Catalogo Formação

35
CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2013

description

Fique a conhecer os novos cursos de formação da Global Score. Fale connosco! http://www.globalscore.pt ou envie-nos um e-mail para [email protected]

Transcript of Catalogo Formação

Page 1: Catalogo Formação

CATÁLOGODE FORMAÇÃO2013

Page 2: Catalogo Formação

ÍNDICE

03. Global Score Consultores

A Empresa

Política de Qualidade e Inovação

Formação

04.

06.

08.

Clientes09.

10. Formação

Gestão e Administração

Enquadramento na Organização / Empresa

Informática na Óptica do Utilizador

11.

12.

27.

Protecção do Ambiente28.

Serviços de Saúde Pública

Segurança e Higiene no Trabalho

29.

30.

33. Regulamento

35. Contactos

Page 3: Catalogo Formação

GLOBAL SCORE CONSULTORES

03.

O Conhecimento é o pilar da nossa actividade. Com Rigor, Competência, Dedicação e Inovação cresceremos de forma sustentável, garantindo o sucesso no negócio para os nossos clientes.

Page 4: Catalogo Formação

A EMPRESAA Global Score Consultores Lda. é uma empresa de Consultoria de Gestão especialista nas áreas associadas à Estratégia, Integração de Sistemas, Lean Six Sigma, Qualidade, Ambiente, Segurança e Higiene no Trabalho, Sistemas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), Segurança Alimentar e Responsabilidade Social.

Oferecemos um conjunto de produtos desenhados à medida de cada cliente, contribuindo para o seu desenvolvimento e aumento de eficiência operacional através de assistência personalizada, elevada competência e experiência dos nossos consultores e formadores, procurando uma diferenciação na vasta oferta neste setor de actividade.

A Global Score é Entidade Formadora Certificada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) nas seguintes áreas de educação e formação:

345 - Gestão e administração347 - Enquadramento na organização/empresa482 - Informática na ótica do utilizador851 - Tecnologia de proteção do ambiente853 - Serviços de saúde pública862 - Segurança e higiene no trabalho

Está também autorizada pela ACT para prestação de Serviços Externos de Segurança e Higiene no Trabalho.

A Global Score possui um Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela APCER, para o seguinte âmbito:

Prestação de serviços de consultoria, auditoria e formação nas áreas de Gestão; prestação de serviços técnicos (Qualidade, Ambiente, Segurança e Higiene no Trabalho e Segurança Alimentar); prestação de serviços externos de Segurança e Higiene no Trabalho e desenvolvimento de soluções de gestão, incluindo software.

O nosso Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), igualmente certificado pela APCER, para o seguinte âmbito:

Inovação de produtos e soluções de software de gestão.

A Empresa conta ainda com a parceria de outras entidades e consultores especialistas em algumas áreas. Surgimos, assim, com objetivos claros de prestar um serviço de excelência aos nossos Clientes contribuindo para o seu sucesso empresarial, procurando a sua plena satisfação e tornando-nos progressivamente uma opção segura no mercado de Consultoria, Auditoria e Formação em Portugal.

Global Score Consultores 04.

Page 5: Catalogo Formação

VISÃOO Conhecimento é o pilar da nossa atividade.Com Rigor, Competência, Dedicação e Inovação cresceremos de forma sustentável, garantindo o sucesso no negócio para os nossos clientes.

MISSÃOO nosso crescimento sustenta-se na partilha de conhecimentos, valores e competências, que nos permite prestar um serviço de excelência em Consultoria, Auditoria e Formação nas áreas de Estratégia, Gestão Integrada, IDI, Qualidade, Ambiente, Segurança e Higiene no Trabalho (SHT) e Segurança Alimentar.

A Global Score dispõe de metodologias, ferramentas inovadoras e técnicos especialistas nos domínios em que atua, oferecendo soluções integradas adequadas ao negócio dos seus clientes, promovendo a credibilidade e valor acrescentado, o qual conduz à satisfação plena das suas necessidades e ao seu sucesso empresarial.

A Global Score procura prestar um serviço de excelência de modo a satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, garantindo o sucesso do seu negócio.

VALORESCumprimos a nossa missão considerando sempre os valores operativos que regem a forma como trabalhos e os valores finalistas que remetem para a nossa relação com os clientes.

No que respeita o nosso modo de trabalho, atendemos ao profissionalismo, responsabilidade e competência como centrais para cada trabalho, sendo acompanhados por um forte espírito de equipa.

Por sua vez, os nossos clientes beneficiam de valores como a qualidade e rigor de serviço, confiança perante a equipa e o trabalho desenvolvido, assim como partilha, disponibilidade e o uso de metodologias que empregam elementos de inovação, tornando-nos atuais perante o mercado.

Global Score Consultores 05.

Page 6: Catalogo Formação

POLÍTICA DE QUALIDADE E INOVAÇÃO

A Global Score Consultores, empresa já com referências no mercado nacional de Consultoria e Formação nas áreas de gestão e organização, está consciente da sua responsabilidade e impacto das suas atividades, produtos e serviços na sustentabilidade do negócio dos seus Clientes.

Estabelece, assim, o compromisso de aposta na criação de um clima de criatividade individual e colectiva, que promova a aprendizagem e o aproveitamento das oportunidades de Inovação e de Melhoria Contínua da Qualidade dos seus processos, produtos e serviços e de toda a estrutura organizativa envolvente.

A Global Score assume-se, portanto, como uma Empresa socialmente responsável, constituída por uma equipa motivada, competente e inovadora, empenhada em gerar valor para os seus clientes, colaboradores, accionistas e outras partes interessadas.

Global Score Consultores 06.

Page 7: Catalogo Formação

Para tal, comprometemo-nos a:

Desenvolver uma Cultura de Competência, Qualidade e Inovação, através da promoção de campanhas de criatividade, análise de oportunidades, promoção de eventos e atividades de reforço dos valores operativos entre os elementos da sua equipa.

Estabelecer um compromisso com a Inovação e Melhoria Contínua através de Projetos de Inovação, suportados por uma adequada vigilância de mercado, tecnológica e organizacional.

Aposta numa comunicação aberta e transparente, envolvendo e alinhando as equipas para os processos chave e alcance dos resultados planeados.

Promover a sensibilização e formação dos colaboradores para o reforço das suas competências e qualificação e na melhoria da qualidade de vida.

Satisfazer as necessidades dos clientes fornecendo-lhes produtos e serviços que correspondam às suas expectativas de modo a estabelecer uma relação de confiança e fidelidade com a marca GS / Global Score.

Explorar as oportunidades de mercado criadas, oferecendo soluções inovadoras e eficazes para o Cliente e para a Global Score.

Cumprir a legislação e regulamentos gerais e específicos aplicáveis às suas atividades, bem como os requisitos das Normas NP EN ISO 9001:2008 e NP 4457:2007.

Assegurar a utilização eficiente dos recursos e a incorporação de tecnologias inovadoras na gestão das suas atividades, minimizando as atividades sem valor acrescentado, de forma a garantir a sustentabilidade da Empresa.

Estabelecer parcerias orientadas para os benefícios de ambas as partes.

Global Score Consultores 07.

Page 8: Catalogo Formação

FORMAÇÃO

345.

GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO851.

TECNOLOGIA DE PROTEÇÃO DO AMBIENTE

347.

ENQUADRAMENTO NA ORGANIZAÇÃO / EMPRESA

853.

SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA

482.

INFORMÁTICA NAÓPTICA DO UTILIZADOR

862.

SEGURANÇA E HIGIENENO TRABALHO

A Formação Profissional desenvolvida pela Global Score visa, fundamentalmente, a melhoria da eficiência das Organizações através do aumento das qualificações dos seus recursos humanos. Para além de dar resposta à formação interna, assume as seguintes vertentes organizativas:

Intraempresas | serviço prestado à medida do Cliente, directamente às Organizações que adjudiquem propostas de formação ou consultoria, ou prestado, como serviço subcontratado, às Empresas Parceiras;

Interempresas | desenvolvimento de acções de formação planeadas de acordo com a estratégia interna, dirigida ao público em geral.

