Catálogo Feira do Património 2014

176
1 FEIRA DO PATRIMÓNIO 2014 C OMUNICA R PATRIMÓNI O CASA DA MEMÓRIA EM GUIMARÃES 10, 11 E 12 DE OUTUBRO DE 2014

description

 

Transcript of Catálogo Feira do Património 2014

Page 1: Catálogo Feira do Património 2014

1

FEIRA DO PATRIMÓNIO 2014

COMUNICARPATRIMÓNIOCASA DA MEMÓRIA EM GUIMARÃES

10, 11 E 12 DE OUTUBRO DE 2014

Page 2: Catálogo Feira do Património 2014

2

Page 3: Catálogo Feira do Património 2014

3

Page 4: Catálogo Feira do Património 2014

4

FEIRA DO PATRIMÓNIO 2014

COMUNICARPATRIMÓNIOCASA DA MEMÓRIA EM GUIMARÃES

10, 11 E 12 DE OUTUBRO DE 2014

Page 5: Catálogo Feira do Património 2014

5

Page 6: Catálogo Feira do Património 2014

6

.7.

.21.

.25.

.29.

.33.

.39.

.43.

.103.

.107.

.135.

.139.

.145.

.151.

.161.

.171.

APRESENTAÇÃO

FEIRA DO PATRIMÓNIO . UM PROGRAMA DE FAMÍLIA

EDIÇÃO DE 2013 . “ECONOMIA DO PATRIMÓNIO”

EDIÇÃO DE 2014 . “COMUNICAR PATRIMÓNIO”

PARCEIROS

PROMOTOR

EXPOSITORES

PRÉMIO INTERNACIONALIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO

SEMINÁRIO INTERNACIONAL "COMUNICAR PATRIMÓNIO"

HERITAGE TALKS

TOURISM TALKS PRO

INNOVATION POINT

PROGRAMA CULTURAL

ANIMAÇÃO PEDAGÓGICA

LOJA CHITA

Page 7: Catálogo Feira do Património 2014

7

Page 8: Catálogo Feira do Património 2014

8 A P R E S E N T A Ç Ã O

Page 9: Catálogo Feira do Património 2014

9

A Feira patrimonio.pt Millennium bcp é um evento pioneiro que pretende promover o sector do Património Cultural enquanto bem que cria valor económico e social, sendo factor de atracção turística, gerador de receitas e fomentador do emprego. Esta iniciativa decorre directamente da plataforma online de informação com edição de conteúdos audiovisuais e escritos próprios sobre Património Cultural, a patrimonio.pt. A Feira é um encontro de profissionais do meio, alargado a outros agentes económicos dos sectores da Economia e do Turismo, numa sinergia potenciadora de novos negócios e fortalecimento de um mercado com grande potencial de desenvolvimento.

Page 10: Catálogo Feira do Património 2014

10

Adicionalmente, a Feira do Património é também um evento para todos que pretende demonstrar como o Património Cultural pode ter um lado lúdico e pedagógico valioso. Apresenta, desta forma, uma programação paralela de eventos culturais para o público generalista com gastronomia, vinhos, música, ateliers, demonstrações de técnicas tradicionais ao vivo, animação pedagógica, conferências e debates.

A Feira aposta numa apresentação contemporânea e mediática e defende uma larga abrangência do conceito de património: edificado, móvel, imaterial e natural.

Page 11: Catálogo Feira do Património 2014

11

A Feira do Património promovida pela Spira e com o apoio inestimável das instituições que a esta iniciativa se voltam a associar, assume-se, nesta sua segunda edição, como o palco representativo do sector do património.

Depois de uma primeira edição na capital do país, a Feira deslocou-se para fora dos grandes centros urbanos, entrando mais no interior: é convicção da Spira que a Feira também deve ser ilustrativa do singular potencial de desenvolvimento equitativo do território encerrado no recurso património cultural e natural. Nesse sentido, a escolha de Guimarães, cidade Património Mundial e Capital Europeia da Cultura em 2012 não foi, claro, despicienda - testemunho directo de

como a cultura pode ser um determinante contributo para o desenvolvimento do tecido social e económico.

A dimensão de itinerância é assim marca distintiva da feira do património de Portugal. Mas acrescentámos já uma outra dimensão à Feira: uma componente de internacionalização. Com esta preocupação, a Spira estabeleceu uma parceria com a Junta de Castela e Leão - entidade promotora da Feira espanhola - no sentido de, a partir de 2016, a Feira de Portugal ser bienal, alternando com a edição no país vizinho, procurando criar consequentemente uma feira de dimensão ibérica, contributiva da maior internacionalização dos agentes deste sector.

Page 12: Catálogo Feira do Património 2014

12

Por outro lado, a Spira, juntamente com a Fundação Millennium bcp e com o apoio institucional do AICEP, criou o primeiro Prémio Internacionalização do Património, oferecendo a inscrição a três entidades expositoras no Salon du Patrimoine em Paris, a decorrer em Novembro de 2015.

Complementarmente a este campo da internacionalização, a Feira apresenta-se também como o evento representativo da fileira económica do património, contando com players da área do touring cultural e paisagístico, da formação qualificada, da conservação & restauro, da reabilitação urbana, das novas tecnologias, da consultoria especializada, entre outras.

É necessário ter presente que, no ano de

2013, os recursos patrimoniais com entrada registada (monumentos, palácios, museus e outros equipamentos culturais) contaram com cerca de 10 milhões de visitantes, 85% dos quais estrangeiros; no mesmo ano em que o país recebeu 14 milhões de turistas, 8,4 milhões dos quais igualmente estrangeiros. Esta breve contabilização leva-nos a concluir que praticamente a totalidade dos visitantes estrangeiros consumiu o recurso “património". Num país onde existem 23 mil monumentos e cerca de 1 milhar de equipamentos, o reconhecimento do enorme potencial que este activo representa tanto do ponto de vista económico, como na promoção de uma cidadania mais sólida, é pois flagrante.

Page 13: Catálogo Feira do Património 2014

13

riquíssimo património que a todos pertence seja, efectiva e regularmente, por todos usufruído.

Mas precisamos de conhecer melhor o consumidor ou visitante, a forma como acede ao património, a disponibilidade cognitiva e financeira que traz com ele, para estarmos mais preparados para activar o potencial de desenvolvimento económico e social deste recurso endógeno. É por este motivo que a própria Feira é alvo de um estudo de impacto económico levado a cabo por uma das quatro grandes empresas consultoras a nível internacional - a EY e, neste caso concreto, a EY Portugal.

A Feira do Património 2014 procura assim ganhar o lugar de evento fundador da agregação de agentes, da troca de informação, da potenciação de novos negócios, enfim, da estruturação do sector do património cultural e natural: para que o

Catarina Valença GonçalvesDirectora-geral da

Spira - revitalização patrimonial

Page 14: Catálogo Feira do Património 2014

14

Page 15: Catálogo Feira do Património 2014

15

A Fundação Millennium bcp tem um largo percurso associado à preservação e valorização do património. Trata-se de uma opção estratégica assumida desde a sua origem, alicerçada num sentido de responsabilidade social que visa a criação de valor para a sociedade.

É por isso com enorme satisfação que depois de termos viabilizado em parceria com a Spira a 1ª Feira do Património, realizada em 2013 em Lisboa, nos associamos à Feira patrimonio.pt Fundação Millennium bcp 2014, a ter lugar em Guimarães.

A escolha do local, a cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura em 2012 e Cidade Património Mundial, é seguramente um factor de reforço desta iniciativa que,

estando a dar os primeiros passos, não tardará a constituir-se como um evento de referência no sector da economia da cultura.

O envolvimento de diversas entidades públicas e privadas na exploração de caminhos de divulgação do património e de toda a panóplia de conhecimentos, técnicas e competências e de actividades empresariais a ele associadas, são um factor de esperança para que o sector da economia da cultura possa transformar-se num sector estratégico para Portugal.

A Feira patrimonio.pt Fundação Millennium bcp 2014 em Guimarães constituirá, estamos certos, um acontecimento de grande relevância que trará um importante contributo para o reforço dos activos

Page 16: Catálogo Feira do Património 2014

16

identitários nacionais, para a geração de emprego e para a criação de valor mesmo em zonas periféricas do nosso País.

Portugal tem uma enorme diversidade cultural, um valioso património cultural e histórico, tem recursos humanos dotados de criatividade e adaptáveis às novas tecnologias, e nessa medida pode desenvolver a partir do seu património tangível e intangível uma fileira de actividades na área da indústria, dos serviços e da produção intelectual que seja geradora de valor e de empregos.

É tendo em vista estes desígnios que a Fundação Millennium bcp se associa de forma empenhada a este evento. Fernando Nogueira

Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp

Page 17: Catálogo Feira do Património 2014

17

Em Guimarães, a História e a contemporaneidade

cruzam-se em coerência, a criação cultural e a inovação coabitam em simetria. Em Guimarães, a cultura constitui-se como núcleo e como motor de desenvolvimento social e económico. Aqui, alimentamos a memória e produzimos a memória futura. É esta relação entre cultura e desenvolvimento que se revela decisiva na definição estratégica das políticas da cidade. Para tal, é importante ler e entender as potencialidades da cidade, integrando-as e valorizando-as a nível regional, nacional e internacional, para que a criatividade, o conhecimento e a cultura possam emergir como factores distintivos.

Page 18: Catálogo Feira do Património 2014

18

Domingos BragançaPresidente da Câmara Municipal de Guimarães

Apostamos na construção da cidadania como meio eficaz para o desenvolvimento social. A consolidação da consciência cívica dos cidadãos não é um conceito vão, é uma prática que tem marcado a intervenção dos últimos anos e é um compromisso de continuidade como garante de futuro. Numa cidade que é Património Cultural da Humanidade, a preservação da memória histórica e patrimonial em articulação com a criação, a criatividade e o conhecimento contribui para o respeito pelos valores éticos, para a aquisição e transmissão de saberes, para o conhecimento e para a capacidade criativa.

Page 19: Catálogo Feira do Património 2014

19

O Turismo de Portugal associa-se, uma vez mais, à iniciativa Feira patrimonio.pt Fundação Millennium bcp.

Através do apoio ao Seminário Internacional e à sessão Tourism Talks Pro, pretendemos contribuir para colocar na agenda das entidades públicas e privadas a reflexão sobre a importância de Comunicar o (nosso) Património num contexto em que todos os destinos turísticos concorrem entre si para proporcionar, junto dos seus (potenciais) visitantes, experiências únicas.

Comunicar o Património significa, desde logo, disponibilizar ferramentas que ajudem à sua interpretação e fruição. Para diferentes públicos, com diferentes interesses, é necessário que cada recurso patrimonial saiba contar a sua história, mas também a

história do sítio onde se insere e a dos que nele vivem (ou viveram). Não necessariamente para ficar a saber “como tudo se passou” mas para conseguir apreender o que ali existe de único e especial.

Construir estas narrativas tendo por base uma tão grande diversidade de património como é o nosso caso, não parece difícil. Utilizar, para o efeito, as variadíssimas ferramentas disponíveis, desde as metodologias de produção criativa aos formatos tecnológicos e canais digitais de disseminação, também parece ser uma inevitabilidade, para além de uma grande ajuda!

Gestores dos recursos e empresas turísticas que proporcionam serviços com base nos factores identitários dos destinos necessitam de continuar a prosseguir padrões exigentes

Page 20: Catálogo Feira do Património 2014

20

de qualidade e criatividade na formatação das suas propostas de visitação e fruição do património (sejam essas traduzidas em conteúdos, programas de visita, acções de co-criação, ou outras).

Também necessitam de continuar a inovar na forma como disseminam as suas propostas, como conseguem influenciar a escolha do potencial visitante/cliente e até, como estimulam e aproveitam a partilha, com outros, da experiência e satisfação vividas por cada um dos visitantes/clientes.

Tudo isso é Comunicar. Se soubermos comunicar bem (melhor), estaremos a contribuir para que a preservação e valorização do Património seja assegurada a cada visita que se faça - física ou virtual; de portugueses ou de estrangeiros.

Teresa FerreiraDirectora do Departamento de

Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal

Page 21: Catálogo Feira do Património 2014

21

Page 22: Catálogo Feira do Património 2014

22

F E I R A D O PAT R I M Ó N I O

U M P R O G R A M A D E F A M Í L I A

Page 23: Catálogo Feira do Património 2014

23

Depois do sucesso obtido com a primeira edição deste evento pioneiro em Portugal, a Feira patrimonio.pt Millennium bcp chega a Guimarães, no fim-de-semana de 10, 11 e 12 de Outubro de 2014.

A Feira do Património é uma iniciativa que pretende mostrar a todos - público em geral, crianças, estudantes e profissionais do sector - a diversidade da nossa herança patrimonial, quer se trate de património arquitectónico (castelos, igrejas, aquedutos…), imaterial (fado, cante alentejano, dieta mediterrânica), ou móvel (talhas, azulejos, vitrais…), e de todas as regiões do país - continente, ilhas e nos países onde há memória da passagem dos portugueses.

A Feira conta assim com uma programação rica de eventos culturais como demonstrações

gastronómicas regionais, workshops de gastronomia e vinhos, ateliers de artes e ofícios, danças tradicionais, recriações históricas e música. Expressamente para as Famílias, a Feira oferece ainda ateliers divertidos e pedagógicos sobre o nosso património, a cargo da Fundação de Serralves, da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Oficina, do Mercado Azul de Guimarães e do Mundo Património.

Para os profissionais do sector, a Feira é o palco privilegiado de apresentação de projectos, estabelecimento de contactos, identificação de novas oportunidades de negócio, num ambiente de grande qualidade mas igualmente criativo e prazenteiro.

Contando com o Alto Patrocínio do Presidente da República, da Secretaria

Page 24: Catálogo Feira do Património 2014

24

de Estado da Cultura, do Turismo de Portugal e com o sponsoring da Fundação Millennium bcp, a Feira do Património é um imenso convite para que todos os cidadãos descubram e usufruam do património de Portugal.

Page 25: Catálogo Feira do Património 2014

25

Page 26: Catálogo Feira do Património 2014

26

E D I Ç Ã O D E 2 0 1 3

E C O N O M I A D O P A T R I M Ó N I O

Page 27: Catálogo Feira do Património 2014

27

A primeira edição da Feira do Património decorreu nos dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2013 no Museu de Arte Popular em Belém. Contou com uma série de parceiros públicos e privados que viabilizaram a realização do evento – a Fundação Millennium bcp, o Turismo de Portugal, a Direcção Geral do Património Cultural, a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação de Turismo de Lisboa entre outras entidades públicas e privadas.

