Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

35
4 MOZ ARTISTAS SOLIDÁRIOS COM A SAÚDE DE MOÇAMBIQUE 28-31 JAN 2016 DOURO MARINA GAIA

Transcript of Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

Page 1: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

4 M

OZ

AR

TIST

AS

SOLI

RIO

S C

OM

A S

DE

DE

MO

ÇA

MB

IQU

E

4 MOZ ARTISTAS SOLIDÁRIOS COM A SAÚDE DE MOÇAMBIQUE

28-31 JAN 2016DOURO MARINAGAIAOrganização: Apoio:

4 MOZ ARTISTAS SOLIDÁRIOS COM A SAÚDE DE MOÇAMBIQUE

28-31 JAN 2016DOURO MARINAGAIA

Page 2: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

HEALTH4MOZ / ART4MOZ 5

APOIAM A EXPOSIÇÃO

ALEXANDRE QUINTANILHA 7

FRANCISCO NOA 9

JOSÉ MANUEL SILVA 11

LEVI GUERRA 13

CURADORA

CATARINA MACHADO 15

ARTISTAS

ABREU PESSEGUEIRO 17

AGOSTINHO SANTOS 19

ALBUQUERQUE MENDES 21

ANA PAIS OLIVEIRA 23

ARMANDO ALVES 25

AUGUSTO CANEDO 27

CATARINA MACHADO 29

DARIO ALVES 31

FILIPE RODRIGUES 33

GRAÇA MORAIS 35

HENRIQUE SILVA 37

ISABEL PADRÃO 39

JOSÉ PÁDUA 41

JOSÉ RODRIGUES 43

LENA POINHA 45

LEVI GUERRA 47

LUÍS MELO 49

NAZARÉ ÁLVARES 51

PAULO NEVES 53

ROBERTO CHICHORRO 55

RUI AGUIAR 57

SOBRAL CENTENO 59

ULISSES OVIEDO 61

VÂNIA LEMOS 63

ZULMIRO DE CARVALHO 65

Page 3: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

4 MOZ ARTISTAS SOLIDÁRIOS COM A SAÚDE DE MOÇAMBIQUE

Health4MOZ: a solidariedade centrada na transmissão do conhecimento e na partilha das experiências.

A Health 4 Mozambican Children and Families, O.N.G.D. (Health4MOZ), é uma associação de direito privado, sem fi ns lucrativos, criada em maio de 2013.

Fazendo uma breve história, podemos resumir a sua origem, a sua razão de existir e a Missão que se propôs assumir em 3 pontos: 1) foi criada em resposta a um repto do então Reitor da Universidade Lúrio (UniLúrio) em Nampula – Moçambique, Professor Jorge Ferrão; 2) nasceu da vontade e do voluntarismo de um grupo de docentes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e de médicos e enfermeiros de várias instituições de saúde, dispostos a partilharem o seu conhecimento e a sua experiência com alunos, docentes, enfermeiros e médicos de Moçambique; 3) suporta a sua essência e a sua existência na promoção da transmissão do “saber” e do “saber fazer”, reconhecendo que o conhecimento e as competências, em qualquer domínio mas em particular no da saúde, são determinantes para a melhoria da qualidade e expetativa de vida das populações.

A Health4MOZ tem, pois, como objetivo principal, o ensino pré e pós-graduado em saúde em Moçambique, nas diferentes áreas do conhecimento (medicina, dentária, enfermagem, nutrição, farmácia…), centrando a sua atividade no “voluntariado científi co” de elevada qualidade, suportado no mérito e na experiência dos profi ssionais envolvidos. Tem como parceiros científi cos, em Portugal, as faculdades de Medicina, de Medicina Dentária e de Farmácia e ainda o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e, em Moçambique, a UniLúrio em Nampula, com quem tem Protocolo desde 2014 bem como, em missões de âmbito nacional, o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU). No âmbito assistencial, a Health4MOZ tem como parceiros em Portugal o Hospital CUF Porto, a Clínica de Medicina Dentária da FMDUP e o Centro Hospitalar do Porto/Centro Materno Infantil do Norte. Promovendo sinergias solidárias, no âmbito da criação da sua imagem e identidade a Health4MOZ contou com o apoio da Escola Superior de Arte e Design do Porto (ESAD), sendo a CAETSU e a MULTICOM responsáveis pela promoção e divulgação da sua atividade. Para além de patrocinadores específi cos em cada Missão (www.health4moz.com), a Health4MOZ conta com o patrocínio regular de um conjunto de entidades das quais destacamos o Grupo Visabeira, a Fundação Manuel António da Mota, a Fundação Belmiro de Azevedo, o Grupo FERPINTA, a CCL – Contabilidade, Fiscalidade e Gestão Lda, a Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos de Portugal e a Fundação Calouste Gulbenkian, bem como a Embaixada de Portugal em Maputo e o Consulado de Moçambique no Porto.

Nos seus 2 anos de existência a Health4MOZ já desenvolveu 5 Missões no terreno, nas quais teve oportunidade de ensinar 200 alunos de Medicina e de Enfermagem em ginecologia/ /obstetrícia e em pediatria e 50 em cirurgia pediátrica; 60 alunos de Medicina e de Enfermagem e 30 médicos generalistas em vigilância da gravidez e assistência ao parto; 60 médicos dos quais 20 pediatras de todo o país em

cuidados básicos e avançados neonatais; 25 pediatras de todo o país em radiologia pediátrica e 11 médicos generalistas da província de Nampula em cardiologia e ecografi a pediátrica. De referir que, neste último ano, o ensino tem sido feito com recurso a tecnologia de ponta, concretamente com o uso de simuladores, adquiridos para o efeito e doados à UniLúrio. Teve ainda oportunidade de desenvolver um protocolo de rastreio e promoção de hábitos de higiene oral e implementá-lo em 500 crianças (6-10 anos) da cidade de Nampula, numa intervenção a nível da escola e com formação integrada a alunos e docentes de Medicina Dentária da UniLúrio. Paralelamente a Health4MOZ apoiou estágios em Portugal a 3 médicos, 2 médicos dentistas e 1 farmacêutico, todos docentes da UniLúrio, estando já organizados para o início de 2016 um estágio médico, 1 de enfermagem e 1 no domínio das metodologias da investigação.

É objetivo da Health4MOZ criar, em colaboração com a UniLúrio e o MISAU, condições no terreno que permitam a permanência de equipas multidisciplinares em regime de rotatividade, de forma a garantir um ensino continuado e consequentemente mais sustentado e efi caz. Entendemos que a partilha de experiências, num mundo cada vez mais global também para as ciências da saúde, é determinante para a formação humana e científi ca de profi ssionais de ambos os países. Sabemos poder contar com a solidariedade espontânea que caracteriza os profi ssionais de saúde e esperamos poder contar com um solidário apoio institucional.

A Health4MOZ agradece a todos quantos têm apoiado a sua Missão e, neste momento especial, agradece profundamente aos 25 artistas solidários, de Portugal e de Moçambique, a possibilidade de se concretizar a Art4MOZ. A Health4MOZ compromete-se a prosseguir, com rigor, a sua ação de solidariedade científi ca junto do povo de Moçambique, pois acredita que a solidariedade é essencial na procura da identidade humana, tornando-se dever quando se procura o respeito individual, numa perspetiva moral, profi ssional e social.

Pela Health4MOZ

A PresidenteCarla Rêgo

ART4MOZ: o momento de junção da arte, da ciência e da solidariedade.

O momento em que 25 artistas – de Portugal e de Moçambique – deram um testemunho público da sua solidariedade ao apoiarem, através da sua arte, a missão de solidariedade ciêntífi ca que a Health4MOZ se propôs desenvolver em Moçambique, no âmbito da formação em saúde.

Mais… o momento em que 25 artistas decidiram colocar a sua imaginação e criatividade, afi nal a sua arte, ao serviço da ciência, demonstrando o reconhecimento de que ambas - arte e ciência - são o motor e a essência do mundo, de um mundo melhor, de um mundo solidário!

Mas a ART4MOZ não se esgota nela própria e no local onde se realiza! A ART4MOZ pretende ser um exemplo de como, sendo solidário, se pode encurtar a distância humana e ciêntífi ca entre Portugal e Moçambique, concretamente através da partilha de experiências e competências entre profi ssionais de saúde dos dois países. Afi nal, a melhoria da qualidade e expectativa de vida do povo moçambicano, suportada na formação qualifi cada dos seus profi ssionais de saúde e consequentemente na melhoria dos cuidados prestados, são os objectivos da ART4MOZ e da Health4MOZ. São também os objectivos de todos quantos apoiaram esta iniciativa e, são certamente os seus objectivos!

Obrigada por participar nesta Missão. Obrigada por ser solidário, levando um pouco de arte para sua casa.

Parabéns por contribuir para a Health4MOZ.