Global Score Consultores 08.

Page 9: Catalogo Formação

CLIENTESApenas alguns na lista de clientes da Global Score.

Global Score Consultores 09.

Page 10: Catalogo Formação

FORMAÇÃO11. GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO

12. ENQUADRAMENTO NA ORGANIZAÇÃO / EMPRESA

27. INFORMÁTICA NA ÓPTICA DO UTILIZADOR

28. PROTEÇÃO DO AMBIENTE

29. SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA

30. SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

Global Score Consultores 10.

Page 11: Catalogo Formação

GESTÃOE ADMINISTRAÇÃO

345.

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Indicadores de Gestãoe Pilotagem do Negócio16 H

RA 35 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender as relações causa-efeito entre objectivos;

- Saber identificar e definir indicadores (Qualidade, Quantidade, Tempo e Custo);

- Definir e operacionalizar planos de monitorização e pilotagem do negócio

Quadros dirigentes;

Empresários e Quadros Técnicosde Organizações

Estratégia e Sistemasde Gestão 32 H

RA 30 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender e conhecer as etapas necessárias à reflexão estratégica;

- Definir as relações causa-efeito entre objectivos estratégicos e operacionais, potenciando os processos-chave da organização.

Quadros dirigentes;

Empresários e Quadros Técnicosde Organizações

Técnicas de Auto-Avaliação | Modelo EFQM de Excelência 16 H

RA 36 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender e aplicar os critérios do Modelo EFQM, o processo de pontuação, a identificação de pontes fortes e áreas de melhoria;

- Obter o consenso e os resultados finais.

Gestores e Quadros com responsabili-dade na Organização

Para obter mais informações sobre o programa de cada curso, contacte-nos.

Global Score Consultores 11.

Page 12: Catalogo Formação

ENQUADRAMENTONA ORGANIZAÇÃO / EMPRESA

347.

REF.

QUALIDADE

CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Auditorias Internas da Qualidade, Ambiente e Segurança - ISO 19011 40 H

RA 07 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender os princípios e práticas de Auditoria;

- Planear e preparar uma Auditoria combinada da Qualidade, Ambiente e Segurança;

- Reunir e analisar as evidências objectivas face aos critérios de Auditoria;

- Executar a Auditoria, reportar os resultados e concluir sobre a Auditoria.

Quadros médiose superiores de empresas e organizações com conhecimentos dos Sistemas de Gestãoe referenciais ISO 9001, ISO 14001 e OSHAS 18001.

Futuros auditores internos doSistema.

Interpretação da NormaNP EN ISO/IEC 17025:2005 | Requisitos Geraisde Competênciapara Laboratórios 08 H

RA 03 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Conhecer o contexto da Acreditação de Laboratórios

- Identificar e interpretar os requisitos da Norma NP EN ISO/IEC 17025:2005

Directores, Responsáveis Técnicos de Laboratóriose outros intervenientes com responsabilidades na implementação do Sistema de Gestãono Laboratório

Auditorias Internas da Qualidade e Ambiente |ISO 19011 40 H

RA 08 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender os princípios e práticas de Auditoria;

- Planear e preparar uma Auditoria combinada da Qualidade e Ambiente;

- Reunir e analisar as evidências objectivas face aos critérios de Auditoria;

- Executar a Auditoria, reportar os resultados e concluir sobre a Auditoria.

Quadros médiose superioresde empresase organizações com conhecimentos dos Sistemas de Gestãoe referenciais ISO 9001 e ISO 14001.

Futuros auditores internos do Sistema

Auditorias Internas da Qualidade | ISO 19011 40 H

RA 09 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Aplicar os princípios e práticas de Auditoria;

- Planear e preparar uma Auditoria Interna;

- Reunir e analisar as evidências objectivas face aos critérios de Auditoria;

- Executar a Auditoria, reportar os resultados e fazer seguimento de acções.

Técnicos das organizações com conhecimentos do Sistema de Gestãoe do referencial ISO 9001.

Futuros auditores internos.

Global Score Consultores 12.

Page 13: Catalogo Formação

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Implementaçãode Sistemas de Gestão da Qualidade | ISO 9001:2008 16 H

RA 13 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender a importância e utilidade de um Sistema de Gestão da Qualidade;

- Interpretar os requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2008

- Elaborar e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade

Quadros dirigentes;

Empresários;

Gestores da Qualidade, responsáveisou participantesno processo de implementaçãodo Sistema da Qualidade.

Implementação de Sistemas de Gestão Integradosde Qualidade, Ambientee Segurança 32 H

RA 11 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender a importância e utilidade de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Saúde e Segurança

- Interpretar os requisitos das Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001;

- Integrar os requisitos das Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 aproveitando as sinergias resultantes da integração

- Elaborar e implementar um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Saúde e Segurança

Quadros dirigentes;

Empresários;

Gestores da Qualidade, Ambientee Saúde e Segurança, responsáveis ou participantes no processo de implementação do Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, Ambientee Saúde e Segurança no Trabalho

Planeamento, Organização e Controlo de Processos 24 H

RA 12 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender a abordagem organizacional da Gestão por Processos.

- Avaliar os processos empresariais em termos do seu desenho, optimização, sequência e interligações;

- Definir objectivos, indicadores, entradas, saídas e critérios de execução de processos;

- Identificação de processos e actividades que acrescentam valor;

- Métodos e Ferramentas de Análise do Valor.

Quadros dirigentes;

Empresários;

Gestores da Qualidade, responsáveis ou participantes no processo de implementação da Gestão por Processos

Metodologias de Auditoria NP EN ISO 19011:201224 H

RA 15 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Planear, preparar e executar uma Auditoria Interna

- Aplicar critérios de Auditoria;

- Elaborar relatórios de Auditoria.

Quadros médiose superiores de empresas e organizações com conhecimentos em Sistemas de Gestão.

Futuros auditores internos.

Global Score Consultores 13.

Page 14: Catalogo Formação

Interpretação da NormaNP EN ISO 9001:2008 08 H

RA 21 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos:

- Compreender a importância e utilidade de um Sistema de Gestão da Qualidade;

- Interpretar os requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2008

Quadros dirigentes;

Empresários;

Gestores da Qualidade, responsáveis ou participantes no processo de implementaçãodo Sistema da Qualidade.

Gestão por Processos 16 H

RA 31 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender a abordagem organizacional da Gestão por Processos

- Avaliar os processos empresariais em termos do seu desenho, optimização, sequência e interligações

- Definir objectivos, indicadores, entradas, saídas e critérios de execução de processos.

Quadros médiose superiores de organizações com conhecimentos em Gestão da Qualidadee com responsabili-dade pela implemen-tação da Gestão por Processos(1ª, 2ª e 3ª Linhas)

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Implementação de Sistemas de Gestão Integrados da Qualidadee Ambiente 16 H

RA 29 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender a importância e utilidade de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente;

- Interpretar os requisitos das Normas NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001;

- Integrar os requisitos das Normas NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001 aproveitando as sinergias resultantes da integração;

- Elaborar e implementar um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente.

Quadros dirigentes;

Empresários;

Gestores da Qualidade e Ambiente, responsáveis ou participantes no processo de implementação do Sistema de Gestão Integrado

Auditorias Internas de Ambiente e Segurança |ISO 19011 40 H

RA 22 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Planear, preparar e executar uma Auditoria Interna de Ambiente e Segurança;

- Aplicar critérios de Auditoria;

- Elaborar relatórios de Auditoria.

Técnicos das organizações com conhecimentos dos Sistemas de Gestãoe dos referenciais ISO 14001 e OSHAS 18001.