A programação da Feira do Património 2013 contou com a realização de um Seminário Internacional “Património, Economia, Turismo: Um Caminho de Futuro”, um Debate sobre Rotas de Turismo Cultural e uma forte programação paralela

com animação pedagógica, workshops, concertos, apresentações e outros eventos.

A Feira teve uma afluência de cerca de 2000 pessoas, abaixo das expectativas mas identificadas as causas concretas e justificativas deste número, causas essas exógenas ao interesse ou qualidade da Feira. Prova disso é não somente a avaliação global dos expositores (Inquérito de Avaliação aos Expositores), 86% afirmando então que voltariam a participar numa nova edição da Feira, sendo que a restante percentagem de expositores referia "a avaliar", não tendo por isso havido qualquer resposta negativa; assim como a avaliação global dos Visitantes (Inquérito de Avaliação aos Visitantes), 88%

Page 28: Catálogo Feira do Património 2014

28

afirmando que voltaria a visitar o certame. O facto de, deslocada a Feira para o interior do país, o evento contar com um número de participantes superior à 1ª edição, uma maior rede de parceiros institucionais e comunicacionais, assim como um reforço dos sponsors originais é a maior garantia não somente da relevância da 1ª edição, como da vontade coletiva de prosseguir este caminho com todo o empenho, dedicação e criatividade.

Page 29: Catálogo Feira do Património 2014

29

Page 30: Catálogo Feira do Património 2014

30

E D I Ç Ã O D E 2 0 1 4

C O M U N I C A RP A T R I M Ó N I O

Page 31: Catálogo Feira do Património 2014

31

O tema da segunda edição da Feira patrimonio.pt Millennium bcp, Comunicar Património, parte da premissa de que o património só existe na medida em que existem pessoas disponíveis para experimentá-lo / consumi-lo / visitá-lo: como tal, a comunicação estabelecida entre o recurso e o seu utilizador é a questão-chave para entender que pressupostos estão por detrás de uma maior dinâmica de visitação e consumo de património.

A segunda edição da Feira do Património conta com 41 entidades expositoras, 20 pessoas envolvidas na organização, 30 voluntários, 29 parceiros e uma estratégia de comunicação que envolveu a distribuição de

15.000 postais e 500 cartazes, Spot rádio na Antena 1 e Antena 2 e, por fim, 2 outdoors, 10 mupis e 3 autocarros em Guimarães. Conta ainda com a importante colaboração do Continente/Sonae, dos Comboios de Portugal, da Fnac e dos CTT - Correios de Portugal na comunicação do evento.

Page 32: Catálogo Feira do Património 2014

32

Page 33: Catálogo Feira do Património 2014

33

Page 34: Catálogo Feira do Património 2014

34 P A R C E I R O S

Page 35: Catálogo Feira do Património 2014

35

A realização da Feira do Património está assente em parcerias estratégicas com as principais entidades públicas e privadas dos sectores do Património, cobrindo o território nacional, estendendo-se a uma dimensão internacional (Espanha e França) e contando ainda com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

COM APOIO INSTITUCIONAL

PARCEIROS ESTRATÉGICOS

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

Page 36: Catálogo Feira do Património 2014

36

EM COLABORAÇÃO COM

PARCEIROS DE COMUNICAÇÃO

MEDIA PARTNERS

PARCEIROS INTERNACIONAIS

Page 37: Catálogo Feira do Património 2014

37

naturalmente integrada no âmbito da sua estratégia empresarial.

Perante esta realidade, ganhou forma o projecto de criar uma estrutura adequada, com autonomia administrativa e capacidade financeira, para elaborar e gerir um programa de actividades que visa o prosseguimento de uma actuação socialmente responsável.

A actividade da Fundação Millennium bcp, inserida no contexto das políticas de solidariedade social e de mecenato cultural institucional, assume-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção. Neste sentido, tem procurado, ao longo

PARCEIRO PREMIUMFundação Millennium bcp

Instituída (1991) pelo Banco Comercial Português, a Fundação surge como reflexo da cultura de responsabilidade social do Banco, o qual desde sempre entendeu assumir, a par da sua actividade específica, um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere.

A intervenção crescente do Banco nos vários sectores da vida da sociedade e o crescente afluxo de solicitações, criou uma necessidade de especialização e de maior capacidade de resposta,

Page 38: Catálogo Feira do Património 2014

38

do tempo, concentrar os seus recursos no apoio a instituições e organismos de referência e a projectos que apresentem orientação para o acréscimo de eficácia a longo prazo.

Page 39: Catálogo Feira do Património 2014

39

Page 40: Catálogo Feira do Património 2014

40 P R O M O T O R

Page 41: Catálogo Feira do Património 2014

41

A Feira do Património decorre da especialização do seu Promotor – a Spira – no sector do património, e da plataforma de comunicação online patrimonio.pt: uma plataforma de informação com conteúdos escritos e audiovisuais inéditos sobre património cultural no seu sentido mais abrangente.

A Spira - revitalização patrimonial é uma empresa de consultoria cultural especializada na concepção, execução e produção de projectos de revitalização patrimonial. Criada a 1 de Junho de 2007 com sede em Alvito (Alentejo) e escritório em Lisboa (Amoreiras Shopping Center, Lisboa), a Spira desenvolve trabalho de

Page 42: Catálogo Feira do Património 2014

42

consultoria para entidades públicas e privadas, e tem vindo, em simultâneo, a fortalecer os seus negócios próprios, sempre na área do Património.

A Spira explora, para além da Consultoria, 3 áreas de negócios próprios: Touring Cultural e Paisagístico, Educação Patrimonial e Comunicação.

"With great power comes great responsability."

Spiderman

Page 43: Catálogo Feira do Património 2014

43

Page 44: Catálogo Feira do Património 2014

44 E X P O S I T O R E S

Page 45: Catálogo Feira do Património 2014

45

A Feira do Património conta com a presença das seguintes entidades públicas e privadas enquanto expositoras.

Page 46: Catálogo Feira do Património 2014

46

ADDICT - Creative Industries PortugalAldeias do XistoAldeias Históricas de PortugalAssociação de Turismo dos AçoresAtelier Samthiago, Conservação e RestauroCâmara Municipal de Cabeceiras de BastoCâmara Municipal de GuimarãesCâmara Municipal de OvarCâmara Municipal do Porto - Banco de MateriaisCastelos e Muralhas do MondegoCompadres (Spira)Comunidade Intermunicipal do AveCTT - Correios de PortugalDireção Geral do Património CulturalDireção Regional de Cultura do CentroDireção Regional de Cultura do NorteEDIGMAEscola das Artes - Universidade Católica PortuguesaFaculdade de Letras da Universidade do PortoFamaseteFundação Millennium bcp

Fundação de SerralvesGECoRPA - Grémio do Patrimónioideia, designersInstituto da Construção da Universidade do PortoJunta de Castela e Leão / Bienal AR&PAMunicípio de Albergaria-a-VelhaMunicípio de FronteiraMuseu do Arroz - Herdade da ComportaMuseu Marítimo de Ílhavo - Município de ÍlhavoOCUBO | Projeções Multimédia Monumentais Rede de Judiarias de PortugalRota do RomânicoSilvadesignersSpira - revitalização patrimonialSTB - Reabilitação do Património EdificadoTurismo do Alentejo e RibatejoTurismo do Porto e NorteUCCLA - União das Cidades Capitais de Língua PortuguesaUniversidade do Minho - Structural Analysis of Historical Constructions

Page 47: Catálogo Feira do Património 2014

47

A ADDICT é uma associação sem fins lucrativos

criada em 2008 reconhecida pelo Ministério

da Economia como a coordenadora do Cluster

das Indústrias Criativas em Portugal. Com a

missão de criar um ambiente favorável para

o desenvolvimento da cultura e da economia

criativas, a ADDICT defende os interesses do

sector e actua como uma plataforma para o

conhecimento e inovação.

A ADDICT tem como membros Fundadores

as seguintes entidades: Associação Empresarial

de Portugal, Associação Nacional de Jovens

Empresários, Associação Comercial do Porto,

Fundação Casa da Música, Fundação da

Juventude, a Fundação de Serralves, Porto

Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana, a

Universidade Católica Portuguesa, a Universidade

de Aveiro e a Universidade do Porto.

A ADDICT tem como parceiros-chave a nível

nacional o Ministério da Economia, a Direção Geral

das Artes, o Instituto Camões, a Primus, a CCDR

do Norte e a ARTEMREDE. A nível internacional,

a ADDICT conta com parcerias estratégicas, a

saber: Innovation Network for Knowledge based

Experience Economy, Secretaria da Economia

Criativa – Ministério da Cultura do Brasil, Cluster

Audiovisual Galego, Cluster Audiovisual das

Astúrias, a European Festivals Association,

Agência Galega das Indústrias Culturais e o

Center for Cultural and Experience Economy.

Nome ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias CriativasMorada Praça Coronel Pacheco, 15, Ed. Ciências da Comunicação, U.Porto, 4050-453 PortoTelefone +351 939 303 612 E-mail [email protected] Website www.addict.pt

Page 48: Catálogo Feira do Património 2014

48

A Rede das Aldeias do Xisto é constituída por 27 aldeias distribuídas pelo interior da Região Centro de Portugal. Estes pequenos núcleos agregam o potencial turístico regional reflectido na arquitectura, nas amenidades ambientais, na gastronomia e nas tradições, entre outros elementos culturais distintivos apresentados em produtos e serviços de excelência. Os objectivos das Aldeias do Xisto são a preservação e a promoção da paisagem cultural do território, a valorização do património arquitectónico construído, a dinamização do tecido socioeconómico e a renovação das artes e ofícios.

Ao longo dos últimos anos foram recuperados cerca de 800 imóveis, públicos e privados, qualificadas 50 praias fluviais, implementados mais de mil quilómetros de trilhos pedestres e

cicláveis, abertos novos circuitos económicos para os produtos agroalimentares locais, revitalizadas as artes e ofícios tradicionais e contemporâneos e implementado um calendário anual de actividades desportivas, culturais, lúdicas, e artísticas, consolidando, assim, uma nova base económica com foco no sector turístico e melhorando decisivamente a qualidade de vida das populações deste território. Em resultado deste processo de convergência com mais de uma década, a marca Aldeias do Xisto afirma-se, hoje, como um dos mais conceituados destinos turísticos de natureza, tanto nacional como internacionalmente.

Nome ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do XistoMorada Centro Dinamizador das Aldeias do Xisto, Casa Grande, 6230-137 Barroca, FundãoTelefone +351 275 647 700 +351 960 101 873E-mail [email protected] Website www.aldeiasdoxisto.pt

Page 49: Catálogo Feira do Património 2014

49

Aldeias Históricas de Portugal é uma Associação

de Desenvolvimento Turístico, de direito privado

e sem fins lucrativos. Criada em 2007, tem como

objecto promover o desenvolvimento turístico

da Rede "Aldeias Históricas de Portugal" da qual

fazem parte Almeida, Belmonte, Castelo Mendo,

Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha,

Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão,

Sortelha e Trancoso.

Entre outros, a Associação tem como principais

objectivos e atribuições:

• Gerir e promover a Marca "Aldeias Históricas

de Portugal";

• Qualificar o produto turístico das aldeias

históricas, através da definição de uma estratégia

concertada de actuação e promoção, e do

desenvolvimento de produtos turísticos;

• Apoiar o desenvolvimento de uma política de

incentivos aos investidores que desejem investir

na região e concertá-la com as instituições

públicas e privadas que possam estar envolvidas;

• Promover iniciativas de animação cultural e

divulgação do património das Aldeias;

• Contribuir para a melhoria da qualidade de

vida local e para a diversificação e dinamização

da actividade económica, nomeadamente na área

do turismo e promover acções de qualificação e

divulgação do património cultural, bem como a

qualificação dos recursos humanos e outras.

Nome Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento TurísticoMorada Praça da República, 6250-034 BelmonteTelefone +351 275 913 395E-mail [email protected] http://provere.aldeiashistoricasdeportugal.com/

Page 50: Catálogo Feira do Património 2014

50

O Turismo dos Açores é a entidade oficial

responsável pela Promoção do Turismo da Região

Autónoma dos Açores, nos mercados emissores

estratégicos, apresentando-se como um Destino

de Natureza por excelência, com uma forte

componente experiencial e de envolvência com

as comunidades locais, tradições e património,

por forma a aumentar, de forma sustentada, o

desenvolvimento turístico do arquipélago.

Nome Associação Turismo dos AçoresMorada Rua da Palha, 32-34, 9700-144 Angra do HeroísmoTelefone +351 295 216 480E-mail [email protected] Website www.visitazores.com

Page 51: Catálogo Feira do Património 2014

51

Page 52: Catálogo Feira do Património 2014

52

ATELIER SAMTHIAGO ® – marca registada que

identifica comercialmente a sociedade Carlos

José Abreu da Silva Costa, Lda, constituída

em 2005 – centra a sua área de actuação na

Conservação e Restauro do Património Histórico

e Artístico e representa em Portugal um dos mais

importantes nomes a actuar no sector.

O ATELIER SAMTHIAGO® possui uma firmada

expressão nacional, sendo reconhecida

e actuando em qualquer ponto do nosso

território, encontrando-se num processo de

internacionalização, procurando estabelecer e

fortalecer contactos noutros mercados – Espanha,

Inglaterra, Brasil, etc; temos uma vasta carteira de

clientes, que inclui entidades públicas, entidades

religiosas e clientes particulares, contando no

nosso curriculum com trabalhos desenvolvidos

para importantes entidades, podendo a nossa

qualidade ser atestada pelos organismos que

tutelam em Portugal a Conservação e Restauro

do Património Histórico e Artístico.

Nome ATELIER SAMTHIAGO - Carlos José Abreu da Silva Costa, LdaMorada Rua de Ourense, 121 - 4900-374 Viana do CasteloTelefone +351 258 825 385 +351 964 108 812 E-mail [email protected] Website www.samthiago.com

Page 53: Catálogo Feira do Património 2014

53

É mais que um monumento. É a alma do concelho de Cabeceiras de Basto.