Page 4: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

ALEXANDRE QUINTANILHABIOFÍSICO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO - INVESTIGADOR

Temos dados concretos que nos ajudam a perceber que há mais de cinco milénios que os avanços no conhecimento têm ajudado os humanos a construírem um mundo com mais liberdade e autonomia individuais. As ciências naturais, sociais e humanas têm contribuído de forma incontestável para uma saúde melhor das pessoas, por vezes com um custo grande para a saúde do planeta em que vivemos. Como todas as descobertas acarretam riscos, tem sido a arte a que melhor, e de forma mais acessível, representa essa realidade. Mas, nem todas as aplicações do conhecimento são consensuais e é, frequentemente, através da solidariedade que construímos as pontes de diálogo necessárias para um futuro mais justo e responsável.

Filho de pai açoreano e mãe berlinense, nasceu em Lourenço Marques, atual Maputo, a 9 de agosto de 1945 e é um Biofísico de renome

internacional.Doutorou-se em Física Teórica pela Universidade

de Witwatersrand (EUA), seguindo logo depois para a Universidade da Califórnia em Berkeley,

onde ensinou Biofísica e Fisiologia durante quase 20 anos e criou o “Centro de Estudos Ambientais”.

Vem para Portugal em 1990 como Professor de Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas Abel

Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto (UP). Em 2000, cria e dirige o Laboratório Associado

que une o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) com o Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), sendo ainda corresponsável pela criação do Instituto de

Investigação e Inovação em Saúde (i3S). Jubilou--se recentemente do cargo de Professor da UP, ocupando a Presidência da Comissão de Ética

para a Investigação Clínica do Ministério da Saúde. A 17 de março de 1993 foi feito Grande Ofi cial da

Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

7

Page 5: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

FRANCISCONOAENSAÍSTA - REITOR DA UNILÚRIO

Se é verdade que há quem advogue que a arte é uma fi nalidade sem fi m, seguramente que poucos duvidarão do papel que ela tem desempenhado ao longo da história da humanidade ao perpetuar alguns dos valores fundamentais que regem a condição humana. E um desses valores é o da solidariedade. Ao associarem-se com a nobre causa da Health4MOZ, num tempo onde as causas rareiam, os artistas que corporizam esta coletiva inscrevem o seu nome numa cadeia de solidariedade com contornos e impactos de dimensão incomensurável.Nascida para apoiar as atividades desenvolvidas na área da saúde pela Universidade Lúrio, na Província de Nampula, situada numa das regiões mais carenciadas de Moçambique, a Heath4MOZ tem assumido a sua missão com valentia e um sentido interventivo de enorme utilidade e notoriedade. Tanto dentro como fora das nossas salas de aulas e laboratórios, tem-nos ajudado a estreitar e consolidar as ligações que temos com as comunidades, afi nal, o principal destinatário da nossa missão como universidade, que é o de formar quadros capazes e de produzir o conhecimento que, por sua vez, concorre para uma mudança efetiva da vida das pessoas e para o desenvolvimento do país. Não temos pois, dúvida pela qualidade dos artistas envolvidos, que esta é uma iniciativa com efeito multiplicador, pois ao catapultar a imagem e o trabalho desenvolvido pela Health4MOZ, a exposição irá certamente ativar ondas de solidariedade nos vários segmentos da sociedade portuguesa, que irão certamente alargar e aprofundar uma intervenção de inegável grandeza.

Natural de Inhambane, Moçambique é, desde março de 2015, Reitor da Universidade Lúrio

(UniLúrio), em Moçambique.Doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (2001) pela Universidade Nova de

Lisboa, em Portugal, é ensaísta e professor de Literatura Moçambicana na Universidade

Eduardo Mondlane, em Maputo - Moçambique, com centenas de artigos publicados em revistas

nacionais e internacionais.É Investigador associado na Universidade de

Coimbra, em Portugal, e foi diretor e investigador do Centro de Estudos Sociais Aquilo de Bragança

(CESAB), em Moçambique. Participa e orienta projetos de pesquisa no seu país e no exterior.

É Professor convidado, orientador e examinador de teses em universidades nacionais e no

estrangeiro, participa regularmente em congressos científi cos e possui uma vasta

publicação de artigos de especialidade dentro e fora de Moçambique. Tem cinco livros de ensaios

publicados, em Moçambique, Portugal e Brasil.Assumiu ainda vários cargos de gestão em

instituições de ensino superior.

9

Page 6: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

JOSÉ MANUEL SILVAMÉDICO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO - BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS

Os médicos, no seu conjunto, são seguramente uma das classes laicas com um mais nobre e generoso sentido ético e de serviço ao próximo. Por isso proclamam livremente o Juramento de Hipócrates, no qual prometem solenemente consagrar a vida ao serviço da Humanidade, e respeitam um Código Deontológico extremamente rigoroso e exigente, que consagra o dever de solidariedade, entendido em sentido mais restrito, é certo, mas que, felizmente, muitos vivenciam num âmbito bem mais alargado e humanitário.A vocação para medicina está inelutavelmente ligada a uma particular recetividade e sensibilidade para o humanismo e as humanidades, que se acentua com o exercício profi ssional, como refere o escritor e médico brasileiro Moacyr Scliar “a gente muda como ser humano quando estuda e pratica medicina”.É com este espírito de abnegada entrega e serviço que tantos médicos se envolveram exemplar e cardiacamente na génese, desenvolvimento e generosas atividades da Healt4MOZ, dedicada particularmente à cooperação clínica e científi ca no espaço dos mais frágeis seres humanos em Moçambique. Na verdade, medicina e arte caminharam sempre de mãos dadas, numa generosidade mútua que potencia uma simbiose de sensíveis experiências pessoais, que acrescentam e fl orescem no médico e no artista, enriquecendo ambos.Esta intimidade bidirecional consubstancia-se no Art4MOZ, expressão de benefi cência de desapegados artísticas que assim se associam a uma relevante iniciativa de solidariedade humana, em confronto com a perda de valores da sociedade “macdonaldizada” e desapiedada em que, lamentavelmente, cada vez mais vivemos. No Art4MOZ, médicos e artistas unem as mãos para remar contra a maré. A Ordem dos Médicos preenche a sua mais nobre missão apadrinhando esta tão sublime e simbólica organização e todos os seus atores.“Para quem é guiado pelo sentimento, a solução de qualquer questão é fácil” (Fernando Pessoa).

José Manuel Monteiro de Carvalho e Silva nasceu em Pombal em 1959 e

reside em Coimbra.

É Assistente Hospitalar Graduado de Medicina Interna do Centro

Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), é Professor Auxiliar de Medicina Interna e Regente da

Cadeira de Medicina Geral e Familiar da Faculdade de Medicina de

Coimbra.

É autor ou coautor de cerca de 600 trabalhos científi cos apresentados

ou publicados em congressos ou revistas nacionais e internacionais,

tendo publicado um livro sobre “Colesterol, Lípidos e Doença

Vascular” (Ed. LIDEL).

Foi Pró-Reitor da Universidade de Coimbra em 2003-2004, Ex-Presidente da Sociedade

Portuguesa de Aterosclerose e Presidente da Secção Regional do

Centro da Ordem dos Médicos nos triénios 2005-2007, 2008-2010.

É Bastonário da OM nos triénios 2011-13/2014-16.

Recebeu o Prémio Prestígio 2011 do Diário as Beiras.

11

Page 7: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

LEVIGUERRAMÉDICO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO - PINTOR

Entre a Medicina e a Arte A Medicina assenta na Ciência, mas não se esgota nela. É suprema junção do saber teórico à aplicação ante cada caso clínico. Exercício de atenção ao que se ouve do doente e se vê durante o exame físico para, por fi m, se chegar ao diagnóstico. Um largo horizonte para a imaginação refl etida.A arte, por seu lado, como nasce? Ao cérebro chegam estímulos pelos sentidos; no cérebro se aprecia e interpreta o belo.E a arte vai reproduzi-lo. Mas não gera apenas o belo porque a estética, não é hoje a sua essência. Mas o artista não é só um copiador ou interpretador dos mundos do mundo; é também um projetista dos mundos do seu cérebro que seja capaz de reproduzir. A arte pode ainda ser narradora de experiências… também interpeladora da vida. Aí a infl uência dos artistas na vida da humanidade. Daí os rasgos culturais que queiram ser salvífi cos e, pela arte, queiram elevar a humanidade. Ou não! Cada um saberá do que se trata: o artista que cria e o observador que aprecia; também o pintor e o médico numa grande proximidade de vivências e processos humanos. Afi nal, afi nidades miméticas.

Natural de Águeda, é médico e Professor Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Ordem dos Médicos, foi Diretor de Serviço e fundador

e ex-Director do Hospital de S. João. Na sua intensa carreira académica foi “fellow” do American College of

Physicians, membro honorário da Academia Brasileira de Medicina, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e

da Sociedade Portuguesa de Nefrologia. Foi galardoado com o “Prémio Nacional de Saúde 2013” do Ministério da

Saúde, o “Prémio da Saúde do Jornal Veritas 2014” e o “Prémio Envelhecimento Ativo Drª Maria Raquel Ribeiro

2015” da Associação Portuguesa de Psicogerontologia e é actualmente Presidente da Direção do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, no Porto. Recebeu, em 2015,

a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos.

No seu percurso artístico conta com 22 Exposições Individuais de pintura e 2 livros de poesia publicados.