Futuros auditores internos.

Auditorias Internasdo Ambiente | ISO 19011 40 H

RA 23 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Planear, preparar e executar uma auditoria interna do Ambiente

- Aplicar critérios de Auditoria

- Elaborar Relatórios de Auditoria

Quadros médiose superiores de empresas e organizações com conhecimentos em Sistemas de Gestãoe referencialISO 14001.

Futuros auditores internos do Sistema

Global Score Consultores 14.

Page 15: Catalogo Formação

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Gestão de Ocorrências 08 H

RA 84 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender o que é uma ocorrência no sentido mais lato

- Distinguir os conceitos de correção, ação corretiva, ação preventiva e ação de melhoria

- Tratar ocorrências, analisando as causas e definindo ações

Gestores da Qualidade.

Responsáveis pelo tratamento de ocorrências.

Avaliação de Satisfaçãode Clientes 04 H

RA 96 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender a importância da avaliação da satisfação de clientes

- Aplicar diferentes metodologias para avaliar a satisfação de clientes

Gestores da Qualidade.

Responsáveis pela avaliação da satisfação de clientes.

Auditorias Internas de IDIe Qualidade – ISO 19011e NP 4461 40 H

RA 53 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender os princípios e práticas de Auditoria;

- Planear e preparar uma Auditoria combinada da Qualidade e Inovação

- Reunir e analisar as evidências objectivas face aos critérios de Auditoria;

- Executar a Auditoria, repostar os resultados e concluir sobre a Auditoria.

Técnicos das organizações com conhecimentos dos Sistemas de Gestãoe dos referenciais ISO 9001:2008,NP 4457:2007e NP4461:2007

AtualizaçãoNP EN ISO 19011:201208 H

RA 87 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Aplicar os princípios e práticas de Auditoria;

- Identificar as melhorias introduzidas na nova versão da ISO 19011

Auditores internos com conhecimentos em Sistemas de Gestão.

Ferramentas e Instrumentos de Melhoria Contínua 16 H

RA 34 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Conhecer as principais ferramentas e instrumentos que potenciam a melhoria contínua (Ferramentas de Melhoria, avaliação de satisfação de clientes; avaliação de fornecedores; satisfação de colaboradores; avaliação do desempenho dos processos)

Quadros dirigentes;

Empresários e Quadros Técnicosde Organizações

Global Score Consultores 15.

Page 16: Catalogo Formação

Selecção e Avaliaçãode Fornecedores 04 H

RA 104 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender a importância de selecionar e avaliar fornecedores

- Selecionar e avaliar fornecedores de acordo com critérios pré-estabelecidos

Gestores da Qualidade.

Responsáveis pela avaliação de fornecedores.

Visão, Missão e Valoresde uma Organização 04 H

RA 105 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender os conceitos de Visão, Missão e Valores

- Definir a Visão, Missão e Valores da sua Organização

Quadros dirigentes.

Empresários e Quadros Técnicosde Organizações.

Workshop de Valores Operativos 08 H

RA 106 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender o que são os valores operativos de uma Organização

- Definir os Valores Operativos da sua Organização

Quadros dirigentes.

Empresários e Quadros Técnicos da mesma Organização.

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Para obter mais informações sobre o programa de cada curso, contacte-nos.

Global Score Consultores 16.

Page 17: Catalogo Formação

REF.

INOVAÇÃO

CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Interpretação da NormaNP 4457 | Sistemade Gestão da Investigação, Desenvolvimentoe Inovação 08 H

RA 24 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Interpretar os requisitos da NormaNP 4457

- Conhecer a estrutura documental de um sistema de Gestão da IDI de acordo com a Norma NP 4457

Técnicos das organizações com responsabilidadena Gestão da Investigação, Desenvolvimentoe Inovação

Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação 21 H

RA 40 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Interpretar os requisitos da NormaNP 4457;

- Interpretar os requisitos da NormaNP 4458;

- Interpretar os requisitos da NormaNP 4456;

-Conhecer a estrutura documentalde um sistema de Gestão da IDI de acordo com a Norma NP 4457.

Quadros médiose superiores de empresas e organizações com conhecimentos em Sistemas de Gestão.

Implementação deum Sistema de Gestãoda Investigação, Desenvolvimentoe Inovação 08 H

RA 41 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Alinhar a Estratégia de negócio incorporando a vertente inovação

- Conhecer os requisitos da NormaNP 4457 e sua aplicação na Organização

- Conhecer os Processos e a estrutura documental de um sistema de Gestãoda IDI de acordo com a NormaNP 4457

- Estar apto a planear a implementação de um Sistema IDI

Administração, Direcção e Quadros superiores de empresas e organizações com conhecimentos em Sistemas de Gestão

Análise de Risco em Projectos de IDI 08 H

RA 86 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender os princípios essenciais da gestão do risco, bem como os processos de gestão do risco e a sua relação com a gestão de projetos

- Implementar uma metodologia de gestão do risco

- Controlar o risco ao longo da vida do projeto

Quadros médiose superiores de empresas e organizações com conhecimentos dos Sistemas de Gestãoe Gestão de projetos

Técnicas de Criatividade 08 H

RA 97 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Conhecer as diversas técnicas criativas

- Desenvolver as competências criativas

Quadros médios e superiores de empresas e organizações com conhecimentos dos Sistemas de Gestão

Global Score Consultores 17.

Page 18: Catalogo Formação

IDI | Avaliação deResultados de Melhoria 08 H

RA 108 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Implementar procedimentos para documentar e avaliar os resultados de IDI de modo a contemplar a componente financeira, as vantagens competitiva para a organização e os benefícios alcançados

- Planear a realização das atividades de avaliação

Quadros médiose superiores de empresas e organizações com conhecimentos dos Sistemas de Gestão

Gestão de Ideiase Oportunidades 04 H

RA 109 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Aplicar técnicas para a geração de ideias

- Estabelecer procedimentos para a captação, análise, avaliação e pré-seleção de ideias

Quadros médiose superiores de empresas e organizações com conhecimentos dos Sistemas de Gestão

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Para obter mais informações sobre o programa de cada curso, contacte-nos.

Gestão de Projectos de IDI | NP 4458:2007 16 H

RA 107 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender o enquadramento da Gestão de Projetos numa organização

- Identificar os objetivos de um projeto de IDI para o posicionamento competitivo da organização

- Distinguir as características distintivas de um projeto de IDI

- Identificar as boas práticas de planeamento, execução, acompanhamento e avaliação de resultados de um projeto

- Descrever as atividades de gestão de portfólio de IDI

Quadros médiose superiores de empresas e organizações com conhecimentos dos Sistemas de Gestão

Global Score Consultores 18.

Page 19: Catalogo Formação

REF.

RECURSOS HUMANOS

CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Sistemas de Gestãode Recursos Humanos |NP 442716 H

RA 38 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Interpretar os requisitos da NormaNP 4427

- Conhecer a estrutura documental de um sistema de Gestão de Recursos Humanos de acordo com a NormaNP 4427

Quadros médios e superiores de empresas e organizações com conhecimentos em Sistemas de Gestão.

Comunicação Interpessoal 16 H

RA 55 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Treinar e desenvolver competências comportamentais comunicacionais que permitam a comunicação eficaz, a circulação clara de informação, a empatia e a cooperação, a motivação e a criação de estímulos positivos.

Directores, Chefias e Colaboradores.

Gestão da Qualidadee Trabalho de Equipa 24 H

RA 10 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Gerir Sistemas de Gestão da Qualidade

- Criar e gerir equipas de melhoria

- Saber planear e gerir projectos

Quadros médios e superiores de empresas e organizações com conhecimentos de Gestão da Qualidade

Gestão de Conflitos 08 H

RA 57 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Desenvolver estratégias e comportamentos adequados à prevenção e Gestão de Conflitos; Analisar situações de conflito recorrentes na Organização.