É mais que uma imagem bela. É marcante nas Terras de Basto.

É parte activa da história da fundação de Portugal, raíz dos nossos valores históricos como povo.

É testemunho do desenvolvimento humano nas Terras de Basto, com legado na paisagem, na agricultura, no comércio e nas tradições

É o único com zimbório monumental dos 29 Mosteiros Beneditinos existentes em Portugal.

É a Jóia do Barroco em Terras de Basto.Queremos afirmar o território de Cabeceiras

de Basto, a sua identidade e aumentar a sua visibilidade/atractividade.

Queremos transmitir o Mosteiro S. Miguel de Refojos na sua integridade, autenticidade, beleza e grandeza às gerações vindouras.

Queremos que seja Património Cultural da Humanidade da UNESCO.

Visite o Mosteiro S. Miguel de Refojos e descubra por si.

Nome Câmara Municipal de Cabeceiras de BastoMorada Praça da República, 467, 4860-355 Cabeceiras de BastoTelefone +351 253 669 100E-mail [email protected] www.cabeceirasdebasto.pt

Page 54: Catálogo Feira do Património 2014

54

Para a Câmara Municipal de Guimarães, a cultura representa uma dimensão essencial para o desenvolvimento integrado do ser humano e para o desenvolvimento social e económico que se pretende transformador do território. A consolidação da consciência cívica dos cidadãos depende das acções levadas a cabo nesta área de intervenção estruturante, motivo pelo qual esta prática tem vindo a marcar a intervenção da Câmara Municipal de Guimarães nos últimos anos, constituindo-se num compromisso de continuidade que fomentará o respeito pelos valores éticos, a aquisição e transmissão de saberes e a capacidade criativa. Sinais evidentes desta postura são as estruturas que Guimarães soube construir ao longo do tempo: o Centro Cultural Vila Flor, a Plataforma das Artes, a Casa da Memória, o complexo de Couros e,

mais recentemente, o projecto de reabilitação em curso do antigo Teatro Jordão, que o transformará num centro de conhecimento ao serviço da arte e da cultura. Sinais evidentes desta postura são também os que nos chegam da forte actividade associativa que marca a forte participação dos cidadãos neste desígnio da cidade. Sinais evidentes desta postura são os vários protocolos que a autarquia tem vindo a promover com a Universidade do Minho, centro de saber e de cultura, e motor fundamental de desenvolvimento. Numa cidade que é Património Cultural da Humanidade, a cultura deverá ser não apenas um ponto de partida, mas um estado permanente e fundador do indivíduo.

Nome Câmara Municipal de GuimarãesMorada Largo Cónego José Maria Gomes, 4804-534 GuimarãesTelefone+351 253 421 200E-mail [email protected] Website www.cm-guimaraes.pt

Page 55: Catálogo Feira do Património 2014

55

OVAR, território de emoções!Acções de defesa e dinamização do património

azulejar

ACRA (Atelier de conservação e restauro de azulejo) e Espaço Lúdico do Azulejo, da Câmara Municipal de Ovar

A Câmara Municipal de Ovar, consciente das potencialidades turísticas do concelho, tem vindo a prosseguir uma gestão estratégica e prospectiva, na qual a preservação do património material e imaterial e a valorização da identidade vareira são conciliadas com a inovação e criatividade, numa combinação entre tradição e modernidade, próprias de um território com futuro.

Em Ovar, os azulejos são um bem patrimonial e um elemento diferenciador que marca a imagem

e a história da cidade. Para salvaguardar, valorizar e preservar o património cerâmico deste concelho e a diversidade de fachadas datadas do século XIX/XX, é criado, em 2000, o Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo (ACRA) da Câmara Municipal de Ovar. Também com o objectivo de valorizar e dar a conhecer o património azulejar de Ovar, e privilegiando o público mais jovem, é agora fundado o Espaço Lúdico do Azulejo, instalado na Escola de Arte e Ofícios. Neste espaço é dinamizada a oficina “Jogos de rua, sonhos de parede”, que acolhe um lugar de aprendizagem e exploração informal e criativa, promovendo a experimentação e o desenvolvimento de competências na área das artes e ofícios tradicionais.

Nome Câmara Municipal de OvarMorada Praça da República, 3880-141 OvarTelefone +351 256 581 300E-mail [email protected] www.cm-ovar.pt | www.facebook.com/ cmovar

Page 56: Catálogo Feira do Património 2014

56

A criação da Agência recupera uma linha militar criada antes da fundação da nacionalidade... Em 1064, Fernando Magno recupera Coimbra para o lado cristão, um episódio capital no longo processo da Reconquista. Nas décadas seguintes, esta faixa ocidental será a linha de fronteira ao comando da qual está D. Sesnando Davides. Anos mais tarde e por mão de figuras como Afonso Henriques ou Gualdim Pais, outras estruturas militares vêm consolidar esta fronteira, palco de conflitos e de instabilidade, mas também de convivências e trocas intensas. Hoje, os Castelos da Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure, a atalaia de Buarcos e as Torres de Coimbra formam a Linha Defensiva do Mondego a partir da qual a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego visa criar um produto de excelência assente na mobilização conjunta.

Como marca agregadora, a Rede desenvolve acções de capacitação, como o lançamento de áudio-guias, roteiros, jogos virtuais, dinâmicas comunitárias, eventos de animação territorial, iniciativas escolares, workshops de empreendedorismo cultural, actividades que têm consolidado formas de actuação conjunta. Parta à reconquista connosco!

Nome Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do MondegoMorada Praça do Município, 3230 - 253 PenelaTelefone +351 911 051 882E-mail [email protected] Website www.castelosemuralhasdomondego.pt

Page 57: Catálogo Feira do Património 2014

57

Page 58: Catálogo Feira do Património 2014

58

O Banco de Materiais da Divisão de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto tem por missão a salvaguarda e valorização dos materiais que fazem parte da imagem da cidade. Provenientes de edifícios antigos, esses materiais são tratados e selecionados segundo critérios distintos: por um lado, são agrupados os objetos de carácter museológico, incluindo-se neste grupo as unidades de raridade ou de significado cultural; e por outro, os restantes exemplares são disponibilizados de forma a responder às inúmeras solicitações de recuperações de edifícios. A cedência para este fim é gratuita.

Enquanto reserva visitável, o Banco de Materiais é um espaço dedicado a todos que se apaixonam pela cidade, pelos seus recortes e materiais, pelos cachorros, beirais, azulejos, lanternins, granitos e ferros, pelas fachadas desiguais ou sobriamente

repetidas, pelas ruas sinuosas e novas avenidas onde se reinventam formas e cores das mesmas matérias que dão identidade à cidade.

Nome Câmara Municipal do Porto - Banco de MateriaisMorada Praça de Carlos Alberto, 71, 4050 – 157 PortoTelefone +351 223 393 480E-mail [email protected]

Page 59: Catálogo Feira do Património 2014

59

Page 60: Catálogo Feira do Património 2014

60

Os Compadres são o resultado da experiência acumulada pela Spira ao longo de 16 anos na concepção, montagem e operacionalização de rotas de turismo cultural: a Spira gere a primeira rota de turismo cultural de Portugal, a Rota do Fresco, criada em 1998, às quais juntou outras três, dedicadas ao património natural (Rota do Montado), ao património imaterial (Rota Pica-chouriços) e ao património industrial (Rota Tons de Mármore).

Os Compadres são a marca umbrella que agrega as actuais 4 rotas geridas pela Spira e dirigidas eminentemente a grupos organizados. Mas os Compadres são também uma plataforma que permite a todo e qualquer individual a marcação de visitas ao património integrado nas Rotas da Spira com a simplicidade e usabilidade de uma plataforma web optimizada para mobile.

O Património do Alentejo está agora acessível a todos através dos Compadres: um território oferecido nas suas mais demarcadas vertentes – cultura, natureza, indústria, gastronomia e incluindo ainda uma vertente de programação anual com as melhores Festas, Romarias e experiências do Alentejo.

O Compadres são assim um convite a todos para se deixarem levar pela cultura do Alentejo.

Nome CompadresMorada Rua 5 de Outubro, 20, 7920-368 Vila Nova da Baronia (Alvito)Telefone +351 284 475 413 +351 911 158 698E-mail [email protected] www.compadres.pt

Page 61: Catálogo Feira do Património 2014

61

A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave) é uma associação de municípios de direito público e adesão obrigatória, que exerce funções delegadas pelos municípios e definidas na lei promovendo projectos de cariz intermunicipal e supramunicipal em todas as áreas de actuação municipal.

A Comunidade Intermunicipal do Ave associa os concelhos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Mondim de Basto, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela, correspondendo a um território muito heterogéneo que vai da Alta Montanha do Alvão e da Cabreira, à brisa do mar que se sente nas colinas mais ocidentais de Vila Nova de Famalicão.

Pelo meio fica um mundo de dinâmica industrial centenária, as primeiras grandes fábricas têxteis,

os memoráveis curtumes de Guimarães que deram origem a uma próspera indústria de calçado.

Pelo meio ficam também as cutelarias que forjaram as armas com que nos tornámos independentes, mas também os mais refinados serviços de talheres do país.

É este o caldo de uma cultura que ganha saúde nos parques termais de Taipas ou Vizela e cresce em criatividade em plataformas várias, onde a arte e a técnica dão futuro e passado a um verbo…Empreender.

Nome Comunidade Intermunicipal do AveMorada Rua Capitão Alfredo Guimarães, 1, 4800-019 GuimarãesTelefone +351 253 422 400E-mail [email protected] www.cim-ave.pt

Page 62: Catálogo Feira do Património 2014

62

A Direção Regional de Cultura do Norte é

um serviço periférico da Secretária de Estado

da Cultura que tem por missão, na sua área de

actuação geográfica – a Região Norte de Portugal

– a criação de condições de acesso aos bens

culturais, o acompanhamento das actividades e a

fiscalização das estruturas de produção artística

financiadas pelo Secretário de Estado da

Cultura, o acompanhamento das acções relativas

à salvaguarda, valorização e divulgação do

património arquitectónico e arqueológico. Esta

DRCNorte é ainda responsável pela gestão de

cinco museus (Museu de Alberto Sampaio e Paço

dos Duques de Bragança, em Guimarães, Museu

dos Biscaínhos e Museu D. Diogo de Sousa, em

Braga, Museu de Lamego, em Lamego, Museu do

Abade de Baçal, em Bragança e Museu de Terras

de Miranda, em Miranda do Douro), existentes na

sua área geográfica.

Na área do património arquitectónico e

arqueológico a DRCNorte é responsável

pela classificação e salvaguarda dos imóveis

classificados e pela conservação, valorização,

gestão e divulgação de um conjunto de 52

monumentos que sendo propriedade do Estado

português lhe estão directamente afectos.

Nome Direção Regional de Cultura do NorteMorada Praceta da Carreira, 5000-560 Vila RealTelefone +351 259 330 770 +351 226 197 080E-mail [email protected] www.culturanorte.pt

Page 63: Catálogo Feira do Património 2014

63

DG

PC

/Lu

is Pavão

ML

Page 64: Catálogo Feira do Património 2014

64

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) é responsável pela gestão do património cultural em Portugal continental. Uma equipa alargada, cobrindo praticamente todos os domínios técnicos e científicos e estruturada funcionalmente em serviços centrais, sediados em Lisboa, e em Museus, Monumentos e Palácios, localizados em diferentes pontos do país, assegura um vasto leque de funções.

As suas atribuições passam, entre muitos outros campos de actividade, pelo estudo, investigação e divulgação do Património imóvel, móvel e imaterial, pela gestão do património edificado arquitectónico e arqueológico no território e nas cidades, pela realização de obras de conservação nos grandes monumentos, pela gestão dos Museus Nacionais e dos monumentos classificados como Património

Mundial, pela coordenação da Rede Portuguesa de Museus, pela documentação e inventário do património imaterial, indo até às intervenções de conservação e restauro de peças de património móvel e integrado.

Nome Direção–Geral do Património CulturalMorada Palácio Nacional da Ajuda, 1349-021 LisboaTelefone +351 21 361 42 00E-mail [email protected] www.patrimoniocultural.pt

Page 65: Catálogo Feira do Património 2014

65

Page 66: Catálogo Feira do Património 2014

66

A Direção Regional de Cultura do Centro tem por missão, na sua área de actuação geográfica e em articulação com os serviços e organismos da Presidência do Conselho de Ministros, a criação de condições de acesso aos bens culturais, o acompanhamento das actividades e fiscalização das estruturas de produção artística, financiadas pelos serviços e organismos no âmbito da cultura, o acompanhamento das acções relativas à salvaguarda, valorização e divulgação do património cultural imóvel, móvel e imaterial e o apoio a museus.

Para o efeito, mantém actualizados instrumentos de gestão estratégica e monitorização, consolidando a sua intervenção na Região Centro, quer ao nível da sua estrutura, quer da relação do serviço com os seus destinatários.

Promove a gestão, salvaguarda, valorização e

divulgação do património cultural e edificado, criando e executando projectos ou estabelecendo parcerias com autarquias e outras entidades públicas ou privadas, contribuindo para o melhor acesso e fruição dos bens culturais, a educação artística e patrimonial, aumentando o grau de qualidade dos seus serviços, incluindo dos espaços museológicos que lhe estão afectos, e das demais entidades com quem colabora.

Nome Direção Regional de Cultura do CentroMorada Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, 3000-303 CoimbraTelefone +351 239 701 391E-mail [email protected] www.culturacentro.pt

Page 67: Catálogo Feira do Património 2014

67

Page 68: Catálogo Feira do Património 2014

68

A EDIGMA é uma empresa portuguesa, líder no desenvolvimento de hardware, software e projectos interactivos baseados em multitoque e reconhecimento gestual. Com projectos de referência em mais de 80 países nas áreas do turismo, cultura, retalho, empresas, sector público e eventos, a EDIGMA está entre as 200 empresas mais inovadoras do Mundo.

Sediada em Braga, e com escritório em Lisboa, tem mais de uma década de provas dadas nos mercados português e internacional.

A concepção e implementação dos projectos é assegurada em todas as suas vertentes, desde a produção dos equipamentos, desenvolvimento das aplicações, gestão e criação de conteúdos, instalação e outros serviços. Para isso, conta com uma equipa multidisciplinar e criativa de designers, programadores, informáticos,

gestores de projecto, produtores multimédia e técnicos de produção e assistência.