13

Page 8: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

CATARINAMACHADOPINTORA - CURADORA

Foi com enorme prazer que aceitei o convite da Health4Moz, para a curadoria desta exposição “Art4Moz” de pintura e escultura, unindo solidariedade artística com solidariedade científi ca.

Como artista plástica sei o quanto o artista é solidário. Somos solicitados para participar em ações e eventos solidários inúmeras vezes e é muitíssimo gratifi cante saber que, com o nosso trabalho e com a nossa linguagem artística, contribuímos para ajudar causas como esta, em prol de um mundo melhor. Para esta exposição convidei 24 artistas de diferentes gerações, pintores e escultores, consagrados e emergentes, portugueses e moçambicanos, procurando selecionar obras emblemáticas, podendo ser de diferentes épocas mas que fossem signifi cativas do percurso de cada um.

Artistas plásticos atualmente ativos e reconhecidos no panorama artístico contemporâneo português e moçambicano.Artistas solidários & Médicos solidários: a arte e a medicina unidas nesta causa tão nobre com a saúde de Moçambique.

www.catarinamachado.com15

Page 9: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

17

ABREUPESSEGUEIROPORTO II2012ACRÍLICO SOBRE TELA100X130 CM

ABREUPESSEGUEIRO

Abreu Pessegueiro nasceu no Porto em 1949.

Frequentou o Curso de Pintura e completou o Curso de Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto - ESBAP.

Desde 1967 realizou 35 Exposições Individuais, sendo algumas das últimas:

2014 Porto: Bombarda Galeria: “Porto Desconstruído”

2012 Porto: Galeria Ap’arte: “Porto de Silêncios”

2009 Matosinhos; Galeria Municipal: “Paisagens do Imaginário”

2008 Porto: Galeria Artes Solar de St.o António: “Sítios Etéreos”

2008 Porto: Palacete dos Viscondes de Balsemão: “Porto – Transparências”

2005 Porto: Galeria Municipal: “Porto de Luz”

2002 Porto; Galeria Símbolo: “Os Elementos”

2001 Vila do Conde; Forte S. João: “Quando a terra se junta ao mar…”

1998 Lisboa; Galeria S. Francisco: “Silêncios do Infinito”

1997 Matosinhos; Galeria dos Paços do Concelho: “Sonhar a Matéria”

1996 Lisboa; Galeria S. Francisco: “Narração da Luz”

1995 Porto; Espaço d’Arte Portugal Telecom: “Exaltação da Água”

1994 Luxemburgo; Castelo de Bourglinster: “Solidité de l’eau”

1993 Barcelona; Galeria Francisco Torralba: “Tranquilidad Atlantica”

Participou em mais de 250 Exposições Coletivas em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Finlândia, etc.

É autor de textos de teoria e critica de arte, tendo sido correspondente do Institut Supérieur pour l’Etude du Langage Plastique (ISELP) Bruxelas, para a “Arte Pública” em Portugal.É autor de uma extensa obra gráfica (serigrafias e litografias).

Como arquiteto e pintor, realizou vários projetos de Arte Pública, como por exemplo: 2003, 2007, 2009 - Intervenções Plásticas (em coautoria) na Urbanização da Ponte da Pedra e no Tanatório de Matosinhos; 2000 - Murais em mármore gravado com imagens digitalizadas, Universidade Portucalense; 1994 - Painéis cerâmicos no túnel da “Via Rápida” IC1, Porto.

Como professor, foi Presidente da Associação de Professores de Desenho e Geometria Descritiva - APROGED.

Site: www.abreupessegueiro.com

Page 10: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

19

ESTOU AQUI2006ACRÍLICO SOBRE TELA150X90 CM

AGOSTINHOSANTOS

Nasceu em 1960, em Vila Nova de Gaia. Jornalista e artista plástico.

Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto (FBAUP) 2012. Doutorado em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) 2010-2015. (1983-1984).

Chefe de redação do Gaia Semanário (1987/1988).

Sócio fundador de Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural e presidente da sua direção desde 1995 até aos dias de hoje. Diretor da 1 Bienal de Arte de Gaia 2015. Sócio da Cooperativa Árvore, (Porto) e da Associação Cultural Projeto, de Vila Nova de Cerveira. Realizou 80 Exposições Individuais e participou em mais de 300 Mostras Coletivas, no pais e no estrangeiro. É autor e coautor de várias publicações.

Representado em coleções públicas e privadas: Fundação de Serralves- Museu de Arte Contemporânea, Porto; Futebol Clube do Porto, Porto; Câmara Municipal de Gaia; Câmara Municipal de Gondomar; Câmara Municipal de Moura; Câmara Municipal de Amadora; Câmara Municipal de Matosinhos; Câmara Municipal de Espinho; Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto; Consulado- Honorário da Índia no Porto; Consulado de Portugal em Goa, Índia; Jornal de Notícias, Porto; Museu da Bienal de Vila Nova de Cerveira; Parque Biológico Municipal de Gaia; Museu Municipal de Santa Maria da Feira; Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, e Museu de Arte Contemporânea de Olinda; Recife, Brasil.

Prémios e distinções:

Menção Honrosa no Concurso Europeu de Cartoon, Lisboa, 2007;

I Menção Honrosa na I Bienal de Pintura da Máscara, Bragança, 2004;

Exposição Nacional de Arte Erótica – 1. Prémio da Câmara Municipal de Gondomar, Gondomar, 2003;

Prémio de Aquisição Baviera BMW, na XI edição da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, 2001;

Menção Honrosa na Exposição Paisagem Portuguesa; Casino Estoril, Estoril, 1999.

Realizou mais de 75 Exposições Individuais de pintura, desenho, escultura e objetos, em Portugal, Espanha, Brasil e Índia e participou em mais de 300 Mostras de Grupo e Coletivas, no país e no estrangeiro.

Autor da Vaca Pessoana, selecionada para a CowParade Lisboa, Lisboa, 2006; do cartaz do 2º Congresso Feminista, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008; do Troféu S. João da Madeira/Capital da Ilustração, São João da Madeira, 2010 e do Troféu da 1 Bienal de Arte de Gaia de 2015.

AGOSTINHOSANTOS

Page 11: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

21

ALBUQUERQUEMENDESCOMPLACÊNCIAACRÍLICO E COLAGEM SOBRE TELA16,5X33 CM

Albuquerque Mendes nasceu em Trancoso em 1953. Vive e Trabalha em Leça de Palmeira.

ALBUQUERQUEMENDES

Page 12: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

23

ANA PAISOLIVEIRAHOUSE, OR A CORNER OF THE WORLD #42012ACRÍLICO SOBRE TELA120X180 CM

Ana Pais Oliveira (Vila Nova de Gaia, 1982) é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde está a terminar o doutoramento em Arte e Design com o projeto “A cor entre o espaço pictórico e o espaço arquitectónico: processos relacionais nas práticas artísticas contemporâneas”.

Foi bolseira da FCT entre 2011 e 2015, é membro colaborador do núcleo de investigação em Arte e Design no i2ADS, membro do AIC Study Group on Environmental Colour Design e membro da APCor – Associação Portuguesa da Cor. Fez parte da seleção portuguesa para a Bienal Jovem Criação Europeia 2013/2015, itinerante por nove países europeus, foi selecionada para a XV Convocatória da Galeria Luis Adelantado em Valencia (2013) e venceu o Kunstpreis Young Art Award <33 [colour] da Galeria Art Forum Ute Barth em Zurique, Suíça, onde expôs individualmente no Verão de 2014. Foi também nomeada para o Pegase International Art Award, fazendo parte da seleção de 30 artistas de todo o mundo e estando agora entre os dez finalistas.

Obteve o Prémio Aquisição dos Amigos da Biblioteca-Museu de Amarante na 9ª Edição do Prémio Amadeo de Souza--Cardoso (2013); o 1º Prémio Aveiro Jovem Criador (2009); o 1º Prémio Engenho e Arte (2009); o 3º Prémio no 1º Prémio Jovem de Artes Plásticas da Figueira da Foz (2009); o 1º Prémio Arte XXI 10 (2009); o 1º Prémio Eixo Atlântico na VIII Bienal Eixo Atlântico (2008) e o 1º Prémio de Pintura Estoril Sol (2006).

Participa regularmente em conferências e seminários, tendo recentemente apresentado o seu trabalho em Génova, Newcastle, Valência, Lisboa e Porto.

A sua obra está representada nas coleções da Fundação Focus-Abengoa (Sevilha), Eixo Atlântico, Casa da Cultura/Casa Barbot, Museu Municipal de Espinho e Museu Municipal de Amarante.

ANA PAISOLIVEIRA

Page 13: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

25

ARMANDOALVES200645X118 CM

Armando Alves nasceu em Estremoz, em 1935.

Em Lisboa, fez o Curso de Preparação às Belas Artes, na Escola de Artes Decorativas António Arroio, e, no Porto, frequentou o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes, que terminou em 1962, com a classificação de vinte valores.

Após a conclusão da licenciatura foi nomeado Professor Assistente, na ESBAP, onde introduziu o estudo das Artes Gráficas.

Em 1964 realizou uma viagem de estudo a Londres, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, e começou a expor individualmente. No ano seguinte fez novas viagens de estudo, desta vez a Espanha e a França.

