exame PMP®.

Gestãode Projectos

111

Parceiros

®Centro de Estudos Estratégicos de AngolaCEEA

ECOCENTROMagic Software Enterprises Keeping Your World Connected™

Estrada da Ponte, nº2Quinta Grande - Alfragide2610-141 AmadoraPortugalTel: (+351) 210 103 900Fax: (+351) 210 103 999

Rua N’Dunduma, 189Miramar - Luanda

AngolaTel: (+244) 222 447 689Fax: (+244) 222 431 139

Av. Dr. Amílcar Cabral, Ed. Pangeia,Bairro Lalula - Lubango

AngolaTel: (+244) 261 226 110/3Fax: (+244) 261 226 115

Av. Olof Palme, nº 358, 1ºMaputo

MoçambiqueTel: (+258) 213 281 82Fax: (+258) 213 281 82 www.sinfic.com