Mais do que as inúmeras distinções e prémios conquistados, ou as presenças na mais reputada imprensa a nível mundial, são os nossos projectos que falam por nós.

Entre os nossos clientes, encontram-se a Volvo, FC Porto, Turismo do Alentejo, MAR Shopping, ANA Aeroportos, Bosch, AXE, entre muitos outros.

Nome EDIGMAMorada Rua Soldado Manuel Pinheiro Magalhães, 68, 4710-167 BragaTelefone +351 253 265 506E-mail [email protected] www.edigma.com

Page 69: Catálogo Feira do Património 2014

69

Page 70: Catálogo Feira do Património 2014

70

Criada em Famalicão, Portugal, a Famasete é uma empresa tecnológica com 20 anos de existência e experiência, líder no mercado português relativamente ao desenho e implementação de projectos tecnológicos para o mercado empresarial e educacional. Estamos, também, desde 2012 a posicionar-nos internacionalmente.

Investimos mais de 20% do nosso orçamento anual em inovação e desenvolvimento, e para isso criamos a família de produtos Wingsys e E-asy, desenvolvendo produtos, marcas, patentes e novos serviços ao mercado, sobretudo na área multi-touch e interactividade.

Geneticamente trabalhamos com parceiros das mais diversas áreas de negócio em que nos encontramos presentes, cultivando parcerias com mais de 15 anos, como é o caso da Microsoft,

HP, Epson, JP Inspired Learning, Bi-Bright, LG, Sony, Sanako, Intel, entre outras.

Como líderes no mercado português de desenho, implementação e manutenção de soluções para Educação, temos trabalhado com entidades governativas, municipais e grandes empresas, envolvendo hardware, software, comunicações, instalação e formação.

Desde 2010 temos investido claramente em produtos inovadores que se ajustam, não só ao mercado da educação, mas também aos mercados de comunicação visual, jogos digitais, cultura, design e arquitectura, tendo sido reconhecidos internacionalmente com distintos prémios.

Para além disso, temos desenhado soluções para museus, postos de turismo, cadeias de lojas, hotéis e aeroportos.

Nome FamaseteMorada Rua do Progresso, Pavilhão, 28, 4760-841 Vilarinho das CambasTelefone 252 316 808E-mail [email protected] [email protected] www.famasete.pt

Page 71: Catálogo Feira do Património 2014

71

A Fundação de Serralves é uma instituição cultural de âmbito europeu ao serviço da comunidade nacional, que tem como Missão sensibilizar o público para a Arte Contemporânea e o Ambiente, através do Museu de Arte Contemporânea como centro cultural pluridisciplinar, do Parque como património natural vocacionado para a educação e animação ambientais e do Auditório como centro de reflexão e debate sobre a sociedade contemporânea.

Nome Fundação de Serralves Morada Rua D. João de Castro, 210, 4150- 417 PortoTelefone +351 226 156 500E-mail [email protected] www.serralves.pt

Page 72: Catálogo Feira do Património 2014

72

O GECoRPA – Grémio do Património é uma associação de empresas e de profissionais que exercem actividade na fileira da reabilitação do edificado e da conservação do Património. Agrega também outras entidades, públicas ou privadas, e simples cidadãos interessados. No que respeita às empresas e aos profissionais, o Grémio dirige- se quer aos vocacionados para a execução das intervenções desta área, quer aos envolvidos na sua promoção, concepção e projecto, quer aos que se dedicam ao fornecimento de produtos e serviços especializados.

Os grandes objectivos do GECoRPA são:1. Promover a reabilitação do edificado e

da infraestrutura, a valorização dos centros históricos, das aldeias tradicionais e do Património, como alternativa à construção nova, concorrendo, deste modo, para o desenvolvimento sustentável do País;

2. Zelar pela qualidade das intervenções de reabilitação do edificado e do Património, através da divulgação das boas práticas e da formação especializada, promovendo a qualificação dos recursos humanos e das empresas deste sector e defendendo os seus interesses;

3. Contribuir para a melhoria do ordenamento e da regulação do sector da construção e para a mudança do seu papel na economia e na sociedade.

Nome GECoRPA – Grémio do PatrimónioMorada Av. Conde Valbom, 115 – 1.o Esq.o, 1050-067 LisboaTelefone +351 213 542 336 +351 918 266 247E-mail [email protected] www.gecorpa.pt

Page 73: Catálogo Feira do Património 2014

73

Page 74: Catálogo Feira do Património 2014

74

Conservação, Restauro e Estudos de Património são grandes linhas-força da área de ARTE E RESTAURO da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Os diferentes ciclos de estudos permitem a aquisição de competências nas áreas da conservação e reabilitação de bens culturais, em excelentes infraestruturas de ensino e do Centro de Conservação e Restauro, bem como o estudo aprofundado sobre a Arte e o Património portugueses e internacionais, noções de inventariação do património cultural artístico, sua divulgação e noções de gestão dos bens culturais móveis/imóveis.

A investigação desenvolvida através do CITAR-Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, campanhas de verão, congressos e workshops, parcerias de colaboração com diversas instituições de referência, dão nova vida à Arte.

Cursos

Licenciatura Arte-Conservação e RestauroMestrado Conservação e Restauro de Bens

Culturais - Pintura e Escultura/TalhaDoutoramentos Estudos de Património /

Conservação e Restauro de Bens Culturais - Pintura e Materiais Inorgânicos

Pós-Graduações Peritagem, Colecionismo e Mercado de Arte / Joalharia Contemporânea / Conservação de Arte Moderna e Contemporânea

Nome Escola das Artes da Universidade Católica PortuguesaMorada Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 PortoTelefone +351 22 619 62 09E-mail [email protected] artes.porto.ucp.pt

Page 75: Catálogo Feira do Património 2014

75

Page 76: Catálogo Feira do Património 2014

76

O Departamento de Ciências e Técnicas do Património (DCTP), criado 1997, foi o primeiro organismo desta índole a constituir-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O DCTP agrega diversas áreas das Ciências do Património, quer na vertente de oferta formativa, quer ao nível da investigação científica: Arqueologia, História da Arte e Museologia.

O DCTP oferece os seguintes ciclos de estudos:• 1º Ciclo: Arqueologia e História da Arte• 2º ciclo: Arqueologia, História da Arte e

Museologia• 3º ciclo: Arqueologia, História da Arte,

MuseologiaO DCTP tem como missão a criação e

transferência do conhecimento nas suas áreas de actuação, consagradas numa experiência pedagógica sedimentada e materializadas

num significativo conjunto de colaborações de consultoria e investigação mediante protocolos com instituições externas à Academia, cadernos de encargos, estágios de estudantes, participação em eventos, etc.

Através da sua acção pretende o DCTP continuar a firmar o papel que a Universidade deve ter enquanto agente de desenvolvimento social, económico e territorial no sector do Património Cultural.

Nome Departamento de Ciências e Técnicas do PatrimónioMorada DCTP/FLUP, Via Panorâmica s/n, 4150-564 PortoTelefone +351 22 042 7659E-mail [email protected] Website www.letras.up.pt

Page 77: Catálogo Feira do Património 2014

77

consultoria | estratégia de comunicação |

identidade | editorial | produto | embalagem |

exposições e eventos | internet e multimédia

marcas | museografia | promoção do património

| merchandising | sinalética

Nome ideia, designersMorada Lx factory, Rua Rodrigues faria, 103, Edifício 1-1.14 A, 1300-501 LisboaTelefone +351 213 152 075/76E-mail [email protected] www.ideia.pt

Page 78: Catálogo Feira do Património 2014

78

O Instituto da Construção (IC) está sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e desenvolve actividades no âmbito da investigação e desenvolvimento no domínio da Engenharia Civil. Além destas actividades, o IC encontra-se particularmente orientado para a prestação de serviços, inovação tecnológica, certificação de produtos, colaborando, nestas áreas, com organismos, empresas e instituições públicas e privadas. A actividade desenvolvida pelo IC nas áreas da conservação e reabilitação do edificado é uma das vertentes do importante trabalho que este Instituto tem realizado na área da consultoria e da prestação de serviços para diversas entidades, nomeadamente entidades com tutela do património classificado. O IC, funcionando como instituto de interface entre a Universidade, tira partido das múltiplas valências

técnicas existentes na FEUP, colocando à disposição da comunidade geral o conhecimento adquirido através da investigação académica.

Nome Instituto da ConstruçãoMorada Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Rua Dr. Roberto Frias, s/n, 4200-465 PortoTelefone +351 225 081 856/ 2190E-mail [email protected] http://paginas.fe.up.pt/~ic/

Page 79: Catálogo Feira do Património 2014

79

A Bienal AR&PA de Restauro e Gestão do Património Cultural é um ponto de encontro de profissionais e um fórum de discussão do Património Cultural. A IX Bienal AR&PA terá lugar em Valladolid, de 13 a 16 de Novembro de 2014, sob o tema "Sociedade e Património".

Participam na AR&PA várias matérias dedicadas à preservação, intervenção, gestão e divulgação do património cultural, tornando-se numa reunião multidisciplinar única em Espanha e vanguardista na Europa. O evento está organizado em várias secções, algumas abertas ao público em geral e outras orientadas para profissionais:

1. AR&PA Feira: stand de exposições de projectos e iniciativas onde se inclui AR&PA Negocio, AR&PA Emprego, AR&PA Instituições e AR&PA Museus.

2. AR&PA Congresso Internacional.

3. AR&PA Fórum. Apresentações técnicas de análise e avaliação das intervenções sobre o património cultural.

4. AR&PA Inovação, onde são expostos projectos de ID aplicados ao património cultural.

5. AR&PA em Sociedade: AR&PA Iniciativas, AR&PA em Família, AR&PA Para Todos e Aberto por AR&PA, programas sociais que trazem riqueza para a sociedade em geral e em particular para crianças e pessoas com diversas habilidades.

6. AR&PA Prémio Internacional Intervenção no património cultural.

Nome Bienal AR&PAMorada Junta de Castilla y León. Dirección General de Patrimonio Cultural. Servicio de Planificación y Estudios. Av. Monasterio Ntra. Sra. de Prado, s/n 47014 Valladolid EspanhaTelefone 0034 983 410 19E-mail [email protected] [email protected] www.jcyl.es/arpa//www.jcyl.es/evoch

Page 80: Catálogo Feira do Património 2014

80

A Plataforma EVoCH é um grupo de trabalho e âmbito de cooperação contínua na Europa em torno do valor económico do património cultural e das actividades para o seu conhecimento, preservação, divulgação e gestão.

1. O objectivo é alcançar uma ampla rede europeia em torno do património cultural que reúna todos os actores da cadeia de prestígio do património cultural, recolhendo as suas experiências, melhores práticas e dados relevantes, a fim de facilitar o diálogo, a troca de informações e sinergias neste domínio na Europa.

2. Ser base para a troca de pesquisa, a comparação dos dados e análise com o objectivo de conhecer o impacto das políticas e actividades relacionadas com o património cultural em relação à actividade económica, principalmente a criação de emprego e coesão social.

3. Conseguir uma ampla divulgação e conscientização do valor económico do património cultural e das actividades para o conhecimento, preservação, divulgação e gestão, procurando uma mudança na abordagem da percepção social e pública a respeito do papel do património cultural, com foco no seu papel como recurso e não como encargo.

Page 81: Catálogo Feira do Património 2014

81

Page 82: Catálogo Feira do Património 2014

82

A intrincada rede hidrográfica e o carácter rural da população que desde tempos remotos fez do cultivo do cereal e da sua moagem uma das suas principais actividades, conferem ao Concelho de Albergaria-a-Velha as suas fortes tradições moageiras e uma riqueza ímpar em termos de património molinológico. Sendo este o Município com o maior número de moinhos identificados da Europa, torna-se incontornável a preservação deste património nas suas vertentes materiais e imateriais, recuperando assim uma identidade perdida e salvaguardando a sua memória colectiva.

A Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha é um projeto de requalificação patrimonial que visa a recuperação do importante património molinológico de Albergaria-a-Velha e das suas envolventes naturais privilegiadas. É um

projecto que envolve Município e Proprietários num esforço conjunto para a requalificação dos engenhos de moagem, das suas envolventes ribeirinhas, mas também de antigos saberes associados a esta atividade, com o intuito de criar percursos, zonas de lazer e experiências que marquem o visitante, ao mesmo tempo que potencia o desenvolvimento local valorizando o potencial turístico do território.

Nome Município de Albergaria-a-VelhaMorada Praça Comendador Ferreira Tavares, 3850-053 Albergaria-a-VelhaTelefone +351 234 529 300E-mail [email protected] [email protected] http://www.cm-albergaria.pt

Page 83: Catálogo Feira do Património 2014

83

Page 84: Catálogo Feira do Património 2014

84

O Museu do Arroz – antiga fábrica de descasque, situa-se na Herdade da Comporta, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. O Museu abriu as suas portas em Junho de 2011, recebendo desde então mais de 17.000 visitantes.

Na antiga fábrica, datada de 1952 é possível observar toda a maquinaria utilizada na época, para o descasque e branqueamento do grão de arroz. O visitante pode ter acesso a uma diversidade de conteúdos relacionados com a orizicultura e todo o seu desenvolvimento na Herdade da Comporta, através de meios audiovisuais e de conteúdos escritos, distribuídos pelo museu.

A Herdade da Comporta estende-se por dois concelhos: Alcácer do Sal e Grândola, numa área total de 12.500ha, na zona sul do distrito de Setúbal. A norte, é banhada pelo rio Sado

e a Oeste tem uma frente oceânica com doze quilómetros de praias. A reserva natural do estuário do Sado possui uma área de cerca de 23.160ha, estendendo-se a sueste da cidade de Setúbal, desde a Península da Mitrena até próximo de Alcácer do Sal, abrangendo os sapais da Comporta e da Carrasqueira e parte das dunas de Tróia. Na Loja do Museu podem ser adquiridos, arroz e vinhos produzidos na Herdade da Comporta e diversos souvenirs.