Directores e Chefias

Liderança e Gestãode Equipas 16 H

RA 33 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender e aplicar os princípiosde Gestão pela Liderança;

- Promover o clima organizacional e a motivação para a melhoria contínua

Quadros dirigentes;

Empresários e Quadros Técnicosde Organizações

Condução de reuniões 08 H

RA 56 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar e analisar as dificuldades das reuniões; Praticar as diferentes técnicas de como optimizar e conduzir reuniões.

Directores, Chefias, Colaboradores que tenham que conduzir reuniões.

Global Score Consultores 19.

Page 20: Catalogo Formação

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Motivação e Trabalhoem Equipa 16 H

RA 58 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Apropriar o Ciclo de Desenvolvimento das Equipas.

-Identificar o que influencia o funcionamento de uma Equipa e os diferentes comportamentos dos diferentes elementos de uma equipa.

- Analisar a Cooperação como valor Organizacional a ser implementado por todos e com a contribuição de cada um. - Desenvolver Objectivos Individuais e os Objectivos Comuns.

Chefias e colaboradoresde uma equipa.

Atendimento ao Cliente 08 H

RA 75 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Possuir os conhecimentos e aptidões necessárias ao exercício de qualquer acti-vidade que exija o contacto com clientes, garantindo desta forma a Qualidade do Serviço ao Cliente.

Funcionáriosda empresa que contactam como público

Para obter mais informações sobre o programa de cada curso, contacte-nos.

Técnicas de Liderança 16 H

RA 59 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Adquirir e desenvolver competências de Liderança de Gestão de Equipas: Estilos de liderança, Motivação das Equipas, Gestão dos Desempenhos; Liderança pela comunicação

Directores e Chefias

Global Score Consultores 20.

Page 21: Catalogo Formação

REF.

LEAN SIX SIGMA

CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Os 7 Desperdícios 08 HRA 61

No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar os desperdícios da produção

- Conhecer os 7 desperdícios da Toyota

- Reconhecer os paradigmas e compre-ender como estes influenciam a realidade

- Formular uma estratégia de identifi-cação e eliminação dos desperdícios nas organizações

- Planear a formação dos colaboradorese dos supervisores, promovendo as mudanças de atitude e expectativas necessárias

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de empresas industriais e de Serviços

Curso MRP |Cálculo das Necessidades 24 H

RA 62 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender os diferentes planos industriais e logísticos;

- Saber Executar o MRP – Cálculo das Necessidades;

- Conhecer os inputs do MRP;

- Criar os meios para controlar a produção;

- Compreender as novas regras de gestão da produção introduzidas pela Lean Production.

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de Empresas industriais e de Serviços

Os 5 S’s e a Gestão Visual 08 H

RA 60 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender o que são os 5S’s, a sua importância e os resultados que se podem obter com a sua aplicação na eficiência e na moral;

- Compreender a gestão visual, a sua importância e os seus benefícios para a gestão do dia-a-dia;

- Compreender as técnicas utilizadas na aplicação dos 5 S’s;

- Formular uma estratégia de introdução e manutenção dos 5 S’s e da Gestão Visual nas suas organizações;

- Planear a formação dos colaboradores e dos supervisores e promover as necessárias mudanças de atitudes e de expectativas

Gerentes e chefias de organizações industriais e de serviços;

Engenheiros e supervisores de processo, de produto, da manutenção e da qualidade

Global Score Consultores 21.

Page 22: Catalogo Formação

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Introduçãoà Lean Production 08 H

RA 66 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender os conceitos e princípios da Lean Production;

- Conhecer as principais ferramentas da Lean Production;

- Compreender como a Lean Production melhora a qualidade, aumenta a flexibilidade, reduz os prazos e baixa os custos das organizações;

- Formular uma estratégia de introdução da Lean Production nas suas organizações;

- Planear a formação dos colaboradores e dos supervisores e promover as necessárias mudanças de atitudes e expectativas.

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de Empresas industriais e de Serviços

Gestão Industriale Logística 40 H

RA 65No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender os diferentes planos industriais e logísticos;

- Conhecer as regras para fazer um plano;

- Saber executar o MRP – Cálculo das necessidades;

- Criar os meios para controlar a produção;

- Saber organizar o aparelho produtivo para dele retirar maior eficiência;

- Compreender as novas regras de gestão da produção introduzidas pela Lean Production.

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de Empresas industriais e de Serviços

Organização, Planeamentoe Controlo da Produção 40 H

RA 63 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender os diferentes planos industriais e logísticos;

- Conhecer as regras para fazer um plano;

- Saber executar o MRP – Cálculo das necessidades;

- Criar os meios para controlar a produção;

- Saber organizar o aparelho produtivo para dele retirar maior eficiência;

- Compreender as novas regras de gestão da produção introduzidas pela Lean Production.

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de Empresas industriais e de Serviços

Global Score Consultores 22.

Page 23: Catalogo Formação

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

KAIZEN24 H

RA 70 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Praticar a resolução de pequenos problemas seguindo o método de resolução de problemas;

- Envolver todos no espírito kaizen;

- Aplicar as técnicas Kaizen.

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de Empresas industriais e de Serviços que já tenham frequentado o Seminário de Introdução ao Kaizen

Introdução ao Kanbane ao Pull Flow – Produção Contínua e Sincronizada 16 H

RA 68 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Distinguir a produção puxada e empurrada;

- Conhecer a importância da sincronização das actividades;

- Calcular o número de Kanban necessário;

- Compreender a produção em células.

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de empresas industriais e de Serviços

POKA YOKE | Dispositivosà prova de erros 08 H

RA 69 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Apreender a cultura, visão e dinâmica de melhoria contínua

- Identificar e caracterizar os tipos de erros que ocorrem num ambiente de produção

- Compreender as funções dos dispositivos POKA-YOKE

- Identificar os benefícios da utilização dos dispositivos POKA-YOKE

- Identificar oportunidades para implementação de dispositivos POKA-YOKE

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de Empresas industriais e de Serviços

Introdução ao Kaizen | Melhoria Contínua 08 H

RA 67 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender a filosofia Kaizen - Melhoria Contínua;

- Compreender os resultados que podem obter nas suas organizações com a aplicação do Kaizen;

- Conhecer as principais técnicas utilizadas pelo Kaizen;

- Formular uma estratégia de introdução do Kaizen nas suas organizações;

- Planear a formação dos colaboradores e dos supervisores e promover as necessárias mudanças de atitudes e expectativas.

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de empresas industriais e de Serviços

Global Score Consultores 23.

Page 24: Catalogo Formação

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Método de Resoluçãode Problemas 08 H

RA 71 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender a necessidade de documentar o processo de resolução dos problemas;

- Saber aplicar os passos da resolução de problemas;

- Compreender a necessidade de ser disciplinado, seguir o método e não saltar para conclusões sem uma análise das verdadeiras causas;

- Compreender o poder de comunicação do relatório A3 da Toyota;

- Conhecer as principais ferramentas da qualidade.

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de empresas industriais e de Serviços

Introdução ao TPM | Manutenção Produtiva Total 08 H

RA 73 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Conhecer o TPM, seus passos e objectivos;

- Reconhecer as principais perdas de eficiência dos equipamentos;

- Saber calcular o OEE – eficiência operacional de um equipamento;

- Introduzir a manutenção autónoma na sua organização;

- Formular uma estratégia de introdução do TPM nas suas organizações;

- Planear a formação dos colaboradores e dos supervisores e promover as necessárias mudanças de atitudes e expectativas.

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de empresas industriais e de Serviços

SMED | Mudança Rápidade Ferramentas 16 H

RA 72 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Introduzir o conceito de preparação rápida do trabalho;

- Perceber os benefícios para a organização de uma preparação rápida do trabalho;

- Compreender a técnica SMED;

- Compreender a sua integração na abordagem Lean;

- Aplicar a técnica, conhecer os passos do SMED.