Com os colegas Ângelo de Sousa, José Rodrigues e Jorge Pinheiro formou o grupo “Os Quatro Vintes”, em 1968, com o qual veio a expor no Porto, em Lisboa e em Paris, durante os anos 60 e 70. Naquele ano, começou, também, a dedicar-se a fundo às Artes Gráficas, área que ajudou a modernizar e a revalorizar.

Nesta atividade, esteve profissionalmente ligado a três editoras - à Editorial Inova, em 1968; à Editorial Limiar, em 1975, e à Editorial Oiro do Dia, em 1980. Dirigiu graficamente obras literárias (antologias de versos e prosa, livros infantis e coleções) e produziu cartazes e pósteres, comemorativos e publicitários, catálogos de exposições e programas de concertos e de atividades desportivas.

Em 1973 deixou a ESBAP para se dedicar inteiramente às Artes Gráficas.

É um dos fundadores da Cooperativa Árvore e um dos intervenientes, desde a sua criação.

Está representado em coleções do MNSR, no Porto; da FCG, em Lisboa, e da C. M. Matosinhos. Ao longo da sua carreira alcançou importantes prémios e distinções, como o 1.º prémio na Mostra de Artes Gráficas Grafiporto 83, no MNSR, e o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito, concedido pelo Presidente da República, nas comemorações do 10 de junho de 2006. Em outubro desse mesmo ano, é homenageado pelo Município de Estremoz com a Medalha de Mérito Municipal – Ouro. Em 2009, recebe o “Prémio de Artes Casino da Póvoa”.

ARMANDOALVES

Page 14: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

27

AUGUSTOCANEDOSÉRIE SUPERFICIAL2014ÓLEO SOBRE TELA120X120 CM

Augusto Canedo, reside entre a cidade do Porto e V. N. Cerveira.

Licenciado pela Faculdade de Belas Artes em 1985. No Biénio 1992/94, realizou o curso de doutorado, na Universidade de Salamanca e inscreveu para leitura, a tese “Fenomenologia do comportamento criativo”.

Inicia a carreira de docente em 1983 no ensino secundário, tendo ainda sido assistente (disciplina de Pintura) entre 1985/1990 na ESAP (Escola Superior Artística do Porto) e entre 1997/2002, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A sua atividade estendeu-se ainda à dinamização de diversos projetos, designadamente desde 1994 da POR AMOR à ARTE (galeria), na direção da Associação Projeto, ndc, como diretor artístico da Bienal de Cerveira entre 2008 e 2013, da revista Bombart e do Parque de Esculturas da Porta do Mezio (Gerês).

A sua mais recente exposição individual em 2015, intitulada: no comment/serie “a banalidade das imagens” realizou-se na galeria Serpente - Porto.

Realizou Exposições Individuais e participou em coletivos em Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Grécia, Áustria, Suécia, Macau, Angola, Brasil, Perú, Estados unidos, Canadá.

A sua obra integra coleções públicas e privadas, destacando-se a Câmara Municipal de Matosinhos; Museu da Bienal de Cerveira; Museu dos Correos – Salvador (Br); Coleção MAPFRE, Banco Comercial de Macau; Caixa Agrícola Vila nova de Cerveira; Coleção Arte Erótica Câmara Municipal de Gondomar; Prémio Baviera/(BMW); Museu de Arte Contemporânea de Stutgard (Alemanha)); Coleção Caixa Agrícola/ Viana do Castelo; Museu de Ovar.

Foi distinguido com os seguintes Prémios: 2015 - Menção Honrosa - 1ª Bienal de Gaia; 2008 - Aquisição XII Bienal de Cerveira; 2002 - Prémio Baviera, Museu da Alfândega do Porto; 2001 - 1° Prémio “Arte Erótica” - Argo, Câmara Municipal de Gondomar; Prémio Aquisição XXI Bienal internacional de Arte de Cerveira; 1995 - Prémio Almada Negreiros, Fundação MAPFRE Vida; 1993 - Prémio “Revelações 93”, Banco Comercial de Macau, Galeria Árvore; 1990 - Prémio Edição, II Bienal de Gravura da Amadora; 1985 - Prémio Augusto Gomes, Câmara Municipal de Matosinhos; 1984 - Prémio Revelação IV Bienal Internacional de Arte de Cerveira; 1983 – Prémio Aquisição - Augusto Gomes, C. M. Matosinhos.

AUGUSTOCANEDO

Page 15: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

29

CATARINAMACHADOATOMIC2009ACRÍLICO SOBRE TELA80X80 CM

CATARINA MACHADO, nasceu em 1975, no Porto.

Licenciada em Arquitetura: Universidade Lusíada do Porto (1993-98). Pós-graduação em Arte Contemporânea: Universidade Católica do Porto (2006-07). Cursos de Linguagens da Arte Contemporânea (2005-07) e de Filosofia e Arte (2007-08) orientado por Mª de Fátima Lambert e Paulo Reis, no Instituto Cultural D. Antº Ferreira Gomes. Ciclo de estudos contemporâneos - Novos Artistas, orientado por Miguel von Hafe Pérez e Temas de História de Arte do Séc. XX, orientado por Delfim Sardo, ambos na Fundação de Serralves. Workshop Resina e Fibra de Vidro, Atelier J. P. Rodrigues e de Serigrafia, Boatirar, CCB, Porto.

Dá aulas de pintura no atelier livre do S.B.N. desde 2005.

A partir de 1995 participa em vários concursos e bienais de Artes Plásticas.

Expõe individualmente desde 1996. Já participou em mais de 190 Exposições Coletivas. Representada em várias Feiras Internacionais de Arte Contemporânea: ARCO ‘O2 e ARCO ‘O8; ART COLOGNE ‘06, MIART Milão 2000 e 2001; Viena Aushotel Áustria 2001; New Art Barcelona ‘99; IV Foro Atlântico Pontevedra ‘99; ARTE LISBOA edições de 2005 a 2010; Trânsito Toledo 2000, Art al Hotel Valência 2000; PORTOARTE 2003.

Integra a lista de artistas do projeto ANAMNESE, plataforma digital internacional de arte contemporânea.

Em 1999 foi convidada a juntar-se ao grupo de jovens artistas emergentes da Por Amor à Arte Galeria, assumindo em 2003 e 2004 a coordenação de exposições de jovens artistas naquele espaço.

Foi responsável pela programação artística da MAG [Marcolino Art Gallery] no Porto (2012-2014) e do [Projeto DOMA]@Douro Marina em Gaia (2014-2015). Organizou mais de 40 exposições e foi a curadora do maior coletivo de Street-Art do Norte de Portugal: “Mural Rua da Lionesa” em Leça do Balio (2014).

No âmbito do Fantasporto ‘11 “Cinema e Artes Plásticas” foi realizado e apresentado no Rivoli, um documentário sobre o seu percurso artístico intitulado “Backside PaintingICatarina Machado”; Convidada pela TEDx a ser oradora na 1ªedição da TEDxMatosinhos em 2013.

www.catarinamachado.com

CATARINAMACHADO

Page 16: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

31

DARIOALVESRAPARIGA COM VESTIDO BRANCO1984ÓLEO SOBRE TELA100X80 CM

Nasceu em Moncorvo em dezembro de 1940.

Em 1965 conclui o Curso Geral de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto/ESBAP.

Entre 1960 e 1980 exerce atividade na área do Design Gráfico.

Em 1973 conclui o Curso Complementar de Pintura da ESBAP.

Em 1976 entra como Docente para a Escola Superior de Belas Artes (actual Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) obtendo sucessivamente o grau de Professor Auxiliar (1983), de Professor Agregado (1996), e de Professor Associado (1999).

De 1984 a 1993 e de 1996 a 2000 é Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Belas Artes.

Em 1980 e em 1986 foi subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian para visitar Bienais de Design Gráfico na Polónia, Checoslováquia e Itália.

Expõe Pintura desde 1972 e realiza a sua primeira exposição individual em 1979.

Em 1994 executa um retrato do Dr. Mário Soares.

Entre 1994 e 2006 executa os retratos dos Reitores Lúcio Craveiro, Machado Santos e Victor Chaínho da Universidade do Minho, bem como os retratos dos Reitores Alberto Amaral e Novais Barbosa da Universidade do Porto. Executa também o retrato do Presidente do Instituto Politécnico do Porto, Luís Soares.

Integrou o Grupo Puzzle.

Representou a Faculdade de Belas Artes na escolha da face Nacional da moeda de Euro.

Em 2001 obtém a aposentação como Professor Associado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Exposições Individuais1979

Galeria do Jornal de Notícias/Porto

1981

Galeria Roma e Pavia/Porto

1983

Galeria Diagonal/Cascais

1985

Galeria Diagonal/Cascais

1987

Galeria EG/Porto

1989

Galeria Leo/Lisboa

1991

Galeria EG/Porto

1996

Trabalhos de casa/Árvore/Porto

2001

Dario Alves/Museu Nogueira da Silva/Galeria da Universidade/Braga

2002

Dario Alves/Galeria Canvas/Porto

2006

Dario Alves/de várias formas e feitios/Galeria Sala Maior/Porto

2010

Dario Alves 1972/2010/Museu do Douro/Régua

Dario Alves 1972/2010/Centro de Memória/Moncorvo

DARIOALVES

Page 17: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

33

FILIPERODRIGUESSE NÃO ESTIVERES CÁ O QUE VAI SER DE MIMACRÍLICO SOBRE TELA120X100 CM

Filipe Rodrigues, Vila Nova de Gaia 1978.