Nome Museu do Arroz – ComportaMorada EN 253, Km1, 7580-610 ComportaTelefone +351 265 499 950 +351 265 499 928E-mail [email protected] www.herdadedacomporta.pt

Page 85: Catálogo Feira do Património 2014

85

Page 86: Catálogo Feira do Património 2014

86

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) é um museu da Câmara Municipal de Ílhavo. Nasceu a 8 Agosto de 1937, após um longo processo de gestação dinamizado por um grupo de amigos do Museu. Lugar de memória dos ilhavenses que o criaram, começou por assumir uma vocação etnográfica e regional. Em 2001 foi renovado e ampliado, passando a habitar num belo edifício de arquitectura moderna projectado pelo gabinete ARX Portugal. Nesse mesmo ano, o MMI passou a contar com o Navio-Museu Santo André, antigo arrastão bacalhoeiro.

Recentemente, o MMI voltou a crescer e a qualificar-se. Em 2012, foi criada a sua unidade de investigação e empreendedorismo, o CIEMar-Ílhavo. Em 2013, passou a incluir um admirável Aquário de bacalhaus.

O MMI é hoje um museu marítimo singular. A

sua missão consiste em preservar a memória do trabalho no mar, promover a cultura e a identidade marítima dos portugueses. Museu, Aquário e Investigação resumem o actual Museu, uma instituição dedicada a todas as comunidades costeiras e aberta aos mais diversos públicos.

O MMI é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia, as fainas da Ria e a diáspora dos Ílhavos ao longo do litoral português são as referências patrimoniais do Museu.

Nome Museu Marítimo de ÍlhavoMorada Av. Dr. Rocha Madahil, 3830-193 ÍlhavoTelefone +351 234 329 990E-mail [email protected] www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt

Page 87: Catálogo Feira do Património 2014

87

Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros

Atoleiros 1384 é o Centro de Interpretação dedicado à Batalha de Atoleiros, a Batalha que se travou em 6 de Abril de 1384, a pouca distância da vila de Fronteira.

A Batalha de Atoleiros tem um enorme significado. Foi a primeira grande operação militar de Nuno Álvares Pereira. Utilizando uma táctica de inspiração inglesa no combate, o grande herói demonstrou que o domínio militar castelhano não era imbatível.

Atoleiros 1384 não é um museu clássico, mas sim um espaço único cenografado para (re)viver e entender todos os acontecimentos da crise do século XIV, um momento decisivo na história de Portugal.

Nome Município de FronteiraMorada Praça do Município 7460-110 FronteiraTelefone +351 245 600 070E-mail [email protected] atoleiros1384@ cm-fronteira.ptWebsite www.cm-fronteira.pt

Page 88: Catálogo Feira do Património 2014

88

Uma Rota fundada nas memórias do românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, junto de singulares mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, castelos, torres e pontes, amadurecida em terra forjada de verde, repleta de saberes e sabores. Em terras dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega, no coração do Norte de Portugal, ergue-se um importante património arquitectónico de origem românica. Traços comuns que guardam lendas e histórias nascidas com a fundação da Nacionalidade e que testemunham o papel relevante que este território outrora desempenhou na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal. Esse património encontra-se estruturado na Rota do Românico, germinada, em 1998, no seio dos concelhos que integram a Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA) -

Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, e alargada, no ano de 2010, aos restantes municípios da NUT III – Tâmega (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende), unindo num projecto supramunicipal um legado histórico e cultural comum. Ancorada num conjunto de 58 monumentos de grande valor e de excepcionais particularidades, esta Rota pretende assumir um papel de excelência no âmbito do touring cultural e paisagístico, capaz de posicionar a região como um destino de referência do românico.

Nome VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa | Rota do RomânicoMorada Praça D. António Meireles, 45, 4620-130 - LousadaTelefone +351 255 810 706 +351 918 116 488E-mail [email protected] www.rotadoromanico.com

Page 89: Catálogo Feira do Património 2014

89

Page 90: Catálogo Feira do Património 2014

90

O atelier OCUBO.com foi fundado pelos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle com o intuito de desenvolver projectos multimédia e culturais interactivos, e o seu trabalho tem sido apresentado tanto em Portugal como no estrangeiro (Austrália, Japão, Singapura, Holanda, Alemanha, Polónia, República Checa, Eslovénia, Israel, ...).

Direccionados para projectos relacionados com serviço público, associações, municípios, cidades ou empresas privadas, procuram sempre oferecer o melhor serviço para a satisfação do cliente.

Especializados em projecções multimédia e vídeo mapping de grande formato, criam instalações adaptadas para a arquitectura de edifícios e, geralmente, introduzem interactividade de modo a promover a participação do público.

O conteúdo do seu trabalho passa por abordagens históricas e contemporâneas dos temas a explorar, misturando um vasto leque de meios de comunicação, a partir de imagens de arquivo e ilustrações para vídeo HD, animações 2D e 3D e programação interactiva.

Apesar de versátil, o seu trabalho é conduzido por um tema comum: "A humanidade" reflectida através de diversas questões de interesse universal: a globalização, o tempo, o espaço...

Nome OCUBO CRIATIVO, Actividades artísticas e literárias, ldaMorada Rua quinta da Boa Esperança, 22, 2710-063 SintraTelefone +351 219 259 254E-mail [email protected] www.ocubo.com

Page 91: Catálogo Feira do Património 2014

91

Page 92: Catálogo Feira do Património 2014

92

A Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad é uma associação com carácter público mas de direito privado e que tem por fim uma actuação conjunta, na defesa do património urbanístico, arquitectónico, ambiental, histórico e cultural, relacionado com a herança judaica (artº. 1º dos Estatutos).

Assim, a Rede de Judiarias de Portugal, fundada em dezassete de Março de 2011 pretende conjugar a valorização histórica e patrimonial com a promoção turística, acção que ajudará igualmente a descobrir uma forte componente da identidade portuguesa e peninsular.

O contributo dos judeus portugueses para a história do mundo foi enorme; desde a ciência náutica que há mais de 500 anos deu ao país um avanço decisivo para o início da globalização, à evolução da economia mundial e da medicina,

muitos foram os sectores em que o papel dos sefarditas nacionais se tornou preponderante.

Nome Associação Rede de Judiarias de Portugal Rotas - SefaradMorada Praça da Republica, 16, 6250 - 034 BelmonteTelefone +351 275 911 362E-mail [email protected] www.redejudiariasportugal.com

Page 93: Catálogo Feira do Património 2014

93

Silvadesigners é um atelier de design de comunicação constituído por uma equipa com grande experiência na área do design editorial, apta a conceber, desenvolver e acompanhar projectos nas áreas da imagem corporativa, edição de livros e catálogos, e publicações periódicas, em papel e digital, com a criação de conteúdos, direcção de arte e produção. Com uma comunicação emocional, criativa e dedicada, a silvadesigners trabalha essencialmente na área cultural, mas a sua abordagem de comunicação permite resultados muito interessantes nas áreas da promoção de serviços e bens de consumo e da publicidade low budget. O foco da sua actividade são projectos de comunicação associados ao marketing territorial, como a agenda de Guimarães Capital Europeia da Cultura ou a revista Adufe para o concelho de Idanha-a-

Nova. A silvadesigners tem sido um protagonista importante no boom cultural de Lisboa, com a comunicação das Festas da Cidade, desenvolvida desde 2003 para a EGEAC, a direcção de arte da agenda da Câmara Municipal, a promoção do Teatro São Luiz, a newsletter da Fundação José Saramago ou o Programa Descobrir, da Fundação Gulbenkian.

Nome Silvadesigners Morada Rua da Trindade, 5 - 2.esq. 1200-467 LisboaContacto +351 213 430 191E-mail [email protected] www.silvadesigners.com

Page 94: Catálogo Feira do Património 2014

94

A Spira foi fundada no Dia Mundial da Criança de 2007 na sequência da experiência acumulada da concepção e montagem da primeira rota de turismo cultural em Portugal, a Rota do Fresco, criada em 1998.

Em 7 anos de trabalho, a Spira criou 4 negócios próprios, sempre na área do Património - Touring Cultural e Paisagístico (agregado na marca Compadres e compreendendo a Rota do Fresco, a Rota do Montado, a Rota Pica-Chouriços, a Rota Tons de Mármore, e os Ateliers Mãos-na-Massa); Educação Patrimonial (com o Mundo Património dividido entre o Alentejo e o MAPA – espaço criativo no Amoreiras Shopping Center); Comunicação (com a patrimonio.pt, a Feira do Património e a Chita – variações do património) e, por fim, a Consultoria (com a Spira Consulting, Spira Design, e a Spira Academia – Formação

Património Spira e Spira Tours Pro).A Spira acumula assim 16 anos de experiência

em activação do potencial económico e social dos recursos endógenos do nosso país, principalmente em territórios de baixa densidade, tendo-se tornado uma empresa especialista na concepção, execução e produção de projectos de revitalização patrimonial.

Nome Spira – revitalização patrimonial, lda.Morada Rua 5 de Outubro, 20, 7920-368 Vila Nova da Baronia (Alvito)Telefone +351 284 475 413E-mail [email protected] www.spira.pt

Page 95: Catálogo Feira do Património 2014

95

Page 96: Catálogo Feira do Património 2014

96

Um quarto de século sem construir nada de novo não é para todos.

A STB é uma empresa de construção que, desde a sua fundação, tem como actividade principal a execução de trabalhos de reabilitação de edifícios e de estruturas. Desde a execução de rebocos à base de cal numa intervenção de restauro de uma igreja românica até à aplicação de laminados de fibras de carbono numa obra de reforço de uma estrutura em betão armado de um edifício modernista várias são as técnicas que utilizamos para garantir a preservação das construções em condições de durabilidade e segurança. Nome STB – Reabilitação do Património Edificado, Lda.

Morada Rua S. Gonçalo de Mosteiró, 22, Mosteiró, 4485 366 Vila do CondeTelefone +351 229 279 760E-mail [email protected] www.stb.pt

Page 97: Catálogo Feira do Património 2014

97

A Entidade Regional de Turismo Alentejo/Ribatejo é a organização responsável pela promoção e valorização turística de um vasto território, tendo por missão liderar o processo de desenvolvimento turístico regional. Fá-lo em estreita parceria com os Municípios e todos os agentes turísticos relevantes da sua área de intervenção, tendo como preocupação principal actuar em toda a cadeia de valor da actividade turística, desde a construção e organização dos produtos turísticos, até à promoção e apoio à comercialização da oferta turística. A sua acção tem-se centrado desde 2009 em três grandes pilares: Identidade do Território e Valorização Turística, Criação de Oferta Turística com Venda no fim da linha e Promoção Turística. As prioridades para os próximos anos centram-se na Certificação e Qualificação do Turismo Regional,

na implementação de um ambicioso conjunto de planos operacionais para o desenvolvimento dos Produtos Turísticos, em que se inclui o Touring e o Turismo Cultural e na dinamização do programa Alentejo 3.0, com o qual se procurará trabalhar ainda mais intensamente a reputação on-line do Destino.

Nome Turismo do Alentejo e RibatejoMorada Praça da República, 12 – 1º, 7800 – 427 BejaTelefone +351 284 313 540E-mail [email protected] www.visitalentejo.pt / www.visitribatejo.pt

Page 98: Catálogo Feira do Património 2014

98

O Mestrado Europeu em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC) oferece um programa de formação avançada na Engenharia de conservação para estruturas do património arquitectónico. Este Mestrado combina diferentes competências de Universidades Europeias de referência na área, oferecendo uma educação multidisciplinar, baseada em conhecimento avançado de análise estrutural num ambiente de investigação e inovação, em cooperação próxima das empresas e focado no estudo de casos.

O Mestrado inclui temas tais como técnicas experimentais, modelação computacional, análise estrutural, comportamento sísmico e dinâmica de estruturas, técnicas de reparação e reforço, técnicas de levantamento, inspecção e monitorização, associados a conceitos

metodológicos e filosóficos, tais como história da construção e conservação, ou princípios modernos da conservação.

O Mestrado é totalmente leccionado em inglês e possui a duração de um ano, dirigindo-se a engenheiros civis e arquitectos com bom conhecimento de estruturas.

Nome Universidade do Minho - Advanced Masters in Structural Analysis of Monuments and Historical ConstructionsMorada Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Minho, Campus de Azurém, 4800-058 GuimarãesTelefone +351 253 510 498E-mail [email protected] www.msc-sahc.org

Page 99: Catálogo Feira do Património 2014

99

Page 100: Catálogo Feira do Património 2014

100

A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal é o organismo responsável pela gestão e promoção turística da Área Regional de Turismo do Norte que compreende 86 Municípios (NUT II). Apresenta uma vasta experiência na gestão dos destinos turísticos ao nível da qualificação dos produtos e promoção turística. Sendo esta Entidade Regional responsável pela divulgação do turismo no Mercado Ibérico tem desenvolvido relevantes acções de dinamização turística do território em estreita cooperação com os Parceiros Estratégicos.

A Feira do Património inscrevendo-se nesta profícua conjugação de sinergias, associa nesta edição, que decorre em Guimarães, a mais-valia do Património classificado pela UNESCO, surgindo como um irresistível convite para vivenciar o Porto e Norte de Portugal.

A programação cultural do Porto e Norte de Portugal que desenhamos no âmbito da Feira do Património promove um apelativo conjunto de conteúdos interpretativos alusivos à temática “Comunicar o Património”, evidenciando as suas múltiplas expressões que resgatando memórias passadas, traduzem uma imagem de prestígio da região.

Cenário inspirador da Identidade Cultural da região, a Feira do Património convida a experienciar o Porto e Norte de Portugal como Destino Turístico por excelência!

Nome Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R.Morada Castelo de Santiago da Barra, 4900-360 Viana do CasteloTelefone +351 258 822 62E-mail [email protected] [email protected]

Page 101: Catálogo Feira do Património 2014

101

Page 102: Catálogo Feira do Património 2014

102

A UCCLA é uma associação intermunicipal de natureza internacional, criada a 28 de Junho de 1985. O acto de fundação foi assinado pelas cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande.

Verdadeira associação de cidades capitais, a UCCLA tem sido palco de frutuosa e intensa acção de intercâmbio e cooperação, assumindo com orgulho a missão de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das suas populações.

A UCCLA orgulha-se de ter mais de 40 cidades (efectivas, associadas e observadores) e 40 empresas apoiantes.

As suas acções, no âmbito da prevenção, saúde e educação, cultura, infraestruturas, saneamento e ambiente, reabilitação e património, formação

empresarial e autárquica, e institucional, têm-se desenvolvido ao longo dos 29 anos no universo das suas cidades-membro.