Gerentes e chefias de organizações industriais;

Engenheiros e supervisores de processo, de produto, da manutenção e da qualidade

Global Score Consultores 24.

Page 25: Catalogo Formação

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Olympus Twi Job Instruction 08 H

RA 77 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar a importância e os benefícios de colaboradores rapidamente e bem treinados

- Enumerar os quatro passos do método

- Criar uma descrição (instrução) de trabalho

- Treinar um colaborador de acordo com a instrução de trabalho

- Reconhecer a importância da polivalência e da flexibilidade para a Melhoria Contínua

Gerentes, chefias, supervisores, chefes de equipa, engenheiros e todos os que possuem responsabilidades no treino dos colaboradores em novas tarefas.

Colaboradores de todos os departamentos, operacionais ou de suporte.

TPM/Manutenção Autónoma 08 H

RA 78 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar a importância e os benefícios do TPM

- Reconhecer a manutenção autónoma como actividade distintiva do TPM

- Calcular a Eficiência Operacional dos Equipamentos

- Enumerar as principais perdas dos equipamentos

- Construir fichas de auto-manutenção dos equipamentos

Gestores, chefias, supervisores, engenheiros e chefes de equipa;

Colaboradores de empresas industriais, de distribuição e de serviços onde se executem tarefas de manutenção

VSM |Value Stream Mapping 16 H

RA 74 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender os conceitos e princípios da Lean Production;

- Conhecer a ferramenta VSM, sua metodologia;

- Compreender a forma como o VSM permite identificar e eliminar os desperdícios de uma produção;

- Compreender como ao identificarmos e eliminarmos estamos a melhoras a qualidade, a aumentar a flexibilidade, a reduzir os prazos e a baixar os custos;

- Praticar a aplicação da técnica VSM

Directores, gestores, engenheiros, supervisores de empresas industriais e de serviços;

Todos aqueles que pretendam trabalhar com processos eficientes e sem desperdícios.

Olympus Job Methods | Estudo e Normalizaçãodo Trabalho 16 H

RA 76 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar a importância e os benefícios do trabalho padronizado;

- Reconhecer os principais tipos de folhas de normalização de trabalho;

- Executar um estudo de métodos e tempos;

- Documentar uma situação prática da empresa;

- Identificar na situação prática os desperdícios.

Gerentes, chefias, supervisores, chefes de equipa, engenheiros e todos os que possuem responsabilidadesna melhoria dos métodos

Colaboradoresde todos os departamentos, operacionais oude suporte.

Global Score Consultores 25.

Page 26: Catalogo Formação

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

SMED | Single Minute Exchange of Die 16 H

RA 79 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar os benefícios da aplicação do SMED

- Reconhecer porque o SMED é fundamental para a Lean Production

- Identificar as tarefas externas e internas

- Enumerar os quatro tipos de actividades de uma preparação

- Aplicar a técnica, seguir os passos do SMED

- Utilizar o vídeo para filmar e visionar uma mudança de ferramentas

- Preencher uma folha de recolha de tarefas e tempos

- Criar padrões de trabalho de uma mudança de referência

Gestores, chefias, engenheiros, supervisores e colaboradores que executam mudanças de ferramentas

Colaboradores de empresas de qualquer sector onde existam perdas de tempo devidas a mudanças de trabalho e preparações de ferramentas

Para obter mais informações sobre o programa de cada curso, contacte-nos.

O método de Resoluçãode Problemas |Aplicação prática do PDCAe dos relatórios A3 em problemas da empresa 08 H

RA 80 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar a importância e os benefícios de resolver os problemas com método e disciplina

- Reconhecer o ciclo PDCA e como está relacionado com os relatórios A3

- Identificar os diferentes tipos de relatórios A3

- Enumerar os passos dos relatórios A3

- Identificar as principais ferramentas de análise e resolução de problemas

- Reconhecer o papel da chefia no garantir que o método é seguido e que é executado com disciplina, sem queimar etapas nem saltar para conclusões

Gestores, chefias, supervisores, engenheiros e chefes de equipa.

Colaboradores de empresas industriais, de distribuição e de serviços

SPC |Statistical Process Control 36 H

RA 81 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Reconhecer os benefícios do controlo estatístico do processo;

- Construir e interpretar gráficos e cartas de controlo do processo,

- Enquadrar a aplicação do controlo estatístico do processo no processo de melhoria contínua e de gestão da qualidade da sua empresa.

Engenheiros e técnicos da qualidade, do produto e do processo

Global Score Consultores 26.

Page 27: Catalogo Formação

INFORMÁTICANA ÓPTICA DO UTILIZADOR

482.

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Estatística com Microsoft Office Excel 24 H

RA 64 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender o Excel como uma ferramenta útil no cálculo estatístico;

- Conhecer as funções estatísticas do Excel;

- Saber utilizar as tabelas e os gráficos dinâmicos;

- Conhecer e saber utilizar o analysis tool pack.

Directores, Gestores, Engenheiros, Supervisores de Empresas industriais e de Serviços

Algoritmia |Pensamento básico para Programação 08 H

RA 100 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar variáveis, tipo de dados, ciclos, condições e funções;

- Pensar na resolução de um problema, de forma a aplicar posteriormente a programação.

Profissionais que desejem iniciar-se em programação.

Base de Dados MySQL 16 H

RA 101 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Fazer chamadas da base de dados;

- Utilizar algumas funções MySQL;

- Criar uma base de dados MySQLe respetivas tabelas.

Profissionais que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre bases de dados.

Programação PHP 35 H

RA 102 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Desenvolver pequenas aplicações em PHP;

- Através de PHP utilizar informação de uma base de dados MySQL.

Profissionais que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre programação.

Excel 16 H

RA 99 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Organizar, gerir e tratar dados e informação no Excel.

Profissionais que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre folhas de cálculo

Global Score Consultores 27.

Page 28: Catalogo Formação

TECNOLOGIA DE PROTEÇÃODO AMBIENTE

851.

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Gestão de Resíduos Industriais08 H

RA 16 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Gerir os resíduos industriais e outros resíduos não urbanos de forma a promover o cumprimento dos requisitos legais, nomeadamente as novas regras resultantes da implementação do SIRER – Sistema Integrado de Registo Electrónico de Resíduos.

Responsáveis de Departamento, RH, Logística, Qualidade, Produção, Manutenção, Financeiroe Compras

Legislação e RegulamentaçãoAmbiental 08 H

RA 06 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Conhecer, em termos gerais, a legislação ambiental bem como quais as principais orientações para o seu cumprimento

Técnicos com conhecimentos de ambiente ou de Gestão Ambiental

Implementação de Sistemas de Gestão Ambiental |NP EN ISO 14001:2012 24 H

RA 04 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar e interpretar os requisitosda Norma NP EN ISO 14001:

- Executar as tarefas necessárias à implementação da Norma

- Conhecer, em termos gerais, a legislação ambiental bem como as principais orientações para o seu cumprimento

Quadros médiose superiores de empresas e organizações e responsáveis com funções na Área Ambiental

Para obter mais informações sobre o programa de cada curso, contacte-nos.

Boas práticas ambientais 16 H

RA 88 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos:

- Conseguir identificar os principais aspectos ambientais relacionados com as suas actividades;

- Participar no controlo operacional dos aspectos ambientais relacionados com a sua actividade;

- Participar na melhoria da gestão ambiental da sua organização

Colaboradores de qualquer empresa

Interpretação da Norma NP EN ISO 14001:2012 e EMAS14 H

RA 39 No final da acção os participantes deverão estar aptos a:

- Interpretar os requisitos da NormaNP EN ISO 14001 e do regulamento EMAS

- Executar as tarefas necessárias à implementação do Sistema de Gestão Ambiental;

- Conhecer, em termos gerais, a legislação ambiental bem como as principais orientações para o seu cumprimento.