Mestre em Artes Visuais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2009.

Licenciatura em Artes Plásticas - Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), 2002.

Realiza curadorias desde 2004, em destaque, exposição integrante na XVII Bienal Internacional de Cerveira, 2014; 1ª Bienal de Arte em Gaia, 2015; Estímulos contemporâneos, Fundação José Rodrigues, 2015.

Participou desde 1995 em mais de 250 Exposições Coletivas, Eventos e Bienais de Arte em Portugal, Espanha, Grécia, Canadá e Estados Unidos da América (seleção): 2014, XVII Bienal Internacional de Cerveira; 2013, Plural out Project, Fórum Cultural de Cerveira; 2012, O mar e motivos marítimos, Museu de Marinha, Lisboa; “6X6”, Rochester Contemporary Art Centre, Nova Iorque, USA; 2011, Salão de Outono, Galeria de Arte do Casino Estoril; Bienal Itinerante de Pintura do Eixo - Atlântico 2011-2012. Portugal e Espanha; 2010 “Human, colours and music”, Syntagma Square, Atenas; “d´aquí i d´allà” Galeria “untitled” BCN, Barcelona; 2009, “Lust” Gallery The Beverly Owens Project, Toronto. Realizou 23 Exposições Individuais (seleção): 2014, “Pinturas, Promessas e um Propósito”, Galeria Porto Oriental, Porto; 2013, Silêncios (in)cómodos, BBVA, Vigo; 2008, ”Intermitências narrativas”, Galeria Por amor à arte, Porto.

Recebeu 26 Prémios e Distinções em Artes Plásticas em Portugal (selecção): 2012, Menção Honrosa, Jovem Criador de Aveiro; 2008, 1º Prémio 5 Bienal de Pintura de Penafiel; Menção Honrosa, Concurso de pintura Vila Sol, Vilamoura; Menção Honrosa, Bienal Itinerante de Pintura do Eixo - Atlântico 2008-2009; 2007, Menção Honrosa, V Bienal Internacional de Arte Jovem, Vila Verde; 2005, Menção Honrosa, VIII Bienal de Artes - Plásticas, Cidade de Montijo; 2004, Prémio Revelação, D. Fernando II, Sintra; Grande Prémio, II Bienal Internacional Artes da Raya, Monção; Medalha de Mérito Cultural e Científico, pela Câmara Municipal de Gaia; 2000, Prémio Nacional de Pintura António Joaquim 4ª edição. Representado nas seguintes Instituições Públicas: Eixo – Atlântico, Vigo; Banco Caixa Nova, Galiza; Ayuntamiento de Redondela, Pontevedra; Museu da Bienal de Cerveira; Museu do Ferro, Torre de Moncorvo; Câmara Municipal de Sintra; Câmara Municipal de Braga; Câmara Municipal de Penafiel; Câmara Municipal de V. N. de Gaia.

FILIPERODRIGUES

Page 18: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

35

GRAÇAMORAIS2012CARVÃO E PASTEL SOBRE PAPEL152X102 CM

Nasceu em Vieiro, Trás-os-Montes, em 1948. Concluiu o Curso Superior de Pintura na ESBAP em 1971. Atualmente reside e tem o seu atelier em Trás-os-Montes e em Lisboa. É membro da Academia Nacional de Belas Artes e de diversas associações, confrarias e fundações culturais. Foi agraciada com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente Dr. Jorge Sampaio.

De 1974 a 2016 realiza e participa em mais de uma centena de Exposições Individuais e Coletivas, dentro e fora do país.

Graça Morais encontra-se representada em inúmeras coleções públicas e privadas, tais como a da Assembleia da República; Fundação Luso-Americana; Ministério da Cultura – Museu de Serralves; Museu de Arte Moderna de São Paulo, C.A.M. – Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Paço D’Arcos; Coleção Manuel de Brito e coleção do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Em 1993 criou a cenografia para as peças Os Biombos, de Jean Genet, no Teatro Experimental de Cascais, e em 1995, a cenografia e figurinos para Ricardo II, de William Shakespeare, no Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa, ambas encenadas por Carlos Avillez. A vida e obra de Graça Morais foram objeto dos documentários As Escolhidas (1997) de Margarida Gil, e Na Cabeça de uma Mulher está a História de uma Aldeia (1999) de Joana Morais. Em 2011 Joana Providência coreografou Terra Quente Terra Fria criado a partir da obra da pintora. Em 2015 o Teatro da Garagem estreou a peça Graça: Suite Teatral em Três Movimentos a partir de textos de Graça Morais e António Tabucchi, encenada por Carlos J. Pessoa.

Ilustrou e colaborou com poetas e escritores, como: Agustina Bessa-Luís; António Alçada Baptista; Ana Marques Gastão; António Osório; Clara Pinto Correia; José Carlos de Vasconcelos; José Fernandes Fafe; José Saramago; Manuel António Pina; Miguel Torga; Nuno Júdice; Pedro Tamen; Sophia de Mello Breyner Andresen; entre outros.

Em 2008 foi inaugurado o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais em Bragança, da autoria do arquiteto Souto Moura. Ciclicamente são renovadas as exposições nas salas destinadas à sua obra.

Recebeu o Prémio de Artes-Casino da Póvoa, 2011 e o Prémio de Pintura da Academia Nacional de Belas Artes, em 2013. Em 2015 foi homenageada pela Plast & Cine, como artista do ano, na cidade de Bragança.

GRAÇAMORAIS

Page 19: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

37

HENRIQUESILVAVINOTECA I2008TÉCNICA MISTA SOBRE TELA162X130 CM

Henrique Silva, artista plástico, foi Diretor Executivo da Cooperativa Árvore, de 1978 a 1996, da Projeto, Núcleo de Desenvolvimento Cultural e Diretor da Bienal de Cerveira, de 1995 a 2007, Diretor do Curso Superior de Design da Escola Superior Gallaecia.

Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris de 1961 a 1963 e licenciou-se pela Universitée de Paris VIII, em 1977 em Artes Plásticas para o Ensino.

Diretor Geral e Pedagógico da Escola Profissional de Economia Social em 1989/91 e 1998/2000, participou em seminários e reuniões internacionais em Varsóvia - 1983, Bruxelas - 1986, Creta - 1987, entre outras, sobre políticas de desenvolvimento territorial e cultural.

Expõe regularmente desde 1958. Realizou mais de 50 Exposições Individuais em França, Espanha, Bélgica, Suíça e Portugal; e mais de 200 Exposições Coletivas entre a Europa, América e Japão.

É atualmente director do curso ARTES PLÁSTICAS E MULTIMÉDIA, na Escola Superior Gallaecia, e membro do Conselho de Fundadores e Vice-Presidente da Fundação Bienal de Cerveira.

HENRIQUESILVA

Page 20: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

39

ISABELPADRÃOSORTILÉGIO2006TÉCNICA MISTA SOBRE TELA135X150 CM

1962 - Nasceu no Porto (Portugal).

1986 - Licenciatura em Artes Plásticas - Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

1988/1990 - Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (serigrafia).

Exposições Individuais

1987 – “Escachados” – Cooperativa Árvore, Porto

1994 – “Analogias” – Por Amor à Arte Galeria, Porto

1996 – “A Natureza está morta” – Galeria Alvarez, Porto

2000 – “Intro” – Galeria Alvarez, Porto

2002 – “Com tudo vivemos” – Galeria Sala Maior, Porto

2003 – “Vísceras e plantas são iguais” – Galeria Teresa Cuadrado, Valladolid – Espanha

2004 – “Ícones” – Galeria Marina Miranda, Porto

2007 – “Bocados roubados” – Cooperativa Árvore, Porto

2011 – “Visto-me por dentro” – Galeria AMIarte, Porto

2012 – “Paisagem escondida” – Galeria Artes Solar Sto. António, Porto

Prémios

1995 – 1º Prémio Ex-aequo – “Prémio Nacional de Pintura Júlio Resende”, Gondomar

1997 – Prémio Aquisição – “IX Bienal Internacional de Arte de Cerveira”,V. N. de Cerveira

2000 – 1º Prémio de Pintura – “III Bienal de Artes Plásticas do Rotary Club da Maia”, Maia

2005 – Menção Honrosa - “Prémio Vespeira”, VII Bienal de Artes Plásticas – Cidade do Montijo

2008 – Menção Honrosa - “Sua Majestade – o rei” – Museu do Vinho - Anadia

Exposições Coletivas

Participa regularmente em exposições coletivas desde 1985.

http://isabelpadrao.blogspot.comwww.isabelpadrao.com

ISABELPADRÃO

Page 21: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

41

JOSÉPÁDUAMULHER2008AGUARELA SOBRE PAPEL31,5X24 CM

José Carlos Pádua Cidade da Beira, 13 de maio de 1934, é um artista plástico português.