Atenta às reais necessidades, a UCCLA foi precursora da CPLP. Foi a primeira instituição de parceria público-privada votada à cooperação para o desenvolvimento no seio da lusofonia.

Actualmente, a Comissão Executiva da UCCLA é presidida pela Câmara Municipal da Praia, em Cabo Verde, e a Assembleia Geral pelo Conselho Municipal de Maputo, em Moçambique.

Nome UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua PortuguesaMorada Rua de São Bento, 640, 1250-222 Lisboa - PORTUGALTelefone +351 213 845 600E-mail [email protected] [email protected] Website www.uccla.pt

Page 103: Catálogo Feira do Património 2014

103

Page 104: Catálogo Feira do Património 2014

104

P R É M I O I N T E R N A C I O N A L I Z A Ç Ã O

D O P A T R I M Ó N I O

Page 105: Catálogo Feira do Património 2014

105

Page 106: Catálogo Feira do Património 2014

106

O Prémio Internacionalização do Património é patrocinado pela Fundação Millennium bcp e pela Spira e a sua edição tem lugar em estreita sintonia com a Feira do Património.

O Prémio destina-se às entidades públicas e privadas participantes como expositoras na Feira do Património 2014 e com capacidade de internacionalização dos seus produtos e/ou serviços. Serão premiadas as três entidades que demonstrem maior interactividade com o público visitante da Feira, financiando-se a respectiva inscrição no Salon du Patrimoine Culturel du Louvre (Paris – França), a ter lugar em Novembro de 2015.

A votação será feita pelo público visitante da Feira e por um júri composto por 3 elementos.

Page 107: Catálogo Feira do Património 2014

107

Page 108: Catálogo Feira do Património 2014

108

S E M I N Á R I O I N T E R N A C I O N A L

Page 109: Catálogo Feira do Património 2014

109

10 E 11 DE OUTUBRO

09h00 – 13h00

PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE

Guimarães

Page 110: Catálogo Feira do Património 2014

110

O Seminário Internacional ‘Comunicar Património’ é parte integrante da programação da Feira patrimonio.pt Millennium bcp 2014, e pretende-se que seja o palco de discussão sobre a actualidade do sector em Portugal, abordando temas emergentes da actividade patrimonial, de forma inovadora e abrangente.

Este ano, o Seminário procurará discutir sobre novas formas de comunicar eficientemente o valor dos recursos culturais que nos permitam fazer chegar a mensagem da importância deste recurso ao maior número de pessoas possível. Para isso, convidámos um excelente conjunto de oradores com reconhecida experiência profissional em áreas afins ou substancialmente diferentes das do património: especialistas de campos tão distintos como os da comunicação, da blogosfera, dos grandes eventos, da literatura para crianças, da publicidade ou das próprias instituições patrimoniais.

A estratégia é assim a de perceber como outros comunicam com sucesso para que possamos aplicar alguns destes ensinamentos à comunicação patrimonial: como se comunica eficientemente para crianças? Como se utiliza a gastronomia para promover o país? O que atrai grandes multidões aos festivais de música? Qual o poder do merchandising no consumo cultural? Como se conta uma história? Quais os suportes e meios tecnológicos mais adequados? Como podemos ter grandes marcas interessadas no património cultural?

O Seminário procura assim ser palco de discussão estimulante, inovadora e contributiva de novas dinâmicas no campo da comunicação patrimonial, com o tão simples mas ainda difícil objectivo de levar a mais gente este recurso endógeno pertença de todos.

Page 111: Catálogo Feira do Património 2014

111

10 / Outubro

9h00 - 13h00

Page 112: Catálogo Feira do Património 2014

112

09h00

Recepção e registo

09h15

O Património em Portugal a pretexto da Feira do Património

Domingos Bragança

Presidente do Município de Guimarães

Catarina Valença Gonçalves

Directora-geral da Spira

Enrique Saiz

Director-geral do Patrimonio Cultural

da Junta de Castela & Leão

Fernando Nogueira

Presidente da Fundação Millennium bcp

Jorge Barreto Xavier

Secretário de Estado da Cultura (*)

10h30Comunicar Património: apresentação da problemática do Seminário

José Maria Lobo de Carvalho

Feira do Património, Spira

Teresa Ferreira

Turismo de Portugal

10h40

Pausa para café

11h00

mesa redondaINSTITUIÇÕES PATRIMONIAIS

moderaçãoJosé Maria Lobo de Carvalho

Feira do Património, Spira

participantes Juan Carlos Prieto

Fundação Santa Maria La Real

Ana Cela

Museu Thyssen-Bornemisza

Álvaro Covões

Everything is New

Nuno Vassalo e Silva

Direcção Geral do Património Cultural

12h30Debate aberto

13h00Almoço para convidados

Page 113: Catálogo Feira do Património 2014

113

11 / Outubro

9h00 - 13h00

Page 114: Catálogo Feira do Património 2014

114

09h15 mesa redonda COMUNICAÇÃO

moderaçãoCatarina Valença Gonçalves

Spira

participantes André Letria

Pato Lógico

Marta Morais

Fundação de Serralves

keynote speakerCarlos Coelho

Ivity Brand Corp

“Património: Portugal do passado ou marca de

Portugal do futuro?”

10h30 Debate aberto

11h00 Pausa para café

11h24 mesa redonda PÚBLICO

moderaçãoMargarida Alçada

Feira do Património, Spira

participantesEmma Carver

Royal Armories

Nelson Carvalheiro

European Travel Blogger 2014

Nigel Mcdonald

No Non-sense Interpretation

12h35 Debate aberto

13h05 Resumo dos trabalhos e conclusões gerais do Seminário

José Maria Lobo de Carvalho

Feira do Património, Spira

13h30 Almoço para convidados

Page 115: Catálogo Feira do Património 2014

115Uma das grandes referências portuguesas

no domínio da construção e gestão de marcas, conduziu, ao longo de 25 anos, centenas de projectos de algumas das marcas mais relevantes em Portugal, como o Multibanco, Telecel/Vodafone, Yorn, Galp Energia, RTP, Tv Cabo, CTT - Correios de Portugal, TAP Portugal, Leya, Sonae.

É autor de diversos estudos sobre

tendências e modelos teóricos de marcas, dos quais se destaca o estudo de organização tipológica ivity Brand Types.

É activista sobre as causas e as marcas de Portugal e autor do livro Portugal Genial. É co-autor do livro Brand Taboos. É professor, colunista, comentador de televisão e colaborador de inúmeras publicações nacionais e estrangeiras, sendo reconhecido pelas suas múltiplas abordagens inovadoras e desafiantes sobre estas matérias.

Como conferencista proferiu nos últimos três anos mais de 100 palestras, a convite de diversas instituições: Governos, Universidades, Associações empresariais e Empresas, em diversos países. Entre outros

C A R L O SC O E L H O

Page 116: Catálogo Feira do Património 2014

116

prémios, foi distinguido como Personalidade de Marketing do Ano 2005 pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing e obteve uma distinção pela sua carreira conferida pelo IADE Creative University.

É, desde Janeiro de 2007, fundador e presidente da Ivity Brand Corp uma consultora internacional de criação, inovação e gestão de marcas onde já acumulou mais de 40 prémios entre os quais a eleição em 2008 como Empresa do ano e o prémio para o melhor projecto de Branding com a marca LEYA; Grande Prémio de Design 2010 pela M&P e Grande Prémio 2010 do Clube de Criativos de Portugal e empresa do ano de 2010.

É fundador do World Bank of Creativity e desde Setembro de 2007 é conselheiro do IPAM para a área de tendências e inovação do ensino. Alguns dos seus textos e apresentações estão disponíveis em www.ivity-corp.com.

Page 117: Catálogo Feira do Património 2014

117Nasceu em Viseu em Março de 1978. Acabou em

2000 a licenciatura em Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Começou o percurso profissional como jornalista na Antena 1, na redacção de Lisboa, e em várias plataformas de jornalismo online. Em 2001 integra os quadros da empresa petrolífera Partex Oil and Gas Holdings Corporation, 100% participada pela Fundação Calouste Gulbenkian, como assessora de administração. Em 2002 conclui uma pós-

graduação em Negócio Mundial do Petróleo e Gás na Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2004 ruma ao Porto e inicia a colaboração com a empresa de papelaria Ambar – Ideias no Papel, como assessora de comunicação e mais tarde como directora de edições. Em 2007 assume as funções de assessora de imprensa da Fundação de Serralves e em 2013 acumula estas funções com a coordenação da equipa da assessoria de comunicação de Serralves, com a tutela de toda a comunicação com os públicos, nas suas várias plataformas.

M A R TAM O R A I S

Page 118: Catálogo Feira do Património 2014

118 Directora de Publicações da Loja-Livraria do Museu Thyssen Bornemisza em Madrid, desde 2007, realizou os seus estudos de Filologia Hispânica, ramo de linguística, na Universidade Complutense de Madrid.

Começou a sua carreira no mundo das edições criando, com outras três sócias, uma agência de serviços editoriais. Posteriormente, trabalhou na Editora da Amnistia Internacional e na Editorial Incafo, acabando por se especializar em

catálogos de arte e publicações para museus. Trabalhou durante 14 anos para a Aldeasa, colaborando com importantes equipamentos culturais espanhóis como o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, o Museu do Prado, o Instituto Valenciano de Arte Moderna ou os Reais Sítios (conjunto de bens do património nacional vinculados à monarquia espanhola).

Mais tarde, transfere os seus conhecimentos de produção editorial para o desenho e produção de objectos de merchandising para museus. Há cerca de sete anos que é responsável pela loja e pelas publicações do Museu Thyssen de Madrid. O seu objectivo é a procura de novos produtos que confiram uma singularidade especial à loja, no contexto das lojas dos museus, bem como a consolidação da loja on-line.

A N AC E L A

Page 119: Catálogo Feira do Património 2014

119Ligado por via familiar à gestão do Coliseu dos

Recreios em Lisboa, é um dos mais conhecidos promotores de espectáculos e pioneiro da organização de festivais de música em Portugal.

É formado em Gestão de Empresas pela Universidade Lusíada e depois de uma passagem pelos mercados de capitais, foi co-fundador da empresa Música no Coração, juntamente com Luís Montez. Mais tarde criou a Everything Is New, empresa actualmente responsável pela

organização de eventos como o Optimus Alive, que 2014 vai na sua sexta edição.

Esteve também ligado ao Festival de Vilar de Mouros.Á LVA R O

C O V Õ E S

Page 120: Catálogo Feira do Património 2014

120 Nasceu em Lisboa, em 1973. Trabalha como ilustrador desde 1992. O seu trabalho divide-se entre a ilustração de livros para crianças, a ilustração editorial, a cenografia e a animação. Como ilustrador ganhou diversos prémios de onde se destacam o Prémio Nacional de Ilustração, em 2000; o Prémio Gulbenkian, em 2004; ou um Award of Exellence for Illustration, atribuído pela Society for News Design (EUA). Está publicado em diversos países, como os

EUA, Brasil, Inglaterra, Espanha ou Itália. Criou o Farol de Sonhos – Encontro sobre o Livro e o Imaginário Infantil, em 2006. Em 2010, fundou a editora Pato Lógico Edições, distinguida com uma menção nos Bologna Ragazzi Awards 2014, atribuída ao livroMAR. Foi jurado das duas primeiras edições do Bologna Ragazzi Digital Award, da Feira de Bolonha, e criou, em parceria com a Biodroid, o projecto Nave Especial, dedicado à Edição Digital.

A N D R ÉL E T R I A

Page 121: Catálogo Feira do Património 2014

121Formado em História da Arte pela Faculdade

de Letras das Universidade de Lisboa e Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui uma pós-graduação em Museum leadership pelo Getty Leadership Institute - Claremont Graduate University.

Durante a sua carreira profissional, foi técnico superior do Instituto Português do Património Cultural, conservador do Museu e Igreja de S.

Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Director-adjunto do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, cargo de ocupava quando, no início de 2014, foi seleccionado, após concurso público, para o cargo de Director-Geral do Património Cultural.

N U N OVA S S A L OE S I LVA

Page 122: Catálogo Feira do Património 2014

122 Director da No Nonsense-Interpretation Ltd. desde 2010, Nigel Mcdonald é especialista em estratégias de interpretação e comunicação para todo o tipo de formatos e meios, incluindo geo e earthcaching, integrando a produção de conteúdos com as actividades de gestão e marketing. Da sua actividade actual, destacam-se a organização de exposições e a produção de conteúdos para guias áudio e smartphones.

Ao longo da sua carreira foi responsável pela interpretação patrimonial e turística do Shropshire Council e gestor de projectos de interpretação e acessibilidade financiados pela União Europeia no Shropshire Hills Area of Outstanding Natural Beauty (AONB), nomeadamente na criação de circuitos pedestres e para bicicletas, transportes sustentáveis, festivais pedestres e dois centros de interpretação. Colaborou ainda durante quatro anos como sócio da empresa Telltale, no desenvolvimento de estratégias comportamentais do público, dando aconselhamento na gestão de várias atracções turísticas.

É membro da Association for Heritage Interpretation desde 1998.

N I G E LM C D O N A L D

Page 123: Catálogo Feira do Património 2014

123Com mais de 15 anos de experiência no sector

do património e dos museus, Emma Carver é especialista na concepção e desenvolvimento de experiências inovadoras e de alta qualidade para os visitantes de sítios históricos, museus e colecções.

Iniciou a sua carreira na Historic Scotland, como responsável pelos projectos de interpretação e apresentação do Caerlaverock Castle (Dumfries

& Galloway) e Arnol Blackhouse (Isle of Lewis). Posteriormente foi Directora de Interpretação na English Heritage, responsável pela estratégia e pela equipa de interpretação nos projectos de Audley End House, Dover Castle, Pendennis Castle, entre outros. Já como Directora de Interpretação e Educação foi responsável pelo novo projecto de interpretação, ensino e apresentação para Stonehenge, um dos mais conhecidos e visitados sítios arqueológicos da Europa, classificado como Património Mundial da Humanidade. Foi também coordenadora do Stonehenge Archaeology Panel e do Stonehenge Museums Partnership.

Recentemente, esteve envolvida na gestão e desenvolvimento do programa de acolhimento ao público, enquanto Directora-Adjunta, no National Army Museum, nomeadamente nos

E M M AC A R V E R

Page 124: Catálogo Feira do Património 2014

124

planos de educação, marketing, comunicação e design, na candidatura ao financiamento do Heritage Lottery Fund e nos projectos de touring e exposições temporárias.