Quadros médiose superiores de empresase organizaçõese responsáveiscom funçõesna área Ambiental

Global Score Consultores 28.

Page 29: Catalogo Formação

HACCP e Boas Práticas na Indústria Hoteleira e Restauração 16 H

RA 01 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Melhorar o desempenho no serviço, corrigindo os erros ao nível das boas práticas de higiene e de produção;

- Compreender, elaborar e implementar um Sistema HACCP.

Quadros de Empresas de Hotelaria e Restauração, responsáveis pela operação, equipa de trabalho dinamizadora do Sistema HACCP e pelo controlo da qualidade alimentar

SERVIÇOSDE SAÚDE PÚBLICA

853.

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

HACCP e Boas Práticas na Indústria Alimentar 16 H

RA 02 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Melhorar o desempenho no serviço, corrigindo os erros ao nível das boas práticas de higiene e de produção;

- Compreender, elaborar e implementar um Sistema HACCP.

Equipa de trabalho dinamizadora do Sistema HACCP; Responsáveis pela operação e pelo controlo da qualidade alimentar

Sensibilização para a Segurança Alimentar 08 H

RA 20 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Compreender e implementar um Sistema HACCP.

- Melhorar o desempenho no serviço, corrigindo os erros ao nível das boas práticas de higiene e de produção

Operadores, equipa de trabalho responsável pelo Sistema HACCP e pelo controlo da qualidade alimentar

Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar |NP EN ISO 22000:2005 16 H

RA 27 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Conhecer, em termos gerais,a legislação alimentar

- Identificar e interpretar os requisitosda Norma NP EN ISO 22000:2005

- Executar as tarefas necessáriasà implementação da Norma

Quadros médios e superiores de empresas e organizações do sector alimentar

Interpretação dos Requisitos BRC/IoP – Packaging Materials 08 H

RA 28 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar e interpretar os requisitos BRC/IoP – Packaging Materials

- Executar as tarefas necessárias à implementação da Norma

Quadros médios e superiores de empresas e organizações que actuam como fornecedores na cadeia do sector alimentar

Para obter mais informações sobre o programa de cada curso, contacte-nos.

Global Score Consultores 29.

Page 30: Catalogo Formação

862.

SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Gestão da Segurançaem Obras deConstrução Civil 08 H

RA 05 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos:

- Interpretar os Requisitos legais constantes do DL n.º 273/2003 de 29 de Outubro, que transpõe a Directiva Europeia 92/57/CEE

- Identificar e executar as tarefas necessárias à implementação de cada um dos Requisitos.

- Conceber as ferramentas básicas para a Gestão da Segurança em Obra.

Responsáveis pela implementação e monitorização das condições de Segurança em Obras de Construção Civil

Substâncias Perigosas 08 H

RA 17 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Conhecer os perigos inerentes à utilização de substâncias perigosas

- Planear e realizar as acções necessárias, para assegurar a implementação das regras de segurança necessárias à utilização de substâncias perigosas.

Funções com responsabilidadena compra, recepção, armazenamento, manuseamentoe eliminaçãode substancias perigosas

Implementação de Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho | OHSAS 18001:2007/NP 4397:200824 H

RA 14 No final desta acção, os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar e interpretar os requisitos da Norma OHSAS 18001 / NP 4397

- Executar as tarefas necessárias à implementação da Norma

- Conhecer, em termos gerais, a legislação ambiental bem como as principais orientações para o seu cumprimento

Quadros médios e superiores de empresas e organizações e responsáveis com funções na Área da Segurança, Higienee Saúde no Trabalho

Interpretação da Norma OHSAS 18001:2007 / NP 4397:200816 H

RA 18 No final da acção os participantes deverão estar aptos a:

- Identificar e interpretar os requisitos da Norma OHSAS18001 /NP 4397

- Conhecer, em termos gerais, a legislação de segurança bem como as principais orientações para o seu cumprimento

Quadros médios e superiores de empresas e organizações e responsáveis com funções na área Ambiental

Global Score Consultores 30.

Page 31: Catalogo Formação

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Legislação e Auditoriasde Segurança 35 H

Curso reconhecido pela ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho

RA 94 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos a:

- Conhecer, em termos gerais, a legislação em matéria de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho bem como as principais orientações para o seu cumprimento

- Compreender a importância e utilidade de um Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho;

- Identificar e interpretar os requisitos das normas da série OHSAS 18001/NP4397;

- Identificar as vantagens que o sistema de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho traz às organizações no que respeita a eliminação dos riscos e aumento da segurança.

Técnicos e Técnicos Superiores de Segurança e Higiene do Trabalho;

Quadros dirigentes;

Gestores da segurança;

Técnicos de Segurança;

Responsáveis ou participantes no processo de implementação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho

Conceitos básicos de Segurança, Higienee Saúde no Trabalho 08 H

RA 45 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos:

- Conhecer os conceitos básicos de segurança, higiene e saúde no trabalho

- Adoptar comportamentos seguros visando a prevenção de acidentes;

- Identificar situações de risco a que podem estar expostos no seu local de trabalho e tomarem as medidas de prevenção e protecção adequadas.

Colaboradores de qualquer empresa

Utilização de Extintores 04 H

RA 47 No final da sessão, os participantes deverão estar aptos:

- Saber utilizar o extintor adequado para cada tipo de fogo.

Colaboradores de qualquer empresa

Legislação e Regulamentação em Segurança, Higienee Saúde no Trabalho08 H

RA 26 No final da acção os participantes deverão estar aptos a:

- Conhecer, em termos gerais, a legislação em matéria de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho bem como as principais orientações para o seu cumprimento

Responsáveis da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho dentro das organizações

Global Score Consultores 31.

Page 32: Catalogo Formação

REF. CURSO OBJETIVOS PÚBLICO-ALVO

Desempenho de funçõesde Segurança e Higieneno Trabalho por Trabalhadores Designados e Representantedo Empregador 35 H

Curso reconhecido pela ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho

RA 95 No final da acção os participantes terão adquirido competências fundamentais nas áreas da segurança, higiene e saúde do trabalho para exercerem as suas funções nesta área. Pretende-se com esta formação:

- Estabelecer um modelo conceptual e legislativo que vise a Prevenção de Riscos Profissionais;

- Proporcionar habilitações que permitam a realização de avaliações elementares de riscos e, para cada caso, estabelecer medidas de Prevenção do mesmo tipo e compatíveis com o seu grau de formação.

- Preparar o trabalhador para participar nas acções de emergência e primeiros socorros mediante a aplicação das respectivas técnicas.

- Analisar a forma de gerir a Prevenção de Riscos Profissionais na empresa, nos seus dois componentes básicos: o sistema de gestão da Prevenção e o tipo de recursos humanos e materiais que irão desenvolver as actividades de Prevenção.

- Identificar e conhecer os organismos públicos nacionais e internacionais mais importantes relacionados com a Segurança, a Higiene e a Saúde no Trabalho

Colaboradores de qualquer empresa que pretendam desempenharem uma das seguintes funções de segurança e higiene no trabalho:- Representantes dos trabalhadores;- Representante dos empregadores- Empregadores- Trabalhadores designados

Para obter mais informações sobre o programa de cada curso, contacte-nos.

Global Score Consultores 32.