Viveu até 1977 na Cidade da Beira.

Em 1966 foi eleito pelo jornal A Tribuna o Artista Plástico Moçambicano do Ano, pelo assinalável e multifacetado conjunto de obras que nesse mesmo ano realizou como pintor, decorador, ilustrador e gravador.

Entre 1974 e 1978 trabalhou exclusivamente para a Galeria de Arte R. Renie, Harare, Zimbabué.

A partir de 1977 passou a residir em Portugal, mantendo no entanto uma forte ligação com Moçambique, onde realizou Exposições Individuais de pintura em 1996 e 1998.

Foi bolseiro da fundação Calouste Gulbenkian em 1979, 1980 e 1981, num curso de litografia e gravura em metal.

Em 1980 e 1981 foi distinguido pela Câmara Municipal de Lisboa com o 2.º e 1.º Prémios, respetivamente, em Exposições Coletivas sobre temas de Lisboa.

É autor de inúmeras ilustrações em jornais, revistas e livros e de trabalhos na área da escultura e da azulejaria, bem como de murais em cimento em Moçambique (Aeroportos de Maputo e da Beira, Banco Pinto & Sotto Mayor, Montepio de Moçambique, Banco de Crédito Comercial e Industrial, entre outros) e no Bank of Lisbon & South Africa em Joanesburgo.

Está representado no Museu Nacional de Arte (Maputo), Museu de Pintura (Beira), no Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa) e em várias coleções particulares em Moçambique, Portugal, Espanha, Suécia, Brasil, Canadá, EUA, Reino Unido, Japão, Israel, África do Sul, Zimbabuè, Venezuela, etc.

Em 2002 a editora Ndjira lança o livro “Fascínio de Moçambique – Pádua”, sobre as suas obras.

Fez a ilustração da capa do livro “Afrozambeziando Ninfas e Deusas” de Delmar Maia Gonçalves, bem como a ilustração do livro “Homenagem de Amigos” ao fotografo Ricardo Rangel (2008) e a ilustração de alguns poemas de Eduardo Jesus Alves, entre outras.

Tem participação em inúmeras Exposições Coletivas em Portugal e no estrangeiro.

Foi homenageado no III Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora em 2010 e é Membro Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora desde 2011.

Em 2012, a Câmara Municipal da Amadora, lança o livro e consequente exposição “0 (zero) Figura – Homenagem Informal a José Pádua”.

Em junho de 2015 fez parte da exposição “1975-2015 - Retrospetiva 40 anos da Independência de Moçambique – Artistas Moçambicanos em Portugal”.

JOSÉPÁDUA

Page 22: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

43

JOSÉRODRIGUESANJA1992BRONZE PATINADO E POLIDO110X135 CM

Nasceu em Luanda em 1936.Formado em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.Foi fundador e Presidente da Direção da Cooperativa Árvore, Porto.

Condecorado, em 1994, com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Já executou mais de 100 medalhas para diversas entidades.

Encenou várias peças de teatro em Portugal e no estrangeiro.

Colabora com poetas e escritores na ilustração de livros.

Tem realizado vários monumentos e esculturas em Portugal e no estrangeiro: Paços de Ferreira, Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Macau, New Bedford, Porto, Viana do Castelo, Vila do Conde.

Expõe individualmente desde 1964. Participa, desde 1973, em várias Exposições Coletivas em Portugal e no Estrangeiro nomeadamente em S. Paulo, Viena, Madrid, Veneza, Budapeste, Washington, Índia, Porto, Lisboa, Bremen, Düsseldorf, Kassel, Caminha, Luxemburgo.

Prémios

Prémio Amadeo Souza-Cardoso; Prémio da Imprensa pelo melhor espaço cénico realizado em Lisboa (1972); Prémio de Escultura da Bienal de Vila Nova de Cerveira (1980); Prémio Soctip “Artista do Ano” (1990); Prémio “Tendências de Arte Contemporânea em Portugal” atribuído pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (1994); Prémio de Artes Casino da Póvoa (2010).Está representado em várias coleções particulares e museus, no país e no estrangeiro.

JOSÉRODRIGUES

Page 23: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

45

LENAPOINHALEOPARDO BEBENDOÓLEO SOBRE TELA84X93 CM

Lena Poinha, natural da Beira - Moçambique – África, iniciou-se na pintura em 1994, como autodidata, quando residia na África do Sul.

Participou em várias Exposições Individuais e Coletivas, onde há a destacar:

• Participação na Art Olympia 2015 International Competition em Tokyo, Japão;

• Participação em várias coletivas na FIGUEIRA DA FOZ e COIMBRA (2012 – 2015);

• Participação em Exposição Coletiva comemorativa do Iº Aniversário da Bienal Internacional de Florença, Itália;

• Participação na Exposição Coletiva “Formas e Cores” no Clube Paineiras no Morumbi com apoio da Secretaria da Cultura – Estado de S. Paulo;

• Participação com Artistas Sul-Americanos no Cruzeiro de Arte e Cultura em alto mar;

• Participação no II SALÃO INTERNACIONAL de S. Paulo;

• Mostra Contemporânea – no Espaço Cultural da Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima – S. Paulo, com uma delegação estrangeira de 18 artistas selecionados de França, Alemanha, Itália, Espanha entre outros;

• Participação em Coletiva na “Little Brasil Street” em NOVA YORK.

Prémios• Troféu Popularidade no 5º Salão

Internacional de Arte de Pequeno Formato (20X20)

• Prémio Lorenzo Il Magnifico, na Biennal Internazionale Dell’Arte Contemporânea, Florença, Fortezza da Basso, Italia

• Medalha de Bronze no III Salão de Arte Contemporânea na Casa Paraíba

• Menção Honrosa no I Salão de Artes Plásticas da Escola de Guerra Naval Marinha do Brasil no Rio de Janeiro

• Troféu Empresa SAMS CLUB no I Salão de Artes Plásticas Hilton Brasilton em Contagem – BH - Brasil

• Troféu Empresa da Associação Comercial e Industrial de Contagem (ACIC)

• Medalha de Prata no I Salão Oficial de Artes Plásticas e Design do Centro Comercial Leste Aricanduva – S.Paulo

LENAPOINHA

Page 24: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

47

LEVIGUERRASEM TÍTULO2002ACRÍLICO SOBRE TELA130X100 CM

Natural de Águeda, é médico e Professor Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Ordem dos Médicos, foi Diretor de Serviço e fundador e ex-Director do Hospital de S. João. Na sua intensa carreira académica foi “fellow” do American College of Physicians, membro honorário da Academia Brasileira de Medicina, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e da Sociedade Portuguesa de Nefrologia. Foi galardoado com o “Prémio Nacional de Saúde 2013” do Ministério da Saúde, o “Prémio da Saúde do Jornal Veritas 2014” e o “Prémio Envelhecimento Ativo Drª Maria Raquel Ribeiro 2015” da Associação Portuguesa de Psicogerontologia e é atualmente Presidente da Direção do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, no Porto. Recebeu, em 2015, a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos.

No seu percurso artístico conta com 22 Exposições Individuais de pintura e 2 livros de poesia publicados.

LEVIGUERRA

Page 25: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

49

LUÍSMELOREAD MY LIPS2009ACRÍLICO SOBRE TELA50X200 CM

Curso Superior de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 1996.Frequência do Curso Superior de Pintura da Escola Superior do Porto, 1986.

Exposições Individuais

2010-“Read my lips - O resto da história”- Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Bragança;-“Seek and Hide” Galeria Solar Sto. António, Porto. 1998;- “Fairytales” - Cooperativa Árvore, Porto;- “Fairytales” - Centro Cultural de Paredes de Coura;- “Appearances can be deceptive” - Museu Souza-Cardoso, Amarante.

2009- “Read my Lips” - Galeria Sala Maior, Porto.

2008-“Nunca - O resto de mim” - Galeria São Mamede, Lisboa, 1999;- “Decorative Backgrounds” - Galeria Municipal de Aveiro, Aveiro;- “Decorative Backgrounds” - Palácio da Piedade, Vila Franca de Xira.

2006- “Who needs the big bad wolf” - Galeria Sala Maior, Porto.

2005-“Source book” - Galeria São Mamede, Lisboa, 2000;- “Private Crimes” - Galeria Barata, Lisboa.

2004-“Something” - Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves, 2001

2003-“Camouflage” - Galeria Marina Miranda, Porto.- “Camouflage - sample 130101” - Galeria Arte & Manifesto, Porto;- “Snakes and Ladders” - Galeria Ygrego, Lisboa.

2002-“Longe da Vista” - Museu Municipal Amadeo de Sousa Cardoso, Amarante;-“Teasing you” - Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas, Porto;-“Super toys last all summer long” - Galeria Projecto, Vila Nova de Cerveira.- “Pintura”, Galeria Santa Clara, Coimbra.

Prémios2010 - Primeiro Prémio do XVIII Edición de Arte no Morrazo, Cangas de Morrazo, Espanha.

2002 - Prémio de Aquisição do Prémio de pintura do III Congresso de Trás-os--Montes e Alto Douro, Centro Cultural de Bragança, Bragança, 1995 - Menção Honrosa no Concurso Nacional dos Jovens nas Artes Plásticas, ANJE, Porto.