Actualmente, é responsável pela interpretação e apresentação das colecções da Royal Armories.

Page 125: Catálogo Feira do Património 2014

125Food and Travel blogger português a viver

em Berlim, é formado em hotelaria com carreira internacional. Foi precisamente graças à sua profissão que começou a interessar-se pelo mundo dos blogues.

Depois de uma passagem pela produção de eventos e festivais de música na empresa Ritmo e Blues, iniciou a sua carreira na área da hotelaria nacional e internacional, destacando-se a passagem pelo The Landmark London e

Lena Hotels Brazil, na área de food&beverage. Em Portugal, foi responsável pela coordenação e supervisão diária do Palácio Belmonte, com um aumento significativo das receitas em 2011 e 2012 e pela direcção do Sintra Boutique Hotel (2013), em pleno centro histórico, englobando a supervisão de todas as actividades, com especial enfoque nas vendas e marketing, atingindo o primeiro lugar na lista do TripAdvisor para hotéis em Sintra, nos primeiros 5 meses de operação.

Desde 2012, colabora regulamente com artigos e imagens em várias publicações nacionais e internacionais sobre viagens, destinos, gastronomia, nomeadamente no seu Travel&Food Blog (nelsoncarvalheiro.com) e escreve sobre Lisboa para várias publicações internacionais: Qantas Inflight Magazine (Austrália), Passport Magazine (África do Sul), Afisha Mir (Rússia),

N E L S O NCARVALHEIRO

Page 126: Catálogo Feira do Património 2014

126

Globalblackbook.com (USA), Les Roches Marbella (CH/SP). É Blogger convidado dos Serviços Nacionais de Turismo do Bahrain e Kerala/India.

Em 2014, foi co-fundador da Unusual Travel Advisors (UNU), uma empresa de planeamento e reservas de viagens, proporcionando experiências construídas ‘à medida’ de cada cliente.

Vencedor dos European Travel Blogger Awards 2014 para a Europa na Feira de Turismo de Madrid, uma distinção votada online, é actualmente o Ambassador for the Blogging Community da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE), promovendo a gastronomia nacional como meio de incentivar o turismo nacional.

Page 127: Catálogo Feira do Património 2014

127Licenciada em Filologia pela Faculdade de

Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1975), tem ainda formação complementar nas áreas de Formação Pedagógica de Formadores (1989) e Liderança da Administração Pública (1998).

Iniciou o seu percurso profissional em comissão de serviço no Gabinete do Ministro das Obras Públicas (1976 a 1980). Em 1980, integrou a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), como Chefe de Divisão de

Documentação (até 1993) e Directora de Serviços de Inventário e Divulgação (1993 a 2007). Neste último cargo, destaca-se a criação da revista Monumentos que dirigiu entre 1994 e 2008 e o seu papel como principal impulsionadora do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico (SIPA), que concebeu e implementou, ferramenta fundamental enquanto recurso de informação ao serviço dos profissionais e das comunidades para a conservação informada, para a interpretação turística, para a utilização do património como motor de desenvolvimento regional.

Participou em vários projectos da UNESCO, nomeadamente, na redacção do Documento de Nara “Development and Integrity of Historic Cities”, UNESCO (1999). Coordenadora de conteúdos e formadora nos cursos ARIS – Architectural Records, Inventories and Information Systems

M A R G A R I DA A L Ç A D A

Page 128: Catálogo Feira do Património 2014

128

for Conservation (2003 a 2009) realizados pelo ICCROM, UNESCO e Getty Institute. Foi Directora Coordenadora do Departamento de Relações Internacionais, Comunicação e Divulgação do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana de 2007 a 2008.

Entre 2008 e 2012 foi Assessora no Turismo de Portugal, sendo responsável pela edição de conteúdos de interpretação para o Património Mundial e pelo projecto “Tourism Management at World Heritage Sites of Portuguese Origin”, parceria entre o Turismo de Portugal e a UNESCO para desenvolvimento de uma metodologia (e respectivos materiais de formação) destinada a ser aplicada nos sítios classificados pela UNESCO no sentido da sua qualificação enquanto valores patrimoniais e, simultaneamente, destinos turísticos.

Page 129: Catálogo Feira do Património 2014

129Historiadora da Arte pela Universidade Nova de

Lisboa (UNL) trabalha há 16 anos na aproximação das pessoas ao património através da criação de serviços e produtos mediadores. É Doutorada pela UNL, tem um Diplôme de Hautes Études pela Paris 1 – Panthéon Sorbonne, Mestrado em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e uma Pós-Graduação em Direito do Património Cultural pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

É autora de vários livros e artigos sobre a sua matéria de especialização em História da Arte e nas temáticas da Gestão Patrimonial. Foi Investigadora Integrada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas até 2013 e professora convidada no ISCTE em 2010/11. Foi ainda membro do Conselho Consultivo do ICOMOS Portugal entre 2007-2008. É membro do Conselho Coordenador da SEDES (2012-2014 e novamente 2014-2016).

Iniciou a sua carreira no GECoRPA - Grémio da Empresas de Conservação e Restauro, tendo igualmente exercido funções de coordenação na AMCAL - Associação de Municípios do Alentejo Central (Cuba) e na Fundação Alentejo - Terra Mãe (Évora). Colaborou igualmente no Inventário Temático de Pintura Mural da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (Distritos de Vila Real e Bragança).

C ATA R I N AVA L E N Ç AG O N Ç A LV E S

Page 130: Catálogo Feira do Património 2014

130

Em 1998, criou a Rota do Fresco, a primeira rota de touring cultural no país, promovendo visitas a património cultural desconhecido ou inacessível e possibilitando a descoberta do repertório da pintura mural a fresco no Alentejo. Foi o pioneirismo da Rota do Fresco que originou a Spira – revitalização patrimonial, empresa que fundou no Dia da Criança, em 2007, com sede em Vila Nova da Baronia, Alvito.

Em 7 anos de existência, a Spira criou 4 áreas de negócio, todas focadas no património cultural e natural e procurando cobrir, progressivamente, a fileira económica deste recurso endógeno: Touring Cultural e Paisagístico, Educação Patrimonial, Comunicação e, por fim, a Consultoria.

A Spira emprega cerca de 10 profissionais, tem a sua sede no Alentejo (Vila Nova da Baronia), uma loja / escritório em Lisboa, no Amoreiras

Shopping Center (MAPA – espaço criativo) e um escritório em Guimarães, na Plataforma das Artes e da Criatividade.

Page 131: Catálogo Feira do Património 2014

131

Arquitecto pela Universidade Lusíada de Lisboa, é Doutorado em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico, tem um Master of Arts in Conservation Studies pelo Institute of Advanced Architectural Studies da Universidade de York e uma Pós-graduação em Conservação e valorização de Edifícios Antigos e Centros Históricos, pelo IST.

Iniciou a sua carreira profissional na Direcção

Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, tendo coordenado (1997-2003) o Projecto da Carta de Risco e colaborado no Inventário dos Conjuntos Urbanos, participando no levantamento de vários edifícios e centros históricos em Portugal, Madeira, Cabo Verde e Brasil.

Em 2007, integra a Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. como responsável pelas intervenções de conservação no Palácio Nacional da Pena e pela coordenação do projecto de reconstrução do Chalet da Condessa d’Edla. Em 2012, recebeu uma menção honrosa do Prémio Grémio Literário, pelo projecto de restauro e investigação histórica da reconstrução do Chalet da Condessa d’Edla. Em 2013, o projecto de restauro do Chalet da Condessa d’Edla foi distinguido com o European Union Prize for Cultural Heritage / Europa Nostra Award.

J O S ÉM A R I A L O B O D E C A R VA L H O

Page 132: Catálogo Feira do Património 2014

132

No âmbito da colaboração com a Spira - revitalização patrimonial, Lda., participou na re-edição da patrimonio.pt em 2012, assim como na organização da Feira do Património 2013. Na Feira do Património 2014 é responsável pelo Seminário Internacional e pelo Estudo de Impacto Económico do evento.

Desde 2010 é Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico e membro investigador do ICIST. Desde 2013 é docente da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.

Page 133: Catálogo Feira do Património 2014

133

Arquitecto licenciado pela Universidade de Valladolid, ao longo da sua carreira profissional participou em inúmeros projectos da Fundação Santa Maria la Real. Actualmente desenvolve e gere programas de conservação e restauro, de base territorial, com particular enfoque na arquitectura do Românico, nomeadamente intervenções de restauro arquitectónico e de bens móveis, escavações arqueológicas,

planos de salvaguarda, projectos de marketing e comunicação, publicações e produção audiovisual.

Em 1990 inicia a sua colaboração profissional com a Fundação Santa Maria la Real (Aguilar de Campoo), desenvolvendo projectos de reabilitação e de restauro de edifícios rurais e igrejas românicas, participando também na Enciclopédia do Românico de Castela e Leão. Em Maio de 1994 é nomeado Director do Centro de Estudos do Românico e em Dezembro de 1994 é nomeado Director-geral da Fundação Santa Maria la Real, cargo que ocupa desde então. Ao longo destes anos, participou no desenvolvimento do programa Atelier-Escola e na transformação destes programas formativos

em várias iniciativas de natureza empresarial como a Enciclopédia do Românico da Península

J U A NC A R L O SP R I E T O

Page 134: Catálogo Feira do Património 2014

134

Ibérica, Ornamentos Arquitectónicos, Pousadas do Românico, Património & Restauro, Residência de Terceira Idade, Canal Património, Ofícios em Rede, etc.

Em paralelo com as responsabilidades de gestão da Fundação, participa desde 2010 na coordenação do Plano de Conservação e Restauro das Igrejas Românicas da Comuna de Campoo, promovido pela Fundação Caja Madrid e pelo Governo da Cantábria, do Plano de Conservação Românico Norte, promovido pela Junta de Castela e Leão e do Plano do Românico de Guadalajara em vigor, promovido pela Junta das Comunidades de Castilha La Mancha. Igualmente participa na direcção do Plano Românico Douro Atlântico (Espanha-Portugal), promovido pela Fundação Iberdrola, a Junta de Castela e Leão e o Ministério da Cultura de Portugal.

Em 2010, promove a criação da Santamaría la Real-Chile, empresa participada pela Fundação, dedicada ao desenvolvimento de projectos de gestão do património e, no mesmo ano, é nomeado Director do congresso internacional da Feira AR&PA de Valladolid.

Page 135: Catálogo Feira do Património 2014

135

Page 136: Catálogo Feira do Património 2014

136

H E R I T A G ET A L K S

Page 137: Catálogo Feira do Património 2014

137

11 DE OUTUBRO

14h30 – 18h30

PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE

Guimarães

Page 138: Catálogo Feira do Património 2014

138

As Heritage Talks, a decorrer no âmbito da Feira patrimonio.pt Millennium bcp com o apoio da ADDICT, destinam-se a individuais ou empresas – jovens universitários ou profissionais – que queiram apresentar ideias ou projectos, a desenvolver ou em fase de desenvolvimento, directa ou indirectamente ligados à área do património cultural.

O objectivo primeiro das Heritage Talks é facultar a oportunidade de avaliação dos projectos por parte de um painel de comentadores, constituído por profissionais representantes das áreas da cultura, do turismo e do empreendedorismo. Adicionalmente, as Heritage Talks são também uma oportunidade de divulgação dos projectos ao público e a potenciais investidores presentes.

Cada apresentação tem a duração máxima de 20 mins, incidindo sobre o foco do projecto,

objectivos qualitativos e quantitativos e necessidades de desenvolvimento, sendo posteriormente comentada pelo painel de comentadores durante 10mins, em debate aberto.

Com o apoio da ADDICT e do

Microcrédito Millennium bcp

Page 139: Catálogo Feira do Património 2014

139

Page 140: Catálogo Feira do Património 2014

140

T O U R I S MT A L K S P R O

Page 141: Catálogo Feira do Património 2014

141

10 DE OUTUBRO

14h30 – 18h30

PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE

Guimarães

Page 142: Catálogo Feira do Património 2014

142

O programa da Feira do Património deste ano integra as Tourism Talks Pro, um evento dedicado ao tema “Digitalização do Turismo e Património”, e que se destina a empreendedores e a micro e pequenas empresas do turismo.

As Tourism Talks Pro têm como principal objectivo discutir os novos modelos de experiência e de negócio, e as tendências que decorrem da digitalização e do seu impacto na actividade turística em torno do património e dos conteúdos culturais. Pretende-se colocar em evidência as oportunidades e projectos inovadores e os agentes facilitadores do seu desenvolvimento. Reunimos um conjunto de casos práticos e oradores que irão partilhar as suas experiências e perspectivas.

Inscrição gratuita, sujeita à capacidade da sala.