Page 33: Catalogo Formação

REGULAMENTOA GLOBAL SCORE – CONSULTORES, Lda. é uma empresa de Consultoria de Gestão especialista nas áreas associadas à Estratégia, Integração de Sistemas, IDI, Qualidade, Ambiente, Segurança e Higiene no Trabalho, Segurança Alimentar, Lean Six Sigma e Responsabilidade Social. Oferecemos um conjunto de serviços desenhados à medida de cada cliente, contribuindo para o seu desenvolvimento e aumento de eficiência operacional através de assistência personalizada, elevada competência e experiência dos nossos consultores e formadores, procurando uma diferenciação na vasta oferta neste setor de atividade. A pensar no aumento da competitividade e empreendedorismo dos seus clientes, a Global Score desenvolveu a JUMP4Innovation, uma ferramenta colaborativa que facilita e promove a comunicação entre os colaboradores e fomenta a participação da empresa em novos desafios e oportunidades.

A GLOBAL SCORE é Entidade Formadora Certificada pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) nas seguintes áreas de educação e formação:345 - Gestão e Administração;347 – Enquadramento na organização/ empresa482 – Informática na ótica do utilizador851 – Tecnologia de proteção do ambiente853 – Serviços de Saúde Pública862 – Segurança e Higiene no Trabalho

A Global Score possui um Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela APCER, de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2008, para o seguinte âmbito:

«Prestação de serviços de consultoria, auditoria e formação nas áreas de Gestão; prestação de serviços técnicos (Qualidade, Ambiente, Segurança e Higiene no Trabalho e Segurança Alimentar); prestação de serviços externos de Segurança e Higiene no Trabalho e desenvolvimento de soluções de gestão, incluindo software.»

O seu Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) está certificado pela APCER, de acordo com a Norma NP 4457:2007, para o seguinte âmbito:

«Inovação de produtos e soluções de software de gestão.»

A GLOBAL SCORE surge, assim, com objetivos claros de prestar um serviço de excelência aos seus Clientes contribuindo para o seu sucesso empresarial, procurando a sua plena satisfação e tornando-se progressivamente uma opção segura no mercado de Consultoria, Auditoria e Formação em Portugal. Somos o Parceiro ideal para o sucesso de cada Organização que pretenda otimizar os seus recursos, melhorando o seu desempenho.

Entende-se por FORMAÇÃO o processo através do qual as pessoas se preparam para o exercício de uma atividade profissional, pela aquisição e desenvolvimento de capacidades ou competências cujos resultados possibilitam a adoção de comportamentos adequados ao desempenho profissional e à valorização pessoal e profissional.

O presente Regulamento estabelece as normas consideradas fundamentais para o desenvolvimento da atividade formativa da GLOBAL SCORE. Define direitos e obrigações das partes envolvidas, que devem ser aceites antes do início de cada ação de formação.

A Formação Profissional desenvolvida pela GLOBAL SCORE visa, fundamentalmente, a melhoria da eficiência das Organizações através do aumento das qualificações dos seus recursos humanos. Para além de dar resposta à formação interna, assume as seguintes vertentes organizativas:

- Intra-empresas - serviço prestado à medida do Cliente, diretamente às Organizações que adjudiquem propostas de formação ou consultoria, ou prestado, como serviço subcontratado, às Empresas Parceiras;

- Inter-empresas – desenvolvimento de ações de formação planeadas de acordo com a estratégia interna, dirigida ao público em geral.

1. INTRODUÇÃO

1.1 Natureza e Conteúdo do Regulamento

• A Formação está isenta de IVA ao abrigo do Artigo 9º do Código do IVA.

• Os valores indicados na proposta não incluem o eventual aluguer de salas, equipamentos audiovisuais e refeições dos formandos para a realização de ações de formação.

• As formações decorrem nas instalações designadas pela Organização Cliente, ficando esta responsável por proporcionar locais adequados e os equipamentos e material de apoio previstos e necessários à boa realização da ação de formação, nomeadamente, Quadro Didax, Flip Chart e Projector Multimédia (A GLOBAL SCORE poderá facultar o projector multimédia).

• Se a GLOBAL SCORE transferir quaisquer dos seus bens para as instalações do Cliente tendo em vista a realização da ação de formação, este assumirá total responsabilidade sobre os mesmos, devendo devolvê-los em perfeito estado de funcionamento.

• Para cada ação de formação será fornecido um exemplar tipo da documentação associada a cada ação, competindo à Organização Cliente, a sua reprodução e distribuição aos formandos.

• Os formandos participantes em cada ação de formação são designados pela Organização Cliente num máximo 12 por sessão.

• As datas em que se realizarão as ações de formação serão acordadas, consoante as disponibilidades de ambas as partes.

2.1 Condições Específicas

• A inscrição em cada ação de formação pretendida deve ser realizada por escrito, através do preenchimento da Ficha de Inscrição, tendo em conta os campos de preenchimento obrigatório.

• A ficha de inscrição, devidamente preenchida, poderá ser enviada por carta, por fax ou por e-mail, acompanhada de fotocópia do cheque ou comprovativo de transferência bancária. O cheque original deve ser enviado por correio.

• Todas as ações têm inscrições limitadas, pelo que são aceites por ordem cronológica de chegada e garantidas apenas após pagamento, até 3 dias úteis antes do início da cada ação de formação

• A factura / Recibo correspondente segue para a morada descrita na Ficha de Inscrição.

• As inscrições podem ser canceladas desde que comunicadas por fax, e-mail ou correio até 5 dias úteis antes da data de início dos cursos, sem encargos para o formando. O cancelamento da inscrição após o 5º dia útil antes do início da ação está sujeito à retenção de 50% do valor total da inscrição. A não comparência na ação de formação, sem aviso prévio, implica a perda total do valor da inscrição.

• A GLOBAL SCORE reserva-se ao direito de adiar ou cancelar qualquer ação programada até 2 dias úteis antes da data prevista para o seu início, por verificar que não tem um nº mínimo de 6 participantes ou por qualquer outro motivo de gestão, sem que tal confira direito a qualquer indemnização. Nessa situação, a GLOBAL SCORE informará com a antecedência possível a nova data da ação ou, caso seja cancelada, fará o reembolso da inscrição quando esta tenha ocorrido.

3.1 Inscrições

3. FORMAÇÃO INTER-EMPRESAS

A Formação Intra-empresas é realizada mediante solicitação de proposta pelas Organizações Clientes, quer pretendam um serviço exclusivo de formação ou englobando a formação nos projetos de consultoria. São identificados os requisitos de Cliente e/ou diagnosticadas as suas necessidades específicas de formação, ficando as condições de prestação do serviço expressas na Proposta. O contrato com a Organização Cliente é formalizado através da adjudicação da proposta.

2. FORMAÇÃO INTRA-EMPRESAS

• O preço, condições de pagamento e condições de participação serão indicados em cada ação de formação.

• A Formação está isenta de IVA ao abrigo do Artigo 9º do Código do IVA.

• O preço de cada ação de formação inclui documentação de apoio e Certificado de Frequência de Formação Profissional, de acordo com a Portaria nº 474/2010 (8 de Julho).

• As ações de formação só se realizarão se houver um nº mínimo de 6 formandos inscritos.

• O nº máximo de formandos por ação de formação é de 15. Todas as inscrições que ultrapassem este nº serão colocadas em lista de espera, podendo vir a ser consideradas caso, até ao início da ação, ocorram desistências.

• Caso o número de inscrições o permita, a GLOBAL SCORE repetirá a ação com a maior brevidade possível.

• Sempre que os objetivos e as metodologias do curso o exijam, o nº mínimo e máximo de participantes poderá sofrer alterações.

3.2 Condições Específicas

33.Global Score Consultores

DN02 01Revisão 02 | 17/10/2013

Page 34: Catalogo Formação

• As ações de formação Intra-empresa decorrerão nas instalações do Cliente ou, quando isso não possa ocorrer, em instalações alugadas, próximas da entidade cliente.

• As ações de formação Inter-empresa decorrerão em instalações alugadas, tendo em consideração as condições específicas da ação de formação a realizar.

• A GLOBAL SCORE comunicará aos formandos o local exato de realização da ação de formação até 2 dias úteis antes da data de início da ação.