2001 - Prémio Revelação - Bienal de Cerveira.

1999 - Menção Honrosa no Concurso Nacional dos Jovens nas Artes Plásticas, ANJE, Porto.

LUÍSMELO

Page 26: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

51

NAZARÉÁLVARESNUTS2004ACRÍLICO SOBRE TELA160X160 CM

Nasceu em Montalegre (Portugal) em 1965. Vive no Porto.Licenciada em Artes Plásticas - Pintura pela Escola de Belas Artes do Porto em 1988.

Exposições Individuais

2015 - “Hors d’ oeuvres”, Gal. Por Amor à Arte, Porto

2012 - “A Vida Moderna”, Casa Barbot, V. N. de Gaia

2009 - “Jovens Valores da Pintura”, Gal. Cor Espontânea, Porto

2008 - Gal. Ditec, Lisboa

2007 - “Sistemas de Observação”, Gal. Alvarez, Porto

2006 - “Reality shows”, Gal. Espaço Público, Viseu 2006 - “Inside out”, Gal. Alvarez Sala 3, Porto

2005 - “Das Geheimnisvolle. Das Heilige”, Hospitalhof Stuttgart, Estugarda – Alemanha

2004 - “Lost and Found”, Gal. Alvarez, Porto

1999 - “Publicidade não endereçada”, Gal. Alvarez, Porto

1996 - “Missão Impossível”, Gal. Alvarez, Porto

1994 - “The spy who loved me”, Gal. Por Amor à Arte, Porto

Exposições Coletivas Selecionadas

2015 - “Tributo à Arte Bruta”, Antiga Esquadra de V. Nova de Gaia - Portugal2015 - 1ª Bienal de Arte de Gaia, V. Nova de Gaia

2012 - “5 Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da U.Porto”, Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) - Porto

2006 - “Warm Up – New Positions”, VonderBank ArtGalleries”, Berlim - Alemanha2006 - “H2O” – Fondation Calouste Gulbenkian, Paris - França

2004 - “The Art Horror Show”, Gal. Alvarez salaUM, Porto

2003 - “R.S.F.F.”, Gal. Alvarez salaUM, Porto 2003 - “7-sete pecados mortais”, Gal. Alvarez salaUM, Porto

2001 - “(+ de) 20 Grupos e Episódios no Porto do Séc. XX”, Gal. do Palácio, Porto 2001 - “Oporto-Moguer-Oporto”, Gal. Fernando Serrano, Moguer – Espanha2001 - “Jóvens Artistas de Galicia y Norte de Portugal”, Vigo – Espanha2001 - “Tagebuch einer Reise I”, Gal. Horschik & Schultz, Dresden – Alemanha2001- “Tagebuch einer Reise I”, Gal. Michael Schultz, Berlim – Alemanha

1998 - “Fundação Radar - Universos Paralelos (e outros)”, Coop. Árvore, Porto

Participação regular como artista da Galeria Alvarez (1995 – 2012) na ARTE LISBOA e ART COLOGNE, Colónia – Alemanha

NAZARÉÁLVARES

Page 27: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

53

PAULONEVESANJOSMADEIRA DE CEDRO MONOCROMADA290X60X60 CM

Nasceu em Cucujães, Oliveira de Azeméis, em 1959. Frequentou o Curso de Pintura da FBAUP.De 1978 a 1981 conviveu e trabalhou com diversos artistas em vários países da Europa. Representado em:

Portugal:

Câmaras Municipais de:Alfândega da Fé, Belmonte, Braga, Câmara de Lobos, Cantanhede, Cascais, Chaves, Esposende, Ílhavo, Macedo de Cavaleiros, Oliveira de Azeméis, Ovar, Penedono, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sernancelhe, Vale de Cambra, Viana do Castelo, Vila Verde,Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Famalicão, Vila Pouca de Aguiar, Vinhais, Viseu, Vouzela.

Juntas de Freguesia de:Armação de Pêra, Birre, Canelas, Carcavelos, Darque - Lugar das Eiras, Felgueiras, Lugar da Quintã, Margaride, Nogueira do Cravo, Ovar, Parede, S. João da Pesqueira, S. João do Estoril, S. Xisto, Vila de Cucujães, Vila do Prado.

Estrangeiro:

Angola - Grupo Ferpinta;Angola, Luanda - Grupo SANA Hotels;Angola, Viana - Fil Tubos Angola;Belgie/Belgique, Antwerpen/Anvers; Brasil, Maracanã;Deutchland, Donaueschingen - Museum Biedermann;España - Grupo Ferpinta;España, Coruña - Mercado Elviña;España, Coruña - Paços de Marinã;España, Coruña - Union Fenosa Museo Arte Contemporanea;España, Galiza - Museu de Lugo;España, Madrid - Universidad La Salle, Campus Madrid;España, Vigo - Parque de Castrelos, Jardins do Paço;Itália, Bélvi Sardanha;Itália, Sardenha - San Sperate;Marrocos, Marrakeche - Hotel Riad Enija.

PAULONEVES

Page 28: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

55

ROBERTOCHICHORRONOITE AZUL DE SONHAR SER MISSISSIPIACRÍLICO SOBRE TELA150X120 CM

Nasceu em 1941 em Moçambique – Lourenço Marques.Teve várias profi ssões antes de se dedicar exclusivamente à pintura.

Exposições Individuais e Coletivas: Tendo iniciado o seu percurso em 1967 e não mais parado até ao presente ano de 2016, tornar-se-ia fastidioso enumerá-las todas, e ingrato selecionar algumas.

Ilustrações:É já vasto o número de ilustrações produzidas.

Prémios:O reconhecimento da sua obra, tem sido expresso através vários prémios.

Coleções: Alguns dos seus trabalhos, são pertença de prestigiadas instituições em Portugal e no Estrangeiro.

ROBERTOCHICHORRO

Page 29: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

57

RUIAGUIARVOO LITORAL2000ACRÍLICO SOBRE TELA114X162 CM

Rui Aguiar nasceu no Porto em 1944. Licenciou-se em Engenharia Química-Industrial. Entre 1971 e 1973 prestou serviço na Marinha, nos Açores. Ligado à atividade cultural açoriana foi um dos sócios fundadores da galeria Teia e forte impulsionador das galerias Degrau (Terceira) e Francisco Lacerda (S. Jorge).

Expõe regularmente desde 1972, em Mostras Individuais e Coletivas.

De 1988 a 1989 desenvolveu uma investigação plástica como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Está representado em diversas coleções e museus, nomeadamente a Wassenhoven Collection – Bruges; Lalit Kala Akademi – Nova Deli; Museu do Desenho de Estremoz; Secretaria de Estado da Cultura – Porto; Câmara Municipal de Matosinhos; Museu de Arte Contemporânea – Fundação de Serralves; Coleção da Caixa Geral de Depósitos; Coleção do Ministério das Finanças; Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian; Museu Amadeu Souza-Cardoso, Amarante; Museu de Arte Contemporânea da Bienal de Cerveira.

Foi destacado com:

•Menção Honrosa de Pintura, 1984 – IV Bienal de Cerveira;

•Grande Prémio de Pintura, 1985 – Exposição de Arte Moderna A.F.O – Museu Nacional Soares dos Reis;

•Prémio de Aquisição, 1986 – IV Trienal da Índia – Academia Nacional de Arte de Nova Deli;

•Prémio de Aquisição, 1988 – Bienal “Mom´Arte” - Vila do Conde;

•Prémio “S. João” de Pintura, 1989 - Porto;

•Grande Prémio de Pintura, 1992 – VII Bienal de Vila Nova de Cerveira;

•Prémio Exposição Nacional de Pintura B.F.C., 1993;

•Menção Honrosa – Prémio Baviera de Pintura – 2000, Casa de Serralves – Porto;

•Homenageado como Pintor nos « Trinta Anos do 25 de abril e Centenário de Almeida Garret-2004

A sua atividade artística não se esgota na pintura. Iniciou-se como cenógrafo, em 1983, com o Pé de Vento, companhia a que esteve ligado durante mais de dez anos. Colaborou ainda com os grupos Kallandraca (Galiza), Théâtre Poéme (Bruxelas) e o Bando (Lisboa).

No campo da ilustração, o seu nome surge essencialmente associado à editora Afrontamento, onde criou e colaborou na coleção de poesia, desde 1979.

RUIAGUIAR

Page 30: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

59

SOBRALCENTENOTERRITÓRIOS2003ACRÍLICO SOBRE TELA140X190 CM

Nasceu no Porto em 1948.Curso de Artes Plásticas da Escola Superior de Belas Artes do Porto.Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 1983 a 1985.