Page 143: Catálogo Feira do Património 2014

143

Page 144: Catálogo Feira do Património 2014

144

S E X T A - F E I R A , 1 0 D E O U T U B R O

14h30 Recepção dos participantes

15h00 Digitalização do Turismo e Património

keynote speakerLuís Costa

15h30 Oportunidades para as Empresas

Liliana Navarra CEO da Lisbon Movie Tour

Alexandre Pinto CEO da iClio - Projeto JiTT | Take a Walk in Time

Nuno Alves CEO da Exciting Space - plataforma StoryTrail

16h30 Coffee Break | Networking

17h00 Oportunidades para as Empresas Vladimiro Feliz

Presidente da Direcção da ADDICT Turismo de Portugal

18h00 Notas Finais

Page 145: Catálogo Feira do Património 2014

145

Page 146: Catálogo Feira do Património 2014

146

I N N O V A T I O NP O I N T

Page 147: Catálogo Feira do Património 2014

147

10 E 11DE OUTUBRO

CASADAMEMÓRIA

Guimarães

Page 148: Catálogo Feira do Património 2014

148

S E X TA - F E I R A , 1 0 D E O U T U B R O

14h15 Recolhimento da Santa Maria Madalena e São Gonçalo, ou das Convertidas,

Braga 2014 - Intervenção de Conservação Preventiva 1ª Fase

Direção Regional de Cultura do Norte

16h30 Subprograma Europa CriativaCentro de Informação Europa Criativa

17h00 MHS – Monitoring Heritage System Fundação Santa Maria la Real

17h30 Azulejos tradicionais de fachada em Ovar - Contributos para uma metodologia de conservação e restauro

Câmara Municipal de Ovar

18h00 Projecto de construção de uma Rede de Castros do Noroeste Peninsular

Direção Regional de Cultura do Norte

18h30 Apresentação Instituto da Construção

Faculdade de Engenharia Universidade do Porto

Page 149: Catálogo Feira do Património 2014

149

S Á B A D O , 1 1 D E O U T U B R O

14h30 Extensão do Museu Alberto de Sampaio, recentemente inaugurado

Direção Regional de Cultura do Norte

15h30 Lojas em Museusideia, designers

16h30 Programa de Educação Patrimonial "Aproximar"

Mundo Património | Spira

17h00 Marca-território que comunica Património e Produto

Aldeias Históricas de Portugal

17h30 Tecnologia: um valor acrescentado à promoção e defesa do património

Famasete

18h00 Sabores BeneditinosDireção Regional de Cultura do Norte

18h30 Rota dos MoinhosMunicípio de Albergaria-a-Velha

Page 150: Catálogo Feira do Património 2014

150

Page 151: Catálogo Feira do Património 2014

151

Page 152: Catálogo Feira do Património 2014

152

P R O G R A M AC U L T U R A L

Page 153: Catálogo Feira do Património 2014

153

10,11 E 12DE OUTUBRO

CASADAMEMÓRIA

Guimarães

Page 154: Catálogo Feira do Património 2014

154

A Feira conta com uma programação rica de eventos culturais como demonstrações gastronómicas regionais, workshops de gastronomia e vinhos, ateliers de artes e ofícios, danças tradicionais, recriações históricas e música. Esta programação conta com uma parceria estratégica com o Turismo Porto e Norte.

Page 155: Catálogo Feira do Património 2014

155

Page 156: Catálogo Feira do Património 2014

156

S E X TA - F E I R A , 1 0 D E O U T U B R O

12h00 ~ 21h00 Promoção das Sexta 13

Vídeos promocionais de Montalegre e Sexta 13 Queimada Galega, com Pe. Fontes

Município de Montalegre

12h00 ~ 21h00 Degustação de Vinho do Porto, de Broa de

Avintes e de Velhotes (Doce de Romaria)Município de Vila Nova de Gaia

12h00 ~ 21h00 Feltrando,

Transformar a Criatividade Inclusiva em NegócioApresentação do projecto. Mostra e Venda.

Município de São João da Madeira14h00

Apresentação "Caminho Português Interior de Santiago"

Projecto Intermunicipal e a sua integração na Federação Europeia dos Caminhos de Santiago

Município de Vila Pouca de Aguiar

15h00 ~ 18h00 Rendilheira de Vila do Conde

a trabalhar ao Vivo

Mostra com Artesanato de Vila do CondeRendas de Bilros

Degustação da Doçaria Local Pão Doce Tradicional

Município de Vila do Conde 15h00

Demonstração Gastronómica do Sarrabulho à moda de Ponte de Lima

Confraria do Sarrabulho à moda de Ponte de Lima

Município de Ponte de Lima16h00 ~ 18h00

Degustação de Carne Maronesa Confecção “Posta Maronesa”

Restaurante Adega Regional 7 Condes Apresentação da raça maronesa

Associação dos Criadores do Maronês Município de Mondim de Basto

Page 157: Catálogo Feira do Património 2014

157

S Á B A D O , 1 1 D E O U T U B R O

12h00 ~ 21h00 Sexta 13

Vídeos promocionais de Montalegre e Sexta 13 Queimada Galega, com Pe. Fontes

Município de Montalegre 12h00 ~ 21h00

Degustação de Licores Licoreira Portuguesa

12h00 ~ 21h00 Promoção da Póvoa de Varzim

Degustação da Rabanada Poveira Município da Póvoa de Varzim

14h30 Apresentação

“Museu de Lamego: um museu dois projectos” Museu de Lamego em colaboração com a

Douro Alliance 15h00

Demonstração de Pudim Abade de Priscos APTECE – Associação Portuguesa de Turismo

de Culinária e Economia 15h30

Filme promocional do Roteiro Camiliano em Ribeira de Pena,

Realização de Luís Costa Ribeiro.Município de Ribeira de Pena

16h00 Degustação e venda de Pão e Regueifa de Ul

pelo Parque Temático MolinológicoMunicípio de Oliveira de Azeméis

16h00 ~ 18h00 Degustação de Carne Maronesa

Confecção “Posta Maronesa”Restaurante Adega Regional 7 Condes

Apresentação da raça maronesa Associação dos Criadores do Maronês

Município de Mondim de Basto16h00

Actuação dos Pauliteiros de Miranda Município de Miranda do Douro

17h00 Degustação e venda de Queijos Indulac

Martins & Rebelo Município de Oliveira de Azeméis

18h00 Prova Comentada de Espumantes

APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia

Page 158: Catálogo Feira do Património 2014

158

18h00 Degustação e Venda de Cerveja Artesanal

DeusaMunicípio de Oliveira de Azeméis

18h00 Recriação Histórica “Vir a Banhos”

Município de Espinho 18h30

Actuação do Grupo Folclórico Poveiro Município da Póvoa de Varzim

Page 159: Catálogo Feira do Património 2014

159

D O M I N G O , 1 2 D E O U T U B R O

12h00 ~ 18h00 Degustação de Licores

Licoreira Portuguesa

12h00 ~ 18h00 Promoção e Degustação de Produtos

Regionais Mercado do Bom Sucesso

Porto

12h00 ~18h00 Promoção de Doces Conventuais de

GuimarãesPastelaria Clarinha - Divina Gula

12h00 ~18h00 Mostra e degustação de

doçaria conventual e regionalVenda de produtos regionais

Município de Arouca

12h00 ~18h00 Prova Comentada e

Degustação de Enchidos e FumadosMinho FumeiroPonte de Lima

14h00

Venda de Doces Regionais (Beijinhos, Zamacóis, Queijadas de Cenoura) pela

Confeitaria LaranjeiraMunicípio de Oliveira de Azeméis

16h00Actuação dos Pauliteiros de Ossela

Município de Oliveira de Azeméis

Page 160: Catálogo Feira do Património 2014

160

Page 161: Catálogo Feira do Património 2014

161

Page 162: Catálogo Feira do Património 2014

162

A N I M A Ç Ã OP E D A G Ó G I C A

Page 163: Catálogo Feira do Património 2014

163

10,11 E 12DE OUTUBRO

CASADAMEMÓRIA

Guimarães

Page 164: Catálogo Feira do Património 2014

164

Expressamente para as Famílias, a Feira oferece ateliers divertidos e pedagógicos sobre o nosso património, a cargo da Fundação de Serralves, da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Oficina, do Mercado Azul de Guimarães e do Mundo Património.

Page 165: Catálogo Feira do Património 2014

165

S E X TA - F E I R A , 1 0 D E O U T U B R O

10h30 ~18h00 Aproxima-te! As escolas vão ao patrimónioA acção de sensibilização patrimonial “Aproxima-te!” pretende aproximar as crianças do património cultural português.agrupamento de escolas do concelhoMundo Património & Câmara Municipal de Guimarães

12h00 ~18h00 Biodiversidade e AmbienteJanela para a prática educativa desenvolvida nos programas de ambiente do Serviço Educativo nos seus dois grandes eixos de actuação: Biodiversidade - explorando a fauna e a flora do Parque - e Ambiente - explorando a energia, a água, o ar e o solo. Na oficina serão desenvolvidas actividades práticas, recorrendo a equipamentos e a materiais utilizados durante as sessões pedagógicas no Parque de Serralves. As actividades tipificarão vários formatos trabalhados para os diferentes públicos do Serviço Educativo - Ambiente, enfatizando o público Famílias e o público Escolas.a partir dos 6 anos . Fundação de Serralves

12h00 ~ 18h00Ecoteca e Legoteca – criamos cidades e construímos património!a partir dos 6 anosMercado Azul

12h00 ~ 18h00 Colecções ImprováveisEsta é uma oficina que propõe aos participantes o início de uma colecção improvável, a partir de imagens do quotidiano e da colecção do Museu de Serralves. Entre o grupo familiar, as vivências, as identidades, e os objectos pessoais partilháveis, são convocados para uma combinação de peças, nunca antes vista. No fim, o trabalho pode ser apreciado, conservado e divulgado, como convém a qualquer colecção.

a partir dos 6 anos . Fundação de Serralves

15h00 ~16h00 Oficina Tesselatum, mosaico romano:O que é e como se constróiOficina experimental de criação de padrões e/ou recriação dos motivos romanos de forma a construir um fragmento de mosaico, depois de

Page 166: Catálogo Feira do Património 2014

166

ser feita uma introdução ao tema através da observação do mosaico da domus do Museu e das peças em exposição. . crianças dos 6 aos 14 anos Museu D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscaínhos

16h00 Cerâmica manual: como fazer em barroActividade  de arqueologia experimental, de expressão plástica e de modelação de barro que visa a criação e a decoração de peças. Tem como objectivo estimular a observação e a criatividade de forma a permitir compreender

alguns conceitos relacionados com os materiais, as tecnologias, a produção e a funcionalidade das peças cerâmicas da Pré e Proto-História, até à época romana.crianças dos 6 aos 14 anos Museu D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscaínhos

Page 167: Catálogo Feira do Património 2014

167

S Á B A D O , 1 1 D E O U T U B R O

12h30 Rota Festas Nicolinas

14h30 Rota das Sonoridades

15h30 Rota dos Couros

16h30 Rota da Pintura Mural

Aproxime-se! Os visitantes vão ao patrimónioAcção de educação e sensibilização patrimonial, em que crianças e jovens vimaranenses se tornam os protagonistas e apresentam a sua cidade em roteiros temáticos, durante o fim-de-semana de 11 e 12 de Outubro.número participantes 15famílias e público em geralMundo Património & Mercado Azul

12h00 ~ 18h00Ecoteca e Legoteca – criamos cidades e construímos património!a partir dos 6 anosMercado Azul

15h00 ~ 16h00A Biodiversidade na Cerca do MosteiroEsta actividade pretende explorar os diversos ecossistemas presentes na cerca, nomeadamente no que se refere à sua riqueza em termos de fauna e flora, dando a conhecer as diferentes espécies que aí habitam, procurando assim sensibilizar os participantes para a sua protecção.

a partir dos 5 anos de idade

Mosteiro de Tibães

12h00 ~ 21h00Exposição Flor na PeleO projecto Flor na Pele, co-produzido pel’A Oficina e pela Fundação Calouste Gulbenkian, visa reflectir sobre o património imaterial associado ao ciclo do linho. Em Guimarães ainda se mantém o cultivo de um linhal, associado à Festa do Linho, evento organizado pelo Grupo Folclórico da Corredoura. Esta prática é memória do contexto profissional de grande parte da população local e esteve na base do principal motor da economia do Vale do Ave: as actividades ligadas à produção têxtil.A exposição Flor na Pele, fruto do acompanhamento do ciclo do linho em 2013

Page 168: Catálogo Feira do Património 2014

168

por Sara Franqueira (cenografia), Carlos Lobo (fotografia) e Filipe Silva (som), é o mote para uma visita especial que revela a magia de os Homens se vestirem com elementos da terra desde tempos imemoriais e inclui pequenas experiências práticas associadas a este universo.Visita orientada das 12h00 às 13h00

A Oficina

D O M I N G O , 1 2 D E O U T U B R O

12h00 Rota da Penha14h30 Rota das Sonoridades15h30 Rota da Pintura Mural16h30 Rota de Couros17h00 Festas Nicolinas

Aproxime-se! Os visitantes vão ao patrimónioAcção de educação e sensibilização patrimonial, em que crianças e jovens vimaranenses se tornam os protagonistas e apresentam a sua cidade em roteiros temáticos, durante o fim-de-semana de 11 e 12 de Outubro.número participantes 15 famílias e público em geral

Mundo Património & Mercado Azul

14h00 ~ 16h00Um Castelo que marcaO Castelo de Guimarães, para além de inspirador, é

Page 169: Catálogo Feira do Património 2014

169

um marco na História do nosso país. Neste atelier, vamos transformar o Castelo de Guimarães num marcador para os teus livros de histórias!todas as idades

Mundo Património

16h00 ~ 17h30Azulejos de papelHá quem faça origamis com papel, nós fazemos lindos painéis de azulejos, procurando inspirações nos azulejos que revestem as casas ou palácios do nosso país! Vem desenhar connosco! todas as idades

Mundo Património

15h00 ~ 16h00Construção de máscarasNeste atelier, as crianças poderão montar máscaras de personagens históricas ligadas ao castelo de Guimarães e às colecções do Museu de Alberto Sampaio. a partir dos 5 anos de idadeMuseu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança

12h00 ~ 18h00Exposição Flor na PeleVisita orientada das 12h00 às 13h00

A Oficina

Page 170: Catálogo Feira do Património 2014

170

Page 171: Catálogo Feira do Património 2014

171

Page 172: Catálogo Feira do Património 2014

172

L O J AC H I T A

Page 173: Catálogo Feira do Património 2014

173

Page 174: Catálogo Feira do Património 2014

174

1,00€ do valor de compra do bilhete de entrada

na Feira é descontado na compra de produtos na

loja Chita para compras superiores a 5,00€.

A marca Chita – variações de património

reúne uma selecção dos produtos mais criativos

ligados ao património cultural. Teve a sua

primeira presença na Feira do Património 2013

e tem actualmente um ponto de venda na loja

MAPA – espaço criativo, no Amoreiras Shopping

Center, em Lisboa. A Feira do Património contará

com um espaço de venda de produtos ao público

visitante a cargo da Chita, disponível durante os

três dias de Feira acompanhando o seu horário

de abertura e fecho. Situada na recepção, junto

à entrada principal, a loja Chita irá disponibilizar

produtos ligados ao tema do património de

diversos fornecedores – livros e publicações de

especialidade, merchandising cultural, produtos

gastronómicos, produtos para o target infantil,

entre outros.

Page 175: Catálogo Feira do Património 2014

175

um projecto

spira.pt

Page 176: Catálogo Feira do Património 2014

176

FEIRA DO PATRIMÓNIO 2014

COMUNICARPATRIMÓNIOCASA DA MEMÓRIA EM GUIMARÃES

10, 11 E 12 DE OUTUBRO DE 2014