• A informação disponibilizada na documentação é propriedade da GLOBAL SCORE e destina-se exclusivamente a apoiar a formação por si ministrada, não podendo ser reproduzida, distribuída, divulgada, publicada ou utilizada para qualquer outro fim que não para a utilização na ação de formação.

• A GLOBAL SCORE reserva-se ao direito de alterar formadores ou local de realização da ação, desde que isso não inviabilize os objetivos do curso, ou não conflitue com o contratualizado com o Cliente e expresso em Proposta/Contrato de Formação, comprometendo-se a comunicar as alterações ocorridas com a antecedência possível.

• Em casos de formação financiada, a atividade formativa da GLOBAL SCORE é organizada de acordo com as especificidades definidas nas normas nacionais e comunitárias aplicáveis, podendo o presente regulamento ser a justado a essas condicionantes.

4. CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO

• A avaliação constitui elemento integrante da formação fazendo parte do dossier técnico-pedagógico de cada ação. Na GLOBAL SCORE esta avaliação é feita a dois níveis: avaliação da reação dos formandos e avaliação das aprendizagens, pelo formador.

• Finda qualquer ação de formação, será solicitado o preenchimento de questionários pelos participantes, que visam avaliar a qualidade dos cursos ministrados, a pertinência dos conteúdos programáticos, bem como, o profissionalismo dos formadores.

• Em ações de formação com duração superior a 8 horas e eleitas pelo formador face ao público-alvo, poderá, igualmente, ser avaliada a satisfação das expectativas dos formandos, identificadas no início de cada ação através de questionário de levantamento de expectativas.

• A avaliação das aprendizagens será realizada pelo formador no final da ação, de acordo com os seus objetivos específicos, e recorrendo a testes de conhecimento ou desempenho, entrevistas, grupos de discussão ou observação.

• No final de cada ação de formação será entregue aos participantes o respetivo Certificado de Formação Profissional ou de Frequência de Formação Profissional, de acordo com a Portaria nº 474/2010 (8 de Julho).

• Na GLOBAL SCORE, os Certificados de Formação Profissional serão emitidos através da plataforma SIGO no caso de formação de Auditores, formação de Manipuladores de Carnes, formação para desempenho de funções de segurança e higiene no trabalho (ACT), formações para renovação CAP TSSHT (ACT), formações modulares e outras formações certificadas não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, concluídas com aproveitamento.

• Em todas as outras ações de formação que não pressuponham a sua conclusão com aproveitamento, ou seja, em que, pelas suas características, não esteja contemplada avaliação das aprendizagens, nomeadamente nas situações em que essa ação configure a forma de conferência, seminário, ou outra, será emitido um Certificado de Frequência de Formação Profissional, de acordo com modelo interno.

• No caso do formando ultrapassar o limite de faltas definido (assiduidade mínima de 85%) é emitida uma Declaração de Frequência com o nº de horas efetivamente frequentada.

4.1 Avaliação e Certificação

GLOBAL SCORE:

• A ficha de Inscrição constitui o contrato de formação entre a GLOBAL SCORE e cada um dos formandos inscritos.

• As sessões têm início à hora indicada no programa, salvo por motivos de força maior.

4.2 Responsabilidades

• As ações de formação com duração até 2 horas devem ocorrer sem interrupção. Nas ações com uma duração superior serão efetuados intervalos em número e duração variável em função do tipo de ação.

• No início de cada ação de formação é distribuída a documentação de apoio a todos os formandos. Qualquer documentação nova que surja no decorrer da ação será fornecida no momento ou na sessão seguinte, caso seja de reprodução permitida.

• Finda qualquer ação de formação o Certificado de Frequência de Formação será emitido com a brevidade possível.

• No final da ação de formação é entregue, aos formadores subcontratados que cumpram os respetivos requisitos, uma declaração comprovativa da atividade formativa.

FORMADORES:

• Formador é o indivíduo que, reunindo os requisitos científicos, técnicos, profissionais e pedagógicos necessários, está apto a desenvolver e conduzir ações de formação que visem o aumento de conhecimentos e nível técnicos dos formandos, de acordo com os objetivos e programa previamente definidos.

• O Formador deve demonstrar estar apto para o exercício da atividade de formador através do Certificado de Aptidão Profissional (CAP) ou outro documento devidamente validado e reconhecidos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

• O formador deve preparar previamente cada ação de formação, de forma cuidadosa, tendo em conta os objetivos, público-alvo, metodologia pedagógica mais apropriada e Programa da Ação (que integram o dossier pedagógico da ação). Deve preparar documentação e suportes pedagógicos de apoio, plano de sessão (facultativo) e instrumentos de avaliação, caso ainda não existam.

• O formador deve ser assíduo, pontual, zelar pelas instalações, materiais e equipamentos colocados à sua disposição e ainda garantir o bom funcionamento das sessões.

• O formador deve cumprir os deveres de formador referidos no artigo 8º do DR nº 66/94 (18 de Novembro), alterado pelo DR nº 26/97 (18 de Junho).

• O Formador fica obrigado a guardar sigilo sobre toda a informação obtida durante a realização das atividades formativas contratadas, sejam elas propriedade da GLOBAL SCORE, entidade Cliente ou formandos.

• O formador deve comunicar à GLOBAL SCORE qualquer ocorrência que possa por em causa o bom aproveitamento da formação, e registá-la no impresso próprio (MN02-16).

FORMANDOS:

• Formandos são os indivíduos que frequentam uma ação de Formação Profissional, durante um determinado período de tempo, adquirindo conhecimentos, aptidões e atitudes requeridas para o exercício de uma profissão ou atividade.

• Os formandos devem ser assíduos, pontuais e zelar pelas instalações, materiais e equipamentos colocados à sua disposição. As faltas ficam registadas. Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 30 minutos.

• O não cumprimento dos deveres do formando confere à GLOBAL SCORE o direito de rescindir o contrato de formação, cessando imediatamente todos os direitos dele decorrentes.

• Para ter direito a Certificado de Frequência de Formação Profissional o formando não poderá exceder 15% de faltas relativamente ao nº total de horas de formação.

• A seleção dos participantes em cada ação de formação será efetuada por ordem de inscrição e, cumulativamente, tendo em conta os pré-requisitos definidos, sempre que aplicável.

Qualquer reclamação relativa ao funcionamento da formação deverá ser apresentada em impresso próprio (MN02-08) e entregue ao Formador, durante a ação de formação, o qual a reencaminha para o Responsável de Formação. O formando poderá ainda apresentar reclamação num prazo de 5 dias após o final da ação, enviando o MN02-08, devidamente preenchido, por fax (21 453 84 74) ou e-mail ([email protected]). O Responsável de Formação aprecia e trata a reclamação, de acordo com o procedimento interno de “Tratamento de Reclamações”, num prazo máximo de 15 dias.

4.3 Reclamações

Todos os dados pessoais necessários e recolhidos no âmbito do desenvolvimento de uma ação de formação são inseridos numa base de dados exclusivamente destinada ao tratamento e processamento de informações relacionadas com a atividade formativa, podendo ser verificados pelo Sistema de Certificação de Entidades Formadoras (DGERT).

4.4 Confidencialidade

As dúvidas e casos omissos deste Regulamento serão objeto de esclarecimento por parte da Direção Geral da GLOBAL SCORE.

4.5 Disposições Finais

Global Score Consultores 34.

Page 35: Catalogo Formação

TlfFax

Mail

Morada

(+351) 214 53 84 72(+351) 214 53 84 74

geral @globalscore.pt

www.globalscore.ptwww.gstools.net

Rua Escola Secundária de Carcavelos,nº 134 R/C Esq. 2775-567 Carcavelos

Global ScoreJump4

CONTACTOS

FALE CONNOSCONão encontrou o curso que pretende?

Global Score Consultores 35.