Exposições Individuais (Seleção)

2014Espacio Express – Santillana del Mar, EspanhaGaleria Municipal de Matosinhos - Portugal

2013Galeria Nuno Centeno - Porto, PortugalGaleria Gomes Alves - Guimarães, Portugal

2010IAC – Instituto de Arte Contemporânea - Recife, Brasil

2009Sala Mauro Muriedas - Torrelavega, EspanhaContemporânea RC Museo Regina Coeli - Santillana del Mar, EspanhaPalacio Jesús de Monasterio - Casar de Periedo, Espanha

2008Galeria El Torco - Suances, EspanhaAtelier Tom Munsteiner - Stipshausen, AlemanhaCentral Library - Hivdovre, DinamarcaCentro Cultural Galeria 23y12 - Havana, Cuba

2007Centro Cultural dos Correios - S. Salvador da Baía, BrasilMichael Schultz Galery - Seoul, Coreia do SulLibrary Hoelmgaard - Naestved, Dinamarca

2005Hvidovre Hospitals Kunstforening - Hvidovre, Dinamarca

2003Fundação Espaço Cultural da Paraíba - João Pessoa, Brasil

2002Galerie Christoff Horschic - Dresden, AlemanhaLhália Galeria de Arte - Rio de Janeiro, BrasilMuseu de Arte Contemporânea - Olinda, Brasil

2001Galerie Michael Schultz - Berlin, DeutschlandCentro Cultural Cândido Mendes - Rio de Janeiro, Brasil

2000Galeria Ignez Fiúza - Fortaleza, Brasil

Coleções Públicas e Privadas (Seleção)

• Museu Amadeo Souza-Cardoso - Amarante, Portugal

• Museu de Arte Contemporânea do Estado de Pernambuco - Olinda, Brasil

• Museu de Arte Contemporânea Assis Chateaubriand - Campina Grande, Brasil

• Museu de Arte Contemporânea de Santa Catarina - Brasil

• Museu de Arte Contemporânea da Bienal de Cerveira - Portugal

• Kunstmuseum Walter Im Glaspalast - Augsburg, Alemanha

• Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa, Portugal

• Instituto de Arte Contemporânea - Recife, Brasil

• Fundação D. Luís I - Cascais, Portugal• Fundação Espaço Cultural da Paraíba -

João Pessoa, Brasil• Sammlung Sperling - Mainburg,

Alemanha• Shoes or No Shoes Musem -

Kreuishouten, Bélgica • L’Unesco La Galerie d’Art - Paris, França• Faculdade de Belas Artes da

Universidade do Porto - Portugal• Faculdade de Letras da Universidade

do Porto - Portugal• Hospital Geral de Santo António -

Porto, Portugal• Hospital de S. João - Porto, Portugal• Instituto Politécnico do Porto -

Portugal

SOBRALCENTENO

Page 31: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

61

ULISSESOVIEDOMÁSCARA2015ÓLEO SOBRE CARTOLINA E COLAGEM77X52 CM

Nasceu em 1952, Cuba.

Comecou os seus primeiros estudos artísticos em 1964 na Escola-atelier LEOPOLDO ROMANACH em Santa Clara, Cuba.

Em 1967 prossegue a sua formação artística a nível médio na Escola Nacional de Arte em Havana, graduando-se em 1972. A sua carreira artística inicia-se neste ano e mais tarde ingressa no Instituto Superior de Arte, em Havana, licenciando-se em Pintura em 1983.

Torna-se membro da União de Escritores e Artistas de Cuba em 1985.

Chega a Moçambique em 1990 para lecionar na Escola Nacional de Artes Visuais em Maputo.

Mais tarde, passa a lecionar Educação Visual e Tecnológica na Escola Portuguesa de Maputo.

É membro activo da Associação KULUNGWANA e faz parte da comissão artística da mesma.

Tem realizado a curadoria de várias Exposições Individuais e Coletivas de vários artistas dentro desta instituição. Atualmente é docente e regente da área de desenho na faculdade de artes no Instituto Superior de Artes e Cultura (ISARC) em Maputo.

Exposições Individuais

2013 - ”Anónimos” Galeria Kulungwana, CFM, Maputo.

2004 - ”Retrospectiva” Museu Nacional de Arte, Maputo.

2000 - ”Um olhar estrangeiro” Centro Cultural Português, Inst. Camões, Maputo.

1998 - ”Sonho e Realidade” Galeria LEMOS, Maputo, Moçambique.

1992 - ”Tudo mezclado” Galeria Afritique, Maputo, Moçambique.

1986 - Centro provincial de Artes Plásticas e Desenho, Havana, Cuba.

1977 - Biblioteca Provincial de Santa Clara, Cuba.

Exposições Coletivas (selecção)

2011 - ”Parnacianos”, Galeria Kulungwana, CFM, Maputo.

2001/2009 - Musart, Museu Nacional de Arte, Maputo, Moçambique.

1998 - Galeria “Esteta”, Porto, Portugal.

1997 - Itinerante “Moçambique, Ponto de Encontro”, Centro Cultural de Congressos de Aveiro.

1996 - Coletiva Árvore, Porto, Portugal.

1992 - Coletiva em Quebec, Canada; New York, USA; AIP, Porto, Portugal; Facim92, Maputo.

Prémios

2º Prémio Pintura, Bienal TDM/93.

Está representado em coleções particulares em Cuba, Colômbia, Jugoslávia, Bulgária, Polónia, França, Espanha, Moçambique, Canadá, USA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, Nicarágua, Chile, Bélgica, Zimbabué e África do Sul.

ULISSESOVIEDO

Page 32: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

63

VÂNIALEMOSSEM TÍTULO2003AGUARELA E COLAGEM SOBRE PAPEL55X41 CM

Nasceu em 1962 em Maputo, Moçambique.

Formada na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane em História e Geografi a.

Filha do pintor Eugénio Lemos, inicia a sua carreira artística em 1995 como autodidata.

Participa em várias Exposições Coletivas em Moçambique e Portugal.

Exposições Individuais:

2015 - ”Feeling” Assoc. KULUNGWANA, no CFM, Maputo.

2004 - S/Título no Int. Camões, Maputo.

2000 - ”Sonata a Natureza” no CEB, Maputo, Moçambique.

É membro fundador de MUVART, Movimento de Arte Contemporânea de Moçambique.

2º Prémio de Pintura na Expo Anual do Museu Nacional de Arte, (MUSART) 2004, Maputo.

VÂNIALEMOS

Page 33: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

65

ZULMIRODE CARVALHOMUIPITI 12014RESINA ACRÍLICA SOBRE CARTÃO RECICLADO90X73,5 CM

Zulmiro de Carvalho nasceu em Valbom, Gondomar, Portugal em 1940.

Curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde foi professor de 1969 a 1995.

Pós-graduação na St. Martin’s School of Arts de 1971 a 1973, em Londres.

Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal e Inglaterra.

Desde 1964 tem participado em Exposições Coletivas no País e no estrangeiro e em simpósios internacionais de escultura.

Realizou cerca de trinta Exposições Individuais de escultura e desenho.

Obteve vários prémios dos quais destaca o Prémio de Escultura na III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian em 1986.

Representado em coleções públicas e privadas como, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação de Serralves e Museu Britânico.

Autor de esculturas monumentais na região do Porto, Coreia do Sul e Macau, China.

ZULMIRODE CARVALHO

Page 34: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

67

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

01 Publicidade A4 CSantos.pdf 1 20/01/16 09:46

O Grupo MCA assume-se como uma referência global de transformação dos territórios em função das necessidades das populações e da ambição de desenvolvimento económico e social dos países.

A solidez do caminho percorrido na concretização de obras e de projetos na Europa e em África; a consolidação da vocação para a Lusofonia, com a entrada no mercado de Timor Leste e a incorporação da diversidade na identidade do Grupo MCA são fatores decisivos para a competitividade das soluções apresentadas no quadro da atividade económica e para o correspondente sentido de responsabilidade social.

No quadro da globalização, o Grupo é um projeto de proximidade às realidades das populações e dos territórios, com soluções no continente africano como a MCA Angola-Vias e Construções, a MCA Moçambique, a MCA Guiné Conacri e a ELAN-Eletricidade e Montagens de Angola. A presença do Grupo MCA em Moçambique e em África é um elemento estruturante do projeto empresarial.

Consciente do seu papel junto das comunidades, o Grupo MCA tem afi rmado a sua responsabilidade social, assente no apoio a iniciativas culturais, a projetos de capacitação de comunidades com menos oportunidades de realização pessoal e profi ssional e a intervenções destinadas a responder aos principais desafi os do desenvolvimento humano.

O apoio da Douro Marina, do Grupo MCA, ao Projeto “Health4Moz” prossegue esse sentido de contributo para um Mundo melhor. A Douro Marina é uma infraestrutura de apoio à náutica de recreio, situada na Foz do rio Douro, na margem de Vila Nova de Gaia, apostada em ser uma nova polaridade urbana, em promover a diversidade das expressões culturais e a atração de novos públicos.

Page 35: Catálogo exposição Artistas Solidarios - Health4MOZ 2016

4 M

OZ

AR

TIST

AS

SOLI

RIO

S C

OM

A S

DE

DE

MO

ÇA

MB

IQU

E

4 MOZ ARTISTAS SOLIDÁRIOS COM A SAÚDE DE MOÇAMBIQUE

28-31 JAN 2016DOURO MARINAGAIAOrganização: Apoio:

4 MOZ ARTISTAS SOLIDÁRIOS COM A SAÚDE DE MOÇAMBIQUE

28-31 JAN 2016DOURO MARINAGAIA